Caldeirão da Bolsa

Off Topic - Acidente e Alerta

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Resina » 10/1/2007 13:38

novo_nisto Escreveu:Tenho uma dúvida que está apenas relacionada com este caso:

Mesmo que a reparação de um carro ultrapasse largamente o seu valor comercial a seguradora é obrigada a reparar um carro com seguro contra todos os riscos se for essa a vontade do proprietário?

Obrigado.

Informei-me no seguro quando lá fui esta semana, o meu carro tinha seguro contra todos, mas acabei por o retirar, por não compensar (pensava eu), isto há 5 meses (ha coincidencias), entretanto coloquei-lhe essa questão ao que ele me respondeu.
Temos actualmente as tabelas de desvalorização commumentes, a Eurotax e a tabela de mercado. A Eurotax e o valor Europeu, que por incrivel que parece é quase -50% o valor em Portugal, a Tabela de mercado é tal e qual o que o nome indica. O Carro tem um valor, e nesse caso quando o seguro contra todos e feito, temos a opção de escolher o valor a assegurar, neste caso pagas o seguro conforme o valor assegurado, e é neste valor que eles se vão basear quando o carro tiver um acidente.
Até aos 8 anos o seguro pode ser efectuado sem qualquer problema, apartir dessa data é preciso ter uma licença de autorização.
O meu caso é bastante grave porque não sei se alguem alguma vez embateu contra um taxi, nunca se dão como culpados... Agora prosseguir para tribunal, andar a pagar um seguro de uma viatura que não sei quando vou puder usar novamente, é uma grande treta.
Joao se vais pagar o carro do teu bolso, vê-lá se compensa a reparação e se ela fica em condições... No meu caso se o seguro não me pagar a reparação, sair do meu bolso € para reparar a viatura, prefiro comprar uma nova que fico mais bem servido.
O pior no meio disto tudo é que o carro está optimo a nível interior, nem afectou o motor, tem full extras, mas a reparação e muito, mas muito elevada. Alem disso só me dão 1100€ pelo salvado.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Jooaaoo » 10/1/2007 1:27

Boa Noite,

Se recuperas o carro, dado que o acidente é forte, para tua segurança e segurança dos outros que circulam na estrada tens que provar que as condições estruturais do carro foram reparadas, logo a sua circulação não oferece perigo. E prova-lo mediante uma inspecção, como referes.

PIKAS, eu concordo com a apreenssão dos documentos e a respectiva inspecção...Não estou contra isso, alias, não estou contra nada... Só gostaria de saber, se era possivel ou não, reaver os documentos em caso de venda do carro no estado em que está, só nesse caso...

A " istória " da marca te ficar com o carro para salvados é uma pura treta para te iludir porque eles sabem muito melhor que tu que há não há hipótese de obterem os documentos

A questão era simples, "Tem os documentos?! Compramos, Não tem, não compramos"

E o salvado é salvado, só serve para peças e não para a marca que apenas vende peças originais.

Quero lá eu saber... Se eles mo comprassem até o podiam deitar ao lixo... :wink: Quantas vezes isso não acontece...isso só lhes iria dar mais dinheiro, pois iria comprar outro carro lá...

E acredita que eles não vendem só peças originais, pois os radiadores vão ser da concorrencia, comprados por eles e montados por eles... :wink:

Recomendo-te muita atenção á reparação do carro proque te sujeitas a gastar um balúrdio, recebes o carro pintadinho, impecável, parece novo e depois vais à tal inspecção e, no final, o chassis está empenado, a transmissão desalinhou muito e está sem remédio, etç, etç, o carro é reprovado, não te dão os documentos e dispendeste um monte de dinheiro.

O carro vai ser reparado na marca, com isso não existe problema, pois se houver algum erro, o problema é deles...Aliás, a marca é que leva o carro à inspecção...

Obrigado pela participação :wink:

João, a informação que tenho é que se o carro for para "abate", "salvado" ou mudança de "titular", poderás requeres à DGV desde que indiques a prova do mesmo.
Não tem lógica nenhuma seres obrigado a reparar o carro, quando tens uma melhor opção.

Pois...eu também achava que sim... :wink:

Há uns anos tive o mesmo problema, o carro ficou sem possibilidade de circular e a BT apreendeu os documentos.
No entanto para a inspecção precisas de documentos e tive de pedir para a DGV enviar uma cópia por fax para se fazer a inspecção, não sei dos procedimentos todos pois foi tudo tratado pelo mecânico, mas julgo que no centro de inspecção trataram disso.
Por isso antes de ir ao centro de inspecção aconselho que os contacte para saber do que é necessário.

Como disse em cima a marca tratará de tudo... :wink:

Mesmo que a reparação de um carro ultrapasse largamente o seu valor comercial a seguradora é obrigada a reparar um carro com seguro contra todos os riscos se for essa a vontade do proprietário?

Normalmente nesses casos as seguradoras ofereceriam 70% do valor comercial do carro...Mas, se tu insistires muito e ameaçares com cartinha de advogado e tal, que remédio têm eles...
Esta é a informação que eu tenho, mas pode estar errada... :wink:

Abraços
Na Vida tudo é relativo...
Um fio de cabelo na cabeça é pouco...
Na sopa é muito...

Registado: 8/11/2005 11:28

por Mighty » 10/1/2007 0:47

Só mais uma coisa, aqui tb foi importante a demonstração da importancia que o carro tem para o cliente, e fazer bluff com despesas de taxi. Este meu amigo estudava a 300km. Faz de uma coisa podem estar certos, (ja estive dos dois lados, peritagem e reparação auto) as seguradoras/peritos nao tem assim tanto poder como se pensa em relação às exigências justas dos clientes com um bom aliado a oficina.
Up or down that´s the question!!

Registado: 27/8/2004 23:22

por Mighty » 10/1/2007 0:39

De inicio dir-te-ao isso mesmo, ou seja, que nao pagam mais que o valor comercial do carro (não tem importância o tipo de seguro), mas eu conheço um caso de um amigo meu em que este teve um acidente no qual não teve culpa e o carro valia penso eu 200cts, eles ofereceram esse mesmo valor, ele não aceitou, eles subiram a parada para 300cts, voltou a não aceitar e sempre a ameaçar com tribunal, e que apenas ao fim de 1 ano eles acabaram por pagar o valor da reparação do carro 600cts. Isto depois de muitas reclamações, oficina realmente do lado do cliente e penso que tb teve sorte com a companhia do outro carro que foi vacilando para chegar a acordo (o montante tb era pequeno). Conheço outros casos destes que estão em tribunal.
Up or down that´s the question!!

Registado: 27/8/2004 23:22

por novo_nisto » 10/1/2007 0:10

Tenho uma dúvida que está apenas relacionada com este caso:

Obrigado.

Registado: 30/8/2005 15:11

Re: Off Topic - Acidente e Alerta

por VALHALLA » 9/1/2007 23:53

Jooaaoo Escreveu:Boa tarde...

Um dia antes de ir de férias de final de ano (que sorte do caraças) tive um acidente em que destruí por completo o carro... Chamou-se a Policia, e estes senhores, uma vez que o carro ficou impossibilitado de circular, reteram-me os documentos da viatura e que iriam enviar os mesmos para a DGV...

Agora só posso reaver os documentos, quando o carro estiver reparado, e só passando numa inspecção rigorosissima (dizem eles), demorando esta no minimo uma semana... Ficando por 100€ a inspecção e 80€ outra coisa qualquer...

Até aqui tudo bem...

O valor da reparação ultrapassa o valor comercial do carro...(Mesmo assim, vai ser reparado...)

Agora, imaginem que eu não queria reparar o carro, e queria vender assim tal como está para salvados da marca, não haveria maneira de conseguir reaver os documentos? Pois a marca ficava-me com o carro...caso ele tivesse documentos...

Deve haver alguma maneira de recuperar os documentos...ou não?!

Fica também o alerta para aqueles que não sabiam disto, para que quando tiverem um acidente, cujo o carro fique sem poder circular, evitem chamar a policia...

Abraços

Jooaaoo,

Há uns anos tive o mesmo problema, o carro ficou sem possibilidade de circular e a BT apreendeu os documentos.

No entanto para a inspecção precisas de documentos e tive de pedir para a DGV enviar uma cópia por fax para se fazer a inspecção, não sei dos procedimentos todos pois foi tudo tratado pelo mecânico, mas julgo que no centro de inspecção trataram disso.

Por isso antes de ir ao centro de inspecção aconselho que os contacte para saber do que é necessário.
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...

Registado: 19/2/2006 23:45

por PIKAS » 9/1/2007 19:52

Jooaoo:

Esta actuação é correctissima, faz todo o sentido e é pena que só desde há duas duzias de meses as coisas se processem assim.

Tens que ver os dois lados da questão:
a) recuperas o carro;
b) o carro está destruido e vai para a sucata;

Se recuperas o carro, dado que o acidente é forte, para tua segurança e segurança dos outros que circulam na estrada tens que provar que as condições estruturais do carro foram reparadas, logo a sua circulação não oferece perigo. E prova-lo mediante uma inspecção, como referes.

Se o carro está destruido, vai para a sucata, os documentos estão lá e muito bem para que amanhã ninguém roube o meu carro, que suponhamos é da mesma marca e igual ao teu, e mediante uma muito simples falsificação o ponha a circular com a matricula e os tais documentos do teu.

Agora:

A " istória " da marca te ficar com o carro para salvados é uma pura treta para te iludir porque eles sabem muito melhor que tu que há não há hipótese de obterem os documentos. E o salvado é salvado, só serve para peças e não para a marca que apenas vende peças originais. Também posso admitir que o senhor que falou contigo tenha " alguém " disposto a comprar os documentos. Isso não faz parte da política da marca e se quiseres dar-te ao trabalho esclarece com a " istória " com o representante em Portugal da marca porque isto de desonestos está o mundo cheio e no sector automóvel, então...

Recomendo-te muita atenção á reparação do carro proque te sujeitas a gastar um balúrdio, recebes o carro pintadinho, impecável, parece novo e depois vais à tal inspecção e, no final, o chassis está empenado, a transmissão desalinhou muito e está sem remédio, etç, etç, o carro é reprovado, não te dão os documentos e dispendeste um monte de dinheiro.

Depois continuas sem o poder vender, circular só sem documentos, seguro não há, e se voltas a ter um acidente vais preso, se for grave é sem sombra de dúvida. Em alternativa vende-lo para sucata por tuta-e-meia, isto é, mais ou menos o que te dão agora pela lata.

Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Resina » 9/1/2007 18:53

Eu tive um acidente contra um taxi, o qual fez asneira, mas não se deu como culpado, então a policia veio e assinalou o caso.
O taxi ficou sem documentos por não poder circular, assim como lhe aconteceu...
O meu veiculo tambem ficou sem puder circular, mas no meu caso não me ficaram com os documentos.
Quando levantei o relatorio da policia vinha la descrito que o outro veiculo por questões de segurança , os documentos ficariam retidos por questões de segurança num prazo de 30 dias.
João, a informação que tenho é que se o carro for para "abate", "salvado" ou mudança de "titular", poderás requeres à DGV desde que indiques a prova do mesmo.
Não tem lógica nenhuma seres obrigado a reparar o carro, quando tens uma melhor opção.
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

Off Topic - Acidente e Alerta

por Jooaaoo » 9/1/2007 17:59

Boa tarde...

Um dia antes de ir de férias de final de ano (que sorte do caraças) tive um acidente em que destruí por completo o carro... Chamou-se a Policia, e estes senhores, uma vez que o carro ficou impossibilitado de circular, reteram-me os documentos da viatura e que iriam enviar os mesmos para a DGV...

Agora só posso reaver os documentos, quando o carro estiver reparado, e só passando numa inspecção rigorosissima (dizem eles), demorando esta no minimo uma semana... Ficando por 100€ a inspecção e 80€ outra coisa qualquer...

Até aqui tudo bem...

O valor da reparação ultrapassa o valor comercial do carro...(Mesmo assim, vai ser reparado...)

Agora, imaginem que eu não queria reparar o carro, e queria vender assim tal como está para salvados da marca, não haveria maneira de conseguir reaver os documentos? Pois a marca ficava-me com o carro...caso ele tivesse documentos...

Deve haver alguma maneira de recuperar os documentos...ou não?!

Fica também o alerta para aqueles que não sabiam disto, para que quando tiverem um acidente, cujo o carro fique sem poder circular, evitem chamar a policia...

Abraços
Na Vida tudo é relativo...
Um fio de cabelo na cabeça é pouco...
Na sopa é muito...

Registado: 8/11/2005 11:28

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Mar58 e 57 visitantes