Caldeirão da Bolsa

Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Kik1978 » 15/2/2007 16:26

Ai estão os grandes ataques a 2,74 e 2,75... acho que já passamos de nível...:P

Esta força que o titulo demonstra, dá-me (ainda) mais confiança relativamente ao futuro...

A ver vamos!

abc e BN!
Não é tripeiro quem quer...é tripeiro quem PODE!

Registado: 10/1/2007 15:49

Portucel

por Clinico » 15/2/2007 16:09

Tenha calma ilustre Carrancho...quem faz o encerramento da bolsa são os institucionais, não os PSs, e as casas de investimento já começaram a dizer que vale a pena investir na Portucel.

Portanto, vamos com calma e deixar o mercado trabalhar...
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Portucel

por Clinico » 15/2/2007 16:07

Tenha calma ilustre Carrancho...quem faz o encerramento da bolsa são os institucionais, não os PSs, e as casas de investimento já começaram a dizer que vale a pena investir na Portucel.

Portanto, vamos com calma e deixar o mercado trabalhar...
Abraço
Clinico

por Kik1978 » 15/2/2007 16:07

Sim...mas as ordens de venda a 2,74 são cada vez menos...penso que os 2,75 estão aí ao virar da esquina.

Aliás..aproveitei para reforçar nos 2,74, depois de manhã ter reentrado nos 2,69!

Vamos minha linda...dá-me filhos!

por carrancho » 15/2/2007 16:03

Parece-me que está com alguma dificuldade a 2,74, Não ficaria muito admirado com o fecho a 2,72 = abertura.

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por carrancho » 15/2/2007 15:43

:lol: :lol: :lol: :lol:
Abraço,
Carrancho

Pois Mário

por mcarvalho » 15/2/2007 15:43

mas vê lá se te dão cabo da máquina :wink:

Registado: 17/2/2004 1:38

por jabreu » 15/2/2007 15:42

Por falar em pressão...
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por carrancho » 15/2/2007 15:36

Nunca gostei de escandinavos, muito menos dos que têm lobby`s!

Agora, escandinavas... isso é outra história e aqueles lobbylos das orelhinhas, hummmm... são cá um petisco!!! :twisted: :twisted: :twisted:
Abraço,
Carrancho

in bpi

por mcarvalho » 15/2/2007 15:21

Portucel diz 'lobby' escandinavo dificulta 'OK' Bruxelas máquina

15/02/2007

LISBOA, 15 Fev (Reuters) - A Portucel está a enfrentar um forte 'lobby' de papeleiras escandinavas que quer dificultar que Bruxelas dê 'luz verde' aos incentivos públicos relativos ao investimento numa nova máquina da nacional, disse Pedro Queiroz Pereira, Chairman da Portucel.

A Portucel quer investir 900 milhões de euros (ME) numa nova máquina de papel, investimento que tem previstos quatro tipos de incentivos que totalizam 175 ME.

As negociações em Bruxelas são lideradas pelo Governo português, através da Agência Portuguesa para o Investimento (API) e Queiroz Pereira disse: "a nós, vão-nos dizendo que estão bem (as conversações), mas nós não queremos saber se estão bem, queremos saber é se 'sim' ou se 'não'".

"Sei que tem havido conversas positivas, mas também sei que há um forte 'lobby' escandinavo no sentido de dificultar que nós venhamos a ter uma nova máquina porque isso vai tornar obsoleto parte do parque industrial do norte da Europa", disse.

Adiantou, aos jornalistas, à margem de uma conferência em Lisboa, que a Portucel não tem indicação sobre o eventual 'timing' da decisão de Bruxelas.

O Chairman da Portucel alertou que a floresta portuguesa, em especial o eucalipto, tem de ser protegida pelo Governo pois é uma riqueza nacional.

Recordou que 94 pct do produto final da Portucel, quer seja papel ou pasta, "é vendido fora do país, com vendas superiores a 1.000 ME e isso quer dizer que tem mais importância para a Balança Comercial do que a própria Autoeuropa".

Referiu que a Portucel tem feito uma série de documentos que tem entregue ao Governo a manifestar as suas preocupações sobre este sector, salientando a sustentabilidade ambiental das plantações e industrialização da empresa.

"Um eucalipto em crescimento é um sumidouro de CO2. Até hoje era completamente vedado a plantação de eucalipto em determinados locais e está em estudo para que se possa plantar em locais que foram abandonados fruto da Política Agrícola Comum e que são bons condutores de incêndios", afirmou.

Explicou que esses locais poderiam "ser óptimos para plantar eucaliptos com maior rentabilidade do que os eucaliptos que existem actualmente".

"As florestas de eucalipto da América do Sul têm uma rentabilidade entre 45 e 50 metros cúbicos de madeira por hectare e, em Portugal, têm nove a 10 metros", alertou.

((---Sérgio Gonçalves, Lisboa Editorial, 351-21-3509204 lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: sergio.goncalves.reuters.com@reuters.net))

--------------------------------------------------------------------------------

Portucel

por Clinico » 15/2/2007 15:08

Penso que estamos no bom caminho e concordo que acabará esta semana bem. As recomendações da Caixa BI e Millennium dizem tudo, falta a da UBS que só se referiu á Semapa. Independentemente do seu significado, o que é facto é que estas recomendações animam o título, portanto são sempre bem vindas.

Não sei quando é a assembleia de acionistas mas vai sair de lá a proposta de dividendo, que me interessa muito.

Não fiz qualquer movimento, como tinha dito, nem reforcei por falta de oportunidade, pelo que mantenho o custo médio de 2,44.

Realmente era bom que encerrasse a 2,74 ou 2,75.
Continuo "dranguilo"...

Abraço
Clinico

por carrancho » 15/2/2007 14:39

SMALL2004 Escreveu:
...

E há-de acabar a semana a 2.78 novamente. Depois a notícia da nova máquina leva com ela acima dos 2.80

Se essa noticia sair e for afirmativa, esta tua afirmação é um pouco modesta (2,80), não achas?

Para mim os 3 continuam-me a parecer muito perto, e embora oa analistas digam que a noticia da aprovação já está englobada no PT que têm para a PTI, eu estou em crer que não e que serão imediatamente revistos em alta.

Um abraço,

Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho

por lois » 15/2/2007 14:22

mcarvalho Escreveu:BPI recomenda reforçar na Portucel aproveitando desvalorização após fim do -lock-up-

15/02/2007

O Millennium bcp e o CaixaBI consideram que os resultados apresentados ontem pela Portucel ficaram em linha com as suas estimativas. Para BPI, a empresa de pasta e papel apresentou um "forte conjunto de resultados" e recomenda aos investidores o reforço no título, aproveitando a fraqueza resultante do fim do período de "lock-up" das acções atribuídas aos pequenos subscritores na última oferta pública de venda (OPV).

Os resultados líquidos da Portucel ascenderam a 124,7 milhões de euros, o que compara com os 63,3 milhões de euros registados no mesmo período do ano passado. Ao nível operacional, a empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira registou uma evolução de 17,1% para os 312,5 milhões de euros.

Para o CaixaBI os resultados "estiveram em linha ao nível do EBITDA", já o resultado líquido "situou-se abaixo das nossas previsões devido, essencialmente, às diferenças nas amortizações, nos resultados financeiros líquidos e impostos".

"Os operacionais vieram em linha com a nossa estimativa, com um aumento face ao ano anterior de quase 20%, suportado por melhorias de eficiência, aumento dos preços médios de venda", destaca o Millennium bcp Investimento.

No total dos lucros, 70% foi gerado pelo negócio do papel, 24% da pasta e os restantes 6% pela área de energia e outros serviços. O volume de negócios da Portucel cresceu para os 1,08 mil milhões de euros, uma evolução determinada pelo aumento das vendas de papel e da pasta.

O BPI considera que no global a Portucel "apresentou novamente um forte conjunto de resultados", acrescentando que a "companhia está bem posicionada para atingir as nossas estimativas para 2007".

Outro factor que a equipa de "research" do BPI dá grande relevância prende-se com o fim do período de indisponibilidade das acções atribuídas aos pequenos subscritores na última OPV.

O banco afirma "esperar alguma pressão sobre a cotação dos títulos da empresa a curto prazo", devido ao fim do período de "lock-up". Os analistas do BPI "recomenda os investidores a tirar partido dessa potencial fraqueza do título para reforçarem as suas posições".

O BPI atribui um preço-alvo de 3,00 euros à Portucel, com uma recomendação de "acumular". Na sessão de hoje os títulos da empresa de pasta e papel seguem a desvalorizar 1,81% para os 2,72 euros. Face ao "target" do banco, os títulos apresentam um potencial de valorização de 10,3%.

--------------------------------------------------------------------------------

é isto tudo!!! o BPI é que sabe!!! ...porque se não fosse para ganhar...

:twisted: :twisted:
"Na vida nunca se deveria cometer duas vezes o mesmo erro: há bastante por onde escolher..."
(Bertrand Russel)
http://quarto.blog.com/

Registado: 17/8/2006 17:40

por SMALL2004 » 15/2/2007 14:20

O que sei é que já recomprei a 2.70, pelo que os centimos que não me deram ontem (2.77 - 2.80) ainda me vão dar hoje.

E há-de acabar a semana a 2.78 novamente. Depois a notícia da nova máquina leva com ela acima dos 2.80
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

por mcarvalho » 15/2/2007 13:37

BPI recomenda reforçar na Portucel aproveitando desvalorização após fim do -lock-up-

15/02/2007

O Millennium bcp e o CaixaBI consideram que os resultados apresentados ontem pela Portucel ficaram em linha com as suas estimativas. Para BPI, a empresa de pasta e papel apresentou um "forte conjunto de resultados" e recomenda aos investidores o reforço no título, aproveitando a fraqueza resultante do fim do período de "lock-up" das acções atribuídas aos pequenos subscritores na última oferta pública de venda (OPV).

Os resultados líquidos da Portucel ascenderam a 124,7 milhões de euros, o que compara com os 63,3 milhões de euros registados no mesmo período do ano passado. Ao nível operacional, a empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira registou uma evolução de 17,1% para os 312,5 milhões de euros.

Para o CaixaBI os resultados "estiveram em linha ao nível do EBITDA", já o resultado líquido "situou-se abaixo das nossas previsões devido, essencialmente, às diferenças nas amortizações, nos resultados financeiros líquidos e impostos".

"Os operacionais vieram em linha com a nossa estimativa, com um aumento face ao ano anterior de quase 20%, suportado por melhorias de eficiência, aumento dos preços médios de venda", destaca o Millennium bcp Investimento.

No total dos lucros, 70% foi gerado pelo negócio do papel, 24% da pasta e os restantes 6% pela área de energia e outros serviços. O volume de negócios da Portucel cresceu para os 1,08 mil milhões de euros, uma evolução determinada pelo aumento das vendas de papel e da pasta.

O BPI considera que no global a Portucel "apresentou novamente um forte conjunto de resultados", acrescentando que a "companhia está bem posicionada para atingir as nossas estimativas para 2007".

Outro factor que a equipa de "research" do BPI dá grande relevância prende-se com o fim do período de indisponibilidade das acções atribuídas aos pequenos subscritores na última OPV.

O banco afirma "esperar alguma pressão sobre a cotação dos títulos da empresa a curto prazo", devido ao fim do período de "lock-up". Os analistas do BPI "recomenda os investidores a tirar partido dessa potencial fraqueza do título para reforçarem as suas posições".

O BPI atribui um preço-alvo de 3,00 euros à Portucel, com uma recomendação de "acumular". Na sessão de hoje os títulos da empresa de pasta e papel seguem a desvalorizar 1,81% para os 2,72 euros. Face ao "target" do banco, os títulos apresentam um potencial de valorização de 10,3%.

por Vodka7 » 15/2/2007 13:29

JOSE DUARTE Escreveu:Para já a Portucel está a reagir muito bem, aos profetas da desgraça.
Já está a cotar nos 2,73€ e não me admiraria nada que fechasse nos 2,75€, que equivale ao fecho de anteontem.

No entanto, só estou a matutar numa coisa.... quem terá ficado com a posição da CaixaBI na Portucel... será o Berardo(cruzes, canhoto, espero bem que não.)

Qualquer dia saberemos...

P.S. - Detenho a minha posição na PTI intacta

Talvez ainda não sabemos quem ficou com essa posição porque talvez queira aumentar mais essa posição para mais de 2%.

Registado: 10/11/2005 21:53

por DALLAS » 15/2/2007 13:27

Como se tinha previsto neste forum, está a aguentar mto bem!

Ainda há muito volume para realizar ainda hoje e, vejamos, já há muito volume a pressionar a subida.

venda:
2,73 318.198 ; 2,74 538.760; 2,75 622.720; 2,76 278.865; 2,77 470.333
BOM! BOM PETISCO.

Registado: 11/2/2007 23:00

por vitor79 » 15/2/2007 13:06

100% de acordo contigo midas.
e ai vai ela a subir, nos 2,73 €.
Já agora se alguem quiser dar emprego a um Engenheiro do Ambiente recém licenciado, agradece-se.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por carrancho » 15/2/2007 12:59

Bom dia,

Para mim hoje é mesmo um "bom dia". :wink:

Após o fecho de ontem, foram criadas noticias nitidamente para criar o panico entre os ps. Fez-se passar a mensagem de maus resultados e de que os ps podiam fazer boas mais valias. Por isso ainda temi que a queda hoje fosse significativa.
Afinal estes ps não têm nada que ver com os ps da Galp ou, são os mesmos mas aprenderam bem a lição anterior.

O interesse na PTI, está provado, continuar a ser grande, para mim continua a ser um dos papeis com maior potencial da nossa praça. Se tivesse liquidez não tinha tido duvida alguma em reforçar hoje.

Um abraço,

Mário Carrancho

PS- mantenho toda a minha posição (PS+PG+aquiridas fora da OPV)
Abraço,
Carrancho

por JOSE DUARTE » 15/2/2007 12:57

Para já a Portucel está a reagir muito bem, aos profetas da desgraça.
Já está a cotar nos 2,73€ e não me admiraria nada que fechasse nos 2,75€, que equivale ao fecho de anteontem.

No entanto, só estou a matutar numa coisa.... quem terá ficado com a posição da CaixaBI na Portucel... será o Berardo(cruzes, canhoto, espero bem que não.)

Qualquer dia saberemos...

P.S. - Detenho a minha posição na PTI intacta
Saudações Alentejanas

Registado: 25/5/2005 16:00

por Kik1978 » 15/2/2007 12:56

Depois de ir aos 2,67, a PTI já recupera e está nos 2,73.

De realçar o forte suporte criado em torno 2,69/2,70

Isto tudo num dia em que os PS estão a entrar no mercado. Realmente este titulo é fortissimo e aguenta investidas de todo o género, inclusivé comentários de pseudo analistas que dizem que o crescimento ficou abaixo das expectativas...foi apenas de 97%?!?!?!?!?!?!

Além disso, convém salientar que ainda falta a tão proclamada ajuda financeira através dos subsidios da UE...

Concluindo, foi uma boa oportunidade para ir aos saldos, ou como foi o meu caso, de reentrar no titulo.

abc e BN

por Midas » 15/2/2007 12:53

Anda aqui uma pessoa tao bem formada a procura emprego ;) e quem trabalha só dá erros inadmissiveis. Enfim adiante. A Portucel como ja esperava depois da pressao vendedora da primeira parte da manha já recuperou e fez máximos intraday. A LTA está neste momento nos 2.71 e a resistencia diária nos 2.77. Um fecho acima dos 2.77 irá impulsionar a accao e penso que já nao estará tao distante como mtos pensaram ao olhar para as noticias. No relatorio está td para quem quiser ler no site da CMVM e a reducao de custos e a tal construcao de nova fábrica, juntamente com a aprovacao que deve estar ai a sair e ao contrario do que os analistas QUEREM FAZER CRER nao esta ainda incorporada na cotacao irá concerteza continuar a cativar os fundos.
Anexos
portucel.png
portucel.png (0 Bytes) Visualizado 2272 vezes
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por ptmasters » 15/2/2007 11:47

Tripeiro Escreveu:Portucel cai 2,5% com fim do período de “lock-up” e desilusão dos resultados
No primeiro dia em que os pequenos subscritores podem negociar as acções que adquiriram na OPV, a Portucel regista uma queda de 2,53%. A empresa está também a ser pressionada pela desilusão dos resultados de 2006, que ficaram abaixo das estimativas dos analistas.

Patrícia Silva Dias
patriciadias@mediafin.pt

(...)

A papeleira está também a ser penalizada pelos resultados relativos ao exercício de 2006, divulgados ontem ao final do dia. Embora os lucros da empresa tenha crescido cerca de 97% para os 124,7 mil milhões de euros, ficaram aquém das expectativas dos analistas. A média das previsões apontava para resultados líquidos na ordem dos 119,62 mil milhões.

Isto é uma verdadeira anedota. Esta Patricia devia ler depois de escrever... ou pensar antes de escrever... ou ter calma... ou estar calada... ou ir para casa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por pedrom » 15/2/2007 11:23

Mas é milhões ou mil milhões????

Registado: 29/7/2004 19:55

por Kik1978 » 15/2/2007 11:17

Portucel cai 2,5% com fim do período de “lock-up” e desilusão dos resultados
No primeiro dia em que os pequenos subscritores podem negociar as acções que adquiriram na OPV, a Portucel regista uma queda de 2,53%. A empresa está também a ser pressionada pela desilusão dos resultados de 2006, que ficaram abaixo das estimativas dos analistas.

Patrícia Silva Dias
patriciadias@mediafin.pt

A empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira está a cotar nos 2,70 euros, num movimento de correcção depois de ontem ter chegado a negociar num máximo histórico de 2,81 euros.

Hoje é o primeiro dia em que, terminado o período de "lock-up", os pequenos subscritores e trabalhadores já podem negociar as acções que compraram na última fase de privatização da empresa. Será este um dos factores de pressão sobre a Portucel, com os investidores a aproveitarem para retirar mais-valias.

Com noticia hoje o Jornal de Negócios, os pequenos subscritores e trabalhadores registavam até ontem uma mais-valia de 730 euros por cada mil acções adquiridas. Na sessão de hoje, foram transaccionados mais de 4,55 milhões de títulos da papeleira.

A papeleira está também a ser penalizada pelos resultados relativos ao exercício de 2006, divulgados ontem ao final do dia. Embora os lucros da empresa tenha crescido cerca de 97% para os 124,7 mil milhões de euros, ficaram aquém das expectativas dos analistas. A média das previsões apontava para resultados líquidos na ordem dos 119,62 mil milhões.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], m-m e 77 visitantes