Caldeirão da Bolsa

E se a opa da Sonaecom fracassar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re

por JAS » 4/1/2007 19:30

Ulisses Pereira Escreveu:E depois há uma questão importante: Se Bruxelas se pronuncia é sobre uma perspectiva europeia e não nacional. E, nesta óptica, naturalmente que não há questões concorrenciais relevantes.

Completamente de acordo.
Se houvesse algum problema de concorrência a nível europeu a própria opa tinha tido parecer de Bruxelas.
Não teve nem vai ter.

Ter 60% do mercado português não será nada de especial pois virá aí o tempo em que os operadores serão pura e simplesmente "europeus".
E, no nosso caso, poderão facilmente ser espanhóis...

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Ulisses Pereira » 4/1/2007 19:21

É possível mas... recordo as limitações que a legislação europeia ainda tem. Há quanto tempo vêm avisando o Esadto português para a necessidade de terminar com as "golden shares" e o Estado Português (e outros na Europa) continuam a fazer ouvidos moucos...

E depois há uma questão importante: Se Bruxelas se pronuncia é sobre uma perspectiva europeia e não nacional. E, nesta óptica, naturalmente que não há questões concorrenciais relevantes.

Vamos ver o que nos reserva ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por rmachado » 4/1/2007 19:11

É verdade Ulisses...

Mas quem é que se aventura contra um colosso com 60% ou mais de mercado?

Pelo preço? Pela qualidade de serviços?

Isso parece que é atirar areia para os olhos de alguém.

E será que não colocam a coisa em termos de, só quando existir algúem interessado (com proposta real) na tal compra é que pode avançar a OPA?

Registado: 24/8/2004 10:42

por Ulisses Pereira » 4/1/2007 17:42

Isso pode acontecer, mas o facto da terceira licença ir a concurso para o aparecimento de um novo operador, penso que é um argumento forte para tornar ainda mais difícil que isso venha a ser uma realidade.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rmachado » 4/1/2007 17:38

Só uma questão, pois não conheço os meandros da decisão da AdC.

Será que a OPA, não falhará por intervenção de terceiros, nomeadamente no que diz respeito ao móvel?

É que se a condição é separar o fixo... parece-me que uns senhores em Bruxelas vão cair em cima da operação, talvez empurrados pela Vodafone...

Qual é o historial de concentração de redes movéis na Europa?

Registado: 24/8/2004 10:42

por Ulisses Pereira » 4/1/2007 13:36

Luis, Repara ... se fosse tão certo que para a Sonae seria um negócio da China, os accionistas da PT ~estariam intransigentes quanto à venda. Ou seja, apesar do mercado - no geral - considerar que é um bom negócio para a Sonae.com, a avaliação não é unânime e ela já subiu 50% desde o lançamento da OPA. Portanto, o facto dela não estar a subir não tem que estar a ver com o facto de "não a deixarem subir". Mas é sempre mais fácil justificar dessa forma :)

João,
Isto no mínimo é contraditório com a expressão "acredito no sucesso da OPA a 9.50". Ou não?

eles estão a tentar pressionar nesse sentido, isso não quer dizer que não vendam. Porque se a OPA não se concretizar, ninguém nos grarante que a PT não volte para onde estava....

Também não deixa de ser interessante que um modelo de portfolio baseado nos "price targets" consiga bater sistemáticamente os índices de mercado.

Historicamente, esta afirmação é errada. Se no ano que terminou, as coisas correram bem é uma coincidência. Em termos históricos, tal não é verdade e há diversos estudos publicados (não para o mercado português) nesse sentido. MAs, empiricamente, basta fazeres uma pesquisa para os anos de 2000 a 2003 para concluires isso.

É curioso, mas também ainda não vi nenhum accionista com participação qualificada dizer que vai vender.

Claro que não dizem que vão vender. Qual o interesse deles nisso? O ojectivo é tentarem até à última que o preço seja o mais alto possível. Só se fossem anjinhos...

Quanto ao pacote de dividendos + spin off, parece-me claramente uma medida desesperada que descapitaliza a PT apenas para a defender da OPA. Não ácrescenta valor à empresa, bem pelo contrário.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por joao5 » 4/1/2007 13:26

As intervenções do Ulisses são sempre estimulantes e levam-me a adicionar alguns comentários á sua réplica:

Ulisses Pereira Escreveu:O mercado está claramente a tentar especular com uma contra-opa. Além disso, com a quantidade de instituições financeiras relevantes com participações na PT a pressão da cotação em alta para pressionar uma subida do preço é um cenário normal.

Isto no mínimo é contraditório com a expressão "acredito no sucesso da OPA a 9.50". Ou não?

A importância que dou aos price targets está bem explicada no artigo "O horóscopo da Bolsa" que escrevi há uns tempos atrás e que está disponível em http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=449

Artigo muito interessante!
Também não deixa de ser interessante que um modelo de portfolio baseado nos "price targets" consiga bater sistemáticamente os índices de mercado. Por exemplo o do Millennium, baseado no maior potencial de valorização de 5 títulos, em 2006 conseguiu uma valorização de 38% com o PSI20 a ficar-se pelos 28,6%, vidé http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/ ... 91713a.pdf

Se me referires accionistas que, no seu conjunto, totalizem mais de 30% que tenham manifestado a sua indisponibilidade para vender, penso que aí a OPA terá de facto poucas probabilidades de sucesso. Mas ainda não os vi.

É curioso, mas também ainda não vi nenhum accionista com participação qualificada dizer que vai vender.

A questão é - como é que uma empresa que tem esses argumentos andou tanto tempo sem que o mercado a valorizasse bem?

Totalmente em desacordo, porque:
- Parece-me que desde que os referidos argumentos ( pacote de dividendos + spin-off da PTM) foram avançados - mérito á provocação que a OPA desencadeou - o mercado os apreciou muito positivamente;
- O que se passou com a letargia da cotação da PTC passou-se um pouco por todas as empresas do PSI20 em 2005 - EDP, BCP, etc.

Registado: 2/9/2005 17:52

er

por luis lobs » 4/1/2007 10:31

»infelizmente» queria eu dizer.

Ja agora um reparo, a Snc tem o free float reduzido, deve ser inferior a 10% do capital.Penso que estao a travar a subida desde logo.

Ou nao tem sentido nao aparecerem ainda compradores com capacidade para mexer como titulo.

.
e' preciso viver nao apenas existir

Registado: 22/12/2004 11:38

rt

por luis lobs » 4/1/2007 9:01

Atomez Escreveu:
Barra Escreveu:O Belmirinho a esta hora tem a coisa controlada e bem conversada

Claro. Princípio básico de qualquer bom negociador -- "nunca faças uma pergunta sem saber de antemão a qual vai ser a resposta"

Lentamente, dia após dia vai saindo noticias que revelam para mim que a Sn quando avançou foi pela certa.>Tinha tudo conversado e bem explicito com o governo, que me parece muito concordante com tudo q a Sn diz.

A manutençao da Golden (em outros modos) facilita o entendimento.

Enfelizmente acho que a Opa avança, é unanime que a PT valia mais.

.
e' preciso viver nao apenas existir

Registado: 22/12/2004 11:38

Re

por JAS » 4/1/2007 3:10

eulid Escreveu:E a partir de quando é que teremos certezas absolutas que a compra irá ou não ser efectuada ? No dia 10 ? Ou só após Assembleia Geral da PT ?

Certezas só na sessão especial de bolsa(no dia seguinte ao prazo da opa) onde se apuram os resultados.

O dia 10 não sei o que é.
Mas se te referes ao último dia em que podem aumentar a oferta eu diria que nesse dia podemos ter mais hipóteses de advinhar o desfecho.

A AG da PTC irá resolver uma coisa importante que é a desblindagem dos estatutos:
- Sem a alteração a opa só se concretiza com 90% das acções e eu diria que isso é praticamente impossível de obter(a opa falha).
- Com a desblindagem dos estatutos a opa só precisa de 50,01% das acções para ser bem sucedida e isso parece-me possível ou até muito provavel.

Há outra coisa de que nos estamos a esquecer, eu incluído...
A PTC não sai de bolsa com o sucesso da opa enquanto a SNC não tiver 90% das acções e lançar uma opa potestativa ao restante capital.
Mesmo depois de adquirida pela SNC, poderá vir a valorizar-se se vier a fazer bons negócios na venda de alguns activos.
Mas eu diria que os Fundos e a maioria dos investidores, nessa altura, irão preferir SNC a PTC.
Pela simples razão de que se torna natural que os maiores lucros irão parar, mais tarde ou mais cedo, à sociedade dominante.

Um abraço,
JAS
-----------------

luis dias 33 Escreveu:-Se o Belmiro concretizar a aquisição da PT sendo a mesma feita em 2007, haverá lugar ao pagamento de dividendos relativo ao exercício de 2006(apesar de já ter dito que a futura PT não irá pagar dividendos durante 5 anos)ou terá que ser uma assembleia geral de accionistas a deliberar sobre esse assunto quando forem tornadas públicas as contas do ano transacto?

Quem delibera sobre os dividendos é a AG sob proposta do Conselho de Administração.
A OPA irá concretizar-se bastante mais tarde do que o previsto inicialmente pelo que penso que aproveitarão a AG para fazer uma transição pacífica com eleição do novo CA.
É evidente que o CA actual, então demissionário, não irá propor coisas com as quais os novos sócios maioritários não concordem.

De qualquer forma, relativamente a 2006, não me parece tão linear que não sejam distribuídos dividendos.
Isto porque, havendo lucros, é obrigatório distribuir uma parte em dividendos.

Nos anos seguintes é que o serviço da dívida anulará muito possívelmente os lucros pelo que se torna natural que não haja dividendos.

luis dias 33 Escreveu:-Com a remuneração extraordinária prometida pela actual gestão - 1.75€¨+ 1.47€(venda da PTM)+ 0.47+0.47(dividendos 2007 e 2008), qual o motivo para uma queda tão acentuada do título? Será pelo desmembramento da empresa?

De promessas está o mundo cheio, é preciso é concretizá-las...
Tudo isso foi um cenário para convencer os accionistas a não venderem na opa.

Ainda nem sequer sabemos se a PTC vai dar os lucros então previstos, se alguém os obriga a tapar um buraco que parece existir no Fundo de Pensões, etc, etc...

A questão não é bem de "queda tão acentuada do título" será mais "se volta aos valores onde estava" antes de alguém ter oferecido 9,50 por ela.
Antes da opa existiriam razões para subir pois haveria investidores a comprar pensando na consolidação do sector, depois da opa falhada os investidores se calhar irão pensar que é melhor investirem noutra Telecom qualquer.

O importante, para mim, é que provavelmente os 2 principais accionistas não poderão comprar mais acções defendendo a cotação) pois, pelos estatutos actuais, é mesmo proíbido alguém deter mais do que 10% do capital (deter, não se trata de limitação de direitos de voto!!!)

Um abraço,
JAS

por Ruffios » 3/1/2007 22:41

Na minha prespectiva acho que não havera direito a dividendo relativo ao exercicio de 2006 da PT. Já que se a OPA for finalizado a SONAE COM irá controlar as assembleias gerais e com tal não irá distribuir dividendo, de modo a conseguir mais dinheiro para pagar toda a operação da OPA.

Registado: 5/10/2006 18:25

por luis dias 33 » 3/1/2007 22:24

Jas ou Ulisses, devido à vossa larga experiência e aos muitos anos de bolsa, pois eu só invisto desde 1997,se possível agradecia que me respondessem a duas questões:
-Se o Belmiro concretizar a aquisição da PT sendo a mesma feita em 2007, haverá lugar ao pagamento de dividendos relativo ao exercício de 2006(apesar de já ter dito que a futura PT não irá pagar dividendos durante 5 anos)ou terá que ser uma assembleia geral de accionistas a deliberar sobre esse assunto quando forem tornadas públicas as contas do ano transacto?
-Com a remuneração extraordinária prometida pela actual gestão - 1.75€¨+ 1.47€(venda da PTM)+ 0.47+0.47(dividendos 2007 e 2008), qual o motivo para uma queda tão acentuada do título? Será pelo desmembramento da empresa?
Ficando a aguardar um esclarecimento dos ilustres colegas, desde já grato pela atenção dispensada.
PS:A minha carteira neste momento é composta 100% pela P Telecom

Registado: 28/7/2005 14:22

Re: PTC

por Rui A » 3/1/2007 22:17

JAS Escreveu:Se falhar por "ter sido impossível desbloquear os estatutos" existirá uma situação complicada.
Teremos o BES no limite dos 10% proíbido, pelos actuais estatutos, de comprar mais acções.
Idem para a Telefónica.
É caso para perguntar: quem compraria acções?
E vendedores haverá muitos...

Em resumo, penso que a OPA não falha por uma questão de preço e que se falhar pela "não alteração dos estatutos" provocará um grande tombo.

JAS

Exactamente JAS. Muito bem observado!

Registado: 10/3/2004 17:35

Re: Re

por eulid » 3/1/2007 21:57

JAS Escreveu:
bullsista Escreveu:A partir do memomento em que a Sonaecom registou a OPA por €9,5 (penso que seja assim que se diz), ainda é possível subir esse valor? Não há burocracias pelo meio, alargamento de prazos?

Pode subir o preço até 10 dias (se bem me lembro...) antes de terminar o prazo da opa e isso é um processo normalissimo que não implica qualquer alargamento do prazo.

E a partir de quando é que teremos certezas absolutas que a compra irá ou não ser efectuada ? No dia 10 ? Ou só após Assembleia Geral da PT ?

Registado: 6/12/2006 9:45

Re

por JAS » 3/1/2007 20:10

bullsista Escreveu:A partir do memomento em que a Sonaecom registou a OPA por €9,5 (penso que seja assim que se diz), ainda é possível subir esse valor? Não há burocracias pelo meio, alargamento de prazos?

Pode subir o preço até 10 dias (se bem me lembro...) antes de terminar o prazo da opa e isso é um processo normalissimo que não implica qualquer alargamento do prazo.

Quem eventualmente já tivésse dado ordem de aceitação da opa não é prejudicado pois vende pelo novo preço.

Um abraço,
JAS

por bullsista » 3/1/2007 19:56

A partir do memomento em que a Sonaecom registou a OPA por €9,5 (penso que seja assim que se diz), ainda é possível subir esse valor? Não há burocracias pelo meio, alargamento de prazos?
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

Re

por JAS » 3/1/2007 19:38

Ulisses Pereira Escreveu:Completamente de acordo, Jas.

Bons e longínquos tempos em que ela andava na muralha da china...
Era muito mais interessante.

Um abraço e Bom Ano!
JAS

por Ulisses Pereira » 3/1/2007 19:34

Completamente de acordo, Jas.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

PTC

por JAS » 3/1/2007 19:25

A PTC parece-me um Warrant com valor intrínseco 9,50 e valor temporal 0,30...
O valor temporal tenderá para zero com o aproximar da data da maturidade (neste caso o limite dos últimos 10 dias da opa até ao qual a oferta pode ser aumentada).

Para já o mercado parece acreditar que a SNC vá subir o preço e que este será os 9,80.
Com o passar do tempo, e sendo o Belmiro um bom jogador de poker, desconfio que os crédulos irão diminuir pois se aumentar a oferta será no último dia...

Em opas concorrentes não acredito.
A própria CMVM já emitiu um comunicado, em Agosto, em que se não disse que era impossível disse que era quase impossível alguém obter todos os pareceres dentro do prazo da opa...

Ulisses Pereira Escreveu:Penso que se a OPA fracassar haverá, no curto prazo, uma subida da PT, já que a especulação quanto a uma nova OPA ou subida de preço da mesma será por certo uma realidade.

No caso da opa falhar não me parece que alguém lance uma opa de imediato.
A PTC vai ter que se reformular, que separar redes, que alienar partes, etc, etc.
O cenário mais lógico será deixar que se parta aos bocadinhos e, só depois, é que se lançarão opas às "partes interessantes".
E como tudo isso leva muito tempo a primeira reacção do mercado pode ser bem negativa.

Mas o evoluir das cotações também tem a ver com o motivo do insucesso da opa.
Eu sou dos não acredito que ela falhe por uma questão de preço. O Belmiro saberá contar as espingardas e saberá muito bem se precisa de subir ou não. E se precisar não tenho dúvidas que o fará.

Se falhar por "ter sido impossível desbloquear os estatutos" existirá uma situação complicada.
Teremos o BES no limite dos 10% proíbido, pelos actuais estatutos, de comprar mais acções.
Idem para a Telefónica.
É caso para perguntar: quem compraria acções?
E vendedores haverá muitos...

Em resumo, penso que a OPA não falha por uma questão de preço e que se falhar pela "não alteração dos estatutos" provocará um grande tombo.

JAS

por zé povinho » 3/1/2007 19:18

Ulisses

obrigado pela explanação da tua visão sobre o possível futuro da SNC.

quando falei no free float da SNC foi para ver se para ti esse argumento teria algum peso.
é que, se não vi informações erradas e não falhei as contas, o free float da SNC deve ser inferior a 10% do capital.

e isso parece-me muito importante, no caso de sucesso na OPA, no que também acredito.
e dizendo tudo: também não acredito no sucesso da OPA ao BPI :wink:

um abraço

Registado: 4/11/2002 23:38

por Ulisses Pereira » 3/1/2007 18:33

João, vou tentar comentar os interessantes pontos que referiste, um a um:

1. O mercado, com cotações superiores a 9.80 com volume significativo não parece ter o mesmo entendimento;

O mercado está claramente a tentar especular com uma contra-opa. Além disso, com a quantidade de instituições financeiras relevantes com participações na PT a pressão da cotação em alta para pressionar uma subida do preço é um cenário normal.

2. A PT tem price targets de 11.00 a 11.50

A importância que dou aos price targets está bem explicada no artigo "O horóscopo da Bolsa" que escrevi há uns tempos atrás e que está disponível em http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=449

No pico da bolha, em 2000, a PT tinha price targets 30% superiores ao preço de então e nem por isso os atingiu.

3. Um número significativo de accionistas de referência já manifestou o não (eg BES)

Se me referires accionistas que, no sue conjunto, totalizem mais de 30% que tenham manifestado a sua indisponibilidade para vender, penso que aí a OPA terá de facto poucas probabilidades de sucesso. Mas ainda não os vi.

4. O pacote de dividendos + spin-off da PTM traduz uma opção de valor claramente superior ao cenário que o BA vançou - zero dividendos e compra de PTM a 9.03.

Bom argumento. A questão é - como é que uma empresa que tem esses argumentos andou tanto tempo sem que o mercado a valorizasse bem?

Zé Povinho, é uma boa abordagem. Contudo, eu creio que a maior parte dos agentes está convencida que a Sonae va imesmo conquistar a PT e a forte valorização que as Sonaes tiveram desde aí já incorpora uma boa parte dessas expectativas. Pode, no entanto, criar aí uma pressao compradora e euforia que a façam andar bem para cima no curto prazo.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por joao5 » 3/1/2007 17:06

Ulisses Pereira Escreveu:A questão é pertinente mas de difícil resposta. Deixa-me, desde já, dizer-te que acredito no sucesso da OPA a estes preços (ao contrário da OPA sobre o BPI).

Ulisses, por favor explique como é possível a OPA sobre a PT ter sucesso a 9.50... É que:
1. O mercado, com cotações superiores a 9.80 com volume significativo não parece ter o mesmo entendimento;
2. A PT tem price targets de 11.00 a 11.50;
3. Um número significativo de accionistas de referência já manifestou o não (eg BES);
4. O pacote de dividendos + spin-off da PTM traduz uma opção de valor claramente superior ao cenário que o BA vançou - zero dividendos e compra de PTM a 9.03.
Pessoalmente, só vejo uma razão para perder dinheiro e vender a 9.50: é que não quero voltar a ser accionista de uma empresa que o BA controle - a experiência na SON IND não esquece nuuuuunca.
Bom ano para todos!

Registado: 2/9/2005 17:52

por ljbk » 3/1/2007 16:43

Penso que a evolução da cotação da PT em caso de fracasso da OPA vai depender do motivo do fracasso.
Se for o preço a tendencia será de subida.
Se for a Assembleia a não aprovar a desblindagem dos estatutos, duvido que as cotações subam, podendo inclusivamente descer no curto prazo.

Registado: 25/11/2005 11:15

por zé povinho » 3/1/2007 16:14

olá Ulisses

não te parece que no caso da OPA da SNC sobre a PTC sair vencedora, que a SNC tem todas as condições para se valorizar muito?

porque a PTC irá sair de bolsa; muita gente vai ter que compor carteiras no sector das telecoms e por isso muitos fundos e outros vão ter que comprar SNC; o free da SNC é reduzido...

um abraço

Registado: 4/11/2002 23:38

por Ulisses Pereira » 3/1/2007 14:33

Olá Chico!

A questão é pertinente mas de difícil resposta. Deixa-me, desde já, dizer-te que acredito no sucesso da OPA a estes preços (ao contrário da OPA sobre o BCPI).

Penso que se a OPA fracassar haverá, no curto prazo, uma subida da PT, já que a especulação quanto a uma nova OPA ou subida de preço da mesma será por certo uma realidade.

Quanto à(s) Sonae(s),é mais difícil prever a reacção. Creio que poderia ter uma pequena queda de curto prazo, devido ao impacto negativo em termos psicológicos, mas depois seguiria o seu caminho pois, tal como já várias vezes aqui foi referido, mesmo uma derrota na OPA abriu portas para o fim do monopólio da PT em vários aspectos.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Mar58 e 56 visitantes