Caldeirão da Bolsa

SPX de regresso aos 1.430pts

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por empirico » 2/2/2007 20:46

Os mercados americanos deram-me sinal de entrada longa ontem (DOW e S&P). Um aspecto que me interroga e que me deixa curioso para 2007 é que os mercados americanos estão baratos versus os resultados apresentados pelas empresas, ao contrário dos europeus.
Empirico

Registado: 5/11/2002 0:16

por MarcoAntonio » 2/2/2007 20:25

A bandeira de alta que eu tinha sugerido acabou por completar-se embora cerca de uma semana depois. Pelo meio ainda teve um falso breakout, curiosamente algo que ocorrera antes com o Nasdaq.

Com base na bandeira de alta e também na amplitude do range lateral entretanto quebrado, o potencial de subida no imediato já não é grande.

No entanto o sinal técnico dado por esta quebra é um sinal importantíssimo e com implicações num plano temporal bastante mais alargado. Para além de constituir na realização de novos máximos - per si relevante - representa o regresso à tendência de alta após uma fase de lateralização/consolidação significativa.
Anexos
S&P.PNG
S&P.PNG (68.88 KiB) Visualizado 1075 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

enfim...

por Cinzento » 24/1/2007 18:16

Não estou tão certo, António.

Para mim, neste momento, só uma white candle bem longa, no horario, acima dos 1435, me deixaria convencido. Por enquanto estou bem mais inclinado para a continuação da lateralização. Pena não conseguir introduzir o gráfico.Mas o defeito é meu , de certeza, porque as dificuldades não se resumem ao gráfico, no que a introduçoes toca.

A "talhe de foice" coloco á vossa consideração a análise da Goodyear - GT - o meu melhor trade de sempre. Acabei de reforçar. Uma preciosidade "so far".

Um abraço e bons trades

Cinzento
O dinheiro não é tudo !! Depois existe o ouro, a prata, joias, Ferraris....

Registado: 5/9/2003 15:36

por MarcoAntonio » 24/1/2007 17:06

Uma divergência é sempre um sinal de aviso (não constitui um sinal técnico propriamente dito) e já tinhamos assistido a isso no S&P conforme eu tinha assinalado há algum tempo atrás.

Estou em crer que a perda de momentum teve como consequência esta lateralização a que assistimos ao longo de cerca de um mês no S&P, uma fase de consolidação que poderá estar agora prestes a ser interrompida.

Quanto ao Nasdaq Composite, ele também já se encontrava a lateralizar (teve uma falsa quebra em alta há poucas sessões atrás mas o comportamento dos últimos meses - desde finais de Novembro - é essencialmente lateral). Daí que a divergência aí não tenha na minha opinião qualquer relevância.

Sobra apenas o Dow Jones onde existe uma ligeira divergência mas que pode ser facilmente desfeita durante este mesmo upswing. Não dou particular importância...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por rmachado » 24/1/2007 16:59

Mas... no Dow e no SPX temos umas divergências no RSI... quererão dizer algo?

Registado: 24/8/2004 10:42

por MarcoAntonio » 24/1/2007 16:55

Deixo também os gráficos do Dow Jones e do Nasdaq Composite.

No Nasdaq assistimos a um falso breakout aquando do último teste do S&P com posterior retorno ao range de lateralização. No Dow Jones por seu turno estivemos sempre em tendência ascendente com máximos e mínimos sucessivamente mais elevados.

Na minha opinião, o S&P é o índice mais importante e mais equilibrado muito embora dê de onde a onde uma olhada no comportamento destes outros índices, para uma leitura mais abrangente e nalguns casos para uma tentativa de percepção antecipada do comportamento do S&P.
Anexos
compq-range.png
compq-range.png (21.53 KiB) Visualizado 1268 vezes
indu-up.PNG
indu-up.PNG (20.51 KiB) Visualizado 1275 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 24/1/2007 16:41

Mais um ataque à resistência no S&P, desta vez com maiores probabilidades de sucesso. Trata-se do terceiro teste e podemos vislumbrar uma bandeira de alta em formação nas duas/três últimas semanas.
Anexos
spx-range-3.PNG
spx-range-3.PNG (19.67 KiB) Visualizado 1301 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 22/1/2007 18:05

A lateralização continua em vigor, um já considerável período de lateralização que dura há cerca de um mês.

Cinzento, não tinha dado conta pela tua resposta que entrou depois do meu último post. Não concordo com a tua perspectiva de modo algum. Na verdade, se a cotação fosse a 1450 e fechasse em 1430, não só a resistência não tinha sido quebrada como tinha sido dado um sintal técnico terrivel ao mercado (possivelmente aquilo que se denomina uma dragon fly doji e que é um sinal bastante negativo/bearish por oposição ao sinal bullish que sería a quebra em alta).

Até ao momento a resistência ainda não foi quebrada muito embora no intraday tenha chegado a testar novos valores. No entanto nunca se afastou significativamente da zona de resistência (entre os 1.430 e os 1.432pts).

Para já continuamos a aguardar por uma quebra (da resistência ou do suporte). A lateralização continua em vigor.
Anexos
spx-range-2.PNG
spx-range-2.PNG (24.22 KiB) Visualizado 1388 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Pois bem...

por Cinzento » 17/1/2007 22:43

Em bom rigor, a resistência já foi quebrada.Isto porquê?- porque a valores de fecho, a resistência ja foi ultrapassada estando agora a ser" restestada". Não me parece correcto comparar valores de amplitude de sessão com valores de fecho , conforme a conviniência. Se fechou acima do fecho anterior, pois então significa que foi quebrada a resistencia do dia anterior. Pode ser considerado um preciosismo, talvez. Mas na minha opinião temos dois valores de referência e logo dois pontos resistentes.Os de fecho e de amplitude intra-sessão.
Imagina que hoje a sessão tinha feito 1450 fechando a 1430. Para onde iria a tua linha de resistência.

Enfim , sei que é discutivel , mas para mim é uma questão de coerência. Fecho com Fecho !

Abraço

Cinzento
O dinheiro não é tudo !! Depois existe o ouro, a prata, joias, Ferraris....

Registado: 5/9/2003 15:36

por MarcoAntonio » 17/1/2007 18:53

Breve update:

O S&P 500 encontra-se entretanto em novos máximos depois de uma sessão de forte hesitação (uma vela doji praticamente) em torno da resistência.

Em termos de curto-prazo é um forte indício de que vamos ter uma quebra efectiva da resistência...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 16/1/2007 18:16

Sim, claro que o range de lateralização é basicamente o mesmo e que nada de substancial se alterou.

Mas falar dos 1.410pts em termos técnicos deixou na minha opinião de fazer sentido. Trata-se portanto de um ajuste com base no comportamento de todo este período (de cerca de um mês).
Imagem

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 16/1/2007 18:14

Marco, falar de 1405 ou 1410 não será a mesma coisa' Dito de outra forma, na minha opinião, este movimento só veio reforçar a ideia de suporte nessa zona entre os 1405 e os 1410.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

SPX de regresso aos 1.430pts

por MarcoAntonio » 16/1/2007 18:04

Na sequência do tópico:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#357201

O S&P500 está de regresso à zona dos 1.430pts, o topo do range lateral que tem vindo a vigorar no último mês.

Convém esclarecer que na minha opinião os 1.410pts perderam a relevância pelo que agora o range está definido entre os 1.405 e os 1.432, sensivelmente.

O índice está agora sobre um dos pontos críticos do range e a ocorrer uma quebra da resistência, esse será um sinal técnico relevante e a considerar para o curto/médio-prazo recuperando o índice (depois desta fase de lateralização) espaço para subir.

É naturalmente mais difícil apontar targets quando estamos na presença de valores para os quais não há referências recentes mas com base na amplitude do range e a amplitude do último upswing anterior à lateralização, apontaria a zona dos 1.460-1.480pts como target para o curto-prazo caso ocorra uma quebra da resistência.
Anexos
spx-range.PNG
spx-range.PNG (20.47 KiB) Visualizado 1748 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], LMMV, Phil2014, trend=friend e 76 visitantes