Quando o mercado não faz aquilo que eu penso...
8 mensagens
|Página 1 de 1
Já agora Jotabil,
Estou longo no NDX desde ontem e mantenho e espero continuar a manter até aos 1986/1919. Se quebrar os suportes que tenho escritos vendo e inverto a posição para aproveitar as oscilações é uma questão de estratégia.
Estou longo no DAX com objectivo nos 6800 e estou longo no crude há 2 dias com 1º objectivo nos $58.
Acompanho os sentimentos do mercado...
Estou longo no NDX desde ontem e mantenho e espero continuar a manter até aos 1986/1919. Se quebrar os suportes que tenho escritos vendo e inverto a posição para aproveitar as oscilações é uma questão de estratégia.
Estou longo no DAX com objectivo nos 6800 e estou longo no crude há 2 dias com 1º objectivo nos $58.
Acompanho os sentimentos do mercado...
Empirico
Re: comentário
jotabil Escreveu:Caro empírico
Um notável exemplo do que se não deve fazer em bolsa...em bolsa não se deve "vibrar" muito. Com este procedimento apenas podemos duvidar de nós próprios e das nossas apostas...dos objectivos e da acção que planeámos.
Não deve haver sentimentos nem feelings apenas o caminho para o objectivo que previamente definimos.
Sim....existe a conduta da acção....mas não é ..nem pode ser este alongar e shortar assustadiço e sem convicções....nada disto.
cumps
Jotabil,
sinceramente não percebi... Iniciei a semana passada a escrever a minha estratégia de curto-prazo para trading-position que pode ser de 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10
ou mais dias ... tenho um plano definido com entradas e saidas de acordo com o plano e não das emoções.
Posso garantir que sou emocionalmente frio! Próprio da minha profissão.
Quem analiza e lê os pontos de entrada que faço e divulgo constata que ganho.
O que existe são traders-position de médio/longo prazo que mantêm posições abertas por longo tempo e os traders que fazem trading-positon de curto-prazo e os daytraders.
Quem anda nos futuros e têm prazos de 3 meses para expirar normalmente faz traders de curto prazo e inverte as posições de acordo com as emoções do mercado que para quem vê parecem ser as nossas.
Épor isso que referes a emotividade. Pensas que é minha
Empirico
Tal como o Cali referiu, a ideia (consciente ou inconsciente) de um «trambolhão» terá «trambolhado» muita gente - onde me incluo.
O importante é ir aprendendo com os erros e saber beber alguma da sapiência e experiência dos mais calejados como o empirico e outros deste forum.
um abraço e bons negócios.
armando
p.s. mas ninguém me tira a ideia de que vem por aí um grande trambolhão.
ok ok já não estou investido nele... 
O importante é ir aprendendo com os erros e saber beber alguma da sapiência e experiência dos mais calejados como o empirico e outros deste forum.
um abraço e bons negócios.
armando
p.s. mas ninguém me tira a ideia de que vem por aí um grande trambolhão.
Com raras excepções (individuos realmente excepcionais), são precisamente as convicções que lixam os resultados. 
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
comentário
Caro empírico
Espero que este tópico sirva para reflexão e discussão de muitos.
Quem acompanha as minhas analises de estratégia sabe que eu até ontem acreditava que o DAX ia aos 6200 pontos e que o NDX ia aos 1630. Haviam indicadores técnicos que assim apontavam e por isso estava curto.
"Há dois dias comecei a ver divergências nos mercados americanos e abri uma posição longa no NDX mas de imediato fechei tal foi a volatilidade.
Mas como havia divergências ontem alonguei no DAX mas como a cunha era válida vendi e inverti.
A quebra da Flag em Alta fez-me abrir longos e desistir das quedas pois nest momento observo os 1860 pontos.
Hoje com a quebra do anterior máximo desisti da cunha e abri longos com o objectivo nos 6800 pontos"
Um notável exemplo do que se não deve fazer em bolsa...em bolsa não se deve "vibrar" muito. Com este procedimento apenas podemos duvidar de nós próprios e das nossas apostas...dos objectivos e da acção que planeámos.
Não deve haver sentimentos nem feelings apenas o caminho para o objectivo que previamente definimos.
Sim....existe a conduta da acção....mas não é ..nem pode ser este alongar e shortar assustadiço e sem convicções....nada disto.
cumps
Quem acompanha as minhas analises de estratégia sabe que eu até ontem acreditava que o DAX ia aos 6200 pontos e que o NDX ia aos 1630. Haviam indicadores técnicos que assim apontavam e por isso estava curto.
"Há dois dias comecei a ver divergências nos mercados americanos e abri uma posição longa no NDX mas de imediato fechei tal foi a volatilidade.
Mas como havia divergências ontem alonguei no DAX mas como a cunha era válida vendi e inverti.
A quebra da Flag em Alta fez-me abrir longos e desistir das quedas pois nest momento observo os 1860 pontos.
Hoje com a quebra do anterior máximo desisti da cunha e abri longos com o objectivo nos 6800 pontos"
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
ora, isso é 'calo'. Um gajo só com o tempo e as perdas é que aprende que não precisa ter razão. Ter razão só nos faz bem ao ego (quando se acerta), mas regra geral o 'querer ter razão' costuma ser muito prejudicial á carteira.
Tal como tu, já há bastante tempo que eu deixei de querer ter razão, e tal como tu, os resultados melhoraram substancialmente.
Actualmente, e com estas condições de mercado, até já pouco penso, apenas reajo (e nem sempre bem, porque não consigo afastar do subconsciente a ideia de um trambolhão eminente) ao que vejo acontecer.
Até me atrevo ao propor outro titulo para este teu tópico (e suponho que o que querias dizer era "Quando o mercado não faz aquilo que eu penso", em vez de "Quem...") :
"Quando eu só penso naquilo que o mercado faz".

Tal como tu, já há bastante tempo que eu deixei de querer ter razão, e tal como tu, os resultados melhoraram substancialmente.
Actualmente, e com estas condições de mercado, até já pouco penso, apenas reajo (e nem sempre bem, porque não consigo afastar do subconsciente a ideia de um trambolhão eminente) ao que vejo acontecer.
Até me atrevo ao propor outro titulo para este teu tópico (e suponho que o que querias dizer era "Quando o mercado não faz aquilo que eu penso", em vez de "Quem...") :
"Quando eu só penso naquilo que o mercado faz".
------------------------------------------------
- Registado: 9/12/2002 13:40
Quando o mercado não faz aquilo que eu penso...
Há dois dias comecei a ver divergências nos mercados americanos e abri uma posição longa no NDX mas de imediato fechei tal foi a volatilidade.
Hoje com a quebra do anterior máximo desisti da cunha e abri longos com o objectivo nos 6800 pontos.
Conto tudo isto porquê?
- Para vos dizer que eu não sei nada disto tanto é que não me agarro às posições e vendo/compro de acordo com os valores do plano de trading.
Não me agarro às posições nem choro as percas inverto e fico em jogo conforme os sentimentos.
Só com esta atitude consegui me manter nos mercados e ganhar dinheiro.
Em 2000/2002 ganhei muito dinheiro e quem me conhece da época sabe isso em 2003 agarrei-me às minhas convicções e não acompanhei o mercado. Pensava já ser doutor. Resultado perdi metade dos lucros e 2 anos. E só não perdi todo porque estive 6 meses sem investir e sem olhar para os mercados.
Quando descobri a razão do erro voltei e o engraçado é que voltei a ganhar!
Com tudo isto quero dizer a todos os que acreditam em movimentos contrários para reflectirem sobre isso.
Dessa forma não vão conseguir fazer crescer o património.
BOns negócios a todos e espero que todos sem excepção que andam pelo caldeirão sejam os melhores e que ganhem dinheiro.
Há dois dias comecei a ver divergências nos mercados americanos e abri uma posição longa no NDX mas de imediato fechei tal foi a volatilidade.
Hoje com a quebra do anterior máximo desisti da cunha e abri longos com o objectivo nos 6800 pontos.
Conto tudo isto porquê?
- Para vos dizer que eu não sei nada disto tanto é que não me agarro às posições e vendo/compro de acordo com os valores do plano de trading.
Não me agarro às posições nem choro as percas inverto e fico em jogo conforme os sentimentos.
Só com esta atitude consegui me manter nos mercados e ganhar dinheiro.
Em 2000/2002 ganhei muito dinheiro e quem me conhece da época sabe isso em 2003 agarrei-me às minhas convicções e não acompanhei o mercado. Pensava já ser doutor. Resultado perdi metade dos lucros e 2 anos. E só não perdi todo porque estive 6 meses sem investir e sem olhar para os mercados.
Quando descobri a razão do erro voltei e o engraçado é que voltei a ganhar!
Com tudo isto quero dizer a todos os que acreditam em movimentos contrários para reflectirem sobre isso.
Dessa forma não vão conseguir fazer crescer o património.
BOns negócios a todos e espero que todos sem excepção que andam pelo caldeirão sejam os melhores e que ganhem dinheiro.
Empirico
8 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Phil2014 e 35 visitantes