Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2007 - Mês 02 - Capital X

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ok JAS obrigado!

por carcanhol » 15/2/2007 14:18

Boa tarde JAS!
Obrigado pela sua dica! Apesar de tudo o que escreveu no capitúlo 2, realmente o que quer que seja que se esta a passar já dura á bastante tempo e de facto se se está a passar alguma coisa ao ritmo a que está vai durar meses mesmo (infelizmente. Pois para quem o está a fazer tem todo o tempo do mundo, um tempo nada compatível com pequenos investidores como eu.

E as retiradas de investidores para acudir á ALTRI, á PTI etc só vem facilitar a que está a executar algo pois fomenta o panico e a dúvida.

Registado: 16/11/2006 12:47

Re: VAA

por Cabecorra » 15/2/2007 14:00

JAS Escreveu:Tendo sido um dos principais entusiastas da VAA devo informar que fechei o trade com venda a 0,19.

Considero que ela se irá manter fixa nos 0,19-0,20 e que isso pode durar alguns meses...

JAS

:shock: Quer dizer que foi o nosso ilustre amigo JAS que acaba de descarregar pouco mais de 1000000 de acções em cerca 15 minutos. :shock:
Está-me a parecer ter provocado um panic sell. :evil:
Ganhar ou perder é desporto.
Mas é sempre preferível ganhar!! :D

Registado: 24/8/2006 23:18

VAA

por JAS » 15/2/2007 13:44

Tendo sido um dos principais entusiastas da VAA devo informar que fechei o trade com venda a 0,19.

Considero que ela se irá manter fixa nos 0,19-0,20 e que isso pode durar alguns meses...

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

Re: V. ALEGRE ALT-K BASTANTE SOSSEGADA?

por JAS » 14/2/2007 21:10

carcanhol Escreveu:ao ler o seu comentário diário, fiquei curioso com o o "não admira". Está nas suas previsões este sossego? Que quer dizer com o seu comentário?

Quer dizer o mesmo que está no cap.2 do "Investigando a VAA"...

A transformação de suprimentos em Capital implica que ela se mantenha nos 0,20.

Um abraço,
JAS

por Jim Beam » 14/2/2007 21:00

Olá JAS !!!

Quero mais uma vez dar-te os parabéns pela tua carteira, e pela forma tão aberta como tu aqui a publicas.

Posto isto gostava de te fazer uma pergunta. Pode parecer um pormenor, mas tenho reparado que tens vindo a aumentar a liquidez. Eu pessoalmente parece-me excessivo para esta altura do campeonato...
Porquê tanta liquidez quando o mercado está tão bull ?
Prende-se com o nível de risco que estás disposto a correr, ou estás à espera de correcções já a estes níveis ??
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX

Registado: 20/7/2004 20:24

V. ALEGRE ALT-K BASTANTE SOSSEGADA?

por carcanhol » 14/2/2007 20:15

Boa tarde JAS.

Hoje estava para lhe perguntar se ainda considera os .20 "sólidos que nem uma rocha", e ao ler o seu comentário diário, fiquei curioso com o o "não admira". Está nas suas previsões este sossego? Que quer dizer com o seu comentário?

Na ausencia de noticias, desconfio que o titúlo mexe se a OPA do BCP mexer, como está parada. a Viata tb está. As compras baixaram a .19 .20 devido á retirada de impacientes na segunda para acudir ao arranque da PTI. Fenómeno análogo ao da retirada á um mês a quando do arranque da ALTRI.

Registado: 16/11/2006 12:47

Re

por JAS » 14/2/2007 20:05

Esqueci-me de dizer que fechei o trade da PTI...
Venda a 2,78.

JAS

Carteira JAS*2007 - Mês 02 - dia 14 - Capital X

por JAS » 14/2/2007 19:56

Dia de novidades lá para os lados da opa da PTC...

JMT
Continuei a despejar "excedentes", hoje a 19,82.
Começo a ficar no nível mínimo...

TDU
Andei nas compras a 2,86 e fiz uma devolução a 2,88.
No fecho tive sorte com o despejo pois o 2,86 virou 2,85...

SNC
Tinha reparado nas movimentações na PTC e estava atento à SNC.
Tinha acabado de comprar umas a 5,98 apenas para daytrading quando me apercebi do início do disparo.
Ainda fui a tempo de apanhar mais a 6,01 mas fiquei-me por aí.
As primeiras saíram logo no 6,15, as segundas no 6,20.
E no final fiquei com a mesma posição.

GALP
Enquanto toda a gente anda distraído com as que mais sobem é boa altura para pensarmos nas que estão em consolidação.
Comprei uns calls a 0,76.

VAA
Tem estado bastante sossegada o que não admira.
Uma comprinha a 0,20.

JAS
Anexos
cart 02-14.png
cart 02-14.png (50.7 KiB) Visualizado 2764 vezes

por wind » 13/2/2007 23:45

Oi Semitela

Apenas chamo a atenção para os shareholders da Cimpor:

O capital da Cimpor é :

22,5% da TDU
19% Manuel Fino = SCO
10% BCP

O JAS poderá dar uma ajuda poís TDU e SCO já foi mt falado em vários post´s apenas estou a juntar a Cimpor ao barulho :mrgreen:

Abraço

Registado: 7/2/2007 22:31

por Semitela » 13/2/2007 23:22

Boas Wind,

Já agora não esquecer e para fazer intriga loll a Cimpor é 22,5 TDU e 19%Fino c/ o BCP a mistura - 10%... TDU SCO CIMPOR tb é complicado mas nd chato ummm será que vale a pena pensar nisto?

Explica lá melhor isso , que é para ficarmos a perceber essas dependencias que umas têm das outras.

Registado: 19/10/2006 9:36

Re: Re

por wind » 13/2/2007 23:15

Se entendes que deve ser calculada de "outra maneira" por mim tudo bem, mas eu calculo assim.

Obrigado pelo esclarecimento, já entendi a tua rentabilidade.

Apenas difere da minha nos neg. fechados poís apenas considero o investimento realizado nos neg. fechados.
O resultado final é o mesmo mas visualmente a % nos neg. concluidos é maior :) :wink: isto qd o capital inícial é superior ao capital dos neg. fechados....

Chato e complicado!!!!!!! aii a matemática

------------''-----------------

Já agora não esquecer e para fazer intriga loll a Cimpor é 22,5 TDU e 19%Fino c/ o BCP a mistura - 10%... TDU SCO CIMPOR tb é complicado mas nd chato ummm será que vale a pena pensar nisto?

Um Abraço

Carteira JAS*2007 - Mês 02 - dia 13 - Capital X

por JAS » 13/2/2007 18:28

Dia 13...

TDU
Reforcei substancialmente a posição com compras a 2,86 e 2,87.
Teve um volume elevado e fecho muito promissor a demonstrar algum interesse pelo título.

PTI
Reduzi a posição com venda a 2,75.
Como já tinha dito ontem "vem aí o povo".
Nem estou convencido que haja grande correcção mas também não deverá subir nos próximos dias e, sendo assim, pouco interesse tem.

JMT
Julgo que atravessa um período de estagnação pelo que não vale a pena manter "excedentes".
Umas vendas entre os 19,72 e os 19,77.

GALP
Regressei ao W mas apenas com uma pequena compra a 0,77.

JAS
Anexos
cart 02-13.png
cart 02-13.png (50.02 KiB) Visualizado 3253 vezes

TDU

por JAS » 13/2/2007 14:26

Resina Escreveu:Jas com a tua re-entrada na tdu, qual será o teu alvo minimo!
Tenho uma posição minima aberta, achas que volta tão cedo aos 2.99->3€.?

Deram-lhe um target de 3,10...
Mas pode haver alteração se as minhas suspeitas se confirmarem.
Eu continuo a comprar...

Um abraço,
JAS

por Resina » 13/2/2007 1:11

Jas com a tua re-entrada na tdu, qual será o teu alvo minimo!
Tenho uma posição minima aberta, achas que volta tão cedo aos 2.99->3€.?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

Re

por JAS » 13/2/2007 0:39

wind Escreveu:Apenas uma questão, como é que a rentabilidade total do ano é o somatório da rent. n. concluídos + rent. dos neg. em curso?
Julgo que não podes efectuar a soma poís tal não te dá a rentabilidade total YTD.

Julgo que não entendo bem a tua pergunta...

Eu, por acaso, não faço essa soma pois calculo as 3 rentabilidades separadamente.
Mas é igual pois o resultado também seria o mesmo.

Eu meço a "minha rentabilidade" por:
lucros/capital inicial

Temos lucros de negócios concluídos, temos lucros potenciais de negócios em curso, temos uma rentabilidade total, todas referidas ao capital inicial.

Se entendes que deve ser calculada de "outra maneira" por mim tudo bem, mas eu calculo assim.

Um abraço,
JAS

-------------------------
Gonzo Escreveu:Pode explicar essa observação à SCOsta?

Lê o tópico "SCO-O mistério do 1,40".

Resumindo, a minha opinião é que a InvestiFino irá ser vendida a alguém e esse alguém pode muito bem ser a TDU.

Um abraço,
JAS

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 02 - dia 12 - Capital X

por GONZO » 12/2/2007 22:49

JAS Escreveu:TDU
Resolvi abrir esta posição depois de uma tentativa falhada na 6ª feira.
Compra a 2,88 e, no fecho, uma revenda parcial a 2,90 para redução do break point.
A opção tem a ver com a SCO, é claro.

Boa noite JAS: Pode explicar essa observação à SCOsta? Obrigado

Registado: 24/8/2005 22:33

por wind » 12/2/2007 22:24

Boa noite JAS,

Apenas uma questão, como é que a rentabilidade total do ano é o somatório da rent. n. concluídos + rent. dos neg. em curso?

Julgo que não podes efectuar a soma poís tal não te dá a rentabilidade total YTD.

Parabéns pela excelente rentabilidade!!!

Um Abraço
Wind

Re

por JAS » 12/2/2007 20:25

A_Mula Escreveu:Mas uma pergunta não acha que esta correcção do mercado será feita depois dos resultados do primeiro trimestre ????

Os resultados do 1ºT só saem em Abril/Maio e não acredito que o PSI possa manter este ritmo até lá.

Antes disso ainda teremos os resultados de 2006, para aquelas que ainda os não apresentaram, e esses não devem ser maus.
Mas o mercado já está a contar com isso como é o caso da PTI/SEM.

Uma correcção/consolidação não é doença de perigo...

Um abraço,
JAS

por SMALL2004 » 12/2/2007 19:25

Também sou da opinião que isto não vai subir a este ritmo muito mais tempo. Aliás basta ver o que continua a subir um pouco é tudo o que não tinha ainda subido mesmo muito, tipo SAG e mesmo a PTI "só" subiu ainda 30%, o que comparado com outras não é nada. Também não implica que caia tudo à bruta, o que ainda será melhor que ganhar alguma coisa no daytrade.

Como é óbvio, ou as empresas serão todas alvo de OPAS, ou p.exemplo a semapa não pode saltar de 7 para 11 euros só porque sim e continuar a subir para sempre. Mas tb vender antes de tempo é que não me parece bem!

Estou expectante em relação aos bancos este ano....teremos subidas de mais 30% nos resultados do finibanco e do banif? 50% no BES? acho quase impossível, até por causa dos novos modelos de provisões, etc...mas nunca se sabe.
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

por A_Mula » 12/2/2007 18:38

Boa tarde, costumo seguir atentamente este tópico por diversas razões, quer devido ás análises de algumas empresas cotadas em bolsa, como o grande humor que costuma abordar alguns temas.

Mas uma pergunta não acha que esta correcção do mercado será feita depois dos resultados do primeiro trimestre ????

Cumps

Ps: Sou um grande n00b no que respeita a mercados.

Registado: 29/12/2006 17:12

Carteira JAS*2007 - Mês 02 - dia 12 - Capital X

por JAS » 12/2/2007 18:30

A SEM é uma das minhas preferidas. Só é pena estar de fora...

De qualquer forma mais um máximo anual.

PTI
A par da SEM foi uma das estrelas da sessão.
Reforcei a posição de manhã, já ela ia nos 2,73, e nem sequer aproveitei a ida aos 2,80...
Depois de tanta asneira acabei por revender essas a 2,74 o que nem pagou o trabalho.
No final do dia reduzi a posição com uma venda a 2,77.
Vem aí o povo...

TDU
Resolvi abrir esta posição depois de uma tentativa falhada na 6ª feira.
Compra a 2,88 e, no fecho, uma revenda parcial a 2,90 para redução do break point.
A opção tem a ver com a SCO, é claro.

JMT
Devolvi alguns "excedentes" a 19,76.

VAA
O excesso de cash pode sera aplicado na VAFK a 0,20 sem grandes riscos.
Uma comprinha a esse preço.

JAS
Anexos
cart 02-12.png
cart 02-12.png (62.48 KiB) Visualizado 1938 vezes

Artigo interessante

por JAS » 12/2/2007 17:58

negocios.pt Escreveu:Pedro S. Guerreiro
Os misteriosos caminhos do capital
psg@mediafin.pt
--------------------------------------------------------------------------------

A Bolsa portuguesa é, este ano, a mais rentável da Europa: já valorizou 6,17% desde o início do ano. É metade do que os analistas previram para todo o 2007. Se crescesse o ano inteiro a este ritmo, fecharia quase nos 70%. Acha que isto é uma boa notícia? Pode estar enganado. Os alarmes estão a soar mas só os ouve quem quer. Mais de 6% em seis semanas, depois de 30% num ano, é fruta a mais para a Bolsa portuguesa.
Aliás: para qualquer bolsa. Mesmo a espanhola, que vive numa economia que cresce em cima de algum risco (muito alicerçada na construção e imobiliário), e que este ano também já sobe acima dos 5%.

A subida é, além do mais, generalizada. Não são as mediáticas OPA sobre a PT e o BPI as responsáveis por este desempenho recente; são 16 cotadas que estão no nível mais alto de sempre. Dezasseis. Um terço de todas. O que releva o paradoxo: a Bolsa que vale cada vez mais, vale cada vez menos. Sim, a valorização é surpreendente, mas desde o ano 2000 saíram 56 empresas da Bolsa, face a apenas 13 entradas. Como disse Belmiro, isto não é um mercado, é um mini-mercado. O que também significa que está mais vulnerável à manipulação.

É por isso que quando se fala da vida e morte do capitalismo popular, está a pensar-se no lado errado da equação: não é a procura de acções pelos pequenos investidores que escasseia; é também a oferta de acções pelos donos das empresas, que preferem retirá-las de Bolsa e pedir financiamento às estruturas "paralelas" de capital que têm crescido aceleradamente e desregulamentadamente, em fundos de capital privado. Os ministros das Finanças e governadores de bancos centrais dos países do G7 postularam este fim-de-semana: é preciso vigiar os "hedge funds", uma indústria que já movimenta 1,1 biliões de euros. Dava para comprar 100 PT. Ou para entregar 170 euros a cada cidadão do mundo.

No mundo, esta pujança dos fundos de capital privado ameaça desequilibrar o crescimento e mesmo os liberais americanos pedem que esta gente passe a ser "escrutinada". Por cá, a indústria financeira dos "private equities" está na fase benigna: começar a investir coisa que se veja, atira-se a empresas em rápido crescimento e vai ter um papel importante na sua expansão e melhoria de nível de gestão (quem gere estes fundos sabe pressionar quem gere as suas empresas).

Estamos portanto um passo atrás nesta cadeia de evolução das espécies empresariais. Na verdade, a maioria das empresas está a sair de Bolsa porque é mais fácil estar fora do que dentro, dá menos trabalho e traz menos custos de governação. Não é necessário explicar contas a analistas, prová-las aos reguladores ou aturar jornalistas; a concorrência, e até o fisco, ficam a saber menos. Mas uma economia assim, com medo da transparência, não é uma economia cotada, é uma economia coitada.

O que nos faz regressar ao ponto inicial: porque cresce a Bolsa a este ritmo? Como se explica que uma economia sem investimento e que cresce segmentadamente (puxada pelas exportações) tenha empresas a valorizar-se desta maneira?

Explicação 1: a Bolsa portuguesa é uma elite tão minúscula que confundi-la com a economia portuguesa é uma falácia; as grandes empresas estão com os balanços fortes e o endividamento continua barato e sustenta a sua expansão.

Explicação 2: não há explicações. As cotações vão corrigir.

Artigo deveras interessante, o negrito é meu...

JAS

Tá quase !!!!!!! Falta um bocadinho assiim :)

por Marcohvm » 9/2/2007 20:37

Olá JAS,
Que inveja!!!!
Hoje alcancei uma rentabilidade de 22%, tou quase a apanhar-te!!! lol
Os meus sinceros parabéns, sei que este inicio de ano está a ser muito favoravel, mas uma média de 1%/dia, não é para qualquer um.
Queria pedir-te que desses a tua opinião num tópico que criei sobre opiniões para uma carteira de um familiar meu. Gostava que postasses, pois prezo bastante as tuas análises.
O meu muito obrigado.

Um abraço,
Marco

P.S.: Queria confessar-te uma coisa, é que 10% da rentabilidade da minha carteira foi graças às tuas análises sobre a VAA.
"Saber esperar é uma virtude"

Registado: 19/10/2006 18:28

por Semitela » 9/2/2007 19:12

Boas JAS,

Também fechei a minha posiçao na galp nos warrants com 50% de lucro . Em dois dias nada mal.

Quanto à jeronimo estamos a espera que ela salte a cerca para fugir desta prisao dos 20€.

Quanto à edp vejo que aposta na continuaçao do movimento .

Mas o bcp , deixa-me com um pé atras , mas o JAS está tao a vontade :lol: , alguma coisa me diz que espera que definitivamente a opa fracasse para os 3€ serem atingidos ? Estou certo ?

Abraços e parabens pela media de 1%/dia .

Registado: 19/10/2006 9:36

por HOSTILE » 9/2/2007 18:29

JAS, o que dizer do actual momento do BCP, será que vai ultrapassar finalmente aquela resistência dos 2,90?
Bem sei que para a semana podem haver novidades, mas se não ultrapassa definitivamente esta resistência arrisca-se a fazer um duplo topo....
O que diz a experiência?
Um abraço e parabéns pela excelente rentabilidade da carteira!

Registado: 31/5/2006 21:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Google Adsense [Bot], icemetal, m-m, Pimentel79, silva_39 e 165 visitantes