Caldeirão da Bolsa

DAX 2007 - Qual a melhor estratégia?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rteixe01 » 26/1/2007 20:59

Concordo em absoluto.
Basta ver a afluência aos posts do Empirico, para percebermos a relevância das suas análises aqui para os frequentadores do Caldeirão.

1 abraço
O mercado é que indica a direcção, nós só temos de o seguir!

Registado: 23/11/2005 11:37

por @rmando » 26/1/2007 20:22

idem idem aspas aspas :wink:

Registado: 11/10/2006 11:18

por scpnuno » 26/1/2007 20:13

empirico Escreveu:Depois de verem a alargada gostava do feed-back dos daxianos.

Aqui a Daxiana (a unica assumida) informa V. Exa que feed Back, para já, não há!

È sexta-feira, mandei o Dax ás malvas, vou comer qualquer coisa e enrolar-me num cobertor a ver o ER

Agora a sério (o que em mim é raro, por isso preciso de avisar), empirico, tenho a louvar o teu espirito. A agradeçer as tuas analises. Admiro a tua rectidão. E, posso-te dizer que varias vezes, durante o dia enquanto o dax nos "dá tanga", penso em ti. Que te está a correr bem, ou que espero que tenhas fechado posição.
Saber dar a cara nos bons e nos maus momentos, não é patra todos. Aqui fica o meu aplauso.

Bom fim de semana
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por empirico » 26/1/2007 19:43

a actualização de 6ª feira será assim resumida a domingo à noite e até 5ª feira faço uma mais alargada.

Depois de verem a alargada gostava do feed-back dos daxianos.
Empirico

Registado: 5/11/2002 0:16

por empirico » 26/1/2007 19:39

ANALISE DE 26/1/07:

Está a chegar ao fim o primeiro mês da analise DAX 2007. Fiquei surpreendido que neste momento já tenha mais de 9.000 visitas e que vem aumentar a minha responsabilidade no rigor da analise. Por isso, vou a partir de hoje, fazer uma analise mais detalhada e mais direccionada para o trading-position de curto prazo, embora com referências para o médio/longo prazo abstraindo-me do intraday apesar de referenciar os valores importantes da sessão seguinte à da sessão analisada. Espero que se torne do agrado de todos.

QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA DE TRADING POSITION PARA O CURTO PRAZO?

Fazendo alguns reajuste ao que tenho referido o DAX está no curto prazo num regime lateral entre os 6660 e os 6670 pontos. Para além deste facto, o DAX aumentou a sua volatilidade e os indicadores de momentum dá-nos uma perca de força com várias divergências.

Perante estes sinais é de esperar para o curto prazo uma correcção.

Para esta correcção observo a zona dos 6500/6480 como o target possivel, contudo havendo uma gap ligeiramente abaixo é possivel que faça algum atrito.
Anexos
dax4.png
O DAX sempre que vai ao topo faz na sessão seguinte velas vermelhas. Hoje apesar doji ele é realizado com perspectiva de continuação de tendência descendente.
dax4.png (25.4 KiB) Visualizado 1364 vezes
dax1.png
O canal ascendente de longo prazo tem sido o grande obstáculo aos novos máximos. É uma forte razão para esperar uma possivel correcção.
dax1.png (36.24 KiB) Visualizado 1345 vezes
Empirico

por empirico » 26/1/2007 17:13

Começo a acreditar na minha posição :wink:
Empirico

por Valete » 26/1/2007 13:09

rteixe01 Escreveu:Isto hoje foi bonito de se ver.
Os EUA ontem cairam bem, é certo. Obviamente isso reflectiu-se nos futuros do DAX e hoje a abertura foi em queda, já a cair acima de 0.6%, os pesos pesados aproveitaram para esticar ainda mais a corda e fazem em 20 m após a abertura o DAX estar a cair quase quase 1% até aos 6659 pontos! Incrível!
Conclusão, forçaram montes de pessoal a fechar eventuais longos que tivessem. Para além disso, deram a impressão de haver naquele momento um short breakout, ou seja, mais pessoal a fazer o reverse da posição e a abrir curtos!
Por fim, depois de "queimarem" os longos, fazem isto subir 40 pontos de uma virada e "queimam" os que abriram curtos.

É a magia da volatilidade do DAX!

Isso será assim tão linear? Afinal o DAX não é um indicador de 30 empresas. Como se consegue através da compra e venda de acções dessas mesmas empresas, influenciar assim tanto o índice?
Obrigado.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por SmartMoney » 26/1/2007 12:46

rteixe01 Escreveu:Em 20m de negociação perder 1%, só se tivesse existido uma ameaça de bomba ou parecido.
Inclusivé eu estava longo, não vendi e só vendi há pouco nos 6700 pontos, fiquei em casa practicamente, perdendo miseros 30€. Conclusão, hoje não como sobremessa ao almoço! :lol: :mrgreen:

Tens que me dizer onde é que pagas 30€ pela sobremesa, que assim não caio na tentação de pôr lá os pés :mrgreen: .
Para mim 30€ dá-me para 3-4 almoços (à semana e com sobremesa) :wink:

Um abraço

Registado: 1/9/2005 14:58

por rteixe01 » 26/1/2007 12:22

Smart,

Costuma-se dizer que só nos enganam uma vez :lol: :lol:
Efectivamente, quem acompanha o indice há mais tempo, começa-lhe a conhecer as manhas.
Hoje por exemplo, percebeu-se logo que era fruta a mais. Em 20m de negociação perder 1%, só se tivesse existido uma ameaça de bomba ou parecido.
Inclusivé eu estava longo, não vendi e só vendi há pouco nos 6700 pontos, fiquei em casa practicamente, perdendo miseros 30€. Conclusão, hoje não como sobremessa ao almoço! :lol: :mrgreen:

por SmartMoney » 26/1/2007 11:55

rteixe01 Escreveu:Isto hoje foi bonito de se ver.
Os EUA ontem cairam bem, é certo. Obviamente isso reflectiu-se nos futuros do DAX e hoje a abertura foi em queda, já a cair acima de 0.6%, os pesos pesados aproveitaram para esticar ainda mais a corda e fazem em 20 m após a abertura o DAX estar a cair quase quase 1% até aos 6659 pontos! Incrível!
Conclusão, forçaram montes de pessoal a fechar eventuais longos que tivessem. Para além disso, deram a impressão de haver naquele momento um short breakout, ou seja, mais pessoal a fazer o reverse da posição e a abrir curtos!
Por fim, depois de "queimarem" os longos, fazem isto subir 40 pontos de uma virada e "queimam" os que abriram curtos.

Muito bem apontado caro rteixe. :wink:
Mas isso é o que eles fazem sempre, portanto não é novidade nenhuma para quem está atento ao dax.

Não diria que é a magia da volatilidade do dax, mas antes, a magia da lei do mais forte :mrgreen:

Um abraço

Registado: 1/9/2005 14:58

por rteixe01 » 26/1/2007 11:42

Isto hoje foi bonito de se ver.

por rteixe01 » 26/1/2007 10:21

Ceira,

Por exemplo, a tua 2ª LTA na parte inferior deveria começar no minímo do dia 30/11 e tocar pelo menos mais 2 pontos para além desse.
A parte de cima dessa LTA em vez de começar a tocar no máximo de dia 29/12 aprocimadamente, deveria começar num máximo que anda alí entre 30/11 e 29/12 e depois tocar mais dois pontos para além desse.

Um abraço e espero ter ajudado mais um pouco nos teus rabiscos!

por Ceira77 » 26/1/2007 2:11

Não vais levar certamente a mal mas esses riscos não estão muito fiáveis.

Claro que não levo a mal. Quando os fiz já foi com o propósito de os submeter à crítica dos mais experientes. :wink:

Obrigado pelas suas "luzes".

Registado: 19/1/2006 21:20

por empirico » 26/1/2007 1:59

ceira Escreveu:Entrei curto hoje nos 6768 e saí ao fim de 25 pontos. Afinal podia ter sido bem melhor. :evil:
Entendo que o caminho é para sul no curto prazo como o amigo empirico tem mostrado. No entanto tenho uma dúvida...

A Zona dos 6675/6775 é uma zona Neutra, a quebra de uma delas dá a indicação de curto prazo.

Com a quebra dos 6675 que penso que será dará já hoje, qual será a extensão do trend? Será para ficar dentro do canal que desenhei?

Olá Ceira:

Não vais levar certamente a mal mas esses riscos não estão muito fiáveis. Procura traçar uma linha sempre que seja possivel tocar em 3 pontos.

Relatimente ao teu comentário..."entendo que o caminho é para sul no curto prazo...", pode não ser!
Eu estou curto é uma verdade mas o grau de risco é muito elevado. Estamos numa zona perigosa e nos últimos anos estas volatilidades têm-se tornado em consolidações com resolução em alta.
Eu estou curto, acredito que o mercado pode corrigir mas não me canso de alertar que é um trade de altissimo risco.

No caso do DAX corrigir observo como zona máxima atingivel os 6500 pontos no curto prazo.
Empirico

por Ceira77 » 26/1/2007 1:34

Entrei curto hoje nos 6768 e saí ao fim de 25 pontos. Afinal podia ter sido bem melhor. :evil:
Entendo que o caminho é para sul no curto prazo como o amigo empirico tem mostrado. No entanto tenho uma dúvida...

A Zona dos 6675/6775 é uma zona Neutra, a quebra de uma delas dá a indicação de curto prazo.

Com a quebra dos 6675 que penso que será dará já hoje, qual será a extensão do trend? Será para ficar dentro do canal que desenhei?
Anexos
DAX.JPG
Esta questão serve apenas para me habituar a deixar correr os lucros e não fechar o trade tão cedo como faço.
DAX.JPG (48.36 KiB) Visualizado 1803 vezes

Registado: 19/1/2006 21:20

por empirico » 26/1/2007 0:55

ANALISE PARA 26/01/2007:

- Hoje o DAX começou fraco deu a sensação que queria ir aos 6800 com novo máximo na sessão, mas recuou e demonstrou mais uma vez a indecisão que paira no mercado.

Relativamente ao meu trade por felicidade que não foi fechado… Apesar do cash o ter quebrado em 1,42 pontos (6771,42) eu tinha colocado o stop nos futuros com os habituais + 40 pontos ou seja, os 6770 corresponderiam em situações normais aos 6810 pontos e milagrosamente só fez de máximo 6806,50 pontos.
Mantenho assim a posição curta.

P.S. Cheguei mais cedo que o previsto por isso cá estou eu. Bons negócios a todos!

QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA DE TRADING POSITION PARA O CURTO PRAZO?

1.TENDÊNCIA

- A tendência de curto prazo é neutra. Contudo o target dos 6.800 pontos está agora mais fácil de se concretizar.

A zona de importância está nos 6675 pontos. Acima deste valor são de esperar novos máximos contudo os 6775 precisam de ser quebrados em alta.

Mantenho a posição curta aberta nos 6678 (Futuros DAX).

2. ZONA DE STOP

Para quem está longo o stop ideal são os 6675 e para quem está curto os 6775 pontos (coloco aqui o meu stop para amanhã correspondente aos 6815 nos Futuros).

3. MOVIMENTOS ESPERADOS

É provável uma ida aos 6800 pontos, mas tendo em consideração o topo do canal ascendente e a resistência dos 6800 pontos, coloco neste momento reservas na quebra em alta dos 6.800 pontos.

4. CONCLUSÕES

5. ESTRATÉGIA PARA AMANHÃ

Os valores de referência amanhã são na tendência de alta os 6775, 6800 e 6835 pontos.
Caso o dia seja de correcções temos como referência os 6706, 6675 e 6650 pontos.

QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA DE TRADING POSITION DE MÉDIO/LONGO PRAZO?

Para o médio prazo considero o DAX numa zona vendedora com o stop-loss nos 6850 pontos.

Tendo como objectivo uma correcção à base do canal ascendente na zona dos 5900/5800 pontos.
Anexos
dax.png
dax.png (19.25 KiB) Visualizado 1853 vezes
Empirico

por Valete » 25/1/2007 14:04

Ficamos à aguardar empírico, a tua análise, que me tem ajudado, a aprender a conhecer melhor o amigo DAX.
Abraço.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

...

por englishman » 25/1/2007 13:53

Olá, empírico. :)

Afinal o DAX esteve em máximos de 8000 pontos, não foi? Mais propriamente 8136.16 se o gráfico estiver correcto... por isso os 7800 não é um valor de loucos. :mrgreen: :mrgreen:

Agora, claro que não sabemos o período de tempo que ele vai demorar a atingir esse valor, se o atingir.
Como a minha interpretação de gráficos é mais de Curto/Médio Prazo (dias a 6 meses no máximo) tenho estado mais atento aos valores de Intermediate e Minor, apesar de a Primary apresentar um Reward/Risk bastante bom. :wink: :idea:

Veremos...

Abraços.
EnglishMan

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por Keyser Soze » 25/1/2007 13:48

Los lectores veteranos de la sección recordarán a un amable lector Raúl Benito que nos ha ayudado en muchas ocasiones con interesantes colaboraciones. Pues bien me comentaba Raúl recientemente que para el diseño de un sistema intradía que lleva entre manos ha estudiado el DAX y dónde se producen los máximos y mínimos. Como creo que el estudio que obtuvo resulta interesante y puede ayudar como un dato más a los lectores a diseñar sus propias sistemas, le he pedido permiso para publicar la tabla. Raul ha obtenido la siguiente distribución porcentual (hecha sólo durante el período de negociación, de 9:00h a 17:30h, desde el 02-enero-1997 hasta el 17-enero-2007, es decir más de 10 años):

Imagem

Como se puede apreciar, el mayor nº de máximos y de mínimos se producen en la 1ª hora (de 9:00 a 10:00) y en la última hora de negociación (de 16:30 a 17:30):

- En la primera hora tenemos el 27,6 %s de los máximos y el 27,5 %s de los mínimos.

- En la última hora tenemos el 27,3 %s de los máximos y el 23,7 %s de los mínimos.

Como bien dice Raul:

No obstante, con este descubrimiento no obtenemos un sistema intradía claro, pues en el período julio-2000 a marzo-2003 funciona muy bien vender en la primera hora de negociación y comprar en la última hora de negociación, pero en otras épocas eso no funciona.

Pero creo que aún así es una buena pista que puede ser útil.

http://www.bolsamania.com/derivados/carpatos.php

Registado: 8/2/2006 17:32

Re: ...

por empirico » 25/1/2007 13:38

EnglishMan Escreveu:Olá a todos os daxianos. :wink:

Eu ainda não me converti, mas tenho vindo a experimentar várias situações de trading, que me têm ajudado a evoluir e a construir "estratégias" de trading. Sem querer influenciar ninguém nas suas decisões coloco aqui valores de referência para o DAX de um sistema (este não construído por mim) baseado em Elliot Waves e que me parece credível.
Mas vamos acompanhando e vou apresentando aqui actualizações do mesmo para o pôr à prova... :wink: :idea:

Para os defensores, adeptos e praticantes :mrgreen: de Elliot aqui vai:

Abraços.
EnglishMan

EnglishMan:

Tiveste coragem para publicar isso por eu ter falado nos 7800? Assim já não pareces tão louco...hehehe :mrgreen:

Abraço e vai fazendo os upgrades para eu ver aqui no tópico porque ele é de todos os daxianos :wink:
Empirico

...

por englishman » 25/1/2007 13:32

Olá a todos os daxianos. :wink:

Eu ainda não me converti, mas tenho vindo a experimentar várias situações de trading, que me têm ajudado a evoluir e a construir "estratégias" de trading. Sem querer influenciar ninguém nas suas decisões coloco aqui valores de referência para o DAX de um sistema (este não construído por mim) baseado em Elliot Waves e que me parece credível.
Mas vamos acompanhando e vou apresentando aqui actualizações do mesmo para o pôr à prova... :wink: :idea:

Para os defensores, adeptos e praticantes :mrgreen: de Elliot aqui vai:

Abraços.
EnglishMan
Anexos
ElliotWaves.PNG
ElliotWaves.PNG (6.62 KiB) Visualizado 2039 vezes

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por empirico » 25/1/2007 13:31

analystxxx Escreveu:esses triangulos com mt inclinação raramente projectam para cima...

Não dei nenhum valor a este triângulo nem a base dos 7 800 pontos são o triângulo, mas sim a quebra do canal ascendente de longo prazo.

A linha ascendente e o seu significado é para mostrar a tendência primária :wink:
Empirico

por analystxxx » 25/1/2007 13:27

esses triangulos com mt inclinação raramente projectam para cima...

Registado: 19/1/2007 13:45

por empirico » 25/1/2007 13:18

Rteixe01:

Queria só acrescentar que mantenho o curto por uma questão de coerência técnica que ainda considero ser possivel embora neste momento com uma probabilidade muitissímo baixa de acontecer.

Por outro lado fiquei triste onteontem porque a minha estratégia de estar longo estava correcta o NDX obedeceu em tudo ao previsto só o DAx é qiue por 6 miseros pontos me fez stopar.

Mais triste fiquei porque costumo dar o intervalo de confiança de 10 pontos enão dei... :evil:

Já estou recomposto e preparado, vou-me ausentar mas já deixei ordens para me venderem na quebra dos 6770 e inverter para longo.
Não vou poder dar é a informação em real-time se acontecer no dia de hoje, porque vou-me ausentar daqui a pouco e só muito ao fim da noite voltarei mas depois deixo os valores... questões de princípio obrigam-me a escrever isto, sei que todos percebem porque espero que todos acreditem que dou a cara na hora das percas e dos ganhos :wink:
Empirico

por empirico » 25/1/2007 13:06

Valete Escreveu:Depois do Hammer no fundo de terça e a longa vela Branca, de ontem, parece que as condições podem estar criadas, para quebrar a resistência destes últimos dias. Vamos esperar, pelos EUA, hoje com dados importantes.

Sinceramente Valete, eu acredito que vai quebrar e o mais problemático é se quebra os 6800 eu observo um target de longo prazo nos 7800 pontos...uffa!!! Até custa acreditar!
Empirico

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Phil2014 e 38 visitantes