Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2007 - Mês 01 - Capital X

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Cali » 15/1/2007 23:38

olá JAS ! 9% é um grande arranque! :)

Aqui há dias lembrei-me de um pormenor: Tu tens por habito capitalizar parte ou a totalidade dos lucros de um ano para o outro, ou retiras os lucros da carteira, e mantens o capital mais ou menos fixo, de ano para ano?
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

Carteira JAS*2007 - Mês 01 - dia 15 - Capital X

por JAS » 15/1/2007 20:15

Fim de semana prolongado, nenhum movimento.

À chegada tive a bela surpresa de verificar a carteirinha tinha subido bem e que a rentibilidade passara dos 6 para os 9%...

JAS

-----------------------
luis lobs Escreveu:Palavra que nao compreendo como por enumeras vezes questionam a colega Jas sobre o seu capital investido ou percentagem do mesmo....

Luís, interpretaste mal pois ninguém questionou isso...

Um abraço,
JAS
Anexos
cart 01-15.png
cart 01-15.png (48.1 KiB) Visualizado 1590 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

er

por luis lobs » 14/1/2007 22:44

Palavra que nao compreendo como por enumeras vezes questionam a colega Jas sobre o seu capital investido ou percentagem do mesmo....

Acho que se o Jas divulga a sua carteira (nas small pode-se dar mal :) nao se deve dar outras interpretaçoes.

Nao percebem que o verdadeiro «sumo» da carteira sao posiçoes qualificadas no titulo A, B ou C.....e dai aprendermos um pouco da Af que ele entende bem.

Todos os dias o homem tem que vir justificar a quantidade x ou y do capital da carteira...bolas. :mrgreen:

.
e' preciso viver nao apenas existir

Registado: 22/12/2004 11:38

por Brah » 14/1/2007 13:31

É isso que eu tava a pensar, certíssimo!! :mrgreen: :mrgreen:

obrigado JAS, grande ajuda!!

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

Re:

por JAS » 14/1/2007 0:43

[quote="The Doctor"]vamos a ver se percebi...
ci x di significa multiplicar o capital investido pelo numéro de dias que corresponde apenas a esse capital, outra parcela do somatório seria quando injectasse mais capital, que multiplicaria pelos dias correspondentes ao novo montante, é isso? o denominador da fracção vai ser 365, pois estou a contar ficar investido todo o ano, estou certo?/quote]

Acho que percebeste mas posso-te exemplicar:

Capital inicial 1000 (01 Jan a 5 Jan)
1000 x 6 = 6000

Aumento de capital para 1200 (6 Jan a 10 Jan)
1200 x 5 = 6000

Aumento de capital para 1300 (11 Jan a 31 DEZ)
1300 x 354 = 460200

capital médio ponderado= [Somatório (ci x di)]/365 = 472200/365 = 1293,70

Com as variações de capital todas concentradas em poucos dias é praticamente identico fazeres o cálculo com 1293,70 ou com 1300...

Relativamente ao que foi apontado pelo Rui A. podes verificar que o capital ponderado HOJE, dia 13, seria calculado substituindo a última parcela por:
1300 X 2 = 2600
Dividias o total (14600) pelo número de dias (13) e daria HOJE:
14600/13=1123,1

Não havendo mais alterações de capital, ao longo do ano, esse valor iria variando todos os dias e tenderia para o 1293,70 o qual seria obtido em 31 de DEZ.

Um abraço,
JAS

Re: Re

por Brah » 13/1/2007 21:07

JAS Escreveu:O cálculo da rentabilidade apenas te serve para fazeres comparações com outras carteiras, com taxas de juro, com a evolução do índice do mercado em que andas, etc, etc.

Pois JAS, mas é precisamente para isso que queria, como não tenho oportunidade de acompanhar diariamente, já pensei investir o €€ nalgum fundo, era para ter uma base de comparação deste ano, e é também para compar com a evolução do psi (onde invisto).

JAS Escreveu:Se alteras o Capital, ao longo do ano, e queres fazer um calculo exacto tens que entrar com o capital médio ponderado.
capital médio ponderado= [somatório (ci x di))/[somatório(di)]
em que ci=capital do período e di=nº de dias desse período.

vamos a ver se percebi... :oops:
ci x di significa multiplicar o capital investido pelo numéro de dias que corresponde apenas a esse capital, outra parcela do somatório seria quando injectasse mais capital, que multiplicaria pelos dias correspondentes ao novo montante, é isso? o denominador da fracção vai ser 365, pois estou a contar ficar investido todo o ano, estou certo?

JAS Escreveu:O cálculo com capital ponderado só se justifica se houver variações sinificativas de capital.

Pois, é que estou mesmo a contar injectar quantidade de dinheiro significativa ao longo do ano, à medida que o fôr tendo disponível.

obrigado e abraço

por JAS » 13/1/2007 17:28

Rui A Escreveu:Confesso que não percebo a razão de dizer que é "trabalhoso" calcular o capital ponderado "todos os dias"!!! Então a rendibilidade também não é calculada diariamente e de forma automática (assumindo que usa, p.e., o Excel)? Porque não se haverá de calcular também esse capital ponderado de forma automática? Basta que se introduzam os valores do capital aumentado ou reduzido!

Não precisas andar a mudar o capital, até basta que mudes simplesmente a data para que o cálculo seja efectuado automaticamente.

Mas não é nada práctico andar a fazer isso no meu caso.
Já vistes o trabalhão que me dava andar todos os dias a alterar o título do meu post porque o capital não era X mas 1,0001X, 1,00015X, etc?
Além disso, normalmente, nós queremos comparar é rentabilidades anuais.

Um abraço,
JAS

por Rui A » 13/1/2007 15:26

[quote="JAS]Na minha opinião é muito trabalhoso, e não tem qualquer interesse, calcular o capital ponderado todos os dias pelo que prefiro extrapolar tudo para o final do ano.
(Para isso consideras que irás manter o "capital actual" até ao final do ano pelo que a última parcela do somatório irá considerar os dias que decorrerão até lá e ficará o somatório(di)=365)[/quote]

JAS,

Confesso que não percebo a razão de dizer que é "trabalhoso" calcular o capital ponderado "todos os dias"!!! Então a rendibilidade também não é calculada diariamente e de forma automática (assumindo que usa, p.e., o Excel)? Porque não se haverá de calcular também esse capital ponderado de forma automática? Basta que se introduzam os valores do capital aumentado ou reduzido!

Abr e Bom fds

Registado: 10/3/2004 17:35

Re

por JAS » 13/1/2007 14:39

The Doctor Escreveu:mas se no dia 3 comprar as acções com os 3mil+mais os ganhos, mais €€€ que meta meus... como é que posso calcular a rentabilidade média a partir do dia1???

O que te interessa fundamentalmente é quanto ganhas em euros no final do ano.
O cálculo da rentabilidade apenas te serve para fazeres comparações com outras carteiras, com taxas de juro, com a evolução do índice do mercado em que andas, etc, etc.

Para o cálculo simples da rentabilidade só te interessam 2 factores: Resultados e Capital, divides um pelo outro e já está.

Se alteras o Capital, ao longo do ano, e queres fazer um calculo exacto tens que entrar com o capital médio ponderado.

capital médio ponderado= [somatório (ci x di))/[somatório(di)]

em que ci=capital do período e di=nº de dias desse período

Na minha opinião é muito trabalhoso, e não tem qualquer interesse, calcular o capital ponderado todos os dias pelo que prefiro extrapolar tudo para o final do ano.
(Para isso consideras que irás manter o "capital actual" até ao final do ano pelo que a última parcela do somatório irá considerar os dias que decorrerão até lá e ficará o somatório(di)=365)

O cálculo com capital ponderado só se justifica se houver variações sinificativas de capital.
Se as tuas variações só resultarem de pequenos arredondamentos o erro introduzido não justifica o trabalho...

Um abraço,
JAS

por Brah » 13/1/2007 13:38

JAS, vou-te pôr uma duvida, porque és tu quem tem apresentado (e de uma forma excepcional e interessante) a tua carteira com rentabilidades, etc etc... mas quem souber e quiser responder também agradeço desde já... :mrgreen:

é relativa às rentabilidades, a minha carteira é constituida por acções de médio/longo prazo (neste caso semapa, pti e bcp), mas também tenho algum €€€ "guardado" para compras de curto prazo.. a minha dúvida é:

imagina/em que com 3 mil€ compro no dia 1 e vendo no dia 2 com ganhos de 2%, no dia 3 compro no valor de 3mil+ganhos e vendo no dia 4 com ganhos de 1,5%... aí é facil (acho eu ), é somar os lucros e dividir pelos 3mil€, certo?

mas se no dia 3 comprar as acções com os 3mil+mais os ganhos, mais €€€ que meta meus... como é que posso calcular a rentabilidade média a partir do dia1??? :oops: :oops:

A minha questão é que quando compro, costumo pôr sempre mais algum€€ meu, além do o que fica aquando da venda, isso dificulta-me calcular uma rentabilidade média... nunca liguei muito a isso, mas agora até achava interessante começar a fazer para ter uma ideia.

obrigado

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 01 - dia 12 - Capital X

por JAS » 12/1/2007 21:05

eulid Escreveu:Alguma razão especial em ter entrado a estes valores na SNC e não na Sonae.sgps ?

Nunca me dei muito bem com o Tio Belmiro...
De qualquer forma o grande negócio da PTC estará na SNC.
A SON beneficiará de 60% por ser accionista da SNC.

Um abraço,
JAS
----------------------
pedrom Escreveu:JAS à quanto tempo não tinhas um fim de semana assim tão verde?

Ter todos os trades no verde costuma ser raro embora, muitas vezes, um pequeno vermelho não queira dizer nada.

E convém não esquecer que eu fiz reset à carteira em 31 de Dezembro e que utilizei as cotações dessa data como "cotação de compra".

JMT-SEM-BCP-PTI até podiam aparecer agora vermelhos sem significarem que o trade em si, desde o início real, estivésse negativo.

Quanto à VAA passa-se o contrário pois o meu break point do ano passado era 0,14 e a cotação inicial deste ano é 0,13.

Um abraço,
JAS

por pedrom » 12/1/2007 20:51

fim de semana e tudo verde!!! O sporting vai ganhar nesta jornada!!!

JAS à quanto tempo não tinhas um fim de semana assim tão verde?

Registado: 29/7/2004 19:55

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 01 - dia 12 - Capital X

por eulid » 12/1/2007 20:37

JAS Escreveu:SNC
Aproveitei uma ligeira correcção, provavelmente motivada pela rejeição da opa por parte da administração da PTC (alguém esperava que eles concordassem?), para tomar uma posição a 5,92.

Alguma razão especial em ter entrado a estes valores na SNC e não na Sonae.sgps ?

Registado: 6/12/2006 9:45

Carteira JAS*2007 - Mês 01 - dia 12 - Capital X

por JAS » 12/1/2007 20:31

Sem ab7 e sem millennium praticamente não há bolsa...
Mas voltou a haver no final da tarde.

BCP
Nenhum movimento.
Tentei aumentar a posição do call com strike 2,60 mas não me venderam.
Pouco a pouco vai subindo e é possível que dispare com o aproximar do início da OPA.

JMT
Nenhum movimento.
Mantém-se estacionado nos 18,00 com algumas oscilações, para cima e para baixo, sem grande significado.

SEM
Nenhum movimento.
Começa a brilhar com incursões na barreira psicológica dos 9,00.

PTI
Nenhum movimento.
Vai devagarinho mas vai sempre subindo.

SNC
Aproveitei uma ligeira correcção, provavelmente motivada pela rejeição da opa por parte da administração da PTC (alguém esperava que eles concordassem?), para tomar uma posição a 5,92.

VAA
Uma venda a 0,14, na continuação da anterior, de forma a colocá-la nos 15% da carteira.

DAX
Dia de folga...
Se já não pensava entrar hoje em TW's sem os sites a funcionarem ainda menos.

Quanto à rentabilidade não se pode dizer que a primeira quinzena de Janeiro tenha corrido mal.

Bom fim de semana,
JAS
Anexos
cart 01-12.png
cart 01-12.png (60.93 KiB) Visualizado 2357 vezes

Carteira JAS*2007 - Mês 01 - dia 11 - Capital X

por JAS » 11/1/2007 19:05

Excelente dia de bolsa, subidas para todos os gostos...
A rentabilidade ultrapassou o meu objectivo mensal apesar de ainda irmos no dia 11.
(Ainda bem porque quero entrar de férias e ir para os trópicos)

DAX
Depois de muitos precalços o trade acabou por resultar muito bem, confirmando a minha regra de que em Bull é sempre preferível andar em calls.
A subida inesperada das taxas de juro no Reino Unido arrefeceu bastante os mercados que tinham começado o dia muito positivos.
Acreditei que o BCE as iria manter pelo que, depois de matutar sobre o assunto, achei que devia manter a posição.
Acertei pois o DAX disparou logo de seguida.
Tinha um b.p. de 0,62 e seria lógico começar a despachá-los aos 20% mas, com tanta euforia, não era pressa.
Contive-me até aos 0,83-0,84, onde me pareceu que o DAX estava a vacilar, e iniciei as vendas.
Fechei o trade a 0,91 e ele ainda foi a 1,02...

VAA
A posição tinha ficado grande demais, para uma small cap, e aproveitei para arredondar quantidades da VAFK com uma venda a 0,14 no fecho.

JAS

-------------------------
Barra Escreveu:Falhada a subida em flexa da Altri, hoje não te deu vontade de picar as Sonaes (SON e SNC)?

Publicar a carteira às vezes tem inconvenientes.
Preocupei-me em fazer as Reduções de Capital nos primeiros dias para depois entrar nos novos títulos dentro da lista que escolhi para este ano...

E o mais flagrante terá sido exactamente a SNC pois pensava mesmo que a subida iria ocorrer com o culminar dos pareceres sobre a OPA.

Idem para a TDU dado que nunca acreditei que a subida pudesse ser explicada pelo perdão da dívida de Angola...

Um abraço,
JAS
Anexos
cart 01-11.png
cart 01-11.png (48.49 KiB) Visualizado 2594 vezes

por Barra » 11/1/2007 0:21

JAS,

Falhada a subida em flexa da Altri, hoje não te deu vontade de picar as Sonaes (SON e SNC)?

Sei que tens alguma relutância em entrar nos títulos do Tio Belmiro, mas temos de aproveitar a genica que o filho mostra (próprio da idade) juntando ao calo do pai.

Bem sei que segues a máxima "há mais marés que marinheiros", mas que dá vontade de puxar o gatilho, ou nem por isso?

Registado: 19/10/2004 19:26

Carteira JAS*2007 - Mês 01 - dia 10 - Capital X

por JAS » 10/1/2007 20:09

O dia de hoje foi perfeitamente "impróprio para cardíacos"...

DAX
O meu call esteve a 5 pontos de levar KO.
Isso nem sequer me fez pestanejar... (pois ainda estava a dormir a essa hora)
Já bem acordadinho, estava o call a 0,23, e comprei mais uma prestação a esse preço.
Excelente trade pois vendi pouco depois a 0,33.
Recomprei-os a 0,30 e, melhor ainda, despachei-os a 0,43!!!
Não se pode dizer que o "ressuscitado" call se andasse a portar mal.
Infelizmente também hoje passei a tarde quase toda fora da bolsa mas, no final não resisti a uma recompra a 0,37.
A posição base continuou intacta, juntei-lhe mais estes, e baixei o meu b.p..

JMT
Continuo a pensar que os 18,00 podem demorar a passar e, para ser coerente, vendi alguns "excedentes" a esse exacto preço.
Se passar óptimo para a minha posição base, senão passar tenho hipótese de os recomprar.

JAS
Anexos
cart 01-10.png
cart 01-10.png (48.14 KiB) Visualizado 2944 vezes

Carteira JAS*2007 - Mês 01 - dia 09 - Capital X

por JAS » 9/1/2007 23:43

JAS Escreveu:O capital voltou a ser um "X" como em todos os inícios de ano.
Mas é provavel que o reduza nas próximas semanas uma vez que quase não retirei os lucros do ano passado e gosto muito de os arejar...

A redução efectuada no dia 05 não me pareceu suficiente pelo que fiz mais umas vendas.

Para os puristas dos cálculos, até me dei ao trabalho de fazer as continhas do erro introduzido no cálculo da rentabilidade de forma a poder determinar se teria que passar a usar um capital ponderado "X qualquer coisa" ou se podia continuar a chamar-lhe na mesma "X".

Capital ponderado extrapolado para o fim de 2007:
- Seria 1,0016X e não X.

Rentabilidade:
-Os lucros das vendas neste início de Janeiro, necessárias às duas reduções efectuadas e à manutenção do nível de cash, introduziram um acréscimo de rentabilidade de +0,5754% sobre o capital X.
Esse acréscimo seria de +0,5745% se considerasse o capital ponderado 1,0016X.

As diferenças são "peanuts", não me vou preocupar muito com isso, posso manter o uso de "X"...

Movimentos do Dia:

SEM
Vendas a 8,80 procurando situá-la nos 15 a 20%.

PTI
Venda a 2,39 colocando-a nos 15%.
A posição base pode vir a ser um pouco maior mas vou ter o cuidado de limitar o duo SEM-PTI a 35% como se se tratasse de um único título.

JMT
Venda a 17,95.
Procurarei manter uma posição base de 30% e ter mais uns "excedentes" para ir brincando às vendas e recompras.
A barreira psicológica dos 18,00 pode constituir um compasso de espera, com algumas tentativas de quebra e alguns ressaltos, e tornar-se propícia para negócios parciais.

DAX
Hoje já ele ia alto quando eu acordei e apesar de ter acordado cedo.
E os meus calls, depois dos sustos que andaram a pregar, já estavam na zona do meu break point.
Meti uma venda parcial a 0,86 e pegou.
Meti a recompra a 0,76 e também deu certo.
De tarde tive que sair, só regressei depois do fecho, e vi que o DAX se portou mal na minha ausência.
Ficou a posição para amanhã.
(a esta hora já não estou preocupado, os States arrebitaram até ao fecho e o meu call está a 0,60...)

JAS
Anexos
cart 01-09.png
cart 01-09.png (48.36 KiB) Visualizado 3160 vezes

por eulid » 9/1/2007 21:03

Olá,

Hj n houve movimentos ?

Registado: 6/12/2006 9:45

por zé povinho » 8/1/2007 23:19

olá JAS, boa noite

acabei de ver que FOI HOJE :lol:

ainda não vi se houve alguma notícia que tivesse provocado esta corrida tardia.

tardia porque de manhã ainda estive quase, quase, a comprar mais uns saldos que uns teimosos insistem en entregar às mãos ávidas delas áqueles preços.

claro que agora nem pensar em reduzir.

vejo que continuas a não "atinar" com a Altri.
por mim te digo que foi a melhor coisa que inventaram desde a roda :wink:

dá para todos: grandes ou pequenos :!:

um abraço

Registado: 4/11/2002 23:38

por MozHawk » 8/1/2007 20:48

Nem mais JAS.

Parabéns e um abraço.
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

Carteira JAS*2007 - Mês 01 - dia 08 - Capital X

por JAS » 8/1/2007 19:22

Nenhum movimento apesar de ser 2ª feira e dia de compras...
Anda tudo eufórico demais e, sendo assim, o melhor é manter o que já tenho e ficar a vê-las subir.

JAS
Anexos
cart 01-08.png
cart 01-08.png (47.97 KiB) Visualizado 3763 vezes

JMT

por JAS » 8/1/2007 15:42

ZÉ Povinho em 28 DEZ Escreveu:mas esta fase deve estar quase acabada, e espero para 2007 uma ida aos 18,00 em pouco tempo: até final de Jan.

Andas com o calendário avariado...
Ainda hoje são 8 de Janeiro e a nossa menina já está nos 18,00.

Um abraço,
JAS

por zé povinho » 7/1/2007 21:52

[quote]Depois do comunicado ainda subiu até aos 2,33 e fechou a 2,30. [/quote]

JAS

o fecho foi mesmo a 2,33 e não a 2,30.

um abraço

Registado: 4/11/2002 23:38

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 01 - dia 05 - Capital X

por JAS » 6/1/2007 3:10

eulid Escreveu:
JAS Escreveu:TDU
Não acredito que a subida de hoje tenha por única explicação o perdão de 50% da dívida a Angola.
Se fosse assim a Mota-Engil também teria subido pois tem um capital idêntico à TDU e a dívida até era maior.

A Mota-Engil não subiu porque a notícia para a Mota-Engil saiu somente após fecho da sessão. Se reparares, as cotações da SCOE e TDU subiram aquando da publicação da notícia relativamente ao pagamento da dívida.

Estás enganado quanto à TDU mas até admito que isso se deva apenas aos insiders.
O comunicado da TDU aparece às 13:42, já ela tinha subido dos 2,00 até aos 2,20, valor a que foi suspensa.
Depois do comunicado ainda subiu até aos 2,33 e fechou a 2,30.

O comunicado da SCO foi às 15:45 e o grande volume dá ideia que foi uns momentos antes.
Mas nesta até podemos admitir que sim embora não veja que isso tenha qualquer influencia no valor da opa.

Acredito que a Mota Engil suba na 2ª feira porque muita gente estará convencida que essa foi a razão das subidas TDU e SCO.
Vamos é ver se é ou se é apenas isso...

Um abraço,
JAS

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], LMMV, Phil2014 e 84 visitantes