DAX - Possível previsão de evolução até 2007 (Gann)
Re: Chamem-me louco se quiserem...
Marll Escreveu:Relativamente à Big Picture, tenho uma opinião semelhante à do Cem.
O movimento que começou em Março de 2003 e que corresponde á onda B do Bear iniciado em 2000 acabou e vamos iniciar a onda C que irá trazer o DAX aos 1800 pontos. Parece impossivel não é?
Peço desculpa, agora fiquei confuso, era mesmo 1800 pontos ou 6800 pontos?
Obrigado
O mercado é que indica a direcção, nós só temos de o seguir!
Cont.
Já agora fica também uma newsletter do Gann datada de 23 de Novembro de 1928, cerca de 1 ano antes do grande crash de wall Street, onde já dava a conhecer publicamente o que se ía passar!
Deveras interessante e arrepiante o grau de acerto, para quem viveu aquele pânico e perdeu tudo.
O link aí fica:
http://www.webtrading.com/gannforecast.htm
Cem
Deveras interessante e arrepiante o grau de acerto, para quem viveu aquele pânico e perdeu tudo.
O link aí fica:
http://www.webtrading.com/gannforecast.htm
Cem
- Registado: 18/4/2003 1:58
re
Obrigado amigo Ulisses, de facto é pena não ter acesso aos posts mais antigos.
Voltando ao tema do amigo Touro devo dizer que a net está cheia de artigos acerca da taxa de sucesso dos negócios de Gann nos mercados.
Deixo pequenos exemplos, acerca da sua taxa de sucesso até 1909:
http://www.webtrading.com/gannarticle1.htm
Quase na parte final do artigo vem esta citação, para além do grau de acerto nos pontos de viragem:
"
James R. Koene has said, "The man who is right six times out of ten will make a fortune." Gann is a trader who, without any attempt to make a showing, for he did not know the results were to be published, established a record of over ninety-two percent profitable trades.
"
Outro site interessante dá um exemplo recente da aplicação das técnicas de Gann:
http://www.primedesk.com/EditModule.asp ... ItemId=635
Etc, etc...
Cem
Voltando ao tema do amigo Touro devo dizer que a net está cheia de artigos acerca da taxa de sucesso dos negócios de Gann nos mercados.
Deixo pequenos exemplos, acerca da sua taxa de sucesso até 1909:
http://www.webtrading.com/gannarticle1.htm
Quase na parte final do artigo vem esta citação, para além do grau de acerto nos pontos de viragem:
"
James R. Koene has said, "The man who is right six times out of ten will make a fortune." Gann is a trader who, without any attempt to make a showing, for he did not know the results were to be published, established a record of over ninety-two percent profitable trades.
"
Outro site interessante dá um exemplo recente da aplicação das técnicas de Gann:
http://www.primedesk.com/EditModule.asp ... ItemId=635
Etc, etc...
Cem
Re
Amigo Touro:
Precisamente neste forum há um tópico muito extenso, que tem dezenas de posts acerca de Gann, que foi publicado há uns 3 ou 4 anos e que referia exactamente a fonte dos sites onde era possível verificar a acuidade dos sucessos obtidos, em especial nos anos vintes e trintas, se bem me recordo.
O problema é que a pesquisa do site actualmente não consegue chegar em datas longínquas a esse post, que era deveras interessante para os adeptos deste método de seguimento dos mercados.
Pode ser que algum Administrador aqui do sítio consiga dar um palpite para o amigo Touro conseguir pesquisar ou recuperar essa preciosidade do "antigamente".
Abraço.
Cem
Precisamente neste forum há um tópico muito extenso, que tem dezenas de posts acerca de Gann, que foi publicado há uns 3 ou 4 anos e que referia exactamente a fonte dos sites onde era possível verificar a acuidade dos sucessos obtidos, em especial nos anos vintes e trintas, se bem me recordo.
O problema é que a pesquisa do site actualmente não consegue chegar em datas longínquas a esse post, que era deveras interessante para os adeptos deste método de seguimento dos mercados.
Pode ser que algum Administrador aqui do sítio consiga dar um palpite para o amigo Touro conseguir pesquisar ou recuperar essa preciosidade do "antigamente".
Abraço.
Cem
Chamem-me louco se quiserem...
Relativamente à Big Picture, tenho uma opinião semelhante à do Cem.
O movimento que começou em Março de 2003 e que corresponde á onda B do Bear iniciado em 2000 acabou e vamos iniciar a onda C que irá trazer o DAX aos 1800 pontos. Parece impossivel não é? Tal como parecia impossivel em 2003 com o DAX nos 2200 subir 200% e vir a mais de 6600.
É esta a minha convicção, mas...baseio os meus investimentos na análise tecnica pura e dura, veremos se a minha convicção tem ou não razão de ser.
Cumps a todos e um 2007 muito proveitoso.
O movimento que começou em Março de 2003 e que corresponde á onda B do Bear iniciado em 2000 acabou e vamos iniciar a onda C que irá trazer o DAX aos 1800 pontos. Parece impossivel não é? Tal como parecia impossivel em 2003 com o DAX nos 2200 subir 200% e vir a mais de 6600.
É esta a minha convicção, mas...baseio os meus investimentos na análise tecnica pura e dura, veremos se a minha convicção tem ou não razão de ser.
Cumps a todos e um 2007 muito proveitoso.
- Registado: 29/8/2006 16:24
Cont.
Os 6670 já foram à vida.
Resta o último baluarte da grande resistência no limite da faixa, ou seja, os 6689 para aguentar a barreira final de Gann.
Aparentemente tudo indica que o melhor é continuar comprado, mas a calmaria aí está...vê-se muita gente optimista, é um sinal de alerta e portanto insisto, estaremos perto do fim do bull market?
Cem
Resta o último baluarte da grande resistência no limite da faixa, ou seja, os 6689 para aguentar a barreira final de Gann.
Aparentemente tudo indica que o melhor é continuar comprado, mas a calmaria aí está...vê-se muita gente optimista, é um sinal de alerta e portanto insisto, estaremos perto do fim do bull market?
Cem
- Anexos
-
- 6689, vais aguentar isso ou vais voar em pedaços?
- DAX Sq9D070102.png (17.52 KiB) Visualizado 1690 vezes
Cont.
Os 6670 da aposta de 2006 do DAX lá vão aguentando, por enquanto...
Até quando?! Será hoje que o Gann vai apanhar uma vergonhaça?
Cem
Até quando?! Será hoje que o Gann vai apanhar uma vergonhaça?
Cem
- Anexos
-
- Os 6670 são já um valor de referência a ter em conta?!
- DAX Sq9C070102.png (14.33 KiB) Visualizado 1818 vezes
Re
Bom dia a todos e um bom ano cheio de óptimos negócios.
Já vi que houve muitas intervenções, obrigado a toddos pelos comentários e contribuições para uma melhor reflexão sobre o que pode vir a suceder ao DAX.
Numa óptica de um sistema de trading tradicional continuamos a subir bem, pelo que a melhor estratégia de trading continua ser a de alternar apenas posições compradoras com posições neutras. Meterem-se em aventuras de curtos é deitar dinheiro pela janela fora.
No entanto, temos o Gann!
Pois é, isto é uma chatice porque o método deste senhor era uma verdadeira bomba em pleno século XX, onde fez antevisões de viragens com um rácio de sucesso assinalável...
Estamos mesmo prestes a atingir a grande zona de resistência de Gann que se situa nesta área entre os 6654 aos 6689 (ponto médio de 6672).
Será que isto vai ser ultrapassado?
Fica a dúvida no ar, com o DAX quase a conquistar este grande bastião!
Abraço a todos, fica o gráfico.
Cem
Já vi que houve muitas intervenções, obrigado a toddos pelos comentários e contribuições para uma melhor reflexão sobre o que pode vir a suceder ao DAX.
Numa óptica de um sistema de trading tradicional continuamos a subir bem, pelo que a melhor estratégia de trading continua ser a de alternar apenas posições compradoras com posições neutras. Meterem-se em aventuras de curtos é deitar dinheiro pela janela fora.
No entanto, temos o Gann!
Pois é, isto é uma chatice porque o método deste senhor era uma verdadeira bomba em pleno século XX, onde fez antevisões de viragens com um rácio de sucesso assinalável...
Estamos mesmo prestes a atingir a grande zona de resistência de Gann que se situa nesta área entre os 6654 aos 6689 (ponto médio de 6672).
Será que isto vai ser ultrapassado?
Fica a dúvida no ar, com o DAX quase a conquistar este grande bastião!
Abraço a todos, fica o gráfico.
Cem
- Anexos
-
- Aí estão eles!!!
- DAX Sq9A070102.png (17.56 KiB) Visualizado 1965 vezes
Re: re
Cem Escreveu:Amigo Bull:
De facto espero bem que a lateralização no intervalo dos 6500 aos 6685 seja apenas quebrada em alta mais cedo ou mais tarde, já que mantenho no DAX posições longas de há vários meses para cá de forma quase ininterrupta.
No entanto acho que devemos estar preparados para qualquer contingência e não me refiro apenas ao limite calculado pelo método de Gann.
Recordo uma frase curiosa do Gerald Appel no seu mais recente livro publicado me 2004, "Power Tools for Active Investors", que a certa altura diz mais ou menos o seguinte:
" ... o fim de um bull market caracteriza-se por uma calmaria antes da tempestade e o fim de um bear market é marcado por uma tempestade antes da calmaria".
Se olharmos com alguma atenção para a evolução de um índice accionista verificamos de facto que na maioria das vezes tomam formas arredondadas parecidas com os arcos de uma ponte: demoram bastante tempo a formar um topo, e aí ficam algum tempo a consolidar, mas as bases correctivas são bruscas e violentas, assemelhando-se mais a autênticas quedas no abismo, tendo como contrapartida recuperações extremamente rápidas.
Abraço.
Cem
Amigo Cem:
Permita-me só referir que em 2000 o pico histótico da maioria dos indices não teve nenhuma forma arredondada em nenhum deles foi mais um V de "rabo" pró ar
O topo do DOW em Janeiro de 2000, quebrado agora em alta, naquela época ninguém imaginou que se tinha feito um topo e o que é certo é que demorou 6 anos a voltar a esses valores. O topo também não foi arredondado.
Já agora acrescento que nessa época tal como agora, parecia que ainda faltava entrar muita gente para comprar as nossas acções a economia estava robusta o desemprego em taxas minimas os juros relativamente altos o consumo alto e a poupança máxima. Também nessa época as empresas estavam cheias de liquidez e fizeram muitas recompras de acções e fusões...
Já vi este filme! desta vez até pode ter um final diferente aguardemos.
Um bom ano e muita saúde para ti.
Empirico
rteixe01 Escreveu:Para já os cenários no DAX são muito simples:
1 - Shortar os 6600 pontos ou próximo
2 - Esperar que quebre em força os 6600 pontos e alongar a partir dai.
É tudo e não vale a pena inventar muito mais.
Concordo plenamente. Os 6600 pontos são a zona chave e a resistência a passar no muito curto prazo.
- Registado: 4/7/2006 19:54
"Depois da calmaria própria do Natal, só faltava mesmo estes SRS. da bolsa virem falar em tempestades, só pode ser o azeite das frituras a subir a cabeça e as noites mal dormidas,em redor da lareira!".... agora um pouco mais a sério.
Um dia a coisa vem baixo, mas não me parece que seja para já, a unanimidade ainda não é "total",mas até nem é por ai, claro que não sei como ninguém sabe,mas tenho a sensação que ainda há muita gente a querer entrar neste bull, logo a corda não está esticada, continua-se a ouvir falar em entradas em bolsa, mas também não é por isso,parece existir consenso de que 2007 será um ano positivo para as bolsas e que as bolsas tem espaço para subir "x" mas também náo é por isso, as economias estão a crescer a inflação está controlada, mas também não é por ai o desemprego!!! a reduzir mas também ´não é por isso, no inicio de cada ano em bull as bolsas tem tendência a subir numa semana o que os analistas prevêm para todo o ano, penso que será um pouco o que vai acontecer em 2007. E depois, depois como agora convem ter algumas cautelas, mas acutelas existem todos os dias e são as oportunidades de negócio para muitos. Pessoalmente prevejo um final de ano bem animado e um princípio bem forte,nos Mercados, depois vamos vendo, vivendo, sentindo, os sentimentos mudam como o vento.
Se estiver enganado, vou tentar remediar e venho aqui assumir que está redondamente enganado.
Um bom 2007 para todos.
sol
Um dia a coisa vem baixo, mas não me parece que seja para já, a unanimidade ainda não é "total",mas até nem é por ai, claro que não sei como ninguém sabe,mas tenho a sensação que ainda há muita gente a querer entrar neste bull, logo a corda não está esticada, continua-se a ouvir falar em entradas em bolsa, mas também não é por isso,parece existir consenso de que 2007 será um ano positivo para as bolsas e que as bolsas tem espaço para subir "x" mas também náo é por isso, as economias estão a crescer a inflação está controlada, mas também não é por ai o desemprego!!! a reduzir mas também ´não é por isso, no inicio de cada ano em bull as bolsas tem tendência a subir numa semana o que os analistas prevêm para todo o ano, penso que será um pouco o que vai acontecer em 2007. E depois, depois como agora convem ter algumas cautelas, mas acutelas existem todos os dias e são as oportunidades de negócio para muitos. Pessoalmente prevejo um final de ano bem animado e um princípio bem forte,nos Mercados, depois vamos vendo, vivendo, sentindo, os sentimentos mudam como o vento.
Se estiver enganado, vou tentar remediar e venho aqui assumir que está redondamente enganado.
Um bom 2007 para todos.
sol
- Registado: 17/12/2002 10:41
Touro Escreveu:Calmaria antes das tempestades?!
Cem, não me parece que haja motivos para uma quebra em baixa desta lateralização. Acho mais provável que o DAX comece 2007 a subir, isto tendo em conta os fundamentais das economias europeias, onde a alemã aparece naturalmente à cabeça.
no caso de uma recessão nos US a Europa deverá sofrer menos que o resto do mundo, apostando no comércio e trocas internas
e a valorização do Euro face ao dólar evitará efeitos mais nefastos (ie inflação)decorrentes da subida do preço das commodities (oil incluido)
no entanto uma recessão americana irá afectar negativamente a economia global, incluindo a europeia
a economia Alemã assenta num modelo exportador, e internamente, a economia tem mostrado bons números mais em antecipação do aumento do IVA em 2007
" ... o fim de um bull market caracteriza-se por uma calmaria antes da tempestade e o fim de um bear market é marcado por uma tempestade antes da calmaria"
Essa é uma frase bem interessante e que traduz as vivências do último século nos mercados. Não deixa, no entanto, de ser curioso analisar o pico da "bolha" em 2000. Muitos têm a percepção que esse topo foi feito de uma forma mais brusca do que é normal. A verdade é que o que nos vem à memória é o Nasdaq. Se virmos os outros índices, é certo que o topo foi feito com muita volatilidade mas acabam por parecer "lateralizações" face à violência das subidas que precederam esse topo. Ou seja, em face do que era normal nesses tempos loucos, podemos dizer que o mercado acabou por cumprir, de certa forma, aquela velha máxima.
Valha a verdade que esta frase, apesar de verdadeira, não nos ajuda muito no "trading". Porque a maior parte das vezes que o mercado "lateraliza" um "Bull Market" acaba por ser em regime de consolidação para mais subidas. Claro que um dia aquilo vai marcar um topo. Mas quando?
Um abraço,
Ulisses
re
Amigo Bull:
De facto espero bem que a lateralização no intervalo dos 6500 aos 6685 seja apenas quebrada em alta mais cedo ou mais tarde, já que mantenho no DAX posições longas de há vários meses para cá de forma quase ininterrupta.
No entanto acho que devemos estar preparados para qualquer contingência e não me refiro apenas ao limite calculado pelo método de Gann.
Recordo uma frase curiosa do Gerald Appel no seu mais recente livro publicado me 2004, "Power Tools for Active Investors", que a certa altura diz mais ou menos o seguinte:
" ... o fim de um bull market caracteriza-se por uma calmaria antes da tempestade e o fim de um bear market é marcado por uma tempestade antes da calmaria".
Se olharmos com alguma atenção para a evolução de um índice accionista verificamos de facto que na maioria das vezes tomam formas arredondadas parecidas com os arcos de uma ponte: demoram bastante tempo a formar um topo, e aí ficam algum tempo a consolidar, mas as bases correctivas são bruscas e violentas, assemelhando-se mais a autênticas quedas no abismo, tendo como contrapartida recuperações extremamente rápidas.
Abraço.
Cem
Abraço.
Cem
Calmaria antes das tempestades?!
Cem, não me parece que haja motivos para uma quebra em baixa desta lateralização. Acho mais provável que o DAX comece 2007 a subir, isto tendo em conta os fundamentais das economias europeias, onde a alemã aparece naturalmente à cabeça.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Cont.
Creio que o DAX vai lateralizar calmamente nesta zona entre os 6513 aos 6670
até ao final do ano.
Depois, bem, hum...o melhor é não dizer nada por enquanto!
Cá estaremos para ver o novo filme de 2007 com novos episódios, provavelmente pouco risonhos! Espero estar bem enganado.
O DAX lá vai hoje entretanto pastando calmamente na planície, um pouco afastado da sua zona natural pessimista dos 6526 e igualmente distante da sua zona optimista dos 6594.
Cem
Depois, bem, hum...o melhor é não dizer nada por enquanto!
Cá estaremos para ver o novo filme de 2007 com novos episódios, provavelmente pouco risonhos! Espero estar bem enganado.
O DAX lá vai hoje entretanto pastando calmamente na planície, um pouco afastado da sua zona natural pessimista dos 6526 e igualmente distante da sua zona optimista dos 6594.
Cem
- Anexos
-
- Calmaria antes das tempestades?!
- DAX Sq9A061222.png (16.96 KiB) Visualizado 1352 vezes
Cont.
Parece ter-se confirmado o suporte do DAX, que tinha assinalado no início desta semana, na zona entre os 6513 aos 6526.
É possível que esta barreira continue a funcionar como um suporte de referência do índice, antes do DAX se abalançar a ir à famosa zona "impenetrável" de Gann, ou seja, acima dos 6689...será mesmo assim?!
Fica o gráfico comprovativo.
Cem
É possível que esta barreira continue a funcionar como um suporte de referência do índice, antes do DAX se abalançar a ir à famosa zona "impenetrável" de Gann, ou seja, acima dos 6689...será mesmo assim?!
Fica o gráfico comprovativo.
Cem
- Anexos
-
- Para que lado vai pender o DAX?
O Christmas rally ainda vai ser o que era?! - DAX Sq9A061221.png (14.97 KiB) Visualizado 1459 vezes
Cont.
Apeasr de estar completamente bull, o facto do DAX estar muito entretido a ser pontapeado entre os níveis de 6594 aos 6607, antes de atingir a grande barreira dos 6654 aos 6689, tenho de admitir como cenário provável um recuo do índice ao nível dos 6513 aos 6526.
Este deverá ser com toda a probabilidade o nível de suporte mais credível para qualquer contratempo no DAX se houver uma pequena turbulência nos mercados de acções.
Cem
Este deverá ser com toda a probabilidade o nível de suporte mais credível para qualquer contratempo no DAX se houver uma pequena turbulência nos mercados de acções.
Cem
- Anexos
-
- Os 6670 já queimam os dedos...
- DAX Sq9B061218.png (13.15 KiB) Visualizado 1635 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Phil2014 e 64 visitantes