Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2007 - Mês 01 - Capital X

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 01 - dia 05 - Capital X

por ptmasters » 5/1/2007 23:53

JAS Escreveu:
ALTR
Mais uma arrancada e eu de fora.
Andamos sempre à espera de uma correcção mais acentuada e depois dá isto.
De qualquer forma sinto uma certa dificuldade em "compreender" a ALTR o que me tem deixado fora dela já há algum tempo.
Tenho que a manter em observação mais atenta durante uns tempos e tenho que prestar mais atenção às notícias.
Desta vez até houve várias notícias do tipo "que me faz entrar"...

Bom fim de semana,
JAS

Deixa estar que não és o único.

1 abraço e bom fim de semana.

P.S.: e na JMT, lá hoje houve 1 que largou uma série delas no fecho... também acabei por ser dos contemplados na casa dos 16,93 8-) para juntar a tantas outras já cá na carteira.
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 01 - dia 05 - Capital X

por eulid » 5/1/2007 23:35

JAS Escreveu:TDU
Não acredito que a subida de hoje tenha por única explicação o perdão de 50% da dívida a Angola.
Se fosse assim a Mota-Engil também teria subido pois tem um capital idêntico à TDU e a dívida até era maior.

A Mota-Engil não subiu porque a notícia para a Mota-Engil saiu somente após fecho da sessão. Se reparares, as cotações da SCOE e TDU subiram aquando da publicação da notícia relativamente ao pagamento da dívida.

Registado: 6/12/2006 9:45

Carteira JAS*2007 - Mês 01 - dia 05 - Capital X

por JAS » 5/1/2007 23:32

Não se pode dizer que o dia de hoje me tenha corrido muito bem.
Grandes subidas em 3 títulos que pertencem à minha lista mas que ainda não estavam em carteira...

DAX
O trade não anda a correr nada bem.
Foi iniciado numa zona perigosa próximo do "passa ou não passa os 6700" e não passou à primeira tentativa.
Ontem havia optado por manter o trade para hoje apesar de não gostar das 6as feiras (desta vez a minha estatística acertou e houve quedas...).
Hoje começou logo por cair e eu acreditei na recuperação não vendendo. Recuperou e quase chegou ao meu preço.
Depois deu-se uma queda repentina quando eu estava distraído e já não houve maneira de accionar stops a níveis aceitaveis.
Optei por reforçar a 0,64, o que foi asneira, e voltei a reforçar a 0,53.
Decidi que ficaria tudo para a semana com a sensação de estar a fazer uma mera jogada de poker.
Tudo irá depender das cartas que o FED tenha na mão...ou na manga.

Mais nenhum movimento mas, já agora, algumas considerações sobre "as acções da minha lista":

TDU
Não acredito que a subida de hoje tenha por única explicação o perdão de 50% da dívida a Angola.
Se fosse assim a Mota-Engil também teria subido pois tem um capital idêntico à TDU e a dívida até era maior.
Assim como não acredito que a subida da SCO, acima do valor da opa, tenha a mesma explicação.
Nada disto é lógico e ainda é menos no caso da SCO pois a InvestiFino não é obrigada a subir o valor da opa por causa desse perdão.
Sempre esperei que surgisse uma opa concorrente na SCO mas não me inclinava nada para que viesse a ser lançada pela TDU.
Agora estou convicto que assim será...
Mas a estes valores da TDU também já não entro.

ALTR
Mais uma arrancada e eu de fora.
Andamos sempre à espera de uma correcção mais acentuada e depois dá isto.
De qualquer forma sinto uma certa dificuldade em "compreender" a ALTR o que me tem deixado fora dela já há algum tempo.
Tenho que a manter em observação mais atenta durante uns tempos e tenho que prestar mais atenção às notícias.
Desta vez até houve várias notícias do tipo "que me faz entrar"...

SNC
Também nesta houve uma notícia que alertou para uma possível subida.
Referia-se à Telefónica e eu até a resumi mentalmente numa única palavra: "Entendimento".
Com "entidimento", vendem a Vivo à Telefónica e a Telefónica paga-lhes em acções da PTC.
Simples e eficaz e o sucesso da OPA fica assegurado.
Só que deixei as compras para 2ª feira e errei.

BCP
Subiu mais um patamar e deve ter agora a fase horizontal até dar outro salto.
O reforço em calls pode ser feito sem pressas.

JMT
Já disse noutros posts que a recente queda tinha sido um mero acidente de percurso e o comportamento seguinte parece confirmar isso.
É um título que irei manter ao longo do ano com uma posição base da ordem dos 30%.
Penso que irá ter uma valorização este ano da ordem dos 25 a 30% e pouco dependente do comportamento do PSI.
Só se justifica vender os meus "excedentes" quando precisar do cash para entrar noutro título.

VAA
Pensava que os resultados do 3ºT de 2006 sairam até ao final do ano mas ainda não vi nada sobre isso.
A minha leitura é que os insiders limparam o 0,14 da VAFK e que esse valor passou a estar do lado da compra.
Se andava tranquilo com ela a 0,13-0,14 (há meses...) mais tranquilo fiquei com ela a 0,14-0,15.
É preciso muita paciência neste negócio de 1 cêntimo=7,5% mas o meu negócio nem é esse...

PTI
Tenho reparado que há cof's cheios do lado da venda mas que há um certo cuidado para não provocar danos na cotação e, até, de a deixar subir devagarinho.
Só vejo duas explicações para isso:
- Ou são os Fundos que andam a bloquear a subida enquanto acumulam (têm que comprar pois entrou para o PSI).
- Ou é a SEM quem anda a largar umas.
Qualquer das hipóteses é boa no médio prazo.

SEM
É outra das minhas posições quase fixas.
O sucesso da gestão na PTI faz antever bons lucros para a SEM.
A possibilidade de reduzir a participação na PTI pode ser bem aceite pelo mercado (pois reduziria a dívida) e pode fazer subir a cotação.
Mas este último ponto nem me parece muito importante pois também reduz o seu quinhão nos lucros da PTI...

CFN e BRI
Para já não encontro grande interesse em qualquer delas.

Quanto à rentabilidade não tem muito significado se já estive a 4% e agora estou a 2% pois isso deve-se apenas à cotação da VAFK e à variação 0,14-0,15.

Bom fim de semana,
JAS
Anexos
cart 01-05.png
cart 01-05.png (60.73 KiB) Visualizado 2753 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por zé povinho » 5/1/2007 22:24

olá JAS

embora ainda não enhas publicado a carteira de hoje, é só para te dizer que hoje mandei metade dos meus "excedentes" fora a 17,56.
estes tinham entrado a 17,00, e ainda ficam os que entraram um ou dois depois a 16,90

um abraço e bom fds

Registado: 4/11/2002 23:38

por Nyk » 5/1/2007 22:16

Olá JAS, pelo que já entendi no outro tópico ainda não entras-te na altri nem na teixeira duarte, por acaso estás a pensar apanhar o comboio na segunda-feira?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

Carteira JAS*2007 - Mês 01 - dia 04 - Capital X

por JAS » 4/1/2007 20:33

Nenhum movimento.

Mas que isto vai bonito, vai...

JAS
Anexos
cart 01-04.png
cart 01-04.png (61.28 KiB) Visualizado 3059 vezes

Re

por JAS » 4/1/2007 1:37

zé povinho Escreveu:uma venda de JMT a 17,15 :?: amanhã vais-te arrepender.... tão certo :wink:

Caríssimo colega e distinto membro do clube JMT, eu tinha que vender...
Se não vendesse um bocadinho também de JMT eu ficava com uma carteira desproporcionada com um peso excessivo desse título.
Mas, mesmo assim, tenho lá 35%...

E não te esqueças que o meu b.p. de 17,00 é a cotação de 31 de DEZ e que até aos 17,00 entrou no lucro do ano passado.
Estás esquecido que eu tinha "excedentes"?
E ainda tenho.

Um abraço,
JAS

por zé povinho » 3/1/2007 22:47

olá JAS, boa noite

uma venda de JMT a 17,15 :?: amanhã vais-te arrepender.... tão certo :wink:

o fornecedor esteve muito activo, especialmente de tarde a entregar lotes de 400 acções a 17,20, mas o fecho deve ter-lhe estragado os planos.
amanhã vai regressar a valores mais altos,....
....penso eu

um abraço

Carteira JAS*2007 - Mês 01 - dia 03 - Capital X

por JAS » 3/1/2007 20:06

JAS Escreveu:O capital voltou a ser um "X" como em todos os inícios de ano.
Mas é provavel que o reduza nas próximas semanas uma vez que quase não retirei os lucros do ano passado e gosto muito de os arejar...

Pensando melhor achei que era melhor tratar já desta questão.
Reduzi hoje o capital e como só passaram 2 dias nem vale a pena andar com contas de capital ponderado e números esquisitos pois pouca influência teria.
O "X" continuará a ser simplesmente "X".

CFN
Tinha pensado fechar a posição a 1,90 mas contentei-me com o 1,88.

SEM
Fiz vendas a 8,86-8,85 de forma a colocar o duo SEM/PTI na casa dos 35% da carteira.

JMT
Uma venda a 17,15 e outra no fecho a 17,28 para a
colocar num limite máximo de 35%.

DAX
Voltei aos TW's pois já andava cheio de saudades...
Calls porque penso que ainda teremos mais uns dias com pressão compradora por parte dos Fundos.
Compra do 8378C a 0,99.

JAS

P.S. - Não deitem foguetes por ter chegado aos 3% pois isso apenas se deve a alguém ter puxado pela VAFK no fecho.
Anexos
cart 01-03.png
cart 01-03.png (49.73 KiB) Visualizado 3517 vezes

por JAS » 3/1/2007 1:33

BullPower Escreveu:Não exageres JAS, 0,2% na JM são 0,034 Euros.

eeeh... pois são.
Mas variações de 0,34 nem são muito anormais no intraday...

BullPower Escreveu:Parabéns JAS, começar assim dessa maneira o ano é uma excelente entrada em 2007. Só para campeões.

Não te iludas muito pois essencialmente deveu-se a 0,01 na VAA.

Um abraço,
JAS

por BullPower » 3/1/2007 1:07

Não exageres JAS, 0,2% na JM são 0,034 Euros. Mas discordo com o Clínico. É mais fácil uma acção de 17 euros mexer-se 1 cêntimo do que uma acção de 3 euros por exemplo. E realmene como o JAS diz, na JM ninguém anda à procura de 1 cêntimo de valorização. É talvez o título mais aliciante para o daytrading do PSI.

Parabéns JAS, começar assim dessa maneira o ano é uma excelente entrada em 2007. Só para campeões. :wink:

Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

JMT

por Clinico » 3/1/2007 1:06

Já percebi isso JAS, mas a liquidez aumentava, sobretudo por estar a valores destes. De qualquer forma não deixa de ser uma belíssima acção.
Abraço e obrigado
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Re

por JAS » 3/1/2007 0:49

Clinico Escreveu:Tenho só uma pergunta: Aos valores actuais da JM, prevê (ou sabe de) alguma hipótese de stock splitting?

Sobre a hipótese de split julgo que se falou em tempos mas não me parece que tenham achado a ideia interessante.
A holding do Soares dos Santos tem 53% da JMT e o BPP tem 16 ou 17%.
Para eles é perfeitamente indiferente o split.

Quando ao teu interesse bolsista do 0,01 não me parece que isso fosse afectar muito a liquidez do título nem que isso te permitisse ganhar mais com ela.

Ainda há uns dias estava a fazer umas continhas sobre o que representavam 0,2% na JMT e os 0,2% é uma coisa vulgarissima no intraday.
Já reparaste que 0,2% na JMT são 0,34 euros e que isso é mais do que o que podes perder na PAD?

Na JMT não corremos atrás do 0,01...

Um abraço,
JAS

JM

por Clinico » 3/1/2007 0:42

Obrigado pelas respostas. Ao contrário do Cali, nem 8 nem 80! tambem não gosto de negociar em acções de centimos (mas tenho pena de não ter ido á sonae sgps na altura em que estava a 30 centimos)mas tambem acções a 17 euros acho muito e diminui (aqui) a liquidez.
Sinto-me mais confortável a negociar acções entre os 1 e os 3 euros (give or take)
Mas isto tambem é "chaladisse" porque nos fundos que detenho as UPs variam entre 29 e 190 dolares (caso do BRIC) e 25% dos meus investimentos estão aqui...

Quanto á Scpnuno, já é tarde para a autorização para se meter comigo! Quando não o fizer, vou pensar que está doente :mrgreen:
Um abraço
Clinico

por zé povinho » 2/1/2007 23:57

pª Clinico

esse raciocinio aparentemente está correcto, e digo aparentemente porquê?
porque numa acção que cota a 15 ou 17 ou 20€ geralmente as diferenças não são de 1 centimo.
se acompanhares a evolução diária da cotação depressa chegarás a essa conclusão.

ps: eu não gosto nada de stock splits e acho mesmo que em várias acções cotadas por cá deveria acontecer o contrário, o exemplo mais evidente é a PAD e todas aquelas com cotações abaixo de 1,00€.

um abraço

Re: JM

por scpnuno » 2/1/2007 23:55

Clinico Escreveu:Amigo Cali: Pode-se meter comigo sempre que quizer :lol:

Vou presumir que a autorização é extensiva a mim. :wink:

Clinico Escreveu:Eu se calhar vou chatear o JAS por lhe invadir o espaço,....

Bem, ou o Jas me enganou (e isso é uma chatiçe, porque vai ter que casar comigo e isso é capaz de chatear outras pessoas..) ou posso garantir que ele é uma pessoa que adora conversar, ainda mais se o assunto for a paixãozinha JMT.
Com uma pessoa como o Clinico, o prazer da conversa é em duplicado. Não estou a ver o Jas chateado com isso

Abraçocas
P.S. Não estranhem eu estar tão "meiguinha". Depois da pancadaria da execução do Sadam, tenho que vir à procura de mimo para tópicos mais ternurentos.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Cali » 2/1/2007 23:53

Julgo que essa ideia é falaciosa. 'A guerra do tick', levada ao extremo, é mais prejudicial do que benéfica, pois constroem-se muralhas nos Cofs, que desmoralizam o trader. A JMT até que tem estado bem mexidinha, e dá outro conforto saber que, ainda que só haja comprador 8 ticks abaixo, isso é apenas 0.5% . Eu gosto de cotações de 17 euros! 8-) Não gosto é de PADs, SONs, SCOAE, e essas coisas...
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

JM

por Clinico » 2/1/2007 23:45

Amigo Cali: Pode-se meter comigo sempre que quizer :lol:

Eu se calhar vou chatear o JAS por lhe invadir o espaço, mas já uma vez expliquei este raciocínio:
1 - Se eu tiver 1 acção da JM a 17 e picos e esta subir 1 centimo, quanto é que eu ganhei? 1 centimo!
2 - Se eu tiver 5 acções da JM a 3,4 euros (que custam o mesmo que uma acção a 17 euros) e estas subirem 1 centimo, quanto é que ganhei? 5 centimos em vez de 1 certo? mas investi a mesma massa.

Não sei se isto faz sentido "contabilistico" mas dá-me ideia que, a haver ganho, este é maior.
Abraço
Clinico

por Cali » 2/1/2007 23:37

Ó Clinico (deixa lá eu meter-me contigo, hoje :wink: ) : o capital minimo necessário para fazer negocio na JMT é 17 euros e picos, pá ! Ou ficas mais satisfeito por ter 50 acções da JMT em vez de 10, ainda que o que gastes seja o mesmo? :)

- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

carteira JAS

por Clinico » 2/1/2007 23:22

Caro JAS, não me costumo meter aqui porque isto é para catedráticos, mas consulto sempre este tópico.
Tenho só uma pergunta: Aos valores actuais da JM, prevê (ou sabe de) alguma hipótese de stock splitting?

Acho que é uma belíssima acção mas tem uma cotação altíssima! tentar fazer algum negócio que se veja com ela é preciso muito capital...A não ser que façam splitting de 1:5...

Abraço
Clinico

por Cali » 2/1/2007 23:11

eheheh... começar o ano logo com 1.5% ao primeiro dia, não é para todos! :wink:
Boa sorte, JAS!

por fiódor » 2/1/2007 23:05

Pois, agora depois da tua resposta é que vejo que a observação foi totalmente descabida.
Pensava que era a tua rentabilidade em negócios do dax, não prestei atenção ao "homóloga"...

Cumps
Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

re

por JAS » 2/1/2007 22:58

fiódor Escreveu:Só um pormenor, tens rentabilidade no dax... Será algum engano?

Hoje houve DAX e ele subiu 1,28%.
A rentabilidade é "dele", não é minha...

Um abraço,
JAS

por fiódor » 2/1/2007 22:49

Jas,

Parabéns pela tua boa performance no ano de 2006 e boa sorte para o ano de 2007.

Só um pormenor, tens rentabilidade no dax... Será algum engano?

1 abraço
Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

Carteira JAS*2007 - Mês 01 - Capital X

por JAS » 2/1/2007 22:42

Como habitualmente a carteira é metida a zeros com as cotações de 31 de Dezembro.
Ano Novo, vida nova.

A estratégia para 2007 vai ser similar à que utilizei no ano passado sem correr muitos riscos.

Composição
Acções 85%
Warrants 5 a 10%
Cash 10 a 5%

Acções
BCP
Há a opa ao BPI, que continuo a admitir que seja um sucesso, e haverá a opa ao BCP se a outra falhar.

JMT
Continuam a faltar as duas notícias importantes:
- Compra dos 49% da Ahold na JM-Retalho
- Entrada da Biedronka na bolsa polaca

PTI
A entrada no PSI e a subida da pasta do papel vão fazê-la subir.

SEM
E aumentarão os lucros da dona da PTI...
A venda dos "excedentes" da PTI, com bastante mais valia, também a farão subir.

ALTR
Tornou-se a preferida dos especuladores em substituição da PAD.
Não andarei nela habitualmente mas poderei fazer algumas entradas e saídas rápidas.

CFN
Para já não sai da lista pois é bastante opável.

TDU
É sempre uma boa hipótese sobretudo quando o BCP sobe.

SNC
Nas proximidades da concretização da opa à PTC poderá oscilar bastante.
A concretização da opa fá-la-à subir no médio e longo prazo.

VAA
Até agora ainda não me desiludiu e pode (um dia...) tornar-se altamente rentável.

BRI
Uma opção para tempos de lateralização.

Warrants
Andarei no DAX fundamentalmente e, às vezes, no NAS utilizando preferencialmente TW's.
SEmpre que houver W's de títulos nacionais também é provavel que os use como meio de alavancagem de posições ou como forma de libertação de capital desses títulos.

Capital e Objectivos
O capital voltou a ser um "X" como em todos os inícios de ano.
Mas é provavel que o reduza nas próximas semanas uma vez que quase não retirei os lucros do ano passado e gosto muito de os arejar...

O objectivo mantém-se nos 5%/mês o que, descontando alguns períodos de férias ou inactividade, implicará que procure atingir uns 40 a 50% no ano.
--------------

Movimentos do Dia

BCP
Aproveitei a euforia para fazer uma venda do call mais caro a 0,37 pois penso reforçar no mais barato.

VAA
Continua a dar sinais e podemos estar à beira da esperada subida.
Recomprei VAFK a 0,14 e vendi algumas VAF também a esse preço.
No computo geral fiquei com mais...

JAS
Anexos
cart 01-02.png
cart 01-02.png (60.91 KiB) Visualizado 4152 vezes

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], LMMV, Phil2014 e 17 visitantes