Caldeirão da Bolsa

Porque comprei Inapa hoje?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Grão a Grão » 26/1/2007 12:56

Bom dia.

POdem-me explicar porque é que se estão a negociar grupos de 500 acções? a pouco e pouco está aos preços de ontem...

Alguém opina sobre o comportamento de hoje?

abraço

Registado: 11/2/2006 15:38

por SMALL2004 » 26/1/2007 12:26

Não sei como é que ainda se admiram

O BCP tem INAPA. Agitou as águas.
O BPI tem Vista Alegre (acho que é o BPI e não o BCP, posso estar enganado), aproveitou para ganhar e bem, até com uma notícia que já fez história várias vezes. A última vez que me entalei na Vista Alegre também havia a possibilidade de uns americanos ficarem com aquilo tudo....vai-se a ver, a acção subiu dos 80 cents até 1 euro, eu aguentei-as e posteriormente caiu de 1 euros até 0.30 (antes da redução do capital)
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

Re: James mas o Estado é que sempre lá esteve

por James Wheat » 26/1/2007 12:09

Smallover Escreveu:antes era a Portucel,SGPS que as detinha (no tempo em que a Portucel era do Estado) com a privatização do restante da Portucel a posição da Inapa passou para a Parpublica que é quem actualmente detém todas as participações do Estado.Uma coisa que tb me tem intrigado é o facto de o Estado não ter vendido a Portucel com a Inapa lá dentro.Se a quis tirar de lá é porque algum interesse teve.Se aquilo fosse um cancro, como a cotação tem indiciado, quem comprasse a Portucel levava lá dentro a Inapa e assim o Estado livrava-se do "pretenso cancro".O que não foi o caso.Sou eu a especular,ehehehe

Smallover, eu sei, caraças, eu sei, mas na Euronext nao devia dizer mais Portucel, pq já não é do Estado - capice ? Está mal, muito mal, pq os principios por que as 2 partes hoje em dia se regem são completamente diferentes.
Quanto ao mais, Inapa "um cancro" :oh: ?!? Epá, tá tudo louco, ou quê :shock: :shock: ?
Não é por uma empresa perder €10 milhões num ano que não vale nada - não faltava mais nada !! Então é uma das maiores distribuidoras de papel da Europa e não vale nada ?!?!?
Bem, atenção tb à interpretação dos resultados de 2006... Fala de reestructurações, de amortizações de goodwill, mas também de resultados operacionais e de perspectivas para 2007 (mesmo que estas possam não valer nada, a julgar pela mudança no discurso entre o 3Q06 e o 4Q06).

Vamos andando e seguindo o papel. Abraço.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

James mas o Estado é que sempre lá esteve

por Smallover » 26/1/2007 11:57

antes era a Portucel,SGPS que as detinha (no tempo em que a Portucel era do Estado) com a privatização do restante da Portucel a posição da Inapa passou para a Parpublica que é quem actualmente detém todas as participações do Estado.Uma coisa que tb me tem intrigado é o facto de o Estado não ter vendido a Portucel com a Inapa lá dentro.Se a quis tirar de lá é porque algum interesse teve.Se aquilo fosse um cancro, como a cotação tem indiciado, quem comprasse a Portucel levava lá dentro a Inapa e assim o Estado livrava-se do "pretenso cancro".O que não foi o caso.Sou eu a especular,ehehehe

Registado: 7/9/2006 14:06

Re: Afinal ninguem esta confundido

por James Wheat » 26/1/2007 11:36

Smallover Escreveu:o que lá está é a % dos direitos de voto, que não pode ultrapassar os 15%, e o que lá diz Portucel hoje é Parpublica.Uma coisa é ter X acções e outra é % de direito de voto nas Assembleias.

Entendido - obrigado ! Bem, não é a mesma coisa ser HOJE a Portucel que tem ou o Estado ! Eu até prefiro que seja o segundo, como é o caso. Agora não deixa de ser lamentável o que a Euronext ainda hoje divulga. Un abrazo, compañero 8-) .
James Wheat
Position Trader

por KagiTrader » 26/1/2007 11:13

Kagi 1% - último valor considerado: 25-1-2007 (fecho)
Anexos
INAPA070125.GIF
INAPA070125.GIF (12.6 KiB) Visualizado 1865 vezes

Registado: 28/9/2006 8:46

Afinal ninguem esta confundido

por Smallover » 26/1/2007 11:04

o que lá está é a % dos direitos de voto, que não pode ultrapassar os 15%, e o que lá diz Portucel hoje é Parpublica.Uma coisa é ter X acções e outra é % de direito de voto nas Assembleias.

Re: Portucel tem 15%???

por James Wheat » 26/1/2007 10:59

Smallover Escreveu:Não está confundido?
Eis as participações qualificadas:
Parpública,SGPS,S.A 8 912 811
Fundo de Pensões BCP 3 000 000
Banco Comercial Português,SA 1 748 187
AF Investimentos - Fundos Mobiliários,SA 1 525 330
Guimarães de Mello, Lda. 1 147 500
Seguros e Pensões Gere, SA
945 746

Bem :oops: ... Se eu estou, também está a Eunonext:

http://www.euronext.com/trader/companyp ... INA0AP0008

Smallover,
É bem possivel que esteja eu e a Euronext enganados -não me admira nada, há empresas cotadas que não prestam informação minimamente viável ao mercado e dá nisto.
Dito isto, mesmo que a Portucel não tenha nada, também não muda uma linha ao que penso.
Abraço.
James Wheat
Position Trader

Portucel tem 15%???

por Smallover » 26/1/2007 10:52

Não está confundido?
Eis as participações qualificadas:
Parpública,SGPS,S.A 8 912 811
Fundo de Pensões BCP 3 000 000
Banco Comercial Português,SA 1 748 187
AF Investimentos - Fundos Mobiliários,SA 1 525 330
Guimarães de Mello, Lda. 1 147 500
Seguros e Pensões Gere, SA
945 746

por James Wheat » 26/1/2007 10:38

Boas Caldeirão !

Estou de volta à Terra Pátria - para mal dos meus pecados, diga-se :cry: :cry: ! TIREM-ME DAQUI :wall: !!

Back to business: Inapa. Para quem tem papel não há óbviamente razões para festejar as ultimas noticias, mas... há sempre um ´mas´, pelo menos para quem tem papel :mrgreen: :mrgreen: !

Registo o seguinte:
1º O comunicado do 3ºQ2006 não tem nada a ver com o que agora a empresa publica.
2º Não creio que tal suceda por incompetência do actual Management, é sim por já não ser quem dita as leis. O Vasco Pessanha está aliás de saída e aquilo era um pouco o Rei Sol lá do sítio.
3º Tenho como perfeitamente integrado que se preparam para limpar as contas, por forma a, até final do ano, vender a Empresa.
A quem ? Eis o busilis da questão ! Huummmm :-k ... O Jorge Armindo se não te tivesse metido no buraco da Cintra, tinha agora esta 'pérola' para deitar a mão. Comprou barato, mas... nabo - a história bem breve o dirá (my bet) !
Na sua ausência :-k ... A Portucel tem 15% da empresa... Private equities ? Não estou a ver o Estado a vender aos estrangeiros.
Enfim, agora é estar a perder tempo a especular 'à la long'. Entrei nos €2,66-2,73 e estou bem, obrigado.
Resumindo: estou 'in', para ficar uns bons meses, inclusive para reforçar calma e pausadamente - como gosto :wink: . Neste barco, em que deitaram o lixo todo fora assim de uma só vez, não saio.
Está um dia de inverno do melhor, com um sol radiante a iluminar o Douro - thank you God :pray: !

PS: estou curioso para ver o fecho hoje... :roll: !
James Wheat
Position Trader

por paulodias796 » 26/1/2007 9:14

se fosse nos USA a esta hora ja estava tudo falido, com desvalorização de 90%, nosso rico portugalinho.. :twisted:

Registado: 6/1/2007 15:05

por paulodias796 » 26/1/2007 9:06

começaram a po-las nas compras a 2,77 foram busca-las a 2,69 lol

por ArturCarvalho » 26/1/2007 9:02

que belo bailado nos cofs...

Registado: 20/12/2006 23:53

por paulodias796 » 26/1/2007 8:58

foi só para assustar.. :D

será o limpar da casa?

por Smallover » 26/1/2007 8:54

Fevereiro 2006 Estado anuncia venda Inapa para 2006/07 cotação vai até 3,40/3,50 até meados de Maio.Pessanha vende algumas acções, Inapa aí tb vendendo algumas, Guimaraes Mello tb a vender.Inapa em Setº compra 600 mil preço médio 2,86.Resultados 1º/T positivos depois foi o que se tem visto.Reestruturações, amortização GoodWill, blá blá prejuizos grandes.Ultimos 2 dias papel tenta "levantar a cabeça" com bom volume, para o que é habitual fazer, sai logo um profit não sei quê?Resumindo, parece haver um grande interesse em arrumar a casa antes de a vender, será?

Nota:Tenho uma posição razoável neste papel.

por Cali » 26/1/2007 0:00

li agora a noticia, e fiquei... enfim... é que hoje foi a primeira vez na minha existencia que comprei acções da Inapa. Podiam ter-me arranjado um presentinho melhor. Entrar numa acção lateralizada há quase um ano, precisamente na vespera de ela levar um tombo magistral (sim... não devem estar á espera que suba amanhã, decerto). Enfim... talvez me cure, e me deixe de meter com gajas que não falam a minha lingua. :evil:
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

Fui apanhado...

por portucel » 25/1/2007 23:58

Comprei 50000 a 2,75 mas amanhã vão já com os "porcos"...

... quem está na Administração não está a trabalhar nada bem, não...

Registado: 10/11/2006 16:05

sobre o tema goodwill

por INEPIA » 25/1/2007 23:42

amortizar o goodwill quer dizer....

- não vemos grandes perspectivas em espanha e não queremos estragar os resultados de 2007.

Então baixamos o valor da participada e colocamo-la á venda.

È que espanha é um dilema para a Inapa, uma vez que a posição no mercado é frágil e é um mercado muito agressivo.

como não consegue arranjar um acordo do tipo suiça - - crescer sem gastar dinheiro- , então o melhor será sair do mercado.

Se a Inapa sair de Espaha é positivo, uma vez que neste momento é o unico a dar prejuizo.

Espanha representa 5% - 6 do v. negocios da Inapa.

bons negocios

Registado: 29/8/2006 23:46

por algarvio_ » 25/1/2007 23:17

Aqui fica o gráfico actualizado
Anexos
inapa.PNG
inapa.PNG (107.17 KiB) Visualizado 1601 vezes

Registado: 19/6/2006 22:57

Comunicado (in)oportuno!

por INEPIA » 25/1/2007 23:11

1 - Se a empresa não faz este tipo de comunicados

2 - Se a empresa já divulga este tipo de informação a quem se interessa por acompanhá-a. "Os resultados não vão ser famosos devido à reestruturação, mas o 1ºtrimestre já irá mostrar..."

3 - Se quem tem comprado a tonelada do Guimarães, sabe no ~´inimo tanto quanto eu e logo não está surpreendido.

Então o que há de novo?

a) antecipar a divulgação de noticias que poderão ser interpretadas como factos negativos , por forma a suportar algo de positivo aquando da saída das mesmas. Porquê

Porque o resultado recorrente não é quantificado e poderá servir de surpresa positiva já em Fev / março, antecipando aquilo que é praticamene seguro.

Resultados positivos no primeiro trimestre.

Aliás , a empresa aponta para resultados anuais de 2007 de € 6 - 7 milhões e estes são mais significaivos do que resultados passados.

Quem tem comprado inapa não está à espera destes resultados , mas sim, das perspectivas como sejam...

- subida dos preços do papel com impacto directo no crescimento da margem

- melhorias confirmadas na divisão Francesa

- Perspectivas do consolidação do sector . Inapa é o 5 maior distribuidor europeu e 1 dos 3 maiores da Europa Continental (sem inglaterra)

bons negócios

Registado: 29/8/2006 23:46

Re: tucalense, ora nem mais

por Negocios Mendes » 25/1/2007 23:10

Smallover Escreveu:mas por alma de quem é que a Inapa, pela 1ª vez que me lembre, vem alertar os accionistas para os resultados negativos do ano transacto?Foi porque em Novembro previa resultados positivos?Então em meados de Novembro, altura em que apresentaram contas do 3º T, a 45 dias do fim do exercicio já não seriam expectáveis os resultados agora apresentados?Mas afinal que está lá a fazer o Pessanha(se calhar até vai ser bom ele partir para outra)? Tanta pressa em alertar o mercado com os resultados logo nos 2 dias que o papel teve um comportamento interessante?Não sei não, mas não acho este comportamento muito normal.Vamos aguardar serenamente as cenas dos próximos capitulos.

Boa noite,

eu na verdade estranhei esta coincidencia de colocar a accao a mexer, fazer um volume brutal para uma valorizacao que nao enche a vista a ninguem, e logo um "Profit Warning".
Isto só demonstrou que uma vez mais há coincidências estranhas onde a CMVM deveria uma vez mais investigar: a mexida da accao no dia de ontem, já fazia prever que alguma coisa ia sair e este comunicado hoje, é a prova disso.
Os insiders a funcionar no seu melhor.
Só uma achega: aqui há uns meses a PAD (accao que nao se pode comparar a INAPA) veio dar um profit warning e a accao no dia seguinte comecou logo por descer e depois fechou no mesmo valor do dia anterior.
Vamos lá ver se depois deste comunicado na INAPA, nao haverá uns quantos a aproveitar os saldos que possam haver logo de manha, dos desesperados a vender.
No entanto, relembro que o minimo histórico é 2,44. Abaixo disso a coisa fica "preta".
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

Smallover

por tucalense » 25/1/2007 22:27

Aquela amortização para Goodwill também me deixou a pensar.Porquê agora antes da apresentação de resultados? O Goodwill é um pagamento prémio,um pagamento suplementar para valorizar sinergias e isto parece vir com uma certa pressa,enfim: isto cheira-me a uma preparação para qualquer coisa.
Veremos nos proximos dias.
Cumprimentos.

Registado: 12/8/2006 9:50

tucalense, ora nem mais

por Smallover » 25/1/2007 21:41

mas por alma de quem é que a Inapa, pela 1ª vez que me lembre, vem alertar os accionistas para os resultados negativos do ano transacto?Foi porque em Novembro previa resultados positivos?Então em meados de Novembro, altura em que apresentaram contas do 3º T, a 45 dias do fim do exercicio já não seriam expectáveis os resultados agora apresentados?Mas afinal que está lá a fazer o Pessanha(se calhar até vai ser bom ele partir para outra)? Tanta pressa em alertar o mercado com os resultados logo nos 2 dias que o papel teve um comportamento interessante?Não sei não, mas não acho este comportamento muito normal.Vamos aguardar serenamente as cenas dos próximos capitulos.

resultados

por tucalense » 25/1/2007 20:39

Caros forenses,este profit warning cheira-me a estrategia de preparação para qualquer coisa que se esteja a montar para o futuro da empresa,pois o estado vai alienar a sua parte,o BCP está lá metido,enfim estão a limpar a casa, a arrumar as mobilias, o que quer dizer: tornar um futuro negocio mais apetecivel.E, esta noticia não é dissisuavel do que se passou hoje. veremos amanhã.Que me lembre,a Inapa foi sempre muito parca em noticias,e logo hoje lança este comunicado!! Hum, cheira-me a qualquer coisa de melhor para quem está metido na Inapa.
Nos próximos dias de certeza teremos a resposta.
Cumprimentos.

Registado: 12/8/2006 9:50

por SMALL2004 » 25/1/2007 20:02

Boas JAS,

Não estou a dizer o contrário.
Achei que era um bom teste. De facto, mesmo depois de teres dito que vendeste não veio ao preço de abertura, o que revela pelo menos bom senso e cabecinha própria de mais gente do que eu estava à espera. Óptimo.
Tive algum receio, porque depois do TIRAÇO óptimo na VIsta Alegre, poderia ter-se gerado um fenómeno do tipo "entrar à maluca" em small caps só porque o JAS entrou, e que só iria prejudicar.
Eu não entrei na INAPA ainda, como tenho referido (se é que a minha opinião interessa para alguma coisa)

Agora percebo porque subiu. Foi para puder cair com estes resultados e ficar exactamente na mesa que estava na Quarta-feira. Ah, grande millennium!

A partir de agora é que é bom comprar, eheh
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot] e 64 visitantes