Caldeirão da Bolsa

Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jiboia Cega » 10/2/2007 13:59

É verdade que há muita gente que vendo algum lucro já conseguido pode vender de seguida, mas também é verdade que alguns pequenos subscritores podem pensar: "já tenho uma valorização boa mas diz que a empresa é boa, que o pasta de papel tá a valorizar... inda por cima li no expresso que vai apresentar lucros record... peraí! Não vou vender!"

Se eu fosse um pequeno subscritor era assim que pensava, mas eu sou um pequeníssimo subscritor :mrgreen:

Registado: 21/3/2006 10:46

por JOSE DUARTE » 10/2/2007 13:55

Aqui fica gráfico actualizado da Portucel, onde convêm realçar o fecho em máximos.

As noticias continuam a ser muito positivas para o titulo, e acredito que na próxima semana a Portucel seja uma das estrelas do nosso PSI.

A nível técnico temos:
- Formação de Lta de curto prazo, que acompanha a subida recente do título.
- Quebra de triângulo em sentido ascendente que projecta o titulo para os 2,82€.
- RSI e Estocástico com movimentações positivas, estando um em zona de overbought e o outro prestes a entrar.
- Acção em máximos
- Continua a haver acumulação do titulo, muito embora nas últimas sessões tenham havido umas descargas, que eu considero normais, pois temos tido nos últimos dias excelentes oportunidades de negócio e a Portucel continua a marinar, e que levou alguns investidores a sair do titulo.

P.S. - Detenho Portucel
Anexos
pti.PNG
pti.PNG (77.52 KiB) Visualizado 2786 vezes
Saudações Alentejanas

Registado: 25/5/2005 16:00

por Princepe da bolsa » 10/2/2007 11:34

EMPRESAS Publicado 10 Fevereiro 2007 8:00
Portucel anuncia lucros recorde no fim do “lock up” das acções
Quarta-feira termina o período de indisponibilidade para as acções adquiridas na tranche dos pequenos subscritores na última OPV da Portucel. No mesmo dia, a empresa deverá divulgar a duplicação dos lucros em 2006.

--------------------------------------------------------------------------------

André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt

Quarta-feira termina o período de indisponibilidade para as acções adquiridas na tranche dos pequenos subscritores na última OPV da Portucel. No mesmo dia, a empresa deverá divulgar a duplicação dos lucros em 2006.

A época de apresentação de resultados anuais das cotadas portuguesas segue esta semana com a divulgação das contas da Portucel, na quarta-feira, dia 14, após o fecho do mercado. No mesmo dia, termina o prazo de indisponibilidade das acções adquiridas na tranche dos pequenos subscritores e trabalhadores na última fase de privatização, realizada em Novembro.

A empresa deverá dar motivos para sorrir aos investidores. A média das estimativas recolhidas pela agência Bloomberg aponta para uma duplicação dos lucros da empresa de pasta e papel para um valor recorde de 130 milhões de euros.

A média das previsões dos quatro bancos que já divulgaram as suas estimativas aponta para um crescimento de 6% nas receitas para 1.078,5 milhões de euros e de 25% nos resultados operacionais (EBITDA) para 308 milhões de euros. O "research" do Santander é o mais optimista, apontando para um crescimento de 134,9% dos lucros, para 144 milhões de euros.

Mais 52 milhões de acções

A divulgação dos resultados coincide com o fim do "lock-up" das acções adquiridas na OPV pelos trabalhadores e pequenos subscritores. Nesse dia, 52 milhões de acções passarão a poder ser negociadas, o que poderá pressionar a cotação.

Ainda assim, os mais de 18 mil investidores que deram ordens naquelas tranches, beneficiando de um desconto de 5% no preço (pagaram 2,04 euros), poderão ser seduzidos a manter os papéis em carteira, já que a Portucel é uma das empresas preferidas dos analistas para este ano. Face à cotação de fecho de sexta-feira, de 2,67 euros, estes accionistas estão a ganhar 30,9%.

Excelentes notícias...
Mas há aqui uma coisa com a qual eu não concordo: Para mim o fim do lock up é positivo para a acção! Basta ver o título deste tópico, que reforça a importância do aumento do free float como catalizador das valorizações a que se têm assistido nos últimos meses. Haverá mais 52 milhões de acções para negociar? Óptimo! Mais destaque terá o papel. Dirão: "Mas no curto prazo não pressiona o papel?" Para mim é claro que não - o mercado é uma fonte inesgotável de recursos, e não me parece que sejam mais 52G acções que o inundem, desde que os resultados sejam mesmo fantásticos e a empresa justifique o seu valor...

PS.: O fecho em máximos parece-me um excelente sinal... :roll:
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por James Wheat » 9/2/2007 18:12

Epá, não :cry: .... Não me levem a mal - não é para ofender -, mas não gosto nada, nadinha mesmo, de ver atirar foguetes antes da festa... É típico: dá um mau olhado do caraças :roll: :evil: !!!
Ter fezada e confiança no título é uma coisa, mas dizer "aposta ganha", vamos aos €3, por hoje ter fechado no máximo a €2,67 :oops: ...
Pedido: que o Divino não nos castigue a todos pelos excessos de arrogância.
Abraço a todos e bom fim-de-semana - vê-se que alguns bem precisam, incluindo-me eu nesse grupo com muito gosto !
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por Kik1978 » 9/2/2007 17:42

Fechou em maximos...marabilhaaaaaaa...

Degrau a degrau...lá vai ela...e nem com o fantasma dos PS ela se ressente... está ganha a aposta!

abc e BN
Não é tripeiro quem quer...é tripeiro quem PODE!

Registado: 10/1/2007 15:49

por Kik1978 » 9/2/2007 16:59

Outra vez nos 2,67.... Depois deste dia fantastico no Psi20... as próximas semanas vão fazê-la tocar no céu...

3 euros.. espero por ti!

Beijos prá Pti..
Não é tripeiro quem quer...é tripeiro quem PODE!

Registado: 10/1/2007 15:49

Portucel warrants

por Clinico » 9/2/2007 13:59

Mais uma vez obrigado meu caro Derivatives.Já entendi mais alguma coisa.
Apesar do warrant escolhido me parecer bom, pois conto que a Portucel esteja acima dos 2,70 em Junho, tenho pena que se tenha esgotado e não haja grande negociação diária.
De qualquer forma vou seguir e ver o que vai sucedendo.
Obrigado pela paciencia
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por DerivativesMan » 9/2/2007 11:34

Clinico:

cuidado com os warrants. é bom fazer uma experiência, mas utilize só capital que pode perder na sua totalidade. Se comprasse acções da Portucel e e o seu stop loss seria no máximo o equivalente para uma perda de 300€ na sua carteira, então o investimento máximo a fazer num warrant deve ser 300€ e mais nada.

Os warrants têm uma maturidade, nessa maturidade eles vencem e não existem mais. Se na maturidade a PTI fechar a X, então receberá a diferença de X e o strike do warrant:

Fecho a 2,70: recebe 2,70 - 2,70 = 0.00!!
Fecho a 3: recebe 3 - 2,70 = 0,30
Fechi a 3,30: recebe 3,3 - 2,7 = 0,60

Neste momento não há mais warrants nas mãos do Commerzbank (a emissão esgotou e só será possível negociar mais esta tarde ou na segunda feira). O pior que pode fazer é comprar warrants a alguém vendedor no mercado que não seja o emitente (pode pagar um preço muito alto). O mais importante é ir à página do emitente www.warrants.commerzbank.com e confirmar o valor actual do warrant (está em tempo real). Neste momento o warrant vale 0,19 mas se comprar agora iria pagar 0,40....seria uma grande pau! Se quiser comprar mais, espere até que o emitente volte ao mercado.

DM

Registado: 9/1/2004 10:01

por Midas » 9/2/2007 11:03

Sim os 3 euros estao já ali ao virar da esquina e é para qd lhe tirarem a tampa atribuida à entrada em negociacao das accoes e decisao da UE. Qd esses mitos forem à vida ela vai subir o que as empresas do mesmo sector teem subidos estes ultimos tempos e que esta nao acompanhou... Ate a semapa ja subiu qs 20% este ano e a PTI fica-se por metade, já que ha 3 semanas que anda a embater nos 2.66. Mas pelo que estou a ver deve estar a chegar ao fim a saga PTI e finalmente "rebentar por ai acima" :)
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Será que sobem antes de 14 Fevereiro

por Sir » 9/2/2007 10:27

Mendes06 Escreveu:Acham que a acção vai sofrer grandes alterações antes do dia 14 de Fevereiro? Será que não vai aonctecer o mesmo que aconteceu com a Galp...

Como novato penso que não irá sofrer grandes alterações e depois talvez venha um pouco abaixo... Ai estarei pronto para comprar!!!!

Até lá, talvez aguarde, que dizem? Mas como pouco percebo, em relação a muito de vós, gostava de contar com as vossas opiniões!

Caro Mendes :lol: ,

Não sei se vai haver grandes alterações, pq, por uma lado entram os Pequenos subscritores (teoricamente puxam para baixo), mas por outro lado apresentação dos resultados (que se esperam positivos) vai puxar para cima.

Não sei o que vai acontecer, mas acredito que os 3 euros, não estejam assim tão distante.

abraço :lol:
O maior prazer dum Homen inteligente é fazer de idiota diante de um Idiota que faz de inteligente

Registado: 7/10/2004 12:51

por Pittel » 9/2/2007 8:21

So uma pregunta :

Os resultados sao para o 14 apos o fecho

Os ps sao para o 15

Se os resultados forem boms (o que pareçe ser o caso) ira mesmo cair ??
Quem nao arrisca .... nao arrisca !

Registado: 9/1/2007 15:18

por Primvs » 8/2/2007 23:08

eulid Escreveu:
Mendes06 Escreveu:Acham que a acção vai sofrer grandes alterações antes do dia 14 de Fevereiro? Será que não vai aonctecer o mesmo que aconteceu com a Galp...

O nr. de acções no caso do PTI é superior à GALP.
A cotação da PTI é inferior à da GALP.
A mais valia actual é superior à da GALP.

Uma queda é mais que óbvia. O problema é ver até onde é que vai ser.
Será?A galp começou a descer uns dias antes da entrada dos pequenos subsritores...quase 10%.Estamos a 7 dias da entrada dos PSub e o que se vê é uma manipulaçao para o preço nem subir...nem descer...Aqui ha gato escondido com rabo de fora!Só ainda não sei se
e cao ou gato LOL
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por 1963 » 8/2/2007 23:06

Eu por mim, vou deixá-la pousar mais abaixo :wink: , cá estarei à espera :)
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

por eulid » 8/2/2007 22:57

O nr. de acções no caso do PTI é superior à GALP.
A cotação da PTI é inferior à da GALP.
A mais valia actual é superior à da GALP.

Uma queda é mais que óbvia. O problema é ver até onde é que vai ser.

Registado: 6/12/2006 9:45

Será que sobem antes de 14 Fevereiro

por Mendes06 » 8/2/2007 22:55

Acham que a acção vai sofrer grandes alterações antes do dia 14 de Fevereiro? Será que não vai aonctecer o mesmo que aconteceu com a Galp...

Como novato penso que não irá sofrer grandes alterações e depois talvez venha um pouco abaixo... Ai estarei pronto para comprar!!!!

Até lá, talvez aguarde, que dizem? Mas como pouco percebo, em relação a muito de vós, gostava de contar com as vossas opiniões!
Mais vale um passaro na mão do que dois a voar

Registado: 23/3/2005 23:59

Portucel warrant

por Clinico » 8/2/2007 22:11

Boa noite Ilustres

Meu caro Derivatives, os meus agradecimentos pelos esclarecimentos.
Na realidade dos 10mil warrants que tinha pedido a 0,18, calharam-me 2500 e não há vendedores, só compradores! Hoje subiu para 0,22,não por causa da PTI mas porque alguem ofereceu 0,22 por eles (acho eu!)Quanto ao ganho hoje, foram 100 euros, o que não me parece nada de especial, e continuei sem perceber como funciona isto!

Então vamos por partes:
Se eu mantiver o warrant até á maturidade em Junho o que sucede se a PTI estiver a 2,70? trocam-me os warrants automaticamente? No dia seguinte fiquei sem eles? ou podem ultrapassar a maturidade e continuam a subir com a PTI? e se em Junho ela estiver a 3 ou mais do que 3?

Desculpe lá estas perguntas tontas mas isto para mim é experiencia nova e numa área que nunca entrei, não domino e não faço A MINIMA ideia do que estou a fazer...Mas vou gozando

Então afinal, os PS só podem negociar no dia seguinte á apresentação dos resultados? Bem, aí é que vamos ver se não desata tudo a vender e lá se vai o meu warrantzito...
Um abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Vodka7 » 8/2/2007 17:07

Não sei porque insistem em xutar datas para a negociação dos PS.
De qualquer maneira fiz um telefonema a confirmar tudo, ora bem:

Resultados dia 14 após o fecho.

PS. podem negociar a partir de 15 (caso nenhum banco falhe :evil: ).

Registado: 10/11/2005 21:53

por Mulder » 8/2/2007 16:17

quando é que saiem os resultados da PORTUCEL?Dia 14 é qd os PS vão poder vender não é?Mas se a acção tivesse que corrigir, penso que já teria começado, tal como fez a GALP, ou estarei enganado? Será agora uma boa altura para entrar?

Um abraço e bons negócios Caldeireiros! :lol:

Registado: 6/9/2006 10:43

por James Wheat » 8/2/2007 16:12

PS, não PS, quero que se ooiiaaa... :evil: :evil: !!!
O Bpi vai nos $6,50 e a SEM continua forte !

PS: UBS ?!?!? Uma palhaçada total !! Como é possível um banco daqueles alterar price targets - leia-se TDU - da forma que o faz e com a periodicidade que o faz :shock: :shock: !! Que contas é que estavam certas ?!? Aqueles analistas e sobretudo o seu chefe são o descrédito daquela instituição - resulta nos tradings de curto prazo, mas 'à la long' fazem uma mossa na reputação do banco do caraças ! Parabéns a quem tem TDU - muito bom, aproveitaram :clap: !
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por artista_ » 8/2/2007 16:11

Não há grandes alterações na PTI apenas foi reduzido consideravelmente o tamanho do tampão a 2.65 e 2.66...

Mas poderá ser significativo se não vier a corrigir antes da entrada dos títulos dos PS... a entrada é no mesmo dia do pos-resultados e isso pode explicar muita coisa!

Bons negócios

Registado: 17/3/2003 22:51

por DerivativesMan » 8/2/2007 15:54

Semitela:

Exacto, na maturidade recebes sembre a diferença positiva entre a acção e o strike. Mas se a acção subir agora o warrant call tende a valorizar. O valor temporal só se perde com o passar do tempo. Agora ainda perde pouco (podes ver quanto o warrant perde em valor temporal no site do commerzbank, na calculadora. Tens que olhar para o "Theta", diz-te quanto o warrant perde em valor temporal cada dia.)

Realmente PTCL tem que subir no mínimo 10% até 15 de Junho para que o warrant pague no mínimo 0,18€. Mas se a PTCL subir 10% antes de Junho o valor do warrant será sempre bastante superior a 0,18€ (por causa do valor temporal).
Em contrapartida, se a PTCL cair 10% perderias 0,26€ com as acções e a perda no warrant é limitada a 0,18€.

DM

Registado: 9/1/2004 10:01

por Primvs » 8/2/2007 15:20

Resina Escreveu:A bocado havia compras de um valor que nao me recordo, e passado umas horas havia vendas desse mesmo valor, o que me da a entender que alguem anda a comprar e a vender para enganar o pessoal..
De qualquer maneira aquele tampão cada vez tá menor, deixem-nos lá acumular o que eles quiserem...

Nao sei se estará menor...até dia 14 de fevereiro a PTI vai andar amorfa em termos de valorizacao...1cent para cima e 1cent para baixo...Estao à espera dos PS...nem que seja para baixar uns cents ao preço médio.Nem vou olhar mais para a PTI até dia 13...
É da vida...

por Vodka7 » 8/2/2007 15:17

Pois é, tenho reparado que os cof´s do lado das vendas tem estado a perder força, tem estado a tirar ordens de venda...
Isso é bom, torna-se menos pesado para uma subida mais longe...

Registado: 10/11/2005 21:53

por Resina » 8/2/2007 15:12

A bocado havia compras de um valor que nao me recordo, e passado umas horas havia vendas desse mesmo valor, o que me da a entender que alguem anda a comprar e a vender para enganar o pessoal..
De qualquer maneira aquele tampão cada vez tá menor, deixem-nos lá acumular o que eles quiserem...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Primvs » 8/2/2007 14:33

Resina Escreveu:Expliquem-me lá que raio de ordens são essas minusculas que andam por aí à aparecer...
São ordens muito esquisitas aquelas de 377 e 378 accoes...Será que não há alguém que foi sair à noite e ainda esta bebado e anda ali a brincar com aquilo? hehehe Falando a sério...Sou apologista da leitura do andarem a acumular PTI à grande...é preciso ter paciência e a última leitura do Midas está correcta...e já agora...antes tampão a 2,65 do que a 2,64 ou a 2,63... :P
É da vida...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 102 visitantes