Caldeirão da Bolsa

Empréstimos entre particulares

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por michael » 23/1/2007 19:55

supostamente, pelo código do IRS eles assumem que um empréstimo tem sempre juros. mas podes obter uma declaração do fisco ou do banco de portugal a dizer que não recebes juros (ou então podes cometer um pequeno delito e não ligar a isso). se tiveres acesso a um código do IRS podes consultar os artigos referentes aos rendimentos da categoria E (rendimentos de capitais).

Registado: 28/12/2006 1:38

por Resina » 22/1/2007 3:43

Gosto muito da informatica, é muito util nos dias de hoje, mas acreditem que só vem dificultar as coisas...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Espanador » 22/1/2007 3:29

ue!! passa N cheques de 499Euros.. hihi

Registado: 28/12/2006 1:36

por Resina » 22/1/2007 3:24

Sempre ouvi dizer que quem empresta dinheiro são os bancos! Se achas que a relação vai permanecer, então fá-lo senão nã0 é muito aconselhado...
De qualquer maneira penso que isso não será possível, o estado tem sempre de ganhar algum, ainda por cima com a nova teoria dos cheques superiores a 500€ dificilmente te irás safar sem o fisco andar atrás de ti...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Oeiras » 22/1/2007 1:03

br@instock

Como as coisas estão, nem no tempo do Salazar isto se passava, não te sei responder.

Nunnus

Já esprestei, e já várias vezes me emprestaram, nem sempre os momentos são bons e para isso temos ou somos amigos, e olha as vezes em que foi necessário só fortaleceu as amizades e fundamentalmente a confiança que as pessoas meressem.

Registado: 4/11/2002 22:29

por Nunnus » 22/1/2007 0:58

Boa noite

Desconheço se existe ou não alguma lei acerca da legalidade de empréstimos monetários, sem cobrança de juros entre particulares. Sei que há a possibilidade de fazer uma minuta tipo contrato autenticada no notario, mas não sei ate que ponto é legal isso.

Mas, apenas entendi responder no seu post para relembrar um velho ditado que diz o seguinte "Se queres perder um amigo, empresta-lhe dinheiro..."

Realço que tambem já emprestei €€€ a amigos... E perdi alguns...

Mas cada um sabe de si e deus sabe de todos...

Abraço e boa semana

Nuno Guedes
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...

Registado: 24/4/2006 12:08

Empréstimos entre particulares

por br@instock » 22/1/2007 0:31

Algum forense me consegue ilucidar acerca da legalidade de empréstimos monetários, sem cobrança de juros entre particulares?

Ou seja, eu gostava de saber se posso, ao abrigo da lei actual, emprestar uma quantia em dinheiro a um amigo, que mais tarde me irá pagar o mesmo valor sem juros. Entenda-se como quantia de dinheiro, uma quantia avultada.

Já agora se me puderem referir a legislação que cobre este tipo de procedimento agradecia.

A intensão, como é obvio, não é a de ganhar dinheiro mas sim de desenrascar um amigo sem mais tarde ter o fisco ao meu pé e a pedir-me explicações e quem sabe, a exigir o pagamento de algum imposto.

Muito Obrigado

Registado: 30/12/2004 1:06

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Phil2014 e 105 visitantes