Caldeirão da Bolsa

Aviso a todos!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Velho Lema de Bolsa

por FRAGON » 10/11/2007 4:05

"Quando os "taxistas" entram é a altura de os profissionais saírem".
Será que também se aplica ao Caldeirão ?!
Face à proliferação no Forum do Caldeirão de "informações falsas", "boatos", "fézadas", "relatos tipo futebol", "off-topics", "petites amitiés", "coup's de foudre" e "politics" e À AUSÊNCIA EFECTIVA DE MODERAÇÃO (e não CENSURA, que odeio) ...decidi deixar de escrever neste forum.
Continuarei, se tal me fôr permitido a ser um leitor atento e interessado, como é habitual.
Cordiais cumprimentos para todos.
Excelentes negócios para todos (embora saibamos todos que é um desejo impossível de ser realizado).
Já com imensas saudades de todos (bem à portuguesa!)...
Fragon.
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.

Registado: 7/4/2006 15:30

Caros Scubawarrior ....Ulisses ...e a quem mais interessar

por FRAGON » 15/3/2007 16:34

Sobre a temática Scubawarrior tão bem abordou no seu post, recomendo a leitura de um artigo publicado hoje no suplemento Economia do Diário de Notícias, da autoria de Sandro Mendonça e intitulado "Simulacros na economia (e politica)".
.............................................
(não anexo porque não está on-line no DN)
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.

Registado: 7/4/2006 15:30

Os parvos, os ilusionistas e os ignorantes

por Scubawarrior » 1/3/2007 9:58

Já não entrava há muito no fórum(por manifesta falta de tempo) e ter dado de caras com o post do Ulisses foi francamente triste. Sou portanto totalmente solidário com a posição da admnistração.

Pena é que as altas figuras do nosso país e isntituições sejam os primeiros a dar o mau exemplo.

Pena é que não haja um "Ulisses" para lhes puxar as orelhas e os ameaçarem de não brincarem mais.

Os parvos, os ilusionistas e os ignorantes:

Quando se quer convencer alguém que está muito bem informado, argumenta-se com factos. Quando o assunto é tecnicamente complicado ou há assimetria de informação em desfavor daquele que se quer convencer, argumenta-se com opiniões. Na OPA à PT, é isso que está a acontecer: grita-se, acusa-se, hiperboliza-se. É uma OPA musculada.

O clamor tornou-se ensurcedor. As críticas passaram a ser insultos, as comparações passaram a ser demagogia, a utilização da informação passou a ser sectária e convenientemente omissa.

Veja-se o sumário das declarações de ontem:

Henrique Granadeiro diz que quem defende (como Paulo Azevedo e Carlos Tavares defenderam) o fim de desblindagens de estatutos não é apenas liberal, "é parvo". Fontes do BES e da Ongoing acusam a Sonaecom de criar "falsas ilusões" aos accionistas.

Nuno Vasconcelos diz que "falta transparência", Jorge Neto acrescenta que "falta segurança". Joe Berardo diz que a proposta da Sonae "é impossível", a CMVM diz que Berardo é ignorante. E Paulo Azevedo diz que os accionistas que não venderem são cábulas, porque não estudaram bem as propostas. Ettore Scola não escolheria melhor, no seu "Feios, Porcos e Maus"...

Repare-se: estamos na véspera da assembleia geral da década, o próximo e dificílimo obstáculo da OPA à Portugal Telecom. Será aliás mais difícil que a oferta passe na assembleia geral do que conquiste mais de 50% das acções se chegar ao mercado. Não somos nós quem o diz, é o mercado, que não confia em opiniões nem se impressiona com acusações, medindo factos e probabilidades, com que calcula preços de acções. E nesta véspera de assembleia magna, os grandes accionistas não estão empenhados em informar os pequenos accionistas, mas em confundi-los.

Como no "Triunfo dos Porcos", há accionistas da PT que são mais iguais que outros. 34% dos presentes na assembleia chegam para vencer 66%. Mesmo que todos os inscritos estejam presentes (e é possível que não compareçam todos os que registaram essa intenção), isso significa que 20% do capital da PT é a minoria de bloqueio suficiente para que a OPA morra já na sexta-feira.

Pode ser pouco liberal mas, usando a expressão de Henrique Granadeiro, de parvos estes accionistas não têm nada. Nem o BES e a Ongoing, fiéis a um projecto próprio; nem Joe Berardo, fiel ao dinheiro que lhe pagarem; nem a Telefónica,

fiel às contrapartidas da Sonaecom no Brasil; nem Carlos Slim, fiel em combater o poderio da Telefónica; nem o Governo, fiel ainda não se sabe bem a quê; nem a Caixa Geral de Depósitos, fiel ao álibi perfeito dado ao Estado para que decida contra

o politicamente correcto, se for caso disso.

E nem a Sonaecom é parva. Os dois últimos lances desta partida de xadrez (o aumento da remuneração dos accionistas, primeiro pela PT, depois pela Sonaecom) foram ambos boas jogadas. E é um exercício difícil (nesta edição fazemo-lo) comparar os 5,7 mil milhões propostos pela PT com os 5,7 mil milhões propostos pela Sonaecom. Até porque a conversa é inquinada, omissa e desviante.

Quanto vale uma acção da PT? Depende também de quem a tem. Mas já vimos que vale mais do que a palavra de alguns dos seus accionistas.

cumps
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por artista_ » 24/2/2007 13:51

Pois, o aumento do tráfego do site é um sinal de que as subidas das bolsas já atrairam mais gente, muitos dos quais começaram agora a ganhar... muitos deles conhecerão nos próximos anos o sabor amargo dos perdas sem saberem o que fazer...

É claro que ainda assim há quem se inicie nisto e passe por estas complicações financeiras com elevação e postura aceitável... infelizmente há muitos que não conseguem!

Pela minha parte tentarei ajudar sempre que puder, sempre que encontrar algo que me pareça desajustado denunciarei a situação aos moderadores!

Bom fim de semana

Registado: 17/3/2003 22:51

por lazarus » 18/2/2007 23:28

scpnuno Escreveu:Digam uma coisa
O topico até tem opinioes interessantes, era pena apagar.
Não dá para mudar o titulo e deixar só "Os Engs Belmiro e Paulo"? ou coisa do genero?
(nem sei se o Paulinho é eng, carago)

Abraços

engenheiro... engenherio... até é... quimico!

mas não é como o pai... engenheiro da mui nobre Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto!

EEEENGENHARIA!!! FEUP!!! :)
"ATÉ AO INFINITO E MAIS ALÉM!" - Buzz Lightyear in Toy Story;)

Registado: 24/9/2005 19:33

por MozHawk » 18/2/2007 18:56

Ulisses,

Perfeitamente de acordo. Não sei se te referes apenas ao tópico que ainda aí está sobre os Belmiros ou se a algo mais, pois não tenho disponibilidade para cá vir assiduamente.

Contudo, no caso vertente há atenuantes. Há já uns anos atrás, os Belmiros fizeram-me perder muito dinheiro quando numa conferência de imprensa o Belmiro mais novo disse uma coisa e durante o fim-de-semana (ou algo do género) anunciou outra completamente diferente fazendo cair a SNC logo na abertura para aí uns 7%. Isto terá sido há uns anos atrás.

A minha solução foi simples... nunca mais coloquei, nem colocarei, um tostão em qualquer das empresas do universo Sonae pois não me transmitem a segurança suficiente e necessária para "lhes" confiar o que tanto me custou a ganhar. Independentemente das ATs e afins...

Abraço e que o Caldeirão continue um espaço tão interessante como tem sido até agora.

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por joao castelo branco » 16/2/2007 21:10

Tem o meu apoio total,caro Ulisses.~
Já visitei outros fóruns e alguns enfermam de uma linguagem e informação de fraco nivel....
Este fórum deve continuar na senda de qualidade informal mas correcta e educativa.
Um abraço
A felicidade é eterna enquanto dura.

Registado: 22/1/2007 12:29

por carrancho » 16/2/2007 20:27

Boa noite,

Não estaremos tambem a exagerar um bocadinho?

Concordo que o tópico a que se referem é agressivo, ofensivo, inadequado, chocante... Mas todos cometemos erros, nenhum de nós é perfeito. Sem duvida que o caldeirão não merece mensagens dessas.

Concordo que mereça a intervenção dos moderadores, mas tendo em consideração que é de um colega que não tem por habito tomar tais atitudes, talvez o apagar o tópico ou trancar e uma chamada de atenção ao colega não tivesse sido a pior solução! Estou certo de que ele compreenderia.
O Ulisses criou este tópico com uma mensagem que considero extraordinária, sem particularizar enviou uma mensagem destinada a todos os utilizadores da qual sublinho:
O Caldeirão é um local de debate descontraído mas não é propriamente um local de baixo nível.

Prefirimos o Caldeirão com meia dúzia de pessoas e com um debate elevado do que um Caldeirão cheia de gente e com o nível do insulto, da provocação e da xenofobia

Disclosure: Longo em vontade de continuar a preservar o bom ambiente do Caldeirão. Curto em vontade de sacrificar os príncipios que nortearam desde sempre este espaço cedendo à tentação da popularidade.

Extraordinário realmente, calma, bom senso, elevação e bem compreensivel para todos os destinatários (generalidade do caldeirão). Tambem me parece importante ao ponto de colocar o tópico nos inamoviveis, pois é importante que tenhamos sempre estas máximas bem presentes, o que nem sempre é facil quando o assunto envolve "dinheiro".

O colega que referem cometeu um erro. Talvez não lhe ficasse mal retratar-se perante todos (opção dele), mas tambem não vale a pena "bater" mais. Eu tento por-me no lugar dele, e percebo que um dia em que estivesse mal disposto era bem capaz de colocar um tópico do genero (com o coração e não com a razão). Estou certo que já todos aqui disseram/escreveram algo de que se arrependeram de imediato. Se são erros/atitudes sitemáticos é uma coisa, se são isolados é outra.

Um abraço a todos e força caldeirão, sem vós não teria os resultados bolsistas que tenho conseguido.

Mário Carrancho

PS- é carnaval, ninguem leva a mal! 8-)
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Crash » 16/2/2007 20:10

fanhecas disse
Ainda bem que já se deu o 25 de Abril assim posso escrever que não concordo com a tua visão e não sou preso por isso!

Exactamente, estás totalmente em acordo com o que implicitamente eu disse, estamos em democracia... que não era propriamente o regime visado pelo citado! Tinha uma ideia de democracia sui generis!
Lê os discursos e a "sua visão de "democracia" e só depois poderás ter uma ideia real e discutir!

Um abraço
Crash

PS: Aos administradores do fórum, direi que, sobre este assunto em particular, ficar-me-ei por aqui!

Quanto à vossa intervenção na regulação dos conteúdos dos posts só poderei, sempre, estar do vosso lado!
Muitos fóruns, equivalentes, bem intensionados, simplesmente ruiram pela perda de credibilidade, função dos comportamentos e linguagem dos conteúdos!
A este, de forma alguma pode tal acontecer, independentemente da opinião de alguns intervenientes!
É necessário manter o nível e a dignidade que este espaço merece!

Um abraço
Crash

Registado: 5/1/2006 13:34

por scpnuno » 16/2/2007 19:54

Digam uma coisa
O topico até tem opinioes interessantes, era pena apagar.
Não dá para mudar o titulo e deixar só "Os Engs Belmiro e Paulo"? ou coisa do genero?
(nem sei se o Paulinho é eng, carago)

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por MarcoAntonio » 16/2/2007 19:39

James Wheat, não é de facto a imagem - como site e forum no geral - nem o tipo de linguagem e formato de argumentação que pretendemos para o Caldeirão.

Daí eu ter reagido nesse mesmo tópico.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por James Wheat » 16/2/2007 19:18

Ulisses & All,

Sinceramente a mim chocou-me, logo pela manhã, abrir o Caldeirão e ver nos próprios nomes dos tópicos - a descripção quando os abriram - insultos de "mentirosos" a pessoas, colocando os nomes dos visados e tudo !

Acho isto gravíssimo, de um extraordinário mau gosto e um ataque cobartde a quem nem inclusive está presente no forum para se defender.
Mais... Acho sobretudo capaz de fazer um enorme dano à reputação do Caldeirão - e por atacado aos que nele participam. Não estou a ver os visados intervir a chatear-se com 'arraia miúda', mas isso não limpa a mancha que fica ao forum e aqueles que nele participam.

Eu não quero ser mais Papista do que o Papa, pq quiças mesmo por vezes tb eu me excedo (sou humano como todos), mas... há limites para tudo !!
Aqui não se trata de "censura", mas se aqueles que promovem esse tipo de discurso o acharem... be it !

Sugiro por isso que se apaguem imediatamente esse(s) tópico(s).

Fica o pedido - mais apelo - ao bom senso dos Moderadores, respeitando óbviamente a vossa decisão final.

Bom fim-de-semana.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por ccarvalho » 16/2/2007 17:29

bravo !
cc

Registado: 14/7/2006 14:44

Re: p-vmerck

por fanhecas » 16/2/2007 16:26

Crash Escreveu:vmerck disse
...na verdade MENTIRAM publicamente, toda a gente viu,...

O maior símbolo do conservadorismo desse tempo, até à sua morte, foi Cunhal, sempre com o mesmo discurso! Coerente?... não, do mais puro conservadorismo, insensatez, falta de visão para além do seu "umbigo"... nem o que se passou no seu ex libris ideológico (URSS) o fez reflectir... para além do resto que recuso-me simplesmente a comentar (não é o espaço adequado!)

Ainda bem que já se deu o 25 de Abril assim posso escrever que não concordo com a tua visão e não sou preso por isso!

Fanhecas :mrgreen:
Aproveitar as descidas e curtir as subidas

Registado: 26/5/2006 17:58

por petar » 16/2/2007 8:44

Ulisses, Pata, Marco, o meu total apoio e agradecimentos.

Lamento que muitas vezes tenham de fazer de polícias.

Um grande abraço,
Pedro
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes

Registado: 5/11/2002 17:43

p-vmerck

por Crash » 16/2/2007 4:38

vmerck disse
...na verdade MENTIRAM publicamente, toda a gente viu,...

Só um pouco de uma sinopse teórica (de remendos) filosófica!

Toda a sociedade, com todas as suas actividades inerentes, estão em constante mudança dinâmica! Sem isso não havia progresso!

O que hoje é verdade amanhã pode já não o ser!
A verdade nunca é absoluta mas sim relativa e são função das circunstâncias, que são voláteis, dinâmicas, temporais, ...! A história passada e mais ou menos recente mostra-nos isso mesmo!

Só como exemplo, se tivesses passado e vivido o 25 de Abril de 74, e os anos seguintes, ficarias admirado o quanto as pessoas mais ou menos envolvidas na revolução e logo após, pensavam, diziam, faziam... e o que hoje pensam, dizem e fazem!
O maior símbolo do conservadorismo desse tempo, até à sua morte, foi Cunhal, sempre com o mesmo discurso! Coerente?... não, do mais puro conservadorismo, insensatez, falta de visão para além do seu "umbigo"... nem o que se passou no seu ex libris ideológico (URSS) o fez reflectir... para além do resto que recuso-me simplesmente a comentar (não é o espaço adequado!)

Consegues imaginar como estariamos hoje se um governante nunca mudasse (no sentido de evoluir conforme as mudanças na sociedade?)

Só para finalizar: Todo o Universo e tudo nele contido está em constante mudança!

Já Darwin, relativamente aos seres vivos, implicitamente afirmou - quem não se adapta à mudança (não muda), pura e simplesmente desaparece -!

Um abraço :)
Crash

Registado: 5/1/2006 13:34

por vitor79 » 16/2/2007 2:42

Mais uma vez concordo em 100% com o Ulisses.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por ricardotugas » 16/2/2007 2:29

Uma vez mais... este Forum é indespensável, quem cumpre não deve ser penalizado por uns quantos.

Força caldeireiros e um bem haja pelo trabalho.

BN
passo a passo se constroi o futuro

Registado: 26/5/2006 14:26

por fanhecas » 16/2/2007 2:22

Concordo :clap:
Aproveitar as descidas e curtir as subidas

Registado: 26/5/2006 17:58

por lazarus » 16/2/2007 1:45

eu tenho andava um pouco afastado do forum e ñ senti a ultima escalada de desaforo pelo que proponho q s crie um indice d mau nivel (0-bom nivel, 100-mau nivel) e seja enviado 1mail para uma mail list de interessados em presenciar/participar na peixeirada lol:D assim ninguem perde pitada!!! ehehe:)

agora a sério, Parabens à administração e que tenha força para aguentar mais uns meses que dp Urso Misha faz o resto;)

bons negocios
"ATÉ AO INFINITO E MAIS ALÉM!" - Buzz Lightyear in Toy Story;)

Registado: 24/9/2005 19:33

Para Ulisses e restantes administradores

por Alien » 16/2/2007 1:21

Caros amigos,
Aos administradores do Fórum dou o meu apoio a 100%.
Há que haver elevação no debate de ideias e respeito pelas opiniões contrárias, mesmo quando discordamos delas a 100%.
É assim que o Caldeirão deve prosseguir.
Recentemente temos assistido a incríveis faltas de respeito e afirmações de gosto no mínimo duvidoso. Este é um caminho errado para o Caldeirão, que conduzirá à sua ruína. E notam-se alguns indícios. É muito difícil montar algo. Destruí-lo é incrivelmente simples. É isto que queremos?
Meditem um pouco sobre o que se tem dito e, por favor, não matem a galinha dos ovos de ouro.
O Caldeirão não pode morrer. Todos ficaríamos irremediavelmente mais pobres.
Um grande abraço ao Ulisses, Marco e a todos os verdadeiros caldeireiros.
Alien.

Registado: 8/9/2006 1:02

por tiopatinhas » 16/2/2007 1:05

Acho muito bem que controlem e apaguem esses post com o respectivo de eventual saída do forúm.
Isto mostra que estamos numa fase do Bull complicada e conhecida de alguns de nós... atenção...

Registado: 17/3/2005 14:58

Qualidade/Classe

por Shimazaki » 16/2/2007 1:03

apenas uma palavra de apreço a este espaço! :clap: :clap: :clap:
penso que o importante é manter o nivel da conversação, e que o SUMO não se esgote... pois quem vêm á procura de palavras sábias, como eu e outros o fizeram!, não encontre aqui meras e banais conversas de tasco :shock:
Relativamente aos Belmiros, :twisted: :twisted: trafulhas/inteligentes/espertos se calhar não estará mto longe uma coisa da outra, mas... , conseguem sempre deixar os outros incredulos com as suas movimentações, e isso é inquestionável!! e não é por acaso que chegaram aonde estão!

um abraço e uma boa noite a todos os têm o prazer de frequentar este espaço, um obrigado aos CRIADORES!!
cumps
Ride the winds of change

Registado: 30/12/2005 15:59

entendo perfeitamente

por vmerck » 16/2/2007 1:01

mas mesmo esses topicos são importantes....
desde q não intupam o forum.

Registado: 2/12/2002 0:22

por MarcoAntonio » 16/2/2007 0:54

Vmerck, o Caldeirão está com um movimento tremendo, uma dinamica como nunca teve e um trafego que anda nos picos. É impossível controlar tudo e por vezes até temos que contar com a ajuda de alguns participantes para notar certas situações.

É natural que por vezes escapem coisas. O que te asseguro é que não há qualquer intenção de parcialidade nessas situações.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m, paulopereira.pp36.pp e 87 visitantes