Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina
Caro Carrancho:
«Portucel vai iniciar em Março, em Viana do Castelo, a construção do edificio para a nova máquina.»
Peço desculpa pela intromissão, mas devo dizer que a Portucel em questão, não é a mesma Portucel deste tópico. A do tópico, é grupo PortucelSoporcel, que ingloba as fábricas de Setúbal, Cacia e Figueira da Foz. A de Viana do Castelo, julgo pertencer à Portucel Recicla, que não tem neste momento nada a ver com a outra, quer em termos de capitais, quer em termos accionistas. Manteve sim, o nome por ter sido Portucel ao tempo da nacionalização.
Cumprimentos.
«Portucel vai iniciar em Março, em Viana do Castelo, a construção do edificio para a nova máquina.»
Peço desculpa pela intromissão, mas devo dizer que a Portucel em questão, não é a mesma Portucel deste tópico. A do tópico, é grupo PortucelSoporcel, que ingloba as fábricas de Setúbal, Cacia e Figueira da Foz. A de Viana do Castelo, julgo pertencer à Portucel Recicla, que não tem neste momento nada a ver com a outra, quer em termos de capitais, quer em termos accionistas. Manteve sim, o nome por ter sido Portucel ao tempo da nacionalização.
Cumprimentos.
Jov
- Registado: 17/9/2004 13:29
PTI
Viva,
Concordo plenamente,
Artista:
"Quem anda nos mercados há algum tempo( humm
) sente que este título parece querer "explodir"
, parece estar apenas à espera do momento certo... pelo menos eu sinto!
o sentimento é verdadeiramente Bull,
e isoo têm-se até refletido no meu comportamento
não sei veremos, estou investido duma forma mto acima duma correcta divisão de carteira, veremos
,
como já vimos em optimos gráficos colocados por exemplo do MIDAS!! e de otros caldeireiros, tecnicamente em AT parece, ui uii uii... , e as noticias e pespectivas não parecem ficar por aqui
cumps
Concordo plenamente,
Artista:
"Quem anda nos mercados há algum tempo( humm
o sentimento é verdadeiramente Bull,
e isoo têm-se até refletido no meu comportamento
não sei veremos, estou investido duma forma mto acima duma correcta divisão de carteira, veremos
como já vimos em optimos gráficos colocados por exemplo do MIDAS!! e de otros caldeireiros, tecnicamente em AT parece, ui uii uii... , e as noticias e pespectivas não parecem ficar por aqui
cumps
Ride the winds of change
- Registado: 30/12/2005 15:59
A PTI está em excelente momento, tecnicamente muito forte...
Quem anda nos mercados há algum tempo sente que este título parece querer "explodir", parece estar apenas à espera do momento certo... pelo menos eu sinto!
A nota mais saliente da semana foi a excelente reacção à admissão das acções dos pequenos subscritores que se esperava virem a pressionar os títulos em baixa. Aliado a este factor os resultados sairam abaixo das espectativas dos analistas (embora me pareça muitas vezes que estas espectativas não são muito de fiar!?). Esta pressão sentiu-se apenas na abertura, depois apareceram compradores muito fortes que demonstraram que a estes níveis o papel está demasiado interessante, tanto que parece nem dar tempo para comprar mais devagar permitindo uma correcção mais forte...
Veremos se esta força a fará partir para novos máximos já na próxima semana?! Poderá também continuar a consolidação entre os 2.72 e os 2.80, uma quebra dos 2.67 deixar-me-ia em alerta devendo reduzir a minha posição na PTI... mas se isso acontecesse seria uma grande surpresa para mim!!!
Bons negócios
Quem anda nos mercados há algum tempo sente que este título parece querer "explodir", parece estar apenas à espera do momento certo... pelo menos eu sinto!
A nota mais saliente da semana foi a excelente reacção à admissão das acções dos pequenos subscritores que se esperava virem a pressionar os títulos em baixa. Aliado a este factor os resultados sairam abaixo das espectativas dos analistas (embora me pareça muitas vezes que estas espectativas não são muito de fiar!?). Esta pressão sentiu-se apenas na abertura, depois apareceram compradores muito fortes que demonstraram que a estes níveis o papel está demasiado interessante, tanto que parece nem dar tempo para comprar mais devagar permitindo uma correcção mais forte...
Veremos se esta força a fará partir para novos máximos já na próxima semana?! Poderá também continuar a consolidação entre os 2.72 e os 2.80, uma quebra dos 2.67 deixar-me-ia em alerta devendo reduzir a minha posição na PTI... mas se isso acontecesse seria uma grande surpresa para mim!!!
Bons negócios
foxx Escreveu:Bom Dia!
Já leio o caldeirão à uns anos mas sempre como aprendiz e nunca achei que algum post meu fosse trazer alguma mais valia.
Mas em relação à máquina da Portucel as coisas são diferentes. Se alguem tiver conhecimentos em empresas de construção civil facilmente vai verificar que a Portucel vai iniciar em Março, em Viana do Castelo, a construção do edificio para a nova máquina. O edificio ronda os 200m de comprimento, não me lembro do tamanho do de Setubal, mas é muito maior que o existente em Constancia (não sei se a de constância é Portucel ou altri).
Por isso acho que a máquina já deve estar comprada. Uma máquina destas não se vende no supermercado e desde a ordem de compra à sua entrega devem decorrer meses ou anos. Só para o ano é que este edificio estará pronto, antes de Setembro de 2008 não deve haver maquina a trabalhar a 100%.
Espero que tenha ajudado a esclarecer alguma duvidas.
Uma abraço
Bons negocios
foxx,
Sejas bem vindo e grato pela resposta.
Pensa que se optares por partilhar as tuas opiniões, na pior das hipóteses tu vais aprender algo. Até podes pensar que o teu post não vai "trazer alguma mais valia" para os restantes, mas certamente o debate das tuas opiniões vai no mínimo trazer-te alguma.
Olha para mim sou um (0) á esquerda e já coloquei muitas dezenas de post`s!
Um abraço,
Mário Carrancho
PS- que post de risco!
Estou mesmo a ver as respostas... "oh Carrancho, tu és o exemplo de que partilhar as tuas opiniões não te faz evoluir nadinha" Abraço,
Carrancho
Carrancho
Jornal de Negócios Escreveu:Portucel passa com distinção fim do “lock up”
A semana que passou revestia-se de grande importância para a Portucel. A empresa enfrentava dois testes importantes: a apresentação dos resultados de 2006 e o fim do período de indisponibilidade das acções adquiridas pelos pequenos subscritores e trabalhadores na última fase de reprivatização.
André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt
A semana que passou revestia-se de grande importância para a Portucel. A empresa enfrentava dois testes importantes: a apresentação dos resultados de 2006 e o fim do período de indisponibilidade das acções adquiridas pelos pequenos subscritores e trabalhadores na última fase de reprivatização.
Na primeira prova, as contas anuais, a papeleira não desiludiu, mas também não surpreendeu. A Portucel anunciou na quarta-feira, depois do fecho do mercado, um aumento de 97% nos lucros para os 124,7 milhões de euros, valor que ficou aquém da média das estimativas dos analistas, que apontavam para 132 milhões de euros. Mas que ainda assim vale pelo expressivo crescimento, suportado em parte pela subida dos preços da pasta e do papel.
No dia seguinte, terminou o período de "lock-up" para os mais de 18 mil pequenos subscritores, que adquiriram acções da OPV a 2,04 euros, beneficiando de um desconto de 5% face ao preço final. Na sessão anterior, a mais-valia potencial era de 35,8%. Um lucro sedutor. Ainda assim, a grande maioria terá decidido ficar com as acções em carteira.
Na quinta e sexta-feira negociaram-se 19,8 milhões de acções, o que equivale a apenas 38% do total de 52 milhões de acções nas mãos dos pequenos subscritores e trabalhadores. E isto partindo do princípio de que a grande maioria das ordens seriam de venda, o que não aconteceu, já que os títulos da papeleira chegaram a cair mais de 2% mas acabaram por ceder apenas 0,72%. Na quinta-feira os títulos fecharam inalterados nos 2,75 euros.
A Portucel conseguiu mesmo fechar a semana com um ganho de 3%. O que significa que os investidores seguiram a recomendação dos analistas e aproveitaram a pressão vendedora provocada pelo fim do período de indisponibilidade para reforçar na papeleira. Um voto de confiança de que a gestão da equipa liderada por Pedro Queirós Pereira será capaz de continuar a criar valor.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Re: Ai e tal...ai e tal...AI E TAL NAO!!!
Primvs Escreveu:Quer dizer...na 4feira os resultados eram decepcionantes, agora já são bons e a gestão da portucel é boa...foi tudo um EMBUSTE para tentar sacar as accoes mais baratas antes de dar o proximo pulo. 2feira há sessao de bolsa?Ou temos de esperar pela 4feira?
Nestas coisas e em como muitas outras na vida, é preciso dar o devido desconto e fazer um adequado enquadramento das coisas.
A palavra "decepcionante" terá sido usada para comparar os resultados obtidos face aqueles que se antecipavam por parte de analistas (exageradamente ou não, já é outra questão).
Depois, se formos a ter em linha de conta, muito provavelmente a acção tem vindo a subir nos últimos 3 meses, muito em parte à "custa" desses resultados "fantásticos" que se antecipavam (e que depois viriam a ser decepcionantes face ao que se divulgou), pelo que não me teria surpreendido de maneira nenhuma caso as acções tivessem descido no dia 15 após conhecer-se os resultados.
O que se daqui pode depreender, é que o mercado terá assimilado (depois daqueles 30 minutos iniciais de "panic sell" levados a cabo por aqueles com maior nervosismo) os outros dados também divulgados com a apresentação de resultados (sim, porque não é apenas o lucro obtido que conta desenquadrado com o resto da informação financeira).
Agora, também muito normalmente, as análises à posteriori são muito mais fáceis de se fazer do que à priori, e se a acção tivesse descido (e não se aguentado nestes níveis), a notícia de hoje do JN podia ser bem outra, pois não deixava de ser uma notícia a relatar algo que se havia passado.
Temos de dar ainda o desconto aos jornalistas, que gostam de escolher adjectivos para as notícias de forma a dar-lhe sempre um "ar de incrível" ou de "fantástico" ou sabe-se lá bem o quê.
1 abraço e bfs
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
Ai e tal...ai e tal...AI E TAL NAO!!!
Quer dizer...na 4feira os resultados eram decepcionantes, agora já são bons e a gestão da portucel é boa...foi tudo um EMBUSTE para tentar sacar as accoes mais baratas antes de dar o proximo pulo. 2feira há sessao de bolsa?Ou temos de esperar pela 4feira?
É da vida...
- Registado: 6/2/2007 16:36
So rir...que grandes filhos da ...
É da vida...
Re: Será?
Primvs Escreveu: A questão aqui é saber de a maquina fica em 900 milhoes ou em 750 milhoes...Nao se esqueçam que isso traz endividamento e por consequencia, menos lucros...
São quase 20 cêntimos por acção de diferença, mas o mercado antecipa quase tudo e já deve saber o que vai acontecer, nem que seja só "parcialmente"
Bom fim-de-semana
Será?
Bom dia pessoal, a minha fé vai no mesmo sentido que a vossa. Só queria esclarecer e lavantar aqui umas dúvidas. Eu estive a fazer consultoria na portucel e sei que a máquina vai avançar, custe o que custar. Mas eu ouvi dizer que era para a Figueira da Foz e não para Viana (o que é inconsequente). A questão aqui é saber de a maquina fica em 900 milhoes ou em 750 milhoes...Nao se esqueçam que isso traz endividamento e por consequencia, menos lucros...
É da vida...
PC05 Escreveu:Portucel: Second UWF paper price increase may be just around the corner
Isto acrescido ao facto que o foxx anunciou de que a máquina irá ser mesmo comprada, mesmo que sem o apoio do Estado tenha de dispensar mais $ ela irá aumentar a producao e com o constante aumento do preço de papel... alem de que a Portucel disse que os escandinavos nao querem ver aprovada a nova maquina pois isso iria tornar obsoleto o processo produtivo deles, ou seja, aumentar mais a visibilidade da Portucel. Isto tudo somado dá um valor bastante acima da cotacao. Talvez por isto td pelo gráfico da Portucel se ve que a sua acumulacao está em maximos e sempre a subir... Isto denota que movimento ainda mais forte que os anteriores poderá vir a caminho. Este gráfico é parecido com o da TDU em que a cotacao se mantinha e a acumulacao sempre a subir, depois deu no que deu... Estou mt confiante nesta empresa a curto e medio prazo e estou a apostar lá forte.
Mais uma coisa, eu nao sou fundamentalista, mas os fundos já devem andar a fazer as contas para o aumento dos lucros com a nova maquina e consequente PER com essa nova maquina... e qd toda a gente tomar conhecimento já a cotacao está lá em cima... bem acima.
- Anexos
-
- portucel.png (0 Bytes) Visualizado 1459 vezes
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
PC05 Escreveu:Portucel: Second UWF paper price increase may be just around the corner
Isto acrescido ao facto que o foxx anunciou de que a máquina irá ser mesmo comprada, mesmo que sem o apoio do Estado tenha de dispensar mais $ ela irá aumentar a producao e com o constante aumento do preço de papel... alem de que a Portucel disse que os escandinavos nao querem ver aprovada a nova maquina pois isso iria tornar obsoleto o processo produtivo deles, ou seja, aumentar mais a visibilidade da Portucel. Isto tudo somado dá um valor bastante acima da cotacao. Talvez por isto td pelo gráfico da Portucel se ve que a sua acumulacao está em maximos e sempre a subir... Isto denota que movimento ainda mais forte que os anteriores poderá vir a caminho. Este gráfico é parecido com o da TDU em que a cotacao se mantinha e a acumulacao sempre a subir, depois deu no que deu... Estou mt confiante nesta empresa a curto e medio prazo e estou a apostar lá forte.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
foxx Escreveu:Mas em relação à máquina da Portucel as coisas são diferentes. Se alguem tiver conhecimentos em empresas de construção civil facilmente vai verificar que a Portucel vai iniciar em Março, em Viana do Castelo, a construção do edificio para a nova máquina. O edificio ronda os 200m de comprimento, não me lembro do tamanho do de Setubal, mas é muito maior que o existente em Constancia (não sei se a de constância é Portucel ou altri).
Por isso acho que a máquina já deve estar comprada. Uma máquina destas não se vende no supermercado e desde a ordem de compra à sua entrega devem decorrer meses ou anos. Só para o ano é que este edificio estará pronto, antes de Setembro de 2008 não deve haver maquina a trabalhar a 100%.
Olá Foxx, obrigado pelo contributo! olha que mesmo aqueles que pensam que não têm nada para trazer ao forum muitas vezes enganam-se, ás vezes opiniões de pessoas com menos experiência ou conhecimentos técnicos também ajudam...
Quanto aquilo que dizes é provavelmente verdade, a PTI já estará a preparar os investimentos de modernização, uma boa parte dos intervenientes no mercado já sabe disso e por isso é que a PTI está com tanta força!
Eu, sem nenhum conhecimento do que referes, já tinha pensado que a PTI não deverá deixar de fazer os investimentos de modernização se Bruxelas não aprovar os benefícios fiscais, claro que é melhor fazê-los a um preço mais reduzido e é isso que esses benefícios farão...
Esses investimentos aumentarão a capacidade de produção da PTI e muito provavelmente contriuirão para a racionalizarão dos custos. Este factor conjugado com o aumento dos preços da pasta do papel, com as melhorias das performances das economias, com a redução acentuada da dívida da empresa aumentarão significativamente os lucros da empresa nos próximos anos... é claro que terão que se descontar os custos dos investimentos mas esses deverão ser largamente compensados!!!
Bons negócios
Bom Dia!
Já leio o caldeirão à uns anos mas sempre como aprendiz e nunca achei que algum post meu fosse trazer alguma mais valia.
Mas em relação à máquina da Portucel as coisas são diferentes. Se alguem tiver conhecimentos em empresas de construção civil facilmente vai verificar que a Portucel vai iniciar em Março, em Viana do Castelo, a construção do edificio para a nova máquina. O edificio ronda os 200m de comprimento, não me lembro do tamanho do de Setubal, mas é muito maior que o existente em Constancia (não sei se a de constância é Portucel ou altri).
Uma abraço
Bons negocios
Uma abraço
Bons negocios
- Registado: 15/2/2007 23:59
Colegas,
Tenho uma duvida relativa à nova máquina e aprovação dos insentivos por parte de Bruxelas, que gostava de esclarecer.
O projecto para a nova máquina vai criar novos postos de trabalho? Se sim quantos?
É que se é apenas para substituição/modernização da actual não estou a ver que exista criação de novos postos de trabalho. Se assim for duvido muito que Bruxelas aprove tais incentivos por parte do estado Portugues. Alguem me sabe responder? desde já agradeço.
Um abraço,
Mário Carrancho
Tenho uma duvida relativa à nova máquina e aprovação dos insentivos por parte de Bruxelas, que gostava de esclarecer.
O projecto para a nova máquina vai criar novos postos de trabalho? Se sim quantos?
É que se é apenas para substituição/modernização da actual não estou a ver que exista criação de novos postos de trabalho. Se assim for duvido muito que Bruxelas aprove tais incentivos por parte do estado Portugues. Alguem me sabe responder? desde já agradeço.
Um abraço,
Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Tem o trigger da LTA 
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Tendência curto prazo
Nesta fase está a lateralizar...
... aguardando decisão dos apoios de Bruxelas, sem esse trigger não me parece que tenha força para ir mais longe...
... aguardando decisão dos apoios de Bruxelas, sem esse trigger não me parece que tenha força para ir mais longe...
- Registado: 10/11/2006 16:05
Em termos de acumulacao está muito forte. A cotacao anda a bater nos 2.77 sem ultrapassar, mas a acumulacao sempre a aumentar, muito bom sinal. Para a semana, pela LTA que se aproxima deveremos ultrapassar os 2.77 em fecho e aproximar dos 2.90. Tem subido por etapas e sempre encostada em máximos, sinal de muito força e que o movimento ascendente está longe de ter terminado.
- Anexos
-
- portucel.png (0 Bytes) Visualizado 1861 vezes
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Epa, também não quero continuar a explicar negócios que outros fizeram!!o portucel lá sabe o que anda a fazer...ou não!!!
Eu entrei tarde (a 2,48) mas ainda fui a tempo, mantenho as minhas desde essa altura, e vão continuar pelo menos até aos três€, dependendo do momentum da altura... depois logo se vê!!!
abraço
Eu entrei tarde (a 2,48) mas ainda fui a tempo, mantenho as minhas desde essa altura, e vão continuar pelo menos até aos três€, dependendo do momentum da altura... depois logo se vê!!!
abraço