Caldeirão da Bolsa

Carteira Romano

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Romano2 » 1/1/2007 12:12

Imagem

Registado: 28/6/2006 17:35

por Brah » 25/12/2006 11:31

Eu pessoalmente não vejo grande problema em possuir 4, 5 ou até 6 titulos em carteira... :oops: geralmente o grande problema disso é quando trabalhamos com pouco €€€, onde as comissões podem retirar grande parte do lucro, agora quando se trabalham com somas maiores isso pode-se tornar irrelevante, mas levantam-se outros problemas... é necessário por exemplo um acompanhamento muito mais apertado do mercado, pois uma inversão de tendencia ou uma descida mais intempestiva pode acontecer a qualquer momento, e quando se está em muitas frentes...

Também não vejo grande problema em colocar o histórico, é uma questão de opção pessoal, mas que não tem grande utilidade não tem... :wink:

O que me parece sinceramente é que fez muitos negócios obtendo rentabilidades percentuais um pouco baixas, e isso sim, poderá representar muito dinheiro mal gasto em comissões...e eu pessoalmente estou farto de dar dinheiro a xulos!!! :evil: :evil:
Talvez fosse melhor ponderar bem antes de uma entrada (também não sei que tipo de investidor é) e optar por titulos com tendência ascendente e guardá-los uma temporada...é que por vezes deixamo-nos afectar pelo frenesim do momento, entramos demasiado caro e depois... :( :(

mas é só a minha humilde opinião...

um abraço e bom natal...já tou a preparar o estomago pó cabrito :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 2/11/2006 11:31

Romano 2

por Clinico » 25/12/2006 2:36

Bom Natal

Desculpe, meu Caro Jotabil, mas tenho dificuldade em entender todo o seu discurso.

Percebi que é, como eu, investidor de médio longo prazo. De resto, e honestamente, se tivesse a receber uma lição (que estou a tentar), não percebi qual é a "take home message" de tudo isto.
Quando ensino os meus alunos, tenho o cuidado de lhes transmitir que se não me conseguem resumir a história clinica dum doente em 3 linhas, não perceberam nada do que ele tem (sem ofensa):
1 - Não tem interesse falar de rentabilidade da aplicação quando a vendemos o activo?
2 - Quer dizer que expor a carteira, como faz o Romano, não tem interesse a não ser que vá adaptando essa carteira conforme o mercado para obter melhores rentabilidades?
3 - A maneira como expõe, não será só válida para quem está no mercado a médio/longo prazo?

Pessoalmente, e já que o Romano pede opinião:
1 - Concordo que o mapa de negócios concluidos neste momento é descabido. No entanto, pode indicar posições encerradas, aumentadas ou reduzidas apartir de carteira inicial que expôs. Pode referir o rendimento que a carteira lhe está a dar.
2 - Falta no seu quadro a data em que adquiriu os títulos.
3 - Apesar de se recomendar ter carteira diversificada, para mim, tambem tem títulos a mais. Como é sabido eu invisto sempre em muito poucos títulos de cada vez (1 ou 2) mas tambem não é o mais saudável (nem 8 nem 80!). Lembre-se que "carteira diversificada" não é ter muitas acções diferentes. É ter aplicações diferentes (acções, fundos, a prazo, se gosta e entende, warrants etc)

Como vê, meu caro Romano, 2 cabeças, 2 sentenças. Investimentos em bolsa têm muito a haver com o perfil do investidor, a sua experiencia passada, o tempo que pretende investir etc.
Um abraço
Clinico

(não se ofenda com o que lhe disse meu caro Jotabil. Já andamos nisto há uns anos...)

Registado: 1/6/2003 0:13

comentário

por jotabil » 24/12/2006 1:18

Caro Romano

Tenho algumas opiniões muito pessoais sobre a bolsa que talvez não se adeqúem à da maioria das pessoas que frequentam este fórum.
O dinheiro ou o valor que se investe em bolsa é destinado a percorrer um tempo em conformidade com o objectivo que delineámos no planeamento inicial.
Sendo assim, não concebo essa coisa de recolher mais valias para o jantar ou as prendas de natal...o jantar ou essas prendas, não podem fazer parte dos factores considerados no necessário planeamento, dada a sua particularidade em face dos obectivos referidos.
As valias são o somatório resultante do nosso planeamento e assim continuarão nos meios que contámos para atingir os objectivos definidos.Desviar mais valias para outros fins é negar o fim a que nos propusemos.
Existem, de facto, objectivos intermédios, antes do objectivo final, mas aí, e através de um controlo efectivo, podemos balancear os meios pela requalificação dos títulos da carteira, recompondo percentagens em face de novas potencialidades presumíveis ou informadas. Mas nunca retirar meios (Valias) para não se perder o ímpeto inicial para o obectivo.
Por isso não concordo com as bravatas.....hoje já ganhei para o lanche.....ou outras do mesmo teor.
Por vezes tenho dito que devemos viver de uma forma orgânica a evolução de um título.....quero dizer que a matéria de que tratamos é uma matéria semovente e quase incerta.....existindo mesmo factores que são estranhos a todas as nossas forçosas previsões....mas por isso mesmo é necessário um cuidadoso observar sobre todos os factos que contribuam para a nossa informação de modo a podermos agir sem precipitação de modo a não confundir movimentos naturais do mercado com descidas ou subidas das cotações resultantes de reais atitudes de diminuição de valor.
Um dos factores que nos dão alguma serenidade para essa análise, será termos contabilizado a valias de que dispomos para com ela podermos demorar a nossa decisão.
(Cont)
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Re: comentário

por Romano2 » 24/12/2006 0:06

Obrigado jotabil pela tua opinião, foi por isso que abri a carteira para ter opiniões de pessoas mais experientes.
jotabil Escreveu: Em meu parecer, julgo que são demasiado títulos em carteira e negociados.

Sempre li que na aplicação em vários títulos é que estava o segredo, nunca meter os ovos no mesmo cesto, mas posso estar enganado.
porquê registar num quadro os negócios concluídos?

Como é o primeiro ano em que faço o anexo das valias pensava que isso ajudava.
E porquê fixar a rentabilidade verificada?

Assim dá para comparar com outro tipo de aplicações financeiras.

Sou novo nisto e estou sempre a aprender. Obrigado pela opinião.
Cumps

comentário

por jotabil » 23/12/2006 21:55

Caro Romano2

Cada um faz como entende ser melhor.
Em meu parecer, julgo que são demasiado títulos em carteira e negociados.
E porquê fixar a rentabilidade verificada?....Nunca chegarei a entender porque se quer evidenciar esse indicador....a não ser que queiramos acalmar o nosso alter ego.
Importa sim registar as valias totais....porque com elas podemos avaliar a nossa capacidade para aceitarmos os movimentos naturais do mercado....e tomar uma decisão no momento em que elas signifiquem uma perda substancial.
Também essa dicotomia de negócios em curso e negócio concluídos me parece despicienda...porquê registar num quadro os negócios concluídos?...Para ficar para a história.....para as memórias a escrever quando for rico?.....Também não entendo a razão do registo.
A percentagem da carteira do capital investido em cada título...tb a julgo um pouco redundante...porque se fossem apenas dois ou três títulos, somente, ainda se compreenderia o balanceamento em conformidade com a nossas previsões face ao mercado.....assim, parece-me um mero exercício de estilo....e de excel.
Eu tenho um modo de compilar um pouco diferente desse....mas eu sou um pequeno investidor de longo e médio prazo.....e será por via disso que anoto as coisa diferentemente.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Carteira Romano

por Romano2 » 23/12/2006 18:14

Digam de vossa justiça...
Imagem :oops:
(1º quadro descaradamente surripiado de alguem)

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], m-m e 128 visitantes