Micro turbinas eolicas
25 mensagens
|Página 1 de 1
- Registado: 17/2/2004 1:38
Espanador Escreveu:Procura por Rutland 913 wind charger na pagina online da http://www.amidata.es
O gerador custa cerca de 600...750 euros depende da potencia que pretende.
Esse gerador tem a fantástica potência de 100W, mais coisa menos coisa, quando está uma grande ventania. Não pode ser comparado com aqueles que foram discutidos antes.
De facto com o equipamento necessário para o ligar à rede ainda fica mais caro do que qualquer um dos outros. Isto acontece mesmo supondo que a capacidade de geração máxima é atingida da mesma forma que nos outros, o que não é verdade: os outros precisam de muito menos vento.
- Anexos
-
eolico.xls- (14.5 KiB) Transferido 295 Vezes
However elegant the method we should occasionally look at the results.
Amigo Semitela, na verdade eu estava a falar dos aerogeradores que encontrei neste mesmo post, da qual dei a minha opinião sobre estes mesmos.
O que o amigo pretende fazer, produzir electricidade e se possivel vende-la à EDP, é possivel, mas ainda nao em termos domésticos. A isso chama-se micro-cogeração. No entanto só seria possivel se produzisse muito vapor, ou melhor que tivesse um sistema de condensação. Mas no futuro este sistemas poderão existir, mas não para já. Claro que estou a falar muito superficialmente, mas este assunto tem pano para mangas
Uma forma de produzir energia propria seria apenas por um aerogerador ou paineis solares, no entanto estes sistemas são viáveis para quem está isolado da rede de distribuiçao da EDP, pois é muito caro fazer baixadas para locais onde não exista rede de distribuição, e aí sim, é viável estes sistemas.
Os aerogeradores para produzir electricidade são dos sistemas mais viáveis, no entanto não ao preço que eu vi aqui no post. Ainda nao pesquisei muito, mas caso se encontre algo mais barato, aí sim, vale a pena.
Cumrimentos.
O que o amigo pretende fazer, produzir electricidade e se possivel vende-la à EDP, é possivel, mas ainda nao em termos domésticos. A isso chama-se micro-cogeração. No entanto só seria possivel se produzisse muito vapor, ou melhor que tivesse um sistema de condensação. Mas no futuro este sistemas poderão existir, mas não para já. Claro que estou a falar muito superficialmente, mas este assunto tem pano para mangas
Uma forma de produzir energia propria seria apenas por um aerogerador ou paineis solares, no entanto estes sistemas são viáveis para quem está isolado da rede de distribuiçao da EDP, pois é muito caro fazer baixadas para locais onde não exista rede de distribuição, e aí sim, é viável estes sistemas.
Os aerogeradores para produzir electricidade são dos sistemas mais viáveis, no entanto não ao preço que eu vi aqui no post. Ainda nao pesquisei muito, mas caso se encontre algo mais barato, aí sim, vale a pena.
Cumrimentos.
Semitela Escreveu: Quando falava na bomba da agua , ela gasta tanto que eu se conseguir arranjar alguma maneira de produzir electricidade , seja atraves do vento ou do sol , será tudo para abater na conta mensal.
Caro Semitela,
Os sistemas elevatórios necessitam de um dimensionamento muito cuidadoso em sistemas de abastecimento de água públicos. Julgo que também deverão ser alvo de reflexão cuidada nos empreendimentos de menor dimensão tal como o seu.
1. Para pequenos custos de investimento inicial:
-bomba de baixa potência,
-conduta elevatória de pequeno diâmetro,
-tempos de bombagem prolongados
-reservatório pequeno
Resulta em:
Elevados custos de energia ao longo da vida da obra.
2. Para elevados custos de investimento inicial:
-bomba de alta potência,
-conduta elevatória de grande diâmetro,
-tempos de bombagem curtos
-reservatório grande
Resulta em:
custos de energia reduzidos ao longo da vida da obra.
Claro que o caso 2 só será possível se o seu furo tiver caudal suficiente no verão para alimentar uma bomba de maior potência.
Ou em alternativa a reformular todo o sistema, se optar por uma marca de bombas de melhor rendimento bastará uma melhoria de 10% no rendimento da bomba para conseguir poupanças substanciais.
- Registado: 20/11/2006 23:11
Esqueci-me de uma coisa,
Ja que estamos a falar de poupança de energia, no qual sinto alguma paixão pela materia e com alguns trabalhos em curso para equecimento de agua a baixo custo, é tempo de poupar agua tambem:
1- Trocar os sistemas de descarga dos sanitarios por sistemas stop,
2- Aplicar torneira termostatizada no chuveiro
3- Maquina de lavar loica ligada ao sistema de agua quente (fica mais barato aquecer a agua por gas do que por eletricidade, e se for solar ainda melhor)
4- Colocar copo para lavar dentes (ainda nao convenci a minha farrusca a usar o copo)
5- De verão fazer a dança da chuva a noite para regar o jardim! (ainda nao acertei o passo)
Cpmts
Ja que estamos a falar de poupança de energia, no qual sinto alguma paixão pela materia e com alguns trabalhos em curso para equecimento de agua a baixo custo, é tempo de poupar agua tambem:
1- Trocar os sistemas de descarga dos sanitarios por sistemas stop,
2- Aplicar torneira termostatizada no chuveiro
3- Maquina de lavar loica ligada ao sistema de agua quente (fica mais barato aquecer a agua por gas do que por eletricidade, e se for solar ainda melhor)
4- Colocar copo para lavar dentes (ainda nao convenci a minha farrusca a usar o copo)
5- De verão fazer a dança da chuva a noite para regar o jardim! (ainda nao acertei o passo)
Cpmts
Procura por Rutland 913 wind charger na pagina online da http://www.amidata.es
Não esquecer que necessitas de um controlador para carga das baterias que está tambem disponivel no site tambem, custa cerca de 90 euros.
Relativamente ao custo solar/aeolica, sem duvida que a aeolica rende mais.
Acho boa ideia e todos deveriamos participar na redução de energia em prol do ambiente. Eu por cá aproveito a energia solar, o calor da lareira e a chaminé do vizinho de baixo, não para produção de energia eletrica mas sim para aquecimento da agua e da casa. Consegui reduzir 50% na conta do gas e 30% na eletricidade.(AC de inverno já não utilizo)
Investi apenas 1000 euros e feitas as contas ao fim de 2 anos está pago.
Cpmts
Não esquecer que necessitas de um controlador para carga das baterias que está tambem disponivel no site tambem, custa cerca de 90 euros.
Relativamente ao custo solar/aeolica, sem duvida que a aeolica rende mais.
Acho boa ideia e todos deveriamos participar na redução de energia em prol do ambiente. Eu por cá aproveito a energia solar, o calor da lareira e a chaminé do vizinho de baixo, não para produção de energia eletrica mas sim para aquecimento da agua e da casa. Consegui reduzir 50% na conta do gas e 30% na eletricidade.(AC de inverno já não utilizo)
Investi apenas 1000 euros e feitas as contas ao fim de 2 anos está pago.
Cpmts
Já agora a que preço compra a lenha? Um colega meu aqui de Bragança compra num produtor espanhol 6ton de lenha por cerca de 600 e poucos euros. (entregue em casa em camião)[/quote]
Comprar
, aos fins de semana ou dias programados ,geralmente primavera e verao, cortam-se as arvores secas e arbustos mais pequenos, e vai tudo parar ao armazem .
Quando falava na bomba da agua , ela gasta tanto que eu se conseguir arranjar alguma maneira de produzir electricidade , seja atraves do vento ou do sol , será tudo para abater na conta mensal.
ramix Colocada: 2/1/2007 19:44 Assunto: Vamos a contas
Caro Ramix , eu nao pretendo abdicar da potencia contratada que tenho com a EDP, mas sim produzir algo que ajude nas contas da luz: isto é seja sob a forma de armazenamento em baterias ou com ligaçao a rede com a permissao e contrato com a edp de forma a que a energia produzida domesticamente me seja paga e encaminhada para a rede nacional.
Isto claro se encontrar o equipamento necessario .
O camarada fala em valores muito altos . Eu quero tipo ventoinhas pequenas
, o conversor esse sim pode custar alguns trocos
valores acima de 2500€ sao absurdos , só para grande empreendimentos ou empresas.
Eu e todos, queremos é o aparelho que transforma a energia mecanica em corrente continua ou alternada.
Camarada rnbc
Os parques eolicos como sabe agora abundam em terras como a minha e outras que se encontram em altitudes razoaveis mas também em elevaçoes do terreno que nao servem para mais nada por só terem pedras , em que nem as arvores proliferam . Mas como sabe esses parques pertencem á empresas como a EDP em que a unica finalidade é intoduzir mais electricidade na rede e nao vendé-la aos vizinhos.
Abraços
Comprar
Quando falava na bomba da agua , ela gasta tanto que eu se conseguir arranjar alguma maneira de produzir electricidade , seja atraves do vento ou do sol , será tudo para abater na conta mensal.
ramix Colocada: 2/1/2007 19:44 Assunto: Vamos a contas
Caro Ramix , eu nao pretendo abdicar da potencia contratada que tenho com a EDP, mas sim produzir algo que ajude nas contas da luz: isto é seja sob a forma de armazenamento em baterias ou com ligaçao a rede com a permissao e contrato com a edp de forma a que a energia produzida domesticamente me seja paga e encaminhada para a rede nacional.
Isto claro se encontrar o equipamento necessario .
O camarada fala em valores muito altos . Eu quero tipo ventoinhas pequenas
Eu e todos, queremos é o aparelho que transforma a energia mecanica em corrente continua ou alternada.
Camarada rnbc
Os parques eolicos como sabe agora abundam em terras como a minha e outras que se encontram em altitudes razoaveis mas também em elevaçoes do terreno que nao servem para mais nada por só terem pedras , em que nem as arvores proliferam . Mas como sabe esses parques pertencem á empresas como a EDP em que a unica finalidade é intoduzir mais electricidade na rede e nao vendé-la aos vizinhos.
Abraços
Semitela Escreveu:no verao é que se consome com uma BomBa de 6 cavalos a trabalhar mais de 7 horas por dia , à uma media de 75 Kwats hora durante um minimo de tres meses (julho, Agosto e Setembro) é muita fruta.
Bomba de água? Nesse caso poderá valer a pena fazer um estudo económico sobre o diametro da conduta elevatória bem como da capacidade de reserva do reservatório e do tipo e marca da bomba instalada.
Semitela Escreveu:O aquecimento é a lenha e nao a luz, isso era o que faltava, pagar luz para nos aquecermos quando é necessario limpar as florestas.
Já agora a que preço compra a lenha? Um colega meu aqui de Bragança compra num produtor espanhol 6ton de lenha por cerca de 600 e poucos euros. (entregue em casa em camião)
Só para comparar:
Os custos dos aerogeradores "industriais", ou seja, daquelas grandalhões que vemos plantados por aí, anda pelos 800€ a 1000€ por kW de potência instalada, e são marginalmente competitivos. Por aí dá para ver que o custo dum aerogerador caseiro, que é cerca do dobro, torna o investimento dificil de recuperar.
Também sou muito a favor das energias renováveis, mas convém que sejam económicas...
Se há por aí parques eólicos ao pé será que eles não vendem energia directamente, por exemplo para alimentar essa tal bomba de 6CV (4.4kW) ?
Faria sentido que as pessoas que vivem perto dessas zonas produtoras pagassem menos pela energia, até porque o custo do transporte e as perdas no transporte são menores.
Os custos dos aerogeradores "industriais", ou seja, daquelas grandalhões que vemos plantados por aí, anda pelos 800€ a 1000€ por kW de potência instalada, e são marginalmente competitivos. Por aí dá para ver que o custo dum aerogerador caseiro, que é cerca do dobro, torna o investimento dificil de recuperar.
Também sou muito a favor das energias renováveis, mas convém que sejam económicas...
Se há por aí parques eólicos ao pé será que eles não vendem energia directamente, por exemplo para alimentar essa tal bomba de 6CV (4.4kW) ?
Faria sentido que as pessoas que vivem perto dessas zonas produtoras pagassem menos pela energia, até porque o custo do transporte e as perdas no transporte são menores.
Vamos a contas :)
Em primeiro lugar, cumprimentos a todos e espero que tenham começado bem o ano.
Este tema tem bastante interesse, pelo que achei que devia dar a minha opinião e deixar claro que as coisas por vezes não são assim tão simples como parecem, tal como na bolsa. Por isso acho que devo dar algumas noções sobre o que sei do assunto.
Os aerogeradores são equipamentos muito interessantes, mas para alimentar uma moradia estão um pouco fora de questão nos tempos de hoje dado que a tecnologia ainda é muito cara e não se limita apenas à compra de um aerogerador, no entanto pode-se colocar a hipótese de o colocar a funcionar em modo auxiliar, caso falte energia, ou para alimentar uma parte da moradia.
No entanto quero deixar claro o seguinte,
Uma moradia normal nos dias de hoje precisa de pelo uma potência contratada de 6,9kVA (6900W) que corresponde a 30A, pelo que tenho conhecimento um aerogerador de 6kVA (6000W) custa cerca de 10000€ e não consegue fornecer potência suficiente para uma moradia vulgar. Não quero ser muito técnico, mas ainda temos de considerar que o factor de potência de uma moradia não é igual a 1, ou seja, poderemos considerar um valor próximo de 0,95. Se multiplicarmos 6000W X 0,95 = 5700W, claro está que a EDP também só consegue fornecer 6900W X 0,95 = 6555W, que continua a ser um valor muito superior aos 5700W que o aerogerador pode fornecer.
Um outro factor a ter em conta é que o aerogerador fornece 6000W se tiver na potência máxima, o que é raro acontecer, e deixa de produzir energia se a velocidade do vento for muito elevada, pois por questões de segurança o sistema é bloqueado. O mesmo acontece se a velocidade do vento for muito reduzida.
No entanto como o sistema tem de ser ligado a umas baterias esse problema fica reduzido, pois tudo depende das baterias que se escolhem, a questão está em levar mais ou menos tempo a recarregar as baterias (acumuladores). Esta questão irá ser abordada abaixo.
Outra questão que devemos ter em conta é que não chega comprar um aerogerador para alimentar uma moradia, pois não se pode, nem seria correcto liga-lo directamente à moradia. Para tal é necessário comprar um regulador de tensão (caso necessário), baterias, que são muito caras, e claro quanto maior a autonomia mais caras são e ainda precisamos de um conversor DC/AC. Isto tudo para dizer que os 10000€ não chegariam de forma alguma.
Se começarmos a fazer contas 10000€ dão para pagar a electricidade de uma moradia durante 5,5 anos a 150€ por mês. Claro que depois do equipamento estar amortizado estas contas são anuladas, mas como referi 10000€ não chegam para alimentar uma casa de 6,9kVA (30A), penso que talvez 12500€ chegue, mas mesmo assim só conseguimos fornecer no máximo 6000W e quando estiver o equipamento amortizado temos de voltar a investir em baterias (acumuladores) que duram em média 5 a 10 anos, isto sendo optimista, e claro que o aerogerador tem um tempo de vida útil que deve ser considerado.
No entanto, se pensarmos numa moradia com potência contratada de 4,6kVA (20A, 4600W), a hipótese de utilizar um aerogerador para alimentar a moradia pode ser considerada, mas o problema que referi anteriormente continua pois 12500€ era o que se precisava para colocar tudo a funcionar. Confesso que não tenho certeza do valor, no entanto as baterias são muito caras, assim como o restante equipamento.
Quero deixar claro que sou a favor das energias renováveis, até porque penso que o estado tem presentemente alguns incentivos para que se “adira” as energias renováveis, tendo em conta Quito, etc…
Contudo temos de ter consciência dos custos que vamos estar sujeitos para tomar a melhor opção.
P.S. Peço desculpa pelo texto, mas foi escrito um pouco à pressa.
Cumprimentos a todos e bons negócios.
Este tema tem bastante interesse, pelo que achei que devia dar a minha opinião e deixar claro que as coisas por vezes não são assim tão simples como parecem, tal como na bolsa. Por isso acho que devo dar algumas noções sobre o que sei do assunto.
Os aerogeradores são equipamentos muito interessantes, mas para alimentar uma moradia estão um pouco fora de questão nos tempos de hoje dado que a tecnologia ainda é muito cara e não se limita apenas à compra de um aerogerador, no entanto pode-se colocar a hipótese de o colocar a funcionar em modo auxiliar, caso falte energia, ou para alimentar uma parte da moradia.
No entanto quero deixar claro o seguinte,
No entanto como o sistema tem de ser ligado a umas baterias esse problema fica reduzido, pois tudo depende das baterias que se escolhem, a questão está em levar mais ou menos tempo a recarregar as baterias (acumuladores). Esta questão irá ser abordada abaixo.
Contudo temos de ter consciência dos custos que vamos estar sujeitos para tomar a melhor opção.
P.S. Peço desculpa pelo texto, mas foi escrito um pouco à pressa.
Cumprimentos a todos e bons negócios.
MNVALENTE Escreveu:A 1000 m de altitude suponho que seja um local bastante frio. Com consumos de 500kWh por mês vou também supor que o aquecimento seja eléctrico.
Para poupar dinheiro no consumo de energia talvez fosse melhor reduzir o consumo em vez de apostar na produção própria.
Os tais 5000€ de uma turbina pagam um isolamento completo da moradia por fora com paineis isolantes, para além de um novo look exterior.
Isolando a casa por fora é como vestir um bom casaco, mantem as paredes mais quentes, aumentando a inércia térmica da casa e reduzindo a factura do aquecimento.
Para não falar nas janelas simples, nas frinchas das portas de saída, nas coberturas mal isoladas e outros detalhes construtivos normalmente negligenciados.
Relativamente frio, mas o consumo que eu disse é agora no inverno porque no verao é que se consome com uma BomBa de 6 cavalos a trabalhar mais de 7 horas por dia , à uma media de 75 Kwats hora durante um minimo de tres meses (julho, Agosto e Setembro) é muita fruta.
O aquecimento é a lenha e nao a luz, isso era o que faltava, pagar luz para nos aquecermos quando é necessario limpar as florestas.
Quanto ao preço , vamos vendo mas 5000€ tem que dar
no minimo para duas
o preço baixa .( alguem pensava comprar um computador à 20 anos por menos de 500contos e agora)
É necessario é estarmos informados para nao nos aldrabarem
A 1000 m de altitude suponho que seja um local bastante frio. Com consumos de 500kWh por mês vou também supor que o aquecimento seja eléctrico.
Para poupar dinheiro no consumo de energia talvez fosse melhor reduzir o consumo em vez de apostar na produção própria.
Os tais 5000€ de uma turbina pagam um isolamento completo da moradia por fora com paineis isolantes, para além de um novo look exterior.
Isolando a casa por fora é como vestir um bom casaco, mantem as paredes mais quentes, aumentando a inércia térmica da casa e reduzindo a factura do aquecimento.
Para não falar nas janelas simples, nas frinchas das portas de saída, nas coberturas mal isoladas e outros detalhes construtivos normalmente negligenciados.
Olá,
se quiseres podes mesmo construir o teu aero-gerador.
Há instruções na Internet, embora talvez seja melhor comprares alguns livros.
Podes começar, por ex, por http://www.rebelwolf.com/essn.html
e
http://www.otherpower.com/
se quiseres podes mesmo construir o teu aero-gerador.
Há instruções na Internet, embora talvez seja melhor comprares alguns livros.
Podes começar, por ex, por http://www.rebelwolf.com/essn.html
e
http://www.otherpower.com/
TerraVerde
..................................
É preciso cuidar do meio ambiente!
terraverde00@ymail.com
..................................
É preciso cuidar do meio ambiente!
terraverde00@ymail.com
- Registado: 29/11/2002 18:49
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Caro rnbc,
O assunto é interessante e actual. Agora, já começa a haver produtos específicos e a legislação para a utilização de micro-aerogeradores espera-se que seja alterada este mês.
E nada melhor para começar o ano do que a perspectiva de um investimento que pode ser bastante sensato e rentável. Tanto ou mais do que investir no S&P que pode ter visto já visto um pico...
Mas falando de picos de energia, gostei da análise e dos seus pressupostos esquematicos. Vamos ver se os custos de colocação e ligação não encarecem o investimento inicial.
Se entrarmos com os previsíveis aumetos anuais do custo do consumo, também teremos que utilizar o método dos valores actualizados, que em parte se compensarão, dando praticamente o mesmo resultado.
Claro que era interessante se tivéssemos um verdadeiro especialista a dar-nos uma opinião sobre a matéria. Eu, por exemplo, na minha casa, gasto cerca de 2.000 euros anuais, o que corresponde a cerca de 25.000 KWh e, assim, este tema torna-se logo muitíssimo importante.
Cumprimentos
Comentador
O assunto é interessante e actual. Agora, já começa a haver produtos específicos e a legislação para a utilização de micro-aerogeradores espera-se que seja alterada este mês.
E nada melhor para começar o ano do que a perspectiva de um investimento que pode ser bastante sensato e rentável. Tanto ou mais do que investir no S&P que pode ter visto já visto um pico...
Mas falando de picos de energia, gostei da análise e dos seus pressupostos esquematicos. Vamos ver se os custos de colocação e ligação não encarecem o investimento inicial.
Se entrarmos com os previsíveis aumetos anuais do custo do consumo, também teremos que utilizar o método dos valores actualizados, que em parte se compensarão, dando praticamente o mesmo resultado.
Claro que era interessante se tivéssemos um verdadeiro especialista a dar-nos uma opinião sobre a matéria. Eu, por exemplo, na minha casa, gasto cerca de 2.000 euros anuais, o que corresponde a cerca de 25.000 KWh e, assim, este tema torna-se logo muitíssimo importante.
Cumprimentos
Comentador
- Registado: 26/4/2003 23:30
Eu sou um leigo no assunto, no entanto ocorrem-me duas ideias sobre o mesmo:
- as contas feitas já incorporam o aumento de 6%? Sabendo nós que estes mesmos 6% são uma «prenda» do nosso Ministro, convém ter em conta que nos próximos anos o aumento será igual ou superior.
- depois temos a questão ambiental. Nem tudo pode ser medido em $
penso eu de que...
Não quero colocar em questão a sensatez das contas feitas mas apenas lembrar que existem mais factores a ter em conta quando se faz um investimento deste tipo.
(Eu até já fiz investimentos na minha auto-estima que financeiramente foram um desastre mas no cômputo geral se tornaram essenciais na minha qualidade de vida.
)
um abraço
armando
- as contas feitas já incorporam o aumento de 6%? Sabendo nós que estes mesmos 6% são uma «prenda» do nosso Ministro, convém ter em conta que nos próximos anos o aumento será igual ou superior.
- depois temos a questão ambiental. Nem tudo pode ser medido em $
Não quero colocar em questão a sensatez das contas feitas mas apenas lembrar que existem mais factores a ter em conta quando se faz um investimento deste tipo.
(Eu até já fiz investimentos na minha auto-estima que financeiramente foram um desastre mas no cômputo geral se tornaram essenciais na minha qualidade de vida.
um abraço
armando
É complicado justificar a compra duma coisa daquelas...
5000kW/h dá 550 euros (por ano), mesmo que aumente um bocado e mesmo que seja um consumo maior, digamos que dá 1000 euros por ano, para ser um número redondo.
Supondo que compras a de 3kW, que custa 5800€ e já dá para aquecer a casa nas noites ventosas e frias de inverno é lixado conseguir amortizar o investimento em menos de 10 anos, a meu ver.
Suposições: custo médio da energia a 0.08€/(kW/h); o gerador tem uma eficiencia média de 1/2 e consegues de facto aproveitar metade da energia, porque o resto é gerado em alturas que não precisas dela.
5800/(3/2/2*0.08)/24/365=11.03 Anos.
Para as turbinas mais pequenas os números melhoram por um lado, visto que é mais provavel conseguires aproveitar toda a potência, mas agravam-se no preço por potência disponível, pelo que vai dar ao mesmo se calhar.
Ainda fica mais complicado de justificar se pensares que podes pegar nos mesmos 5800€ e investir em bolsa, por exemplo.
Como dizem os americanos: not ready for prime time.
PS: Os preços das turbinas parecem-me um balúrdio para o que aquilo deve ter lá dentro! Será que sou só eu a achar isso?
5000kW/h dá 550 euros (por ano), mesmo que aumente um bocado e mesmo que seja um consumo maior, digamos que dá 1000 euros por ano, para ser um número redondo.
Supondo que compras a de 3kW, que custa 5800€ e já dá para aquecer a casa nas noites ventosas e frias de inverno é lixado conseguir amortizar o investimento em menos de 10 anos, a meu ver.
Suposições: custo médio da energia a 0.08€/(kW/h); o gerador tem uma eficiencia média de 1/2 e consegues de facto aproveitar metade da energia, porque o resto é gerado em alturas que não precisas dela.
5800/(3/2/2*0.08)/24/365=11.03 Anos.
Para as turbinas mais pequenas os números melhoram por um lado, visto que é mais provavel conseguires aproveitar toda a potência, mas agravam-se no preço por potência disponível, pelo que vai dar ao mesmo se calhar.
Ainda fica mais complicado de justificar se pensares que podes pegar nos mesmos 5800€ e investir em bolsa, por exemplo.
Como dizem os americanos: not ready for prime time.
PS: Os preços das turbinas parecem-me um balúrdio para o que aquilo deve ter lá dentro! Será que sou só eu a achar isso?
Semitela Escreveu: Vivo em casa 365 dias por ano e com um consumo de mais de 1000Kwats ano, por isso procuro algo que reduza a conta da luz.
Obviamente que me enganei , era bom era 1000 apenas ;
uma media de 400 à 500 Kwats por mes , talvez um valor perto de 5000 Kwats ano . Por isso é que tenho de ver isto com cuidado na razao preço/potencia
Semitela Escreveu:Vivo em casa 365 dias por ano e com um consumo de mais de 1000Kwats ano, por isso procuro algo que reduza a conta da luz.
Só 1000 kW/h por ano? Isso dá um consumo médio de 115 W, mal dá para alimentar um frigorifico e mais umas traquitanas que ficam sempre a consumir. Deve ser mais... até porque 1000 kW/h só valem 110 euros
Mas supondo que tens um consumo maior (tipo 3000 kW/h) é capaz de valer a pena, supondo que a turbina não precisa de manutenção e dura uns 10 anos e é a de 1.5 kW.
PS: não sou especialista, só estou a mandar uns bitaites dentro do (pouco) que sei, e a fazer umas contas por alto. Acho que é um exercicio interessante até do ponto de vista do investimento nestas empresas se estiverem ou vierem a estar cotadas em bolsa.
Caro rnbc
É isso mesmo vivo numa zona ventosa , cerca de 1000m de altitude , e a minha vila está rodeada de parques eolicos de grande dimensao.
Vivo em casa 365 dias por ano e com um consumo de mais de 1000Kwats ano, por isso procuro algo que reduza a conta da luz.
E porque os paineis solares me parecem muito mais caros tendo em conta a sua produçao electrica .
Obrigado pelas informaçoes.
É isso mesmo vivo numa zona ventosa , cerca de 1000m de altitude , e a minha vila está rodeada de parques eolicos de grande dimensao.
Vivo em casa 365 dias por ano e com um consumo de mais de 1000Kwats ano, por isso procuro algo que reduza a conta da luz.
E porque os paineis solares me parecem muito mais caros tendo em conta a sua produçao electrica .
Obrigado pelas informaçoes.
As que eles vendem têm estes preços:
http://www.lausitz-solar.de/Shop_Heyde/ ... NCLIN.html
A não ser que estejam numa zona muito ventosa onde o gerador poderá estar quase sempre a funcionar e vivam mesmo lá, para poderem aproveitar todo o ano, parece-me um brinquedo caro mais do que um investimento.
Junto envio as minhas contas...
É de notar que a turbina não produz 100% da potência a não ser que o vento esteja próximo dos 12m/s, pelo que o tempo de amortização médio será bem superior, num bom local talvez 2x ou 3x.
http://www.lausitz-solar.de/Shop_Heyde/ ... NCLIN.html
A não ser que estejam numa zona muito ventosa onde o gerador poderá estar quase sempre a funcionar e vivam mesmo lá, para poderem aproveitar todo o ano, parece-me um brinquedo caro mais do que um investimento.
Junto envio as minhas contas...
É de notar que a turbina não produz 100% da potência a não ser que o vento esteja próximo dos 12m/s, pelo que o tempo de amortização médio será bem superior, num bom local talvez 2x ou 3x.
- Anexos
-
eolico.xls- Tempos de amortização de turbinas eólicas da marca Inclin
- (14.5 KiB) Transferido 400 Vezes
esta empresa comercializa esse tipo de material , pois estive a falar com eles na concreta " exponor " no Porto.
www.habiecologica.com
www.habiecologica.com
Bons investimentos
JacSilva
JacSilva
Micro turbinas eolicas
Alguem sabe se já é disponibilizada a venda desta tecnologia ?
Queria aderir comprando uma para produçao de electricidade para uso domestico .
Alguém sabe alguma informaçao ou site que fale e comercialize esta tecnologia ?
Abraços e obrigado desde já por qualquer esclarecimento .
Queria aderir comprando uma para produçao de electricidade para uso domestico .
Alguém sabe alguma informaçao ou site que fale e comercialize esta tecnologia ?
Abraços e obrigado desde já por qualquer esclarecimento .
25 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], m-m e 115 visitantes