Caldeirão da Bolsa

Elementar, my dear Watson...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por yugovic24 » 29/12/2006 17:39

Obrigado Quico (valeu!) e SCPNuno...

Desejo a todos um FELIZ 2007 com mais ganhos na bolsa (e fora dela também..) que 2006 :!:

Abraços e Beijinhos

:lol: :lol: :lol:

Don´t worry.. BE BULL!
O fogo que me ilumina é o mesmo que me faz arder

Registado: 23/10/2006 14:47

por scpnuno » 29/12/2006 16:24

Apenas uma notazinha sobre o gráfico, nada mais ...
(tens a certeza sobre o diminuitivo do Mac Donalds?)

Abraçocas
Anexos
Quico edp2.jpg
Quico edp2.jpg (64.08 KiB) Visualizado 1280 vezes
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Quico » 29/12/2006 16:15

Caro Yugovic24:

Com atraso cá vai. Usei o gráfico semanal da EDP como exemplo. Peço desde já desculpa se cometer aqui algum percalço mas quem percebe mais disto que me corrija por favor.

:arrow: Bandeira - É quando, após uma boa subida, a coisa fica ali a "marinar" um bocado; nem sobe nem desce e acaba por formar qq coisa que se parece com uma bandeira. Geralmente precede um novo arranque. Há com várias formas e feitios, mas não me vou aqui alongar.
:arrow: MACD - Moving Average Convergence/Divergence, ou seja, é um oscilador que mede a forma como convergem ou divergem duas médias móveis; geralmente de 9,12, e 26 sessões (mas também aqui os gostos divergem). Quando a linha mais rápida (vermelha) vai acima da mais lenta (azul), e sobe, é sinal que a tendência é de subida. O contrário corresponde... ao contrário. :mrgreen: Convém estar atento aquilo que se chama "histograma do MACD" que não é mais que a diferença entre as duas linha anteriores; se este sobe é bom sinal, se não sobe, não. :mrgreen:
:arrow: LTA - Linha de tendência ascendente: é uma linha que se traça quando um título está com tendência de subida, a passar por pontos mínimos relativos (toques). Quantos mais toques tiver essa linha, mais fidedigna ela é. Pode corresponder à zona até onde eventualmente irá uma correcção a meio da subida.
:arrow: RSI - Relative strength index - e CCI - Commodity Channel Index - são osciladores que básicamente quando estão pra cima é bom (mas cuidado se for em excesso), e quando estão pra baixo é mau (atenção à inversão se estiver em excesso). Correspondem a fórmulas mais ou menos elaboradas que não tem interesse pôr aqui. Na minha opinião só servem para complicar ou pra confirmar o que já se sabe. No gráfico que deixo só tem o RSI. Embora haja quem divague acerca de sobre-compra acima dos 70 e sobre-venda abaixo dos 30, o que interessa é o seguinte: acima dos 50 (linha horizontal vermelha) a tendência é de subida; abaixo é de queda. Outra coisa para que poderá ter interesse é para uma análise de divergência dos topos, mas para isso tb o MACD serve, e já estamos a ir para terrenos mais demorados de explicar.

Espero que isto sirva, e que não venha por aí abaixo a scpnuno me achincalhar.
Anexos
EDP_EXEMPLO.PNG
EDP_EXEMPLO.PNG (36.51 KiB) Visualizado 1306 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por yugovic24 » 28/12/2006 16:54

Isto tá bonito, tá..... :lol:

Anda aqui um indivíduo a esmerar-se na ansia de apanhar qualquer coisa dos gráficos e dá nisto...

Valha-me Deus, como isto tá, não tarda tenho o eulid a pedir-me conselhos..... Isto aqui é pra aprender!!! Se querem ramboia vão "prá descontra" :!:

:lol: :lol:

por Quico » 28/12/2006 16:53

Ó scpnuno:

Como é que se pode ter gosto em frequentar este fórum?! Está a abandalhar o espírito deste post! :evil:

Caro Yugovic24:

Neste momento estou ocupado, mas se alguém não aparecer por cá a fazê-lo, terei todo o gosto em lhe explicar o pouco que sei mais tarde.

Um abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por fcc » 28/12/2006 16:48

Grande post scpnuno. Um dos melhores que já li aqui no forum. :P :P :lol: :lol:

Registado: 16/10/2006 20:26

por scpnuno » 28/12/2006 16:36

Yugovic24 Escreveu:1. O que é um gráfico estar a determinada altura a "fazer uma bandeira"?

Especialidade do Quico. Mas acho que é quando o pessoal que tem as acções em causa fica tão contente (ou tão desesperado) que desatam a agitar bandeiras...

Yugovic24 Escreveu:2. O que é o MACD?

Diminuitivo de Mac Donalds

Yugovic24 Escreveu:3. E LTA?

LTA - Louça Toda pelo Ar - também há quem designe por essa sigla a Linha de Tendencia Ascendente, mas são os fundamentalistas

Yugovic24 Escreveu:4. E RSI? E CCI?

RSI - Raio de Sujeito Indeciso - é um gajo que quando anda em divergencia com o preço, dá asneira.
CCI - Chato Com o Interrogatório (esta não tem direito a explicação)

Yugovic24 Escreveu:Só para ver se logo à noite posso chegar a casa e dizer aos papis que aprendi umas "cenas" novas!

Obrigado

De nada. Se eu for expulsa, já sabes que a culpa foi tua. Os ATs do Caldeirão devem neste momento estar a arrancar os cabelos...

Bem
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por lutav » 28/12/2006 16:26

o que é 1 doji morningstar?

que lobo é aquele no avatar do lobo?

o que sao os manuais nos sites das correctoras e bancos?

o que é o google? :twisted:

beijos e abraços ;)

Registado: 22/9/2006 22:36

por yugovic24 » 28/12/2006 16:02

1. O que é um gráfico estar a determinada altura a "fazer uma bandeira"?

2. O que é o MACD?

3. E LTA?

4. E RSI? E CCI?

Só para ver se logo à noite posso chegar a casa e dizer aos papis que aprendi umas "cenas" novas!

Obrigado

por yugovic24 » 21/12/2006 16:52

Já vi e revi, li e reli e não me parece lance para amarelo....
Não havia nenhuma intenção pejorativa na minha questão, eu não pretendo entrar em conflito com ninguém e muito menos provocar alguém que tenha pararede porque eu ando nisto por pura paixão e o meu estado de espírito não sofre correcções só porque a cotação está no vermelho... Era só para ser um tópico diferente, mas que não foi bem sucedido e acabou por sair a preto e branco! :lol:
Eu próprio também estou entalado na Cofina e lá por isso continuo :lol: mas por uma questão de respeito façam de conta que não está lá a pergunta e respondam antes ao post da paixão vs vício que tem muito mais cor...

Um abraço

por Ulisses Pereira » 21/12/2006 16:13

Yugo... e isso é tudo menos uma questão elementar ;) Desvirtuas o teu tão interessante tópico :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por lutav » 21/12/2006 16:09

cuidado com as piadas sobre maus titulos...

ha sempre alguem encravado, que pode nao achar piada... ;)

e nestas coisas, nem sempre acontece só aos outros ;)

abraço

por yugovic24 » 21/12/2006 16:06

A pouco mais de uma semana de 2007 lembrei-me de perguntar quais as perspectivas dos melhores títulos para a próxima temporada, mas oh despois à modos que me surgiu uma ideia aiiiiinda mais interessante:

Qual o título que se prevê que tenha a pior prestação de 2007 e que de certeza não metem lá o vosso pilim....?

O meu é muito fácil (não vale copiar :P ) PARAREDE

BOAS FESTAS!

:lol:

por Cali » 20/12/2006 19:59

embora a maioria das pessoas não se aperceba, a manutenção de um sistema informático de grande porte (como o dos Bancos) custa anualmente uns valentes milhões de euros.
O que tu pagas de guarda de titulos, não é mais do que uma tarifa de utilização desse sistema informático, assim como dos custos de correio com os extractos de carteira que te enviam, por exemplo.
É claro que esta é a justificação formal da coisa. Na pratica, já pagas tantas comissões para outras contas e serviços, que esta era perfeitamente dispensável. Mas... que podemos nós fazer? :wink:
Os Bancos devem ter o custo de utilização por registo informático mais caro do planeta. :roll:
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por eulid » 20/12/2006 15:21

Yugovic24 Escreveu:A do dia...

Agora que se fala num tópico sobre tributação de mais e menos valias gostaria de colocar a seguinte questão:

Porque motivo pago comissão de guarda de títulos?

Isso é um conceito que em tempos fez sentido (quando existiam títulos e para não os guardar em casa se pedia ao banco), mas hoje em dia os títulos são "fictícios". Porquê cobrar (ainda mais) uma comissão por isso?

Cumprimentos

Porque o banco tem de lucrar alguma coisa com isso, pois nem todos os investidores efectuam frequentes compras e vendas.

Registado: 6/12/2006 9:45

por yugovic24 » 20/12/2006 15:18

A do dia...

Agora que se fala num tópico sobre tributação de mais e menos valias gostaria de colocar a seguinte questão:

Porque motivo pago comissão de guarda de títulos?

Isso é um conceito que em tempos fez sentido (quando existiam títulos e para não os guardar em casa se pedia ao banco), mas hoje em dia os títulos são "fictícios". Porquê cobrar (ainda mais) uma comissão por isso?

Cumprimentos

por Cali » 19/12/2006 22:45

entre paixão e vicio a diferença não é muita. A fronteira, se existe, é algo indefinida. Se estás apaixonado, isso implica uma dose de dedicação e de obsessão muito semelhante á do vicio (na vertente do jogo):

- sintomas fisicos como transpiração excessiva (ainda. que possa ser apenas das mãos), o acelerar do ritmo cardiaco, dilatação de pupilas, perda de algum discernimento, etc.

- sintomas psicologicos, como não pensar noutra coisa senão nela (seja a gaja ou a Bolsa), condicionar o dia-a-dia em função dela, nada nem ninguem mais ter importancia, o falar entusiastica e interminavelmente dela, em catadupa, numa torrente de palavras por vezes até mal articuladas, o ficar apalermadamente feliz quando ela te sorri, e por outro lado ficar excessivamente furioso e/ou deprimido quando ela te desaponta, etc, etc.

Portanto, paixão = vicio , e se fôr no caso da Bolsa,tanto pior.

Se conseguires transformar a paixão em ...amor (um sentimento muito mais saudavel e equilibrado, embora menos emocionante), atingirás o patamar certo de clarividencia e dedicação, sem entrar em extremos, e decerto a conquistarás. Enquanto fôr paixão ou vicio, provavelmente irás cometer demasiadas parvoices, e sairás a perder, seja financeiramente, seja emocionalmente, ou até nas duas vertentes em simultaneo.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

Re: Paixão vs Vício

por Brah » 19/12/2006 20:49

Yugovic24 Escreveu:
A bolsa é uma paixão ou um vício?

Está bem visto...

Acho que o vício que nos alimenta a paixão, é o mesmo que nos faz ficar desgraçados!! :lol: :lol:

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

Paixão vs Vício

por yugovic24 » 19/12/2006 15:26

Vou continuar a puxar este tópico para o topo e a expor as minhas dúvidas:

A bolsa é uma paixão ou um vício?

Se é uma paixão qual será o dia em que deixará de ser?
E no dia em que começar a ser um vício será que acabou a paixão?

Just think about it...

por yugovic24 » 18/12/2006 16:04

Continuando nesta senda de dúvidas hoje aproveito para transcrever esta notícia:

2006-12-18 12:18 A Credit Suisse Securities passou a deter 2,36 por cento do capital social e dos direitos de voto da Sonaecom GPS, avançou esta segunda feira, a empresa em comunicado.
Esta posição, de acordo com o comunicado, foi adquirida «em virtude de aquisições efectuadas em bolsa no dia 14 de Dezembro de 2006 de 3.700.00 acções».
O Credit Suisse Securities (Europe) Limited é, segundo o mesmo, «sociedade integrante da área de banca de investimento do Credit Suisse e encontra-se sob o domínio directo do Credit Suisse Investment Holdings (UK)». in site da Infobolsa

Há uns post´s atrás copiei um artigo sobre a alienação de acções da Sonaecom detidas pela EDP e questionei quais as consequências possíveis.

Hoje aproveito para perguntar que efeitos terá/deveria ter esta notícia para um investidor?

Bom Natal e Bons Negócios

por Ulisses Pereira » 15/12/2006 15:27

1. Mas se "o principal objectivo para uma empresa é criar valor para os seus accionistas" à partida quando anuncia que vai OPAR outra não está subjacente que vai criar valor investindo noutra empresa? Ou será que os accionistas querem é medidas que lhes garantam mais valor real para a empresa? Simplificando, quem OPA pode correr um risco de insucesso enquanto quem é OPADO tem mais valias garantidas... será isso?

Imagina que compras um Picasso. Parece um bom investimento se não tiveres outros dados, certo? Agora se te disser que o vais comprar por 4556 milhões de contos... provavelmente parece-te um investimento ruinoso, certo? Ou seja, tudo depende do preço. E aquilo que parece, à Administração da empresa oferente, uma óptima compra, pode parecer aos investidores uma má compra. É sempre isto que está em causa. No caso da empresa OPADA, como há logo ali um prémio, o ganho é imediato e sem dúvidas.

2. Esta é mais pró filosófica, mas.. Serão os accionistas (pequenos/médios) os verdadeiros "donos" da empresa ou antes uns meros interessados em obter mais valias? E se assim for, que necessidade vê a empresa em se valorizar? Parece um bocado parvo, mas o que é que a empresa ganha em criar valor para os seus accionistas? Há alguma percentagem das comissões que vá para a empresa...?

Eu não disse que a maioria dos investidores não está interessada em obter mais valias. O que eu disse é que a melhor forma da empresa satisfazer os seus accionistas é aumentar o valor da empresa. Se a empresa não criar valor, podes estar certo que - mais cedo ou mais tarde - a Administração é posta na rua... Por quem? Pelos donos das empresas cotadas - os accionistas.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por yugovic24 » 15/12/2006 14:45

Ulisses Pereira Escreveu:1. Qual é o principal objectivo de uma empresa: Criar valor para os seus "donos". E quem são os seus "donos"? Os seus accionistas. Ou seja, quanto mais valorizadas estiverem as acções de uma empresa, mais valor terá criado a empresa para os accionistas.

Ontem entrei no BCP depois do Ulisses me ter tirado uma dúvida se era preferível para um investidor entrar numa empresa que iria OPAR ou ser OPADA. O Ulisses respondeu-me que era melhor numa empresa OPADA e agradeço desde já os trocos que estou a facturar com o BCP!
Mas entretanto ocorre-me outra dúvida:

1. Mas se "o principal objectivo para uma empresa é criar valor para os seus accionistas" à partida quando anuncia que vai OPAR outra não está subjacente que vai criar valor investindo noutra empresa? Ou será que os accionistas querem é medidas que lhes garantam mais valor real para a empresa? Simplificando, quem OPA pode correr um risco de insucesso enquanto quem é OPADO tem mais valias garantidas... será isso?

2. Esta é mais pró filosófica, mas.. Serão os accionistas (pequenos/médios) os verdadeiros "donos" da empresa ou antes uns meros interessados em obter mais valias? E se assim for, que necessidade vê a empresa em se valorizar? Parece um bocado parvo, mas o que é que a empresa ganha em criar valor para os seus accionistas? Há alguma percentagem das comissões que vá para a empresa...?

Obrigado!

Vou procurar colocar questões aqui todos os dias (úteis) e esperar que viva até aos 179anos para ver se percebo um bocadiiiiiiiiiinho mais de bolsa que tem tanto de complexo como de fascinante.....

Abraços

por Ulisses Pereira » 14/12/2006 14:37

Recolector, vamos lá responder às tuas questões:

Quando uma empresa está cotada em vários mercados, como funciona isso na prática ? Por exemplo a Europac, após absorver a Gescartão, vai estar cotada nas bolsas de Lx, Madrid e Barcelona. Isso quer dizer que irá ter 100% do capital cotado em cada praça ? Ou 40% / 40% / 20% (p/ex.) ?

Significa que dispersará parte do capital em cada praça.

No caso de uma empresa estar cotada num segundo mercado através de produtos derivados, tendo como subjacente as acções do mercado de origem, isso quer dizer que os investidores desse segundo mercado têm que seguir as cotações do subjacente ? Sendo assim a procura/oferta do derivado não influência a cotação do subjacente ?

Os investidores desse mercado têm que seguir as cotações do subjacente e, apesar do subjacente estar cotado num mercado diferente, a procura/compra do derivado irá ter efeito sobre ele. Porquê? Porque o "market maker" faz arbitragem no mercado de origem.
Vou exemplificar:

Imagina que compras CFD`s sobre a Nokia. Estás a comprar CFD`s ao market maker. Ele, de forma a garantir um risco quase 0, irá fazer arbitragem, ou seja, vendeu os CFD`s a ti e vai comprar Nokia no mercado à vista. Ou seja, na prática, tu vais exercer uma pressão compradora sobre a acção, embora negociando apenas um derivado e noutro mercado!

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por lutav » 14/12/2006 12:43

Yugovic24 Escreveu:OK, mas....

1. Após ler post´s do tópico da sonaecom vejo que há foristas a discutir a influência ou não dessa venda nas acções uma vez que já há algum tempo se saberia da intenção da EDP em vender e o acontecimento não justificaria a descida! O Ulisses referiu uma vez que apenas em 1% dos casos a cotação reage às notícias... certo?

1.1. Então e para a empresa que as coloca à venda (neste caso a EDP) não deveria ocorrer um efeito positivo? Neste momento a eléctrica segue a perder para os 3,72!

Safa-te lá desta Garrincha... :wink:

1) a cotacao nao baixou com a noticia da venda (ja prevista), baixou, com a execucao efectiva da venda... que em termos pratico, criou a tal pressao vendedora;

1.1) e quem te disse, que a EDP, nao está a baixar por outra razao qualquer? pode nao haver esse nexo casualidade que indicas... qtas accoes psi20 estao hoje a descer?

abraço

por yugovic24 » 14/12/2006 12:37

OK, mas....

1. Após ler post´s do tópico da sonaecom vejo que há foristas a discutir a influência ou não dessa venda nas acções uma vez que já há algum tempo se saberia da intenção da EDP em vender e o acontecimento não justificaria a descida! O Ulisses referiu uma vez que apenas em 1% dos casos a cotação reage às notícias... certo?

1.1. Então e para a empresa que as coloca à venda (neste caso a EDP) não deveria ocorrer um efeito positivo? Neste momento a eléctrica segue a perder para os 3,72!

Safa-te lá desta Garrincha... :wink:

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot] e 129 visitantes