Bolsa de Xangai - um caldeirão ao rubro
nunofaustino Escreveu:esta discussão já tem N anos... CB... diz-me um que tenha tido tanto sucesso como ele e tenha utilizado a AT.
O importante é encontrarmos aquilo em que somos bons... mas mesmo bons... e utilizarmos isso para atingir os nossos objectivos... quer seja ser trader atraves da AT, da AF, ser cozinheiro, ser carpinteiro, taxista ou professor...
Foi isso que o Bill Gates, o da Ikea, o do WalMart, entre muitos, fizeram...
Um abraço
Nuno
é claro que tambem os há e não serão poucos, o george soros por exemplo um expeculador puro entre muitos outros que usam o mercado só para fazer mais valias e não ficar com as empresas talvez não com tanta fortuna como o sr Buffet, mas que os há lá isso há, não sei se algum de voces leu o livro "magos do mercado" onde se vê de tudo, uns atraves da analise fundamental outros atraves da tecnica transformaram meia duzia de dolares em autenticas fortunas, é claro que o senhor Buffet por volta de 1960 ao fundar o seu fundo contou com um valor de 100,000 dolares o que na altura era já uma fortuna, mas o que eu mais admiro foram aqueles que partiram de um valor bastante pequeno inclusive depois de terem falido varias vezes, e conseguirem apurar o seu sentido para a acumulação de valor.
esta discussão já tem N anos... CB... diz-me um que tenha tido tanto sucesso como ele e tenha utilizado a AT
.
O importante é encontrarmos aquilo em que somos bons... mas mesmo bons... e utilizarmos isso para atingir os nossos objectivos... quer seja ser trader atraves da AT, da AF, ser cozinheiro, ser carpinteiro, taxista ou professor...
Um abraço
Nuno
Um abraço
Nuno
castelbranco Escreveu:Keyser Soze Escreveu:castelbranco Escreveu:não faço analise fundamental porque não adianta coisa nenhuma, porque uma empresa que val hoje x amanhã pode valer y e pronto estamos sempre na mesma, porque no futuro ninguem sabe se essa empresa vai ser boa ou má, até ali sabemos que foi boa ou má, no futuro não se sabe...isso faz-me lembrar os analistas fundamentais em 100 poucos acertam ou seja a margem de erro é tão grande que val o que val, e o que acho sobre essa materia é simplesmente isso, caso me mostrem o contrario ficaria convencido mas como isso não existe, fico como estou
agora determinar quem é eis a questão
castelbranco não sabes quem é esta pessoa?
Keyser Soze Escreveu:castelbranco Escreveu:não faço analise fundamental porque não adianta coisa nenhuma, porque uma empresa que val hoje x amanhã pode valer y e pronto estamos sempre na mesma, porque no futuro ninguem sabe se essa empresa vai ser boa ou má, até ali sabemos que foi boa ou má, no futuro não se sabe...isso faz-me lembrar os analistas fundamentais em 100 poucos acertam ou seja a margem de erro é tão grande que val o que val, e o que acho sobre essa materia é simplesmente isso, caso me mostrem o contrario ficaria convencido mas como isso não existe, fico como estou
agora determinar quem é eis a questão
Be Cool Escreveu:Mas o que é que inibia os investidores globais de entrar no mercado chinês até há um ano atrás, ao contrário de outros emergentes como a India e a Rússia, por exemplo? Receios de quê?
E, por falar em Rússia, e porque estou em maré de perguntos, volto à carga: a bolsa de Moscovo está fechada desde dia 29/12? Ou é o site http://www.rts.ru/?tid=541 que entrou em hibernação nesse dia? Alguém sabe alguma coisa?
ó homem sabe que o dinheiro é que sabe quando é que deve entrar e sair, repare que as contas que lhe vão chegando para pagar é que determinam quando é que o dinheiro deve sair do seu bolso, ou seja não é propriamente voce quem manda no dinheiro mas sim toda a maquina onde ele está envolvido, e para receber é a mesma coisa, para investir é igual
castelbranco Escreveu:não faço analise fundamental porque não adianta coisa nenhuma, porque uma empresa que val hoje x amanhã pode valer y e pronto estamos sempre na mesma, porque no futuro ninguem sabe se essa empresa vai ser boa ou má, até ali sabemos que foi boa ou má, no futuro não se sabe...isso faz-me lembrar os analistas fundamentais em 100 poucos acertam ou seja a margem de erro é tão grande que val o que val, e o que acho sobre essa materia é simplesmente isso, caso me mostrem o contrario ficaria convencido mas como isso não existe, fico como estou

Mas o que é que inibia os investidores globais de entrar no mercado chinês até há um ano atrás, ao contrário de outros emergentes como a India e a Rússia, por exemplo? Receios de quê?
E, por falar em Rússia, e porque estou em maré de perguntos, volto à carga: a bolsa de Moscovo está fechada desde dia 29/12? Ou é o site http://www.rts.ru/?tid=541 que entrou em hibernação nesse dia? Alguém sabe alguma coisa?
não faço analise fundamental porque não adianta coisa nenhuma, porque uma empresa que val hoje x amanhã pode valer y e pronto estamos sempre na mesma, porque no futuro ninguem sabe se essa empresa vai ser boa ou má, até ali sabemos que foi boa ou má, no futuro não se sabe...isso faz-me lembrar os analistas fundamentais em 100 poucos acertam ou seja a margem de erro é tão grande que val o que val, e o que acho sobre essa materia é simplesmente isso, caso me mostrem o contrario ficaria convencido mas como isso não existe, fico como estou
castelbranco Escreveu:Be Cool Escreveu:Eu continuo sem perceber verdadeiramente porque é que só em 2006 este rally supersónico teve início!! Se a economia chinesa já vinha a crescer há vários anos a este ritmo, porquê só agora esta procura alucinante das acções? Alguém aqui tem uma resposta convincente?
essa do crescimento se sobe ou se desce é muito discutivel e depende sempre como é que as contabilidades são feitas
eu continuo sempre na minha, só acredito naquilo que vejo, e nunca pelo que ouço dizer, assim sendo o que vejo no mercado chines é uma subida que começou em 2005, e está neste momento ao rubro, e pelo que a historia diz que quando se vê isto, que se está a ver, um mercado está a chegar a uma exaustão, e pronto tudo o resto são historias para contar á lareira numa noite de inverno.
A contabilidade acaba sempre por reflectir a saúde e performance das empresas. Pode-se diferir uns resultados nada mais e nada de significativo.
Mas o castelbranco diz que o mercado está ao rubro. Com base em que? No gráfico? Olhou para o gráfico e percebeu isso?
Porque não tenta fazer uma abordagem fundamental? Até pode não ser a determinada empresa mas à economia chinesa.
Abraço
Be Cool Escreveu:Eu continuo sem perceber verdadeiramente porque é que só em 2006 este rally supersónico teve início!! Se a economia chinesa já vinha a crescer há vários anos a este ritmo, porquê só agora esta procura alucinante das acções? Alguém aqui tem uma resposta convincente?
essa do crescimento se sobe ou se desce é muito discutivel e depende sempre como é que as contabilidades são feitas
eu continuo sempre na minha, só acredito naquilo que vejo, e nunca pelo que ouço dizer, assim sendo o que vejo no mercado chines é uma subida que começou em 2005, e está neste momento ao rubro, e pelo que a historia diz que quando se vê isto, que se está a ver, um mercado está a chegar a uma exaustão, e pronto tudo o resto são historias para contar á lareira numa noite de inverno.
...a propósito de bolsas emergentes, o que se passa com a de Moscovo? Está encerrada há uma semana? É que no site respectivo - http://www.rts.ru/?tid=541 - desde o dia 29 que não há qualquer actualização de dados!!
castelbranco Escreveu:Rui12ld Escreveu:castelbranco,
eu não estou a dizer que os preços possam baixar, até podem, e manter-se assim durante meses a fio.
Mas a questão é que eu sou um fndamentalista e como tal olho para os activos. E posso dizer-te que os activos não estão caros.
Abraço
Pois...mas tu no post anterior disseste que se podia esperar sentado!!! a não ser que seja sentado só por uns dias...
Há muito $ a querer entrar, qq recaída será passageira. Os preços ainda não reflectem justamente o valor dos activos. Curtos só lá para 2010 qd o mercado chinês estiver mais maduro.
Atenção, é que na minha opinião o que se vê agora não se trata de euforia mas de uma correcção para o justo valor.
É qq coisa como uma empresa farmaceútica descobrir um medicamento e disparar 500% numa semana, pq entrar curto se o VAL (ou outro indicador qq fundamental) nos diz que o valor futuro é de +1000%?
O preço está esticado por ter subido 500%? Está! No entanto o activo está barato.
Abraço
Rui12ld Escreveu:castelbranco,
eu não estou a dizer que os preços possam baixar, até podem, e manter-se assim durante meses a fio.
Mas a questão é que eu sou um fndamentalista e como tal olho para os activos. E posso dizer-te que os activos não estão caros.
Abraço
Pois...mas tu no post anterior disseste que se podia esperar sentado!!! a não ser que seja sentado só por uns dias...
quando os preços sobem a pique depois de estarem a subir muito tempo com subidas sustentadas, esse sinal costuma ser o de exaustão independentemente dos per´s serem baixos ou não
lembro-me do Pedro Caldeira aplicar essa teoria aqui há alguns anos atrás na bolsa espanhola em 2000 e 2001 num site que tambem desapareceu chamado de onbolsa, e os resultados não foram nenhuns, pois esse factor não digo que não seja aplicado para o longo prazo, mas para fazer negocios em prazos aceitaveis para quem segue o mercado diariamente ou quase diariamente não serve para nada.
temos variadissimos exemplos de mercados quando picam a exaustão, temos um que nos pode servir de exemplo, que são os metais, eu na altura de abril maio falei varias vezes para o perigo do mercado dos metais estarem a trabalhar um topo importante, devido á sua subida a pique, fui criticado como já é habito e depois foi aquilo que se viu, certamente quem entrou nesse pico ainda agora deve estar á espera da recuperação, é claro que no longo prazo poderemos subir acima desse pico, mas eu pergunto quando? será que haverá alguem capaz de estar á espera tanto tempo que chegue uma coisa que não se sabe se chega e quando chega?
lembro-me do Pedro Caldeira aplicar essa teoria aqui há alguns anos atrás na bolsa espanhola em 2000 e 2001 num site que tambem desapareceu chamado de onbolsa, e os resultados não foram nenhuns, pois esse factor não digo que não seja aplicado para o longo prazo, mas para fazer negocios em prazos aceitaveis para quem segue o mercado diariamente ou quase diariamente não serve para nada.
temos variadissimos exemplos de mercados quando picam a exaustão, temos um que nos pode servir de exemplo, que são os metais, eu na altura de abril maio falei varias vezes para o perigo do mercado dos metais estarem a trabalhar um topo importante, devido á sua subida a pique, fui criticado como já é habito e depois foi aquilo que se viu, certamente quem entrou nesse pico ainda agora deve estar á espera da recuperação, é claro que no longo prazo poderemos subir acima desse pico, mas eu pergunto quando? será que haverá alguem capaz de estar á espera tanto tempo que chegue uma coisa que não se sabe se chega e quando chega?
Realmente após esta gap em alta, tivemos algumas correcções (ontem) o que pode significar que esta será uma gap de exaustão.
Podemos assitir a algumas correcções nos próximos dias mas a médio/longo prazo esta tendência deverá continuar.
Não acho é que seja melhor altura para entrar agora, talvez daqui a alguns dias...
Podemos assitir a algumas correcções nos próximos dias mas a médio/longo prazo esta tendência deverá continuar.
Não acho é que seja melhor altura para entrar agora, talvez daqui a alguns dias...
- Anexos
-
- FXI china.png (11.72 KiB) Visualizado 1485 vezes
Quem espera por uma forte correcção para entrar pode esperar sentado. O PER médio das empresas está abaixo do mercado Europeu e dos EUA, a moeda está desvalorizada qq coisa como 30% face ao dólar, e o país cresce a taxas brutais, as quais embora se possam moderar nunca vão deixar de ser superiores as nossas.
Dem uma olhada para os fundamentais e percebem que há muitas empresas desvalorizadas. Não é dificil encontrar empresas com PER's de 1 dígito e crescimento das receitas de 20% ao ano. O que é que creêm que o activo vai fazer? Desvalorizar?
Dem uma olhada para os fundamentais e percebem que há muitas empresas desvalorizadas. Não é dificil encontrar empresas com PER's de 1 dígito e crescimento das receitas de 20% ao ano. O que é que creêm que o activo vai fazer? Desvalorizar?
Sim, mas as valorizações supeque referi são na China (O yen é a moeda do Japão).
Quem, em 2006, investiu na China através de fundos como os da Fidelity, JF ou Parvest, ficou muito longe de bater o índice mas, ainda assim, conseguiu, retornos entre 75% e 70%, em dólares.
Em relação ao Japão, surpreende-me que as rentabilidades obtidas pelos diversos fundos apresentem variações tão grandes, mesmo quando comparamos fundos baseados na mesma moeda.
Resta ver, agora, é como a bolsa chinesa se comportará, quando chegar a altura de uma correcção. Tendo em conta esta subida aos céus, não me admiraria que viesse a ser mais uma queda livre.
Quem, em 2006, investiu na China através de fundos como os da Fidelity, JF ou Parvest, ficou muito longe de bater o índice mas, ainda assim, conseguiu, retornos entre 75% e 70%, em dólares.
Em relação ao Japão, surpreende-me que as rentabilidades obtidas pelos diversos fundos apresentem variações tão grandes, mesmo quando comparamos fundos baseados na mesma moeda.
Resta ver, agora, é como a bolsa chinesa se comportará, quando chegar a altura de uma correcção. Tendo em conta esta subida aos céus, não me admiraria que viesse a ser mais uma queda livre.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], tami e 98 visitantes