Caldeirão da Bolsa

Toque de Midas - Teixeira Duarte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Zorro » 8/1/2007 8:44

Mercado avalia Teixeira Duarte 32% abaixo do valor das posições na Cimpor e BCP
A Teixeira Duarte tem na construção a sua principal actividade, mas as participações financeiras que detém representam mais de metade do valor dos activos da empresa liderada por Pedro Teixeira Duarte.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

Susana Domingos
sdomingos@mediafin.pt

A Teixeira Duarte tem na construção a sua principal actividade, mas as participações financeiras que detém representam mais de metade do valor dos activos da empresa liderada por Pedro Teixeira Duarte.

A companhia controla 22,5% da Cimpor e 4,76% do capital do Banco Comercial Português, participações accionistas que estão avaliadas no mercado em 1,43 mil milhões de euros. Já a Teixeira Duarte, apesar do salto de 17% que conseguiu na passada sexta-feira, vale ainda menos de mil milhões de euros, ou seja, cerca de 32% menos que a soma das participações accionistas que tem na maior cimenteira portuguesa (946 milhões) e no maior banco privado português (486 milhões).

Parte da forte subida das acções da Teixeira Duarte na sexta-feira ficou a dever-se a um "research" do USB, que aumentou o preço-alvo das acções da empresa de 2,35 euros para 2,55 euros. A recomendação de "compra" dos títulos é justificada precisamente pela valorização das acções da Cimpor e do BCP nas últimas sessões. O banco de investimento diz que estas duas participações representam 57% do total dos activos da Teixeira Duarte, que o UBS avalia em 2,4 mil milhões. Tendo em conta este valor, o banco de investimento refere que a Teixeira Duarte, a preços de quinta-feira, está a ser transaccionada em bolsa com um desconto de 34%. "A Teixeira Duarte também oferece uma oportunidade para ganhar exposição à Cimpor com um desconto de 46% face aos preços de mercado", refere o banco de investimento.

A diferença entre o valor de mercado da Teixeira Duarte e as suas posições na Cimpor e BCP estava sexta-feira nos 454 milhões de euros, mas até chegou a ser maior (acima de 600 milhões de euros em Agosto). Estes dois activos valiam 1,19 mil milhões de euros em Junho, tendo valorizado 240 milhões de euros desde então, até 1,432 mil milhões de euros. Este valor já cobre a totalidade da dívida da Teixeira Duarte, que em Setembro de 2006 era precisamente de 1,432 mil milhões de euros e nessa altura todas as participações financeiras do grupo cobriam apenas 96% da dívida.

O optimismo do UBS com as acções da Teixeira Duarte não é só explicado pela possibilidade de arbitragem com acções da Cimpor e BCP. O banco de investimento destaca outros catalizadores para os títulos, como a esperada recuperação da economia portuguesa e novos contratos de construção, avaliação mais baixa do que as construtoras espanholas de média dimensão e a possibilidade de vir a integrar o PSI-20.

Z

Registado: 31/3/2006 10:10

por Peter_Borgas » 8/1/2007 0:18

A td se acontecer o que aconteceu a ultima vez que a UBS deitou ca para fora um target. Sobe no dia, no 2º dia sobre ao abrir da bolsa e depois corrige para o valor da abertura. BN

Registado: 3/11/2006 12:56

por Peter_Borgas » 8/1/2007 0:13

depende que banco usas.

Registado: 3/11/2006 12:56

por Brah » 7/1/2007 14:33

Já agora outra duvida...

os cofs só dá para visualizar nos sites dos bancos?é que o meu não disponibliza :evil: :evil: não há outro site de acesso "livre" que os disponiblize?

obrigado e abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por Brah » 7/1/2007 14:18

Date - time Quote Volume
17:35:46 2.33 3505
17:35:10 2.33 495
17:35:10 2.33 5405
17:32:48 2.33 2530
17:30:54 2.33 5000
17:30:02 2.33 65
17:30:02 2.33 100
17:30:02 2.33 400
17:30:02 2.33 600
17:30:02 2.33 835
17:30:02 2.33 1000
17:30:02 2.33 2000
17:30:02 2.33 2100
17:30:02 2.33 2810
17:30:02 2.33 3290
17:30:02 2.33 3565
17:30:02 2.33 4000
17:30:02 2.33 4000
17:30:02 2.33 4500
17:30:02 2.33 4900
17:30:02 2.33 5000
17:30:02 2.33 5000
17:30:02 2.33 6000
17:30:02 2.33 23000
17:30:02 2.33 30000

Estas foram as ultimas transacções de 6ª... é muita acção para o que a TDU está habituada (se bem que temos que considerar que foi um dia "anormal" :wink: ) ainda assim, o facto de ter fechado em máximo é um bom prenuncio :lol:
mas preocupa-me o facto de no fecho a melhor oferta ser a 2,3... depois de tanta acção comprada a 2,33... não sei qual a explicação :roll: se alguém quiser ajudar... :wink:

ainda assim vou mantê-las pelo menos até à abertura amanha...

abraço

por npatriarca » 6/1/2007 1:19

The Mechanic Escreveu:The Mechanic 09/11/06
Não tem nada que saber : ou fui eu , ou foi o Bond ou o Margemsul ou o Garfield ou o Zorro, que somos os unicos 5 gajos com acções desta "tristeza" ...é a malta das gajas e vinho verde ao ataque .

Lembram-se ?!
A TDU cotava a 1,72 e só nós os 5 estavamos investidos . Éramos jovens e tinhamos sonhos...

Um abraço ,

The Mechanic

Caro Lobo

Já não somos 5, agora somos uns 5000 e isto já parece Benidorm em pleno Verão carregado de malta em "viagens de finalistas". O meu trade já vai nos 60% e vou reflectir no fim de semana se espero (!! ??) pelo PT dos 2,55.

Espere, ou não, deixo duas palavras ao meu amigo, que me desperou atenção para empresa do "Sr.Palito":

1. Obrigado
2. Bazaruto (Moçambique)
<b>Margem Sul</b>
<i>Investido do lado certo do rio. </i>

<b><i>"Demasiadas vezes aceitamos toda a m**** que nos dão (e quando calha ainda pagamos)"</i> Fernando Alves@TSF a propósito dos "famosos".</i></b>

Registado: 7/3/2006 1:13

por Garfield » 6/1/2007 0:59

The Mechanic Escreveu:The Mechanic 09/11/06
Não tem nada que saber : ou fui eu , ou foi o Bond ou o Margemsul ou o Garfield ou o Zorro, que somos os unicos 5 gajos com acções desta "tristeza" ...é a malta das gajas e vinho verde ao ataque .

Lembram-se ?!
A TDU cotava a 1,72 e só nós os 5 estavamos investidos . Éramos jovens e tinhamos sonhos...

Um abraço ,

The Mechanic

bons velhos tempos.

infelizmente nao pude apanhar os 2 ultimos disparos da TDU pois o 1º atirou-me borda fora ali nos 1,85€ tinha eu entrado na estação dos 1,38€.

foi uma boa viagem, podia ter sido muito melhor se só saísse agora mas quem tudo quer tudo perde.

mas não pensem que abandonei os meus associados pois estou-vos acompanhar sossegadinho na SOI.

eu e o Mechanic temos tendencia a estar no mesmo comboio em alturas muito semelhantes, assim nunca ninguem sabe qual dos 2 é que efectivamente manipula o titulo. :)

da Novabase nao guardo boas recordações, de trade a querer ser ganhador acabou por ser um trade perdedor.

nos tempos recentes ha 2 coisas que me saltam à vista , quando a UBS fala tudo sobe e quando o BCP fala tudo desce... faz me pensar...

Registado: 9/2/2005 4:29

por Brah » 6/1/2007 0:35

eu tou como o margem sul... ainda ontem pensava que se daqui a 1 - 2 mesitos tivessem subido 20 cents já era bem bom... assim ainda melhor!! 8-) 8-)

mas também não sei se serão de manter, ela fechou quase no máximo (2,34 se não vi mal) o que poderá ser um bom prenúncio... mas uma subida assim tão abrupta... poderá significar que vai haver gente a querer realizar mais valias... ou poderá ainda ter um comportamento semelhante à ultima subida e aguentar-se perto do valor actual...

grande ajuda não?? :mrgreen: :mrgreen: ou sobe, desce ou mantem!! :lol: :lol:

A verdade é que neste momento acho que 2ª feira vai ser uma incógnita... :evil: :evil:

eu tenho-as a 2€, e vou mante-las mas se vierem aos 2,3 saio fora, sempre tenho uma margem de lucro razoável... 8-) 8-)

abraço

por The Mechanic » 6/1/2007 0:31

The Mechanic 09/11/06

Lembram-se ?!

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Cabecorra » 6/1/2007 0:14

eulid Escreveu:
Cabecorra Escreveu:Atenção que também houve uma actualização bem alta do PT da SCO pelo Caixa BI

Coisa que não aconteceu hoje...
Basta comparares a altura da publicação da notícia do pagamento da dívida com a subida da SCOE e logo verás...

Méquié?!...

Não saiu hoje, mas também não foi no ano passado!! :roll:

O que torna a situação de ambas algo idêntica, pese embora as LIGEIRAS diferenças no espaço temporal. 8-) Até porque, no caso da SCO seria previsível maior demora na reacção a qualquer uma das notícias face ao travão protagonizado pelo valor da OPA.

Não se pode afirmar com tanta certeza se foi uma ou outra notícia que provocou a subida, ou, muito pelo contrário, de certeza que foram as duas em conjunto e em ambas as cotadas! :mrgreen:
Ganhar ou perder é desporto.
Mas é sempre preferível ganhar!! :D

Registado: 24/8/2006 23:18

por eulid » 5/1/2007 23:36

Cabecorra Escreveu:Atenção que também houve uma actualização bem alta do PT da SCO pelo Caixa BI

Coisa que não aconteceu hoje...
Basta comparares a altura da publicação da notícia do pagamento da dívida com a subida da SCOE e logo verás...

Registado: 6/12/2006 9:45

por npatriarca » 5/1/2007 23:31

C R E D O

Saí do PC às 11h30 e já ia contentinho com as notícias..... chego agora frente a um computador e a TDU subiu 17% !!!! :shock: 8-) :lol: 8-) :lol: 8-) :lol: Que maravilha ! :)

Que grande coincidência de circunstâncias.... estes tipos da UBS são bem relacionados, parece que "adivinham".

Seja como seja, estou muito curioso com a abertura de 2ªfeira e estarei atento até onde chega, pois com um valor destes começo a pensar em sair, já pulverizei qualquer objectivo que tivesse definido.
<b>Margem Sul</b>
<i>Investido do lado certo do rio. </i>

<b><i>"Demasiadas vezes aceitamos toda a m**** que nos dão (e quando calha ainda pagamos)"</i> Fernando Alves@TSF a propósito dos "famosos".</i></b>

Registado: 7/3/2006 1:13

por Cabecorra » 5/1/2007 23:28

eulid Escreveu:
iurp Escreveu:A questão é que grande parte desta subida nada teve a ver com o pagamento da dívida do governo angolano mas sim com o target da UBS.Nunca ouvi dizer que receber metade é um bom negócio. Só o é porque a perspectiva seria receber 0.

Abraço e BN

O catalizador inicial para as subidas da TDU foi efectivamente o price-target da UBS. Contudo, o segundo catalizador, que se sobrepôs ao efeito da UBS foi efectivamente a notícia da Angola, que levou o título após a suspensão até aos 2,34. E porquê digo que o pagamento da dívida foi o catalizador principal na TDU ? Porque a SCOE subiu até aos 0,76 ;)

Atenção que também houve uma actualização bem alta do PT da SCO pelo Caixa BI
Ganhar ou perder é desporto.
Mas é sempre preferível ganhar!! :D

Registado: 24/8/2006 23:18

por Brah » 5/1/2007 23:28

Meus caros, nos negócios muitas vezes "a ganhar se perde e a perder se ganha"... :shock: :shock: :mrgreen:

O que a TDU fez não foi mais do que assegurar que pelo menos recebia metade (que já corresponde a um grande encaixe) em vez de esperar indefinidamente pelo todo...
E há algo que deve se considerado, estas grandes empresas não brincam e não dão ponto sem nó...
apesar de desconhecer as suas empreitadas em áfrica, tenho a certeza que esta metade já lhes deu uma margem de lucro muito grande, em mercados como este a margem de lucro é enorme pois os preços são inflaccioadíssimos (os nossos brother's querem "progresso" e até pagam diamantes se for preciso :lol: ou pelo menos prometem :mrgreen: :mrgreen: )

desta forma pode ter obtido um lucro menor do que esperariam, mas decerto serão de novo tidos em linha de conta para novos concursos, enquanto que se tivessem adoptado uma posição intransigente arriscar-se-iam a ficar de fora...

Agora só têm é de "aferir" o preço para os próximos concursos :mrgreen: :mrgreen:

é a minha humilde opinião...

abraço

por eulid » 5/1/2007 23:17

iurp Escreveu:A scoa foi nitidamente um movimento especulativo que a levou a 0,76 mas que fechou a 0,73 e está associado aos movimentos gerados pelo registo da opa.
Parece-me...

Não. Se leres as várias mensagens aqui no fórum e as várias notícias, facilmente chegarás à conclusão que foi tudo devido ao pagamento das dívidas.
Passo a citar:

As acções da Soares da Costa e da Teixeira Duarte registam fortes ganhos em bolsa, avançando mais de 10%, com o anúncio do perdão de metade da dívida da República de Angola, no âmbito de um protocolo assinado entre a antiga colónia portuguesa e o Estado português.

Os títulos da Teixeira Duarte [Cot] seguiam a valorizar 14,14% para os 2,26 euros, tendo chegado a ganhar mais de 17% durante a sessão, para atingirem um novo máximo histórico.

As acções da construtora chegaram a estar suspensas da negociação a aguardar a divulgação de informação privilegiada. A empresa voltou a negociar, depois de ter emitido uma nota onde informava o regulador do mercado de que aceite a proposta de Angola de receber 40,8 milhões de euros, abdicando do pagamento dos restantes 50%.

O mesmo perdão foi concedido também pela Soares da Costa. A construtora, que está a ser alvo da OPA de Manuel Fino, comunicou à CMVM que aceitou a proposta de pagamento imediato de 24,3 milhões de euros, "correspondentes a 50% do valor global da divida externa reconhecida pelo Estado Angolano".

Em reacção ao anúncio, os títulos da Soares da Costa [Cot] dispararam 10,14% para um novo máximo desde meados do mês de Agosto de 2006, seguindo a cotar nos 0,76 euros, um valor 8,5% superior ao da contrapartida da OPA da Investifino, de 0,70 euros.

A recuperação de parte da dívida angolana animou os títulos das construtoras na sessão de hoje. A Soares da Costa [Cot] chegou a ganhar mais de 10%, terminando o dia a cotar nos 0,73 euros, enquanto que a Teixeira Duarte [Cot] ficou um novo máximo histórico nos 2,33 euros, após uma subida de mais de 17%.

por iurp » 5/1/2007 23:11

A scoa foi nitidamente um movimento especulativo que a levou a 0,76 mas que fechou a 0,73 e está associado aos movimentos gerados pelo registo da opa.
Parece-me...
Acredito que na onda psicológica do mopvimento de alta na TDU tenha havido algum efeito. Mas se pensarmos bem...receberam metade. E o mercado devia penalizar isso.

Abraço e BN

Registado: 23/1/2006 23:54

por eulid » 5/1/2007 23:03

iurp Escreveu:A questão é que grande parte desta subida nada teve a ver com o pagamento da dívida do governo angolano mas sim com o target da UBS.Nunca ouvi dizer que receber metade é um bom negócio. Só o é porque a perspectiva seria receber 0.

Abraço e BN

O catalizador inicial para as subidas da TDU foi efectivamente o price-target da UBS. Contudo, o segundo catalizador, que se sobrepôs ao efeito da UBS foi efectivamente a notícia da Angola, que levou o título após a suspensão até aos 2,34. E porquê digo que o pagamento da dívida foi o catalizador principal na TDU ? Porque a SCOE subiu até aos 0,76 ;)

por iurp » 5/1/2007 22:51

A questão é que grande parte desta subida nada teve a ver com o pagamento da dívida do governo angolano mas sim com o target da UBS.Nunca ouvi dizer que receber metade é um bom negócio. Só o é porque a perspectiva seria receber 0.

Abraço e BN

Registado: 23/1/2006 23:54

por eulid » 5/1/2007 22:39

Bem, isto chegou ao cúmulo de um simples encaixe de 40 milhões equivalerem a uma subida de 17% num único dia. Digo simples encaixe, porque uma subida de 17% equivale a uma valorização BASTANTE superior do que 40 milhões. Se a TDU e SCOE subiram devido a estes encaixes de Angola, então a Mota-Engil deve chegar Segunda-feira ao céu, com um recebimento de um valor superior à TDU e SCOE:

O grupo Mota-Engil também abdicou de receber metade da dívida da República de Angola, preparando-se para encaixar um valor superior ao anunciado pela Teixeira Duarte, revelou António Mota, presidente da Mota-Engil, ao Jornal de Negócios Online.

por Queromais.pt » 5/1/2007 22:24

Mas que dia!

Breves considerações:

- quebra da resistência 2,04 euros
- forte volume
- a maior vela branca da história da Teixeira Duarte
- RSI a "ferver"
- situação bulish a médio prazo (MM15>MM50>MM200)
- ter em atenção que a última vela branca provocou um gap na sessão seguinte acabando por originar uma vela preta, lateralizando desde o dia 11 de Dezembro até ontem. Nunca se sabe!

Imagem

Imagem

[/img]

Registado: 8/4/2006 1:05

por Cali » 5/1/2007 20:50

Acho que o final da sessão foi optimo.
Andei a cavalga-la durante o dia ficando com preço médio de 2,09. Larguei a 2,27 , mas não resisti a recomprar metade da posição a 2,28 , pouco antes do fecho. Não me admiraria de vê-la romper rapidamente os 2.40 na segunda-feira.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

P/ Reflexão

por valves » 5/1/2007 20:24

há partida será mais caro ou mais barato puxar pela TDU em relação a titulos do PSI como a EDP onde há partida existem CFD´S disponiveis e portanto a possibilidade de alavancagem que na TDU não existe ou está mais condicionada ?
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

TDU!TDU!

por Zorro » 5/1/2007 19:53

Ehehhe....REentrada a 2,15 8-) ...pela ordem que lá ficou a 2,30 de 305.000 acções :shock: na compra isto não fica por aqui.Parabéns a quem acreditou e acredita nesta Teixeira :wink: .Principalmente ao lobo que deve controlar esta cena toda...Tu não me enganas... :mrgreen:
Só estou muito aborrecido com uma situação que vai sucedendo continuadamente :twisted: .Se eu soubesse de antemão os targets que vão saindo era milionãrio...já percebo melhor como existem cada vez mais pessoas ricas no mundo da finança :evil: .Apetecia-me espetar a espada em muito boa gente(não no sentido gay,claro...) :mrgreen: Z

Registado: 31/3/2006 10:10

por zé povinho » 5/1/2007 16:51

caro OPA

isso é verdade, mas se a TDU aprender a lição vai ter que facturar as obras pelo dobro :wink:

e quando receber novamente só metade da dívida: fica tudo bem!

isso não são principios de gestão, podem ser de política; de "negritude"...qualquer outra coisa a que não sei dar nome.

Registado: 4/11/2002 23:38

por OPA » 5/1/2007 16:41

Em relacao a divida de Angola, penso que segue a maxima `mais vale um passaro na mao que dois a voar`. Quando e que o Estado Angolano pagaria a divida? Que possibilidade tem a TDU de exigir o pagamento da divida? Ja pensaram que isto e dar um passo atras para depois dar dois a frente? A TDU pasara a estar numa posicao de vantagem nas proximas obras do regime, ca para mim o resto da divida ate foi parar aos bolsos de alguem como garantia de proximas obras. Mas isto sou eu a divagar...

Registado: 9/6/2005 11:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, m-m, TheKuby e 74 visitantes