Caldeirão da Bolsa

Elementar, my dear Watson...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por lutav » 14/12/2006 11:28

mtos titulos à venda, de repente;

passa a ver pressao vendedora (queres vender 1 grande lote, e vender no momento, logo, ao pores tudo à venda, o preço vai baixando, vendes uns milhares a 10, outros a 9, outros a 8... ;))

abraço

Registado: 22/9/2006 22:36

por yugovic24 » 14/12/2006 11:15

Outra das questões que me fascina/inquieta é saber quando é que uma notícia tem impacto positivo negativo ou neutral numa empresa.

Por exemplo, fusões, aquisições, OPA´s, etc.

A propósito de uma notícia de hoje....

LISBOA, 14 Dez (Reuters) - A Sonaecom recua 3,74
pct para os 4,89 euros, penalizada pela venda de cerca de oito pct do seu capital detido pela EDP , disseram dealers.
A EDP passou a deter uma posição de 16 pct ou 58,3 milhões de acções na empresa de Paulo Azevedo, após o roll up da posição que detinha na operadora móvel Optimus, estando actualmente a vender metade.
A outra metade não pode ser vendida até ao termo da oferta lançada sobre a Portugal Telecom caso esta não tenha sucesso ou se tal não se verificar, a EDP não poderá vender essa fatia no período de um ano.
"Hoje está a ser vendida no mercado metade posição que a EDP tem na Sonaecom ou seja 29,15 milhões de acções", disse um dealer.
"O UBS e o BCP são os bancos que estão a vender as
acções e o intervalo de preço é entre os 4,8 euros e o preço de mercado", revelou outro operador. Contactada a EDP não comenta.
Também a Parpública anunciou no dia 12 de Dezembro que fez uma operação idêntica.
A holding estataç detinha uma posição de trÊs pct na
Sonaecom no âmbito do roll up da participação que detinha na Optimus, detendo actualmente menos de dois pct.
Negociaram-se 1.102.960 acções da Sonaecom a descerem 3,15
pct para 4,92 euros.

.... porque é que a venda do capital faz descer a cotação?

Obrigado aos participantes!
O fogo que me ilumina é o mesmo que me faz arder

Registado: 23/10/2006 14:47

por Baco » 14/12/2006 5:03

Recolector

Não sei bem responder à tua questão, mas posso dizer-te o seguinte. Se uma empresa está cotada em mais que um mercado não são as "mesmas" acções que estão em causa.

Aqui há uns tempos decidi fazer uma experiência de "arbitragem" com o BSCH, quando me apercebi que estava cotado no IBEX e no PSI, exactamente com a mesma denominação.

Em primeiro lugar comprei numa praça e tentei vender na outra. Naturalmente não resultou. As acções são "outras".
Depois tentei arbitrar de outro modo no intraday. Como o volume é muito superior no IBEX que no PSI, quando ele começava a subir no IBEX eu comprava no PSI e esperava que o movimento se repercutisse na nossa bolsa. Ganhei alguns ticks minúsculos que não justificaram o esforço.
Talvez que num período de grande volatilidade (saída de resultados ou coisa assim) ou com um volume de trade muito grande isso pontualmente se justifique, mas não voltei a tentar.
Vai acima e bot'abaixo

Registado: 17/1/2003 16:54

+ 1 dúvida

por Recolector » 14/12/2006 0:52

Quando uma empresa está cotada em vários mercados, como funciona isso na prática ? Por exemplo a Europac, após absorver a Gescartão, vai estar cotada nas bolsas de Lx, Madrid e Barcelona. Isso quer dizer que irá ter 100% do capital cotado em cada praça ? Ou 40% / 40% / 20% (p/ex.) ?

No caso de uma empresa estar cotada num segundo mercado através de produtos derivados, tendo como subjacente as acções do mercado de origem, isso quer dizer que os investidores desse segundo mercado têm que seguir as cotações do subjacente ? Sendo assim a procura/oferta do derivado não influência a cotação do subjacente ?
Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.

Registado: 25/1/2005 22:10

por Elias » 13/12/2006 19:38

Relativamente a este assunto gostaria de dar a minha contribuição.

Em relação ao ponto 1 concordo com o Ulisses e gostaria de acrescentar uma citação interessante do livro Ganhar em Bolsa do Dr. Braga de Matos: as cotações não representam o que as acções valem, mas aquilo que as pessoas pensam que elas valem.

Quanto ao ponto 2, citando o Ulisses:

a maior parte das análises contêm esses dado, só que as notícias muitas vezes não fazem menção disso...

É verdade, mas é preciso frisar que nem todas as recomendações o mencionam. Por exemplo, as recomendações de Bolsa do AB7, que surgem na respectiva Newsletter semanal, costumavam apresentar a data a que se referia o preço alvo, mas a partir de Outubro de 2005 a indicação da data deixou de ser incluída e o preço alvo passou a ser dado sem indicação de data.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ulisses Pereira » 13/12/2006 16:52

Em primeiro lugar, queria dizer-te que este género de questões são muito importantes. Poucos são as que as colocam aqui no fórum. Uns porque têm vergonha de parecerem "básicos" outros por acharem que sabem :)

Vamos às questões:

1. Qual é o principal objectivo de uma empresa: Criar valor para os seus "donos". E quem são os seus "donos"? Os seus accionistas. Ou seja, quanto mais valorizadas estiverem as acções de uma empresa, mais valor terá criado a empresa para os accionistas.

Agora o que faz as acções subirem/descerem é bem mais complexo? No fundo, tudo tem a ver com as motivações dos compradores/vendedores pois são eles que fazem as cotações mexerem. As suas motivações são tão diversificadas como os fundamentais das empresas, questões marcoeconómicas, análise técnica ou, tºao simplesmente, o seu humor nesse dia. No entanto, no longo prazo, acredita que as cotações das empresas se movem em função dos seus fundamentais.

2. Para mim não faz qualquer sentido uma análise fundamental, definir um preço alvo e não definir um horizonte temporal. No entanto, a maior parte das análises contêm esses dado, só que as notícias muitas vezes não fazem menção disso...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Elementar, my dear Watson...

por yugovic24 » 13/12/2006 16:31

Ola foreiros, foristas e afins

Decidi criar este tópico na sequência de dúvidas (ULTRA!) pertinentes sobre a bolsa que me têm vindo a inquietar nos últimos dias... :shock:

Deste modo, quero dar início a um espaço onde ninguém deve ter :oops: em expor as suas dúvidas metabolsistas por mais elementares que, à primeira vista, possam parecer... Acredito que para a maioria dos recém-chegados (como eu!) seria mais fácil enviar uma MP para um administrador à espera que este respondesse individualmente, mas tenho quase a certeza que eles responderiam que seria preferível abrir um novo tópico...

Chega de talk talk!

1. Ontem dei comigo intrigado a perguntar porque é que as acções sobem e descem?
Quero dizer, eu sei que é porque há compradores e vendedores, mas queria ir mais longe.. O que é que está por trás da subida ou descida? Qual o interesse para a empresa da acção subir/descer? Será que é por a cotação ser o espelho da empresa e na prática o que a empresa ganha é ter maior projecção no mercado porque os accionistas acreditam nela, é por isto?

2. Já coloquei esta questão hoje no tópico da TDU, mas continuo sem perceber como é que as casas de investimento lançam um PT nas notícias sem definirem um horizonte temporal. Faz algum sentido dizer que o valor da acção é X e não definir para quando é que X vai ser atingido?

Gostaria que os Sherlock Holmes deste caldeirão, sentados na respectiva secretária enquanto fumam um cachimbo pensativo, elucidassem todos os Dr. Watson sobre estas questões tão elementares...

Um abraço a todos!

Don´t worry... BE Fool! Ooooops BE BULL :lol:
O fogo que me ilumina é o mesmo que me faz arder

Registado: 23/10/2006 14:47

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot] e 120 visitantes