Caldeirão da Bolsa

PGR investiga Patrick por lucros milionários na OPA ao BPI

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por zé povinho » 18/2/2007 21:54

esta história deverá ser contada em pormenor e dando nomes às coisas e aos eventuais implicados, isto na esperança que consigam provar que houve manigância.

se o conseguirem provar, ao contrário do MozHawk, acho que só uma multa dum valor bem maior que a mais valia obtida os fará aprender, mesmo que a pena inclua umas férias prisionais.

Registado: 4/11/2002 23:38

por MozHawk » 18/2/2007 19:29

É evidente que este tipo de situações, independentemente de tudo e até se apurarem devidamente todos os contornos destas operações, indiciam algo mais do que a inocência total do investidor que até viu umas recomendações e decidiu investir precisamente na véspera do anúncio da OPA. É daquelas coincidências que não acontecem todos dias e muito menos a todos os investidores. Teve assim muita sorte o Patrick Barros.

Se de facto se concluir que houve inside trading, este tipo de situações só começam a ser (eventualmente) minoradas mediante: 1. multa equivalente às mais valias obtidas e 2. os envolvidos na cadeia.

Um abraço,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por zenden » 18/2/2007 0:46

Sinceramente não percebo o porquê de se dar tanta importância aos price targets quando na verdade a maioria visa atingir determinados objectivos de uns quantos, isto é o que eu julgo mas não tenho provas. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Acho que qualquer dia o facto de uma empresa mudar de porteiro dá direito a revisão de price target por algumas casas de investimento. :mrgreen: :mrgreen:

Abraço
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!

Registado: 18/12/2002 16:30

por acintra » 17/2/2007 23:29

Não me incomoda nada os outros ganharem, mesmo que Eu esteja a perder. Tenho é de aprender!
Nestes casos só acho que os researchs deviam ser dados quando as empresas não tem acções do que estão a avaliar ou negoçiar.
O exemplo UBS/TDU acho escandaloso pela atitude, assim como os PTs ao Banif (apesar de estar dentro) para cima ou para baixo conforme lhes convem.
Devia haver uma obrigatoriedade de divulgação e permanencia na posição que tem quando emitem pareceres.
Não poderiam vender durante 1 mês (no minimo) quando fazem upgrades e comprar nos downgrades.
Assim todos podiam tomar decisões com menor manipulação dos big player's que estão dentro. Acho Eu!

Registado: 17/7/2006 16:09

por valves » 17/2/2007 20:41

e evidente que os mercados tem estado muito tecnicos
e que isso tem ajudado e muito os traders mas mesmo para quem so sabe ler e escrever e nao percebe nada de matematica temos em Portugal um Forum gratuito denominado Caldeirao de Bolsa onde nos ultimos anos se tem literalmente dado dinheiro a ganhar a quem consistentemente o tem acompanhado. isto para nao contar com as preciosos Price Targets dados pela generalidades casas de investimento BCP;BPI Lisbon Brokers UBS etc etc etc. Ou seja a mim so me preocuparia que um tipo tivesse ganho milhoes se fosse a custa dos pequenos. mas nao o que se assiste e que os pequenos estao a ser ajudados pelos Big Players esta e a grande verdade ... o resto e telenovela do Expresso
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Resina » 17/2/2007 15:20

Expresso Escreveu:Costuma trabalhar com a Lisbon Brokers? Neste caso concreto, deu as ordens de compra e venda através da Lisbon Brokers?
Trabalho com a Lisbon Brokers há vários anos, e esta corretora faz todas as minhas operações de bolsa em Portugal , sendo todas feitas em meu nome próprio e não de sociedades nacionais ou «offshores» e são todas liquidadas no mesmo.

O homem lá nisso tem razão, aqui nesta concordo com ele...
Expresso Escreveu:Se fez este investimento, que razões o levaram a fazer naquela altura? Foi a corretora que o aconselhou?
Já tinha feito várias operações com títulos do BCP nos meses anteriores, e tomei esta decisão de investir no BPI, mas também em simultâneo no BCP, com base num «research» publicado dias antes da OPA pela Lisbon Brokers sobre todo o sector bancário português e que efectivamente alterou a recomendação de «buy» para «strong buy». As recomendações da Lisbon Brokers pela via dos seus «researchs» têm sido excelentes .

Por exemplo, no passado dia 12/2 passou a Sonae SGPS de «buy» para «strong buy» – o papel valia então €1,68, hoje dia 16, ou seja 4 dias depois, já esta em €2,04.

Esta tambem acaba por ser outra!?? Será coincidencias? Hummm
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Garfield » 17/2/2007 15:11

Expresso Escreveu:A corretora Lisbon Brokers publicou uma análise a 9 de Março, quinta-feira, sobre o sector bancário português, assinada por John dos Santos, onde passava a recomendação para as acções do BPI de «comprar» para «forte compra». Na sequência disso, no dia seguinte, 10 de Março, uma sexta-feira, foram transaccionados três grandes lotes de acções, que foram vendidos na segunda-feira seguinte, gerando grandes mais-valias, que num dos casos terá atingido um milhão de euros.

Entre esses investidores encontra-se o empresário Patrick Monteiro de Barros, que respondeu assim às questões colocadas pelo Expresso.

Como comenta esta investigação?
Em primeiro lugar quero manifestar a minha tristeza em verificar que processos elaborados pela CMVM e enviados para a Procuradoria Geral da República sejam do conhecimento dos meios de comunicação social antes dos próprios interessados, o que põe em causa a credibilidade, independência e funcionamento destas entidades, sem falar do "segredo de justiça".

A CMVM nunca me contactou sobre este assunto e, se o tivesse feito, certamente chegaria à conclusão que tudo se passou de forma regular. É pena que o seu jornal não queria divulgar como obteve esta informação!

Em segundo lugar e respondendo, estou perfeitamente tranquilo sobre este assunto, e podem fazer as investigações que quiserem, pois sou daqueles que acreditam no respeito das leis.

Fez ou não um investimento em acções do BPI naquele período e naquele montante?
Fiz, como também fiz noutras acções de bancos, nomadamente o BCP e empresas de outros sectores durante o ano de 2005 e 2006.

Costuma trabalhar com a Lisbon Brokers? Neste caso concreto, deu as ordens de compra e venda através da Lisbon Brokers?
Trabalho com a Lisbon Brokers há vários anos, e esta corretora faz todas as minhas operações de bolsa em Portugal , sendo todas feitas em meu nome próprio e não de sociedades nacionais ou «offshores» e são todas liquidadas no mesmo.

Se fez este investimento, que razões o levaram a fazer naquela altura? Foi a corretora que o aconselhou?
Já tinha feito várias operações com títulos do BCP nos meses anteriores, e tomei esta decisão de investir no BPI, mas também em simultâneo no BCP, com base num «research» publicado dias antes da OPA pela Lisbon Brokers sobre todo o sector bancário português e que efectivamente alterou a recomendação de «buy» para «strong buy». As recomendações da Lisbon Brokers pela via dos seus «researchs» têm sido excelentes .

Por exemplo, no passado dia 12/2 passou a Sonae SGPS de «buy» para «strong buy» – o papel valia então €1,68, hoje dia 16, ou seja 4 dias depois, já esta em €2,04.

Registado: 9/2/2005 4:29

por fanhecas » 17/2/2007 13:47

Boas, supreendidos ? Eu não! Isto é pensamento tipicamente tuga.
Bem sei que não está provado nada, mas se for confirmado, só vai ao encontro daquilo que nos corre nas veias, daquilo que todos nós fazemos no transito, nas filas, nas entregas do IRS.
Pensamos sempre ser os primeiros a fazer algo, que somos melhores que os outros, que não temos de esperar, que pudemos passar à frente.
Contra mim falo, pois escrevo sobre a minha terra, mas é assim.... :roll:

Cumps
Fanhecas :mrgreen:
Aproveitar as descidas e curtir as subidas

Registado: 26/5/2006 17:58

por INICIADO_2000 » 17/2/2007 13:27

Uma coisa é certa: A bolsa é implacável.Pode-se ganhar muito e muito perder.E não vale a pena procurar "culpados", pois quem decide lá pôr o dinheiro somos nós.

No entanto, parece um bocado "preocupante" que, quer os Bancos, quer as corretoras possam ao mesmo tempo deter posições em certos activos e simultaneamente emitir recomendações s/os mesmos.

Aliás, deveria ser mesmo obrigatório, quando é atribuida uma recomendação de compra/venda, os respectivos emitentes indicarem ( no momento da divulgação) a quantidade desses activos que detêm em carteira ( directa/indirectamente, ou os seus clientes na globalidade).

Evitavam-se mal entendidos( se é que os poderemos apelidar de tal), como foi por exemplo, o que se passou recentemente com a UBS ao aumentar o price target da TDU, e passados poucos dias depois intermediar uma venda enorme do mesmo activo.

cumps
user

Registado: 12/12/2004 18:57

PGR investiga Patrick por lucros milionários na OPA ao BPI

por Elder » 17/2/2007 12:33

A corretora Lisbon Brokers e três dos seus clientes, um dos quais o empresário Patrick Monteiro de Barros, são alvo de um processo de investigação que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários enviou para a Procuradoria-Geral da República.

Segundo o semanário "Expresso", estão em causa indícios de utilização de informação privilegiada na compra de acções do BPI, imediatamente antes deste ser alvo da OPA do BCP.

Monteiro de Barros, que trabalha com a corretora há vários anos, diz-se "perfeitamente tranquilo" e afirma: "Tomei a decisão de investir no BPI, mas também em simultâneo no BCP, com base num "research" publicado dias antes da OPA pela Lisbon Brokers sobre todo o sector bancário português".

É esta análise que está no centro da desconfiança da CMVM, pois permitiu a um dos investidores ganhar mais-valias de um milhão de euros.

Três grandes lotes de acções do BPI foram comprados a 4,65 euros em 10 de Março de 2006, uma operação intermediada pela corretora Lisbon Brokers, e vendidos na segunda-feira, 13 de Março (com mais-valias que num caso chegam a um milhão de euros), logo depois do BCP ter anunciado a OPA sobre o BPI a 5,7 euros por acção.

A CMVM, que enviou esta semana o processo para a Procuradoria-Geral da República, suspeita que foi usada informação privilegiada, uma convicção reforçada pelo facto da Lisbon Brokers ter mudado as suas indicações de "compra" para "forte compra" no dia 9 de Março.

É impressionante o que se continua a passar depois do fecho do mercado.. os telefonemas, os jantares, os almoços... tudo se sabe antes das coisas acontecerem.
The 3 Ms for success: Mind (psychology), Method (technical analysis), and Money (risk control)

Registado: 7/12/2006 0:43

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, belinho2, Google Adsense [Bot], iniciado1, Investor Tuga, KAWA, Kooc, m-m, MR32, peterteam2 e 34 visitantes