Caldeirão da Bolsa

Existem nas entrelinhas algumas mudanças nos mercados!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Nesse aspecto o mercado

por macumba » 17/12/2006 0:10

está claramente desfavorável a sbidas,pois a média movel de 21 dias do put-call ratio dos particulares(m 21 ISEE),está ao nivel mais baixo quase de 2 anos!ora isto é um sinal claramente bearish para os mercados,pois normalmente os pequenos investidores estão errados(aliás a correlação deste indicador com o mercado é estatisticamente muito elevada)!
se acrescentarmos a m21 equity,que se encontra em torno dos 0.55(está numa zona neutra),temos uma leitura bastante desfavorável ao nivel dos particulares.
quanto ao put-call dos mãos fortes,ele encontra-se numa zona totalmente oposta,no maior nivel de quase dois anos!isto vêm de facto confirmar(ainda mais ,passe a expressão)a leitura claramente desfavorável para o mercado!
Agora temos que entender que estas leituras podem não ter significado imediato no mercado,ou seja,a reacção pode não ser a curto prazo(é de notar,no entanto que elas já se vêm a verificar há algum tempo)

saudações e b.negócios

Registado: 7/2/2006 1:25

por @rmando » 16/12/2006 19:30

Por outro lado, poder-se-á pensar que neste momento toda a gente descansa na certeza do rallye de Natal e que só em Janeiro os mercados poderão baixar. E os tais fundos e afins estarão à espera para descarregar quando toda a gente também estiver a fazê-lo? Ou vejo muitos mais longos do que curtos nesta altura e seriam uma maioria imensa a serem apanhados desprevenidos nesta altura do que seriam os curtos caso os mercados subam mais 1 ou 2 meses.

Não interpretem isto como uma teoria de alguém que domina mercados mas apenas um exercício barato sobre a psicologia dos mercados.

um abraço

p.s.- eu estou curto mas não espero que o mercado me dê razão. Apenas quero tentar perceber as motivações dos dois lados.

Registado: 11/10/2006 11:18

Mercados

por jarc » 16/12/2006 18:51

Dow, concordo em absoluto. Há seguramente muitos curtos e isso faz espirrar o mercado para cima, daí a importância de olhar bem para cima. Quando o mercado está bull, shortar a meio é um drama. Ele vai sempre mais acima do que imaginamos. Uma coisa é vender acções e ficar à espera que poise (talvez só depois dos dividendos), outra é atirar dinheiro aos touros com investidas curtas.

Registado: 23/7/2003 16:05

por DOW » 16/12/2006 18:44

Este mesmo sentimento era o que vivia em Agosto e desde essa altura até agora tem sido sempre a subir, não digo que a história se repita, mas prefiro deixar-me levar pela onda e não tentar adivinhar topos...

Registado: 29/12/2005 1:10

por rteixe01 » 16/12/2006 17:07

Isto faz-me lembrar uma coisa importantissima nos mercados, Psicologia Social!
Quando a maioria começa a pensar que tudo se vai desmoronar e cair a pique, os pequenos investidores começam a vender e/ou a abrir posições curtas, depois os fundos e afins continuam a fazer os indices "voar". Passados dias os pequenos investidores veêm que fizeram mal e tornam a entrar longo, muitos deles já "queimados" dos curtos que abriram e é ai nesse momento que realmente os mercados começam a cair.

Do meu ponto de vista, que vale o que vale, está a acontecer exactamente isso agora, falam falam que subiu demais e toca a abrir curtos.....depois é o que se vê....e a história vai repetir-se...
O mercado é que indica a direcção, nós só temos de o seguir!

Registado: 23/11/2005 11:37

por @rmando » 16/12/2006 10:48

empirico,

muito obrigado :wink:

por Semitela » 16/12/2006 0:39

WEEKEND EDITION
Watching for a global climate change
Emerging markets outstrip U.S. in '06, but outsized gains ring warning bells

Corrections
"A majority of markets are due for corrections -- or at the very least consolidations -- given the dramatic run-up following global markets bottoming during the summer," said Howie Schwab, portfolio manager at Driehaus Capital Management.
"I'd be a bit cautious going into 2007. A number of these (international markets) have made parabolic moves," Schwab said, adding that he thinks even a light recession in the U.S. next year could have some spillover effect on places like China. See more global markets coverage.
What investors should do right now is "worry about their winners," said Lincoln Anderson, chief economist and chief investment officer of LPL Financial Services.
"If I'd been smart enough to step off growth and strongly into a huge value tilt in 1999 or 2000, I could have avoided a big chunk of the bear market," Anderson said. "We're urging people to be careful on the international bets."
'We think that China is a good long-term investment story for investors who have a stronger risk tolerance. That said, the volatility will be increasing because of huge gains so far this year.'
— Richard Gao, Matthews China fund
Anderson preaches diversification among emerging markets in general, though he sees particularly promising trends in India, China, Thailand, Taiwan, Malaysia and South Korea, along with parts of Eastern Europe that are still benefiting from healthy domestic demand. Year-to-date, India's benchmark Sensex stock index is up 38%, and is pushing toward its historic high of 14,000. Hong Kong's Hang Seng Index is up 26% as the year winds down.
Alexander Young, equity strategist with S&P Equity Research Services, seconds that diversification advice. S&P just recently recommended investors underweight India markets, owing to risks caused by higher financing costs, accentuated corporate borrowing and higher M&A activity.
"We recommend people take a long-term view to emerging-market equities using short-term volatility to rebalance positions," Young said, emphasizing the idea of selling into rallies and buying into dips.
Of course, investors don't need a great memory to find examples of emerging markets that quickly went from being a star to a dud. Last year, Turkey's benchmark equities index, the IMKB-100, leaped 59%. But since Jan. 1, the index is up a paltry 1%.

MarketWatch in Los Angeles

Registado: 19/10/2006 9:36

por empirico » 16/12/2006 0:34

@rmando Escreveu:Boa noite

Era só para lembrar que ainda aqui estou sentado à espera da análise ao ndx100 :oops: eu sei que o dax «vende» mais, mas eu gosto é do ndx...

um abraço

Acabei de chegar a casa e ainda não a fiz como é fim-de-semana vou actualizar amanhã, pode ser?
Empirico

Registado: 5/11/2002 0:16

por @rmando » 16/12/2006 0:30

Boa noite

Era só para lembrar que ainda aqui estou sentado à espera da análise ao ndx100 :oops: eu sei que o dax «vende» mais, mas eu gosto é do ndx...

um abraço

Existem nas entrelinhas algumas mudanças nos mercados!

por empirico » 16/12/2006 0:26

Devemos estar atentos, não quero de forma alguma alarmar ou ser pessimista mas, esta semana o mercado respondeu de forma diferente às boas noticias relativamente ao passado recente. Há algumas semanas atrás o mercado hoje fecharia em forte alta no dia 13 o mercado abriu muito forte devido a noticias positivas e fechou perto dos mínimos... ontem vimos aquela forte venda de contratos dos bancos centrais... isto pode não querer dizer nada mas dá que pensar :shock:
Empirico

Registado: 5/11/2002 0:16

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m-m, rg7803 e 38 visitantes