Caldeirão da Bolsa

Maturidade dos warrants

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re

por JAS » 7/12/2006 19:26

Não me parece que haja uma migração de capitais pois estamos a falar de produtos nitidamente diferentes.

Para dar um exemplo:
W Call s/BCP com strike 2,50 e maturidade 14 DEZ valia hoje 0,06-0,08.
Idem com maturidade MAR 07 valia hoje 0,19-0,21.

Há quem goste de W's quase "maduros" e há quem goste deles longe da maturidade.
São duas tecnicas completamente diferentes de andar investido em W's.
Quem anda nos "maduros" vai esperar que os próximos atinjam essa situação.
Quem anda nos "distantes da maturidade" já teria vendido os primeiros há 2 meses e mudado para os segundos.

Por outro lado a cotação do warrant não depende da procura e da oferta nele próprio, depende da cotação do activo subjacente.
Isso não quer dizer que o MM não possa alterar ligeiramente o prémio mas não é significativo.
Convém não esquecer que ele tem que mexer em ambas as cotações ou seja simul^taneamente na compra e na venda.

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Cartago » 5/12/2006 17:20

Na minha opinião (e de muitos outros), um dos grandes problemas dos Warrants (e aquilo que me faz pensar 15 ou 20 vezes antes de comprá-los) é justamente o Market Maker.

A acção do Market Maker pode simplesmente anular por completo a dinâmica do mercado.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 28/3/2006 18:04

por M » 5/12/2006 16:52

Olá Cartago,

É mesmo isso. Sou um iniciado, pelo que apesar de ter lido uns quantos guias, saber que o black-scholes existe e ver os simuladores (do citi, nomeadamente) desconheço a real medida de intervenção do market-maker. A minha questão prende-se com isso mesmo: se 100 milhões são investidos agora e só restam warrants a Março (são poucos os de Janeiro, se bem percebi), a alocação desses milhõezitos não condicionam bastante mais o valor?

Não deverá existir arbitragem - não é suposto existir em mercados tão concorrenciais - mas quando se fala de títulos com forte componente de valor temporal - especulativo? - o valor destes não depende mais do mercado? Qual é o papel do market maker nisto tudo?

Obrigado por qualquer esclarecimento

Registado: 22/6/2006 9:50

por Cartago » 5/12/2006 13:03

Olá, M, deixa-me ver se percebi a tua questão.

O que queres saber é se as cotações dos Warrants negociados em Março/2007 ou Junho/2007 (por exemplo) sofrerão alguma alteração após os Warrants de Dezembro atingirem a data de maturidade?

Por exemplo, se neste momento existirem 100 milhões de euros investidos em Warrants com maturidade em Dezembro e mais uns quantos milhões em Warrants de Março e Junho, o que queres saber é se estes 100 milhões que estão alocados nos Warrants de Dezembro irão migrar para os Warrants de Março e Junho e, desta forma, afectarem o preço dos mesmos.

É isto mesmo ou compliquei ainda mais a questão? :roll:
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 28/3/2006 18:04

Maturidade dos warrants

por M » 5/12/2006 11:35

Bom dia:

Como leitor atento das experientes análise que aqui passam, agradecia que me esclarecessem até que ponto existe uma influência na cotação da generalidade dos warrants quando um "bloco" destes atinge a data de maturidade.

Uma vez que tantos warrants vencem em Dezembro, sendo, na generalidade dos casos, os mai transaccionados, o facto de haver um redireccionamento para os de maturidade mais avançada não influencia directamente o preço (bem sei que a fórmula de cálculo existe, mas o mercado de procura e oferta não dita regras?)

Obrigado

Registado: 22/6/2006 9:50

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m, rg7803 e 64 visitantes