Caldeirão da Bolsa

Acabei de chegar. Quero "beber" informação. ACeito

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jeso » 11/12/2006 18:27

Pessoalmente gosto de comprar nos "fundos" do gráfico. (Por vezes, já depois de comprar, a descida continua, que fazer? É de aguentar!).
Nos topos, quando parece estar a perder força, procuro vender, com um mínimo de 5% de lucro.
Até parece fácil, mas... tenho títulos que depois de aquiridos desceram ás catacumbas, e parecem estar a contar aquela modinha popular "daqui não saio, daqui nunguém me tira" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Um abraço, e divirtam-se. :wink:

Registado: 24/6/2006 12:52

por Quico » 11/12/2006 15:52

Caro Ravintola:

Lá no fundo estamos de acordo. :wink: Posso subscrever tudo o que disse, ressalvando o facto de na maioria dos casos boa parte da informação relevante acerca de uma empresa não estar por aí disponível, enquanto muitas vezes o interesse do mercado por ela estar escarrapachado nos gráficos.

Mas o que me meteu mais impressão foi sobretudo a sua afirmação: "Esquece os gráficos"!

Um abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

Re: Acabei de chegar. Quero "beber" informação. AC

por Ravintola » 11/12/2006 15:45

Quico Escreveu:
E aí entram n factores subjectivos: sentimentos como ganância, medo, euforia, optimismo, pessimismo, etc.

O tal "preço justo" pode nunca acontecer, ou estar muito ou pouco desfasado do preço de mercado. Quantas e quantas empresas estão sistematicamente subvalorizadas ou sobrevalorizadas? Quase todas!

Por isso mesmo a ideia é aproveitar os momentos em que estão subvalorizadas, possivelmente devido ao medo, para comprar e os outros, devido à euforia, para vender. (Até parece fácil) :)

Como diz o mestre (o Buffet), "be greedy when others are fearful, and fearful when others are greedy".

Se só se compra porque está a subir sem fazer a mínima ideia do que é a empresa, arrisca-se entrar numa bolha, como acontece periodicamente. E se se tem medo e se usa stops muito apertados, por cada milimetro que desça, por se estar a navegar às cegas, arrisca-se a ir perdendo aos poucos, por atrito de muitas pequenas perdas frequentes, e se não se usa stops ou stops folgados pode-se perder muito se realmente se estava na bolha. Por outro lado, se se tem MUITA confiança no valor da empresa pode-se folgar ou não usar stops e até ir acumulando nos períodos em que ficou barata.

Pode ser díficil apontar um "valor justo" ao certo, mas pode-se ter indicadores para uma ordem de grandeza. E como há dúvidas deve-se usar uma margem de segurança.

Como disse, depois de escolhida a empresa e estando a um preço barato, pode-se olhar para o gráfico, e eventualmente atrasar o ponto de entrada; e.g. entrar quando estiver com "um aspecto que pareça estar subir"; mas mesmo este "timing" da entrada/saída pode só trazer frustrações.

Rav

Registado: 29/5/2004 13:24

Re: comentário

por yugovic24 » 11/12/2006 13:58

jotabil Escreveu:errata

as rentabilidades num investidor apenas podem determinar a reestruturação da carteira e não uma simples ou mera recolha de valias

O mais certo é eu não ser um investidor (à séria!), sou mais do estilo "aplicar fundos destinados à obtenção de um determinado rendimento ou de um lucro"
mas obviamente compro e vendo na bolsa pela "simples recolha de valias" (simples???)

Já tive 3 títulos em carteira e vendi um deles 1mês depois de o comprar, o outro 2dias depois e o outro 3semanas. Por isso não sou nem daytrader, nem sequer gosto de rótulos, compro e vendo quando estou a ganhar porque tal como escrevi na 1ª página deste tópico pus de lado uma quantia para comprar/vender que não me faz falta no dia a dia...

Aliás, entendo o seu ponto de vista um bocado filosófico de mais para a minha base de formação que é mais científica, mas não o sigo porque:

1. Não tenho conhecimentos que me permitam definir qual o título que apresenta maior rentabilidade no futuro, daí não reestruturar a carteira periodicamente;
2. Antes de comprar prevejo a quanto é que venderei e vou deixando correr os ganhos até atingir esse valor ou até surgir uma resistência na minha cabeça, mas à partida como escolho títulos menos arriscados exigo sempre que os venda com saldo positivo;

Essencialmente por estes 2motivos (e ainda outros) o meu objectivo passa por obter ganhos superiores aos depósitos a prazo e até ver vou conseguindo... Se calhar podia ganhar mais, mas o mais importante é ganhar!

BN
O fogo que me ilumina é o mesmo que me faz arder

Registado: 23/10/2006 14:47

comentário

por jotabil » 11/12/2006 13:04

errata

- que seja conforme com os meios empregues

- Como já o afirmei...só entendo a venda em função de um novo investimento que julguemos mais rentável... as rentabilidades num investidor apenas podem determinar a reestruturação da carteira e não uma simples ou mera recolha de valias
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

comentário

por jotabil » 11/12/2006 12:50

Caro yugo

Esse argumento, parece-me não colher qualquer justificação. Se o Romano...tem fraca rendibilidade no ivestimento que fez, deve limitar-se a vender em vista de uma melhor aplicação num outro título e não com a finalidade que aduz que é recolher a mais valia obtida, por mínima que seja.
Investir pressupõe uma atitude de risco controlada e com um objectivo geral que seja conforme os meios empregues no investimento feito. É o chamado princípio do objectivo.
Tenho notado, frequentemente, que existem foreiros que manisfestam com galanície a sua tactica de "pilha galinhas" manifestando as suas surpreendentes pilhagens de mais valias, traduzidas em percentagens de rendibilidades quase inacreditáveis .....eu fico-me a perguntar a mim próprio ...que farão eles das mais valias que obtêm?.....continuam?....gastam-nas?
Se são daytraders....ao outro dia continurá o drama do investimento....se não o são não faz sentido vender.
Como já o afirmei...só entendo a venda em função de um novo investimento que julguemos mais rentável... a rentabilidades num investidor apenas podem determinar a reestruturação da carteira e não uma simples ou mera recolha de valias.
Ou então não somos investidores.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

por yugovic24 » 11/12/2006 11:20

Presumo que o Jotabil e o Menor Valia tenham uma rentabilidade de carteira BASTANTE superior à do romano... Só assim os respectivos comentários fazem sentido!

By the way, qual foi a rentabilidade deste ano? Só curiosidade.......

BN
O fogo que me ilumina é o mesmo que me faz arder

Registado: 23/10/2006 14:47

por Menor_Valia » 10/12/2006 22:43

Saudações!!

Caro e ilustre jotabil, o seu post era maioritariamente interrogativo, mas também encontra lá as respostas que subscrevo...

Um abraço,

JR
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton

Registado: 3/12/2005 16:58

comentário

por jotabil » 10/12/2006 21:52

O meu post anterior era interrogativo....e gostava de ler opiniões diversas sobre o assunto em causa....como é que poderemos fazer a recolha de mais valias....sem que disso resulte um aumento de impostos evitável?.... e porquê retirar os lucros?...não se está a investir?... na presunção de um mercado bull...não vejo a necessidade de retirar os lucros havidos....só comprendendo este gesto numa retirada definitiva do mercado...o que penso não é o caso na maioria dos investidores....pequenos investidores.
Noutros produtos como CFD's ou Warrants...posso entender o fecho de posições....dado que existem prazos a ter em atenção....ou mesmo a necessária exigência de fecho de posições....mas no mercado al contado das acções não entendo...se for nossa intenção continuar a negociação.
Tenho pensado neste facto....gostava de ler argumentações sobre ele.

cumps
Sun Tzu

comentário

por jotabil » 10/12/2006 18:36

Caro romano

Mas vender porquê?....as mais valias devem ser conformes os objectivos de médio e longo prazo...vender para parar o dinheiro?....para pagar mais impostos?....porque não deixar ficar as mais valias e deixar trabalhar o investimento feito?...porque razão vender?....se seguirmos o princípio de só investir capital de que não possamos precisar em circunstâncias normais....não entendo porque vender...para nos vangloriarmos dos lucros obtidos?...não consigo resolver uma razão para vender...alguém me pode adiantar um motivo para vender?.....vender sim.....se queremos recompor a carteira em face de uma oportunidade que se nos ofereça de maior rendibilidade num outro título....vender sim, se presumirmos uma baixa geral nos valores dos títulos em carteira que exceda um movimento natural do mercado....agora vender por vender apenas para medirmos e apalparmos o lucro num gesto de avarento a contar as moedas que guarda...parece não fazer sentido.
E, no entando, a compreensão deste gesto é fundamental para uma boa inserção no mercado de títulos mobiliários.
Alguém que opine sobre isto.

cumps

cumps
Sun Tzu

por pedrom » 10/12/2006 18:33

Romano2 Escreveu:Olha entrei na bolsa faz este mês 6 meses, sem entender nada de gráficos, análises técnicas, etc e ainda hoje não entendo nada. Compro os titulos sem nenhum estudo em especial e vendo quando tenho algum lucro. Até ao momento de todo o dinheiro investido já ganhei 5% o que é mais que os bancos dão. Tenho vários titulos em carteira e só vendo quando tenho algum lucro mesmo que seja pouco. Esta é a minha parca experiência.

Quanto é que o psi20 ganhou nesses 6 meses?

Desculpa mas com a tua maneira de pensar não vais muito longe! Se tiveres a perder num titulo o que fazes? Aguentas até ganhar?

Pensa no que te digo pois era mais fácil dizer-te 5% em 6 meses?!?! Parabéns!!!

Registado: 29/7/2004 19:55

por Romano2 » 10/12/2006 10:04

Olha entrei na bolsa faz este mês 6 meses, sem entender nada de gráficos, análises técnicas, etc e ainda hoje não entendo nada. Compro os titulos sem nenhum estudo em especial e vendo quando tenho algum lucro. Até ao momento de todo o dinheiro investido já ganhei 5% o que é mais que os bancos dão. Tenho vários titulos em carteira e só vendo quando tenho algum lucro mesmo que seja pouco. Esta é a minha parca experiência.

Registado: 28/6/2006 17:35

por Quico » 9/12/2006 16:19

Ravintola Escreveu:Esquece os gráficos, lembra-te que estás a comprar bocados de empresas.

Ora, aqui é que as opiniões divergem.

Muita gente que começa nestas coisas tem uma ideia subliminar que é a seguinte: o preço de uma empresa é decretado por uma entidade superior que a avalia e define com precisão o seu valor.

Ora, nada mais errado; ou pelo menos pouco preciso. O preço é definido pelo mercado, ou seja, pessoas que compram e vendem entre elas. E aí entram n factores subjectivos: sentimentos como ganância, medo, euforia, optimismo, pessimismo, etc.
Que adianta uma empresa ser óptima se ninguém lhe liga durante meses ou anos seguidos? Porque desprezar uma empresa que nem é nada de especial, se o mercado está eufórico à volta dela e toda a gente a quer comprar?
O tal "preço justo" pode nunca acontecer, ou estar muito ou pouco desfasado do preço de mercado. Quantas e quantas empresas estão sistematicamente subvalorizadas ou sobrevalorizadas? Quase todas!
Ora, aqui estamos a navegar em águas desconhecidas. Neste caso, é preferível navegar à vista da costa, embora a teoria diga que o melhor para atravessar o oceano seja uma linha recta.
Para perceber os tais sentimentos do mercado, parece-me que a análise de gráficos é imbatível. Grande parte das vezes está lá tudo.(Para o Profref: chama-se a isto "análise técnica". O que o Ravintola advoga costuma-se chamar "análise fundamental").

Ravintola Escreveu:Podes sempre misturar as coisas e olhares para os gráficos para decisões tácticas de escolha do timing, mas só depois de escolheres as empresas em que vais investir.

Ora, aqui penso que já estamos de acordo. :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

por Ravintola » 9/12/2006 15:12

Profef,

já agora, visto que 99% das pessoas aqui são "técnicas", aqui vai uma sugestão do outro lado, para contrabalançar (e provocar um bocado):

Esquece os gráficos, lembra-te que estás a comprar bocados de empresas. Tens que escolher as empresas e comprar a bom preço.
Lê um livro:

The Intelligent Investor, do Benjamin Graham.

http://www.amazon.com/Intelligent-Inves ... 0060555661

Depois decide que lado seguir. Podes sempre misturar as coisas e olhares para os gráficos para decisões tácticas de escolha do timing, mas só depois de escolheres as empresas em que vais investir.

Bons investimentos,
Rav

Registado: 29/5/2004 13:24

Obrigado a todos

por profef » 9/12/2006 0:39

Caros novos amigos

Já comecei a ler os artigos que me sugeriram.
Tenho estado atento aos posts e assim comecei a minha aprendizagem deste mundo que parece tão fascinante. A "minha" GALP parece que iniciou a trajectória descendente... vamos a ver o que isto dá. Por agora parece-me que a subida não estava sustentada e... caiu.

mais uma vez muito obrigado e... se tiverem mais sugestões,,, cá estou eu para as receber de braços (e olhos) abertos.

Registado: 28/3/2006 16:44

por carcanhol » 7/12/2006 3:13

Viva boa noite! para todos!
Bom congratulo-me de ver que veio para a estas andanças tal como eu pela mão da GALP. Bem vindo ao clube!

No que me toca posso comparar a bolsa á Coca-Cola..."1º estranha-se depois entranha-se" e de que maneira!

:mrgreen:

Para sobreviver (talvês forte não) e ser bem sucedido na bolsa, trate de arranjar paciência...muita paciência.
Facilmente vai encontrar em nota de rodapé em alguns comentários, do tipo "na bolsa saber esperar é uma virtude" na minha opinião tenha este pricipio básico sempre em mente.

A AT é uma desciplina para ir fazendo aos poucos pois deve ser tão vasta e complexa, pessoalmente tem sido essa a minha politica. Paulatinamente vou acopanhando os gráficos e os comentários sobre eles, e por vezes há coisas que são óbvias! Por agora estou mais virado para os termos técnicos do que para os gráficos, são giros mas deixo isso para quem sabe. Só a curiosidade de espreitar o seu tópico já tomei conhecimento de uma lista de termos indicada pelo Ulisses. Obrigado Ulisses!

:wink:
Os simuladores,...nem sabia da sua existencia! Esperimente, de certo aprenderá alguma coisa, mas de certeza que o melhor simulador é o real é comprar e vender de verdade...de certeza que lhe vai trazer bons e sólidos ensinamentos...mas vá com calma! 8-)

Sempre que tiver duvidas pergunte, neste forum parece haver um ambiente saudável de troca de informações e toda a gente aqui parece ter vontade de ajudar e esclarecer o próximo, só conheço este mas para mim está muito bom, recomenda-se.

Se o dia não foi famoso e a sua carteira não tomou o rumo que mais gostava, ao vir aqui pode acontecer tirar umas boas gargalhadas com alguns comentários, mais inspirados (mas isso clrao depende do seu sentido de humor) The Mechanic tem umas saidas porreiras e outros.

Prognósticos....só no final do jogo (no caso é o fim da sessão) :mrgreen:

Para ser Daytrader, talvez não seja necessário ter uma carteira recheada, mas ajuda muito. Para ser um Trader a longo prazo se calhar pode começar com 1€, compra 4 acções da Pararede, espera que elas subam até 1€ et voilá a sua carteira vale 4€! nada mau para quem começou com 1€ :mrgreen:

Bom por hoje é tudo! Acho que começamos bem a GALP está a render...e não se esqueça "na bolsa saber esperar é uma virtude"

Boa sorte.
Ah! já me esquecia, cuidado com a Altri! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 16/11/2006 12:47

por Baco » 7/12/2006 2:13

eheheheheh

Se este forum só tivesse The Mechanic e SCP(viva)Nuno eu não deixava de vir aqui.

The Mechanic posso citar a tua prosápia para me armar em sapiente?
Vai acima e bot'abaixo

Registado: 17/1/2003 16:54

"Beber" informação!

por TraderT » 7/12/2006 0:00

Desde já boa sorte! Em especial para a sua busca de conhecimentos não de informação (que isso rápido se afogaria sem chegar a terra seca! :) )

Na verdade, aconselho um pouco de cuidado e que não acredite em tudo o que vê, ou parece importante, nomeadamente dados económicos etc. A verdade é que muitas vezes são manipulações. (

Ou seja não me refiro a conhecimentos que colegas nos foruns de bolsa possam dar. Conhecimentos normalmente bem intencionados e úteis.
Embora tb seja certo que quem tem sistemas muito bons, só revela pequenos pedaços!
Mas a verdade é que vai sempre revelando esses pedaços. Penso que ambos estes comportamentos inerentes à natureza humana e só raramente se encontra pessoas que não ajam assim.

Tenha atenção que cada conhecimento, só será útil até ao momento em que se passa para o nível seguinte, e enquanto é um pressuposto válido.

O meu conselho é pedir aconselhamento nos foruns sobre o que estudar. Ou tentar perceber o que é importante
(Não queira abranger todas as frentes porque senão não chega a lado nenhum! Comece por se especializar e dominar uma frente única logo poderá estudar o resto.

Eu deixar-lhe-ia uma questão para o próximo mês e se a resolver devidamente concerteza que o ajudará muito!

"O que é que é um mercado de capitais!?" (Essa primeira ideia que lhe veio a mente deverá estar errada... :)

De momento tem uma grande vantagem. A ausência de ideias pré-concebidas.

O mercado de "ontem" (há 10 anos) não é o mercado de hoje e portanto certas conclusões dos outros podem estar desactualizadas, não?

Boa sorte!
TraderT - www.forumdebolsa.com

Aquilo que possa escrever neste fórum será uma mera opinião própria da questão em causa, sem nenhuma garantia de qualquer tipo e sem ser um conselho ou recomendação.

Registado: 18/9/2006 2:54

por Quico » 6/12/2006 23:56

scpnuno Escreveu:Sr Dr Arq Quico - estará V. Exa esqueçida de que as "duas ilustres senhoras" empunham paus? e que estes estão lá para serem usados?

:-#

por scpnuno » 6/12/2006 23:49

Quico Escreveu:
* - Não estou isento de culpas, não senhor, mas estava-me a lembrar de algumas intervenções do The Mechanic, ou de uma discussão, ontem, à volta dos duplos fundos da EDP entre 2 ilustres senhoras! :wink:

Sr Dr Arq Quico - estará V. Exa esqueçida de que as "duas ilustres senhoras" empunham paus? e que estes estão lá para serem usados? e, já agora, vê lá se a EDP não apanhou um susto que nunca mais faz um fundo ou um topo na vida... segue o exemplo de outras representantes do nosso mercado, em linha recta, até ao infinito e mais além..

A esta hora o colega Profef pensa que entrou por engano no site do Hospital Magalhaes Lemos
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por @rmando » 6/12/2006 23:43

Se me é permitida uma sugestão, acrescentaria à lista de livros do Ulisses o "Análise Técnica - tendências e formações de preços" de João Paulo Peixoto.

Deste mesmo autor existe um livro anterior, de introdução à AT. Só li o referido em cima e achei-o bastante acessível e de fácil compreensão.

um abraço e boa sorte.
armando

Registado: 11/10/2006 11:18

por Quico » 6/12/2006 23:41

Profef Escreveu:Quero "beber" informação.

Caro Profef:

seja bemvindo!

Quando vi aquela frase, até me assustei. Pareceu-me que queria beber uns copos aqui com a gente! :mrgreen:

O que até nem estava mal visto. A avaliar por algumas intervenções neste forum*, parece que o método para investir é "apanhar uma borracheira e confiar na sorte"! :lol:

* - Não estou isento de culpas, não senhor, mas estava-me a lembrar de algumas intervenções do The Mechanic, ou de uma discussão, ontem, à volta dos duplos fundos da EDP entre 2 ilustres senhoras! :wink:

por scpnuno » 6/12/2006 23:40

Tá correcto, Jotabil, se não trocares o primeiro "r" por um "l" :P :P

Um abraço e parabens, colega
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

comentário

por jotabil » 6/12/2006 23:36

Foro...relativo a praça pública......foreiro...pode ser interpretado como um cidadão que frequenta a praça pública.´
Pode ser realtivo a foro...sistema judiciário...mas não é o caso.

Gostava de saber sobre se é correcto o sentido que dou à expressão "foreiro"

cumps
Sun Tzu

comentário

por jotabil » 6/12/2006 23:28

claro Valete....é isso.

cumps
Sun Tzu

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], CC-5, Ferreiratrade, fincas, m-m, peterteam2 e 105 visitantes