Sargento Luís Gomes
Tenho alguns que me chegam:
- A criança foi legalmente adoptada tendo todos os processos necessários para isso decorrido.
- Quem a criou foi aquela familia
- A mãe biológica confirma a legalidade do processo.
Aquela criança é filha daquele casal, para mim está decidido.
Não preciso de saber muito mais nada.
- A criança foi legalmente adoptada tendo todos os processos necessários para isso decorrido.
- Quem a criou foi aquela familia
- A mãe biológica confirma a legalidade do processo.
Aquela criança é filha daquele casal, para mim está decidido.
Não preciso de saber muito mais nada.
Re: para concluir ...
longBlackCandle Escreveu:QUanto aos outros comentários, seus e de outros participantes, sobre o pretenso pretensiosismo e os erros de portugues no texto por mim citado, digo apenas que sempre dei mais importancia ao conteudo que à forma.
Não me surpreende. O conteúdo consegue ser pior que a forma.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
Bem, se alguém quiser assinar isso, se me quiserem na próxima hora enviar uma fotocópia do BI e a declaração a pedir para assinar o dito pedido de habeas corpus, eu amanhã de manhã mando entregar nas amoreiras (já tenho um montinho para entregar). Por fax, hoje não consegui enviar: estava sempre impedido.
pata_hari@hotmail.com
pata_hari@hotmail.com
Editado pela última vez por Pata-Hari em 22/1/2007 22:35, num total de 1 vez.
Nenhum chico esperto fica alguma vez à mingua de se evidenciar, tomando a opinião contrária à do resto das pessoas.
Ficámos a saber que, na opinião do Dwer, quem ousa ter uma opinião contrária à do "resto das pessoas" é um chico esperto.
Acabe-se já com os tribunais e dêem a palavra "ao resto das pessoas".
O amigo já ouviu falar da teoria da opinião contrária?
QUanto aos outros comentários, seus e de outros participantes, sobre o pretenso pretensiosismo e os erros de portugues no texto por mim citado, digo apenas que sempre dei mais importancia ao conteudo que à forma.
Cumprimentos de mais um chico esperto.
longBlackCandle
Re: bem a propósito ...
bboniek00 Escreveu: "Te-la-iam", doutoura.
Não! É concerteza uma nova conjugação do verbo ter.
Estes adiantados mentais não cometem erros assim.
Abraço,
Dwer
Dwer
Re: bem a propósito ...
longBlackCandle Escreveu:Contra a opinião generalizada neste tópico, subscrevo inteiramente o texto abaixo retirado do blog: http://ausenciacerebral.blogspot.com/Justiça tardia
... mas se a amassem de facto teriam-na entregue ao pai, Baltazar Nunes, ...
"Te-la-iam", doutoura.

- Registado: 22/4/2003 23:12
longBlackCandle Escreveu:eu estaria disposto a assinar uma petição para aumentar a pena de prisão aplicada ao sr. sargento, 6 anos parece-me muito pouco ... 8 no minimo, faria mais sentido, 2 anos por cada 1 ano em que manteve a criança afastada do pai.
Extraordinário. Somos realmente um povo único. Sobre seja o que for, sobre seja o que aconteça, temos sempre múltiplas visões. Nenhum chico esperto fica alguma vez à mingua de se evidenciar, tomando a opinião contrária à do resto das pessoas.
Qualquer energúmeno que seja capaz de alinhavar duas palavra seguidas chispa de alegria ao dar de caras com uma posição consensual. No caso uma energúmena.
E tão cheia de si não nota que os raciocínios são falaciosos, os factos viciados, e o português pretensioso e rasteiro.
Enfim...
Abraço,
Dwer
Dwer
longBlackCandle Escreveu:Orca Escreveu:longBlackCandle
Não percebeu nada!
Sem comentários
Pelos vistos voce percebeu tudo. Parabens!
Ainda bem que vivemos numa democracia, sendo assim cada um pode ter a sua opinião, a sua visão sobre as coisas!
Agora não me venham dizer que ele é santinho... Não me digam que a oportunidade não lhe sorriu nos olhos quando lhe disseram o que iria ser...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
longBlackCandle Escreveu:eu estaria disposto a assinar uma petição para aumentar a pena de prisão aplicada ao sr. sargento, 6 anos parece-me muito pouco ... 8 no minimo, faria mais sentido, 2 anos por cada 1 ano em que manteve a criança afastada do pai.
Se é nisso que acreditas estás no teu direito mas evidentemente acho que estás errado... Muito errado... Para cada acção há um devido tempo para actuar e o desse **** é super desajustado como aliás parece ser tudo o que faz...
.
para concluir ...
eu estaria disposto a assinar uma petição para aumentar a pena de prisão aplicada ao sr. sargento, 6 anos parece-me muito pouco ... 8 no minimo, faria mais sentido, 2 anos por cada 1 ano em que manteve a criança afastada do pai.
bem a propósito ...
Contra a opinião generalizada neste tópico, subscrevo inteiramente o texto abaixo retirado do blog: http://ausenciacerebral.blogspot.com/
Justiça tardia
Se não estivesse já habituada ao carácter surreal e caricato da sociedade portuguesa, diria concerteza tratar-se de uma anedota de mau gosto a histeria gritante e infundamentada que se gerou em torno da detenção e condenação do sargento Luís Manuel Gomes (por sequestro da ‘filha adoptiva’). Revolve-me o estômago e desperta em mim vontade de sair à rua para bater nas pessoas. Não só nos histéricos que esperneiam e mandam bitaites ao ar sem sequer se importarem em inteirar-se dos pormenores do caso, como também nos jornalistazecos de terceira categoria que fazem questão em transmitir à carneirada a verdade parcial e distorcida dos factos.
Afinal, o povaréu (o mesmo que faz da Floribella um fenómeno de adoração nacional) acha muito mais aliciante a versão pseudo melodramática do sargento mártir e injustiçado a quem querem arrancar (os malditos) a filhinha dos braços.
Poderão perguntar-me porque me deixo eu afectar por balelas que não me dizem qualquer respeito. Dir-vos-ei eu que, a partir do momento que eu ligo a televisão à hora dos noticiários, em busca de um pouco de paz de espírito depois de um dia árduo (ou não) de estudo, e sou bombardeada por notícias ridículas como esta, estou automaticamente imiscuída no caso. E mesmo que não queira, sou afectada por uma estupidez tamanha que nunca pensei ser possível.
Ora, se a mim me parece evidente que alguém que recebe de uma imigrante brasileira (ilegal) uma bebé de três meses (em circunstências dúbias, não me admirava nada), sem o conhecimento do pai biológico (que só passado um ano sabe ser sua filha e a perfilha) e se recusa a entregar a criança ao verdadeiro pai, impedindo-o sequer de a ver, (apesar de lhe ter sido atribuído o poder paternal) merece claramente ser punido, todavia a muita gente, pelos vistos esta conclusão não será assim tão óbvia. E é isso que me irrita. Isso e o facto de ao invés de manterem a tolice da sua teima para si mesmos, fazem questão de o gritar aos sete ventos.
Mas insistem: ‘então e o amor que essa família tem pela criança, então e o choque que essa menina, que já se afeiçoou aos pais "adoptivos", irá sofrer?’ ‘a criança devia ficar com o casal que a acolheu porque foram eles que lhes deram afecto e carinho’. Bem, decerto que o senhor sargento e sua mulher gostam muito da menina, mas se a amassem de facto teriam-na entregue ao pai, Baltazar Nunes, quando ela ainda tinha 2 anos, gradualmente para diminizar o choque na pequena Esmeralda (a quem tratavam por Ana Filipa – um pequeno pormenor doentio...). Portanto se há alguém que deve ser culpado pelo sofrimento que será causado à criança, esse alguém é o casalinho egoísta que quis para si algo (uma criança) que não lhes pertence.
Poderão também dizer, como já li algures ‘e se um dia chegassem a sua casa e quisessem levar o/a seu filho/a alegando ter sido trocado na maternidade’. Quanto a isso tenho a dizer que é uma situação completamente diferente, apesar de à primeira vista poder parecer semelhante, mormente a gente que careça de neurónios: acontece que o sargento e sua esposa, a não ser que nunca lhes tenham contado a antiga lenga-lenga das abelhinhas e das florzinhas bla bla bla, ou acreditassem piamente na história da cegonha que vem de França, concerteza saberiam que para conceber uma criança são necessários um pai e uma mãe, tinham plena consciência que a Esmeralda não era de forma alguma ‘propriedade’ sua. Portanto, tinham cumprido o seu dever de pais ‘adoptivos’ extremosos e entregue, com muito pesar como é óbvio, a criança ao pai biológico. Mas não, os senhores preferiram servir o seu egoísmo e manter para si a ‘Ana Filipa’. Pior ainda, recusaram-se a deixar que o pai visse a própria filha, nem no dia do 2º aniversário em que ficou à porta com um presente para a filhota. Isto para mim é imoral e de extrema má índole. E não me cabe na cabeça como pode haver alguém que defenda sujeitinhos como este que se consideram acima da lei.
Tome lá senhor sargento, 6 anos na xoça que é para não se armar em espertinho. E a sua esposa que enretanto fugiu a monte com a menina (?!) quando for encontrada, e espero que seja com a maior brevidade, seja brindada com uma valente pena também.
Mas como a plebe ignorante é casmurra, na sua ausência cerebral, retorque indignada: ‘e porque é que o pai não apoiou a mãe durante a gravidez, porque não assumiu logo a paternidade’ ‘se o pai amasse a filha deixá-la-ia com o casal porque já se afeiçoou a eles e porque eles têem mais condições para a criar’. Porém eu sou uma pessoa muito paciente (ou não), e respondo: como o próprio pai admitiu, a filha foi fruto de uma relação meramente física e temporária com uma brasileira, e não querendo generalizar (não porque não o aprove, mas porque não estou para ouvir sermões), arrisco dizer que não teria uma conduta lá muito honrosa. E portanto questiono: quantos dos homens que se deitariam com uma brasileira nestas circunstências não ficariam de pé atrás em relação à paternidade em caso de gravidez? E a menos que tivessem um espírito muito complacente ou fossem realmente muito estúpidos, não se iriam arriscar a assumir uma criança cuja mãe provavelmente tinha mais parceiros e com quem tinham mantido uma relação meramente sexual.
Foram ordenados exames que confirmaram a relação parental e desde então Baltazar Nunes perfilhou Esmeralda, com o único interesse de ter para si uma filha que lhe pertence. O mesmo, provavelmente, não se poderá dizer da mãe que não me provocaria espanto algum ter sido ‘recompensada’ pelo casal que tanto ansiava por um filho.
Em relação ao ‘se o pai amasse a filha deixá-la-ia com o casal porque já se afeiçoou a eles e porque eles têem mais condições para a criar’, seguindo a mesma linha de raciocínio todas as crianças que sejam raptadas à nascença, de uma maternidade por exemplo, e sejam encontradas 4 ou 5 anos mais tarde, bem tratadas e com todas as necessidades asseguradas, devem permanecer com o casal raptor porque afinal devolvê-las aos pais biológicos seria um ‘tremendo’ trauma para as criancinhas. E seguindo também essa mesma linha de argumentação, os casais que apresentem um rendimento inferior passam a ver os seus filhos arrestados para outras famílias com rendimento superior. Não faz sentido, pois não?
Em suma, acho muitíssimo bem que esse sargento que ignorou e infrigiu a lei (numa situação em que estava implicada a vida de uma criança), tenha sido punido (até fiquei admirada confesso, só é pena tê-lo sido tardiamente) porque privou um pai de assistir ao crescimento da filha, aos primeiros anos que são tão importantes e marcantes tanto para os pais como para os filhos, privou-o sem qualquer consideração e privou ainda a ‘Ana Filipa’, que tanto diz ‘amar’, de conhecer o seu papá. Resta-me esperar que este pai sofredor que há quase 5 anos luta por uma filha a consiga finalmente ter consigo.
Sobre este caso a mim só me ocorre dizer duas coisas...
1º - Que a justiça é cega e muitas vezes se cometem tremendas injustiças como é o caso actual... É assim de louvar que tenha havido uma iniciativa popular no sentido de repor a verdadeira justiça...
2º - Que o gajo que está na causa de tudo isto não é homem nem é nada, na verdade é um verdadeiro escroque ... Está farto de fazer mal ás pessoas que o rodeiam e agora pretende passar por vítima e tirar benefícios da situação... Ele há cada um!!! Eventualmente esta menina iria ficar sujeita aos caprichos desse malfeitor note-se com a conivência de uma juíz!!!
Segundo a mãe biológica
1º - Que a justiça é cega e muitas vezes se cometem tremendas injustiças como é o caso actual... É assim de louvar que tenha havido uma iniciativa popular no sentido de repor a verdadeira justiça...
2º - Que o gajo que está na causa de tudo isto não é homem nem é nada, na verdade é um verdadeiro escroque ... Está farto de fazer mal ás pessoas que o rodeiam e agora pretende passar por vítima e tirar benefícios da situação... Ele há cada um!!! Eventualmente esta menina iria ficar sujeita aos caprichos desse malfeitor note-se com a conivência de uma juíz!!!
Segundo a mãe biológica
"Ele está a fazer isto com outras intenções", sustenta, contando que, durante o relacionamento entre ambos "ele mentiu e até me ameaçou, levando-me a ter medo dele". Para a brasileira, que conheceu Baltazar Nunes quando este tinha 21 anos (e ela 37 anos), o interesse dele poderá ser monetário.
http://jn.sapo.pt/2007/01/20/primeiro_p ... e_fim.html
Eu também me sento envergonhado de pertencer a este pais, com esta justiça. Mas será que esses juizes não percebem que o que está em jogo é a vida de uma criança de 5 anos, muito mais importante do que meras formalidades processuais. Sequestro seria entregar essa criança ao pai, que ainda por cima me parece um autêntico anormal. Caso essa criança fosse para o pai biológico quase de certeza que ficaria traumatizada para sempre. Cada vez mais me convenço que existem muitos maus juizes em Portugal.
A paciência é a chave do negocio
- Registado: 5/11/2002 13:18
Bem hajas Pata pela colocação de este tópico.
Tambem sou pai de duas meninas lindas, creio que só um pai consegue realmente compreender a dor deste Sargento, e ele é o unico pai que a menina teve e terá! Não tenho a minima duvida que o amor que este pai sente pela sua filha é tão grande como o que eu sinto pelas minhas filhas mesmo não sendo o progenitor.
O pai biologico ( neste caso a palavra pai nem deveria constar) recusou assumir a filha quando interpelado pela mae biologica, continuou a recusar quando interpelado pelo tribunal e só forçado fez o teste de paternidade. Agora, sabe-se lá porque, resolveu assumir a filha e recusa inclusivamente que esta sejas visitada por os unicos pais que sempre teve, alegando que " de outra forma ela nunca mais se habitua a ele".
Aquando da adopção, que nunca foi feita ás escondidas, eles tiveram apoio juridico e tudo fizeram para que a adopção fosse legal... mas todos sabemos o país em que vivemos e a justiça que não temos.
Acredito que os pais tenham cometido erros e eventualmente até alguma ilegalidade, mas não haverá uma forma mais justa de os sancionar por essa suposta ilegalidade? Não deverá prevalecer sempre o interesse da criança? E esse eu não tenho duvida que é o de ficar com os pais que sempre teve!
Este assunto comoveu-me, não sou do género de choramingar por tudo e por nada, mas neste caso as lágrimas surgiram-me espontaneamente. Sei o que é amor de pai e sei que colocando-me no lugar destes pais teria feito o mesmo. Nunca entregaria uma filha minha a um desconhecido fosse essa a ordem de quem quer que seja, viesse ela do tribunal do Presidente ou do papa... Se fosse condenado á morte manteria a minha posição, POR UMA FILHA MINHA NÃO PENSARIA DUAS VEZES EM DAR A MINHA VIDA PELO BEM ESTAR DELA!
Apelo a todos que não deichem cair este assunto no esquecimento enquanto ele não se resolver pelo bem da criança!
Um abraço,
Mário Carrancho
Tambem sou pai de duas meninas lindas, creio que só um pai consegue realmente compreender a dor deste Sargento, e ele é o unico pai que a menina teve e terá! Não tenho a minima duvida que o amor que este pai sente pela sua filha é tão grande como o que eu sinto pelas minhas filhas mesmo não sendo o progenitor.
O pai biologico ( neste caso a palavra pai nem deveria constar) recusou assumir a filha quando interpelado pela mae biologica, continuou a recusar quando interpelado pelo tribunal e só forçado fez o teste de paternidade. Agora, sabe-se lá porque, resolveu assumir a filha e recusa inclusivamente que esta sejas visitada por os unicos pais que sempre teve, alegando que " de outra forma ela nunca mais se habitua a ele".
Aquando da adopção, que nunca foi feita ás escondidas, eles tiveram apoio juridico e tudo fizeram para que a adopção fosse legal... mas todos sabemos o país em que vivemos e a justiça que não temos.
Acredito que os pais tenham cometido erros e eventualmente até alguma ilegalidade, mas não haverá uma forma mais justa de os sancionar por essa suposta ilegalidade? Não deverá prevalecer sempre o interesse da criança? E esse eu não tenho duvida que é o de ficar com os pais que sempre teve!
Este assunto comoveu-me, não sou do género de choramingar por tudo e por nada, mas neste caso as lágrimas surgiram-me espontaneamente. Sei o que é amor de pai e sei que colocando-me no lugar destes pais teria feito o mesmo. Nunca entregaria uma filha minha a um desconhecido fosse essa a ordem de quem quer que seja, viesse ela do tribunal do Presidente ou do papa... Se fosse condenado á morte manteria a minha posição, POR UMA FILHA MINHA NÃO PENSARIA DUAS VEZES EM DAR A MINHA VIDA PELO BEM ESTAR DELA!
Apelo a todos que não deichem cair este assunto no esquecimento enquanto ele não se resolver pelo bem da criança!
Um abraço,
Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
JOSE DUARTE Escreveu:É tudo uma questão de $$$$, o advogado do pai biológico, já pondera pedir uma indmenização ao estado e apresentar queixa aos tribunbais europeus.
Cambada de oportunistas.
Deu hoje no noticiário.
Quem o conhece bem, sabe que o unico interesse que tem é esse!
Aproveitar a oportunidade de lesar o estado e lesar quem acolheu uma criança que rejeitou ser sua quando lhe foi apresentada pela "mãe real". Quando a familia actual cuidou soube cuidar dela, o "pai real" pouco se interessou...
O advogado deve ter-lhe dito que seria o negócio da vida dele (onde é que já ouvi isto??)...
A criança até tinha medo do "pai real"...
Cada vez esta pior esta sociedade...
Muito Obrigado pela informação.
Serei um subscritor do documento e um admirador fiel da força inquebrantável e da dignidade do Sargento Gomes.
Perdoai-lhes que eles não sabem o que fazem - por trás do poder de império o rei vai nu, atrás da soberba e do rigor formal esconde-se a falta de experiência da vida, a falta de humanismo, a ignorância e o desconhecimento do que de mais elementar existe na civilização e dos valores humanos.
Serei um subscritor do documento e um admirador fiel da força inquebrantável e da dignidade do Sargento Gomes.
Perdoai-lhes que eles não sabem o que fazem - por trás do poder de império o rei vai nu, atrás da soberba e do rigor formal esconde-se a falta de experiência da vida, a falta de humanismo, a ignorância e o desconhecimento do que de mais elementar existe na civilização e dos valores humanos.
Quem não gosta de petiscar... nada de teimosias e muita humildade são temperos essencias
- Registado: 12/5/2005 22:29
È um escandalo, sou residente na zona e esse homem que se diz ser pai (que nunca se preocupou com isso, apenas quando viu os cifrõe À frente e que se lembrou que tinha uma filha).
Acho bem que revejam o caso, e que a justiça mais uma vez não seja incorrecta...
Acho bem que revejam o caso, e que a justiça mais uma vez não seja incorrecta...
Pata-Hari Escreveu:e, já que abri mais um off-topic, aqui fica um pedaço de um blog que traduz exactamente o que eu também penso:
Na passada terça-feira, o sargento Luis Gomes, que com a sua mulher acolheu a criança, foi condenado pelo Tribunal de Torres Novas a seis anos de cadeia e a sua conduta severamente criticada pelo Juíz.
A conduta do militar, simplesmente, tem-se pautado por não revelar o paradeiro da criança e se recusar a entregá-la aos pais biológicos, preferindo sofrer a condenação que o vai privar da liberdade.
O tribunal entende, portanto, que é crime aquilo que o sargento Luis Gomes está a fazer: defender uma criança que ama, que criou e educou durante estes cinco anos, dos interesses inconfessáveis de uma dupla que só agora se lembrou que houve um dia em que deu uma queca fortuíta e que esperava inconsequente.
O tribunal entende que houve "sequestro" por parte de um casal que assumiu uma criança abandonada aos três meses de idade, criando-a, educando-a e amando-a à vista de todos.
Estranhamente, o tribunal não questiona alguns factos que toda a gente parece questionar. Por exemplo: só agora é que a mãe biológica se queixa de que "não consegue dormir"!... Só agora é que o pai biológico se lembrou de que tem uma filha e a esse propósito ainda não parou de falar em indemnizações!...
Um grupo de juristas, psicólogos e sociólogos, vai agora apresentar um pedido de "habeas corpus" para conseguir a libertação do sargento Luis Gomes.
Por amor, o sargento Luis Gomes prefere a cadeia à liberdade.
Por cegueira, o tribunal insiste em o condenar, quando já toda a gente o ilibou.
http://herculanodacosta.blogspot.com/
Há aqui um erro. A mãe biológica está do lado do pai adoptivo. Não tem relação nenhuma com o pai biológico.
Abraço,
Dwer
Dwer
Bom post Pata!
Por vezes sinto-me também indignado com as injustiças que por cá se fazem.
O sargento fez o que pôde pela menina e pelos vistos fez um excelente trabalho, acima de tudo ele e a esposa deram uma familia a quem não a tinha e depois é tratado como um criminoso.
É vergonhoso..
Por vezes sinto-me também indignado com as injustiças que por cá se fazem.
O sargento fez o que pôde pela menina e pelos vistos fez um excelente trabalho, acima de tudo ele e a esposa deram uma familia a quem não a tinha e depois é tratado como um criminoso.
É vergonhoso..
O mercado é que indica a direcção, nós só temos de o seguir!
e, já que abri mais um off-topic
, aqui fica um pedaço de um blog que traduz exactamente o que eu também penso:
Na passada terça-feira, o sargento Luis Gomes, que com a sua mulher acolheu a criança, foi condenado pelo Tribunal de Torres Novas a seis anos de cadeia e a sua conduta severamente criticada pelo Juíz.
A conduta do militar, simplesmente, tem-se pautado por não revelar o paradeiro da criança e se recusar a entregá-la aos pais biológicos, preferindo sofrer a condenação que o vai privar da liberdade.
O tribunal entende, portanto, que é crime aquilo que o sargento Luis Gomes está a fazer: defender uma criança que ama, que criou e educou durante estes cinco anos, dos interesses inconfessáveis de uma dupla que só agora se lembrou que houve um dia em que deu uma queca fortuíta e que esperava inconsequente.
O tribunal entende que houve "sequestro" por parte de um casal que assumiu uma criança abandonada aos três meses de idade, criando-a, educando-a e amando-a à vista de todos.
Estranhamente, o tribunal não questiona alguns factos que toda a gente parece questionar. Por exemplo: só agora é que a mãe biológica se queixa de que "não consegue dormir"!... Só agora é que o pai biológico se lembrou de que tem uma filha e a esse propósito ainda não parou de falar em indemnizações!...
Um grupo de juristas, psicólogos e sociólogos, vai agora apresentar um pedido de "habeas corpus" para conseguir a libertação do sargento Luis Gomes.
Por amor, o sargento Luis Gomes prefere a cadeia à liberdade.
Por cegueira, o tribunal insiste em o condenar, quando já toda a gente o ilibou.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Phil2014 e 109 visitantes