Caldeirão da Bolsa

JM e SNA: dois títulos a inspirar atenção!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por HOSTILE » 10/1/2007 13:22

Ixis sobe “target” da Jerónimo Martins para 18,50 euros
10-01-2007 11:56 por Canal de Negócios
O banco de investimento Ixis reviu em alta de 13,5% a sua avaliação para os títulos da Jerónimo Martins, passando a atribuir à empresa um preço-alvo de 18,50 euros, face aos anteriores 16,30 euros.

"Subimos o nosso preço-alvo com base no ‘discount cash flow’, para 18,50 euros, afirma o Ixis, que manteve inalterada a recomendação de "adicionar" para a Jerónimo Martins.

Na negociação de hoje, as acções da Jerónimo Martins [jmar] seguem a recuar 0,06% para 17,97 euros, pelo que o novo "target" do Ixis representa uma subida potencial de 2,94%.

O banco de investimento salienta que no curto-prazo, "a publicação das vendas referentes ao quarto trimestre de 2006 irão fornecer um maior suporte para os títulos" da Jerónimo Martins.

O Ixis prevê um "forte crescimento" nos supermercados Pingo Doce em Portugal e nas lojas Biedronka, marca de "discount" que a Jerónimo Martins detém no mercado polaco.

O único factor apontado pela equipa de "research" liderada por Jérôme Samuel para impedir a progressão dos títulos da Jerónimo Martins é a compra da posição da Ahold na JM Retalho.

O Ixis recorda que a Jerónimo Martins já referiu por várias ocasiões que não irá comprar os 49% na JMR através de um aumento de capital, uma posição que nós "avaliamos em cerca de 400 milhões de euros", que serão assumidos como dívida.

Registado: 31/5/2006 21:13

[b]Esta é para o sr. de "bigode"[/b]

por mjaguiar » 9/1/2007 0:23

Não ha duvida que quem sabe sabe!!

pelos valores de fecho da JM de hoje já posso concluir que o restante também se vai verificar?rsss
(ou seja vou aguentar até ao fim do ano porque se chegar a 20€ sempre tenho uma rentabilidade de cerca de 20%).

Um abraço e mais uma vez o meu obrigado

mjaguiar
..bom a onda e a mesma mas agora ja não deve dar confusão!

Registado: 16/8/2006 22:59

por lois » 8/1/2007 13:47

Estimativa do ES Research
Vendas da Jerónimo Martins deverão ter aumentado 14,4% para 4,37 mil milhões
A Jerónimo Martins, a segunda maior retalhista nacional, deverá anunciar que as suas vendas cresceram para 4,379 mil milhões de euros em 2006, segundo o Espírito Santo Research. Este valor estimado pelo banco de investimento representa um crescimento de 14,4% face aos 3,828 mil milhões registados no ano anterior.
"Na vida nunca se deveria cometer duas vezes o mesmo erro: há bastante por onde escolher..."
(Bertrand Russel)
http://quarto.blog.com/

Registado: 17/8/2006 17:40

Para terminar...

por LPP » 7/1/2007 0:24

Eu sei que num forum se torna "chato" dizer mais do mesmo, mas prometo que é mesmo para terminar, que são os últimos gráficos e que vou mesmo deixar de chatear.

Como disse anteriormente o meu objectivo é (era?) encontrar um sistema universal que se aplicasse a qualquer título sem mais nada.
Penso que encontrei algo próximo disso e que se adapta ao meu estilo: ganhar dinheiro com prazer, porque o tempo que ocupo com isto dá-me verdadeiro prazer.

Um abraço.
Cumpts.
Anexos
Inapa.png
Inapa.png (26.01 KiB) Visualizado 1113 vezes
Brisa.png
Brisa.png (20.69 KiB) Visualizado 1115 vezes
impresa.png
impresa.png (30.05 KiB) Visualizado 1116 vezes
reditus.png
reditus.png (29.16 KiB) Visualizado 1111 vezes

Registado: 2/5/2005 0:09

Re

por JAS » 7/1/2007 0:00

LPP Escreveu:O cálculo da rentabilidade de 4 trades dá valores interessantes: +- 38% muito diferentes dos que apresentaste.

Eu não ando a discutir os números ao pormenor...

Fiz um cálculo por alto pela simples observação do teu gráfico e das entradas e saídas com valores medidos a "olho nú".
A parte mais importante era aquele periodo em que o sistema te meteu de fora e te fez ganhar, ou melhor "não perder", os 0,80 euros.

O meu cálculo também foi feito com um início em Dezembro de 2005 e tu só estás a considerar uma entrada em Janeiro de 2006.
Isso também contribui para a diferença.

Se chegaste a + 38% e a JMT subiu dos 12,78 (entrada inicial) para os 17,12 (saída do último trade) ela subiu 34% nesse intervalo e o teu sistema deu-te +4%.
É bom na mesma.

Mas eu continuo cusioso relativamente à última parte do meu post...

Um abraço,
JAS

P.S. - Reparei agora que ontem tinhas chamado à minha carteira nomes feios... Eu prefiro a realidade.
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

Um simples resumo dos trades.

por LPP » 6/1/2007 23:04

O cálculo da rentabilidade de 4 trades dá valores interessantes: +- 38% muito diferentes dos que apresentaste.

Definição da quantidade da carteira a alocar ao trade em função do nível de risco.

Money Management:

C0 = Capital Total;
c = Cotação;
X = Percentagem de risco do total da carteira (2%);
V = Volatilidade (ATR(10);
W = Perfil de risco (2-agressivo);

Y= (X*C0)/(V*W) é o montante a investir na JM.
Y = 60.499,60 €

Movimentos de entrada e movimentos de saída:

Data E/S Cotação Shares Valor
12-01-2006 Entrada 12,71 4.760,00 60.499,60
03-02-2006 Saída 12,66 4.760,00 60.261,60

22-02-2006 Entrada 12,95 4.653,41 60.261,60
17-05-2006 Saída 14,27 4.653,41 66.404,10

18-08-2006 Entrada 13,5 4.918,82 66.404,10
16-09-2006 Saída 13,77 4.918,82 67.732,18

20-09-2006 Entrada 13,86 4.886,88 67.732,18
03-01-2007 Saída 17,12 4.886,88 83.663,41

Comissões+Imposto de Selo+Taxa de Bolsa =10,00 € x 8 trades =80,00 €
Saldo a 3-1-2007 = 83.663,41-80,00 = 83.583,41

Rentabilidade:

(83.583,41-60.499,60)/60.499,60 = + 38,16%.

Cumpts.

Re: Seta verde.

por JAS » 6/1/2007 2:54

LPP Escreveu:O gráfico mostra como é utilizado o sistema.

Deu para entender que do sistema resulta quase sempre um trade de médio prazo.
As minhas dúvidas com a aplicação da AT têm mais a ver com trades de curto prazo.

Mas já agora analisemos o que resultou da aplicação do teu sistema.

Temos fundamentalmente:

- uma entrada em DEZ 2005 com saída em meados de Maio de 2006. Pelo meio houve uma saída/entrada de resultado nulo e duração de 15 dias.
De qualquer forma o sistema deu uma boa indicação de saída.

- um período razoavelmente longo, de 3 meses, entre meados de Maio e meados de Agosto em que o sistema não confirmava sinais.
(Neste período perdeu uma das subidas mais abruptas da JMT de que eu te falei no post anterior/o sistema não deu qualquer sinal de entrada)

- uma entrada em meados de Agosto para um trade que dura até agora (se não considerarmos aquela saída/reentrada de resultado nulo logo no início)

Resumindo, o sistema manteve-te sempre dentro da JMT, desde Dez05, com excepção de 3 meses.
Numa medição a olho nú terás entrado a 12,50, saído à volta dos 14,30, reentrado a 13,50 e manténs o trade com ela a 17,50.
(Mas eu fico sempre na dúvida sobre o valor real a que se teria dado efectivamente a tua saída pois é nitidamente diferente se ela é no próprio dia, no dia seguinte ou 2 dias depois da vela indicada)
Admitindo esses valores, atrás indicados, adiccionaste 0,80 à subida geral da JMT que foi dos 12,50 aos 17,50.
O sistema permitiu-te aumentar os resultados em 16%, o que considero bastante bom, e fê-lo sem muitos trades e sem muitas comissões.

Eu fiz muito mais saídas e recompras parciais ao longo do ano mantendo uma posição base.
Apenas fiz uma saída total em 27/2 com regresso a posições significativas em finais de Março (para reforçar no BCP o que foi asneira...).
Sei o meu resultado total na JMT mas teria que fazer muitas contas mas saber qual foi o capital ponderado investido nela.
A olho nú julgo que ganhei mais de 40% mas só estou a considerar o ano de 2006 (entre 12,78 e 17,00).
Não foi mau...

Um título que deu tanto dinheiro a toda a gente , com sistemas ou sem sistemas, não nos permite testar nada nem tirar muitas conclusões.

Mas, de qualquer forma, fiquei curioso sobre o seguinte:
- Estamos a discutir um título com uma excelente AF (o que não deve interessar nada ao sistema...) e que na sua generalidade não fez outra coisa se não subir ao longo do ano. Verifica-se que o sistem funciona com subidas continuadas.
- Quando te meteu de fora a queda que se seguiu foi acentuada (apesar de não muito significativa em termos de médio/longo prazo ou na totalidade do período em causa em que a JMT subiu 40%)

- Ele daria os mesmos bons resultados se tivésse havido mais daquelas subidas abruptas (onde não deu sinal de entrada)?
- E daria sinal de saída se tivésse havido descidas
muito lentas?

É que já tenho visto muito disso em outros anos da JMT...

Um abraço,
JAS

O gráfico da...

por LPP » 6/1/2007 0:28

... apresentação.
Anexos
Fases do mercado.png
Fases do mercado.png (24.87 KiB) Visualizado 1266 vezes

Greed

por LPP » 6/1/2007 0:26

Em tempos deixei no forum uma apresentação de diapositivos em PowerPoint com as fases do mercado e o papel dos especuladores nos negócios (neste caso de bolsa).

No post anterior disse ACUMULAÇÃO, de propósito...
De qualquer modo o sistema é soberano, mas nos cumes a coisa é mais traiçoeira. Fica o gráfico dessa apresentação para relembrar como funciona a coisa.

Cumpts.

Seta verde.

por LPP » 5/1/2007 23:56

Dá para ver como o sistema funciona.

Como a saída do trade (seta vermelha) foi anulada pelo aparecimento da seta verde, indicando a reentrada no trade, já que a força compradora não diminuiu (continua a acumulação) e o trend continua válido.

O gráfico mostra como é utilizado o sistema.

JAS, respeito a sua interpretação analítica da JM e de forma geral a forma como "lê" o mercado pelos cofres (oferta/procura instantânea) e AF, já que visito a sua carteira virtual quando venho ao forum, mas eu "acho" que encontrei uma forma reptilínea de acompanhar o "bafo" do mercado, já que o sistema se molda a ele ao fim de cada dia (EOD) e faz a previsão daquilo que serão os seus movimentos futuros.

No caso da JM à saída segue-se uma reentrada.

Cumpts.
Anexos
JMverde.png
JMverde.png (37.06 KiB) Visualizado 1318 vezes

Thanks..

por mjaguiar » 5/1/2007 23:25

com essa prosapia ate me fez rir!rsss. sou "maluco" por vozes femeninas de Jazz e Soul (a Patty não é muito conhecida mas foi sempre uma paixão minha)

a JM foi uma aposta minha em 1999/2000.sendo um grupo familiar e numa area que so podia crescer apostei alguma coisa (comprei a 21, 18 e finalmente a 14, tenho preço médio de cerca de 16,20€) mas os resultados não foram nada daquilo que esperava.

conjugado com as BCP que os respectivos me impigiram claro esta que fiquei muito tempo com as mesmas em carteira (não gosto nada de perder)

actualmente estou um pouco parado porque não tenho muita confiança em nenhum titulo em particular. a minha atenção esta mais virado para ãs telecomunicações mas não tenho encontrado nada que me inspire.

de qualquer forma um grande obrigado e ja me deu uma boa ajuda (estou mesmo com vontade de manter)

M.J.A.

Re: Uma perguntinha para o JAS

por JAS » 5/1/2007 22:18

mjaguiar Escreveu:Tenho acções desta "menina" desde 2000 e só agora e que comecei a sair do vermelho (sou muito teimoso!), gostaria de saber se acha possivel ela ultrapassar os 18€ nos prosimos tempos? (entre 1 a 2 meses)

18€ é uma meta demasiado fácil...mas tanto pode chegar lá na 2ª feira como daqui a 1 mês.

Pensa antes num valor entre 21 a 22 até ao final do ano.

JAS

P.S. "teimoso" e com essa fotografia até já estava a desconfiar... ainda bem que esclareces na assinatura.

Uma perguntinha para o JAS

por mjaguiar » 5/1/2007 21:48

Desde já lhe peço desculpa por me dirigir a si pessoalmente mas como acompanha a JM a muito tempo poderá me dar a sua opinião sobre a mesma.

Tenho acções desta "menina" desde 2000 e só agora e que comecei a sair do vermelho (sou muito teimoso!), gostaria de saber se acha possivel ela ultrapassar os 18€ nos prosimos tempos? (entre 1 a 2 meses)

muito obrigado desde já

M.J.A.

por mcstreet » 5/1/2007 13:30

Ss minhas desculpas ao LPP, não queria ofender, cada um sabe do seu "sitema", também fiz alguma confusão pelo simples facto de termos prazos de negociação diferentes, logo, ATs diferentes, o meu "trade" na JM foi fechado hoje e porque normalmente não faço trades com prazos superiores a 4-5 dias, por isso pode ter havido alguma confusão.O mesmo se passa em relação ao JAS, uma vez que negoceia de forma diferente em termos de prazos e estratégias...

BN

Registado: 28/4/2006 17:30

Re: Sistemas.

por JAS » 5/1/2007 3:49

LPP Escreveu:No sistema (não vou entrar nas explicações), o sinal de saída ainda não foi anulado e portanto, se EU estivesse no trade mantinha as cautelas iniciais do post, pois como se pode observar no segundo indicador a força compradora não está a deixar "caír" o título, e como se pode observar não atingiu o valor zero e até parece querer arrebitar.

Eu não ataquei o sistema, apenas referi que ele tinha dado um falso sinal de saída ou, se preferes, um sinal de saída não confirmado.

Mas vamos analisar o caso à luz do que eu vi...

Numa sessão próximo do final do ano houve alguém que, logo no início do período de consolidação, meteu lá uma ordem de venda ao melhor com uma quantidade apreciavel.
A JMT que, se bem me lembro, andaria pelos 17,30 ou 17,40 apareceu por breves instantes a consolidar a 16,08 (dessasseis, não é erro de dactilografia).
Apareceram de imediato compradores de tal forma que ela acabou por fechar a 17,10(?) ou coisa parecida.

Para quem anda habitualmente na JMT o raciocínio foi simples: "Anda aqui um nabo que não sabe vender e que julga que nesta pode despejar uns milhares de uma só vez... Amanhã vou meter uma ordem bem lá em baixo e vamos ver se sou contemplado..."
Quem queria comprar limitou-se a ficar à espera "lá muito em baixo" o que até provocou uma certa queda nas sessões seguintes.
Depois tudo voltou à "normalidade" e houve poucos contemplados.

O facto foi este.

Mas analisemos o que teria acontecido exactamente com o mesmo facto em circunstâncias ligeiramente diferentes.
Suponhamos que esse investidor, que deu a ordem de venda ao melhor, tinha tido um problema no site ao dar ordem e que ela não entrava à primeira.
Em vez da ordem ter entrado no início da consolidação teria entrado a meio da consolidação.
Metade dos compradores que apareceram, depois de verem essa ordem, não tinham tido tempo de meter compras.
A JMT se calhar teria fechado nesse dia a 16,50...

Provavelmente o teu sistema, e muitos outros, teriam acendido luzes, tocado sirenes, etc, etc... gerando-se um pequeno sell-off nas sessões seguintes.

O BPP, e alguns outros, aproveitariam para comprar.
Eles tinham percebido a origem do problema, sem qualquer gravidade ou fundamento, e iriam acumular alguns "excedentes".

Tudo voltaria à "normalidade" uns dias depois mas teria havido mais contemplados...

Mas voltemos aos sistemas e à JMT.
Neste caso concreto parece-me que eles falharão mais nos sinais de entrada do que nas saídas.
Verifica se o teu sistema teria dado o sinais de entrada ANTES ou MUITO APÓS as subidas repentinas e abruptas que abundam no gráfico.
Se descobrires que o sistema te faria perder na entrada, com sinal e confirmação, logo uns 40 ou 50% da subida considera que ele não funciona ou que não é adequada a sua aplicação à JMT.

Um abraço,
JAS

Re:

por JAS » 5/1/2007 2:55

LordHenry Escreveu:Quanto ao desprezares a AT na JM, não me parece "boa ideia", os fundamentais até podem ser mais importantes, mas qual é a empresa em que um aumento de resultados não diz mais do que um RSI a subir os 70 pontos? Afinal a AT é um reflexo das cotações e dos movimentos, porque não aproveitá-la para te dar uma ajuda nas convicções que tens acerca da JM?

Eu sou apenas crítico da aplicação da AT, pura e simples, a empresas de baixo volume onde o "ruído" de 1 único investidor pode alterar os sinais.
A AT, como toda a estatística, necessita de uma amostra representativa e isso só existe com grandes volumes.
Essa é a base teórica da minha argumentação.

No caso prático da JMT basta ires ao gráfico para notares que há por lá muitas subidas rapidíssimas e, na maior parte das vezes, inesperadas em termos de AT.
É um facto que eu conheço bem pois fiquei muitas vezes de fora durante os 5 ou 6 anos em que tenho andado nela assiduamente.

Daí eu ter optado por escolher títulos em função "da minha AF" e utilizar a AT para pequenas vendas e recompras.

LordHenry Escreveu:Possivelmente com o traquejo que já tens possas dispensar a AT, mas afinal é isso que acabas por fazer quando olhas para os movimentos e para os COFs, a diferença é que não precisas de lápis e papel..

É verdade que ao fim de um tempo basta olhar para um gráfico para termos uma noção de como estão os indicadores.
Mas não estou de acordo contigo quanto aos cof's e transações serem obrigatoriamente "dados da AT".
Muitas vezes as indicações que recolhemos dos cof's podem nem sequer vir a influir na cotação pelo que não vão parar aos gráficos.
E as transacções também podem não ser bem interpretadas, ou nem sequer serem vistas no gráfico, ao usarmos apenas "cotações de fecho" e "volume".

Na JMT, voltando a um caso prático, poderíamos por exemplo ter uma série de despejos durante grande parte do dia e com um forte volume.
E poderíamos ter uma puxada no fecho encerrando-a a subir.
Em termos de AT irias concluir que houve "subida com forte volume" e eras capaz de ter um sinal de entrada.
Eu, pela observação dos cof's, iria concluir precisamente o contrário...

A JMT, como muitas outras do PSI, presta-se a essas coisas.
E arranjar volume, quando é preciso, também é fácil. Basta passar um bom lote de uma offshore para outra offshore...

Um abraço,
JAS

Sistemas.

por LPP » 5/1/2007 0:57

Em primeiro lugar, só agora pude vir aqui, e aqui d'el rei que isto não é aquilo, que não é um sistema, que falhou, etc, etc, ... apenas entendendo a frustação de quem está dentro e pensa que um post neste forum vai dar cabo do seu trade. Enfim...

Não vou entrar em discussões inúteis, apenas defender o conceito do sistema pela sua definição e sua utilização:

(1) Um sistema é um conjunto de elementos interrelacionados, que formam um conjunto, em que as transformações ocorridas num dos elementos influenciam o comportamento de todo o conjunto.
Em termos gerais, sistemas podem ser vistos de duas maneiras:
- através da análise, em que se estuda cada parte de um sistema separadamente com a finalidade de o reconstruir posteriormente;
- através de uma visão holista, em que se entende que o funcionamento do sistema como um todo, constitui um fenômeno único em equilíbrio dinâmico.

(2) os rudimentos da investigação em ciências: formulada a hipótese esta é testada através da actividade experimental (neste caso, as cotações) onde as conclusões vão comprovar ou não aquela hipótese.

(3) que as forças no mercado (que correspondem à oferta e procura) tem um "tempo" e uma ou duas sessões de bolsa podem não ter grande significado para comprovar a hipótese formulada, isto é, tem de se verificarem condições que anulam a hipótese, no sistema são as setas a verde. Até aparecerem essas setinhas verdes, é tudo lindo, mas deixa andar que é milho para os pardais.

Depois, desta introdução, eu próprio digo atrás no post que "(no caso da JM o sinal primário de saída está lá, mas o trend ainda está válido e a força compradora ainda não quebrou e a decisão poderá ser do tipo aguardar a confirmação para sair do trade)".
No sistema (não vou entrar nas explicações), o sinal de saída ainda não foi anulado e portanto, se EU estivesse no trade mantinha as cautelas iniciais do post, pois como se pode observar no segundo indicador a força compradora não está a deixar "caír" o título, e como se pode observar não atingiu o valor zero e até parece querer arrebitar.
E amanhã ou segunda, se ele não tiver força para vencer o máximo relativo anterior? E se a mole de intervenientes entender que o título vai para cima, ok, ele vai para cima. O sistema deu o alerta de saída, definido por parâmetros deterministicos quantificados, que podem depois do seu valor ser atingido (como foi o caso) não ter o comportamento mais esperado, neste caso "sair do trade". Em swing-trading de curto prazo a decisão estratégica do investidor que entrou, por exemplo a 13,5, pode ser do tipo retirar as mais valias no sinal e partir para outro negócio, porque o nível do risco aumentou muito.

Vou aguardar as duas próximas sessões para depois falarmos. Mas se continuar a andar para diante, ainda bem para quem está dentro.

Depois que tipo de significância podemos dar a este tipo de afirmações: "Infelizmente não vos posso dizer mais, mas tenham confiança na JM".

Cumpts.
Anexos
JM.png
JM.png (14.61 KiB) Visualizado 1483 vezes

Re: Re

por mcstreet » 4/1/2007 21:57

JAS Escreveu:Eu continuo a dizer que a AT funciona mal na JMT.
O "sistema" do LPP também falhou...

Na JMT anda-se lá pelos fundamentais e mantém-se uma posição base não vá o combóio arrancar inesperadamente como de costume.
Podem-se fazer vendas e recompras parciais mas eu gosto mais de me guiar pelos cof's e analisar as transações.

JAS! Com o devido respeito, eu nem sequer considero aquela figura do LPP um sistema, ele que me desculpe, mas aquilo é o quê? Afinal fiz uma análise no dia 1 e outra no dia 2 exactamente à mesma hora que ele, mas noutro fórum e no qual a minha opinião é completamente diferente, está aqui alguém que o pode comprovar.

Quanto ao desprezares a AT na JM, não me parece "boa ideia", os fundamentais até podem ser mais importantes, mas qual é a empresa em que um aumento de resultados não diz mais do que um RSI a subir os 70 pontos? Afinal a AT é um reflexo das cotações e dos movimentos, porque não aproveitá-la para te dar uma ajuda nas convicções que tens acerca da JM? Possivelmente com o traquejo que já tens possas dispensar a AT, mas afinal é isso que acabas por fazer quando olhas para os movimentos e para os COFs, a diferença é que não precisas de lápis e papel.. :wink:

Registado: 28/4/2006 17:30

por zé povinho » 4/1/2007 20:45

JAS escreveu:
[quote]
Na JMT anda-se lá pelos fundamentais e mantém-se uma posição base não vá o combóio arrancar inesperadamente como de costume.
Podem-se fazer vendas e recompras parciais mas eu gosto mais de me guiar pelos cof's e analisar as transações. [/quote]

EXACTAMENTE!

e por vezes as 5 posições que são visiveis nos cof's não chegam :wink:

Registado: 4/11/2002 23:38

por Ulisses Pereira » 4/1/2007 19:58

Ehehe! Deve ser :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re

por JAS » 4/1/2007 19:45

lois Escreveu:Será que alguem poderia colocar um gráfico referente à JM com um comentáriozinho? Estou dentro a 17,20 e já senti um aperto no coração quando foi abaixo da linha dos 17.00, neste momento inspira-me confiança, mas gostaria msm de ver um graficozito!!

Eu continuo a dizer que a AT funciona mal na JMT.
O "sistema" do LPP também falhou...

Podem-se fazer vendas e recompras parciais mas eu gosto mais de me guiar pelos cof's e analisar as transações.

Quem a controla sabe muito bem como se constróiem gráficos.
E quem tiver dúvidas pode ler este artigo já velhinho.

Um abraço,
JAS
--------------------

Ulisses, aquele bichinho cá em baixo, no início da subida é o emblema do BPP?

Um abraço,
JAS

por Ulisses Pereira » 4/1/2007 17:50

Mais concretamente, 35,17 é o máximo histórico da JM com todos os ajustes efectuados. Fica o gráfico desta histórica acção da nossa praça.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
jm.GIF
jm.GIF (22.97 KiB) Visualizado 1809 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por ljbk » 4/1/2007 17:45

lois Escreveu:obrigado pelas respostas, já agora tenho mais uma pergunta, o máximo anual (2006) foi 17.75€ certo? 17.75 é também um máximo histórico? passando esse máximo poderá levantar voo, certo? e agora uma pergunta de ignorante, o q s vai passar dia 16?

grato pela atenção!!
Bons negócios a todos!!

17.75 é o maximo de 2006 mas não é o maximo historico que considerando o aumento de capital que houve antes da grande queda deve situar-se cerca do 40 Euros ...

Registado: 25/11/2005 11:15

por lois » 4/1/2007 17:40

Peter_Borgas Escreveu:Belo fecho.
que se pode esperar amanha?

Espero que mais um fecho famoso como o de hoje!! :wink:

Acho que quem anda a comprar em grandes quantidades, sobretudo no fecho, deve saber o que anda a fazer!! Tenho ordem de venda a 17.70, mas considero tirá-la s lá chegar rapidamente...

Mas quem estiver mais dentro do panorama JM, que diga de sua justiça!!

Abraços!!

Registado: 17/8/2006 17:40

por Peter_Borgas » 4/1/2007 17:36

Belo fecho.
que se pode esperar amanha?

Registado: 3/11/2006 12:56

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Mar58 e 56 visitantes