Caldeirão da Bolsa

Off topic"Eu cá passo factura"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Lion_Heart » 11/3/2007 0:36

Bem, la começou a campanha do Estado a ver se consegue uns milhares de inspectores de borla.Agora quero ver é quem pede factura aos médicos, engenheiros , advogados,
arquitectos e por ai fora.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por pasil » 14/2/2007 14:10

foto do google desatualiza pois agora a sucata é muito maior do que esta no canto superior esquerdo. e já agora no canto inferior direito está o palácio de mateus.

Já agora votem nas 7 maravilhas não interessa em qual mas votem!!
Anexos
sucata.jpg
sucata.jpg (112.81 KiB) Visualizado 1189 vezes
Bons Negócios
Quem não arrisca nao petisca

Registado: 3/11/2005 14:40

por pasil » 14/2/2007 13:52

Já agora gostava de dizer que gostei de ver a acção da ASAE em Lisboa e da Fiscalização ás Guias de mercadoria só é pena que se faça isso cá, na minha zona, QUASE todas as semanas SEMPRE nos mesmos locais, locais ainda por cima que quem for ilegal vê a fiscalização e foge sem passar por lá.

Estas fiscalizações deviam ser feitas tanto a quem transporte um carro acidentado num Pronto-socorro, como a um cigano que transporte um carro de sucata numa carrinha de caixa aberta e com metade da carga fora da caixa, sito este exemplo porque foi assistido por mim, conclusão multa para o reboque e o cigano passou e foi á sua vida colocar a sucata no centro de uma zona residencial perto do que dizem que pode ser considerada uma das 7 maravilhas de portugal (Palácio ou casa de Mateus)
Bons Negócios

por pasil » 14/2/2007 13:38

Lá está quem se f... é sempre o honesto, neste país.

O Estado tem por obrigação apanhar os "maus" e eu penso que agora está a agir melhor que no passado, mas ainda não é suficiente.

Agora que quanto mais se aumentar a diferença do Iva Pior, menos se pode comprar em Portugal e mais se pode comprar em espanha para já a diferença por exemplo em dormidas de hotel ou tudo o que seja ligado ao turismo lá paga 7% cá 21% 21-7=14% é muito no resto 16 lá cá 21 5% de diferença para não falar nos combustiveis que já foi e não sei se será ainda perto de 30cent. Por Litro na gasolina é obra e o que acontece com esta diferença, claro Contrabando sim, até nos combustíveis.
Bons Negócios

por Bernese » 14/2/2007 12:56

pasil Escreveu:Desculpa mas se comprares cá mercadoria e deitares fora a factura pagas 21% de iva e não o vais ver reembolsado enquato que de espanha vem sem IVA e podes deitar a factura fora e ganhas logo os 21 do iva cá.

100€ pagas 121€ deitas a factura fora mas pagas-te 121€, de espanha 100€ pagas 100€ deitas a factura fora e vendes por 110€ e ganhas 10€ em, portugal vendes por 110 e perdes 11€

tens toda a razão, é o que dá estar a falar ao telefone e escrever ao mesmo tempo, é nesta altura que gostava de ser mulher e conseguir fazer duas coisas ao mesmo tempo.

estamos a falar num caso em que metes uns miseros 10% de mais valia, coisa que eu definitivamente ñ fazia ou então fechava o estaminé e ía arrumar carros para lisboa.
eu posso.te falar no caso da restauração em que as compras ao longo do ano vão sendo feitas em sítios diferentes de forma a que nunca se chegue perto do limite dos 25 mil euros ou mesmo nalguns casos em que se compra paga o iva como consumidor final nem se pede factura e simplesmente se vende tb sem factura.

posso dar.te um exemplo de como eles fazem :

ou compram uma lata de coca cola na makro por 30 ct + iva vendem a 1 euros mais iva e neste caso é declarado e ganham 70 ct por lata da qual pagam o imposto conforme a contabilidade onde estejam inseridos.

ou então como a maioria faz, vai ao continente compram uma lata a 40 ct com iva levam um simples talão, vendem a 1 euro à mesma ganham 60 ct mas ñ declaram nem a venda nem a compra. ou seja os 60 ct são limpos de impostos e olha que ñ precisam de softwares próprio para fugir ao registo já que qualquer máquina registadora faz o serviço com um simples toque .

e mais uma vez o problema ñ está na lei mas sim na seriedade das pessoas, eu pessoalmente prefiro pagar os meus impostos e dormir tranquilo, há tb aqueles que preferem fugir e andar montados em grandes bombas ( carros entenda.se ) mas que nunca sabem quando serão apanhados.

Nelson
A Consciencia Nao Nos Impede De Cometer Um Pecado...apenas De Goza.lo Em Paz....

Registado: 4/10/2006 20:16

por TheTraveler » 14/2/2007 12:53

Ruffios Escreveu:
ptmasters Escreveu:Se todos pagassem o IVA o Estado poderia reduzir a taxa de IVA para o valor anterior (19%) ou ainda mais baixo.

Isso iria acontecer num País normal. Em Portugal, o estado iria arranjar novos sítios onde desperdiçar o rendimento extra.
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por Ruffios » 14/2/2007 12:40

ptmasters Escreveu:Eu por mim estou-me pouco a borrifar se há campanha ou se posso deduzir a treta de 50€ no IRS, mas desde à muito - desde 2003 ou 2004 - sempre que vou a um estabelecimento, peço factura e pago com MB.

Havia um restaurante então que se irritava de passar factura (tinha de passar à mão), pois dizia ele que os valores eram pequenos (cerca de 4,5€ / 5€), e então pedia-me sempre o NIF, o que eu respondia o respectivo e ele: na na, quero ver o cartão. Ao que eu retorquia: Ai é, então toma lá. Lá chegámos a um acordo, que ao fim de 5 despesas, passava-me a factura pelo total das 5. (já nem falo na guerra que é pagar com MB valores pequenos).

Não me sinto bem, é ver esta gente montada em BMW's e Mercedes e os ver a fugir a impostos.

Não ganho nada com isso (directamente), mas tenho esperança que no Médio / Longo prazo possam-me ir menos ao bolso.

1 ab

Concordo plenamente contigo
Ao ñ pedirem factura só estamos a prejudicarmo nos a nós prórios, já que vamos ter de pagar mais impostos, mais tarde. Isto é, o estado vai cobrar taxas mais elevadas para conseguir o dinheiro que devia receber se todas as pessoas pagassem o imposto.
Eu li um estudo, ñ me lembro o sitio agora. Mas que indicava o que estou a falar.
Se todos pagassem o IVA o Estado poderia reduzir a taxa de IVA para o valor anterior (19%) ou ainda mais baixo.
Assim sendo só, como só um é que pagam e os outros não é que temos uma das maiores taxa.

Registado: 5/10/2006 18:25

por pasil » 14/2/2007 12:29

pasil Escreveu:100€ pagas 121€ deitas a factura fora mas pagas-te 121€, de espanha 100€ pagas 100€ deitas a factura fora e vendes por 110€ e ganhas 10€ em, portugal vendes por 110 e perdes 11€

Atenção que eu tenho tido casos destes, estou a falar porque tenho sido prejudicado com estes negócios, inclusivé paga-se muita coisa em dinheiro para evitar provas (cheques) de pagamentos a esse vendedores ocasionais. que vão a espanha buscar mercadoria porque afinal se é bom termos a fronteira perto para meter combustível também é mau porque nas importações não existe iva. porque se existisse 100€ já custavam 116€ e se vendessem por 110€ já perdiam 6€ em vez de ganharem 10, conseguem ver a diferença.
Bons Negócios

por pasil » 14/2/2007 12:17

Desculpa mas se comprares cá mercadoria e deitares fora a factura pagas 21% de iva e não o vais ver reembolsado enquato que de espanha vem sem IVA e podes deitar a factura fora e ganhas logo os 21 do iva cá.

100€ pagas 121€ deitas a factura fora mas pagas-te 121€, de espanha 100€ pagas 100€ deitas a factura fora e vendes por 110€ e ganhas 10€ em, portugal vendes por 110 e perdes 11€
Bons Negócios

por Bernese » 14/2/2007 12:09

devemos estar a falar de coisa diferentes meu caro..
o que é que a venda sem factura tem a ver com o facto de ñ se cobrar iva numa transação intracomunitária? eu tb posso comprar um camião de mercadoria em portugal e deitar a factura fora, desde que ñ ultrapasse o valor de 25 mil euros o fornecedor ñ tem que informar o fisco.
mas aí estamos a falar de honestidade :wink:
Nelson
A Consciencia Nao Nos Impede De Cometer Um Pecado...apenas De Goza.lo Em Paz....

por pasil » 14/2/2007 11:49

[quote="Bernese
meu caro amigo ñ vejo o interesse se pagar iva numa transação intracomunitária, iva esse que só ñ é pago se estivermos a falar de uma empresa que compra algo para mais tarde comercializar ou que vá entrar como imobilisado da empresa.
agora imagine o meu caso que passo a vida a pedir reembolsos de iva ao estado: ía a frança comprava 20 mil euros de plantas, pagava 4 mil euros de iva ao estado francês de iva e três meses depois pedia ao estado português que me devolvesse o iva pago ao estado francês ???? ñ acha que existe algo de errado nessa ideia?

nelson[/quote]

Vejamos o que eu quero dizer com isto:

No meu ramo, ramo automóvel existe uma concorrência desleal, porquê? Porque existe muita gente a trabalhar na ilegalidade, por exemplo de eu comprar um Pneu em portugal por 100€ pago 21% de Iva e sou obrigado a Factura-lo porque me vem facturado. Se me trouxerem um pneu a 100€ de espanha vem sem factura, se eu não liquidar os 21% cá o pneu fica-me em 100€ se eu vender esse Pneu "portugues" por 105€ +IVA ganho 5€ e se eu vender o Pneu "espanhol" por 95€ +IVA estou a vender mais barato e ganho 14,95€, pois não o vou facturar. para não falar nos 20% que tenho de pagar sobre o lucro miserável lucro de 5€ na meracadoria Legal.

Atenção que aqui na minha zona existem centenas de vendas assim, são milhares de Euros que o estado não vê, para não dizer que são milhões, porque os pneus que vêm de espanha e outros materiais, Baterias por exemplo que são os que se negoceiam em maior quantidade. Já muita gente que eu conheço foram apanhados mas outros continuam a estragar desonestamente a concorrência.
Bons Negócios

por Bernese » 14/2/2007 11:29

pasil Escreveu:Já agora umas perguntas:

1- É ou não obrigatório passar Factura?
2- Se é porquê que quando vou ao Jumbo, Continente, ...marches, e afins, é me emitido um talão de Venda e não uma Factura/Recibo ou VD?
3- Porquê que nas importações não existe pelo menos o IVA do pais Exportador? é que assim, por exemplo, entre Portugal e Espanha a diferença deixava de ser de 21% e sim de 6%, o que no meu ramo provoca concorrência muito desleal.

Abraços

meu caro amigo ñ vejo o interesse se pagar iva numa transação intracomunitária, iva esse que só ñ é pago se estivermos a falar de uma empresa que compra algo para mais tarde comercializar ou que vá entrar como imobilisado da empresa.
agora imagine o meu caso que passo a vida a pedir reembolsos de iva ao estado: ía a frança comprava 20 mil euros de plantas, pagava 4 mil euros de iva ao estado francês de iva e três meses depois pedia ao estado português que me devolvesse o iva pago ao estado francês ???? ñ acha que existe algo de errado nessa ideia?

nelson

por sol » 14/2/2007 9:55

800 autarcas escondem património
Cerca de 800 autarcas eleitos em 2005 não depositaram as suas declarações de rendimentos no Tribunal Constitucional, como prevê a Lei 25/95, no prazo de 60 dias a contar da data do início de funções.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

Cerca de 800 autarcas eleitos em 2005 não depositaram as suas declarações de rendimentos no Tribunal Constitucional, como prevê a Lei 25/95, no prazo de 60 dias a contar da data do início de funções.

Por via disso, a instituição liderada por Artur Maurício já notificou os incumpridores, cujo número corresponde a 39 por cento do total de 2043 autarcas repartidos por 308 municípios. E mesmo assim, mais de um ano após as eleições, cerca de 80 daqueles autarcas em falta continuam sem entregar a respectiva declaração, correndo o risco de perder o mandato.

Segundo o "Correio da Manhã", a esmagadora maioria dos 800 autarcas incumpridores, entre presidentes e vereadores de câmaras municipais, entregou, no prazo de trinta dias previsto na lei, as declarações de rendimentos após terem recebido a notificação do Tribunal Constitucional.

A instituição presidida por Artur Maurício, perante a recusa de quase declaração patrimonial, já começou a remeter certidões dos processos para o tribunal da respectiva comarca, para que se proceda ao respectivo julgamento. Até agora foram remetidas para os tribunais de comarca cerca de trinta certidões e as restantes cinquenta deverão ser enviadas ainda durante este mês de Fevereiro.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Observação:
O espelho da nação, sempre ouvi dizer que o exemplo deve de começar de cima!

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por Lion_Heart » 14/2/2007 3:52

Um dia ainda me tem que explicar como é que um médico, advogado, engenheiro , arquitecto sobrevivem, sim porque a maioria deles deve passar uma meia duzia de recibos ao ano.Bastava começar por ai, mas não essas são classes preveligiadas e faziam logo lobbie, portanto não vão tocar nelas.Vão deixar que seja o pobre coitado que necessite dos seus serviços a pedir recibo, para levar logo com um " ai quer recibo? Muito bem, mas assim paga IVA que ca na terra e de 21%" Conclusão fica tudo na mesma , continuamos a ter classes previligiadas.
Outro local de enorme fuga são os bares e discotecas , ai nem uma factura/recibo passam.Inacreditavel, uma pessoa paga 10/15 Euros e aqui nem talão de caixa da. Os empregados fazem acto único , e é so €€€€€.Anda tudo de Mercedes, Porsche, BMW e a rirem-se de nos.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por sol » 13/2/2007 23:55

pasil

Em relação a vulgar" factura" é assim:

Tem de ser emitido, um comprovativo do recebimento factura,e respectivo recibo ou talão de caixa, ou venda a dinheiro. Qualquer destes documentos, está defenido na lei os diversos elementos que lá devem constar, contribuinte, artigo ou serviço fornecido, taxa de iva ou se está isento, e mais uns quantos itens que volta e meia são introduzidos.

O meio de emissão, também pode variar, pode ser talão manual, impressão em papel de tipografia a vulgar factura, ou meio digital de impressão, e é neste último que últimamente tem sido muito badalado pela questões que são do dominio público.

Quanto a questão do Iva que falas nas exportações de e para Espanha, não tenho informação sobre o assunto.

sol

por sol » 13/2/2007 23:43

......
Toda agente vê mas os sucessivos Governos, não parece entenderem, as vezes até fica a sensação que vivem noutro planeta.

Basta olhar para os valores da abstenção nos mais diversos actos eleitorais, é uma tristeza, será que que estes Senhores não veem que abstenção significa desinteresse, pela coisa Pública, significa descontentamento, as pessoas não se veem representadas, elas não votam, ao invés fazem que não veem, falam do assunto com ligueireza, o primeiro Ministro de Portugal vir dizer que votaram mais um milhão ou meio milhão, quando cinco milhões, ficam em casa, não é uma tristeza!!

Francamente, não brinquem mais com isto.

Ainda volto a história do autocolante, e porque nos Restaurantes, poderá-se pensar o "sol" é dono de um restaurante, não sou, mas estou fartou de parvoices, então se tem assim tanta fé na medida porque não, nos consultórios dos Advogados, dos dentistas, nos barbeiros, nas funerárias, nos bancos, no talho, na Peixaria, na Piscina, nos mais diversos clubes...é preseguição aos Restaurantes, é que ai a pedido até passam factura, e em muitos sitios, nem sequer existe meio de o fazerem por ser tanto o desuso, na prática.

sol

por pasil » 13/2/2007 23:24

Já agora umas perguntas:

1- É ou não obrigatório passar Factura?
2- Se é porquê que quando vou ao Jumbo, Continente, ...marches, e afins, é me emitido um talão de Venda e não uma Factura/Recibo ou VD?
3- Porquê que nas importações não existe pelo menos o IVA do pais Exportador? é que assim, por exemplo, entre Portugal e Espanha a diferença deixava de ser de 21% e sim de 6%, o que no meu ramo provoca concorrência muito desleal.

Abraços
Bons Negócios

por sol » 13/2/2007 23:19

É óbvio que essa do autocolante, colado na porta do restaurante, do tipo "Eu passo factura" é mais uma anedota do Governo. É corrente ouvir-se dizer, e com alguma lógica, que Estado somos todos nós. Mas a mesma máxima deveria servir para o bem e para o mal, e infelismente não é assim.

Esta do Autocolante, faz-me lembrar diversas medidas de efeito praticamente nulo, e cito a título de exemplo apenas duas:

Não se servem bebidas allcólicas a quem aparente peturbações ....
Interdito a venda de tabaco a menores de..................

Já alguém aqui falou na situação de desconto no IRS para fiscais de facturas até um valor máximo de 50 € de despesas de Refeições, o Governo nunca deu o devida divulgação, e erradamente acabou com esse benefício fiscal!

Os cidadões para serem colaborantes com a administração tem de se sentir parte integrante da coisa pública, tem de se sentir cidadões de corpo inteiro, teriam de sentir que o dinheiro dos seus impostos, seria gasto com justiça, com rigor e infelizmente não é isso que acontece.

Teriam de sentir, que existiam oportunidades de igualdade, que o mérito seria reconhecido, não é isso que acontece, portanto antes de inventar autocolantes e coisas só esta a fazer mais do mesmo, e nada contribuiu para alterar o actual quadro!

Muito mais havia para dizer, mas fico por aqui.

sol

por ptmasters » 13/2/2007 22:53

Eu por mim estou-me pouco a borrifar se há campanha ou se posso deduzir a treta de 50€ no IRS, mas desde à muito - desde 2003 ou 2004 - sempre que vou a um estabelecimento, peço factura e pago com MB.

Havia um restaurante então que se irritava de passar factura (tinha de passar à mão), pois dizia ele que os valores eram pequenos (cerca de 4,5€ / 5€), e então pedia-me sempre o NIF, o que eu respondia o respectivo e ele: na na, quero ver o cartão. Ao que eu retorquia: Ai é, então toma lá. Lá chegámos a um acordo, que ao fim de 5 despesas, passava-me a factura pelo total das 5. (já nem falo na guerra que é pagar com MB valores pequenos).

Não me sinto bem, é ver esta gente montada em BMW's e Mercedes e os ver a fugir a impostos.

Não ganho nada com isso (directamente), mas tenho esperança que no Médio / Longo prazo possam-me ir menos ao bolso.

1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por petar » 13/2/2007 22:00

O problema vai ser que eles assim que tal vão fiscalizar o povom à saída dos estabelecimentos. "Amigo, a factura das suas compras?", "Ah, não pedi", "Não pediu? Pumba 50euros de multa".

Esperem e verão
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes

Registado: 5/11/2002 17:43

por MarcoAntonio » 13/2/2007 21:54

Há pouco, numas compras que fui realizar ao AKI - uma grande superfície, note-se - deparei-me com uma situação que me fez recordar de imediato deste tópico.

Junto das caixas, uma aviso afixado que dizia algo como: «se desejar factura solicite antes de registar as suas compras».

Um estabelecimento destas dimensões não só não passa factura por sistema (emite um simples talão que não vale como factura e que julgo que não tem qq validade contabilistica) e ainda faz com que muitos clientes desistam de pedir factura, desincentivam o pedido de factura.

Mais eficaz do que estar a convencer os contribuintes a pedir factura em todo o lado sería proibir estas práticas aos vendedores.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por algarvio_ » 12/2/2007 23:56

Estas medidas para alem de revelarem o desespero e a sofregidão do Governo para sacarem cada vez mais, para depois o gastarem mal, revela que todo o dinheiro que nos sacam (e que é mais que muito) nao chega para pôr a máquina fiscal a trabalhar em condições.
COmo ja alguem aqui disse, com a medida da Manuela Ferreira LEite, muito pediam factura.
Acabaram com isso, e por isso o povinho (eu incluido) deixou de pedir factura.
Se visse que estas medidas de falta vilanagem contribuiam para reduzir impostos em algum lado eu contribuiria, assim, querem cobrar impostos façam-no eles.

Registado: 19/6/2006 22:57

por atomez » 12/2/2007 23:47

e eu cá não sou fiscal das finanças
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por trichas » 12/2/2007 20:02

Lion_Heart Escreveu:Mais uma ideia disparatada do governo.

Olha que não tem feito muitos disparates. Estamos melhor governados do que no tempo de Santana Flopes! :wink:
em cada lampião há... :mrgreen:

Registado: 6/10/2006 14:47

por michael » 12/2/2007 19:41

rteixe01 Escreveu:Sem dúvida MArco.

Infelizmente vivemos num país onde o Estado é mesmo estúpido.

Até à 2 anos podia-se deduzir até 50€ do IVA pago em restaurantes durante todo o ano. Apesar do valor ser uma ninharia, pelo menos algumas pediam a factura para receber o dinheiro mais tarde, eu era um deles.

Depois tiveram a brilhante ideia de acabarem com isso, conclusão, agora é que ninguém pede mesmo a factura.

O Estado português se fosse minimamente inteligente, minimamente, repito, bastava por exemplo dizer assim, as despesas na restauração, pode-se deduzir 50% do IVA pago, iam ver que o pessoal começava logo todo a pedir sempre factura. Os restaurantes e cafés começavam logo a declarar mais receitas.

Por exemplo, ainda à uns dias estive num jantar na Adega do Kais, no final a conta foi mais de 500 euros. Pagámos e não se pediu factura. Se púdessemos deduzir o iva, o estado tinha naquele momento mais iva a receber, assim recebeu zero, porque de certeza o restaurante não declara aquela conta.
isso é que era uma boa ideia, devias mandar um email para o ministro das finanças com essa ideia 8-)

Registado: 28/12/2006 1:38

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], leao, m-m, Opcard33, peterteam2, PMP69 e 185 visitantes