Caldeirão da Bolsa

Warrants CITI

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rteixe01 » 26/1/2007 10:24

Hoje já voltou tudo à normalidade.
Estas coisas acontecem e não me recordo de uma coisa assim há muito tempo. Há que dar o desconto. Até os pc's de casa avariam, quanto mais os grandes servidores empresariais.

Obviamente transtornou toda a gente, inclusivé acredito que há quem tenha perdido bom dinheiro quando quis vender e o DAX a cair, mas os intermediários financeiros tentaram ajudar ao máximo e dar o seu melhor.
O mercado é que indica a direcção, nós só temos de o seguir!

Registado: 23/11/2005 11:37

por Antunes » 26/1/2007 9:57

Caros,

Nesses caasos devem sempre contactar 1º o vosso intermediário financeiro e, só no caso deste não resolver o problema atempadamente, façam a vossa pergunta/reclamação na http://www.cmvm.pt.

De qualquer modo nesse caso não estou a ver qual o problema: o CT não vende, compre ao CZ ou a outro qualquer... :mrgreen:

Cumprimentos,

Antunes

Registado: 4/12/2002 11:16

warrants

por jarc » 25/1/2007 23:06

Claro que lhes interessam as transações, de preferência com lucro. Também me parece evidente que é uma péssima imagem para os emitentes.
O que posso afirmar com certeza absoluta é que, caso as ordens que tinha deixado activas não sejam executadas, comigo perdem seguramente. Para já a mensagem que recebi faz-me antecipar o pior, parece-me uma desculpa esfarrapada. Amanhã, caso o assunto não se resolva virei aqui deixar o teor das pérolas.

Registado: 23/7/2003 16:05

por rteixe01 » 25/1/2007 19:55

Caros,

Hoje eu consegui comprar e vender Tw por telefone no CaixaBi. Limitava-me a dizer o valor máximo de compra ou mínimo de venda e eles telefonavam para o Citi e executavam as ordens.
No problems!

por batigol » 25/1/2007 19:16

Caros,

Da minha experiência com os MM de Warrants, posso dizer-vos que o Commerzbank permite sempre negociar fora de bolsa, caso exista alguma dificuldade na cotação em bolsa. Para tal só tem de contactar o vosso intermediário financeiro e dizer isto mesmo e podem executar os vossos negócios normalmante.

Bons negócios a todos,

Registado: 9/1/2006 11:50

por nunofaustino » 25/1/2007 18:39

O problema de hoje não pode interessar a ninguém, pois só vai criar um pouco de desconfiança sobre este tipo de produtos.

Eu utilizei W com dois objectivos... um foi a protecção cambial enquanto estive nos EUA e a segunda de modo a aproveitar a queda que previa do BCP à uns anos.

A experiência a nível cambial correu muito bem, tendo servido perfeitamente os propósitos com que entrei no negócio.

A segunda correu mal, não por ter perdido $$, mas pq a volatilidade foi alterada de modo que o lucro que esperava ter tido foi comido por essa alteração.

Desde essa altura que nunca mais negociei W e só voltarei a negociar quando for possível shortar W, uma vez que isso permitirá que o mercado seja eficiente a avaliar os preços dos W e não esteja dependente do MM.

Um abraço
Nuno

Registado: 5/11/2002 5:10

por Vanessa » 25/1/2007 18:26

Caro Jarc,

O mercado de warrants foi lançado há mais de 5 anos, os volumes negociados foram sempre crescentes, actualmente transaccionam-se cerca de 10 milhões de euros por dia, alguns fundos têm nas suas carteiras warrants, algumas pequenas empresas fazem cobertura de risco com estes instrumentos, as alternativas são enormes quer em activos subjacentes quer em entidades emitentes e o facto de considerar este mercado um engodo sem uma fundamentação adequada revela um enorme desconhecimento sobre o funcionamento do mercado.

Obviamente que o CITI não beneficia da situação que lhes ocorreu hoje e estou certa que estão a fazer todos os esforços para retomar a sua actividade e simultaneamente para resolver todas as situações com os seus clientes. Não é uma situação que convenha a ninguém.

Os mercados de Warrants europeus revelam uma tendência de crescimento generalizada (com excepção do mercado inglês) e são utilizados para diversas estratégias.
É normal que algumas pessoas não considerem estes instrumentos interessantes e até podem haver investidores que já se sentiram lesados pelos market makers mas esses sentimentos devem ser mais fundamentados do que simplesmente acusar os emitentes sem qualquer justificação.
E neste momento estão no mercado, BCP, Santander, Commerzbank, Citibank e UBS.

Não me parece que este seja o negócio central dos bancos (principalmente BCP e Santander que têm uma forte presença no mercado nacional) e provavelmente não têm interesse nenhum em afectar a sua imagem com um negócio que não deve ser do seu Core (nem com margens muito significativas).

Provavelmente a sua indignação seria mais adequada face aos arredondamentos dos empréstimos ou à taxa absurda que era cobrada para mudar um crédito para outro banco.

Existem no mercado diversas alternativas de aplicação de poupança e cabe a todos os investidores encontrarem aquelas que melhor se adequam ao seu perfil, se não são os warrants serão outros instrumentos, não faz, no entanto, qualquer sentido, criticar constantemente este produto financeiro.
Com uma visão positiva diria que estamos melhor do que estávamos há 10 anos atrás em que apenas negociávamos acções no mercado nacional.

Espero que o Citi resolva rapidamente o seu problema e que os investidores não sejam lesados.

cumprimentos,
Vanessa

Registado: 4/5/2005 14:50

pois...

por PL » 25/1/2007 17:39

mas não deixa de ser uma situação altamente penalizadora para o utilizador. Felizmente saí de manhã antes do "crash" do sistema e dou muita atenção às datas de negociação e de maturidade. Mas por um pouco não arrancava os cabelos.

Isto não se faz, pelo menos sem assumir que o problema do serviço (mau) prestado é do citi (será?)

Registado: 4/12/2003 10:14

por race » 25/1/2007 17:38

Contactei a BigOnline e eles executam ordens dadas via telefone.
A informação que têm do Citi é que hoje não vai ser restabelecida a ligação com a Euronext.

Registado: 20/2/2005 3:58

por Ulisses Pereira » 25/1/2007 17:31

Jarc, mas achas que o emitente tem algum interesse em que isto aconteça? Deixa de facturar um dia. O que lhe interessa é que haja transacções e não o oposto.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

warrants

por jarc » 25/1/2007 17:16

já anteriormente aqui alertei para este engodo dos warrants. Esse paleio dos mm que não compram porque o disco foi à vida e não sei que mais... não passam de argumentos sem fundamento. Como sabem que não serão investigados fazem o que querem. A única maneira é não pôr lá o dinheirinho, mais tarde ou mais cedo o disco ficará avariado. Hoje pura e simplesmente não compram durante todo o dia. Haverá investigação ao facto? Claro que não! O Mundo está perigoso e quem não acredita entrega-lhes o dinheirinho todo.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Ulisses Pereira » 25/1/2007 17:05

Scorpio, em situações de litígio quem arbitra é a CMVM, mas duvido que alguém consiga ter algum sucesso neste género de reclamações. Mas para qem tem posições em aberto, deve ler bem o último post do Ovos...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Vanessa » 25/1/2007 17:05

Nestes casos (como o Ovos Moles bem referiu) deverá em primeiro lugar tentar resolver a questão com o MM ou com o seu Intermediário Financeiro.

Provavelmente eles vão fechar as operações fora de bolsa (como faz o BCP e penso que o próprio citi) ou então pedem a outro broker para colocar uma ordem por eles (como faz o Santander).

A scpnuno já deixou o número de telefone é só ligar para eles e ver o que sugerem.

por Scorpio » 25/1/2007 16:50

rmachado Escreveu:Pois... e agora que uma pessoa está a arder que se responsabiliza?

É de facto uma questão que tb já me ocorreu, sendo que para vários TW e W do citi hoje era o último dia de negociação. Por acaso pessoalmente não tenho nenhum, pois fechei posições ontem, mas se as tivesse mantido tb estaria a arder.

Deixo esta pergunta àqueles que já levam mais anos e experiência disto... Como se resolvem estes casos? Quem arbitra este tipo de transacções?

Abraço
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"

Registado: 29/9/2006 17:29

por Ovos Moles » 25/1/2007 16:49

Sugiro que contactes o Market-Maker ou o teu intermediario financeiro, quando isto acontece com o Bcp é sempre possivel fazer as operações em fora de bolsa.

Ovos
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

por rmachado » 25/1/2007 16:37

Pois... e agora que uma pessoa está a arder que se responsabiliza?

Registado: 24/8/2004 10:42

por Vanessa » 25/1/2007 15:13

Boa tarde,

Os emitentes pedem a "reserva" dos seus warrants (um período de consolidação de ofertas semelhante à pré-abertura) quando ocorrem problema técnicos que os impeçam de actuar no mercado.

Este perído de consolidação impede que se realizem negócios em que normalmente uma das pontas sai bastante prejudicada.

vanessa

por Ovos Moles » 25/1/2007 15:10

Há varias situações em que os MM nao podem cotar no mercado, entre elas: problemas informaticos (um disco que foi à vida e tem de ser substituido, por ex.); um atentado (saiem fora de cotar pois o MM nao quer ficar com risco nas coberturas); divulgação de dados (geralmente como são imprevisiveis, ou saiem do mercado ou alargam o spread ou reduzem o volume com que cotam). Quanto à sua obrigação em estar a cotar, estão muito bem protegidos legalmente e so precisam de estar 80% do tempo a cotar, durante um certo periodo em causa (ver legislação para os MM).
A melhor forma, que é o que eu faço é negociar os emitidos pelo bcp, se algo correr mal, há muitas sucursais onde eu posso dirigir-me e agredir um funcionario :twisted: , to a brincar.
Ovos
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

por rteixe01 » 25/1/2007 15:07

Colegas,

Já falei com a CaixaBI e disseram que o Citi está com problemas nas comunicações com os intermediários financeiros.
O site deles está a cotar correctamente, só que nos bancos e corretoras não se conseguem ligar.

por scpnuno » 25/1/2007 15:06

Por muito inacreditavel que seja, acabei de ligar para o citi e a informação que me deram, foi:

"aqui é o segurança, o pessoal da sala de mercados para onde a senhora está a ligar foi almoçar. Torne a ligar daqui a 15 min"

Eu não acredito, mas deixo o nº de telefone (que nem queiram saber como arranjei)

213116323
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Ulisses Pereira » 25/1/2007 14:57

Sinceramente não sei, o Ovoso poderá responder melhor do que eu a isso. Mas normalmente será por questões técnicas.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por race » 25/1/2007 14:55

Mas suspenso pela Euronext?
É que no site do Citigroup continuam a actualizar os valores dos TW.
E já experimentei colocar uma ordem de venda e é aceite e aparece no cofre.

por fcc » 25/1/2007 14:53

Ulisses Pereira Escreveu:Tal como o Ovos disse, estão suspensos. Não é apenas uma ausência do MM.

Um abraço,
Ulisses

Pergunta para quem sabe. Qual a razao da suspensao de w e tw?

Registado: 16/10/2006 20:26

por Ulisses Pereira » 25/1/2007 14:51

Tal como o Ovos disse, estão suspensos. Não é apenas uma ausência do MM.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por race » 25/1/2007 14:36

Mas é legal o MarketMaker ausentar-se durante mais de 3 horas? É que pelo menos o Put 6775 está parado desde as 10 horas.

Acresce ainda que hoje é o último dia de negociação deste warrant.

Alguem sabe o que se passa e se é possível fazer alguma coisa?

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Phil2014 e 121 visitantes