Caldeirão da Bolsa

DAX 2007 - Qual a melhor estratégia?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SmartMoney » 10/2/2007 14:07

Amigo Rteixe
Eu tenho quase a absoluta certeza que iremos abrir abaixo dos 6850 index, para irmos testar os 6820 pelo menos durante a manhã, depois poderemos recuperar ou não. Prevejo que na 2ª e 3ª feiras as sessões sejam marcadas por um certo pessimismo, para criar um certo nervosismo entre os longos e permitir que a volatilidade aumente, já que esta está em mínimos históricos.
Irá deixar um gap up aberto que será fechado quando começarmos a subir apartir de 4ª ou 5ª feira para atacar os 7000 pontos.

Por outro lado, estatisticamente, este ano só 1 vez o dax desceu mais de 1% numa sessão (3 de janeiro). Mesmo na uptrend que estamos a assistir desde jun/jul a média foi de 1 sessão negativa mais de 1% de 3 em 3 semanas.
Ora, já levamos quase 6 semanas desde a última. Portanto poderá estar na hora de mais uma sessãozita bem negativa.
Mas isto é só a minha modesta opinião. Podemos muito bem assistir a um cenário de queda ligeira e recuperação imediata como o amigo diz.
A ver vamos...

Um abraço

Registado: 1/9/2005 14:58

por rteixe01 » 10/2/2007 13:24

Como esta queda de ontem nos EUA ocorreu já no after market do DAX, espero para 2ªf uma ligeira abertura em queda, mas nada comparada com aquilo que ocorreu ontem nos futuros do DAX. Talvez uns 15/20 pontos de queda, não mais.

Quem ontem comprou Calls no direct trade do Big em TW CBZ, é capaz de se safar muito bem na 2ªf.
O mercado é que indica a direcção, nós só temos de o seguir!

Registado: 23/11/2005 11:37

por SmartMoney » 10/2/2007 0:11

Mas o target dos 7160 mantém-se para março :wink:
Máximo da correcção de curto prazo 6760 index.

por SmartMoney » 10/2/2007 0:07

Entre os 6800-10 e 6920-30 zona neutra de curto prazo.

por SmartMoney » 10/2/2007 0:06

SmartMoney Escreveu:Penso que a próxima semana será de consolidação no Dax.
Não sei porquê, mas algo me diz que os 6920 de index podem ser um valor importante.
O que quero dizer é que talvez o venhamos a testar logo na segunda-feira, para aí iniciarmos uma consolidação/peqena correcção de curto prazo que nos levará aos 6800 pontos (index) pelo menos na próxima semana.
Portanto para mim, o range da próxima semana será 6920-6800 index.

Passemos às explicações:
A zona dos 6820-6920 é uma zona historicamente importante.
Foi esta zona que susteve inicialmente o sell off brutal que assistimos entre 2000 e 2003. Foi testado vezes sem conta durante 2000.
Quando no final desse ano essa zona foi quebrada o índice partiu definitivamente para novos mínimos. Ainda tentou recuperar em fevereiro de 2001, vindo a testar novamente os 6800 (antigo suporte, nova resistência) cuja tentativa falhada de superação do mesmo, resultou num período brutal de quedas que durou 2 anos apartir desse momento.
Ficaria muito surpreso, se conseguíssemos superar esta zona sem algum solavanco, até porque a próxima zona importante situa-se apenas nos 7160-80 pontos.
Ao mesmo tempo alerto para o facto de termos subido 200 pontos em 4 sessões, o que por si só não deixa de ser significativo.
Portanto para a próxima semana uma correcção salutar de 100 pontos, poderá estar nas cartas e mais não seria do que um respirar salutar do touro e de alguns curtos que por aí andam e que muito têm sofrido nos últimos dias (incluo-me no grupo :wink: )

Deixo gráfico semanal do bicho taurino :mrgreen:

Um abraço

Escrito sábado passado :wink:
Ok não chegamos aos 6800, mas estes não deverão demorar, talvez já na segunda-feira.

Amanhã faço uma pequena previsão para a próxima semana.

Um abraço

por rteixe01 » 9/2/2007 23:44

rteixe01 Escreveu:
Eles pensam que sabem mais que nós, mas nós é que a sabemos toda! :lol: :mrgreen:

Referia-me obviamente aos que manipulam os indices, os institucionais.

por rteixe01 » 9/2/2007 22:57

Nunnus Escreveu:
Ai o meu amigo Rui anda tão optimista!!!! É optimo andar assim, cheio de confiança e bons resultados, mas Rui, amigo, CUIDADO... Isto parece-me andar um pouco armadilhado...

Nuno,

Aviso já que na 2ªf o DAX abre no mínimo nos 6900 pontos!! Eles pensam que sabem mais que nós, mas nós é que a sabemos toda! :lol: :mrgreen:

Agora a sério, por norma o DAX abre sempre a subir menos que os respectivos futuros e cai menos que os mesmos também.
Não me admirava nada que o DAX abra bem próximo do fecho de hoje.

Para o pessoal que tem em carteira a tal call tw que supostamente rebentará, calma porque nem sempre as coisas são o que parecem.

por empirico » 9/2/2007 22:29

Por enquanto não se observam sinais de esgotamento de subidas. Quando elas surgirem certamente serão identificadas.

Bom fim-de-semana!
Anexos
dax.png
dax.png (23.52 KiB) Visualizado 1505 vezes
Empirico

Registado: 5/11/2002 0:16

por Nunnus » 9/2/2007 22:12

rteixe01 Escreveu:...claro que pode entretanto acontecer uma OPA na Alemanha e o DAX sobe uns 3% logo na abertura de 2ªfeira :lol: :) :P :mrgreen:

Ai o meu amigo Rui anda tão optimista!!!! É optimo andar assim, cheio de confiança e bons resultados, mas Rui, amigo, CUIDADO... Isto parece-me andar um pouco armadilhado...

Bom Fim de semana!!!

Abraço

Nuno Guedes
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...

Registado: 24/4/2006 12:08

por rteixe01 » 9/2/2007 22:08

É isso mesmo. Por norma o fim-de-semana alisa as variações de 6ªfeira.

Bem, pelo Late DAX, se tudo se mantivesse estável, o DAX na 2ªf abre nos 6872, ou seja, menos 40 pontos aproximadamente que o fecho de hoje.
Este valor (6872 pontos)a concretizar-se, fará com o TW call Citi 8412C com strike nos 6875 pontos, após ter entrado no mercado no dia de hoje, leve um KO......Paz à sua alma :mrgreen: :mrgreen:

Mesmo assim, o DAX recuperou dos 6856 pontos até aos 6872 (de -0.8% para -0,57%).

Mais uma vez, tal como ontem, se confirmou que os 6855 pontos cash são o grande suporte neste momento.

Agora vamos ver como fazem o japoneses na madrugada de domingo.....claro que pode entretanto acontecer uma OPA na Alemanha e o DAX sobe uns 3% logo na abertura de 2ªfeira :lol: :) :P :mrgreen:

por empirico » 9/2/2007 21:50

rteixe01 Escreveu:
Empirico,

Eu há pouco perguntei também se estando os futuros e o late dax a apontarem para queda no DAX, se é possivel ou não que isso não aconteça? Imaginemos que ninguém vendia na 2ªf, o DAX não poderia abrir a cair.

Já houve tantos dias com fortes quedas, ou subidas e na sessão seguinte o DAX a abrir ao contrário do previsto....agora temos um fim-de-semana e 2ª podem estar bem dispostos e comprar em vez de vender. Ás 6ªas Feiras o after não me diz nada.
Empirico

por rteixe01 » 9/2/2007 21:22

Para já o que escrevi à pouco bateu na perfeição, que os 6855 deveriam ser o grande suporte para o DAX, isso aconteceu, tocando ele nos 6856 e neste momento vai já nos 6874 pontos! 18 pontos de subida!

Para os que estão a pensar onde diabo vejo eu o DAX cash estando ele fechado, há ai um post de ontem que fala do turbodepot.de no subject e tem lá o link que manda para onde se podem ver vários indices ao mesmo tempo e que tem o late dax mostrando o hipotético Dax cash.

Empirico,

Eu há pouco perguntei também se estando os futuros e o late dax a apontarem para queda no DAX, se é possivel ou não que isso não aconteça? Imaginemos que ninguém vendia na 2ªf, o DAX não poderia abrir a cair.

por empirico » 9/2/2007 21:03

Rteixe,

Estas sessões são tipicas nos states e muitas vezes têm forças contrárias. O pano mantêm-se a cima dos 6790 é proibido posições curtas no DAX as correcções podem servir para reforçar posições e não abrir posições curtas. O trend é nosso amigo e elemesmo nos mercados americanos é de alta :wink:
Empirico

por rteixe01 » 9/2/2007 20:50

Os futuros do DAX apontam para uma abertura nos 6863 pontos na 2ªf, no entanto os 6855 pontos correspondentes aproximadamente aos mínimos de ontem, deverão ser o suporte.

por rteixe01 » 9/2/2007 20:23

Empirico,

Que achas da queda prevista do DAX na 2ªf, achas que as posições longas ainda se devem manter e proibidas as curtas?

Já agora outra coisa, lá porque os futuros caem 0.6% após as 16h30m, isso implica necessariamente que o DAX na 2ªf abra a cair essa mesma percentagem? (isto partindo do pressuposto que os futuros na 2ªf não caem nem sobem entre as 7h-8h)

Obrigado
1 abraço

por Valete » 9/2/2007 19:13

Boa tarde. Hoje vendi metade da posição do TW que vinha, mantendo, nos 6913. Vendi por duas razões complementares. Primeiro, a próxima semana, será a ultima de negociação deste TW, e segundo como os 7000 estão ai perto, prevejo que se seguirá um período, mais instável na tentativa de superar a resistência psicológica. A outra parte fica à espera de uma subida para perto dos 7000, porque muito para lá disso, não acredito, que vá na próxima semana, embora os indicadores continuem a apontar para cima. Claro que espero estar profundamente enganado.:lol:
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

...

por englishman » 9/2/2007 9:55

Cá vai...

Continuamos UP e positivos e na Onda3 de Elliot(de extensão/impulsão) em todos os períodos da tabela.
No curto prazo, um fecho a abaixo dos 6849.85 pode indicar novas perspectivas...8-)

Abraços.
EnglishMan
Anexos
ElliotWaves.PNG
ElliotWaves.PNG (7.33 KiB) Visualizado 1789 vezes

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por Valete » 9/2/2007 0:44

Olá join. join-a-te a nós. Espero que gostes aqui do grupo dos daxianos. Estratégias, eu ainda, não tenho uma bem definida, estou ainda a tentar. Por isso o melhor será realmente começares a negociar, com pouco capital e TW longe do KO. Assim tens umas lições que não te sairão caras. E já agora cumprir stop-losses, e ir aprendendo análise técnica.

Apresentação

por join » 9/2/2007 0:24

Boa noite a todos os simpatizantes do DAX
Se me for permitido gostaria de dialogar convosco e aprender as vossas estratégias de
investimento neste indice.Não sou expert na matéria, sinceramente tenho muito para aprender
e nada para ensinar.Tenho lido todos os posts e surpreende-me pela positiva o Prof. Empirico
que é barra no assunto.Tenho disponibilidade para estar frente ao monitor durante os horários
de negociação , e para quem não possa , se me der os valores de alerta posso avisar por SMS
ou outro meio mais conveniente quando o indice atingir os valores pretendidos.
Por ultimo só me resta desejar-lhes bons negócios.
Cumprimentos

Registado: 3/2/2007 23:50

Re:

por Scorpio » 8/2/2007 21:19

Rteixe,

Deixa lá, também não foste o único.
Aproveitei para abrir posição longa aquando do anúncio das taxas de juro no UK. Como os americanos não se decidiam a arrancar e amanhã é sexta-feira, resolvi fechar a posição perto das 17:30. Sem perder, é certo, mas o lucro foi residual, e entretanto o Dax já subiu mais de 20 pontos.

Acontece, e é como dizes, amanhã será melhor.

Abraço e BN.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"

Registado: 29/9/2006 17:29

por rteixe01 » 8/2/2007 21:12

Pois....agora o mal já está feito e ainda por cima os futuros mostram o cash a abrir muito próximo dos 6900 pontos de novo.
Enfim, correu mal o dia, não pude estar em frente ao pc sempre que quis.

Lembro-me bem de teres escrito isso Empirico.

Amanhã vai correr melhor :lol:

1 abraço

por empirico » 8/2/2007 20:58

rteixe01 Escreveu:Bem, cá vai o meu dia de hoje (e foi mau), não costumo falar sobre quando abro ou fecho posições, no entanto como hoje isto correu mesmo mal, fica aqui a experiência. Pode ser que sirva de lição para alguém.

Estava em call desde 3ªf de manhã nos 6891 pontos (Cash) e nesse dia perto do fecho, reforcei com o mesmo montante nos 6873 pontos aproximadamente.
Conclusão para estas duas posições, a 1ª fechei ontem de manhã a 6897 aproximadamente.
A segunda mantive-a todo o dia e podia ter vendido em máximos do dia nos 6917 pontos aproximadamente (eram 40 pontos mais ou menos de ganho), mas não, fui egoista e fiz rollover para hoje.
Cometi um erro crasso ontem à noite, não fui ver os indicadores que saiam hoje, conclusão só a meio da manhã é que percebi que o BCE falava hoje das taxas.
Se tenho sabido disto ontem, tinha fechado logo e entrado em put hoje de manhã, com toda a certeza, isto porque é um movimento típico do DAX (e não só) que vai caindo à medida que se aproxima a hora do anúncio das taxas.

Ainda por cima, perto das 11h vou vendo o DAX a cair, abaixo dos 6900 pontos e continuo sem fechar a posição, penso para mim, ainda faltam 27 pontos até chegar à minha entrada, desvio-me do pc e quando volto, isto tinha descambado. Vendi a perder 200€ quando o DAX estava nos 6858 pontos.
Custa estarmos a ganhar 40 pontos e sair a perder no fim. E pronto, foi assim este triste dia.

rteixe:

Nem quero acreditar no que li :evil:

Este teu relato demonstra um péssimo planeamento de trading. O que eu tenho dito é para o boneco? :idea: :twisted:

Fechar posições longas ou abrir posições curtas com o DAX a cotar a cima dos 6790 pontos É PROIBIDO!
Empirico

por empirico » 8/2/2007 20:50

Valete Escreveu:Entrei a 6702, e tive a sorte de ir subindo. Por outro lado entrei já a pensar num prazo mais alargado, porque a tendência de médio prazo é ascendente e fui deixando ficar. Devo dizer que os valores envolvidos são baixos, ainda estou a aprender, mas parece-me interessante.É pena os prazos de duração de um TW serem curtos, mas imagino que sejam para evitar grandes valorizações.

Para continuares a uzufruir dessa tua aprendizagem(tens reunidas as condições para vires a ser um grande trader, pareces ser pouco emotivo) pensa e analiza a possibilidade de perto da maturidade trocares por uma nova emissão e um prazo mais alargado. De preferência do mesmo emitente do que tens em carteira e se achares que o ganho pode ser protegido compras com um strick ligeiramente superior. Deixo a minha opinião agora ouve outras e decide :)
Empirico

por Valete » 8/2/2007 20:42

Entrei a 6702, e tive a sorte de ir subindo. Por outro lado entrei já a pensar num prazo mais alargado, porque a tendência de médio prazo é ascendente e fui deixando ficar. Devo dizer que os valores envolvidos são baixos, ainda estou a aprender, mas parece-me interessante.É pena os prazos de duração de um TW serem curtos, mas imagino que sejam para evitar grandes valorizações.

por empirico » 8/2/2007 20:31

Valete:

Eu no Ouro negoceio TW e faço trade-position. Tenho calls a 600, quando estiver muito próximo do fim da maturidade vendo e troco pelos de Abril a 625 ( agora não compensa devido ao prémio elevado dos 625).

Imagina este exemplo:

Inicialemnte comprei os TW de $500, quando o Ouro quebrou os $630, vendi os de $500 e comprei os de $600. É como se tivesse subido o stop-loss :wink:

No Ouro à poucos TWs, mas no DAx e para quem não pode ou não quer negociar futuros ou CFDs, esta é uma boa estratégia.

É obvio que esta estratégia só é boa para quem aposta num trend minimo de 3 meses :wink:
Empirico

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Phil2014 e 137 visitantes