Caldeirão da Bolsa

DAX 2007 - Qual a melhor estratégia?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por empirico » 3/2/2007 20:17

rteixe01 Escreveu:2 - Esta segunda pergunta, é mais simples, como calculas os pontos de referência em caso de dia de tendência alta?

É uma pergunta simples com uma resposta complexa, é uma combinação de amplitudes com base no Fibonnaci.
Empirico

Registado: 5/11/2002 0:16

por empirico » 3/2/2007 20:10

rteixe01 Escreveu:Posto isto, coloco-te umas dúvidas que agradecia por favor que me ajudasses a ilucidar:

1 - Por exemplo para a próxima 2ªf: os teus valores de referência iniciais enquanto possíveis suportes (ou então short breakout) são os 6845&6820 e 6914&6931 enquanto possíveis resistências (ou então rampas de lançamento para long breakouts), que fazer se o DAX se encontrar nos 6895?
Esperar que venha aos 6845 para alongar? Esperar pelos 6914 para shortar ou então alongar caso o passe?
Não sei se me faço entender, a dúvida prende-se com o que fazer quando o indice está entre os valores de referência....devemos apostar na sorte e esperar que vá mesmo à resistência seguinte? Ou shortar e esperar que venha ao suporte abaixo?
É nestes intervalos cinzentos que acho que importante saber o que fazer....abrindo 2ªf nos 6895/6900, estando entre os tais 6914 e 6845 cria embaraço porque não sei o que fazer, alongar, shortar? (a próxima 2ªf é apenas um exemplo, estou a tentar entender o "procedimento" geral para os outros dias!)

Muita dúvida aqui metida :?:

Começo por dizer o seguinte:
- Quando não sabemos o que fazer não devemos fazer nada :!:

Como interpretar os valores de referência e aplicá-los no treading:
- Se o DAX se encontrar nos 6895 podemos shortar com objectivo na zona dos 6845 e stop nos 6914.
Imaginemos que se concretizou este objectivo...
Inverte-se para longo na zona dos 6845 com objectivo nos 6914 e stop-loss nos 6820.
Empirico

por empirico » 3/2/2007 19:54

rteixe01 Escreveu:Do que tenho lido, os teus valores de referência em caso de correcções (corrige-me por favor se estiver errado) são os valores de fecho e abertura das sessões anteriores. Ou seja, são bons pontos de entrada enquanto suportes ou pontos de short se quebrados em baixa. Estou correcto?

olá rteixe!

Não sei fazear os tópicos por isso vou dar 3 respostas ao teu texto.

Relativamente a esta tua afirmação, tenho a dizer que não é verdade, os valores de referência não são os valores de abertura ou fechos. Pode numa ou noutra sessão o mercado ter fechado em cima dos valores de referência, mas se leres todas as actualizações de Janeiro não podes, nem vais chegar a essa conclusão.
Os valores de referências são pivots de suportes e resistência.
Empirico

por SmartMoney » 3/2/2007 16:29

Penso que a próxima semana será de consolidação no Dax.
Não sei porquê, mas algo me diz que os 6920 de index podem ser um valor importante.
O que quero dizer é que talvez o venhamos a testar logo na segunda-feira, para aí iniciarmos uma consolidação/peqena correcção de curto prazo que nos levará aos 6800 pontos (index) pelo menos na próxima semana.
Portanto para mim, o range da próxima semana será 6920-6800 index.

Passemos às explicações:
A zona dos 6820-6920 é uma zona historicamente importante.
Foi esta zona que susteve inicialmente o sell off brutal que assistimos entre 2000 e 2003. Foi testado vezes sem conta durante 2000.
Quando no final desse ano essa zona foi quebrada o índice partiu definitivamente para novos mínimos. Ainda tentou recuperar em fevereiro de 2001, vindo a testar novamente os 6800 (antigo suporte, nova resistência) cuja tentativa falhada de superação do mesmo, resultou num período brutal de quedas que durou 2 anos apartir desse momento.
Ficaria muito surpreso, se conseguíssemos superar esta zona sem algum solavanco, até porque a próxima zona importante situa-se apenas nos 7160-80 pontos.
Ao mesmo tempo alerto para o facto de termos subido 200 pontos em 4 sessões, o que por si só não deixa de ser significativo.
Portanto para a próxima semana uma correcção salutar de 100 pontos, poderá estar nas cartas e mais não seria do que um respirar salutar do touro e de alguns curtos que por aí andam e que muito têm sofrido nos últimos dias (incluo-me no grupo :wink: )

Deixo gráfico semanal do bicho taurino :mrgreen:

Um abraço
Anexos
dax_semanal.PNG
dax_semanal.PNG (86.75 KiB) Visualizado 1372 vezes

Registado: 1/9/2005 14:58

por rteixe01 » 3/2/2007 12:54

Olá Empirico!

Tenho lido e aprendido bastante com as tuas análises. Obrigado de novo.
Inclusivé, com o que tenho assimilado com as tuas palavras, sinto-me mais confiante cada vez que carrego no botão, isto porque sinto que a margem de erro é cada vez menor. Confidence is everything! :wink:

Do que tenho lido, os teus valores de referência em caso de correcções (corrige-me por favor se estiver errado) são os valores de fecho e abertura das sessões anteriores. Ou seja, são bons pontos de entrada enquanto suportes ou pontos de short se quebrados em baixa. Estou correcto?

Posto isto, coloco-te umas dúvidas que agradecia por favor que me ajudasses a ilucidar:

1 - Por exemplo para a próxima 2ªf: os teus valores de referência iniciais enquanto possíveis suportes (ou então short breakout) são os 6845&6820 e 6914&6931 enquanto possíveis resistências (ou então rampas de lançamento para long breakouts), que fazer se o DAX se encontrar nos 6895?
Esperar que venha aos 6845 para alongar? Esperar pelos 6914 para shortar ou então alongar caso o passe?
Não sei se me faço entender, a dúvida prende-se com o que fazer quando o indice está entre os valores de referência....devemos apostar na sorte e esperar que vá mesmo à resistência seguinte? Ou shortar e esperar que venha ao suporte abaixo?
É nestes intervalos cinzentos que acho que importante saber o que fazer....abrindo 2ªf nos 6895/6900, estando entre os tais 6914 e 6845 cria embaraço porque não sei o que fazer, alongar, shortar? (a próxima 2ªf é apenas um exemplo, estou a tentar entender o "procedimento" geral para os outros dias!)

2 - Esta segunda pergunta, é mais simples, como calculas os pontos de referência em caso de dia de tendência alta?

Obrigado desde já

1 abraço
O mercado é que indica a direcção, nós só temos de o seguir!

Registado: 23/11/2005 11:37

por empirico » 2/2/2007 19:47

..."até 4ª feira se eu tivesse uma posição curta fechava-a, caso o DAX quebrasse os 6845 pontos"...

ERRATA: onde se lê curta deve-se ler longa.

desculpem o lapso :oops:
Empirico

por empirico » 2/2/2007 19:43

ANALISE PARA 5/2/07:

QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA DE TRADING POSITION PARA O CURTO PRAZO?

O DAX hoje foi muito previsível e fez um mínimo de 6848 perto do suporte dos 6845 e de máximo após dados americanos nos 6904, ligeiramente acima da resist~encia dos 6900 pontos.

1.TENDÊNCIA E ANALISE TÉCNICA:

- A tendência de curto prazo é ascendente tal como a tendência primária. Tecnicamente o target pela quebra do triângulo são os 6950 pontos mas é provável que vá testar os 7000 pontos antes de uma correcção significativa.
Como sabem fiquei fora do mercado por ausência e tentando perceber o movimento até 4ª feira se eu tivesse uma posição curta fechava-a, caso o DAX quebrasse os 6845 pontos em baixa. Pois uma manutenção acima deste nível vai com toda a certeza catapultar o índice para os 7000 pontos. Um sério sinal de aviso para os bulls no curto prazo só acontecerá na quebra em baixo dos 6790 pontos.

Existem aspectos a reter do ponto de vista técnico:

Não observo divergências técnicas, embora haja ligeiros sinais de uma pausa para breve.

Não tenho nenhuma posição aberta.

2. MOVIMENTOS ESPERADOS:

É provável uma ida aos 6820/6845 pontos antes de ir aos 6950 pontos com um possível toque nos 7000 pontos. A ir a este nível será uma primeira abordagem provavelmente o que poderá traduzir-se numa oportunidade para um short rápido.

3. ZONA DE STOP:

Colocaria o stop para as posições longas nos 6845 (6885 Futuros DAX).

4. CONCLUSÕES:

Tecnicamente foi dado um sinal importante em cima da zona major 6800 pontos, que caso sejam quebrados em alta, O DAX irá certamente testar os 7000 pontos. Não coloca de fora a hipótese de um reteste à zona dos 6800 pontos antes do teste aos 7000 pontos.

5. REFERÊNCIAS PARA A PRÓXIMA SESSÃO:

Os valores de referência são na tendência de alta, os 6914, 6931 e 6950 pontos.
Caso o dia seja de correcções temos como referência, os 6845, 6820 e 6790 pontos.

AVISO: Aos meus amigos que gostam de ler este tópico, informo que na próxima semana até 4ª feira vou estar ausente e não me vai ser possível deixar as actualizações. Regresso a partir de 5ª Feira. Bons Negócios.
Anexos
dax.png
dax.png (24.83 KiB) Visualizado 1487 vezes
Empirico

por empirico » 2/2/2007 18:39

wookie Escreveu:empirico , reparei que num post anterior referiste uma correção significativa , tens alguma informação do horizonte temporal em que esta possa ocorrer?
pela forma como se está a comportar , não prevejo que venha a descer nos próximos tempos , o que dizes?
obrigado
:twisted:

Olá Wookie!

o Significativo que escrevi tinha a haver com uma correcção de movimento entre 32% e 50%, o que não observo para já... Relativamente às previsões temporais não percebo mesmo nada. Limito-me a seguir indicadores técnicos e a interpretação de candlesticks para o curto-prazo.

Tento não inventar, crio pontos como uma criança, fácilmente visiveis que me dão pontos de entrada e saída.
Empirico

por rteixe01 » 2/2/2007 18:06

Wokie,

Repara que desde 4ªf passada, o Dax practicamente subiu 100 pontos. E em 2/3 semanas subiu uns 200 pontos.
É normal que nos próximos dias tenha de corrigir um pouco, nem que sejam 30 ou 40 pontos para ganhar balanço para novos voos.
Agora quando é que vai acontecer, isso ninguém sabe.

por wookie » 2/2/2007 17:56

empirico , reparei que num post anterior referiste uma correção significativa , tens alguma informação do horizonte temporal em que esta possa ocorrer?
pela forma como se está a comportar , não prevejo que venha a descer nos próximos tempos , o que dizes?
obrigado
:twisted:

Registado: 4/7/2006 11:23

por empirico » 2/2/2007 15:39

Está a vir aos 6875 para buscar a força para atacar hoje os 6900?...vou trabalhar! Bons negócios a todos às 15h talvez up :wink:
Empirico

por empirico » 2/2/2007 15:22

Como vou estar fora na próxima semana entre 2ª e 4ª feira, acabei de vender o meu contrato a 6914 pontos.

Foi um bom trade :wink:
Empirico

Esta semana está feita...

por devastador » 1/2/2007 23:35

Boa noite a todos 8-) . Hoje foi um dia muiti interessante :) :mrgreen: Cheguei a juntar mais 2000 warrants aos 3000 que já tinha. Esta compra foi efectuada a 1.04 (estava o Dax nos 6846), acabando por ficar com uma média de 0.83. Vendi (melhor dizendo, o meu pai vendeu) tudo na melhor situação. Estava o Dax nos 6871, quando tudo foi vendido a 1,16.
Penso que devido à quebra do triângulo poderão ser atingidos os 6950 pontos sem que haja antes uma correcção significativa. Talvez os 7000 fiquem para depois da correcção (é pura especulação, pois eu prefiro pensar apenas no dia seguinte).
Amanhã penso que será um dia morno. Vem o fim de semana e há quem prefira realizar mais valias.
Penso que de manhã o mercado vai subir e os 6875 vão ser tocados, mas não sei se irá muito mais longe...
A tarde poderá ser de queda com a realização das mais valias.
Isto é pura especulação!!! Não sei mesmo se irei entrar amanhã no mercado. Talvez seja um dia em que nem lá vou nem faço nada...

Equação camarila
Resistências: 6856; 6861; 6866; 6881; 6906
Pivot: 6849
Suportes: 6846; 6841; 6836; 6821; 6797

Empírico, uma boa viagem e até quinta.
Bons negócios e abraços a todo o mundo. Mesmo até ao JOAR, o galo da Vista Alegre. Quem o conhece que o chame novamente para junto de nós. Se calhar o "carneiro" (dito de forma afectuosa) até anda por aqui a navegar com outro nome... Será?
Para que haja um vencedor tem que haver um perdedor.

Registado: 8/5/2003 14:26

por empirico » 1/2/2007 19:28

ANALISE PARA 2/2/07:

O DAX hoje motivado com os resultados do Deutcshe Bank abriu em gap-up. Durante a manhã os 6845 pontos foram uma resistência intransponível mas, à tarde após os dados americanos vai rapidamente aos 6865 pontos vem para trás e acaba por quebrar a amplitude máxima prevista indo testar o máximo do ano nos 6.874,77 pontos.

Perante esta força demonstrada alerto para o risco tendencial de se abrir posições curtas na tentativa de ganhar com a possível descida para tapar o gap, lembro que em Dezembro aconteceu o mesmo na zona dos 6430 pontos e ainda está aberto.

- A tendência de curto prazo é ascendente tal como a tendência primária. Tecnicamente o target pela quebra do triângulo são os 6950 pontos mas é provável que vá testar os 7000 pontos antes de uma correcção significativa.

Hoje destaco que neste momento não existem divergências no curto prazo.

Abri uma posição longa nos 6809 pontos (Futuros DAX).

2. MOVIMENTOS ESPERADOS:

É provável uma ida aos 6820/6845 pontos antes de ir aos 6950 pontos.

3. ZONA DE STOP:

Tenho o meu Stop-loss colocado nos 6790 pontos (6830 Futuros DAX).

4. CONCLUSÕES:

Tecnicamente foi dado um sinal importante em cima da zona major 6800 pontos, que caso sejam quebrados em alta, O DAX irá certamente testar os 7 000 pontos.

Os valores de referência são na tendência de alta, os 6875, 6900 e 6924 pontos.
Caso o dia seja de correcções temos como referência, os 6845, 6820 e 6790 pontos.

AVISO: Aos meus amigos que gostam de ler este tópico, informo que na próxima semana até 4ª feira vou estar ausente e não me vai ser possível deixar as actualizações. Regresso a partir de 5ª Feira. Bons Negócios.
Anexos
dax.png
dax.png (27.34 KiB) Visualizado 1922 vezes
Empirico

por josema » 1/2/2007 13:35

Os futuros, tanto europeus como americanos estão muito fortes. Tudo indica que os resultados dos EEUU vão sair pelo menos de acordo com as espectativas. Conjugando estes dois factores e o comportamento matinal das praças europeias, pelo menos hoje, é minha convicção que as subidas vão continuar. Obviamente que cada um sabe de si.

Registado: 11/2/2004 18:30

por rteixe01 » 1/2/2007 13:33

scpnuno Escreveu:
Devastador, se não estou em erro, esse turbo foi lançado hoje, não foi?

Se foi, amanhã quase de certeza que já tens cofs para ele. Se não, liga e diz á D. Fatima que ela é uma joia (o que é verdade, é uma das coisas que me mantém fiel á Caixa Invest é essa EXCELENTE funcionária) e pede com jeitinho. Ela descasca os gajos da informática e em 5 minutos, os cofs estão lá.

SCPNuno,

É verdade sim senhor, a D.Fátima do CaixaBi é uma excelente profissional. Já me ajudou inúmeras vezes. Tomara que fossem todos como ela. Infelizmente não são.

por Valete » 1/2/2007 13:13

Olhando para o gráfico diário, concretamente para a vela de hoje, dá mesmo vontade de entrar curto, para tapar aquele gap, que até fere a vista :shock: . Mas não vou entrar para já, até porque continuo longo.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por doji » 1/2/2007 13:02

Estou curto a 6770 , agradeço que me digam se devo sair já ou possibilidade de vir a atenuar as perdas
Desde já obrigado

Registado: 3/4/2003 19:51

por devastador » 1/2/2007 1:25

Scpnuno, já entendi então o problema. Fui verificar e reparei que o turbo foi lançado hoje. Não sabia que no dia em que era lançado não apresentavam o cofre. Obrigado pelo esclarecimento e pela dica da D. Fátima.
Empirico, obrigado pelas tuas palavras e mais uma vez pela partilha do teu trabalho. Eu não estou com pressa para vender... O dia vai ser longo e penso que muito interessante (com alguma volatilidade no ar).
Eu se vender a 0.69 não perco nada... Espero poder aguentar esses warrants por umas horas e poder ainda comprar mais alguns. Vamos ver como irão estar os futuros e como serão os resultados do Deutsche Bank.
O que é preciso é controlar as perdas (definir um valor para sair e cumprir).
Um abraço e bons negócios.

por scpnuno » 1/2/2007 0:43

Devastador, se não estou em erro, esse turbo foi lançado hoje, não foi?

Se foi, amanhã quase de certeza que já tens cofs para ele. Se não, liga e diz á D. Fatima que ela é uma joia (o que é verdade, é uma das coisas que me mantém fiel á Caixa Invest é essa EXCELENTE funcionária) e pede com jeitinho. Ela descasca os gajos da informática e em 5 minutos, os cofs estão lá.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

Re: Dúvida

por empirico » 1/2/2007 0:40

devastador Escreveu:Já agora (é o "já agora" tipicamente Português), tenho a seguinte questão. Os warrants que comprei não apresentam na CaixaInvest qualquer informação relativamente ao preço a que se encontra, nem os compradores ou vendedores!!! Só consigo ver o preço em www.citiwarrants.com... Bolas!!
Se eu der uma ordem de venda, ela realiza-se de imediato? O market-maker só se pode ausentar uma hora, mas eu não sei se está ausente ou não!!!
Obrigado.

Devastador estás com pressa de vender :wink:

Amanhã antes da abertura do mercado a Deutsche Bank apresenta resultados( eu ontem referi que era hoje mas enganei-me é amanhã).

Relativamente à questão que colocas eu acho que não apresenta o preço na Caixa porque o mercado está fechado enquanto a Citi no seu site actualiza o valor do warrant até às 21horas.

Gosto de ler as tuas intervenções e acima de tudo dos teus bons negócios porque é para isso que cá andamos, para VENCER O MERCADO!
Empirico

Dúvida

por devastador » 31/1/2007 22:59

Já agora (é o "já agora" tipicamente Português), tenho a seguinte questão. Os warrants que comprei não apresentam na CaixaInvest qualquer informação relativamente ao preço a que se encontra, nem os compradores ou vendedores!!! Só consigo ver o preço em www.citiwarrants.com... Bolas!!
Se eu der uma ordem de venda, ela realiza-se de imediato? O market-maker só se pode ausentar uma hora, mas eu não sei se está ausente ou não!!!
Obrigado.

por devastador » 31/1/2007 22:47

Boa noite, pessoal. 8-)
Hoje foi um dia como eu esperava (nem lá vou nem faço nada...). Esperava que o Dax fechasse entre os 6730 e os 6770 (Claro que muito próximo dos 6770).
Empírico, o intervalo que estava a querer falar não era dos 6630 aos 6770!!! O erro foi meu... Eu queria era falar no TEU intervalo (quem é o sábio aqui és tu :wink:).
Errei na minha previsão do fecho do DAX por 10-15 pontos. Acabei por perder 25 contos (nada que tire o sono :mrgreen: ). Mas mesmo assim o dia não foi mau, pois também comprei 3000 warrants do turbo call 8406C (preço de exercício 6675) a 0.69. Às 5:30 valiam 0.73 e agora no saite do Citigroup está indicado 0.92!!!
Os resultados que saíram foram muito bons. A inflacção na zona euro foi menor que a esperada. Nos States também houve boas notícias. E como tem sido costume, o mercado tem subido quando o Fed abre o bico e dá aquelas notícias que todo o mundo esperava ouvir!!!
Amanhã é o primeiro dia do mês e tendo em conta o fecho dos americanos, o DAX vai abrir com o gás todo (possivelmente vai ficar um gap por fechar). Como vou estar com lucro, há que carregar o ANIMAL (em latim diz-se animal, ou seja, é como a estória da vaca) com mais uns warrantesinhos... :mrgreen: :mrgreen:. Isto se o mercado estiver com força para norte.
É preciso que o Dax navegue a cima dos 6815 (resistência) e se aproxime das outra resistência (6841). Caso vença encontra resistência nos 6884. Estas resistências foram retiradas da equação camarilla. Elas hoje foram perfeitas. Havia uma nos 6805 e o hoje fez o máximo nos 6805,10. Andou à tarde junto dos 6796, que era outra resistência.
Pata-Hari, como é que sabes que o Jaor é galo? Isso é muito suspeito :oops: ...Mas essa teoria da porcelana é interessante!!! Descobri agora que o Jaor é o grande responsável pela subida das acções da Vista Alegre (deve ser uma alegria olhar para o rapaz). É ele então o grande responsável pela internacionalização da marca Vista Alegre (esta ganhou um concurso para fornecer louças a um hotel de luxo em Itália, o Hilton Gardner). E viva o Jaor. :mrgreen: :mrgreen:
Bons negócios e um abraço.

por empirico » 31/1/2007 21:00

ANALISE PARA 1/2/07:

O DAX fez hoje o movimento que esperava, um reteste à base do triângulo na zona dos 6750/6770 e subiu.
Considero que estão reunidas as condições para um teste aos 6900 pontos no curto prazo.

- A tendência de curto prazo é ascendente tal como a tendência primária. O Único sinal de preocupação é que os 6800 pontos são uma resistência major, que caso venha a confirmar a sua quebra em alta, só se encontra nos 7185 pontos nova resistência major.

Hoje destaco que neste momento não existem divergências no curto prazo.

Abri uma posição longa nos 6809 pontos (Futuros DAX).

2. MOVIMENTOS ESPERADOS:

É provável uma ida aos 6730/6770 pontos para confirmar um ponto de suporte para depois avançar aos 6900 pontos.

3. ZONA DE STOP:

Tenho o meu Stop-loss colocado nos 6750 pontos (6790 Futuros DAX).

4. CONCLUSÕES:

A Zona dos 6630/6770 foi quebrada em alta estando gora junto a uma zona major de grande relevo. Tecnicamente foi dado um sinal importante em cima da zona major 6800 pontos, que caso sejam quebrados em alta, O DAx irá certamete testar os 7 000 pontos.

Os valores de referência são na tendência de alta, os 6815, 6845 e 6867pontos.
Caso o dia seja de correcções temos como referência, os 6790, 6770 e 6750 pontos.
Anexos
dax3.png
dax3.png (26.62 KiB) Visualizado 1326 vezes
Empirico

por Valete » 31/1/2007 14:41

Excelentes dados, crescimento acima do esperado, com inflação controlada. No entanto o DAX pouco sobe. Penso que está ainda tudo na expectativa.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Phil2014 e 35 visitantes