Caldeirão da Bolsa

SOARES DA COSTA: mais uma OPA recusada?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por edgar araujo » 12/1/2007 17:37

Eu vi. :lol:
Quem andará a comprar a .73??? Um milhao!!!

De certeza que não é para vender ao Sr Fino a .70
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA

Registado: 19/7/2006 16:27

por Mighty » 12/1/2007 17:32

Alguem seguiu o fecho da scosta... novas movimentações e rapado 1 milhao a 0,73. Ai, ai para a semana!!! :lol: :lol:
Up or down that´s the question!!

Registado: 27/8/2004 23:22

por Mighty » 12/1/2007 0:42

Caro Jas, gosto sempre de ler as suas opiniões, já que é sempre sensato e objectivo nas suas leituras.

Tudo parece indicar que será a TDU quem vai fazer a opa concorrente na SCO e isso também justifica que a cotação da SCO suba +5% ou seja para os 0,74.

Diz 5% por ser o valor minimo... mas isso poderia trazer o mesmo problema que surgiu ao fino, ou seja ninguem vender também.

Além de que acho naturalissimo, por muita "rejeição" que haja, que lhe vendam sempre uns 10 ou 20%. E com apenas +7% até atinge os 50% que tu achas necessários para dominar uma empresa)

Não estou a ver como com a cotação a estes niveis e com entradas de fundos. O Fino ainda não conseguiu comprar nenhuma até agora. Quem vende? Pequenos accionistas, Fundação Estrada, Salvador Caetano? Porque é que não vendem no mercado?
E não concorda que com toda a catadupa de noticias favoráveis para a scosta, se não existisse opa a sua cotação já estaria bem acima.

por zé povinho » 12/1/2007 0:25

pª scpnuno

daqui:
[quote]e que tal a SCO, a TDU e a CIMPOR?

Um "colosso" ibérico na construção civil, não?..... E eu até sem muito esforço encontro o denominador comum desta equação. [/quote]

... concordo com tudo do que dizes, execpto a última parte:

[quote]a que só falta o capital .... que deve haver no BCP[/quote]

não me parece que com a OPA ao BPI haja muito capital disponível, embora para os amigos sempre se arranje qualquer coisinha

Registado: 4/11/2002 23:38

Re: Re

por scpnuno » 12/1/2007 0:12

JAS Escreveu:p.S. - Só não entendo bem qual a vantagem da TDU em absorver a SCO...

Oh meu querido colega...

e que tal a SCO, a TDU e a CIMPOR?

Um "colosso" ibérico na construção civil, não? a que só falta o capital .... que deve haver no BCP. E eu até sem muito esforço encontro o denominador comum desta equação.

(não liguem, depois das 11 da noite ou viro lobisomem ou arranjo teorias de conspiração)

Beijocas
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

Re

por JAS » 11/1/2007 23:57

Touro Escreveu:
JAS Escreveu:Manuel Fino detém o controle da empresa

Caro JAS, ao que é dado saber a Investifino tem 43% do capital. Ou estarei enganado?

A Engil, antes de ser opada, era dominada com apenas 15%.
Numa empresa com capital disperso em bolsa a maior parte dos accionistas não participa nas AG's pelo que não se torna necessário deter 50% para ter o domínio.

Touro Escreveu:Desde o início da oferta a acção tem cotado sempre acima do valor da OPA. Se assim for até ao fim só um tonto vende na OPA em vez de vender no mercado. Caso queira vender, naturalmente.

Desde o início da oferta a SGO cotou sempre ABAIXO do valor da OPA.
Só passou dos 0,70 com a notícia do perdão da dívida.

E eu sempre achei que "apenas isso" não justificada a subida.

Na TDU também se justificou a subida com o mesmo motivo embora os analistas dissessem que isso apenas justificaria 2 ou 3 cêntimos de acréscimo na cotação.

Hoje começaram a falar de fusões e aquisições no sector da construção civil...

Tudo parece indicar que será a TDU quem vai fazer a opa concorrente na SCO e isso também justifica que a cotação da SCO suba +5% ou seja para os 0,74.

Touro Escreveu:Sendo a rejeição da OPA um assunto praticamente assente, surge agora o debate do que se passará após a OPA acabar.

Um assunto praticamente assente porquê?

Já te expliquei que o Fino não precisa de comprar nenhuma para dominar a empresa.

Além de que acho naturalissimo, por muita "rejeição" que haja, que lhe vendam sempre uns 10 ou 20%.
(E com apenas +7% até atinge os 50% que tu achas necessários para dominar uma empresa)

E ando a dizer desde o princípio que alguém irá comprar as dele por mais 5%.

Um abraço,
JAS

p.S. - Só não entendo bem qual a vantagem da TDU em absorver a SCO...
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por scpnuno » 11/1/2007 23:22

A Investfino tem uma equipa a gerir a SCO - ou a dirigir, que em grande parte é composta por pessoas que já lá estavam.

Em termos "produtivos", de quem realmente dirige as funções produtivas, poucas alterações houve.

Isto pode continuar assim eternamente, ou não?

Não que eu acredite que não haja algum coelho (ou coelheira) na cartola

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Touro » 11/1/2007 23:18

JAS Escreveu:Manuel Fino detém o controle da empresa

Caro JAS, ao que é dado saber a Investifino tem 43% do capital. Ou estarei enganado?

Desde o início da oferta a acção tem cotado sempre acima do valor da OPA. Se assim for até ao fim só um tonto vende na OPA em vez de vender no mercado. Caso queira vender, naturalmente.

Sendo a rejeição da OPA um assunto praticamente assente, surge agora o debate do que se passará após a OPA acabar.

Há uma certeza: tal como está, com Manuel Fino a presidir interinamente à SCO, não pode ficar. A Investifino é uma gestora de participações sociais não tem experiência executiva.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Cabecorra » 11/1/2007 20:55

M2 Capital Management reforça posição na Soares da Costa
A M2 Capital Management anunciou hoje, através de um comunicado emitido pela CMVM, que detém 5 milhões de acções ordinárias representativas de 3,1% do total de direitos de voto da construtora portuguesa.

Tiago Silva

No comunicado hoje emitido pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a M2 Capital Management adianta que "a sociedade de investimento e outra conta de investimento geridos pela M2 detêm, ao todo, 5 milhões de acções ordinárias. Em termos colectivos, essas acções representam 3,1% do total de direitos de voto da Soares da Costa. A data em que foi ultrapassado o limiar pertinente foi o dia 5 de Janeiro de 2007.

"As participações financeiras da M2 servem para fins de investimento e não com a intenção de influenciar o controlo ou a direcção da Soares da Costa”, acrescenta o documento.

DE
Ganhar ou perder é desporto.
Mas é sempre preferível ganhar!! :D

Registado: 24/8/2006 23:18

SCO

por JAS » 9/1/2007 19:57

Jiboia Cega Escreveu:mesmo que a OPA vá avante, nada impede a SCo de continuar as subidas, a não ser que seja retirada de bolsa, certo? Imagina que o Fino fica com o controlo da empresa mas ela continua a ser negociada, o caminho no meu entender é para que a cotação suba, visto que nos dois últimos anos tem recuperado bastante as perdas. Quem estiver dentro abaixo do prçeo da OPA então está duplamente seguro e não qtem com o que se preocupar.

Acho que tens toda a razão.

Resumindo o que tenho dito sobre a SCO:

- Não acredito que a CMVM atenda o novo pedido da ATM. Se já não lhes ligou nenhuma no 1º pedido este não vem acrescentar nada de novo. Além disso seria esquisito a CMVM mudar de posição depois da OPA ser iniciada.

- Continuo a achar muito provável que apareça uma opa concorrente e que ela não seja hostil para o Fino. Isso garantiria uma oferta a 0,74 ou até 0,75 para arredondar.

- A OPA não pode estar condenada a um insucesso dado que não foi estabelecido qualquer limite mínimo para ela ser considerada nula. Manuel Fino detém o controle da empresa, com as acções que já tem, e se não lhe venderem mais nenhuma até pode ser que fique contente... Para o sucesso de uma eventual opa concorrente basta que Manuel Fino lhes venda as que tem, o que eu penso que fará.

- A obtenção dos 90%, que permitiria lançar de seguida uma opa potestiva e retirar a SCO da bolsa, parece um cenário improvável.
Portanto o mais provavel é a SCO continuar na bolsa tal e qualmente como até aqui, e ir subindo ou descendo conforme as leis da procura e da oferta.

um abraço,
JAS

por Jiboia Cega » 9/1/2007 18:22

lois Escreveu:ok, vamos aguardar então, eu tou bem acima da linha de agua, e tenho tudo investido em sco, mas tb acredito na falha da opa se não já tinha vendido!! no entanto continuo assustado, acho que a cotação deveria estar um pouco mais acima, 72/73, mas mesmo que assim continue é o que é preciso pra que tudo corra pelo melhor dos soaristas!!

bons negocios a quem tá dentro e fora tb!!
abraços

lois, mesmo que a OPA vá avante, nada impede a SCo de continuar as subidas, a não ser que seja retirada de bolsa, certo? Imagina que o Fino fica com o controlo da empresa mas ela continua a ser negociada, o caminho no meu entender é para que a cotação suba, visto que nos dois últimos anos tem recuperado bastante as perdas. Quem estiver dentro abaixo do prçeo da OPA então está duplamente seguro e não qtem com o que se preocupar.

Corrijam-me se estiver errado...

Registado: 21/3/2006 10:46

OPA a 0.80

por CCL » 9/1/2007 17:24

A resistencia dos 0.70 foi superada com volume e funciona agora como um fortissimo suporte (mesmo os 0.71).

Isso prova também que o mercado anticipa a necessaria subida do valor da OPA (como é habitual e natural!)

Ha algum tempo um banco aconselhou os seus clientes não vender na OPA ja que o valor desta deveria subir.

:!:

Registado: 26/2/2006 10:26

por eulid » 9/1/2007 16:56

Para que a OPA falhe, basta alguém grande colocar-se a comprar acções a 0,71, que é o que parece estar a acontecer.

Registado: 6/12/2006 9:45

por lois » 9/1/2007 16:22

ok, vamos aguardar então, eu tou bem acima da linha de agua, e tenho tudo investido em sco, mas tb acredito na falha da opa se não já tinha vendido!! no entanto continuo assustado, acho que a cotação deveria estar um pouco mais acima, 72/73, mas mesmo que assim continue é o que é preciso pra que tudo corra pelo melhor dos soaristas!!

bons negocios a quem tá dentro e fora tb!!
abraços
"Na vida nunca se deveria cometer duas vezes o mesmo erro: há bastante por onde escolher..."
(Bertrand Russel)
http://quarto.blog.com/

Registado: 17/8/2006 17:40

por Mighty » 9/1/2007 16:10

Peço desculpa pelo lapso... Onde escrevi "acaba por nao ser um investimento risco reduzido", o não está a mais, uma vez que ia escrever não ser um investimento de muito risco.

por Mighty » 9/1/2007 16:05

Ooh Lois tem calma e um bocadinho de paciência que ainda a verás a 0,8 para ganhares algum.
É preciso é esperar mais uns dias... Penso que quem tem Scosta pouco acima de 0,7 acaba por não ser um investimento com um risco reduzido e com um potencial ganho interessante. Além disso é defensivo para uma possível queda dos mercados.
Eu tb estou dentro.

Re: COMPRAR

por lois » 9/1/2007 15:56

CCL Escreveu:Parece que não consigo comprar mais a 0.71€ ... os cofres nas compras encheram...

eu axo q estão é a vazar!! ou serei eu q tou a ver mal?!? :shock: :shock:
"Na vida nunca se deveria cometer duas vezes o mesmo erro: há bastante por onde escolher..."
(Bertrand Russel)

COMPRAR

por CCL » 9/1/2007 15:39

Parece que não consigo comprar mais a 0.71€ ... os cofres nas compras encheram...

Registado: 26/2/2006 10:26

por lois » 9/1/2007 15:37

pois é... se a opa se concretiza ou não, não sei, agora que cada vez estamos mais próximos dos 0.70 é visível... :evil: :evil:
(Bertrand Russel)

Re: re

por rsacadura » 9/1/2007 13:56

JAS Escreveu:
zé povinho Escreveu:o facto de elas estarem a cotar acima do preço nos últimos 3 dias, não chegará para fazer perigar o previsível sucesso da OPA, já que as quantidades negociadas andam muito longe dos 90.000.000 de acções ordinárias que estão em questão, e das 9.600 preferenciais.

Aí já não concordo contigo pois continuo a pensar que vai haver opa concorrente com +5%.

A comprovar isso está o volume do dia 5 que foi de 11M com o título a ir até aos 0,76.
E 11M são mais de 10% do objectivo dos 90M...

Um abraço,
JAS

Atenção que os 11 milhões n foram só vendas, mas também compras.

De qq das formas cada vez mais me convenço que abaixo de 0,8 nem vale a pena pensar em vender.

Cumprimentos

Cumprimentos

Registado: 20/10/2006 17:19

por edgar araujo » 9/1/2007 13:47

Edição Impressa - Finanças
Já com a OPA em curso 2007-01-09 00:05
Investidores insistem com CMVM para rever OPA da Soares da Costa
A associação de investidores volta a pedir, hoje, ao regulador que force Manuel Fino a subir a oferta das acções ordinárias. A ATM sugere o recurso a um auditor externo.

Sílvia de Oliveira e Ricardo Domingos

A oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela ‘holding’ de Manuel Fino sobre a Soares da Costa já foi registada pela CMVM, tendo arrancado ontem, mas ainda assim, a ATM – Associação dos Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais volta a insistir com o regulador para impor ao oferente uma revisão da contrapartida. Esta entidade considera injusta a diferença entre os preços propostos para as acções ordinárias e para as acções preferenciais, de 0,70 euros e 1,40 euros, respectivamente. E, depois de uma primeira queixa à CMVM, efectuada em Novembro do ano passado, a ATM volta à carga. Ao que o Diário Económico apurou, a associação, que irá enviar hoje à CMVM mais uma exposição sobre o assunto, rebate a fundamentação apresentada pela Investifino, no prospecto da OPA, e sugere, desta vez, a intervenção de um auditor externo. Isto, porque considerar que a determinação do preço não pode ser efectuada de acordo com os critérios estipulados no Código dos Valores Mobiliários. Diz o artigo 188º que “a contrapartida de OPA obrigatória não pode ser inferior ao mais elevado dos seguintes montantes: a) O maior preço pago pelo oferente (...) nos seus meses imediatamente anteriores à data da publicação do anúncio preliminar da oferta; b) O preço médio ponderado (...) durante o mesmo
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA

Registado: 19/7/2006 16:27

por eulid » 9/1/2007 13:45

Investidores insistem com CMVM para rever OPA da Soares da Costa

A associação de investidores volta a pedir, hoje, ao regulador que force Manuel Fino a subir a oferta das acções ordinárias. A ATM sugere o recurso a um auditor externo.

Sílvia de Oliveira e Ricardo Domingos

A oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela ‘holding’ de Manuel Fino sobre a Soares da Costa já foi registada pela CMVM, tendo arrancado ontem, mas ainda assim, a ATM – Associação dos Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais volta a insistir com o regulador para impor ao oferente uma revisão da contrapartida. Esta entidade considera injusta a diferença entre os preços propostos para as acções ordinárias e para as acções preferenciais, de 0,70 euros e 1,40 euros, respectivamente. E, depois de uma primeira queixa à CMVM, efectuada em Novembro do ano passado, a ATM volta à carga. Ao que o Diário Económico apurou, a associação, que irá enviar hoje à CMVM mais uma exposição sobre o assunto, rebate a fundamentação apresentada pela Investifino, no prospecto da OPA, e sugere, desta vez, a intervenção de um auditor externo. Isto, porque considerar que a determinação do preço não pode ser efectuada de acordo com os critérios estipulados no Código dos Valores Mobiliários. Diz o artigo 188º que “a contrapartida de OPA obrigatória não pode ser inferior ao mais elevado dos seguintes montantes: a) O maior preço pago pelo oferente (...) nos seus meses imediatamente anteriores

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 26273.html

Registado: 6/12/2006 9:45

re

por JAS » 9/1/2007 12:56

zé povinho Escreveu:o facto de elas estarem a cotar acima do preço nos últimos 3 dias, não chegará para fazer perigar o previsível sucesso da OPA, já que as quantidades negociadas andam muito longe dos 90.000.000 de acções ordinárias que estão em questão, e das 9.600 preferenciais.

Aí já não concordo contigo pois continuo a pensar que vai haver opa concorrente com +5%.

A comprovar isso está o volume do dia 5 que foi de 11M com o título a ir até aos 0,76.
E 11M são mais de 10% do objectivo dos 90M...

Um abraço,
JAS

por zé povinho » 9/1/2007 12:40

JAS

o facto de ter colocado a notícia não significa que ache que ela vai fazer a CMVM alterar alguma coisa.
achei interessante saber-se do assunto.

o facto de elas estarem a cotar acima do preço nos últimos 3 dias, não chegará para fazer perigar o previsível sucesso da OPA, já que as quantidades negociadas andam muito longe dos 90.000.000 de acções ordinárias que estão em questão, e das 9.600 preferenciais.

um abraço

por zé povinho » 9/1/2007 12:39

JAS

o facto de ter colocado a notícia não significa que ache que ela vai fazer a CMVM alterar alguma coisa.
achei interessante saber-se do assunto.

o facto de elas estarem a cotar acima do preço nos últimos 3 dias, não chegará para fazer perigar o previsível sucesso da OPA, já que as quantidades negociadas andam muito longe dos 90.000.000 de acções ordinárias que estão em questão, e das 9.600 preferenciais.

um abraço

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Phil2014 e 122 visitantes