Caldeirão da Bolsa

CIN - Mais uma OPA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por James Wheat » 23/1/2007 16:42

Os Serrenho para a tirar da bolsa atraves de uma Opa protestativa teem que deter pelo menos 90% das accoes. No anuncio do pedido de saida de bolsa tinham 87,5%, pelo que teem que rapar 2,5% no mercado. Em condicoes normais ja o tinham assegurado atraves de algum 'testa de ferro', mas... a verdade 'e que teem puxado com compras.
A Cin tem 25 milhoes de accoes e 2,5% sao 625.000 papeis. Vendam-nas caras, caracas, ninguem entrega papel :mrgreen: :mrgreen: !
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

James mas dia 25

por Smallover » 23/1/2007 16:17

já se vai saber o preço a que vai saír da bolsa certo? pelo menos é o que se deduz no ponto único da assembleia de 12/02/07, ver aqui:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/d ... V11680.pdf

Registado: 7/9/2006 14:06

por James Wheat » 23/1/2007 15:40

Era arriscado, mas esta querida vai sempre a bombar ate' 12 Fev :wink: ! Life is beautiful 8-) !
James Wheat
Position Trader

por James Wheat » 19/1/2007 19:44

Correcção: 589%. O resultado liquido por acção subiu 589%.
James Wheat
Position Trader

por James Wheat » 19/1/2007 19:36

A CIN é o meu 'mono' do ano, mas a brincar a brincar vai nos €6,10 :twisted: ... !
Bem, dado que em menos de 1 mês tem uma AG marcada para sair de bolsa, fui dar uma vista de olhos nos ultimos dados, para ver o que se pode esperar.
Para quem quer especular "puro e duro" (tipo VAA, SCO ou TDU), vale a pena ver o relatório e contas do 3º trimestre de 2006, o ultimo disponível (ver Euronext).
Há lá uma linha interessante, mesmo que esteja associada a extraordinários: resultados por acção. Quase 2 euros, com crescimento de 518% :shock: ! Já nem me lembrava da porra do terreno em Barcelona... não admira que a queiram tirar de bolsa !
Estou curioso para ver como é que o vão fazer - a que preço e a que prémio (se é que oferecem algum).
James Wheat
Position Trader

por James Wheat » 8/1/2007 11:46

Não há muito a dizer, venho só aqui tentar puxar este tópico. A AG está marcada para 12 de Fev.´
Um desabafo de pequeno accionista... Não deixa de ser ilucidativo ver-se empresas dinâmicas e de sucesso como a Mota lançar subsidiárias na bolsa (a Martifer), tirando partido do momento positivo do mercado, ao mesmo tempo que vemos a família Serrenho retirar a Cin de bolsa, ao não ter qualquer interesse em se financiar no mercado dessa forma, por ter abandonado os planos de expansão por aquisição em Espanha.
Fui ver como me meti nesta... Comprei umas Cin há 9 anos atrás (é o meu PPR, com DivY 3%!!), quando esta prometia uma estratégia agressiva de crescimento por aquisição em Espanha.
Volvido tanto tempo e depois de tantas tentativas falhadas, sai da bolsa por ter 'cash' a mais e não querer dividi-lo com ninguém.
Major flop - grande decepção, esperava muito mais de uma empresa industrialmente tão excelente !! Gestão familiar... E TACANHA :evil: :evil: :evil: !!!
James Wheat
Position Trader

Este papel vale €8,00...

por James Wheat » 27/12/2006 10:31

... numa análise de multiplos comparáveis com empresas europeias líderes nacionais no sector ! Os 10% de free-float devem lutar pela sua posição.

"A CIN, líder ibérico no mercado das tintas, vai retirar a empresa da bolsa. Em assembleia geral marcada para 31 de Janeiro, a família Serrenho, que domina quase 90% do capital da empresa, deverá "deliberar requerer à CMVM a perda da qualidade de sociedade aberta".
Chega assim ao fim 18 anos de história da única empresa portuguesa de tintas que tinha as suas acções cotadas no mercado de capitais. A OPA de retirada da CIN da bolsa não tem nada de surpreendente, pois trata-se de um título praticamente invisível, dada a sua extrema iliquidez, que deriva directamente do seu reduzido "free-float" (cerca de 12%) e do peso esmagador que a família Serrenho detém na estrutura accionista do grupo.
Desde Março que a família Serrenho domina 87,9% do capital, após ter adquirido ao BPI a posição de 19,92% que este banco tinha comprado (em Setembro de 2005) ao seu congénere BPP, numa operação de financiamento colaterizado dos Serrenho.
A fundação da CIN remonta a 1926, com um capital social de sete mil escudos (cerca de 35 euros), dividido em montantes iguais pelos sete sócios iniciais, entre os quais figurava Manuel Pinto Lopes que viria a constituir-se como primeiro líder da empresa."
James Wheat
Position Trader

por lutav » 26/12/2006 16:47

como sao os dois (aparentemente) do norte, acaba por nao haver nenhum debate norte-sul...

apenas dois gajos do norte que nao sao do FCP!!! :lol:

beijos e abraços!

Guardem energias para amanha ... ;)

Registado: 22/9/2006 22:36

por JOGO2006MARKITOS » 26/12/2006 16:36

Tenham calma, comentem a essência do assunto, picardias com belas frases ficam para o café.

Registado: 20/11/2006 23:09

por James Wheat » 26/12/2006 16:32

Arturian Gray Escreveu:
James Wheat Escreveu:A familia Serrenho, que controla a maioria do capital e que agora ditará leis, é de espirito demasiado conservador; representantes da típica tacanhez nortenha,

Então os nortenhos são tipicamente tacanhos?
Depois dessa bela frase eu também podia generalizar a ignorância de uma pessoa não nortenha a todas as outras pessoas da mesma zona... Mas como acho isso muito tacanho não o vou fazer.

Caro Arturian,
Primeiro: deve o meu colega de forum atentar que nasci no Porto e sou descendente de gente do Norte.
Segundo: generalizar é perigoso e comporta riscos que escritor e leitor devem ter consciência, para não perderem tempo em discussões sem sentido, baseadas em visões e sensibilidades pessoais.
Finalmente: não pretendo desvirtuar este tópico, que não se destina a discutir ou a criticar a natureza 'dos Nortenhos', mas sim o futuro da Cin.
Posto isto, reafirmando que não pretendo envolver-me em debates norte-contra-sul (nada de mais rídiculo, absurdo e absolutamente inútil !!), termino a esclarecer que não foi minha intenção atingir ninguém pessoalmente - e muito menos a si, que não conheço.
O meu comentário foi genérico SIM - e por isso injusto para alguns, aceito, mas para mim aplicável ao status quo da região (algo de q outros podem discordar, sem problema !) - e no meu entender encontra suporte em multiplas ocasiões do dia-à-dia empresarial em que me movimento, além de estatísticas de desenvolvimento nacionais.
Over.
James Wheat
Position Trader

por Arturian Gray » 26/12/2006 15:01

James Wheat Escreveu:A familia Serrenho, que controla a maioria do capital e que agora ditará leis, é de espirito demasiado conservador; representantes da típica tacanhez nortenha,

Então os nortenhos são tipicamente tacanhos?
Depois dessa bela frase eu também podia generalizar a ignorância de uma pessoa não nortenha a todas as outras pessoas da mesma zona... Mas como acho isso muito tacanho não o vou fazer.
Abraço e Bons Negócios.

Registado: 1/9/2006 17:44

por James Wheat » 25/12/2006 17:57

Tenho umas CIN compradas ainda no tempo da entrada do BPP de Rendeiro e António Paulo.. É uma empesa de excelente qualidade industrial, líder no atomizado segmento de tintas e vernizes na Peninsula Ibérica, mas q falhou sucessivas tentativas de se expandir de forma agressiva em Espanha, para se tornar num player de dimensão internacional.
A familia Serrenho, que controla a maioria do capital e que agora ditará leis, é de espirito demasiado conservador; representantes da típica tacanhez nortenha, que levou a cotação aarrastar-se de forma penosa na bolsa ano após ano !
A Cin nos ultimos 10 anos perdeu oportunidades de ouro em Espanha, sempre pq tentou negociar / comprar ao tostão e nunca teve peito para afrontar os desafios / riscos... Para os Serrenho, gente de pouco mundo e acomodada com a posição industrial que alcançou, aquilo sempre 'deu' mais do que o suficiente, pelo que nunca estiveram para embarcar em grandes aventuras.
Em resultado duma liderança provinciana e acomodada com o sucesso local, a empresa nunca conseguiu dar o salto e afirmar-se - uma pena, uma grande pena !
Vao agora os pequenos accionistas receber umas pequenas migalhas com o culminar do processo em retirada de bolsa... Se houver algum movimento contra estou aderente. JW
James Wheat
Position Trader

CIN - Mais uma OPA

por Smallover » 24/12/2006 17:46

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/d ... V11569.pdf

A que preço estarão dispostos a pagar? Os 6 euros que a CIN pagou por acções próprias em Setembro ou haverá um prémio suplementar?é que pelo artº 188 do CVM deverá ser só isso:
Artigo 188.º

Contrapartida

1 - A contrapartida de oferta pública de aquisição obrigatória não pode ser inferior ao mais elevado dos seguintes montantes:

a) O maior preço pago pelo oferente ou por qualquer das pessoas que, em relação a ele, estejam em alguma das situações previstas no n.º 1 do artigo 20.º pela aquisição de valores mobiliários da mesma categoria, nos seis meses imediatamente anteriores à data da publicação do anúncio preliminar da oferta;

b) O preço médio ponderado desses valores mobiliários apurado em mercado regulamentado durante o mesmo período.

2 - Se a contrapartida não puder ser determinada por recurso aos critérios referidos no n.º 1 ou se a CMVM entender que a contrapartida, em dinheiro ou em valores mobiliários, proposta pelo oferente não se encontra devidamente justificada ou não é equitativa, por ser insuficiente ou excessiva, a contrapartida mínima será fixada a expensas do oferente por auditor independente designado pela CMVM.

3 - Se a contrapartida consistir em valores mobiliários, deve o oferente indicar alternativa em dinheiro de valor equivalente.

Agradeço opiniões.

Registado: 7/9/2006 14:06

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, Kooc, m-m, yggy e 73 visitantes