Novo membro. Ajuda sobre fundos!
Re: Novo membro. Ajuda sobre fundos!
Caro Andre
Não me considero um "expert" na matéria, mas como a maior parte dos fundos estão cotados uns em euros e outros em dólares e como a taxa de câmbio a aplicar (quando há necesdsidade disso) é a do momento da concretização do negócio (normalmente no dia seguinte ao da ordem) e como de cada vez que há conversão de moeda a entidade bancária cobra comissões, eu optei pela seguinte estratégia:
Escolhi um momento que considerei favoravel converter euros em dólares e criei uma conta em dólares para a qual transferi uns tantos euros(não todos os que tinha disponíveis).
Assim fiquei com disponibilidade financeira para negociar em euros ou em dólares sem ter que converter uma moeda na outra sempre que efectuo um negócio (as despesas de conversão são só cobradas quando transfiro dinheiro de uma conta para outra).
Passei a dispor de dois dossiers na minha carteira de fundos (um em cada conta) um para os fundos em dólares e outro para fundos em euros.
Bons negócios e bons fundos
Não me considero um "expert" na matéria, mas como a maior parte dos fundos estão cotados uns em euros e outros em dólares e como a taxa de câmbio a aplicar (quando há necesdsidade disso) é a do momento da concretização do negócio (normalmente no dia seguinte ao da ordem) e como de cada vez que há conversão de moeda a entidade bancária cobra comissões, eu optei pela seguinte estratégia:
Escolhi um momento que considerei favoravel converter euros em dólares e criei uma conta em dólares para a qual transferi uns tantos euros(não todos os que tinha disponíveis).
Assim fiquei com disponibilidade financeira para negociar em euros ou em dólares sem ter que converter uma moeda na outra sempre que efectuo um negócio (as despesas de conversão são só cobradas quando transfiro dinheiro de uma conta para outra).
Passei a dispor de dois dossiers na minha carteira de fundos (um em cada conta) um para os fundos em dólares e outro para fundos em euros.
Bons negócios e bons fundos
Uma forma simples de acompanhar o mercado é comprar no suporte e vender na resistência.
- Registado: 22/5/2004 12:23
Correndo o risco de ser apelidado de "nabo" ou "nabiça sem nabo" por alguém vou tentar dar-te a minha opinião e ajudar-te nas tuas dúvidas.
Se ainda não o fizeste, aconselho-te a ler o prospecto do próprio fundo em http://www.santandertotta.pt/canalempresas/index.jsp
Desculpa não te enviar o link exacto mas o site encontra-se em manutenção no momento em que escrevo estas linhas. Respondendo concretamente à tua pergunta, a cotação do fundo vai evoluindo ao longo do tempo. Portanto compras ao valor que estiver a cotar na altura. Nem faria sentido se fosse de outra maneira, não concordas?
Conselhos úteis: diversifica os teus investimentos, mas identifica bem os riscos antes de tomares uma decisão. Neste caso, uma má decisão é pior do que não tomares uma decisão. Num investimento de 1 ou 2 anos, um mau momento de entrada poderá ser rapidamente absorvido mas tenho sérias dúvidas que esta altura seja um bom ponto de entrada. Espera um pouco e não tenhas pressa. Se abriste conta no Big, deixa o dinheiro na conta à ordem enquanto não tomas uma decisão pois tem uma taxa de juro relativamente interessante ou procura uma fonte de investimento segura de muito curto prazo.
Se ainda não o fizeste, aconselho-te a ler o prospecto do próprio fundo em http://www.santandertotta.pt/canalempresas/index.jsp
Desculpa não te enviar o link exacto mas o site encontra-se em manutenção no momento em que escrevo estas linhas. Respondendo concretamente à tua pergunta, a cotação do fundo vai evoluindo ao longo do tempo. Portanto compras ao valor que estiver a cotar na altura. Nem faria sentido se fosse de outra maneira, não concordas?
Conselhos úteis: diversifica os teus investimentos, mas identifica bem os riscos antes de tomares uma decisão. Neste caso, uma má decisão é pior do que não tomares uma decisão. Num investimento de 1 ou 2 anos, um mau momento de entrada poderá ser rapidamente absorvido mas tenho sérias dúvidas que esta altura seja um bom ponto de entrada. Espera um pouco e não tenhas pressa. Se abriste conta no Big, deixa o dinheiro na conta à ordem enquanto não tomas uma decisão pois tem uma taxa de juro relativamente interessante ou procura uma fonte de investimento segura de muito curto prazo.
Abraços e bons negócios
Bom Dia,
Tal como voçês,ha cerca de um ano tambem pensei em investir, dei um tiro no escuro e investi uma boa quantia no Caixagest Fundos de Acções Emergentes, pois o objectivo era investir em grau max de rentabilidade e risco.
Vi jeitos do meu coração não aguentar, poucos meses depois estava a perder um euro por acção de participação, e quanto mais analisava as rentabilidades de outros fundos mais maluco ficava.
Felizmente elas agora estão subida fulgurosa, e penso em desfazer-me em breve.
Aconselho-vos a pesquisar mt bem antes de investir, e a diversificar mas QB.
Tal como voçês,ha cerca de um ano tambem pensei em investir, dei um tiro no escuro e investi uma boa quantia no Caixagest Fundos de Acções Emergentes, pois o objectivo era investir em grau max de rentabilidade e risco.
Vi jeitos do meu coração não aguentar, poucos meses depois estava a perder um euro por acção de participação, e quanto mais analisava as rentabilidades de outros fundos mais maluco ficava.
Felizmente elas agora estão subida fulgurosa, e penso em desfazer-me em breve.
Aconselho-vos a pesquisar mt bem antes de investir, e a diversificar mas QB.
- Registado: 11/1/2006 21:39
se me permitem a sugestão, a revista Carteira de Dezembro é quase toda ela dedicada a dicas e sugestões de investimento de vários mercados e tipos, onde os fundos são naturalmente predominantes
com várias carteiras padrão sugeridas
vale o que vale, mas acho que sem ser demasiado técnica, se revela um excelente "auxiliar de memória" para quem está na fase da revisão anual de carteiras, como eu ainda ando por exemplo, pois muito do trabalho de pesquisa que seria necessário fazer já está ali à mão de semear
eu não concordo que nos façam a papinha toda e como tal acho que as carteiras tipo não são as melhores opções para os mais "advanced" nestas coisas, por isso não ligo muito a boletins e newsletters dos institucionais
mas tal como digo mais para usar como mais uma ferramenta que ajude a ver a big picture e a separar o trigo do joio
como o ano passado não a li, gostaria de perguntar a alguém que no ano passado por esta altura tenha acompanhado o trabalho deles se agora no fim do ano ficou com a ideia de que os tipos até dão umas "dicas" fiáveis ?
com várias carteiras padrão sugeridas
vale o que vale, mas acho que sem ser demasiado técnica, se revela um excelente "auxiliar de memória" para quem está na fase da revisão anual de carteiras, como eu ainda ando por exemplo, pois muito do trabalho de pesquisa que seria necessário fazer já está ali à mão de semear
eu não concordo que nos façam a papinha toda e como tal acho que as carteiras tipo não são as melhores opções para os mais "advanced" nestas coisas, por isso não ligo muito a boletins e newsletters dos institucionais
mas tal como digo mais para usar como mais uma ferramenta que ajude a ver a big picture e a separar o trigo do joio
como o ano passado não a li, gostaria de perguntar a alguém que no ano passado por esta altura tenha acompanhado o trabalho deles se agora no fim do ano ficou com a ideia de que os tipos até dão umas "dicas" fiáveis ?
- Registado: 4/11/2003 14:49
Boa noite!
Tal como o AFS também sou novo nisto e,portanto,com pouca ou nenhuma experiência. A minha ideia era investir num fundo de investimento tipo BRIC (da DWS, schroders, parvest ou goldman) em vez de um fundo especializado num só país. O meu receio é precisamente o facto de estes fundos terem subido bastante e achar que terá (?) de haver uma correcção em breve! Por outro lado,parece-me que os fundos que falei são recentes e portanto com possibilidade de crescerem mais do que outros mais antigos (não se isto é verdade
).
Bem...o que acham? O investimento que estou a pensar é para médio prazo.
Dúvidas........
Tal como o AFS também sou novo nisto e,portanto,com pouca ou nenhuma experiência. A minha ideia era investir num fundo de investimento tipo BRIC (da DWS, schroders, parvest ou goldman) em vez de um fundo especializado num só país. O meu receio é precisamente o facto de estes fundos terem subido bastante e achar que terá (?) de haver uma correcção em breve! Por outro lado,parece-me que os fundos que falei são recentes e portanto com possibilidade de crescerem mais do que outros mais antigos (não se isto é verdade
Bem...o que acham? O investimento que estou a pensar é para médio prazo.
Dúvidas........
- Registado: 24/8/2006 15:56
AFS, sobre fundos, o incognitus tem um excelente artigo que deves encontrar no ****** (http://www.******.com/content/view/56/34/). É quase uma biblia a ter sempre em mente. E depois, se calhar, eu iria acompanhado e fazendo simulações de investimento antes de meter o meu dinheiro todo. Vai lendo os folhetos dos fundos, vai seguindo as cotações, vai criando sensibilidade para as volatilidades...
AFS, vou te dar uma opinião pessoal que vale o que vale. A probabilidade de estarmos perto de uma forte correcção é grande. Então nos mercados emergentes essas correcções costumam ser brutais. Acharia mais sensato, aplicar esse dinheiro e nesta altura nalgum título que parecesse mais atractivo do que enfiá-lo num fundo que é um produto virado para o médio e longo prazo. Dada a tua pouca experiência nos mercados talvez seja melhor investi-lo nalguma acção portuguesa. O risco é pequeno e a probabilidade de aumentares o teu capital é boa. Vou-te dar um exemplo, subscrevi vários fundos de mercados emergentes 2 semanas antes das quedas de Abril do ano passado a conselho da minha gestora de conta. Estive a perder cerca de 30% nalguns fundos. Neste momento, estou a ganhar nos mesmos fundos cerca de 12%. Se eu tivesse seguido a minha intuição da altura estaria a dar a volta ao mundo à custa dos ganhos que teria agora. Pensa bem! Deixa ver no que isto dá e entra nos fundos lá para Maio se for aconselhável.
Abraços e bons negócios
Sim, se só olhares para a cotação do fundo, estás simultaneamente a controlar o resultado de toda a gestão. O fundo em causa, aliás, deve até estar cotado em renbinbis (ou lá como se escreve), a cobertura deve ser feita ou não a partir da moeda chinesa e convertido ou para dolares ou para euros.
A unica preocupação que tens que ter é que o indice (hang seng, p.e.) pode estar a subir mas tu podes não estar a ver nada de lucro por via do cambial (e isso controlas por via da comparação desse fundo com o benchmark, por exemplo).
A unica preocupação que tens que ter é que o indice (hang seng, p.e.) pode estar a subir mas tu podes não estar a ver nada de lucro por via do cambial (e isso controlas por via da comparação desse fundo com o benchmark, por exemplo).
Desculpa, não me estou a expressar bem. Estás a fazer bem as contas, o que disseste está certo )excepto que te esqueces que dos 150 só recebes 140 porque te são retidos 20% de imposto sobre a mais valia). A questão é, dentro do fundo, saber qual a politica de cobertura cambial. Podem acontecer muitas coisas: podem cobrir totalmente a exposição à moeda, podem cobrir parcialmente tentanto jogar também com o cambial ou podem simplesmente só converter em euros algo que está denominado noutra moeda sem fazer nenhuma cobertura, entendes o que quero dizer?
AFS, o greater china inclui Hong Kong e taiwan, que são menos "emergentes" e estão mais avançados no ciclo. Ou seja... eu gosto mais da china mas o outro pode ser uma opção desde que verifiques que dentro do fundo a politica de gestão é de cobertura cambial e não apenas de conversão em euros.
Dufresne, se calhar é melhor separar esta tua questão num novo tópico para te darem mais respostas em vez das tuas perguntas ficarem aqui "perdidas". Eu posso separar o tópico, se quiseres. Já agora, para onde vais nos estados unidos?
Dufresne, se calhar é melhor separar esta tua questão num novo tópico para te darem mais respostas em vez das tuas perguntas ficarem aqui "perdidas". Eu posso separar o tópico, se quiseres. Já agora, para onde vais nos estados unidos?
Uma vez que falaram neste tópico sobre instrumentos de cobertura cambial, e sendo eu um pouco leigo nesta matéria vinha pedir ajuda para o meu caso:
Vou para os EUA no próximo mês, mas vou receber o em Euros numa conta em Portugal. Qual a melhor forma de mandar o dinheiro para lá e quando? Devo fazer um acordo com um banco por causa das comissões de transferência? Devo acordar uma taxa de cambio para o futuro? Que tipo de opções tenho?
Obrigado pela ajuda e bons negócios.
Vou para os EUA no próximo mês, mas vou receber o em Euros numa conta em Portugal. Qual a melhor forma de mandar o dinheiro para lá e quando? Devo fazer um acordo com um banco por causa das comissões de transferência? Devo acordar uma taxa de cambio para o futuro? Que tipo de opções tenho?
Obrigado pela ajuda e bons negócios.
- Registado: 9/11/2006 14:52
Estou a perceber... Estive com atenção no "Invesco greater china equity fund (euro) tem uma boa rentabilidade e é em euros, sempre será mais facil de avaliar uma vez que ainda não tenho grande conhecimento do mercado. Ja agora, existe algum livro que me de umas luzes sobre o mercado, fundos e mesmo sobre a bolsa?
Obrigado
Andre Silva
Obrigado
Andre Silva
- Registado: 2/1/2007 14:26
Nannn, é um excelente fundo para estares exposto a china. Mas tens que ir controlando a evolução do fundo (china e moeda) e deves ter cuidado porque isso pode dar mais pulos do que o teu estomago aguenta. Ou seja, convém que não sejam todas as tuas poupanças lá enfiadas
.
Porque não diversificas e divides isso em coisas diferentes?
Porque não diversificas e divides isso em coisas diferentes?
Pata-Hari
Antes de mais agradeço a resposta
Entao talvez seja melhor não investir no focus china não é!? Eu tenho subscrito o "Santander acções de Portugal" até agora tenho tido bons resultados, no entanto como amanha acaba o meu super deposito do big queria aproveitar e investir em algo de grande rentabilidade, mas não sei onde nem em que
Antes de mais agradeço a resposta
Entao talvez seja melhor não investir no focus china não é!? Eu tenho subscrito o "Santander acções de Portugal" até agora tenho tido bons resultados, no entanto como amanha acaba o meu super deposito do big queria aproveitar e investir em algo de grande rentabilidade, mas não sei onde nem em que
- Registado: 2/1/2007 14:26
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Xacal e 45 visitantes