Caldeirão da Bolsa

EDP fugindo à escuridão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Bruxelas dá um mês a Espanha para anular condições na OPA da

por vitcosta2 » 20/12/2006 14:31

Bruxelas dá um mês a Espanha para anular condições na OPA da E.ON sobre a Endesa

A Comissão Europeia considera que Espanha violou o artigo 21º da regulação comunitária sobre fusões ao impor condições incompatíveis com a legislação comunitária no caso da oferta da E.ON sobre a Endesa e o Governo espanhol deverá retirar essas condições no prazo de um mês.

teremos um verdadeiro mercado europeu com OPA's a nivel continental...
Vítor Costa

Registado: 29/6/2005 16:56

por yugovic24 » 19/12/2006 15:01

Estes comentários sobre a EDP são sempre benvindos!

Agradeço imenso pela parte que me toca (não mais que 500 acções!), sempre gostei mto deste título e até sinal em contrário não me vou desfazer dele... Deixar correr os lucros, neste caso, vai ser a minha máxima...!

E aí está novamente a eléctrica nos 3,84€ com um volume normal.

Cumprimentos
O fogo que me ilumina é o mesmo que me faz arder

Registado: 23/10/2006 14:47

por sol » 19/12/2006 14:43

Acciona pode aumentar posição na Endesa até ao final do ano

19/12/2006

A Acciona, a quarta maior companhia de construção de Espanha, afirmou que poderá vir a adquirir mais acções da Endesa até ao final deste ano na tentativa de fracassar a oferta pública de aquisição (OPA) que a alemã E.On lançou sobre a maior eléctrica espanhola.

O presidente executivo da Acciona, José Manuel Entrecanales afirmou hoje em Madrid que não pretende vender nenhuma das unidades ou dos activos da sua companhia "no curto prazo" para financiar a aquisição de mais acções da Endesa.

A Endesa está a ser alvo de uma OPA de 37,1 mil milhões de euros por parte da alemã E.On, a maior "utility" do mundo.

A Acciona tem vindo a adquirir acções da eléctrica espanhola desde o passado mês de Setembro e é actualmente o maior investidor da Endesa com uma posição de cerca de 20% no capital da eléctrica.

Com esta posição, a empresa liderada por Entrecanales pretende fracassar a oferta pública de aquisição (OPA) da E.On.

No mês passado o CEO da Acciona afirmou ao regulador do mercado de capitais norte-americano que irá considerar alienar a sua participação na Endesa caso a OPA da E.On seja bem sucedida.

No entanto, Entrecanales veio hoje afirmar, em declarações citadas pela Bloomberg, que a sua decisão final depende de qual o controlo que irá ter sobre a Endesa.

"Não é uma questão de percentagens, mas uma questão de quanta influência temos na gestão da empresa. Se tivermos ficaremos, se não tivermos não ficaremos", afirmou Entrecanales.

A Acciona ainda não efectuou um pedido formal para estar representada na administração da Endesa e não está a planear efectuar essa solicitação, de momento, afirmou o CEO da empresa.

--------------------------------------------------------------------------------

in www.bpionline.pt

Chamo a atenção para esta frase, parte da notícia acima:

"Não é uma questão de percentagens, mas uma questão de quanta influência temos na gestão da empresa. Se tivermos ficaremos, se não tivermos não ficaremos", afirmou Entrecanales.

Nota: por se tratar duma notícia referente a uma Empresa congenére da EDP encontrei por bem colocar a mesma, não fosse o mercado global e já dizia há dias um Empresário Português, "o mercado Português já não existe, ele agora é Ibérico quem ainda não entendeu isto está desfazado" era mais ou menos isto! eu acrescentaria mais quem pensa que a EDP está imune a este tipo de reforços e concentrações não se iluda é tudo uma questão de tempo.

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por sol » 19/12/2006 10:55

Uma parragem com alguma correcção, tendo presente o que subiu, pode-se considerar mais que normal, e para outros poderá constituir uma excelente oportunidade de entrada no papel. Por norma o final do ano e princípio quando o mercado está de feição é costume ser positivo nos mercados. Vamos ver o que este ano nos reserva o futuro....

sol

por npatriarca » 18/12/2006 18:03

Uma só palavra para a minha EDP: FABULOSO !

Estou a 4 dias de "não pagar" imposto de uma compra a 2,57€ e esta "sacana" não para de dar alegrias.....

Aqui há uns tempos o Mechanic falava num target de 4,20€ (lá pelas contas dele.....) será que é esse o limite desta subida ?
<b>Margem Sul</b>
<i>Investido do lado certo do rio. </i>

<b><i>"Demasiadas vezes aceitamos toda a m**** que nos dão (e quando calha ainda pagamos)"</i> Fernando Alves@TSF a propósito dos "famosos".</i></b>

Registado: 7/3/2006 1:13

por sol » 18/12/2006 17:44

site do bcp, a cidade bcp não sei se não gostaram de ver a EDP a subir e o bcp a descer resolveram bloquiar as compras após várias tentativas e nem me lembrou dos consultores, enfim amanhã há mais, porque quando assim é são "obrigados" a executar as ordens via telefone ao preço do online!

Mas pelo sim pelo não é de conferir muito bem as contas!

sol

por yugovic24 » 18/12/2006 17:02

sol Escreveu:A Edp a dar os primeiros sinais de rutura da resistência dos 3,75 as compras a surgirem nos 3,76 com alguma força e as vendas a secarem nos 3,75 estão criadas as condições de continuar a caminho aberto, o salto aos 3,80 ainda pensei que poderia fazer uma pequena correcção nesta zona, mas tudo indica que parragem foi mesmo para ganhar força, e correção para já parece estar afastada essa hipótese no momento! A realização de mais valias, estancou!

Muitos repensarão conserteza uma reentrada no título até pelo clima positivo que se vive na bolsa portuguesa neste final de ano.

Bom sapatinho para todos.
sol

Parece que a EDP viu o Sol ou terá sido o contrário...! :lol:

Está numa subida interessante estando neste momento a valer 3,83€!!!

É dos melhores títulos para médio/longo prazo, acredito sinceramente....

por sol » 18/12/2006 12:13

A Edp a dar os primeiros sinais de rutura da resistência dos 3,75 as compras a surgirem nos 3,76 com alguma força e as vendas a secarem nos 3,75 estão criadas as condições de continuar a caminho aberto, o salto aos 3,80 ainda pensei que poderia fazer uma pequena correcção nesta zona, mas tudo indica que parragem foi mesmo para ganhar força, e correção para já parece estar afastada essa hipótese no momento! A realização de mais valias, estancou!

Muitos repensarão conserteza uma reentrada no título até pelo clima positivo que se vive na bolsa portuguesa neste final de ano.

Bom sapatinho para todos.
sol

por vitor79 » 15/12/2006 13:48

OK, obrigado, mas nãochega a 1,3% das acções da EDP.

Pouco, nessa pespectiva, mas estou a achar esta resisência muito forte, voçês não acham?
Será que nunca mais começa a subir novamente?

Registado: 9/12/2006 20:01

por amartins » 15/12/2006 13:44

Total number of shares: 3,656,537,715

IPO date: 16/06/97

Capitalisation (€): 13,675,450,368 (15/12/06 13:25 CET)

Registado: 27/10/2006 13:25

por vitor79 » 15/12/2006 12:44

Sim, também istou a ver isso assim.
Para analisar isso melhor gostava de saber qual o número de acções que oram emitidas pela EDP.è que hoje ja vão em mais de 6 milhoes de acções negociadas.
Ontem forma mais de 16 milhoes.
Na quarta mais de 9..
Na terça mais de 8..
Na segunda não sei...
Mas foram todas negociadas entre os 3,73 e os 3,75 €.
Esta pressão compradora esá a atrasar o mercado mais do que aquilo que eu queria...
Não sei se venda nem se não, para a semana decido.

Registado: 9/12/2006 20:01

por vithenri » 15/12/2006 9:53

bom dia

já repararam que a cada minuto são compradas 6000 acções a 3,74.

quem anda a comprar de fininho !!!!!
Abraço
Henri

Registado: 19/5/2006 14:10

por ricardotugas » 15/12/2006 0:19

Ulisses Pereira Escreveu:Não gosto de prestar esse género de conxelhos indivuais, apenas aos meus clientes o faço. Mas, generalizando, para quem detém posições longas na EDP numa óptica de relativo curto prazo, eu diria que a estratégia que pareça mais aconselhável será deixar correr os ganhos, mas deixnaod um stop abaixo dos 3,6, actual suporte da acção.

Um abraço,
Ulisses

Eu sei que é complicado dar esse tipo de conselhos, principalmente para quem não é cliente :wink: .

Mas na verdade é a EDP dá-me sono e evito ler tudo o qu dela se diz para não ter tentações...

Mas como está a subir sigo sempre a regra de rolar os ganhos, obrigado por relembrar esta regra de ouro.

BN
passo a passo se constroi o futuro

Registado: 26/5/2006 14:26

por amartins » 14/12/2006 20:24

Boas,

artista Escreveu:
por outro lado dizes que agora as vais manter até para o ano e se cairem reforças, parece que passaste de investidor de curto prazo para médio longo o que não é mau se souberes porque o estás a fazer, mas sabes???

Resumidamente tenho desde 2001 entre 30 a 50% do capital em EDP. Este ano com as subidas (e estive a perder pq comprei a pouco tempo do ex-dividend) cheguei a Setembro com 80% na EDP. Acabei por sair em fim de Outubro voltando ter cerca de 35% da carteira em EDP. Ora é em relação a esta parcela com a qual andava a negociar curto que tinha a stop. O resto inclusivamente vender a 55 e comprar a 57 é mesmo um acto de fé... que nos toque algo das M&A's mas também sustentado no facto de a haver alguma corecção no mercado é talvez uma das que passará um pouco melhor por essa fase.

[ ]

por iurp » 14/12/2006 18:08

EDP adquire Agrupación Eólica por 346 milhões de euros
A Energias de Portugal (EDP) adquiriu, através da Novas Energias do Ocidente (NEO), a Tarcan, da Ceasa, e a Agrupación Eólica por 346 milhões de euros, um montante que engloba o valor das empresas e as dívidas financeiras que a eléctrica nacional vai assumir.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt

A Energias de Portugal (EDP) adquiriu, através da Novas Energias do Ocidente (NEO), a Tarcan, da Ceasa, e a Agrupación Eólica por 346 milhões de euros, um montante que engloba o valor das empresas e as dívidas financeiras que a eléctrica nacional vai assumir.

"A NEO, empresa do Grupo EDP para o desenvolvimento de projectos no sector das energias renováveis, assinou hoje acordos para a compra de 100% do capital social da Tarcan, Ceasa Promociones, e Agrupación Eólica, um grupo de empresas actualmente designado por ‘Agrupación Eólica’", de acordo com o comunicado emitido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Estas operações foram realizadas "por um ‘equity value’ global de 346 milhões de euros", diz o comunicado que adianta que "a dívida financeira líquida destas empresas deverá ascender, em termos agregados, no final de 2006, a aproximadamente 64 milhões de euros (dos quais 23 milhões são relativos a suprimentos)".

Esta operação, que "contou com o apoio da ABN AMRO e do Espírito Santo Investimento", "não está sujeita a aprovação prévia por parte de nenhuma autoridade reguladora", explica a EDP.

"A Agrupación Eólica actua no sector das energias renováveis em França e em Espanha e detém um ‘portfólio’ de 1.199 Megawatts (MW) de capacidade, dos quais 155 MW já se encontram em operação, 52 MW em construção e 992 MW em diferentes fases de desenvolvimento".

A EDP é uma das empresas finalistas no concurso para a compra da empresa espanhola de energias renováveis Ceasa, empresa a que EDP comprou Tarcan, um negócio que poderá custar entre 300 e 500 milhões de euros e ao qual concorrem outras três empresas.

A EDP [Cot] encerrou a sessão de hoje a descer 0,27% para os 3,74 euros

Registado: 23/1/2006 23:54

por artista_ » 14/12/2006 12:30

amartins Escreveu:Concordo, há que definir objectivos e limites, tinha o stop loss a .55 acabei por descarregar mas felizmente voltei a comprar a .57 agora vou deixar até para o ano se pelo caminho baixar reforço para baixar a média de compra.

Não leves a mal mas o teu post revela algumas contradições...

Se vendeste a .55 e compraste a .57 não compreendo muito bem porque esses valores nunca foram níveis importantes nos movimentos anteriores do título mas ainda assim revela que tens alguma prudência nos investimentos e isso é bom...

por outro lado dizes que agora as vais manter até para o ano e se cairem reforças, parece que passaste de investidor de curto prazo para médio longo o que não é mau se souberes porque o estás a fazer, mas sabes???

Um dos maiores erros dos traders é tranformarem uma posição de curto prazo em médio longo prazo sem saberem bem porque o fazem, têm uma grande "fé" nesse título e retiram todos os stops... espero que não seja o teu caso!

um abraço e bons negócios

Registado: 17/3/2003 22:51

por amartins » 14/12/2006 1:39

Boas!
artista Escreveu:Se tivesse que eleger a mais importante diria a "Disciplina"

Concordo, há que definir objectivos e limites, tinha o stop loss a .55 acabei por descarregar mas felizmente voltei a comprar a .57 agora vou deixar até para o ano se pelo caminho baixar reforço para baixar a média de compra. Gostava era de ver a Iberdrola a vender a participação.

[[ ]]

...

por sol » 13/12/2006 16:39

Vitorigus, primeiro a notícia não é minha é de alguêm do site negocios.pt

Segundo não disse que a notícia, para o ano se iria repetir, ou qulquer coisa desse tipo.

Simplesmente transcrevi algo que outra pessoa escreveu, e chamei-lhe de notícia, por ser nova e positiva porque é esse o mesmo entendimento face a mesma!

sol

Re: Uma notícia positiva.

por vitorigus » 13/12/2006 16:14

sol Escreveu:EDP vence prémio da melhor cotada em 2005
A EDP foi a vencedora do prémio "Stock Awards" de 2005 e o Banco BPI foi considerado a melhor financeira. A Cimpor e a Sonae SGPS ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, no "ranking" das melhores empresas cotadas no mercado nacional.

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt

"O passado nunca se repete".
Para o ano, por esta altura poderemos confirmar esta máxima.. :?:
É preciso nao ir atras destas parangonas pois resultados passados nunca foram...

Registado: 9/8/2005 11:17

por artista_ » 13/12/2006 15:49

Yugovic24 Escreveu:É preciso ter paciência, acho que é a primeira virtude de um bom investidor...

Pode até ser uma virtude mas há muitas bem mais importantes... pelo menos na minha opinião!!!

Se tivesse que eleger a mais importante diria a "Disciplina" porque é talvez a mais difícil de conseguir mesmo que aos mais novos nisto não pareça...

bons negócios

por yugovic24 » 13/12/2006 15:43

Comprei a 3,70 e vou aguentar porque quando a resistência estava nos 3,60 fartei-me de esperar e vendi uma semana antes de disparar para os 3,74!

É preciso ter paciência, acho que é a primeira virtude de um bom investidor...

por srosa » 13/12/2006 14:51

não está fácil esta resistencia nos 3,74 :roll:

Registado: 19/10/2005 15:48

Uma notícia positiva.

por sol » 12/12/2006 17:10

EDP vence prémio da melhor cotada em 2005
A EDP foi a vencedora do prémio "Stock Awards" de 2005 e o Banco BPI foi considerado a melhor financeira. A Cimpor e a Sonae SGPS ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, no "ranking" das melhores empresas cotadas no mercado nacional.

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt

A Energias de Portugal (EDP) foi a vencedora do prémio "Stock Awards" de 2005 e o Banco BPI foi considerado a melhor financeira. A Cimpor e a Sonae SGPS ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, no "ranking" das melhores empresas cotadas no mercado nacional.

Na edição deste ano dos "Stock Awards", um prémio concedido pelo Jornal de Negócios/Brisa para as melhores cotadas no mercado contínuo da Euronext Lisbon, a EDP foi a vencedora, tendo sido considerada a melhor empresa cotada.

A Cimpor e a Sonae SGPS ficaram em segundo e terceiro lugares e o BPI foi considerado a melhor instituição financeira nacional em 2005.

Esta é assim a terceira edição dos "Stock Awards" e foram avaliadas 58 empresas.

"A avaliação foi efectuada de acordo com critérios objectivos, quantificados e públicos, não integrando qualquer análise subjectiva ou qualitativa das empresas e da sua actividade. Os critérios ponderam a dinâmica da actividade da empresa e não a sua dimensão", de acordo com um comunicado emitido.

Os critérios para a análise incidem sobre: a rentabilidade das acções para o accionista e sobre a performance da actividade e rentabilidade da própria empresa e a liquidez em bolsa (um factor que acabou por excluir 32 das listagens já que as empresas consideradas tinham de ter um rácio de transacções superior a 20%).

Os indicadores escolhidos para a avaliação das empresas cotadas pretendem ponderar a performance da actividade da empresa (crescimento das vendas e do resultado líquido), a sua rentabilidade (rentabilidade do activo, vendas e capital próprio) e o retorno para o accionista (rentabilidade total da acção).

informação em www.negocios.pt

por artista_ » 11/12/2006 16:44

artista Escreveu:A EDP está em correcção, neste momento parece-me provável uma vinda aos 3.42 porque depois da correcção até aos 3.50 e de falhada a quebra da resistência anterior, na zona dos 3.60/64, a acção terá de vir mais abaixo ganhar força, embora isso possa acontecer, parece-me difícil que os 3.50 consigam voltar a ser suporte neste movimento...

Enganei-me rotundamente neste movimento da EDP, embora nunca negocei com base nestes "pressentimentos" parecia-me na altura que a EDP teria de vir mais abaixo ganhar força, quando falhou a vinda aos 3.50 fiquei logo com a sensação que talvez fosse lateralizar, ou fazer uma "bandeira de alta", mas com a quebra dos 3.60/64 ficou claro que era já para ir para cima...

Bons negócios

PS: Não tenho EDP, se tivesse mantinha :wink:

Uma paragem para respirar, faz sempre bem ao ego!

por sol » 7/12/2006 15:21

Uma parragem na EDP hoje, tendo presente o arranque, sete dias a subir é obra,diz quem de facto percebe do assunto que é importante, saudável para o título.

Estou tão positivo no título que pondero fechar quase todos os outros para reforçar, na EDP. Não tenho grande pachorra para ter dinheiro parrado a espera de coisas, que demoram demasiado tempo, que é o caso concreto da OPA à PT.

sol

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], navaldoc, paulopereira.pp36.pp e 60 visitantes