AT, OPA`s e pequenos investidores
18 mensagens
|Página 1 de 1
Na minha opinião, a volatilidade não influi a eficácida da análise técnica. Contudo, as conclusões a retirar é que têm que levar em linha de conta essa volatilidade. É diferente uma acção subir 2% depois de swings diários de 3 ou 4 % de média ou subir os mesmos 2% depois de andar durante 2 semanas num range inferior a 1%, por exemplo.
O volume dá mais significado aos movimentos, sem duvida. Uma quebra de uma resistência ou de um suporte tem mais consistência técnica se for acompanhada de um volume acima da média. Mas o próprio volume em si é um importante intrumento da análise técnica. Por exemplo, exaustão de vendas ou exaustão de compras são movimentos que apenas são identificáveis com volumes anormais.
Um abraço,
Ulisses
O volume dá mais significado aos movimentos, sem duvida. Uma quebra de uma resistência ou de um suporte tem mais consistência técnica se for acompanhada de um volume acima da média. Mas o próprio volume em si é um importante intrumento da análise técnica. Por exemplo, exaustão de vendas ou exaustão de compras são movimentos que apenas são identificáveis com volumes anormais.
Um abraço,
Ulisses
Volatilidade
Bom dia
Tenho uma dúvida em relação á AT: durante um período de grande volatilidade, as informações que a AT nos pode fornecer são mais ou menos fiáveis em relação a períodos de menor volatilidade? esta fiabilidade tem relação com o volume de acções negociado, ou seja, maior volume leva a informações mais credíveis? qual o indicador que melhor nos indica a volatilidade?
desde já muito obrigado pelas respostas (tenho-me esquecido de o fazer noutros posts)
Abraço
Tenho uma dúvida em relação á AT: durante um período de grande volatilidade, as informações que a AT nos pode fornecer são mais ou menos fiáveis em relação a períodos de menor volatilidade? esta fiabilidade tem relação com o volume de acções negociado, ou seja, maior volume leva a informações mais credíveis? qual o indicador que melhor nos indica a volatilidade?
desde já muito obrigado pelas respostas (tenho-me esquecido de o fazer noutros posts)
Abraço
- Registado: 11/2/2006 15:38
Re: AT, OPA`s e pequenos investidores
Ulisses Pereira Escreveu:Na maior parte destes processos, houve claros sinais técnicos de que algo ia acontecer
Os gráficos não são inteligentes. Mas nele facilmente percebemos onde está a pressão compradora e vendedora. E rupturas de resistência com volumes fortes são claros sinais de entrada. É verdade que isso se deveu ao facto de grandes investidores e “insiders” conhecerem, uns dias ou horas antes aquilo que ia ser divulgado. Sem dúvida.
Ulisses
Ulisses,
Na semana passada ao ver dois dias seguidos com mais de 30 milhoes de acções transaccionadas na Sonae SGPS não tive a certeza so que vinha aí mas não achei nada normal e realmente confirmou-se.
para além da parte financeira, é bom passar por estas experiências para se ganhar experiência e aprender a "sentir" as cotações.
Obrigado por teres colocado este post que me parece muito oportuno.
Jibóia
Onde o Ulisses escreve "forte sinal" eu escrevia "inside trading". Claro que como estamos em portugal não acontece nada, mas nada disto é normal ou sequer aceitável.
Viram as declarações do Patrick? "Há sim, comprei BCP e BPI, mas não sabia de nada, só vi a recomendação da Lisbon Brokers, e eles costumam ser muito fiáveis".
Ora toda a gente sabe que a LB farta-se de emitir recomendações gratuitas. Se formos a ligar a todas vamos à falência depressa. O homem sabia que ia haver OPA.
Há muita gente que ainda não absorveu o conceito de mercado público, e as responsabilidades inerentes a estar cotado em bolsa. Estamos a precisar duma lei tipo SOX em portugal, e que seja respeitada, já agora.
Viram as declarações do Patrick? "Há sim, comprei BCP e BPI, mas não sabia de nada, só vi a recomendação da Lisbon Brokers, e eles costumam ser muito fiáveis".
Ora toda a gente sabe que a LB farta-se de emitir recomendações gratuitas. Se formos a ligar a todas vamos à falência depressa. O homem sabia que ia haver OPA.
Há muita gente que ainda não absorveu o conceito de mercado público, e as responsabilidades inerentes a estar cotado em bolsa. Estamos a precisar duma lei tipo SOX em portugal, e que seja respeitada, já agora.
However elegant the method we should occasionally look at the results.
Sem querer retirar pertinência às observações do Ulisses (porque são efectivamente pertinentes) chamo a atenção para o facto de a Lisbon Brokers ter emitido um Price Target muito lisonjeiro para a SONAE nas vésperas da revisão do preço.
E a partir daí a SON começou a arrancar. Apesar dessa recomendação ter sido muito desvalorizada aqui no Forum.
BFS
E a partir daí a SON começou a arrancar. Apesar dessa recomendação ter sido muito desvalorizada aqui no Forum.
BFS
Pois é Ulisses, parece que no forte sinal de compra do BPI a PGR já sabe quem o deu...
Três grandes lotes de acções do BPI foram comprados a 4,65 euros em 10 de Março de 2006, uma operação intermediada pela corretora Lisbon Brokers, e vendidos na segunda-feira, 13 de Março (com mais-valias que num caso chegam a um milhão de euros), logo depois do BCP ter anunciado a OPA sobre o BPI a 5,7 euros por acção.
A CMVM, que enviou esta semana o processo para a Procuradoria-Geral da República, suspeita que foi usada informação privilegiada, uma convicção reforçada pelo facto da Lisbon Brokers ter mudado as suas indicações de "compra" para "forte compra" no dia 9 de Março.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Realmente está muito bem visto...
Ulisses, mas tem apenas (no meu entender um senão), porque é que consideraste as quebras dos 6€ e 1.8€ (da soneacom e sgps) e não as resistências 5.4 e 1.5? houve uma lateralização bem maior...
Se bem que também é certo que tinham sido grandes negócios na mesma, e talvez já houvesse algo por detrás destas movimentações...se calhar se a OPA se tivesse dado nessa altura tinham sido esses os sinais...
O que é certo é que estas notícias é que fazem mexer o mercado como nenhuma outra!!!
abraço
Ulisses, mas tem apenas (no meu entender um senão), porque é que consideraste as quebras dos 6€ e 1.8€ (da soneacom e sgps) e não as resistências 5.4 e 1.5? houve uma lateralização bem maior...
Se bem que também é certo que tinham sido grandes negócios na mesma, e talvez já houvesse algo por detrás destas movimentações...se calhar se a OPA se tivesse dado nessa altura tinham sido esses os sinais...
abraço
Rui A Escreveu:Tentando encontrar uma explicação para o volume transacionado e, sobretudo, para as quantidades por negócio (muitas vezes na ordem das centenas de milhar <=> vários milhões de euros (!)), será expectável que a SNC esteja a comprar a alguém com quem tem chegado a acordo?!?! (Atenção: não sei sequer se é permitido fazê-lo, mas lembrei-me que poderia ter chegado a acordo com a Telefónica para o fazer um pouco abaixo do novo valor em contrapartida por outros negócios conjuntos, p.e. a Vivo).
Disclaimer: Não detenho PT nem, neste momento, SON/SNC.
Vivam!
Acham que esta teoria (doutro tópico) poderá fazer algum sentido? Gostaria de saber se tal é, pelo menos, possível legalmente.
Referi a Telefónica só a título de exemplo. Pode ter sido, p.e., um dos quaisquer "hedge funds" (há vários com posições relevantes) que têm participação na PT (ver abaixo excerto de artigo do DE).
Agradeço qualquer comentário
BN
DE Escreveu:O que se sabe é que foi justamente a recusa de muitos deles em vender as suas acções a 9,5 euros por acção que levou a Sonaecom a rever o preço já hoje – 12 dias antes de terminar o prazo legal para o fazer. E como apurou ontem o Diário Económico, esta decisão de última hora foi tomada na sequência do ‘road-show’ (conversas com investidores internacionais), onde terá sido dito à equipa de Paulo Azevedo que a 9,5 euros os fundos nem se dariam ao trabalho de aparecer em Lisboa para participar na Assembleia Geral. O Diário Económico sabe mesmo o nome de quatro desses fundos: Polygon (um ‘hedge-fund’ anglo americano), More Capital, Dorchester e Paulson.
- Registado: 10/3/2004 17:35
ZiLeão Escreveu:Obrigado MNVALENTE, por acaso já tinha ouvido falar desse Boursorama, mas nunca tinha ido ao site porque pensava que isso é um programa a pagar. Afinal não. Que ignorante que eu sou...
É que já tinha corrido dezenas de sites à procura de gráficos de borla, mas todos disponibilizavam gráficos ou que não eram muito bons, ou que estavam constantemente desactualizados. Esse parece de facto não ter nenhum dos defeitos... muito bom!
Obrigado uma vez mais pela chamada de atenção!
ZiLeão, tens ainda o Investidor Global. Para algumas funcionalidades requer o registo, mas é gratuito.
- Registado: 10/3/2004 17:35
Obrigado MNVALENTE, por acaso já tinha ouvido falar desse Boursorama, mas nunca tinha ido ao site porque pensava que isso é um programa a pagar. Afinal não. Que ignorante que eu sou...
É que já tinha corrido dezenas de sites à procura de gráficos de borla, mas todos disponibilizavam gráficos ou que não eram muito bons, ou que estavam constantemente desactualizados. Esse parece de facto não ter nenhum dos defeitos... muito bom!
- Registado: 8/2/2007 12:25
ZiLeão Escreveu:O problema é não conseguir encontrar bons gráficos actualizados, disponibilizados de forma gratuita.
Caro ZiLeão, os gráficos gratuitos e actualizados são fáceis de encontrar:
Boursorama Lista das 30 accoes portuguesas com maior volume diário
Basta escolher a acção e pedir um gráfico histórico
- Registado: 20/11/2006 23:11
Cochiauto, tens gráficos da EDP no tópico "EDP fugindo à escuridão": http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... &start=425
K@to, apenas referi as OPA`s mediáticas pois não acompanho as small caps. Quanto aos gráficos que dizes que omiti. Em relação ao da PT, tal como disse no meu primeiro post, o primeiro anúncio foi mesmo um segredo guardado a 7 chaves, nem PT nem o grupo Sonae reagiram antes da notícia e neste segundo anúncio, a PT já estava bem perto do preço da OPA pelo que não tinha que reagir. No caso do BCP, como bem sabes, o oferente numa OPA amiúde vezes é penalizado no curto prazo pelo mercado, pelo que não era líquido que subisse.
Um abraço,
Ulisses
K@to, apenas referi as OPA`s mediáticas pois não acompanho as small caps. Quanto aos gráficos que dizes que omiti. Em relação ao da PT, tal como disse no meu primeiro post, o primeiro anúncio foi mesmo um segredo guardado a 7 chaves, nem PT nem o grupo Sonae reagiram antes da notícia e neste segundo anúncio, a PT já estava bem perto do preço da OPA pelo que não tinha que reagir. No caso do BCP, como bem sabes, o oferente numa OPA amiúde vezes é penalizado no curto prazo pelo mercado, pelo que não era líquido que subisse.
Um abraço,
Ulisses
Notei aqui uma tendência esquisita.
O Ulises colocou os gráficos da opas mais mediáticas, mas curiosamente,,,, omitiu os gráficos do comprador numa BCP,,,, e o vendedor noutra a PT.
Certamente que nas opas da Soares da Costa e outras, os gráficos serão em tudo semelhantes, mas eu entendo que nem todos os movimentos sejam inside trading, ha sempre muito especulador que investe na prespectiva da saida da noticia.
O Ulises colocou os gráficos da opas mais mediáticas, mas curiosamente,,,, omitiu os gráficos do comprador numa BCP,,,, e o vendedor noutra a PT.
Certamente que nas opas da Soares da Costa e outras, os gráficos serão em tudo semelhantes, mas eu entendo que nem todos os movimentos sejam inside trading, ha sempre muito especulador que investe na prespectiva da saida da noticia.
Na maior parte destes processos, houve claros sinais técnicos de que algo ia acontecer (a excepção foi o lançamento da primeira OPA sobre a PT)
desta vez houve claramente fuga de info pra o mercado e como muito bem disseste os graficos não deixavam margem pra duvidas que se ia passar alguma coisa(quase sempre o grafico tem razão)
Abraços
Outubro é um dos meses particularmente perigosos para especular em acções. Os outros são Julho, Janeiro, Setembro, Abril, Novembro, Maio, Março, Junho, Dezembro, Agosto e Fevereiro.
AT, OPA`s e pequenos investidores
Aquilo que tem acontecido em relação aos processos de OPA`s em Portugal faz-me, cada vez mais, acreditar que a análise técnica é a melhor ferramenta dos pequenos investidores.
Na maior parte destes processos, houve claros sinais técnicos de que algo ia acontecer (a excepção foi o lançamento da primeira OPA sobre a PT) em que o segredo parece que foi guardado a 7 chaves. Mas quer na OPA sobre o BPI quer na revisão do preço da OPA sobre a PT, os gráficos produziram importantes sinais de compra.
Os gráficos não são inteligentes. Mas nele facilmente percebemos onde está a pressão compradora e vendedora. E rupturas de resistência com volumes fortes são claros sinais de entrada. É verdade que isso se deveu ao facto de grandes investidores e “insiders” conhecerem, uns dias ou horas antes aquilo que ia ser divulgado. Sem dúvida. Mas se o pequeno investidor não consegue ter acesso a essa informação priveligiada vai tomar só as suas decisões depois de saírem as notícias? Não Vai tentar ler no gráfico que algo se pqssa, mesmo sem saber exactamente o que é.
Claro que é muito comum dizer-se que, em contexto de OPA`s, a análise técnica de nada vale. Se calhar vale…
E é também por isso que, à medida que os anos vão passando, vou cada vez achando mais que a análise técnica é a forma mais eficaz de reduzir a assimetria de informação entre os “insiders” e os pequenos accionistas.
Penso que estes gráficos falam por si…
Um abraço,
Ulisses
Na maior parte destes processos, houve claros sinais técnicos de que algo ia acontecer (a excepção foi o lançamento da primeira OPA sobre a PT) em que o segredo parece que foi guardado a 7 chaves. Mas quer na OPA sobre o BPI quer na revisão do preço da OPA sobre a PT, os gráficos produziram importantes sinais de compra.
Os gráficos não são inteligentes. Mas nele facilmente percebemos onde está a pressão compradora e vendedora. E rupturas de resistência com volumes fortes são claros sinais de entrada. É verdade que isso se deveu ao facto de grandes investidores e “insiders” conhecerem, uns dias ou horas antes aquilo que ia ser divulgado. Sem dúvida. Mas se o pequeno investidor não consegue ter acesso a essa informação priveligiada vai tomar só as suas decisões depois de saírem as notícias? Não Vai tentar ler no gráfico que algo se pqssa, mesmo sem saber exactamente o que é.
Claro que é muito comum dizer-se que, em contexto de OPA`s, a análise técnica de nada vale. Se calhar vale…
E é também por isso que, à medida que os anos vão passando, vou cada vez achando mais que a análise técnica é a forma mais eficaz de reduzir a assimetria de informação entre os “insiders” e os pequenos accionistas.
Penso que estes gráficos falam por si…
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-bpi.GIF (0 Bytes) Visualizado 2425 vezes
-
- forum-sonae.GIF (0 Bytes) Visualizado 2427 vezes
-
- forum-snc.GIF (0 Bytes) Visualizado 2429 vezes
18 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Investor Tuga, m-m, Mr.Warrior, PMP69, yggy e 95 visitantes