Porque comprei Inapa hoje?
...
Viva,
há uma teoria que diz que quando os cofs de um dos lados está muito cheio e no outro bastante vazio, que a cotacao tende a ir na direccao onde onde eles estao mais cheios, i.e, se há muitas ordens de venda e poucas ordens de compra, a cotacao deverá subir.
A mesma ilacao pode retirar-se no sentido contrário.
Mas convém lembrar... isto é uma teoria. Fora isto, o resto é pura especulacao, tal como referiu o Ulisses.
há uma teoria que diz que quando os cofs de um dos lados está muito cheio e no outro bastante vazio, que a cotacao tende a ir na direccao onde onde eles estao mais cheios, i.e, se há muitas ordens de venda e poucas ordens de compra, a cotacao deverá subir.
A mesma ilacao pode retirar-se no sentido contrário.
Mas convém lembrar... isto é uma teoria. Fora isto, o resto é pura especulacao, tal como referiu o Ulisses.
Cumprimentos,
Alex Tomás
Alex Tomás
- Registado: 3/5/2005 12:47
Uma passagem é claramente superior aos negócios realmente realizados. Ou seja, pela sua dimensão, facilmente entendemos que é uma passagem. Geralmente falamos de milhões de euros...
Quanto à segunda interpretação pode ser verdadeira. Ou não. E é por isso que desaconselho, por completo, os investidores a analisarem os COF`s. Há tantas variáveis importantes, tanta metodologia interessante mas os investidores têm uma fixação por algo cujo significado é tão difícil de interpretar... e que tanta svezes conduz a interpretações erróneas.
Um abraço,
Ulisses
Quanto à segunda interpretação pode ser verdadeira. Ou não. E é por isso que desaconselho, por completo, os investidores a analisarem os COF`s. Há tantas variáveis importantes, tanta metodologia interessante mas os investidores têm uma fixação por algo cujo significado é tão difícil de interpretar... e que tanta svezes conduz a interpretações erróneas.
Um abraço,
Ulisses
Obrigado...mas esclarece-me o seguinte:
Imaginemos um empresa que cota 10 euros por acção. se houver um negócio 5000 acções a 10 euros (5000 x 10=50000 euros) é um negócio já de alguma envergadura (já não é para qualquer um). este tipo de negócio é diferente do seguinte exemplo: 2000 + 1500+ 500+ 1000 x todas a 10 euros (imaginemos que uma pessoa deu ordem de 5000 acções que foi realizada em 4 negócios; no fundo é a mesma quantia).
Diz-me agora se eu estou certo...:
podemos concluir que no primeiro negócio, comprador e vendedor, têm pelo menos o mesmo calibre e assim, estaremos perante uma passagem (não sei o que é mas imagino que possa ser isto) ou um grande comprador com uma ideia de investimento nesta empresa e um grande vendedor interessado noutros negócios?
e no segundo estaremos perante um grande investidor a entrar no papel sem querer dar nas vistas, ou comprou accções de pequenos investidores(pequenas ordens), ou estaremos perante a coincidência de serem ordens entre pequenos investidores, ou perante a saída de mansinho de um grande?
não sei se os exemplos e as perguntas estão claros...mas se puderes esclarecer, agradeço.
abraço
Imaginemos um empresa que cota 10 euros por acção. se houver um negócio 5000 acções a 10 euros (5000 x 10=50000 euros) é um negócio já de alguma envergadura (já não é para qualquer um). este tipo de negócio é diferente do seguinte exemplo: 2000 + 1500+ 500+ 1000 x todas a 10 euros (imaginemos que uma pessoa deu ordem de 5000 acções que foi realizada em 4 negócios; no fundo é a mesma quantia).
Diz-me agora se eu estou certo...:
podemos concluir que no primeiro negócio, comprador e vendedor, têm pelo menos o mesmo calibre e assim, estaremos perante uma passagem (não sei o que é mas imagino que possa ser isto) ou um grande comprador com uma ideia de investimento nesta empresa e um grande vendedor interessado noutros negócios?
e no segundo estaremos perante um grande investidor a entrar no papel sem querer dar nas vistas, ou comprou accções de pequenos investidores(pequenas ordens), ou estaremos perante a coincidência de serem ordens entre pequenos investidores, ou perante a saída de mansinho de um grande?
não sei se os exemplos e as perguntas estão claros...mas se puderes esclarecer, agradeço.
abraço
- Registado: 11/2/2006 15:38
Não percebo nada de cofres...
Que conclusões tirar disto?
Ofertas de Compra
Nº Qtd. Preço
1 2.500 2,70
1 2.500 2,69
3 2.000 2,68
2 5.000 2,67
6 12.810 2,66
Ofertas de Venda
Preço Qtd. Nº
2,71 3.300 1
2,72 7.260 3
2,73 2.608 4
2,74 6.520 3
2,75 65.450 3
Últimos negócios:
2,71 1.000 15:05:06
2,71 1.000 15:02:25
2,71 1.700 15:01:20
2,71 1.000 14:59:20
2,71 6.000 14:57:48
Que conclusões tirar disto?
Ofertas de Compra
Nº Qtd. Preço
1 2.500 2,70
1 2.500 2,69
3 2.000 2,68
2 5.000 2,67
6 12.810 2,66
Ofertas de Venda
Preço Qtd. Nº
2,71 3.300 1
2,72 7.260 3
2,73 2.608 4
2,74 6.520 3
2,75 65.450 3
Últimos negócios:
2,71 1.000 15:05:06
2,71 1.000 15:02:25
2,71 1.700 15:01:20
2,71 1.000 14:59:20
2,71 6.000 14:57:48
Cali Escreveu:olá Jas.![]()
Sabes bem que, se há semelhanças entre a situação da VAA e a Inapa, tambem existem diferenças fundamentais. Um arranque na VAA precisava de pelo menos 14% de subida (2 ticks) para ser considerado válido, enquanto na Inapa isso não se passa. É perfeitamente possivel entrar no titulo em fase de arranque, ou seja, quando ele der sinal de entrada. Na VAA, ou já se estava lá, ou se nos distraimos 30 minutos já não temos 'tubaros' para lá ir.
Mas , longe de mim querer criticar seja quem fôr pelas suas decisões de investimento. Queria perceber melhor os porquês, apenas.
Cali,
Concordo com a sua visao.
Eu investi 'peanuts' na minha carteira actual, representa 3,1% para ser mais preciso e vou vendo o que se passa ate chegar aos... 6% - isto no maximo.
Eu meti-me nesta, porque vou sair de um outsider (a Cin) e entretanto falhei a entrada na VAA - onde estive na compra a 0,13 ja ha mais de 30 dias, mas nao chegou a minha vez (estava muito atras, mas pensei que tinha tempo, nem me preocupei em seguir)
Dito isto, eu a Inapa nao a estou a ver cair dos minimos do ano (2,52), pelo que... 'no pasa nada'.
Abraco.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
- Registado: 24/5/2006 12:33
olá Jas.
Sabes bem que, se há semelhanças entre a situação da VAA e a Inapa, tambem existem diferenças fundamentais. Um arranque na VAA precisava de pelo menos 14% de subida (2 ticks) para ser considerado válido, enquanto na Inapa isso não se passa. É perfeitamente possivel entrar no titulo em fase de arranque, ou seja, quando ele der sinal de entrada. Na VAA, ou já se estava lá, ou se nos distraimos 30 minutos já não temos 'tubaros' para lá ir.
Mas , longe de mim querer criticar seja quem fôr pelas suas decisões de investimento. Queria perceber melhor os porquês, apenas.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
Inapa
Cali Escreveu:e daí a minha dificuldade natural em compreender a alocação de capital, em pleno bull market, a titulos que apesar dos tais bons 'fundamentais' (os quais eu desconheço, e que regra geral não me interessam, seja para que titulo fôr) não dão o minimo sinal de poderem vir a ser lucrativos no curto prazo.
Também se disse o mesmo da VAA...
Um abraço,
JAS
---------------------
Andei várias vezes na Inapa, há muitos anos, mas últimamente nem tenho olhado para ela.
Lembro-me que nessa época a Administração prestava pouca informação, que o Estado como accionista só atrapalhava, que o BCP mantinha uma posição estática e nunca se percebeu bem porquê.
Considerava a Inapa atrente, mesmo assim, pela sua internacionalização apesar de constar que andava a comprar cara a expansão.
Um dia esta "bela adormecida" também irá acordar...
Um abraço,
JAS
P.S. - Não tenho Inapa.
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
- Registado: 7/9/2006 14:06
Re: James Wheat, colega accionista na CIN vem
Smallover Escreveu:agora juntar-se aos Inapistas.E faz muito bem.Vamos saír da CIN lá para os 6,50/7,00 era bem bom.Mas 5ª feira já iremos saber...
Eu conto sair da Cin acima de... Eur 7. A ver vamos...
A AG julgo que esta marcada para 12 Fev - foi atrasada deste mes ! Nao se importa de confirmar ? Estou fora de Portugal e nao encontrei o link na Euronext (aquilo 'e complicado de navegar)...
Ab
James Wheat
Position Trader
Position Trader
James Wheat, colega accionista na CIN vem
agora juntar-se aos Inapistas.E faz muito bem.Vamos saír da CIN lá para os 6,50/7,00 era bem bom.Mas 5ª feira já iremos saber.Agora na Inapa no curto prazo há aquela venda de cerca de 600 mil(segundo novas informações)a travar a subida ali por volta dos 2,68/2,71.Quanto forem à vida estou convencido que outro galo cantará.O Estado também tem estado muito caladinho relativamente a esta privatização mas pode ser que a qualquer momento hajam novidades e aí sim o pulo deverá será bem grande.
Eu entrei hoje e a minha jogada 'e puramente especulativa.
Nao creio que o Estado venda ao Bcp ou que o banco a queira comprar.
Para mim esta 'e uma empresa que esta' pronta para um raider, tipo Jorge Armindo, Rendeiro, Paulo Fernandes
.
Acho que a vender por colocacao em bolsa, quer o Estado quer o Bcp teem que aguardar pelo 'turn-around' a nivel de contas, o que nao sei se ira (ou quando ira) acontecer. Uma coisa 'e certa: pior a nivel de resultados 'e dificil, pelo que o potencial de downside me parece limitado. Como quem nao arrisca, nao petisca
. Ab + BN
Nao creio que o Estado venda ao Bcp ou que o banco a queira comprar.
Para mim esta 'e uma empresa que esta' pronta para um raider, tipo Jorge Armindo, Rendeiro, Paulo Fernandes
Acho que a vender por colocacao em bolsa, quer o Estado quer o Bcp teem que aguardar pelo 'turn-around' a nivel de contas, o que nao sei se ira (ou quando ira) acontecer. Uma coisa 'e certa: pior a nivel de resultados 'e dificil, pelo que o potencial de downside me parece limitado. Como quem nao arrisca, nao petisca
James Wheat
Position Trader
Position Trader
A minha dúvida é sempre a mesma:
O Estado a vender na bolsa não será, portanto é um vendedor grande.
Poderá ser o BCP, de facto. Mas pq é que se satisfaz com 2.65 e não espera pela dispersão este ano?
Não arranja melhor? Tem menos força que o vendedor real?
O que quererá comprar na proxima dispersão de capital pelo estado?
Não percebo a INAPA.
Mas realmente, se fosse a vocês não me desfazia dela agora. Eu fartei-me de esperar pela Vista Alege, vendi para fazer menos valias no último dia de bolsa de 2006, não consegui voltar a recomprar apesar de ter lá a ordem de compra (ainda tenho), e perdi 70% de subida. É assim.
O Estado a vender na bolsa não será, portanto é um vendedor grande.
Poderá ser o BCP, de facto. Mas pq é que se satisfaz com 2.65 e não espera pela dispersão este ano?
Não arranja melhor? Tem menos força que o vendedor real?
O que quererá comprar na proxima dispersão de capital pelo estado?
Não percebo a INAPA.
Mas realmente, se fosse a vocês não me desfazia dela agora. Eu fartei-me de esperar pela Vista Alege, vendi para fazer menos valias no último dia de bolsa de 2006, não consegui voltar a recomprar apesar de ter lá a ordem de compra (ainda tenho), e perdi 70% de subida. É assim.
cumprimentos,
SMALL,
SMALL,
- Registado: 5/8/2005 11:27
Entrei hoje nesta menina. Venho a seguir ha uns 45 dias. Comprei para deixar em 'pousio'. Acho que pode dar uma surpresa e sobretudo parece-me que nao tem muito mais por onde cair, ja que os resultados maus de 2006 ja estao descontados. Estando quase a sair de CIN, 'e o novo outsider que escolhi para ter na carteira. 'E que o Estado e o Bcp querem sair da empresa. Ab + BN.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
boa tarde!
A Inapa tem estado a rondar os 2,65-2,68 num range muito apertado sem grandes volumes. a última sessão contou apenas com 1500 acções transacionadas. contudo o RSI tem uma tendência ascendente desde há umas semanas para cá (tal como verifiquei na Impresa quando cotava na ordem dos 4,30-4,35). Acho que será uma acção a ter em conta, sinais técnicos favoráveis e, ao que parece, fundamentais a melhorar.
Não estou é muito dentro dessas movimentações e interesses do BCP e Estado.
Abraço[/img]
A Inapa tem estado a rondar os 2,65-2,68 num range muito apertado sem grandes volumes. a última sessão contou apenas com 1500 acções transacionadas. contudo o RSI tem uma tendência ascendente desde há umas semanas para cá (tal como verifiquei na Impresa quando cotava na ordem dos 4,30-4,35). Acho que será uma acção a ter em conta, sinais técnicos favoráveis e, ao que parece, fundamentais a melhorar.
Não estou é muito dentro dessas movimentações e interesses do BCP e Estado.
Abraço[/img]
ok!
Boa sorte! No dia em que Inapa se começar a mexer, pode ser que venha a ter companhia no investimento. 
Cali certamente que estaria mais "feliz" se a cot
Inapa estivesse bem mais lá para cima por esta altura(e sinceramente eu estava à espera que sim), mas mesmo assim eu manteria a posição uma vez que a razão que me levou a investir em Inapa (venda da participação do Estado)ainda não se concretizou e pelo que me apercebo ainda estará demorada.Considerar irrelevante a valorização obtida com o investimento ao longo deste tempo, enfim não há outro remédio.Se quando investi previsse que hoje a Inapa estaria a estes niveis certamente que só hoje faria este investimento e no entretanto iria aplicando em outros titulos e talvez ter tido uma rentabilidade bem melhor.Talvez, quem sabe?A Inapa detém perto de 3 milhões de acções próprias a um preço médio de 5,50, das quais 600 mil compradas em Setembro passado a 2,86.O Estado perto de 9 milhões a preços bem acima dos 5,00.O BCP(incluindo fundos) perto de 8 milhões a preços tb bem acima dos 5 euros.O meu target de saída andará por volta dos 5,00 que coincide com o valor nominal, mas o mais certo será vender ao preço a que o Estado o fizer(se a venda se vier a efectivar conforme consta da proposta do governo).
Nota:Apesar de estar bem investido em Inapa tenho ao longo destes tempos investido em muitos outros titulos, e verdade seja dita, com muito melhor rentabilidade que esta minha "joia da coroa", ehehehehe.
Nota:Apesar de estar bem investido em Inapa tenho ao longo destes tempos investido em muitos outros titulos, e verdade seja dita, com muito melhor rentabilidade que esta minha "joia da coroa", ehehehehe.
obrigado, Smallover. A sua opinião tambem foi preciosa. A minha pergunta não trazia 'agua no bico'. O que se passa é que o meu perfil de investidor/especulador é completamente antagónico á manutenção de posições deste tipo, e daí a minha dificuldade natural em compreender a alocação de capital, em pleno bull market, a titulos que apesar dos tais bons 'fundamentais' (os quais eu desconheço, e que regra geral não me interessam, seja para que titulo fôr) não dão o minimo sinal de poderem vir a ser lucrativos no curto prazo.
Portanto, ao fazer a pergunta, eu não estou a querer colocar em xeque a vossa opção de investimento, mas apenas a tentar compreendê-la.
Obviamente que em causa estão objectivos diferentes, para pessoas diferentes. Para mim não faz qualquer sentido ter em carteira um titulo imóvel, quando todos os restantes o ultrapassam a alta velocidade (no meu ponto de vista tratar-se-ia apenas e só de uma má opção de investimento, e que eu trataria de remediar logo que possivel, substituindo-a por outra empresa com os mesmos bons fundamentais, mas com uma evolução de cotação que o corrobore).
Para si, e eventualmente para mais alguns dos colegas de forum que mantem Inapa em carteira há anos, é uma posição estratégica, devidamente fundamentada, e potencialmente lucrativa no futuro, sendo de alguma forma pouco ou nada importante o facto da cotação não reagir ao actual momento do mercado, e ser um claro underperformer em relação á média do mercado. Enfim, por essa perspectiva talvez possa compreender.
Considerará, portanto, algo irrelevante o facto de o rendimento obtido nessa participação, desde 2005, ser provavelmente inferior ou semelhante ao de um deposito a prazo?
Que objectivos tem, em termos de valorização, para a sua posição na Inapa? Por outras palavras, quando, e se arrancar, quanto espera obter de valorização? Qual acha que deveria ser a cotação da Inapa para reflectir o justo valor dos seus fundamentais?
Deixo já aqui um agradecimento antecipado pela suas respostas, Smallover.
Portanto, ao fazer a pergunta, eu não estou a querer colocar em xeque a vossa opção de investimento, mas apenas a tentar compreendê-la.
Obviamente que em causa estão objectivos diferentes, para pessoas diferentes. Para mim não faz qualquer sentido ter em carteira um titulo imóvel, quando todos os restantes o ultrapassam a alta velocidade (no meu ponto de vista tratar-se-ia apenas e só de uma má opção de investimento, e que eu trataria de remediar logo que possivel, substituindo-a por outra empresa com os mesmos bons fundamentais, mas com uma evolução de cotação que o corrobore).
Para si, e eventualmente para mais alguns dos colegas de forum que mantem Inapa em carteira há anos, é uma posição estratégica, devidamente fundamentada, e potencialmente lucrativa no futuro, sendo de alguma forma pouco ou nada importante o facto da cotação não reagir ao actual momento do mercado, e ser um claro underperformer em relação á média do mercado. Enfim, por essa perspectiva talvez possa compreender.
Considerará, portanto, algo irrelevante o facto de o rendimento obtido nessa participação, desde 2005, ser provavelmente inferior ou semelhante ao de um deposito a prazo?
Que objectivos tem, em termos de valorização, para a sua posição na Inapa? Por outras palavras, quando, e se arrancar, quanto espera obter de valorização? Qual acha que deveria ser a cotação da Inapa para reflectir o justo valor dos seus fundamentais?
Deixo já aqui um agradecimento antecipado pela suas respostas, Smallover.
Caro Cali
eu como fã da Inapa sou a comunicar de que apenas e só investi na Inapa, desde inicios de 2005, porque o Estado assim como o BCP querem vender a posição que detêm na dita.Claro está que fundamentalmente falando entendo estar muito barata e por isso é mais um "aconchego" que me permite aguentar a menina e sempre que possivel reforçar a posição.Quanto aos seus comentários de estar parada há vários anos entre os 2,50 e 3,50 tenho que concordar porque efectivamente é assim que tem sido.Mas como até hoje não me tenho dado nada mal com as empresas que estão paradas anos a fio, na cotação bolsista entenda-se, casos da Efacec e Tertir (então esta menina andou 10 !!!! anos entre 1,30 e 2,70)assim vou continuar.
obrigado, Inépia. A sua opinião já está. É portanto uma questão de fundamentais e de muita fé. Se envolve fé e convicções, eu não vou emitir qualquer outro comentário, e desejo-lhe apenas a maior das sortes.
Continuo curioso em ouvir os restantes fãs da Inapa...
Continuo curioso em ouvir os restantes fãs da Inapa...
Caro cali,
Eu entendo a sua perspectiva, e é defensável.. Para que serve um título em carteira que não tem mexido ao londo de 3 ! Ou melhor tem andado entre os 2,5 e eufórico!
Pois bem, porque acredito !
Porque mais vale ter uma coisa em que se acredita do que algo que os outros acreditam!
Se eu tivesse sempre aquilo em que os outros acreditam , teria levado uma grande traulitada em 2000.
Mas nunca acreditei naquilo que os outros acreditavam.
eu acredito em fundamentais, começo agora a abrir o pirito às rectas e quanto às velas apenas as tenho utilizado quando falta a luz!
Se reparares bem no grafico da INAPA , não está ela a formar um fundo tripo??? e se assim for a projecção é para upa, upa!!!
Como nos acreditamos compramos este cenário!
Mais
Pois bem, porque acredito !
Porque mais vale ter uma coisa em que se acredita do que algo que os outros acreditam!
Se eu tivesse sempre aquilo em que os outros acreditam , teria levado uma grande traulitada em 2000.
Mas nunca acreditei naquilo que os outros acreditavam.
eu acredito em fundamentais, começo agora a abrir o pirito às rectas e quanto às velas apenas as tenho utilizado quando falta a luz!
Se reparares bem no grafico da INAPA , não está ela a formar um fundo tripo??? e se assim for a projecção é para upa, upa!!!
Como nos acreditamos compramos este cenário!
Mais
- Registado: 29/8/2006 23:46
Ora viva, caros 'Inapistas'.
Estou a participar neste tópico pela primeira vez, apesar de já ter reparado nele várias vezes. Hoje resolvi estudar um pouco deste 'fenomeno' chamado Inapa, para tentar compreender tão grande atracção que alguns de vós têm por este titulo.
De um ponto de vista completamente desinteressado e desapaixonado, aqui está o que eu vi:
Em Janeiro de 2004 (há 3 anos, portanto) a Inapa estava exactamente aos mesmos valores a que está hoje. Durante estes três anos ela variou entre os 2.50 e os 3,40 (chegando lá uma unica vez, durante 2 meses, o ano passado) , passando a maior parte do tempo entre os 2.50 e os 3.00 €.
Se formos mais rigorosos ainda, entre 2004 e 2006 ela passou 1 ano e meio seguido abaixo dos 3.00 €. A seguir teve o pico á zona dos 3.40, e voltou a cair, há cerca de 8 meses, para o intervalo 2.50 - 2.90.
Resumindo, o que eu vi foi um titulo que não evoluiu um centimo em 3 anos, enquanto o mercado em geral subiu mais de 50%. Correndo o risco de me estar a escapar algum pormenor que desconheço, pergunto (sem qualquer tipo de sarcasmo) aos caros amigos:
Qual é o interesse de ter dinheiro parado na Inapa?
Estou a participar neste tópico pela primeira vez, apesar de já ter reparado nele várias vezes. Hoje resolvi estudar um pouco deste 'fenomeno' chamado Inapa, para tentar compreender tão grande atracção que alguns de vós têm por este titulo.
De um ponto de vista completamente desinteressado e desapaixonado, aqui está o que eu vi:
Em Janeiro de 2004 (há 3 anos, portanto) a Inapa estava exactamente aos mesmos valores a que está hoje. Durante estes três anos ela variou entre os 2.50 e os 3,40 (chegando lá uma unica vez, durante 2 meses, o ano passado) , passando a maior parte do tempo entre os 2.50 e os 3.00 €.
Se formos mais rigorosos ainda, entre 2004 e 2006 ela passou 1 ano e meio seguido abaixo dos 3.00 €. A seguir teve o pico á zona dos 3.40, e voltou a cair, há cerca de 8 meses, para o intervalo 2.50 - 2.90.
Resumindo, o que eu vi foi um titulo que não evoluiu um centimo em 3 anos, enquanto o mercado em geral subiu mais de 50%. Correndo o risco de me estar a escapar algum pormenor que desconheço, pergunto (sem qualquer tipo de sarcasmo) aos caros amigos:
Qual é o interesse de ter dinheiro parado na Inapa?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], iniciado1 e 60 visitantes