Meu portifolio sou iniciante opinem
Acho que o Rafaelr já tá um bocado melindrado com isto. Não há razão para isso.
Basta que ele tenha aprendido a noção de risco e de que a alavancagem multiplica esse risco.
Um exemplo imaginário que se pode dar de falência com produtos alavancados é o seguinte:
Tendo conta numa correctora do Saxo Bank, com $10000, que oferece CFD's, estive a ver várias notícias e a acção ABCD, que tem tido boas notícias, aparenta ser um brutal negócio para ganhar dinheiro. Não há perspectivas de nada vir a correr mal, no meu ponto de vista. A febre de ganhar dinheiro e alguma ilusão levam-me a alavancar o máximo possível. Vejo que o limite é de 10x. Ou seja margem de 10%. Posso portanto, investindo a totalidade da minha conta, os $10.000, entrar numa posição de $100.000! Na prática há determinados limites a isto pois tem de ficar dinheiro na conta para desconto de juros por exemplo.
No dia seguinte a acção fecha a valorizar 3%, e eu saúdo-me a mim mesmo por ter feito tão bom negócio. 3% em $100.000 são $3.000! Como é bom ganhar assim de um dia para o outro. Isto realmente é uma mina. A minha posição vale agora $103.000, ou sobre o capital em margem dá $3000/$10000=30% de lucro! Brutal! Vou mesmo ser rico!
Entretanto no manhã seguinte há uma notícia terrível de que um incêndio lavrou na fábrica da companhia ABCD. Prejuízos incálculáveis. Interrupção da produção. Incapacidade de satisfazer encomendas. Augura-se a falência!
Quando o mercado abre não há contemplações. A cotação se ontem fechou, por exemplo, a $10,3, hoje abriu a $4.2, com tais notícias trágicas. A descida é de 59.2%! A descontinuidade é brutal. Não dá azo sequer a fecho de posição pela correctora, caso acontecesse numa descida gradual, que chegasse à margem de manutenção.
Conclusão: a minha posição que ontem valia $103000, hoje vale 103.000*(1-.592)= $42.024!
A correctora imediatamente fecha a posição e liga-me pelo telefone a dizer que estou em situação de dívida. O capital na minha conta é negativo!! Não tenho outra opção senão negociar com eles o seu pagamento e trabalhar 2 turnos para pagar a asneira.
Aí a correctora explica-me o seguinte:
Situação inicial com a posição em ABCD
Activo
Posição em ABCD: $100.000
Passivo
Empréstimo para a alavancagem: $90.000
Capital próprio
$10.000
No dia seguinte (com a valorização de 3%)
Activo
Posição em ABCD: $103.000
Passivo
Despreza-se o juro diário
Capital próprio
$103.000-$90.000=$13.000
No dia 2, com a desvalorização de 59.2% em relação aos $103.000
Activo
Posição em ABCD: $42.024
Passivo
Capital próprio
$42.024-$90.000=-$47.976
Com o fecho forçado da posição em ABCD, fica assim explicado que a minha dívida à correctora é de $47.976.
Triste sina a de ter de continuar a trabalhar e agora a dobrar...
Bem isto é só um exemplo, e corrijam onde estiver errado.
Mas dá para ter uma ideia extrema do que pode acontecer de mau com uma alavancagem!
Mas claro, cada um sabe de si, e Deus sabe de todos!
Um abraço.
Basta que ele tenha aprendido a noção de risco e de que a alavancagem multiplica esse risco.
Um exemplo imaginário que se pode dar de falência com produtos alavancados é o seguinte:
Tendo conta numa correctora do Saxo Bank, com $10000, que oferece CFD's, estive a ver várias notícias e a acção ABCD, que tem tido boas notícias, aparenta ser um brutal negócio para ganhar dinheiro. Não há perspectivas de nada vir a correr mal, no meu ponto de vista. A febre de ganhar dinheiro e alguma ilusão levam-me a alavancar o máximo possível. Vejo que o limite é de 10x. Ou seja margem de 10%. Posso portanto, investindo a totalidade da minha conta, os $10.000, entrar numa posição de $100.000! Na prática há determinados limites a isto pois tem de ficar dinheiro na conta para desconto de juros por exemplo.
No dia seguinte a acção fecha a valorizar 3%, e eu saúdo-me a mim mesmo por ter feito tão bom negócio. 3% em $100.000 são $3.000! Como é bom ganhar assim de um dia para o outro. Isto realmente é uma mina. A minha posição vale agora $103.000, ou sobre o capital em margem dá $3000/$10000=30% de lucro! Brutal! Vou mesmo ser rico!
Entretanto no manhã seguinte há uma notícia terrível de que um incêndio lavrou na fábrica da companhia ABCD. Prejuízos incálculáveis. Interrupção da produção. Incapacidade de satisfazer encomendas. Augura-se a falência!
Quando o mercado abre não há contemplações. A cotação se ontem fechou, por exemplo, a $10,3, hoje abriu a $4.2, com tais notícias trágicas. A descida é de 59.2%! A descontinuidade é brutal. Não dá azo sequer a fecho de posição pela correctora, caso acontecesse numa descida gradual, que chegasse à margem de manutenção.
Conclusão: a minha posição que ontem valia $103000, hoje vale 103.000*(1-.592)= $42.024!
A correctora imediatamente fecha a posição e liga-me pelo telefone a dizer que estou em situação de dívida. O capital na minha conta é negativo!! Não tenho outra opção senão negociar com eles o seu pagamento e trabalhar 2 turnos para pagar a asneira.
Aí a correctora explica-me o seguinte:
Situação inicial com a posição em ABCD
Activo
Posição em ABCD: $100.000
Passivo
Capital próprio
$10.000
No dia seguinte (com a valorização de 3%)
Activo
Posição em ABCD: $103.000
Passivo
Despreza-se o juro diário
Capital próprio
$103.000-$90.000=$13.000
No dia 2, com a desvalorização de 59.2% em relação aos $103.000
Activo
Posição em ABCD: $42.024
Passivo
Capital próprio
$42.024-$90.000=-$47.976
Com o fecho forçado da posição em ABCD, fica assim explicado que a minha dívida à correctora é de $47.976.
Triste sina a de ter de continuar a trabalhar e agora a dobrar...
Bem isto é só um exemplo, e corrijam onde estiver errado.
Mas dá para ter uma ideia extrema do que pode acontecer de mau com uma alavancagem!
Mas claro, cada um sabe de si, e Deus sabe de todos!
Um abraço.
Pois é Armando....o que são acções "normais", tipo uma Portugal Telecom? Imagine estar short a 8,15€ e no próximo dia a PT abrir a 10€: aconteceu e doeu! Quem está no mercado está exposto a este risco, sem dúvida, mas é preciso saber que ele existe e, mais importante, é preciso saber se quer e pode estar exposto a este risco e para isso é preciso saber avaliá-lo.
DM
DM
- Registado: 9/1/2004 10:01
comentário
Caros
O Rafaelr deve estar a gozar connosco...pode lá ser!!!
Com um texto desconexo. Só pode estar a gozar.
Ele há cada coisa!!!
cumps
O Rafaelr deve estar a gozar connosco...pode lá ser!!!
Ele há cada coisa!!!
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
comentário
Caros
O Rafaelr deve estar a goza connosco...pode lá ser!!!
Ele há cada coisa!!!
cumps
O Rafaelr deve estar a goza connosco...pode lá ser!!!
Ele há cada coisa!!!
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
Tens razão. Estava apenas a raciocinar em termos de índices e acções «normais» em que os valores das cotações são mais lineares.
Os casos que apresentas, e bem, sendo pouco vulgares, não são impossíveis de acontecer, principalmente nos mercados americanos. É uma boa questão para pensar.
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Um abraço
armando
Os casos que apresentas, e bem, sendo pouco vulgares, não são impossíveis de acontecer, principalmente nos mercados americanos. É uma boa questão para pensar.
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Um abraço
armando
Armando, a questão é a seguinte: imagine que entrou hoje numa posição longa em CFD's num equivalente a 1000 acções a 10€ cada e a sua conta margem tem um saldo de 1000€, portanto o que me está dizendo é que a corretora fecharia a sua posição se essa acção caisse para 9€. Parece-me tudo ok e maravilhoso, o seu risco realmente é limitado à sua margem. Mas já pensou que o mercado fecha com esta acção a 10,00€, vc vai para casa descansado, vai ver o telejornal e vê aviões a baterem em qualquer edifícios importantes? No próximo dia vê essa acção a abrir a 5€, ou pior, essa empresa declarou falência e a cotação cai para 1€ ou menos...e você ainda está longo, quem é que paga esta perda? É a corretora ou este risco é do investidor?
Mais interessante ainda, pelo menos para mim, seria saber como é que as corretoras ficariam diante da Saxobank se tal desgraça acontecesse e se os clientes da tal corretora fossem à falência. Imaginem por exemplo que os clientes dessa corretora deixaram uma posição aberta em 1,000,000€, será que a Saxobank ficaria com esse prejuizo ou será que a corretora iria ter quer pagar à Saxobank pelo prejuizo dos seus clientes? Pelo que eu sei a Saxobank faz os contratos dos CFDs com a corretora e não com os investidores, portanto a contraparte da Saxo são as próprias corretoras e assim pouco se devem ralar se os clientes das corretoras foram à falência. Gostaria saber como as corretoras fazem a cobertura deste risco.
Estou dizendo isto porque a maioria dos investidores e também profissionais não calculam este risco extremo e com baixa probabilidade de acontecimento no seu business plan (ou como gostam de chamar aqui: money management). Só que estes eventos de baixa probabilidade acontecem: pode ser um acto de terrorismo, pode ser uma empresa ir à falência, mas também pode ser o contrário, por exemplo uma oferta pública anunciada e a empresa alvo dispara 30%...sempre apanha alguém numa posição short. E este risco está totalmente no lado dos investidores em CFD's ou futuros e é esta a grande diferença entre estes contratos e valores mobiliários como warrants ou turbos. Portanto meus caros amigos, vejam bem o que está escrito nos contratos ou prospectos para qualquer produto para não serem apanhados de surpresa.
DM
Mais interessante ainda, pelo menos para mim, seria saber como é que as corretoras ficariam diante da Saxobank se tal desgraça acontecesse e se os clientes da tal corretora fossem à falência. Imaginem por exemplo que os clientes dessa corretora deixaram uma posição aberta em 1,000,000€, será que a Saxobank ficaria com esse prejuizo ou será que a corretora iria ter quer pagar à Saxobank pelo prejuizo dos seus clientes? Pelo que eu sei a Saxobank faz os contratos dos CFDs com a corretora e não com os investidores, portanto a contraparte da Saxo são as próprias corretoras e assim pouco se devem ralar se os clientes das corretoras foram à falência. Gostaria saber como as corretoras fazem a cobertura deste risco.
Estou dizendo isto porque a maioria dos investidores e também profissionais não calculam este risco extremo e com baixa probabilidade de acontecimento no seu business plan (ou como gostam de chamar aqui: money management). Só que estes eventos de baixa probabilidade acontecem: pode ser um acto de terrorismo, pode ser uma empresa ir à falência, mas também pode ser o contrário, por exemplo uma oferta pública anunciada e a empresa alvo dispara 30%...sempre apanha alguém numa posição short. E este risco está totalmente no lado dos investidores em CFD's ou futuros e é esta a grande diferença entre estes contratos e valores mobiliários como warrants ou turbos. Portanto meus caros amigos, vejam bem o que está escrito nos contratos ou prospectos para qualquer produto para não serem apanhados de surpresa.
DM
Realmente houve aqui qualquer coisa que não entendi... No caso concreto da JLCarregosa (que é o caso que conheço) não é possível perder mais do que se tem em margem. Ou seja, alavanca 10 ou 20 vezes para os ganhos como alavanca 10 ou 20 para as perdas, mas atingindo o capital de margem a posição é automáticamente fechada.
Perdoem-me se estou a dizer alguma asneira mas foi assim que me explicaram.
um abraço
armando
Perdoem-me se estou a dizer alguma asneira mas foi assim que me explicaram.
um abraço
armando
Pata-Hari ok foi meu ultimo post
michael por favor se vc puder ou algum outro que concorde com voce, poste de que espelunca/corretora ruim voces leram essas clausulas nao e justo que outros aprendam errado fico muito bravo com isso,copie e colem elas aqui para que todos vejam.
Grato a todos(poucos) que foram legais comigo e realmente quiseram ajudar.
Pata-Hari seu forum tem um volume absurdo de gente parabens poucos conseguem isso.
despedida sniff sniff
michael por favor se vc puder ou algum outro que concorde com voce, poste de que espelunca/corretora ruim voces leram essas clausulas nao e justo que outros aprendam errado fico muito bravo com isso,copie e colem elas aqui para que todos vejam.
Grato a todos(poucos) que foram legais comigo e realmente quiseram ajudar.
Pata-Hari seu forum tem um volume absurdo de gente parabens poucos conseguem isso.
despedida sniff sniff
- Registado: 6/2/2007 3:46
não só perdes o capital todo como ainda ficas em situação semelhante a descoberto bancário e pagas juros à taxa euribor + spread. perdes 100% do teu capital, ficas a dever 900% e juros sobre os 900%. não te sei é informar como deves proceder para declarar falência. cuidado.DerivativesMan Escreveu:Cuidado com CFDs... o problema nem seria assim tão grave se realmente fosse sempre assim como descreveu o Quico: gastar 10€ e ficar investido em 100 títulos a 1€ cada e depois os títulos cairem para 0,90€ (perderia-se os 10€). O pior é acordar no próximo dia e ouvir que o tal título foi à falência e não vale mais nada e fica-se a dever 100€ para fechar a posição (10x mais do que o próprio investimento). Possivelmente há muita gente que nem considera este risco porque acontece "poucas" vezes...mas se calhar nem é tão raro assim, e quando acontece leva à falencia muita gente.
Os warrants são mais difíceis de comrpeender, especialmente o factor de volatilidade em warrants sem valor intrínseco. A vantagem é que a alavancagem é normalmente bem superior sem se ter o risco de perder mais do que o investimento inicial do warrant.
DM
rafael, por acaso, é provavelmente um dos portugueses que mais sabe de derivados e que alguma vez escreveu num fórum. Mas pronto, nada de especial. Fica na tua.Sò te aviso que acho que existe uma probabilidade do pessoal começar a perder a pachorra... não te admires se as respostas deixarem de ser caridosas e começarem a ser à altura da inexperiência que obviamente tens a vários níveis.
Cuidado com CFDs... o problema nem seria assim tão grave se realmente fosse sempre assim como descreveu o Quico: gastar 10€ e ficar investido em 100 títulos a 1€ cada e depois os títulos cairem para 0,90€ (perderia-se os 10€). O pior é acordar no próximo dia e ouvir que o tal título foi à falência e não vale mais nada e fica-se a dever 100€ para fechar a posição (10x mais do que o próprio investimento). Possivelmente há muita gente que nem considera este risco porque acontece "poucas" vezes...mas se calhar nem é tão raro assim, e quando acontece leva à falencia muita gente.
Os warrants são mais difíceis de comrpeender, especialmente o factor de volatilidade em warrants sem valor intrínseco. A vantagem é que a alavancagem é normalmente bem superior sem se ter o risco de perder mais do que o investimento inicial do warrant.
DM
DM
Não, nem todos. A descrição que fiz é um pouco simplista. A alavancagem geralmente aparece sob a forma de um produto financeiro (por ex., no forex) que se usa sem grandes formalismos inerentes a um impréstimo. Os warrants são outro exemplo disso. Mas aí eu não serei a melhor pessoa para lhe dar uma explicação mais completa. (Já agora, se alguém puder ajudar nisto...
). Procure no caldeirão mais informação, que penso haver bastante.
Um abraço.
Um abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
paulodias796 Escreveu:boa noite, e agora fugindo à questão alguem me consegue dar uma ideia de como funciona a alavancagem? ou algum site ou qualquer coisa a explicar melhor o funcionamento agradeçia-vos imenso.. cumprimentos
Caro Paulo:
Espero não estar a cometer nenhuma imprecisão, mas grosso modo consiste no seguinte:
Imagine que quer comprar 100 título que valem 1€, mas só quer gastar 10€. A alavancagem consiste mais ou menos em a corretora ou o banco emprestarem-lhe 90€ para completar o negócio. Assim, se o título valorizar 10% (1,10€), você ganha 10€, e portanto 100%. "Alavancou" o seu rendimento 10x, ou seja multiplicou por 10 o seu ganho. No entanto, se descer para 0.90€, perde a totalidade do seu capital, até porque quem lhe deu o restante dinheiro não quer ficar sem ele (dessa vez perde 10%x10=100%).
Espero ter sido claro.
Um abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Caros Forenses:
Ja não participava desde a confisão com o Leprechaun.
Mas sempre que posso venho ao caldeirão, sobretudo para ler uma meia dúzia de intervenientes.
No entanto acabei lendo este post e concordo completamente com o Quico e com o clinico.
Acrescento só, cuidado com os amigos e pensa sobretudo pela tua cabeça.
Segue os conselhos que te dão. Vai com calma, aprende e só depois decides.
JLC
Ja não participava desde a confisão com o Leprechaun.
Mas sempre que posso venho ao caldeirão, sobretudo para ler uma meia dúzia de intervenientes.
No entanto acabei lendo este post e concordo completamente com o Quico e com o clinico.
Acrescento só, cuidado com os amigos e pensa sobretudo pela tua cabeça.
Segue os conselhos que te dão. Vai com calma, aprende e só depois decides.
JLC
- Registado: 20/1/2006 22:24
Pelo menos com tanta acção em carteira que o Rafaelr está disposto a comprar, poderemos desde já falar num índice Rafaelr40!!
Para os perigos da alavancagem não é preciso avisar outra vez! É muito perigoso.
Sorte de principiante todos temos (e para os ganhos estamos sempre preparados), mas temos mesmo é de aprender a pensar se estamos mentalmente preparados para perder 10% da carteira. Ou 20%. Ou seja, agarrando em $10,000.00 por exemplo, se estás psicologicamente preparado para daqui a um determinado tempo veres que se venderes a carteira o teu capital se reduziu para $8,000.00.
Como no teu caso a opção (asneira!) é a alavancagem de 10x, com 2% de variação no portfolio, a tua conta diminui 20%. Tudo bem, também pode subir! Mas estás mentalmente preparado para uma fatalidade? É bom que estejas.
Não podes pensar que, sendo os teus amigos podres de ricos com a bolsa, também tu possas ser rico assim. Não digo que não aconteça, e até pode ser à primeira, mas normalmente não é coisa fácil.
A maior parte das pessoas que se iniciam na bolsa, começam euforicamente e sem noção dos riscos. Normalmente essa iniciação ocorre em pleno bullmarket, ou porque têm amigos que já ganharam bastante na bolsa, ou porque os noticiários nos jornais e televisão anunciam que os índices bolsitas já se valorizaram não-sei-quantos-porcento desde há x tempo. A ideia transmitida é a de que se tem ganho muito dinheiro na bolsa, e que ainda é possível fazê-lo. Isto, claro está, atrai mais gente a 'investir', normalmente sem experiência na matéria e que se iludem com a miragem de esquemas tipo 'make money fast' ou 'get rich quick'.
Mesmo assim, a sorte de principiante pode permitir ganhar dinheiro de uma forma anestesiante e eliminar qualquer noção de risco. Fica-se eufórico.
Como a sorte não dura sempre, há uma altura em que as coisas correm mal. A falta de preparação para quando as coisas correm mal torna o resultado implacável: estando-se alavancado, ocorrem perdas brutais ou mesmo uma situação de dívida à correctora, caso o mercado abra no dia seguinte muito abaixo, não permitindo sequer à correctora o fecho das tuas posições dentro das margens mínimas de alavancagem. Com isto o teu coração começa a bater mais depressa. Tens um nó na garganta. Invade-te uma sensação de desespero e terrível perda de auto-confiança.
Já ouvi falar de gente que em situação de desespero agarrou no portátil com que negociava on-line e o jogou janela fora.
Para não falar nos próprios profissionais que numa situação imprevista de crash se jogam a eles próprios da janela. 1929, 1987...
Aconselho a verificar outro 'post' já com 3 anos em que colegas forenses mostravam as suas piores frustrações em bolsa. É muito instrutivo.
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 58&start=0
Para os perigos da alavancagem não é preciso avisar outra vez! É muito perigoso.
Sorte de principiante todos temos (e para os ganhos estamos sempre preparados), mas temos mesmo é de aprender a pensar se estamos mentalmente preparados para perder 10% da carteira. Ou 20%. Ou seja, agarrando em $10,000.00 por exemplo, se estás psicologicamente preparado para daqui a um determinado tempo veres que se venderes a carteira o teu capital se reduziu para $8,000.00.
Como no teu caso a opção (asneira!) é a alavancagem de 10x, com 2% de variação no portfolio, a tua conta diminui 20%. Tudo bem, também pode subir! Mas estás mentalmente preparado para uma fatalidade? É bom que estejas.
Não podes pensar que, sendo os teus amigos podres de ricos com a bolsa, também tu possas ser rico assim. Não digo que não aconteça, e até pode ser à primeira, mas normalmente não é coisa fácil.
A maior parte das pessoas que se iniciam na bolsa, começam euforicamente e sem noção dos riscos. Normalmente essa iniciação ocorre em pleno bullmarket, ou porque têm amigos que já ganharam bastante na bolsa, ou porque os noticiários nos jornais e televisão anunciam que os índices bolsitas já se valorizaram não-sei-quantos-porcento desde há x tempo. A ideia transmitida é a de que se tem ganho muito dinheiro na bolsa, e que ainda é possível fazê-lo. Isto, claro está, atrai mais gente a 'investir', normalmente sem experiência na matéria e que se iludem com a miragem de esquemas tipo 'make money fast' ou 'get rich quick'.
Mesmo assim, a sorte de principiante pode permitir ganhar dinheiro de uma forma anestesiante e eliminar qualquer noção de risco. Fica-se eufórico.
Como a sorte não dura sempre, há uma altura em que as coisas correm mal. A falta de preparação para quando as coisas correm mal torna o resultado implacável: estando-se alavancado, ocorrem perdas brutais ou mesmo uma situação de dívida à correctora, caso o mercado abra no dia seguinte muito abaixo, não permitindo sequer à correctora o fecho das tuas posições dentro das margens mínimas de alavancagem. Com isto o teu coração começa a bater mais depressa. Tens um nó na garganta. Invade-te uma sensação de desespero e terrível perda de auto-confiança.
Já ouvi falar de gente que em situação de desespero agarrou no portátil com que negociava on-line e o jogou janela fora.
Para não falar nos próprios profissionais que numa situação imprevista de crash se jogam a eles próprios da janela. 1929, 1987...
Aconselho a verificar outro 'post' já com 3 anos em que colegas forenses mostravam as suas piores frustrações em bolsa. É muito instrutivo.
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 58&start=0
Conheço um dono de uma corretora que recebe informações do banco Pactual ou seja a corretora e ligada ao banco.
Conheço tambem uma pessoa que ja foi dono de corretora.
Uma pessoa que trabalha na bolsa de valores.
E uma que ja trabalhou na bolsa de valores.
Mas esse meu portifolio não tem nada a ve com o deles
eles mechem com açoes nacionais.
TOP 10 das citadas acima(provavelmente vai ser essas meu portifolio)
AAPL
CHK
NE
SLB
SNWL
SPN
SFY
TNE
TRN
LCC
Conheço tambem uma pessoa que ja foi dono de corretora.
Uma pessoa que trabalha na bolsa de valores.
E uma que ja trabalhou na bolsa de valores.
Mas esse meu portifolio não tem nada a ve com o deles
eles mechem com açoes nacionais.
TOP 10 das citadas acima(provavelmente vai ser essas meu portifolio)
AAPL
CHK
NE
SLB
SNWL
SPN
SFY
TNE
TRN
LCC
- Registado: 6/2/2007 3:46
caro,
Tenho algumas questões.
O que é para si ser iniciante?
Qual o Now-How do seu amigo?
Sabe o que se diz na minha terra?
Diz-me com quem andas e direi quem tu és!
Para mim não és iniciante
, andas à caça
, não sei porquê tenho este feeling
, tal como o de que hoje o Benfica ia sair...e não é que saiu mesmo
Ainda assim muito boa sorte,
Fanhecas
Tenho algumas questões.
O que é para si ser iniciante?
Qual o Now-How do seu amigo?
Sabe o que se diz na minha terra?
Diz-me com quem andas e direi quem tu és!
Para mim não és iniciante
Ainda assim muito boa sorte,
Fanhecas
Aproveitar as descidas e curtir as subidas
- Registado: 26/5/2006 17:58
Estou impressionado com a vossa paciência. Parece uma conversa e um grupo de pessoas sensatas a tentar convencer um louco a largar uma arma, ou a impedir que se suicide.
97 TÍTULOS 97 !!! Só pode estar a brincar! Se perder, por dia 5 minutos a pensar em cada um deles (o que até é pouco) gasta 8 horas; trabalhando nas restantes 16, nem dorme! Também, pudera! Com alavancagens de 10x, até eu perdia o sono!
Um abraço a todos!
Caro Rafael: boa sorte. Vai precisar.
97 TÍTULOS 97 !!! Só pode estar a brincar! Se perder, por dia 5 minutos a pensar em cada um deles (o que até é pouco) gasta 8 horas; trabalhando nas restantes 16, nem dorme! Também, pudera! Com alavancagens de 10x, até eu perdia o sono!
Um abraço a todos!
Caro Rafael: boa sorte. Vai precisar.
Mais uma sugestão. Faz umas simulações. Define como vais escolher os pontos de saída para cada trade. Depois, pega nos gráficos de velas de cada um desses titulos, define um dia qualquer e simula que tinhas a carteira que descreveste e faz a simulação para o futuro.
Pensa numa coisa: quanto tempo demorarias tu a escolher um ipod ou um leitor dvd ou ainda um lcd? pensa antes de continuar a ler .... tempo de ir às lojas, escolher modelos, marcas caracteristicas, tamanhos, capacidade, preço, relação preço/valor/qualdiade, depois fazer as pesquisas de onde comprar, serviços pós-venda...
... quanto tempo demoras tu a decidir onde investir o teu dinheiro? isso deveria acordar-te para a necessidade de estudar e escolher com calma os teus investimentos.
Pensa numa coisa: quanto tempo demorarias tu a escolher um ipod ou um leitor dvd ou ainda um lcd? pensa antes de continuar a ler .... tempo de ir às lojas, escolher modelos, marcas caracteristicas, tamanhos, capacidade, preço, relação preço/valor/qualdiade, depois fazer as pesquisas de onde comprar, serviços pós-venda...
... quanto tempo demoras tu a decidir onde investir o teu dinheiro? isso deveria acordar-te para a necessidade de estudar e escolher com calma os teus investimentos.
Time a good have!
É com paternalismo que estão a responder, porque senão seria a malhar forte e feio, a começar pela ortografia... have a good time!
Cumpts
LPP
Cumpts
LPP
- Registado: 2/5/2005 0:09
opinião
Rafael...Cuidado com o seu dinheiro...A trabalhar 16 horas por dia e dizer que não se importa de perder o dinheiro, está algo de errado com a sua forma de pensar...(e de escrever)
PÁRE, PENSE e tenha calma. Lembre-se que todos os mais experientes já tiveram dissabores na bolsa e muitos já os partilharam neste forum.
E em relação a milagres, é preciso trabalhar muito para que eles aconteçam...
Abraço
Clinico
PÁRE, PENSE e tenha calma. Lembre-se que todos os mais experientes já tiveram dissabores na bolsa e muitos já os partilharam neste forum.
E em relação a milagres, é preciso trabalhar muito para que eles aconteçam...
Abraço
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, m-m, Shimazaki_2 e 117 visitantes