The West and Islam
via http://povodebaha.blogspot.com/2007/02/ ... traso.html
Quarta-feira, 7 de Fevereiro de 2007
"Padecemos de atraso"
Dhiyaa Al-Musawi é um intelectual do Bahrain cujas opiniões sobre o extremismo islâmico apenas podem despertar a nossa admiração e aplauso. Numa entrevista à Abu Dhabi TV em Dezembro (ver aqui com legendas em inglês), este autor deixou uma mensagem muito clara às sociedades árabes: "Padecemos de atraso". Nessa mesma entrevista, Al-Musawi defende um humanismo tolerante do Islão em relação ao resto do mundo, e condena a lavagem ao cérebro a que tantos jovens muçulmanos são sujeitos com o objectivo de se tornarem bombas humana
Alguns excertos da entrevista:
... Não nos desenvolvemos ao ponto de admitir a derrota. Temos que admitir a nossa derrota cultural. No passado tivemos uma civilização na Andaluzia e noutras partes, mas hoje estamos a regredir – exportamos violência, aterrorizamos países inteiros, ameaçamos a segurança nacional, e muitas outras coisas...
...este problema tem raízes políticas, mas quem paga o preço? O país, a sociedade, a sociedade civil, e o jovem a quem é dito que tem virgens de olhos negros que o aguardam às portas do paraíso, e que tudo o que ele tem a fazer é explodir-se. Ele pode fazer explodir a sua família e filhos para obter as virgens do paraíso. Esta é a linguagem e a cultura da morte. Não nascemos neste mundo para morrer desta maneira. A beleza do homem está vida a favor da sua terra, e não em morrer matando outras pessoas...
Em minha casa, tenho uma imagem de Jesus, e sempre que olho para esta imagem, palavras de paz e amor abrem-se perante mim. Foi Jesus que disse: “Ama os teus inimigos, abençoa os que te amaldiçoam” Necessitamos esta linguagem de beleza na nossa sociedade. Também tenho uma imagem de Gandhi, que considero uma pessoa magnifica, e cuja [imagem] devia estar plantada nas mentes dos nossos jovens...
Alguns de nós dizem: "Que Deus amaldiçoe os Judeus e os Cristãos, descendentes de macacos e porcos". Isto é a linguagem do progresso? Isto é a linguagem do esclarecimento e da tolerância? Se você tivesse nascido em Roma, seria cristão, Se tivesse nascido em Teerão seria xiita, se tivesse nascido na Arábia Saudita seria sunita e assim por diante. Como seria maravilhoso se todas estas pessoas se unissem em amor em torno da mesa da humanidade...
Penso que se o Islão tivesse mais pessoas como o Dr. Dhiyaa Al-Musawi e menos radicais, a sua imagem no Ocidente seria tão popular quanto a do Budismo.
Re: comentário
jotabil Escreveu:
E ao ver as imagens do Bin Laden com as suas veneráveis barbas brancas e de Kalash a tiracolo , romanticamente, numas remotas montanhas quaisquer do Afeganistão ou seja lá onde seja, permito-me duvidar da estrutura dos meios de que possa dispor para organizar as acções terroristas como o 11/9 e , depois de tudo em alerta, poder desencadear os atentados da Espanha e de Londres. Julgo que estas acções necessitam de meios em pessoal, informação, organização e apoios logísticos mais vastos e bem mais estruturados do que aqueles que se podem presumir sob o controlo de tal organização terrorista , a Al Quaeda.
É por isto que não posso aceitar a versão oficial, tão facilmente, como tu sugeres.
Claro que as massas ignaras gostam de acção e aventuras para lhes alimentar o medo ou o alter ego, e a Al Quaeda e o Bin Laden e seus sucedâneos, prefiguram os Zorros com que todos sonham, No entanto a realidade e a racionalidade impõem-se e impedem essas fantasias. Tu sabes o que é necessário em planeamento para dar alguma consistência de sucesso na realização de uma acção terrorista?....E quantos meios são necessários?.
Parece que tu sabes... não me digas que já fizeste alguma? És só terrorista da inteligência das pessoas. Realmente é muito dificil por uma bomba num comboio ou autocarro em hora de ponta, se quisesse fazer isso em Portugal era impossível mesmo...
Eles têm milhões de euros de recursos, têm formação e muita vontade ("If there's a will there's a way"). Têm tudo o que precisam! Depois é só esperar por uma oportunidade e basta correr bem uma vez para estar o objectivo ser bem sucedido.
- Registado: 3/9/2006 1:50
comentário
Quanto te pagam para editares os teus tópicos?
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
comentário
Caro Keiser
mas se não sabes o que passou, então pq não aceitas a "versão oficial" ?
Só para ser do contra ?
Porque haveria eu de aceitar a versão oficial?.... Se tenho afirmado que a versão oficial é pura propaganda onde a pretensa veracidade dos factos apenas aponta a existência difusa de alguns presumíveis executores, sem uma referência clara sobre os mentores ou organizadores da acção . Como poderia eu ser tão crédulo ?
Posso admitir que alguns islâmitas estão entre os executores mas nada existe de firme sobre os organizadores da acção e é isso que importa saber.
Referirás que será a Al Queda , a madre organizadora de todos os actos terroristas que se vão realizando, mas eu não aceito essa versão porque não consigo ver essa organização com a dimensão necessária para a obtenção do objectivo conseguido como seja o 11/9.
Sabes , um dos princípios da guerra é o princípio do Objectivo , ou seja, em qualquer acção tem de haver um objectivo e esse, deve ser adequado aos meios que de dispomos, isto é, não se deve caçar uma mosca com uma carabina ou um leão com uma fisga .
E ao ver as imagens do Bin Laden com as suas veneráveis barbas brancas e de Kalash a tiracolo , romanticamente, numas remotas montanhas quaisquer do Afeganistão ou seja lá onde seja, permito-me duvidar da estrutura dos meios de que possa dispor para organizar as acções terroristas como o 11/9 e , depois de tudo em alerta, poder desencadear os atentados da Espanha e de Londres. Julgo que estas acções necessitam de meios em pessoal, informação, organização e apoios logísticos mais vastos e bem mais estruturados do que aqueles que se podem presumir sob o controlo de tal organização terrorista , a Al Quaeda.
É por isto que não posso aceitar a versão oficial, tão facilmente, como tu sugeres.
Claro que as massas ignaras gostam de acção e aventuras para lhes alimentar o medo ou o alter ego, e a Al Quaeda e o Bin Laden e seus sucedâneos, prefiguram os Zorros com que todos sonham, No entanto a realidade e a racionalidade impõem-se e impedem essas fantasias. Tu sabes o que é necessário em planeamento para dar alguma consistência de sucesso na realização de uma acção terrorista?....E quantos meios são necessários?.
É por todos estes motivos que não aceito a versão oficial e me torno um transfuga à propaganda vigente.
Tenciono contraditar todas as observações que escreveste, mas por ora fico por aqui.
Só para ser do contra ?
Porque haveria eu de aceitar a versão oficial?.... Se tenho afirmado que a versão oficial é pura propaganda onde a pretensa veracidade dos factos apenas aponta a existência difusa de alguns presumíveis executores, sem uma referência clara sobre os mentores ou organizadores da acção . Como poderia eu ser tão crédulo ?
Posso admitir que alguns islâmitas estão entre os executores mas nada existe de firme sobre os organizadores da acção e é isso que importa saber.
Referirás que será a Al Queda , a madre organizadora de todos os actos terroristas que se vão realizando, mas eu não aceito essa versão porque não consigo ver essa organização com a dimensão necessária para a obtenção do objectivo conseguido como seja o 11/9.
Sabes , um dos princípios da guerra é o princípio do Objectivo , ou seja, em qualquer acção tem de haver um objectivo e esse, deve ser adequado aos meios que de dispomos, isto é, não se deve caçar uma mosca com uma carabina ou um leão com uma fisga .
É por todos estes motivos que não aceito a versão oficial e me torno um transfuga à propaganda vigente.
Tenciono contraditar todas as observações que escreveste, mas por ora fico por aqui.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
jotabil Escreveu:Caro Keiser
Continuo a dizer-te que não sei quem foi ou foram os mentores do 11/9...presume-se que foram conseguidos indícios sobre prováveis executores mas nada se sabe, pelo menos nós, o vulgo, sobre os reais mentores da acção em causa.
Tudo permanece na obscuridade dos iniciados na investigação, das polícias, das chancelarias e nada sabemos sobre isso.
Só para ser do contra ?
Não me coloques nem do lado dos USA-UK nem do lado oposto, a Europa terrestre...não estou condicionado na visão que tenho da realidade...
eu não te coloco em nenhum dos lados...o que critico é a tua "teoria": que sustenta a existência desses 2 lados e uma guerra secreta entre eles através de ataques terroristas levados a cabo por radicais islâmicos
apenas penso sobre a realidade geopolítica que se me apresenta e é sobre ela que formulo as minhas perguntas e tiro as minhas conclusões...
eu tb penso sobre a "realidade geopolítica que se me apresenta" ...só que parto de permissas distintas e chego a conclusões diferentes de ti...e é isso que está em causa...eu acho as tuas conclusões disparatadas.
A geopolitica, a geoestrategica é uma realidade...os paises competem entre si, tem rivalidades, tem interesses distintos e defendendo-nos por vezes de formas nem sempre transparentes...qq pessoa bem informada tem consciência disso, a guerra no Iraque por ex era uma opção estratégica para controlar o oil no Iraque (maiores reservas depois do A Saudita e não por causa do terrorismo - ao contrário do Afeganistão, em certa medida o 911 até veio atrasar os planos da Adminstração para o Iraque, já que tiveram que ir atrás dos Taliban primeiro...o argumento para invadir o Iraque assentou nas WMD ...o argumento tb colava, mesmo que não houvesse 911, pelo que as teorias q dizem que foi a CIA e levar a cabo o 911 não faz mt sentido)...os neocon pensavam que bastava derrubar o saddam, instaurar a democracia, que os iraquianos iriam viver em paz e liberdade e com o fim das sanções e a venda do oil (aos americanos) o pais rapidamente começaria e a crescer e a desenvolver-se....no papel queria-se replicar o que se fez no pós-guerra na Europa e no Japão (se bem que este paises não tinham recursos)...era uma win win situation
obviamente que na prática ( e essa é a minha grande critica para a invasão do iraque) tava bom de ver que pais iria cair na anarquia: 3 etnias distintas, a minoritária é que controlava o regime anterior exercendo terroe sobre as outras 2, a intervenção de paises terceiros, em particular o Irão com aspirações a potência regional, e criou mais um campo de batalha para os terroristas radicais islâmicos, e mais uma razão para odiar os americanos (como admitido recentemente por um relatório da CIA)
A minha critica tua análise geo estrategica/geo politica mundial:
eu "vejo" a China a tornar-se a principal economia mundial dentro de 20 anos, vejos-os a lançar um missil para detruir um satélite orbital na semana passada (uma clara mensagem aos EUA e a uma possivel "guerra doas estrela"), vejo que a economia americana é refém da chinesa....
vejo os chineses investirem biliões em Africa para terem acesso ao oil: metade do Nigeriano e do Angolano já vai a China, bem como o do Sudão (é por isso que a UN tem probemas em resolver o genocidio do Darfur, pq a China bloqueia no Conselho de Segurança as sanções que iriam impedir de receber o oil...situação parecida com do Irão)
eu vejo a India (que juntamente com a China reune 2/3 da pop mundial)a crescer a tx elevadissimas, com alguns dos melhores cérebros a nivel mundial na area das tecnologias de informaçáo e pharma, a fazer valer o seu peso na arena internacional( 2 dos principais empresas de aço já são indianas: a Mittal opou a luxemburguesa/francesa Arcelor e hoje a Tata opou a Corus britânica)
ambos este paises são potências nucleares
e tu achas que a china e a India são "cartas fora do baralho" na cena internacional
a Rússia, cujo governo gradualamente tomou novamente conta das empresas oil e gás natural para as usar como armas politicas e influência internacional, já cortou gas à Europa mais que uma vez para mostar à Bielorussia quem manda, continua a ser uma potencia nuclear capaz de fazer frente aos EUA em plano de igualdade
o fenómeno do radicalismo islâmico como catalizador do terrorismo internacional, mas que tu negas por que o Islão "é uma relegião de paz"
mas depois não consegues depois explicar os atentados terroristas no ocidente
Já agora diz-me porque é que foi que a Alemanha foi o primeiro país a reconhecer, apressadamente, a independência da Croácia?
que eu saiba os primeiros paises foram a Lituânia, a Latvia e a Ucrânia, depois a Eslovénia e a Croácia reconheceram-se uma à outra, depois o Vaticano, depois a Islândia...e só então a Alemanha junto com a Itália e Suécia...e 3 semanas depois a União Europeia como um todo (inclui UK )
A visão do States, naquela altura, inicios de 90, era que não era nada com eles, os Europeus que se entendessem....os Americanos e a NATO só entraram em acção anos depois, quando era inquestionável a incapacidade dos paises Europeus em resolverem uma guerra civil e genocidio etnico que estava acontecer às suas portas
Outra, porque será tanta a preocupação dos europas com os voos da CIA para Guantánamo?
quais preocupações? os governos europeus (mesmo aqueles que só chegaram ao poder recentemente, como o nosso, "oficialmente" negam qq conhecimento...é óbvio que os governos europeus e os serviços secretos colaboram com a CIA....a Europa está numa situação muito delicada tem milhões de muçulmanos a viver dentro de portas (10% na França, 5% na Alemanha, UK...) e muitos deles estão a ficar cada vez mais radicais, pregam ódio e o derrube do governo para a instauração de um estado islàmico (quem fez os atentados em Londres, Madrid?...quem eram os tipos que forma detidos pela policia alemã num comboio com mochilas explosivas? quem matou a realizador holandês? quem anda a queimar carros e autocarros em França?
Assim vêm os Americanos ajudar a resolver-lhes os problemas e os governos europeus podem dar uma de virgens ofendidas, que desconheciam tudo
Mas sendo a Europa uma democracia, além do ramo executivo acabas por ter o parlamento, e são esses através de comissões em que os deputados de extrema esquerda primários aproveitam para ganhar protagonismo através das suas tiradas anti americanas e o ramo judicial onde os juizes e ministério púbico tem investigado e procedido a mandados de captura para inglês ver (como está a acontecer agora na Alemanha) ou na Itália em que apanharam um tipo dos serviços secretos .....italiano, depois dos tipos da CIA terem saido do pais
Porque foi que Hossein assinou o seu próximo destino quando tomou o euro como moeda de referência?
apesar de ter as maiores reservas depois da AS, por causa das sanções da UN, o Iraque exportava mt pouco, pelo que a venda em Euros não teria consequências
além que a Rússia, a Venezuela e o Irão já há muito que consideram vender em Euros, de facto a Iran Petroleum Exchange estava com data de abertura prevista para Março 2006
E não me parece que os EUA tenham poder para dizer a este 3 o que fazer ou deixar de fazer...se ainda não avançaram para o Euro é pq consideram que as vantagens não são assim tão grandes, mas é possivel que façam em breve
Além que não é consensual que isto tivesse implicações assim tão graves para os EUA, paises como a Arábia Saudita (o maior exportador) e mt outros manteriam sempre o dollar
Quem vende e fornece a tecnologia nuclear ao Irão?
actualmente os Russos, ainda recentmente queriam instalar lá uma central nuclear para fins civis com o beneplicito do EUA para o Irão não desenvolver um programa nuclear que podia ser desviado para aplicações militares...foi esta recusa que pôs a comunidade internaciona de sobressalto, já que o argumento do Irão que só queria o nuclear para fins civis, para obter energia caia por terra....
(quem esteve por detrás do prgrama nuclear militar foram os paquisteneses)
Sabendo nós, que o terrorismo é uma fase da insurreição com fins bem definidos e que para o seu sucesso como acção, necessita de apoio exterior ao território em subversão, tanto organizativo como logístico, ...
os radicais islâmicos são financiados com os petrodollares, muito do dinheiro para Al Quaeda vem de cidadãos da Arábia Saudita, cujogoverno apoia os EUA
quem organiza e apoia a guerrilha no Iraque contra a ocupação, utilizando a cisão que sempre existiu entre sunitas e chiitas?
os sunitas e xiitas sempre se mataram uns aos outros oa longo da história, os sunitas (do Saddam) combatem os americanos pq lhes deitaram o regime abaixo, a Alqueada (do falecido al zarqwai) promove atentados terroristas contra os xiitas para provocar a anarquia e o caos, os xiitas matam os sunitas pq tem contas a ajustar da altura do saddam, o Irão apoia os xiitas pq está a ver que o Iraque se vai desemnrar em 3 zonas e assim garante já influência sobre a zona xiita rica em Petroleo, ao ver isto a Arábia Saudita apoia os sunitas...o sunicos que escapam são os curdos no Norte ( amigos dos americanos e tb com oil) mas enervam a Turquia que não quer um Curdistão ao lado da sua fronteira
Vai respondendo a estas perguntas e construindo aquilo que tu chamas a teoria da conspiração para me desarmar.
São perguntas liminares apenas que gostaria de ver respondidas para assim poder sair da minha confusão e da minha excelsa ignorância.
tu é que chamaste ignorante....eu só te chamei paranóico
cumps
comentário
Caro Keiser
Continuo a dizer-te que não sei quem foi ou foram os mentores do 11/9...presume-se que foram conseguidos indícios sobre prováveis executores mas nada se sabe, pelo menos nós, o vulgo, sobre os reais mentores da acção em causa.
Tudo permanece na obscuridade dos iniciados na investigação, das polícias, das chancelarias e nada sabemos sobre isso.
Não me coloques nem do lado dos USA-UK nem do lado oposto, a Europa terrestre...não estou condicionado na visão que tenho da realidade...apenas penso sobre a realidade geopolítica que se me apresenta e é sobre ela que formulo as minhas perguntas e tiro as minhas conclusões...fora das opiniões da Spigel e da sua imensa e incalculável dimensão informativa que possui e do suas insuperáveis necessidades de financiamento para sutentar a máquina.
Já agora diz-me porque é que foi que a Alemanha foi o primeiro país a reconhecer, apressadamente, a independência da Croácia?
Outra, porque será tanta a preocupação dos europas com os voos da CIA para Guantánamo?
Porque foi que Hossein assinou o seu próximo destino quando tomou o euro como moeda de referência?
Sabendo nós, que o terrorismo é uma fase da insurreição com fins bem definidos e que para o seu sucesso como acção, necessita de apoio exterior ao território em subversão, tanto organizativo como logístico, ...quem organiza e apoia a guerrilha no Iraque contra a ocupação, utilizando a cisão que sempre existiu entre sunitas e chiitas?
Vai respondendo a estas perguntas e construindo aquilo que tu chamas a teoria da conspiração para me desarmar.
São perguntas liminares apenas que gostaria de ver respondidas para assim poder sair da minha confusão e da minha excelsa ignorância.
cumps
Não me coloques nem do lado dos USA-UK nem do lado oposto, a Europa terrestre...não estou condicionado na visão que tenho da realidade...apenas penso sobre a realidade geopolítica que se me apresenta e é sobre ela que formulo as minhas perguntas e tiro as minhas conclusões...fora das opiniões da Spigel e da sua imensa e incalculável dimensão informativa que possui e do suas insuperáveis necessidades de financiamento para sutentar a máquina.
Sabendo nós, que o terrorismo é uma fase da insurreição com fins bem definidos e que para o seu sucesso como acção, necessita de apoio exterior ao território em subversão, tanto organizativo como logístico, ...quem organiza e apoia a guerrilha no Iraque contra a ocupação, utilizando a cisão que sempre existiu entre sunitas e chiitas?
cumps
Sun Tzu
Sun Tzu
Para os interessados, estes 2 links "desmontam" completamente as Teorias da Conspiração sobre o 11 de Setembro:
Estudo da Popular Mechanics (revista americana sobre ciência e tecnologia, tem mais de 100 anos de história). Analisaram os dados e consultaram peritos e universidades para refutar as "teorias da conpiração"
Published in the March 2005 issue.
http://www.popularmechanics.com/technol ... tml?page=1
Artigo recente da Der Spiegel (Alemanha aka "Europa Terreste"), umas das maiores e mais influentes revistas Europeias, vende mais 1 milhão de exemplares por semana
The 9/11 Fact File
Conspiracy theories such as those popularized in the Internet documentary Loose Change are all the rage. Yet they are easy to refute, using new evidence from video and audiotape recordings, statements of captured al Qaeda members and the reports of commissions investigating the events.
http://www.spiegel.de/international/spi ... 41,00.html
Estudo da Popular Mechanics (revista americana sobre ciência e tecnologia, tem mais de 100 anos de história). Analisaram os dados e consultaram peritos e universidades para refutar as "teorias da conpiração"
Published in the March 2005 issue.
http://www.popularmechanics.com/technol ... tml?page=1
Artigo recente da Der Spiegel (Alemanha aka "Europa Terreste"), umas das maiores e mais influentes revistas Europeias, vende mais 1 milhão de exemplares por semana
The 9/11 Fact File
Conspiracy theories such as those popularized in the Internet documentary Loose Change are all the rage. Yet they are easy to refute, using new evidence from video and audiotape recordings, statements of captured al Qaeda members and the reports of commissions investigating the events.
http://www.spiegel.de/international/spi ... 41,00.html
via http://o-lidador.blogspot.com/2007/01/s ... cepes.html
"Scrambles" e intercepções
Uma das alegações mais comuns dos fanáticos da teoria da conspiração (FTC), é a de que é totalmente incompreensível que as Forças Armadas americanas não tenham sido capazes de abater em tempo útil uns meros aviões civis, pelo que só pode haver uma explicação: receberam ordens para não o fazer.
Um “argumento” muitas vezes utilizado, é uma declaração do Major Martin, porta-voz do NORAD, citada num livro do teólogo David Griffin, sobre o carácter rotineiro das intercepções de aviões civis, referindo que só entre Junho de 2000 e Setembro de 2001, “o NORAD tinha executado 67 scrambles”
Trata-se de uma frase truncada e descontextualizada que leva os leigos a acreditar que interceptar aviões é como tomar uma bica no café da esquina.
Ora um scramble não é uma intercepção, mas sim todo a cadeia de movimentos que leva uma tripulação até ao avião, depois de receber uma ordem preparatória.
Alguns scrambles conduzem a intercepções, a maioria não, há mesmo intercepções sem scramble, feitas pelo desvio de aviões em patrulha
A frase inteira do Major Martin era a de que “o NORAD tinha executado 67 scrambles mas não relativos ao espaço continental dos EUA”, o que é bastante diferente, como veremos.
Na verdade, nos 10 anos anteriores ao 9/11, o NORAD interceptou apenas um avião civil sobre o espaço aéreo americano (o avião particular do golfista Payne Stewart) e demorou 79 minutos, desde o alerta.
Além desta intercepção, todas as outras (quase todas relacionadas com trafico de droga) aconteceram em offshore, nas Air Defense Identification Zones (ADIZ), as quais requeriam planos de voo, transponders activos e comunicações rádio. Nenhum avião foi abatido.
Um outro “argumento” é um vídeo truncado das declarações do Secretário dos Transportes, Norman Mineta à Comissão do 11 de Setembro. O vídeo termina abruptamente aos 3’ 59’’, “provando”, segundo os FTC, que havia uma ordem de Dick Cheney para não abater o avião que se dirigia ao Pentágono. (neste “argumento” aos FTC já lhe convém que seja um avião, pelo que é com a maior das facilidades que se “esquecem” da tese do míssil).
Todavia, quem vá ler as declarações completas de N. Mineta, verificará que ele diz precisamente o contrário:
“MR. HAMILTON: But there very clearly was an order to shoot commercial aircraft down.
MR. MINETA: Subsequently I found that out. “
A questão agora é outra: porque é que o avião não foi abatido, havendo ordens para o abater?
Para responder, é necessário procurar entender os erros decorrentes do modo como funcionava um sistema de intercepção que não estava virado para ameaças internas não havendo ADIZ domésticas.
Em cada momento há quase 5000 aviões civis no espaço aéreo americano.
Segundo o protocolo em vigor na altura, a partir do momento em que um controlador chegava à conclusão de que um dos seus aviões tinha sido desviado (e isso não era imediato a não ser que os terroristas comunicassem), informava os seus superiores e o caso percorria os sucessivos patamares até ao Air Trafic Control (ATC) HQ (Virgínia) que notificava a Federal Aviation Administration) FAA HQ (Washington). Este organismo consolidava o caso e telefonava para o Pentágono para solicitar uma escolta militar do National Military Command Center (NMCC). O NMCC solicitava autorização do Secretário de Estado da Defesa e a ordem seguia depois para o NORAD que por sua vez dava a ordem, pelo canal descendente, à conveniente base aérea que fazia então descolar os aviões com a missão que fosse oportuna, na maioria das vezes para as zonas de espera sobre o mar, onde aguardavam os pormenores específicos da missão.
No mundo real, tudo isto leva o seu tempo e até se entendia que assim fosse, porque nos casos de desvio de aviões, o normal era que houvesse uma aterragem em algum sítio seguida de uma negociação. Nunca tinha havido um desvio de aviões para serem usados como bombas guiadas.
No caso vertente, tudo começou pelo inédito facto de os terroristas não terem comunicado. Estes piratas eram suicidas, não queriam negociar o que quer que fosse, mas sim atingir os seus alvos o mais depressa possível. O controlador aéreo responsável só acharia estranho quando o avião não respondesse a alguma comunicação, quando começasse a desviar-se da rota, ou quando desligasse o transponder. E começaria por tentar perceber se haveria algum problema técnico, porque há quase 20 anos que não havia desvios de aviões nos EUA.
No caso do voo 77, quando o transponder foi desligado e as comunicações rádio interrompidas, o FAA de Indianopolis pensou que o avião tinha caído, porque o seu controlador nem sequer sabia que tinha havido já dois desvios, minutos antes. O controlador tentou fazer o tracking do avião na sua trajectória planeada, sem perceber que ele tinha já virado para Este e voou indetectado para Washington durante 36 minutos.
Mas como é isto possível?- perguntam os FTC.
Cabe na cabeça de alguém que um avião consiga passear-se impunemente sobre o espaço aéreo americano?
Os FTC e outros representantes de uma certa fauna urbana, pensam que a realidade é como os filmes de ficção científica e que as agências de segurança americanas são omnipotentes e omnipresentes, e que têm câmaras no espaço, controladas por botões, capazes de filmar em tempo real tudo o que está a acontecer lá para baixo. A realidade é muito mais prosaica e a verdade é que todo o sistema de defesa aérea americano estava virado para ameaças vindas de fora, não havendo nenhum sistema de vigilância que assegurasse a cobertura completa e integrada do mainland.
1- “ when you looked at NORAD on September 11, we had a ring of radar all around Canadá and the United States. It was like a donut. There was no coverage in the middle. Tha was not the threat” (Maj Martin, NORAD)
2-“We're pretty good if the threat is coming from outside; we're not so good if it's coming from the inside."(Gen Myers)
3-“This country is not on a wartime footing,…We don't have capable fighter aircraft loaded with missiles sitting on runways in this country. We just don't do that anymore. We did back during the '70s, the '60s, along the coast, being concerned about Russian intrusion, but to expect American fighter aircraft to intercept commercial airliners, who knows where, is totally unrealistic and makes no sense at all." (Senador Warren Rudman)
Voltando ao voo 77, às 9:30, levantaram 2 F-16 de Langley, com missão Standard Operation Procedure(SOP), pelo que se dirigiram para uma ADIZ em offshore.
Às 9:32 o ATC de Dulles (Washington) apanhou um blip não identificado que vinha na sua direcção e fez seguir a informação.
Quando o ATC de Boston tomou conhecimento do caso fez seguir a informação pelos canais normais e os F-16, receberam ordens para voarem para Washington a velocidade supersónica, contrariando as normas em vigor em tempo de paz, a fim de interceptarem o voo 77.
Estavam ainda a mais de 200 km a este, quando o avião embateu no Pentágono às 9:37.
Mesmo que todos os intervenientes tivessem percebido instantaneamente a dimensão do que se estava a passar e tivessem actuado à velocidade da luz, as regras de empenhamento em vigor na altura não permitiam abater aviões comerciais civis sem ordens expressas e autenticadas do máximo responsável político. Na realidade os aviões não têm velocidade “warp”.
E no fim da cadeia está o piloto no seu caça, que recebe uma missão específica (o que fazer, quando, onde e como). O “onde” é sempre algo vago num caso destes porque o alvo se desloca. O caça tem de procurar o seu alvo numa zona saturada de aviões e adquiri-lo no seu radar.
E abatê-lo, o que também não era uma decisão que pudesse ser tomada pelo piloto ou pelos responsáveis militares, uma vez que segundo a lei americana da altura, o desvio de aviões era crime e não acto de guerra.
Os conspiradores referem que não se compreende que havendo uma base (Andrews) a 15 km do Pentágono, não tenha sido essa a receber a ordem de intercepção.
Ora a verdade é que nessa e noutras bases não havia interceptores em alerta (em todo o país só havia 20) porque se entendia que não havia razão para tal.
Em resumo, o sistema falhou porque, como refere o relatório do 9/11. “the protocols in place on 9/11 for the FAA and NORAD to respond to a hijacking presumed that the hijacked aircraft would be readily identifiable and would not attempt to disappear, there would be time to address the problem through the appropriate FAA and NORAD chains of command, and the hijacking would take the traditional form: that is, it would not be a suicide hijacking designed to convert the aircraft into a guided missile.”
Entretanto muita coisa mudou.
Antes, nunca os EUA tinham sido atacados no interior do seu mainland, pelo que os protocolos de reacção não estavam preparados para isso....agora estão.
Antes havia 20 caças em prontidão...agora há 200.
Antes a defesa aérea estava orientada para ameaças vindas de fora...agora contempla uma componente interna.
Antes os sistemas cobriam apenas as fronteiras...hoje cobrem todo o território.
Antes as comunicações FAA-NORAD eram feitas por telefone...hoje há sistemas compartilhados.
Antes, na base de Andrews não havia aviões em alerta....agora há e às ordens da Homeland Security.
Antes um desvio de um avião era um crime....agora é um acto de guerra.
Antes a ordem para abater um avião tinha de vir da Casa Branca....hoje é delegada em determinados comandos militares.
Antes todas as ADIZ eram offshore...hoje há ADIZ reservadas sobre o continente.
Infelizmente na maioria das vezes aprende-se com os próprios erros e não com os erros dos outros.
Os franceses quando construíram a Linha Maginot julgavam-se inexpugnáveis, só que as ameaças que se concretizaram eram completamente diferentes daquela para a qual se tinham preparado.
Não há nada de inexplicável nisto...apenas a inexorabilidade da natureza humana....infelizmente os FTC preferem teorias paranóicas e sobrenaturais relativamente às quais não apresentam qualquer prova positiva.
Porque no fundo, não têm qualquer dúvida sobre o que aconteceu. Eles sabem tudo à priori, a montante e à revelia dos factos.
Provavelmente por Revelação ou por leitura de búzios e nunca nenhum facto foi susceptível de pôr em causa qualquer Fé.
Isso que referes é o que a propaganda diz....outra coisa é o que a História consagra.
Eu tb sei história, mas parece-me não é igual a essa...vejo os fenómenos históricos de outro modo ou dou-lhes outro significado....então o plano Marshall foi para ajudar os europas......ehehehehe.
Os USA deixaram de ser liberais?!!!!
Sim fica-te com essa.
já vi que tu és um Revisionista...daqueles que defende que o plano Marshall foi apenas um plano Imperialista dos EUA para controlar a Europa Ocidental tal como a URSS passou a controlar os paises do lado da cortina de ferro pós 2ªGM
curioso verificar, no entanto, que apesar desse plano Imperialista dos "americanos", os paises europeus conseguiram, após a guerra, proceder à reconstrução e,nas décadas seguintes, atingir elevados niveis de desenvolvimento economico sociais, em democracia e liberdade, estando actualmente entre os paises mais ricos e com melhor nivel de vida do Mundo e.... segundo a tua teoria, simultaneamente a levar a cabo uma guerra secreta contra os EUA (os que lançaram o Plano Marshall)
Não consigo fazer-me entender e mesmo que me fizesse entender, condisero que me encontro num plano inclinado e desfavorável à luta perante uma propaganda sistematizada e a favor dos instintos e dos reflexos condicionados das massas sem qualquer valor crítico das acções que os envolvem e obscurecem.
Desculpa dizer-te isto.
não precisas de pedir desculpa
como já referi, revelas todos os traços caracteristicos dos fanáticos das teorias da conspiração: rotulas de ignorantes aqueles que não partilham a tua visão, e simultaneamente consideras-te um iluminado e mt inteligente apenas em rejeitares a "versão oficial" e desenvolveres a tua própria teoria conspirativa....teoria essa que não apresenta provas nenhuma e sem fundamento algum
cumps
Isso que referes é o que a propaganda diz....outra coisa é o que a História consagra.
Eu tb sei história, mas parece-me não é igual a essa...vejo os fenómenos históricos de outro modo ou dou-lhes outro significado....então o plano Marshall foi para ajudar os europas......ehehehehe.
cumps
Visto o plano marshall na tua opinião não ser para ajudar os europeus, prejudicou os europeus?
P.S. Vais responder à pergunta ou vais continuar com a tua divagação eterna? Eu aposto na segunda.
arcozelo Escreveu:
Os estados unidos não são um estado totalitário, mas o poder do governo aprisionar pessoas sem licença do tribunal durante o tempo que lhes aprouver é nitidamente uma medida de governo totalitário que não tem cabimento num estado de direito, e que foi obtida por este governo através do "Patriot Act" aprovado pelo congresso. Hitler também foi eleito democraticamente num estado de direito. E a Alemanha Nazi no seu auge acho que pode ser considerada um estado totalitário, ou não? Não é o Patriot Act sozinho que faz dos estados unidos um país fascista, mas como dizia o outro "grão a grão enche a galinha o papo".
Nenhum cidadão americano sofre nada com o "Patriot Act", que só é usado em casos extremos de suspeita de terrorismo, não é usado em moldes para além disso. Podes dizer e fazer o que quiseres (dentro da lei) e nada disso te afecta. E se falares com qualquer americano ou luso-descendente ele diz-te isso, não afecta o decorrer normal da vida das pessoas. Fazer analogias entre os Estados Unidos da América e a Alemanha Nazi... essa está de mais. Vivem mesmo num mundo à parte.
comentário
Caro Keiser
Sim fica-te com essa.
Não consigo fazer-me entender e mesmo que me fizesse entender, condisero que me encontro num plano inclinado e desfavorável à luta perante uma propaganda sistematizada e a favor dos instintos e dos reflexos condicionados das massas sem qualquer valor crítico das acções que os envolvem e obscurecem.
Desculpa dizer-te isto.
cumps
Sim fica-te com essa.
Desculpa dizer-te isto.
cumps
Sun Tzu
Sun Tzu
afonsinho Escreveu:Há tanta teoria da conspiração... nem nisso concordam.
Não vejo como é impossível fazer um ataque terrorista nos USA, e menos ainda antes do 11 de Setembro. Até porque eram voos internos aos USA, com muito menos protocolos de segurança que voos internacionais e que podiam ser marcados quase em cima da hora, coisa que não passou ao lado dos terroristas.
Nem vejo onde os USA se estão a transformar num estado totalitário, as pessoas continuam a dizer o que querem e a fazer o que querem, sem que nada aconteça. E nem o 11 de Setembro vai fazer com que o governo republicano perca tudo o que é poder nos USA. Congresso, Senado e Presidência.
Segundo a tua teoria da conspiração a Espanha também se deixou atacar e a Inglaterra igual? Ou estes já foram inesperados?
O impossível não é alguém desviar um avião ou meter seja lá o que for no avião. Isso já foi feito várias vezes. Não me parece possível é o avião ser desviado e ser pilotado para dentro dos 2 maiores arranha-céus de nova iorque e para dentro do pentágono perante a impassividade das forças de segurança. O que esperaríamos ver acontecer seria os vôos em questão serem identificados (não acredito que seja assim tão difícil identificar vôos fora dos trajectos planeados, existem controladores de tráfego áereo e têem que existir meios para lhes facilitar a vida) e serem de imediato escoltados por caças da força aérea. Coisa que não aconteceu. Ficou tudo embevecido a ver as coisas acontecerem.
Os estados unidos não são um estado totalitário, mas o poder do governo aprisionar pessoas sem licença do tribunal durante o tempo que lhes aprouver é nitidamente uma medida de governo totalitário que não tem cabimento num estado de direito, e que foi obtida por este governo através do "Patriot Act" aprovado pelo congresso. Hitler também foi eleito democraticamente num estado de direito. E a Alemanha Nazi no seu auge acho que pode ser considerada um estado totalitário, ou não? Não é o Patriot Act sozinho que faz dos estados unidos um país fascista, mas como dizia o outro "grão a grão enche a galinha o papo".
Os ataques à Espanha e Inglaterra foram de outra natureza. Entre desviar um avião e espetá-lo contra qualquer lado há uns valentes minutos durante os quais podes reagir, mas uma bomba quando explode, explode e acabou.
- Registado: 29/1/2007 15:47
jotabil Escreveu:Caro keiser
Escreves de forma a manipular os meus argumentos caracterizando o meu mundo e não rebatendo ou até mesmo tentando entender as ideias e conceitos que exponho.
"o Jotabil por ex criou um mundo só dele, com umas teorias maradas e qd tenta explicar a realidade dos factos através dessas teorias não consegue, portanto usa uma atitude mt caracteristica dos paranóicos das teorias da conspiração: ignora todos os factos reais q não validem a sua teoria, diz que são fabricados (geralmente por umas organizões secretas poderosas omnipresente e omnipotentes), "nós" somo ignorantes pq não conseguimos discenir a verdade, somos marionetas e ele é o "iluminado" que percebe tudo e consegue descobrir a verdade....e depois acaba por viver sozinho no seu pequeno mundo "
Teorias maradas?!...Apenas respeito uma linha de pensamento geopolitica cuja profundidade tem seculos de existência....investiga na net sobre Ratzel, Celerier, Mahan e Mackinder. Depois projecta esta linha de pensamento para o momento actual.
o teu problema é exactamente esse....essas teorias tiveram a sua validade no sec XIX, inicio sec XX...não são passiveis de serem "projectadas"
Estuda a geoestratégia do fundamentalismo Islâmico e as suas principais controversias...estuda o Islamismo e lê o Corão não só como fonte doutrinária mas também como constituição política.
defendes então que não se deve proceder à separação entre o Estado e a Religião ?
o Corão deve ser levado à letra, tomado como fonte de direito ?
Exorto-te a conhecer um pouco sobre a origem e formação da espiritualidade humana e a problemática das religiões no que toca a sua história qando e onde nasceram e quantas são pelo menos as mais marcantes das nossa civilização. Basta apenas um conhecimento estrutural e conciso da sua formação e grandes linhas de evolução.
sou agnóstico, para mim a espiritualidade é algo pessoal, em sociedade devemos viver num estado laico em que as leis, são as leis feitas pelos cidadãos, não são leis emanadas de um livro escrito há milhares de anos e cuja interpretação varia conforme quem o lê
para conhecerem a evolução das diferentes Religiões ao longo dos tempos recomendo a todos esta apresentação de 90 segundos:
http://www.mapsofwar.com/ind/history-of-religion.html
Lê Nietzsche, Theiard, Camus, Pessoa em Alvaro de Campos, e uma breve compilação do pensamento filosófico, por exemplo de karl Jaspers e lé com atenção Roger garaudy
no livro Apelos aos Vivos...medita um pouco e faz muitas perguntas a ti próprio sobre a realidade que observas...e desconfia das cenas que te parecem óbvias.
..eu sou mais John le Carré, Tom Clancy, Frederick Forsyth, Graham Green,
Não chames de paranóicos a pessoas das quais não entendes as ideias que expendem,
as tuas intervenções tem todos os sintomas tipicos dos paranóicos das teorias de conspiração
deves pelo contrário, interrogá-las naquilo que querem dizer se tiveres dúvidas mas não faças perguntas gerais na tentativa de o desarmar.
perguntas gerais !?
eu coloquei-te questões concretas e especificas para tu responderes á luz da tua teoria
repito aqui uma dessas questões:
quem levou a cabo os atentados do 11 setembro e no metro de Londres?
a tua resposta foi:
"Eu tb não sei quem fez o 11/9....e se soubesse o que adiantaria...a coisa fez-se para não se saber facilmente....mas isso pouco importa..."
Tenta saber porque o teu interlocutor diz aquilo que diz e não aquilo que esperas ouvir.
Ao ler os teus comentários tive a sensação de que nem sequer soubeste ou quizeste entender o que escrevi.
Apenas reagiste de uma forma alienada em face dos dados que ocupam já o teu espirito e que te não deixam assimilar apenas uma ideia que te possa induzir a reflexão e ao pensamento.
Pensar....como dizia Sócrates face ao seu tribunal que democraticamente o condenou.
Eu considero que respondi às tuas perguntas...tu não as leste...ou então necessitarás de mais leituras.
mais uma vez usas aqui a táctica dos paranóicos das teorias de conspiração, crias umas realidade alternativa que ninguém parece compreender, insustentável à luz da factos, não consegues explicar nada, apenas avanças com uma séries de teorias e ideias abstractas ....mas a culpa é "nossa" que pq não somos tão iluminados como tu para compreender a (tua) verdade.
Mais uma questão, depois a 2ª GM a Europa Ocidental estava destruida e sobre ameaça de invasão da União Soviética, foram os EUA que arrancaram com reconstrução através do Plano Marshall e garantiram a protecção contra a URSS durante a Guerra Fria, nestes últimos 50 anos a Europa Ocidental e a América do Norte cooperaram, partilharam os mesmos valores, o "modo de vida ocidental", a democracia ....estas 2 regiões reunem entre si os paises mais ricos e mais evoluidos do Mundo...e segundo a tua teoria, na entrada do sec XXI...estas 2 regiões acharam por bem iniciar uma guerra secreta entre si ? lançam ataques terroristas uns contra os outros, levados a cabo por radicais islâmicos que estranhamnte alinham neste jogo.... ao mesmo tempo que combatem lado a lado no Afeganistão e os seus serviços secretos colaboram activamente uns com os outros ?
comentário
Caro keiser
Escreves de forma a manipular os meus argumentos caracterizando o meu mundo e não rebatendo ou até mesmo tentando entender as ideias e conceitos que exponho.
"o Jotabil por ex criou um mundo só dele, com umas teorias maradas e qd tenta explicar a realidade dos factos através dessas teorias não consegue, portanto usa uma atitude mt caracteristica dos paranóicos das teorias da conspiração: ignora todos os factos reais q não validem a sua teoria, diz que são fabricados (geralmente por umas organizões secretas poderosas omnipresente e omnipotentes), "nós" somo ignorantes pq não conseguimos discenir a verdade, somos marionetas e ele é o "iluminado" que percebe tudo e consegue descobrir a verdade....e depois acaba por viver sozinho no seu pequeno mundo "
Teorias maradas?!...Apenas respeito uma linha de pensamento geopolitica cuja profundidade tem seculos de existência....investiga na net sobre Ratzel, Celerier, Mahan e Mackinder. Depois projecta esta linha de pensamento para o momento actual.
Estuda a geoestratégia do fundamentalismo Islâmico e as suas principais controversias...estuda o Islamismo e lê o Corão não só como fonte doutrinária mas também como constituição política.
Exorto-te a conhecer um pouco sobre a origem e formação da espiritualidade humana e a problemática das religiões no que toca a sua história qando e onde nasceram e quantas são pelo menos as mais marcantes das nossa civilização. Basta apenas um conhecimento estrutural e conciso da sua formação e grandes linhas de evolução.
Lê Nietzsche, Theiard, Camus, Pessoa em Alvaro de Campos, e uma breve compilação do pensamento filosófico, por exemplo de karl Jaspers e lé com atenção Roger garaudy
no livro Apelos aos Vivos...medita um pouco e faz muitas perguntas a ti próprio sobre a realidade que observas...e desconfia das cenas que te parecem óbvias.
Não chames de paranóicos a pessoas das quais não entendes as ideias que expendem, deves pelo contrário, interrogá-las naquilo que querem dizer se tiveres dúvidas mas não faças perguntas gerais na tentativa de o desarmar.
Tenta saber porque o teu interlocutor diz aquilo que diz e não aquilo que esperas ouvir.
Ao ler os teus comentários tive a sensação de que nem sequer soubeste ou quizeste entender o que escrevi.
Apenas reagiste de uma forma alienada em face dos dados que ocupam já o teu espirito e que te não deixam assimilar apenas uma ideia que te possa induzir a reflexão e ao pensamento.
Pensar....como dizia Sócrates face ao seu tribunal que democraticamente o condenou.
Eu considero que respondi às tuas perguntas...tu não as leste...ou então necessitarás de mais leituras.
cumps.
Não chames de paranóicos a pessoas das quais não entendes as ideias que expendem, deves pelo contrário, interrogá-las naquilo que querem dizer se tiveres dúvidas mas não faças perguntas gerais na tentativa de o desarmar.
cumps.
Sun Tzu
Sun Tzu
Há tanta teoria da conspiração... nem nisso concordam.
Fui aos states no verão passado e para além da paranoia dos liquidos por causa do que tinha acontecido entretanto na inglaterra e ter de tirar os sapatos, não vi medidas de segurança diferentes das do resto do mundo desenvolvido, embora também não esteja a ver que mais poderiam fazer. Levei um portátil e para além de o ter de ligar e de o passar no raio-x, coisa que se faz em todo o lado, não fizeram mais nada. Com um bocadinho de paciencia, dinheiro e imaginação muita coisa podia la ser disfarçado. (Eles com um raio-x, um portatil e vontade, era bem possível, porque tempo não lhes falta).
Não vejo como é impossível fazer um ataque terrorista nos USA, e menos ainda antes do 11 de Setembro. Até porque eram voos internos aos USA, com muito menos protocolos de segurança que voos internacionais e que podiam ser marcados quase em cima da hora, coisa que não passou ao lado dos terroristas.
Nem vejo onde os USA se estão a transformar num estado totalitário, as pessoas continuam a dizer o que querem e a fazer o que querem, sem que nada aconteça. E nem o 11 de Setembro vai fazer com que o governo republicano perca tudo o que é poder nos USA. Congresso, Senado e Presidência.
Segundo a tua teoria da conspiração a Espanha também se deixou atacar e a Inglaterra igual? Ou estes já foram inesperados?
Fui aos states no verão passado e para além da paranoia dos liquidos por causa do que tinha acontecido entretanto na inglaterra e ter de tirar os sapatos, não vi medidas de segurança diferentes das do resto do mundo desenvolvido, embora também não esteja a ver que mais poderiam fazer. Levei um portátil e para além de o ter de ligar e de o passar no raio-x, coisa que se faz em todo o lado, não fizeram mais nada. Com um bocadinho de paciencia, dinheiro e imaginação muita coisa podia la ser disfarçado. (Eles com um raio-x, um portatil e vontade, era bem possível, porque tempo não lhes falta).
Daquilo que tenho visto, lido e pensado sobre o assunto a minha opinião tende para um meio termo entre os dois pontos de vista (keyser e jotabil).
Apesar do jotabil ver as coisas duma maneira demasiado irrealistamente paranóica, aquilo que ele diz não é assim tão desprovido de sentido. Em tempos já se pode manipular e comandar países e pessoas tão fácil e directamente como ele diz (durante o tempo da potência marítima do UK), mas hoje em dia os meios de comunicação e as liberdades adquiridas pela população geral tornam um controlo tão directo impossível. A herança que ficou da guerra fria é que também já não é necessário um controlo tão directo. O cavaleiro não precisa de conduzir o cavalo durante todo o percurso, basta-lhe pôr o cavalo na estrada e este segui-la-á naturalmente.
Quando a União Soviética invadiu o Afeganistão, os americanos apoiaram os mujahedeen do bin Laden, mas não os comandaram. Eles sabiam que o cavalo já estava na estrada que eles queriam e era só deixar-lhes rédea solta e recolher os dividendos.
Os ataques do 11 de Setembro parecem-me impossíveis de realizar num país tão obcecado com a segurança como os EUA. Cá a PSP vai ao bairro alto, os arruaceiros arream porrada nos polícias mas ninguém vai preso, porque somos um país de brandos costumes. Nos states, uma situação similar seria tratada com polícias armados até aos dentes que chegavam, viam e baleavam - não há cá merdas de diplomacia e moderação de força. Não acredito que aqueles aviões pudessem ser desviados assim sem ninguém perceber o que está a acontecer. Tanto mais que é um facto que já tinha havido ensaios para testar a capacidade de resposta dos EUA face a um ataque terrorista precisamente nos moldes daquele (terroristas desviarem aviões e atirá-los contra edifícios). Não era propriamente uma surpresa para quem tratava da segurança naquele país.
Já mais difícil de averiguar "factualmente" mas de valor são as afirmações que os serviços secretos de outros países (frança e israel) sabiam de antemão que "qualquer coisa grande" estava na calha e avisaram os estados unidos para se precaverem. Inclusivamente parece que circulou um memorando de Israel para os cidadãos residentes nos estados unidos não circularem de avião naquele dia por questões de segurança.
Os mais paranóicos de entre nós (e muitos já o fizeram) concluiriam que foi o governo dos estados unidos que esteve por detrás dos ataques terroristas. A minha opinião é que na verdade não foram nem tinham que ser. Simplesmente sentaram-se à espera do inevitável, como o artigo do keyser bem explicita, e quando o ataque bateu à porta, limitaram-se a "não se defender". O resultado óbvio é um tremendo golpe de propaganda, igualzinho ao golpe de propaganda que projectou os estados unidos na 2ª grande guerra e nos salvou a todos de crescer a falar alemão. Porque a questão fulcral não é "quem é que iria impedir os estados unidos de invadir o iraque" mas sim "porque é que os estados unidos iriam querer invadir o iraque". Estamos a falar dum país (supostamente) democrático - os governantes não podem fazer o que quiserem e bem lhe apeteça sem que a população esteja de acordo. O governo está-se nas tintas para a opinião do resto do mundo, mas a opinião dos seus cidadãos é essencial, porque sem eles estão de mãos atadas.
E no fundo é disso que se trata - manipulação. Não é nada de maquiavélico nem rebuscado. A manipulação rodeia-nos todos os dias. A nossa mãe manipula-nos com histórias sobre o papão que nos come se não comermos a sopa, ou o pai natal que só dá prendas a meninos bem comportados, nós manipulamos os nossos pais contando só parte da verdade ou mentindo descadamente, e muitas vezes estas manipulações fazem-se com ambas as partes conscientes que ela está a ocorrer. Quando crescemos deixamos de acreditar no pai natal, mas quando os nossos pais nos vêem dizer que o pai natal só dá prendas a meninos bem comportados nós percebemos que o que eles querem realmente dizer é "porta-te bem puto ou não levas prendas". Não que o pai natal tenha alguma coisa a ver com o assunto. É uma mentira conveniente que converte uma ameaça numa história de embalar - o que é optimo porque ninguém nos pode acusar de ser brutos ou tirânicos. Imaginem lá se amanhã os estados unidos acabassem as negociações sobre o programa nuclear iraniano e se limitassem a mandar uma mensagem a dizer "Acabem já com essa ***** ou vamos aí e partimo-vos a boca toda". O que acham que os democratas hippies e tree-huggers iam pensar do seu governo?
Aquilo que nos compete a nós cidadãos é aprender a ler nas entrelinhas de maneira a podermos marcar a nossa posição duma maneira informada. Não podemos exigir aos nossos governantes que parem de mentir - A mentira é necessária numa sociedade moderna. Imaginem por exemplo viver numa cidade apinhada de gente e não haver um mínimo de boa educação. A boa educação é toda ela uma mentira. Quando dizem "bom dia, passou bem?" não estão preocupados com quão bem vai correr o dia da outra pessoa nem minimamente interessados no que é que ela fez no dia anterior. Mas podemos abrir os nossos olhos e tentar perceber exactamente o que é que certas mentiras querem dizer.
Os voos da CIA são uma maneira de cidadãos não americanos atacarem as novas políticas quasi totalitárias dos EUA a respeito de prisioneiros. Os EUA sendo um país de direito concedem determinados direitos aos seus prisioneiros (tipo a cena do telefonema e por aí em diante), e com o 11 de setembro o governo meteu umas leis novas que lhe permite aprisionar suspeitos de terrorismo sem julgamento e sem direitos nenhuns durante o tempo que lhes apetecer. A muita gente isto incomoda porque é com "medidas de emergência" destas que nascem os estados totalitários. A maioria das pessoas gosta das suas liberdades civis. Gosta de poder sair à rua de noite sem recolheres obrigatórios, gosta de poder mandar o primeiro ministro para o ***** sem se preocupar com as consequências. Os cidadãos americanos preocupados opõem-se a Guantanamo e a estas novas leis, mas nós europeus não podemos fazer nada porque não somos cidadãos americanos e por isso não temos nada a ver com as leis deles. NO ENTANTO, preocupa-nos que os estados unidos se tornem num estado totalitário, porque obviamente quando os estados unidos forem uma nova alemanha nazi, os problemas vão sobrar para nós. Por isso mordemos onde podemos morder: os voos da CIA e os nossos próprios governos que "são coniventes" com isto. Não porque achemos que os nossos governos falharam. Mas porque ao apertarmos com os nossos governos, pressupomos que eles em seguida vão criar chatices ao governo dos EUA e fazer-lhes pensar melhor se toda esta história do acto patriótico vale realmente as chatices que dá.
A questão não são os direitos humanos. É a política interna dos EUA. Mas claro que nós não podemos dizer que é isso que nos preocupa, porque naturalmente os EUA responderiam "mas vocês não têem nada a ver com isso."
Apesar do jotabil ver as coisas duma maneira demasiado irrealistamente paranóica, aquilo que ele diz não é assim tão desprovido de sentido. Em tempos já se pode manipular e comandar países e pessoas tão fácil e directamente como ele diz (durante o tempo da potência marítima do UK), mas hoje em dia os meios de comunicação e as liberdades adquiridas pela população geral tornam um controlo tão directo impossível. A herança que ficou da guerra fria é que também já não é necessário um controlo tão directo. O cavaleiro não precisa de conduzir o cavalo durante todo o percurso, basta-lhe pôr o cavalo na estrada e este segui-la-á naturalmente.
Quando a União Soviética invadiu o Afeganistão, os americanos apoiaram os mujahedeen do bin Laden, mas não os comandaram. Eles sabiam que o cavalo já estava na estrada que eles queriam e era só deixar-lhes rédea solta e recolher os dividendos.
Os ataques do 11 de Setembro parecem-me impossíveis de realizar num país tão obcecado com a segurança como os EUA. Cá a PSP vai ao bairro alto, os arruaceiros arream porrada nos polícias mas ninguém vai preso, porque somos um país de brandos costumes. Nos states, uma situação similar seria tratada com polícias armados até aos dentes que chegavam, viam e baleavam - não há cá merdas de diplomacia e moderação de força. Não acredito que aqueles aviões pudessem ser desviados assim sem ninguém perceber o que está a acontecer. Tanto mais que é um facto que já tinha havido ensaios para testar a capacidade de resposta dos EUA face a um ataque terrorista precisamente nos moldes daquele (terroristas desviarem aviões e atirá-los contra edifícios). Não era propriamente uma surpresa para quem tratava da segurança naquele país.
Já mais difícil de averiguar "factualmente" mas de valor são as afirmações que os serviços secretos de outros países (frança e israel) sabiam de antemão que "qualquer coisa grande" estava na calha e avisaram os estados unidos para se precaverem. Inclusivamente parece que circulou um memorando de Israel para os cidadãos residentes nos estados unidos não circularem de avião naquele dia por questões de segurança.
Os mais paranóicos de entre nós (e muitos já o fizeram) concluiriam que foi o governo dos estados unidos que esteve por detrás dos ataques terroristas. A minha opinião é que na verdade não foram nem tinham que ser. Simplesmente sentaram-se à espera do inevitável, como o artigo do keyser bem explicita, e quando o ataque bateu à porta, limitaram-se a "não se defender". O resultado óbvio é um tremendo golpe de propaganda, igualzinho ao golpe de propaganda que projectou os estados unidos na 2ª grande guerra e nos salvou a todos de crescer a falar alemão. Porque a questão fulcral não é "quem é que iria impedir os estados unidos de invadir o iraque" mas sim "porque é que os estados unidos iriam querer invadir o iraque". Estamos a falar dum país (supostamente) democrático - os governantes não podem fazer o que quiserem e bem lhe apeteça sem que a população esteja de acordo. O governo está-se nas tintas para a opinião do resto do mundo, mas a opinião dos seus cidadãos é essencial, porque sem eles estão de mãos atadas.
E no fundo é disso que se trata - manipulação. Não é nada de maquiavélico nem rebuscado. A manipulação rodeia-nos todos os dias. A nossa mãe manipula-nos com histórias sobre o papão que nos come se não comermos a sopa, ou o pai natal que só dá prendas a meninos bem comportados, nós manipulamos os nossos pais contando só parte da verdade ou mentindo descadamente, e muitas vezes estas manipulações fazem-se com ambas as partes conscientes que ela está a ocorrer. Quando crescemos deixamos de acreditar no pai natal, mas quando os nossos pais nos vêem dizer que o pai natal só dá prendas a meninos bem comportados nós percebemos que o que eles querem realmente dizer é "porta-te bem puto ou não levas prendas". Não que o pai natal tenha alguma coisa a ver com o assunto. É uma mentira conveniente que converte uma ameaça numa história de embalar - o que é optimo porque ninguém nos pode acusar de ser brutos ou tirânicos. Imaginem lá se amanhã os estados unidos acabassem as negociações sobre o programa nuclear iraniano e se limitassem a mandar uma mensagem a dizer "Acabem já com essa ***** ou vamos aí e partimo-vos a boca toda". O que acham que os democratas hippies e tree-huggers iam pensar do seu governo?
Aquilo que nos compete a nós cidadãos é aprender a ler nas entrelinhas de maneira a podermos marcar a nossa posição duma maneira informada. Não podemos exigir aos nossos governantes que parem de mentir - A mentira é necessária numa sociedade moderna. Imaginem por exemplo viver numa cidade apinhada de gente e não haver um mínimo de boa educação. A boa educação é toda ela uma mentira. Quando dizem "bom dia, passou bem?" não estão preocupados com quão bem vai correr o dia da outra pessoa nem minimamente interessados no que é que ela fez no dia anterior. Mas podemos abrir os nossos olhos e tentar perceber exactamente o que é que certas mentiras querem dizer.
Os voos da CIA são uma maneira de cidadãos não americanos atacarem as novas políticas quasi totalitárias dos EUA a respeito de prisioneiros. Os EUA sendo um país de direito concedem determinados direitos aos seus prisioneiros (tipo a cena do telefonema e por aí em diante), e com o 11 de setembro o governo meteu umas leis novas que lhe permite aprisionar suspeitos de terrorismo sem julgamento e sem direitos nenhuns durante o tempo que lhes apetecer. A muita gente isto incomoda porque é com "medidas de emergência" destas que nascem os estados totalitários. A maioria das pessoas gosta das suas liberdades civis. Gosta de poder sair à rua de noite sem recolheres obrigatórios, gosta de poder mandar o primeiro ministro para o ***** sem se preocupar com as consequências. Os cidadãos americanos preocupados opõem-se a Guantanamo e a estas novas leis, mas nós europeus não podemos fazer nada porque não somos cidadãos americanos e por isso não temos nada a ver com as leis deles. NO ENTANTO, preocupa-nos que os estados unidos se tornem num estado totalitário, porque obviamente quando os estados unidos forem uma nova alemanha nazi, os problemas vão sobrar para nós. Por isso mordemos onde podemos morder: os voos da CIA e os nossos próprios governos que "são coniventes" com isto. Não porque achemos que os nossos governos falharam. Mas porque ao apertarmos com os nossos governos, pressupomos que eles em seguida vão criar chatices ao governo dos EUA e fazer-lhes pensar melhor se toda esta história do acto patriótico vale realmente as chatices que dá.
A questão não são os direitos humanos. É a política interna dos EUA. Mas claro que nós não podemos dizer que é isso que nos preocupa, porque naturalmente os EUA responderiam "mas vocês não têem nada a ver com isso."
- Registado: 29/1/2007 15:47
Keyser Soze Escreveu:Dwer Escreveu:Quando me refiro à teoria do Jotabil refiro-me à existência de dois blocos em 'cooptição'. Não às teorias da conspiração.
cooptação ?
"acto de cooperar;
admissão extraordinária numa cooperação com dispensa das formalidades ordinariamente exigidas"
ou seja, o oposto do que o Jotabil diz
essa "cooperação com dispensa das formalidades ordinariamente exigidas" é exactamente o que se passa com os "voos da CIA": deixam os americanos fazer o "trabalho sujo", partilham "informação" mas dizem desconhecer a situação
a "investigação" levada a cabo pelo Parlamento Europeu é, como se costuma dizer, para Inglês ver....é para fingir que na Europa temos padrões morais mais elevados e que não toleramos estas situações, qd na prática os governos "cooptam" com os americanos
como explicar a reacção dos Governo Europeus, incluindo o nosso, de rapidamente encerrar estas investigações ?
os únicos que parecem mt "chocados" são partidos de extrema esquerda e alguns deputados europeus que usam este assunto na prossecução dos seus interesses e da sua agenda pessoal
Há outra coisa que o jotabil refere que também para mim é válida: a intoxicação informativa. O que nos é 'vendido' como verdade absoluta.
a intoxicação informativa, a propaganda sempre existiu
felizmente agora tens acesso a fontes de informação sem paralelo
através da TV tens aceesso a canais de televisão de diferentes paises: imparciais,(BBC) ou com determinada inclinação ideelógica(Fox News, Al Jazeera). Podes ver directo dos acontecimentos, documentários de investigação, debates e entrevistas como individuos com opiniões distintas
através da Internet tens acesso a praticamnte todos os jornais publicados no mundo, podes ler blogs, aceder a estudos académicos publicados on line
compete-te a ti ver, ler, investigar, analisar,criticar proceder a contraditório e depois retirar as tuas ilações e conclusões de uma forma isenta e imparcial
o Jotabil por ex criou um mundo só dele, com umas teorias maradas e qd tenta explicar a realidade dos factos através dessas teorias não consegue, portanto usa uma atitude mt caracteristica dos paranóicos das teorias da conspiração: ignora todos os factos reais q não validem a sua teoria, diz que são fabricados (geralmente por umas organizões secretas poderosas omnipresente e omnipotentes), "nós" somo ignorantes pq não conseguimos discenir a verdade, somos marionetas e ele é o "iluminado" que percebe tudo e consegue descobrir a verdade....e depois acaba por viver sozinho no seu pequeno mundo
espreitem este link. É a isto que me refiro.
The Great Game.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
Uma estranha batalha no Iraque
An apocalyptic sect, led by a man claiming to be an Islamic messiah, has been wiped out in Iraq just as it was planning to disrupt the holiest day in the Shia Muslim calendar, Iraqi officials claimed today.
Local government officials claimed that as many as 300 militants from a Shia sect calling themselves Jund al-Samaa (Soldiers of Heaven) were killed in fierce fighting that lasted for nearly 24 hours and cost the lives of five Iraqi personnel and two US servicemen whose helicopter crashed. A further 100 rebels were reported captured.
Iraq’s national security minister said the leader of the sect was a 40-year-old Iraqi who claimed to be the Mahdi -- an Islamic prophet who is destined to rise again and judge good from evil. The man, believed to be from the nearby Shia city of Diwaniya was killed just as he was preparing to lead an attack on Shia clerics in Najaf, said Shirwan al-Waeli.
"He claimed to be the Mahdi," said Mr al-Waeli, adding that that the man used the full name Mahdi bin Ali bin Ali bin Abi Taleb, claiming descent from the Prophet Muhammad.
"One of the signs of the coming of the Mahdi was to be the killing of the Ulema (Islamic clerical leaders) in Najaf," he said.
Iraqi military officials said that 30 of the dead were Afghans and Saudis and that of the 13 arrested, one was from Sudan.
The role of al Qaeda is unclear, because the group has typically allied itself with extremist Sunni militants, regarding Shia Muslims as apostates and heretics. The deputy governor of Najaf, Abdel Hussein Attan, said the militia "appears to be a Shia group but its deep-rooted conviction is different".
"I have come to the total conviction from what I have seen with my own eyes on the ground that al-Qaeda is behind this group," he said. "Based on the confessions of interrogated militants and other information, this well-structured group intended to attack Shia clerics and take control of Najaf and its holy sites."
The Mahdi is a key figure in Islamic ideas of the apocalypse. Much as Christians believe in the second coming of Jesus, Sunnis maintain he will return to divide good from evil and deliver peace to mankind, while Shias believe he is the Twelfth Imam, a descendant of Muhammad who was been missing since the Ninth Century.
The coming of the Mahdi, and the need for a vanguard of soldiers to prepare the way, has inspired other Islamic uprisings, including the rebellion against British rule in Sudan in the 1880s and the occupation of the Grand Mosque at Mecca by militants in 1979.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Será que vou ser abatido como um infiel?
Será que esta blasfemia (deste tópico) ao Islão representará o fim do Caldeirão?
A mim só me chateia o facto dos EUA-UK terem insistido tanto nas armas de destruição maciça que o Iraque supostamente teria, como justificação para uma qualquer resposta à provocação que foi o 9/11. Tinha de haver um bode 'respiratório'.
Afinal os aliados enfiaram-se num poço sem fundo. O Iraque foi invadido, mas não tinha armas de d. m., e o que era, apesar de tudo, um país organizado, onde os adultos trabalham, as crianças iam à escola, etc, é agora o caos completo. E andou o Durão Barroso misturado nesta história!!
O Islão vive no obscurantismo e demorará séculos a sair dele. O Cristianismo também ja teve a sua idade das trevas. E conseguimos sair dele.
E qual era um dos males? União estado-igreja. A separação gradual do estado e da igreja significou a abertura de mentalidades que evoluiu para a liberdade de pensamento que hoje usufruimos no mundo ocidental. O estado é laico no ocidente.
Deixámos de ler a bíblia à letra. Se não o tivéssemos feito, ainda hoje estávamos a sacrificar carneiros e cabritos ao nosso Deus para invocar a sua intervenção, como o fazia Abraão. E estávamos a invocar Deus nosso senhor por tudo e por nada como se fazia há 400 anos.
Considero o Cristianismo (2º testamento) a religião por excelência, aquela que tenta transmitir uma mensagem realmente reconciliadora aos crentes. 'Dai a outra face', ou 'de entre vós que não pecou que atire a primeira pedra', etc. É este tom conciliatório que admiro na mensagem de cristo. Maomé queria fazer melhor mas, quanto a mim, só se espalhou ao comprido.
Quanto ao Corão, li umas páginas, e não posso afirmar muita coisa. Mas que fiquei com uma ideia fiquei. O livro transmite a linha de pensamento que regia um homem, e tenta ir de encontro às pulsões e vontades dessa pessoa que o escreveu: poligamia, subjugação da mulher, morte aos inimigos (infiéis), etc. São feitas inúmeras menções a figuras bíblicas, como Abraão e outros, pelo que não há grande originalidade.
E basicamente é um código de conduta moral. Casai com 2, 3, 4 mulheres..., se encontrardes a mulher adúltera, lapidai-a; se sobreviver deixai-a estar, pois é essa a vontade de Deus. E também há regras para a conduta a ter com uma mulher menstruada, e tudo e mais alguma coisa... Se juntarmos a leitura à letra, que as sociedades árabes fazem deste livro... A vida é pura e simplesmente um inferno para as partes fracas da contenda: infiéis, mulheres, etc.
Sinceramente não gostei nada.
Tendo em conta este choque ocidente/islão, e raciocionando misticamente, acho que o Armagedão (Armageddon) está próximo. Esta guerra apocalíptica referida na bíblia, poderá ser a referente ao choque ocidente/islão que estamos a presenciar, juntando a máxima 'dos mil passarás, dos dois mil não passarás', pode ser que...
...E daí pode ser uma ganda treta.
Só mais uma achega, relativamente ao primeiro video postado pelo Keyser, só para dizer que a parte da discussão que aborda a atitude construtiva dos judeus ao longo da história, corroboro totalmente. São um dos povos que realmente admiro pela extrema capacidade empreendedora, e acho que foi um terrivel erro da história Portugal tê-los expulsado no século XV ou XVI.
E caríssimos muçulmanos, somos todos amigos tá bem? Quem escreveu isto foram os meus dedos, a minha mente estava 'elsewhere' a meditar curiosamente virado para Leste, a pensar como vós nas 72 virgens... Tudo de bom pa vocês pá. No hard fellings!!

Será que esta blasfemia (deste tópico) ao Islão representará o fim do Caldeirão?
A mim só me chateia o facto dos EUA-UK terem insistido tanto nas armas de destruição maciça que o Iraque supostamente teria, como justificação para uma qualquer resposta à provocação que foi o 9/11. Tinha de haver um bode 'respiratório'.
Afinal os aliados enfiaram-se num poço sem fundo. O Iraque foi invadido, mas não tinha armas de d. m., e o que era, apesar de tudo, um país organizado, onde os adultos trabalham, as crianças iam à escola, etc, é agora o caos completo. E andou o Durão Barroso misturado nesta história!!
O Islão vive no obscurantismo e demorará séculos a sair dele. O Cristianismo também ja teve a sua idade das trevas. E conseguimos sair dele.
E qual era um dos males? União estado-igreja. A separação gradual do estado e da igreja significou a abertura de mentalidades que evoluiu para a liberdade de pensamento que hoje usufruimos no mundo ocidental. O estado é laico no ocidente.
Deixámos de ler a bíblia à letra. Se não o tivéssemos feito, ainda hoje estávamos a sacrificar carneiros e cabritos ao nosso Deus para invocar a sua intervenção, como o fazia Abraão. E estávamos a invocar Deus nosso senhor por tudo e por nada como se fazia há 400 anos.
Considero o Cristianismo (2º testamento) a religião por excelência, aquela que tenta transmitir uma mensagem realmente reconciliadora aos crentes. 'Dai a outra face', ou 'de entre vós que não pecou que atire a primeira pedra', etc. É este tom conciliatório que admiro na mensagem de cristo. Maomé queria fazer melhor mas, quanto a mim, só se espalhou ao comprido.
Quanto ao Corão, li umas páginas, e não posso afirmar muita coisa. Mas que fiquei com uma ideia fiquei. O livro transmite a linha de pensamento que regia um homem, e tenta ir de encontro às pulsões e vontades dessa pessoa que o escreveu: poligamia, subjugação da mulher, morte aos inimigos (infiéis), etc. São feitas inúmeras menções a figuras bíblicas, como Abraão e outros, pelo que não há grande originalidade.
E basicamente é um código de conduta moral. Casai com 2, 3, 4 mulheres..., se encontrardes a mulher adúltera, lapidai-a; se sobreviver deixai-a estar, pois é essa a vontade de Deus. E também há regras para a conduta a ter com uma mulher menstruada, e tudo e mais alguma coisa... Se juntarmos a leitura à letra, que as sociedades árabes fazem deste livro... A vida é pura e simplesmente um inferno para as partes fracas da contenda: infiéis, mulheres, etc.
Sinceramente não gostei nada.
Tendo em conta este choque ocidente/islão, e raciocionando misticamente, acho que o Armagedão (Armageddon) está próximo. Esta guerra apocalíptica referida na bíblia, poderá ser a referente ao choque ocidente/islão que estamos a presenciar, juntando a máxima 'dos mil passarás, dos dois mil não passarás', pode ser que...
...E daí pode ser uma ganda treta.
Só mais uma achega, relativamente ao primeiro video postado pelo Keyser, só para dizer que a parte da discussão que aborda a atitude construtiva dos judeus ao longo da história, corroboro totalmente. São um dos povos que realmente admiro pela extrema capacidade empreendedora, e acho que foi um terrivel erro da história Portugal tê-los expulsado no século XV ou XVI.
E caríssimos muçulmanos, somos todos amigos tá bem? Quem escreveu isto foram os meus dedos, a minha mente estava 'elsewhere' a meditar curiosamente virado para Leste, a pensar como vós nas 72 virgens... Tudo de bom pa vocês pá. No hard fellings!!
Dwer Escreveu:Quando me refiro à teoria do Jotabil refiro-me à existência de dois blocos em 'cooptição'. Não às teorias da conspiração.
cooptação ?
"acto de cooperar;
admissão extraordinária numa cooperação com dispensa das formalidades ordinariamente exigidas"
ou seja, o oposto do que o Jotabil diz
essa "cooperação com dispensa das formalidades ordinariamente exigidas" é exactamente o que se passa com os "voos da CIA": deixam os americanos fazer o "trabalho sujo", partilham "informação" mas dizem desconhecer a situação
a "investigação" levada a cabo pelo Parlamento Europeu é, como se costuma dizer, para Inglês ver....é para fingir que na Europa temos padrões morais mais elevados e que não toleramos estas situações, qd na prática os governos "cooptam" com os americanos
como explicar a reacção dos Governo Europeus, incluindo o nosso, de rapidamente encerrar estas investigações ?
os únicos que parecem mt "chocados" são partidos de extrema esquerda e alguns deputados europeus que usam este assunto na prossecução dos seus interesses e da sua agenda pessoal
Há outra coisa que o jotabil refere que também para mim é válida: a intoxicação informativa. O que nos é 'vendido' como verdade absoluta.
a intoxicação informativa, a propaganda sempre existiu
felizmente agora tens acesso a fontes de informação sem paralelo
através da TV tens aceesso a canais de televisão de diferentes paises: imparciais,(BBC) ou com determinada inclinação ideelógica(Fox News, Al Jazeera). Podes ver directo dos acontecimentos, documentários de investigação, debates e entrevistas como individuos com opiniões distintas
através da Internet tens acesso a praticamnte todos os jornais publicados no mundo, podes ler blogs, aceder a estudos académicos publicados on line
compete-te a ti ver, ler, investigar, analisar,criticar proceder a contraditório e depois retirar as tuas ilações e conclusões de uma forma isenta e imparcial
o Jotabil por ex criou um mundo só dele, com umas teorias maradas e qd tenta explicar a realidade dos factos através dessas teorias não consegue, portanto usa uma atitude mt caracteristica dos paranóicos das teorias da conspiração: ignora todos os factos reais q não validem a sua teoria, diz que são fabricados (geralmente por umas organizões secretas poderosas omnipresente e omnipotentes), "nós" somo ignorantes pq não conseguimos discenir a verdade, somos marionetas e ele é o "iluminado" que percebe tudo e consegue descobrir a verdade....e depois acaba por viver sozinho no seu pequeno mundo
Keyser Soze Escreveu:Dwer Escreveu:Não acho a teoria do Jotabil tão dispicienda assim.
não !?
[quote]
Quando me refiro à teoria do Jotabil refiro-me à existência de dois blocos em 'cooptição'. Não às teorias da conspiração. Há outra coisa que o jotabil refere que também para mim é válida: a intoxicação informativa. O que nos é 'vendido' como verdade absoluta.
Abraço,
Dwer
Dwer
Essa teoria que os americanos fizeram aquilo para invadir o Iraque não faz sentido nenhum. Principalmente porque se eles quisessem invadir o Iraque não precisavam do 11 de setembro para nada, quem lhes ia fazer oposição? A américa até já tinha bombardeado o Iraque no tempo do Clinton, ainda antes do 11 de setembro e também não precisou do avale de ninguem. Muito menos precisava esta administraçao do Bush dum avale da comunidade internacional para invadir o Iraque, já mostraram ser de ideias fixas e até autistas.
Fazer aquilo tudo para invadir o Iraque? Mesmo sem o 11 de Setembro, bastava virem com a conversa das armas de destruição maciça e o que aconteceu agora, acontecia à mesma. Os que concordaram, concordavam e os que não concordaram não concordavam. Não valia o esforço e o custo.
E oh jotabil... sem ofensa... falas muito mas dizes pouco. E que tal seres mais um pouco mais conciso e directo? É que para os mais obtusos como eu, e acho que ainda somos uns poucos aqui no forum, o que escreves passa-nos completamente ao lado. Pareces um polítco, bla bla bla... e não se tira nada. Ainda nem percebi bem a tua teoria.
Fazer aquilo tudo para invadir o Iraque? Mesmo sem o 11 de Setembro, bastava virem com a conversa das armas de destruição maciça e o que aconteceu agora, acontecia à mesma. Os que concordaram, concordavam e os que não concordaram não concordavam. Não valia o esforço e o custo.
E oh jotabil... sem ofensa... falas muito mas dizes pouco. E que tal seres mais um pouco mais conciso e directo? É que para os mais obtusos como eu, e acho que ainda somos uns poucos aqui no forum, o que escreves passa-nos completamente ao lado. Pareces um polítco, bla bla bla... e não se tira nada. Ainda nem percebi bem a tua teoria.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], LMMV, Phil2014, trend=friend e 72 visitantes