Mais valias/IRS
zguibz Escreveu:Vodka7 Escreveu:No simulador optei pelo sim e pelo não e dá o mesmo, agora não sei estou a por as mais-valias no sitio certo, estou a por na alienação de bens imoveis, está certo?!
Boas
Não; tens de colocar em "alienação de partes sociais".
Eu por acaso gostava de saber o sitio certo onde por, porque eu não sei.
Vodka7 Escreveu:Alguém consegue responder-me a minha questão mais acima?!
Boas
Acho que é assim: se optares pelo englobamento estás a juntar as mais valias ao restante rendimento;(por exemlo trabalho dependente); e terás que pagar IRS relativo ao escalão apropriado do total dos rendimentos que é no minimo de 10,5%.
Se optares pelo não englobamento, pagas 10% sobre as mais valias, mais a percentagem apropriada em relação ao restante rendimento.
Penso eu de que...
Abraços
Zguibz
Vodka7! tem atenção que a taxa é calculada dividindo o rendimento do agregado pelo número de indivíduos do agregado (cão e gato não contam), só depois é que sabes a taxa a aplicar e é essa taxa que se for inferior aos 10% torna vantajoso o englobamento.
procura na net por "escaloes de irs" deves encontrar facilmente. Senão fazes a simulação com ou sem englobamento, mais fácil ainda.
procura na net por "escaloes de irs" deves encontrar facilmente. Senão fazes a simulação com ou sem englobamento, mais fácil ainda.
em relação ao englobamento, só é vantajoso se a taxa de IRS correspondente aos rendimentos for inferior aos 10%, o que diga-se a verdade deve ser raro entre os foristas, mas há excepções de gente com muito dinheiro e rendimentos declarados mixurucas...
a regra dos bancos é sempre FIFO (first in fisrs out), o problema é que alguns bancos metem tudo no mesmo saco em relação aos 12 mezes... dois exemplos..
o BPI faz a distinção
o Millennium não.
no caso do millennium têm que olhar para os movimentos e perceber quais são e somar as duas parcelas, uma paga outra não, mas tem que ser declarada na mesma... em relação às menos-valias e aos encargos não tenho a crteza como são contabilizados.
a regra dos bancos é sempre FIFO (first in fisrs out), o problema é que alguns bancos metem tudo no mesmo saco em relação aos 12 mezes... dois exemplos..
o BPI faz a distinção
o Millennium não.
no caso do millennium têm que olhar para os movimentos e perceber quais são e somar as duas parcelas, uma paga outra não, mas tem que ser declarada na mesma... em relação às menos-valias e aos encargos não tenho a crteza como são contabilizados.
Broker_Invest Escreveu:Para não pagar nada ao estado tem que se deter as acções durante 1 ano, certo?, mas agora neste exemplo: comprei acção x no mês de janeiro e de seguida reforcei a posição deste mesmo titulo no mês de março, agora a questão é seguinta a acção X faz um ano em que mês? janeiro ou Março?
Parte faz em Janeiro, parte em Março...
Depois não sei é se venderes parte dessas ações antes de perfazerem todas um ano, se se utiliza o critério LIFO ou FIFO para as declarar... Alguem sabe
Cumprimentos
- Registado: 10/12/2002 0:26
Para não pagar nada ao estado tem que se deter as acções durante 1 ano, certo?, mas agora neste exemplo: comprei acção x no mês de janeiro e de seguida reforcei a posição deste mesmo titulo no mês de março, agora a questão é seguinta a acção X faz um ano em que mês? janeiro ou Março?
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
No print screen seguinte, que é um simuador de IRS, em que parte declaro acções?!
Na parte assinalada a vermelho, devo por enblogamento sim ou não?
Penso que foi aqui pelo Caldeirão que vi, que se optasse por o não enblobamento só seria deduzido 10%, e que se fosse por englobamento seria mais de 20%, é certo isto?!
Na parte assinalada a vermelho, devo por enblogamento sim ou não?
Penso que foi aqui pelo Caldeirão que vi, que se optasse por o não enblobamento só seria deduzido 10%, e que se fosse por englobamento seria mais de 20%, é certo isto?!
- Anexos
-
- untitled.JPG (67.3 KiB) Visualizado 1432 vezes
mais valias
há cerca de 5 anos abandonei este tipo de negócio por as mais valias já se haverem esfumado.
Na altura deixei em carteira pequenas quantidades de acções de baixo valor (crash) que nã havia declarado.
como justifico agora a sua venda tanto tempo depois?
Alguem explica?
BN
Na altura deixei em carteira pequenas quantidades de acções de baixo valor (crash) que nã havia declarado.
como justifico agora a sua venda tanto tempo depois?
Alguem explica?
BN
- Registado: 8/11/2006 1:37
Re: Mais ou Menos Valias
LR Escreveu:Caro Vodka7
eu no ano passado declarei. Mas ao contrário do que tu pensas, não se declara mais ou menos valias. O que declaras é os negocios que fizeste. X acções compradas por Y no mes tal e vendidas por Z no mes tal. O anexo onde fazes a declaração varia, conforme tens as acções há menos de 1 ano ou não. Assim eles ficam a saber se tiveste mais ou menos valias. Se tiveste mais, cobram-te. Se tiveste menos, tens 5 (penso que são 5) anos para teres mais valias que cubram as menos valias.
Espero ter ajudado.
Luis
LR desde já obrigado pela tua ajuda.
Outra questão que se pôe, é por exemplo no caso de 2005 (ao qual eu não declarei) recebi uma carta do banco com as X acções compradas por Y no mes tal e vendidas por Z no mes tal, só que total vinha dividido por 3 cartas, cada uma com o nome de cada titular da conta (3 titulares).
Mas quando fiz as compras foram todas em meu nome, o banco é que fez reparti-las por cada titular.
Ou seja, ou outros titulares ficam assim obrigados a declarar as acções no seus irs?!
Sendo assim o peso sobre o irs fica deperso por 3 titulares?!
Outra questão que vi não sei onde, é que se não fizesse englobamento o estado só ficaria com 10%, é verdade?!
Esclarecimento
Penso que há uma norma, DL ou não, que obriga os bancos a calcular, negocio a negocio, as mais e menos valias e fazer a retenção de IRS. Essa norma ou DL não foi revogada mas foi suspensa no tempo da Ferreira Leite.
Alguém me sabe dizer se algum banco/corretor está a cumprir esse DL ? A duvida é se a suspensão se mantem ou não.
Obrigado
LR
Alguém me sabe dizer se algum banco/corretor está a cumprir esse DL ? A duvida é se a suspensão se mantem ou não.
Obrigado
LR
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original – Albert Einstein
Mais ou Menos Valias
Caro Vodka7
eu no ano passado declarei. Mas ao contrário do que tu pensas, não se declara mais ou menos valias. O que declaras é os negocios que fizeste. X acções compradas por Y no mes tal e vendidas por Z no mes tal. O anexo onde fazes a declaração varia, conforme tens as acções há menos de 1 ano ou não. Assim eles ficam a saber se tiveste mais ou menos valias. Se tiveste mais, cobram-te. Se tiveste menos, tens 5 (penso que são 5) anos para teres mais valias que cubram as menos valias.
Espero ter ajudado.
Luis
Espero ter ajudado.
Luis
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original – Albert Einstein
Resina Escreveu:Phasor queres uma boa resposta!???
Não declares nada.... Que ninguem vê...![]()
![]()
![]()
Queres que te diga mesmo? Estas bem tramado, porque as vais ter que declarar por ti, senão o mais que podes fazer é declarar com os teus pais, caso a tua conta seja de 2 titulares. Neste caso como o teu Pai/mae tem controlo na conta poderás faze-lo, senão tens de ser tu proprio a declarar....
Acho que tambem vai depender do valor que lucraste, se for um valor muito grande poderás passar o escalão e já teras de declarar como tua posse....
Não tenho a certeza no que digo, mas penso que é assim...
Mudar de escalão ? Então mas ele trabalha por acaso ? Ou tem rendimentos para fazer englobação das mais valias ?
Se não tiver, não vejo que vá interferir muito com o facto de ele se dar como dependente...
Posso estar enganado, mas penso que sendo dependente e mesmo que tivesse rendimentos, mas não o suficientes para serem tributados de forma a que ele tivesse que se dar como independente da família, poderia sempre não englobar as mais valias e dar-se como dependente, mesmo que estas fossem pralem dos rendimentos auferidos dele...
Mas espero que alguem mais sábio aqui nos venha esclarecer !
Cumprimentos
- Registado: 10/12/2002 0:26
Agradecido pelo esclarecimento
Caro Resina, agradeço-lhe o esclarecimento.Curiosamente tinha ideia que fosse algo do género.O montante especificado para a subida de escalão é que também desconheço.De qualquer das formas mandei para o mail de esclarecimento de dúvidas,da secretaria geral do ministério das finanças, umas frases descritivas da minha situação.Inda espero resposta.Assim que tiver um feedback das finanças coloco neste tópico a solução para o meu caso(não vá alguém posteriormente ter a mesma dúvida).
Grande Abraço
Grande Abraço
- Registado: 12/7/2006 18:39
Phasor queres uma boa resposta!???
Não declares nada.... Que ninguem vê...
Queres que te diga mesmo? Estas bem tramado, porque as vais ter que declarar por ti, senão o mais que podes fazer é declarar com os teus pais, caso a tua conta seja de 2 titulares. Neste caso como o teu Pai/mae tem controlo na conta poderás faze-lo, senão tens de ser tu proprio a declarar....
Acho que tambem vai depender do valor que lucraste, se for um valor muito grande poderás passar o escalão e já teras de declarar como tua posse....
Não declares nada.... Que ninguem vê...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Caro,
Vodka7 tinha algumas dúvidas relativamente á declaração de mais-valias e menos-valias mas o tópico criado anteriomente cujo o link é o seguinte:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... rs&start=0
esclarece variadas dúvidas sobre esta questão.Penso que lhe servirá de ajuda.
Abraço
Vodka7 tinha algumas dúvidas relativamente á declaração de mais-valias e menos-valias mas o tópico criado anteriomente cujo o link é o seguinte:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... rs&start=0
esclarece variadas dúvidas sobre esta questão.Penso que lhe servirá de ajuda.
Abraço
Não querendo criar outro tópico, penso que este sirva para por as minhas duvidas.
Visto que no ano de 2005 não declarei as minhas mais-valias, não pretendo cometer o mesmo erro novamente.
A minha duvida é o valor a declarar de 2006, será o total de mais-valias sem perdas ou o total de mais-valias subtraindo as menos-valias?
As menos-valias também se declara ou pode declarar-se?
Claro isto tudo em acções nacionais.
Desde já obrigado pela vossa ajuda.
Visto que no ano de 2005 não declarei as minhas mais-valias, não pretendo cometer o mesmo erro novamente.
A minha duvida é o valor a declarar de 2006, será o total de mais-valias sem perdas ou o total de mais-valias subtraindo as menos-valias?
As menos-valias também se declara ou pode declarar-se?
Claro isto tudo em acções nacionais.
Desde já obrigado pela vossa ajuda.
resposta a arocha
Arocha,desde já agradeço a sua resposta, fui-me informar a outros tópicos já existentes no caldeirão sobre este assunto e consegui esclarecer grande parte das minhas dúvidas.Ainda assim uma subsiste que é a forma como os meus lucros perante as finanças,vão estar relacionados com a minha dependência no meu agregado familiar?É totalmente proibido perder os beneficios que tanto eu como os meus pais temos dado que ainda me encontro a estudar,apesar de faltar apenas um ano.
Bem,continuarei a informar-me.....
Abraço
Bem,continuarei a informar-me.....
Abraço
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Phil2014 e 25 visitantes