Caldeirão da Bolsa

Olho clínico - Tendências 2007

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 30/3/2007 14:54

Ora, está na hora de recuperar este tópico pois estamos a encerrar o 1º trimestre de 2007 !!

Quem quiser ler ou reler o que deu azo ao mesmo, basta passar pela secção "olho clínico" aqui do nosso Caldeirão.

Recordo apenas que logo em Janeiro afirmei que os mercados deveriam revisitar algo chamado volatilidade em 2007, uma vez que era um factor arredado dos mercados (excepto algumas commodities) nos últimos tempos.

Até o sempre influente Forex andava morno.

Disse também que isso não significava um ano negativo, já que após passarmos pela montanha russa, poderíamos acabar em terreno firme. O que é preciso é cuidado acrescido ao negociar.

De facto, já vimos coisas importantes nestes primeiros 3 meses do ano:
Forte queda do crude, seguida da actual recuperação, tudo com enorme volatilidade.
A retoma da tendência descendente do USD vai-se fazendo nas calmas, portanto aqui, temos um mercado que até parece ser menos "perigoso".
A renda fixa aos altos e baixos, espelho da total indefinição dos dados económicos nos EUA, já que maus dados estão completamente de mãos dadas com o bom desempenho de outros sectores.

E o mercado accionista mais nervoso depois do susto do fim de Fevereiro, situação ainda por esclarecer na sua plenitude e que deverá ter dados aos "ursos" o alento que necessitavam para a temporada 2007, ou seja, os touros não levam tudo, a exemplo dos anos anteriores. Já não havia sustos daqueles há algum tempo, embora as quedas tenham amplitudes que não são sequer espantosas.

Agora, aproveito para relembrar que estas tendências de 2007 ainda estão para durar. A qualquer momento o mercado pode causar surpresas para qualquer dos lados, até que no último trimestre haverá mais definição sobre o estado das Economias, das taxas de juro, portanto, um vencedor sairá da guerra ursos / touros.

Isto é válido para a maioria dos mercados, ressalvando aqui a possibilidade de termos amplitudes espantosas entre mínimos e máximos do crude, com o apoio do nervosismo no Golfo Pérsico - esse assunto ainda está para durar.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por djovarius » 16/1/2007 12:13

Bom dia a todos,

De facto, o amigo Trichas merece uma justificação: aqueles indicadores não são de facto ferramentas fundamentais para o "trading" propriamente dito.
Na realidade, dado que não tenho vida para "daytrader", sempre me apoio na análise fundamental para o médio / longo prazo. Nem o muito curto ou o muito longo prazo me interessam.
Como dou a entender, estudo muito factores como a liquidez, viés dos Bancos Centrais, perspectivas de crescimento e, muito importante, o tal "sentimento" do mercado, que apesar de ser um factor muito pouco quantificável em gráficos, é muito importante - o tal sentido de "carneirada", fundamental para que haja verdadeiramente um mercado.
A AT é apenas para confirmar quando se deve entrar ou sair de um negócio.

Qualquer duvida, é só dizer !!

Entretanto, em relação à questão da volatilidade, nem me vou dar ao trabalho de acompanhar níveis de indicadores de volatilidade como os famosos VIX, VXN, etc... basta observar as discussões dos analistas ligados às maiores casas de investimento. Há muito tempo que não se observava tamanha divergência entre eles.
Por outro lado, a política monetária está, volto a dizê-lo, numa situação de "espera" já que a Economia encontra-se naquela fase de "copo meio cheio / meio vazio", existindo uma grande duvida entre para que lado a balança irá descair, maior crescimento do produto e dos preços? Ou, pelo contrário, menor crescimento desses factores, devido ao maior aperto monetário.
Como a percepção sobre esse tema deverá variar bastante ao longo dos 12 meses, os mercados poderão reagir em conformidade, entrando no dito carrosel de que falava.
Carrosel que sempre existe. O que parece é que pode ser maior levando a maiores incertezas entre os "traders".

Abraço a todos, obrigado

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por MarcoAntonio » 12/1/2007 17:11

trichas Escreveu:oh dj entao só utilizas o macd e o rsi para analisar os charts? podes acertar nao duvido, mas apenas com esses dois a tradares nao sei se a taxa de sucesso é grande coisa, ou tens mais indicadores na manga e colocas mais tarde?
porreiro! :wink:

Já agora a minha opinião sobre este assunto: também sou dos que praticamente não utilizam indicadores e considero-os dispensáveis, não são sequer na minha opinião um aspecto central na Análise Técnica.

Como eu costumo referir, os indicadores não trazem nada de novo que já não esteja contido na cotação e no volume. Afinal, os indicadores não passam de cosmética, calculos realizados sobre as cotações (e por vezes sobre os volumes) e portanto baseiam-se na informação que já está na cotação. A vantagem? Por vezes tornam mais evidente/clara a informação que está na cotação mas essa informação já lá está.

Por exemplo, um analista pode olhar para a cotação e por simples inspecção da cotação verificará se há ganho ou perda de momentum (com alguma experiência não precisa de olhar para um indicador para isso embora provavelmente o indicador vá tornar mais clara/inequívoca essa informação). O mesmo se aplica a indicadores de volatilidade, etc...

Depois, verdade seja dita, muitos utilizam os indicadores sem saber o que realmente eles significam, como são calculados, como tendem a comportar-se, o que realmente significam esses comportamentos, etc. Apenas procuram um sinal, uma espécia de Santo Graal que lhes dê uma indicação infalível ou de elevado sucesso quando tal não existe sequer. Os indicadores (e principalmente os mais conhecidos) tendem a ser bastante falíveis se usados como tendem a ser usados pelos mais iniciados.

E os não iniciados tendem a abandoná-los. Com o tempo (e se formos olhar para os analistas mais experimentados e que acompanham o mercado há mais tempo estou certo que isto se verifica) tendem a dar pouco valor aos indicadores e não utiliza-los nas análises ou dando-lhes pouca importância. Outras vezes criam os seus próprios indicadores porque procuram detectar comportamentos específicos ou procuram algo mais eficaz que os indicadores convencionais...

E ainda há indicadores que se tornam uma espécie de moda e que são muito referidos durante certos períodos mas depois são como que abandonados/esquecidos pelas massas.

A minha opinião geral é que os indicadores têm uma grande tendência para ser sobre-estimados e que para os iniciados tendem quase a ser o sinónimo de Análise Técnica mas eu não subscrevo essa importância que lhes é por vezes atribuída.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Susana Amado_ » 12/1/2007 15:44

D1as,

eu, também, acho que para já é um excelente suporte (por isso abri longo a 1,2870), mas gostava de ter a tua convicção neste valor como minimo do ano... o que não tenho :roll: embora concorde que é um excelente suporte... aguardo pelos próximos dias!! ;-)

Registado: 5/11/2002 11:12

por Camisa Roxa » 12/1/2007 15:37

Ulisses Pereira Escreveu:E partilho plenamente a opinião chave do artigo de que em 2007 a volatilidade irá aumentar.

Espero que sim, a volatilidade é o pão nosso de cada dia para os daytraders, queremos maiores amplitudes diárias sff senão só mesmo o gbp/usd é que vale a pena...
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por D1as » 12/1/2007 15:28

Posso, espero é que tenhas paciência porque são muitas :)

1- A tendência do EURUSD é ascendente.
2- Nenhum desenvolvimento Macro alterou-se substancialmente (bem pelo contrário) que me leve a ponderar o fim da tendência.
3- Price action em GBPUSD sugere fim de quedas e repetição (pela 3 vez) de um padrão de subida, de acordo com a tendêcia de longo prazo.
4- Em Janeiro geralmente são feitos os mínimos do ano.
5- Com o fecho de ontem e o price action de hoje após notícias das 13.30, ficou feito um forte sinal de inversão em velas horárias na vela das 13h, reforçando estas quedas como um retest à lateralização de cerca de 6 meses que tinha como limite superior dela, o fecho de ontem.
6- Houve muito pessoal "entalado" (qd falo de pssoal, falo de big players) com a quebra em alta da lateralização, e dado que este mercado ainda funciona muito na base da amizade, ele teria de vir outra vez cá abaixo, numa de ajudá-los, com a condição que eles depois tb ajudariam na futura subida. (este argumento não vale nada mas enfim... :) )
7- Volatilidade mínima em termos históricos, sendo que o fim de uma tendência dá-se com a volatilidade em máximos, significa que ainda há muita lenha para queimar, em subidas.
8- O Bush ainda vai ficar na Casa Branca pelo menos mais um ano.
9- Os US não estão em condições de subir as taxas.
10- A EU está em condições de subir as taxas.

Acho que já chega mas ainda devo conseguir arranjar mais umas quantas se precisares :)

Abraço Nikopol

ps- Desculpa Trichas, mas eu acho que Trinchas fica mais porreiro ;)

Registado: 7/11/2002 19:47

por scpnuno » 12/1/2007 15:28

Devo confessar que estou profundamente espantada! :shock:

Colegas, lamento imenso e não sei que vos diga ..

Eu uso dois indicadores, seja em que situação for - o da mão direita e o da mão esquerda.

Espero que o facto de não usarem os vossos não se deva a algum acidente ou coisa do genero...

Abraços
P.S. antes que perguntem e isso dê azo a nova "discussão", também uso dois anelares, dois polegares, etc...
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Princepe da bolsa » 12/1/2007 15:23

Já estou mais descansado e à-vontade para dizer:
Eu também não uso indicador nenhum! :shock:
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por Susana Amado_ » 12/1/2007 15:19

D1as Escreveu:Era só para partilhar que, na minha mais forte convicção, os mínimos do ano 2007, forem feitos nesta última hora que passou...

Em relação à dúvida do trinchas, eu respondo que não uso nenhum indicador.

D1as,

desejo fortemente que a tua convicção se demonstre acertada ;-) (para meu bem :twisted: :mrgreen: :oops: :oops: )

Trichas,
eu, também, não uso nenhum indicador. Bons grelhados!

Bjs

Registado: 5/11/2002 11:12

por Ulisses Pereira » 12/1/2007 15:16

trichas, sempre que há uma discussão interessante no Caldeirão gosto de dar a minha opinião. Pessoalmente, não utilizo nenhum indicador nas minhas análises técnicas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por nikopol » 12/1/2007 15:12

D1as Escreveu:Era só para partilhar que, na minha mais forte convicção, os mínimos do ano 2007, forem feitos nesta última hora que passou...

Podes partilhar as razões que suportam essa forte convicção?

Registado: 31/1/2006 14:02

por trichas » 12/1/2007 15:06

d1as d1as d1as! Não é trinchas! é trichas! :mrgreen: :mrgreen: :wink: :lol: :lol:
em relação ao insucesso eu nao falei que em sucessos ou insucessos, quem introduziu esse tema foi o uli! quando se colocam dois indicadores básicos decerto que não são os principais. eu sei que ninguém gosta de revelar os seus sistemas de analise por isso ninguem leve a mal a minha pergunta mas como estamos num forum porreiro eu perguntei!
agora bola para a frente que tenho umas sonae no grelhador que já rendem!
em cada lampião há... :mrgreen:

Registado: 6/10/2006 14:47

por D1as » 12/1/2007 15:01

Era só para partilhar que, na minha mais forte convicção, os mínimos do ano 2007, forem feitos nesta última hora que passou...

Em relação à dúvida do trinchas, eu respondo que não uso nenhum indicador.

Registado: 7/11/2002 19:47

por trichas » 12/1/2007 14:55

Ulisses Pereira Escreveu:trichas e quem não utiliza nenhum indicador está condenado ao insucesso? :roll:

Apesar da pergunta ser dirigida ao djo respondeu o ulisses? eh pá tudo bem sem ofensa! que indicadores utilizas nas tuas análises? eu vejo que a arraia miuda utiliza macds, rsi, estocasticos uma trendline, etc. mas os outros nao utilizam isso! certinho ou erradinho?
já agora nao se esqueçam de ver o blog do mechanic! sempre 5 estrelas!

por Princepe da bolsa » 12/1/2007 14:47

Ulisses Pereira Escreveu:trichas e quem não utiliza nenhum indicador está condenado ao insucesso? :roll:

Um abraço,
Ulisses

Será que se usar apenas conhecimentos de:

1.- Tipos de gráficos
2.- Linhas de tendência
3.- Suportes e resistências
4.- Formações gráficas (como triangulos, c&h, h&s, topos e fundos, etc)

sem usar indicadores, estou condenado ao fracaso? :?
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por Ulisses Pereira » 12/1/2007 14:37

trichas e quem não utiliza nenhum indicador está condenado ao insucesso? :roll:

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por trichas » 12/1/2007 14:33

oh dj entao só utilizas o macd e o rsi para analisar os charts? podes acertar nao duvido, mas apenas com esses dois a tradares nao sei se a taxa de sucesso é grande coisa, ou tens mais indicadores na manga e colocas mais tarde?
porreiro! :wink:

por Ulisses Pereira » 12/1/2007 14:09

Como sempre, muito bom DJ! E partilho plenamente a opinião chave do artigo de que em 2007 a volatilidade irá aumentar. E será curioso ver como reagem a isso os investidores que chegaram nos últimos anos aos mercados, numa altura em que a volatilidade é mínima.

Um abraço e parabéns,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por djovarius » 10/1/2007 16:26

Ora viva,

Recupero o tópico para dizer que o artigo está agora revisto e completo com os gráficos e respectivos comentários. Obrigado pela ajuda do M. António.

Podem usar este tópico para esclarecer duvidas, mais tarde poderei responder.

Em fins de Março, haverá lugar um "updadte", mas para já os mercados estão a contrariar o fim de 2006, começando com uma nota negativa. O grande beneficiário é o USD (cash), sinal claro de "flight to quality" em clima de alta de juros.

Abraço

djovarius

Olho clínico - Tendências 2007

por djovarius » 8/1/2007 16:25

A parte de texto já pode ser encontrada em:

http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=502

O artigo será, mais tarde, revisto e com os respectivos gráficos. Não os consigo inserir de novo.

Help, Marco António :cry:

Até logo, abraço

djovarius

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, m-m, nicoo, Phil2014 e 79 visitantes