1700 euros = rico
14 mensagens
|Página 1 de 1
Costumo também ser um verdadeiro crítico da sociedade em que vivemos, mas também sou um inconformado por natureza, daí que, apesar de todos os males que a "nossa sociedade" padece, quero acreditar (apesar de aparentemente os números contradizerem) que cada vez mais as pessoas estão mais sensibilizadas para a pobreza que assola grande parte de população mundial.
Quero também acreditar que apesar destes males todos, que nunca conhecemos ao longo da história melhor período do que aquele que vivemos, isto tendo em conta o progresso e os níveis de vida atingidos, dando espaço para nos preocuparmos cada vez mais com o governo da sociedade.
Não tenho dúvidas que um dia, teremos uma sociedade muito melhor e muito mais justa para todos (e quando o digo, nem estou a pensar em qualquer português), caso contrário também pode ser bem o fim da própria humanidade, resultado dum acentuar dos extremos (veja-se a questão ambiental como exemplo). Não se conhece é o limite de até onde "se pode ir", mas à medida que se caminha, dá para nos irmos paercebendo desse mesmo limite.
1 abraço
Quero também acreditar que apesar destes males todos, que nunca conhecemos ao longo da história melhor período do que aquele que vivemos, isto tendo em conta o progresso e os níveis de vida atingidos, dando espaço para nos preocuparmos cada vez mais com o governo da sociedade.
Não tenho dúvidas que um dia, teremos uma sociedade muito melhor e muito mais justa para todos (e quando o digo, nem estou a pensar em qualquer português), caso contrário também pode ser bem o fim da própria humanidade, resultado dum acentuar dos extremos (veja-se a questão ambiental como exemplo). Não se conhece é o limite de até onde "se pode ir", mas à medida que se caminha, dá para nos irmos paercebendo desse mesmo limite.
1 abraço
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
Baco Escreveu:Enquanto o homem for homem, a humanidade nunca irá a lado nenhum.![]()
Enquanto o Homem for Homem a Humanidade irá até onde quiser e puder.
Eu sou Homem, tu és Homem (desculpem-me as mulheres mas não alinho com essa hipocrisia dos "cidadãos e cidadãs") e nós todos é que fazemos a Humanidade.
A história do homem como ser humano demonstra isso mesmo.
Diga-me uma época da história do homem, que não tenha sido marcada por guerras entre povos, ganância, procura do poder, inveja, etc.. etc....
Vocês acreditam em humanidade? Deixem-se de hipocrisias.
Podem ter a certeza que o vosso maior crítico e inimigo, mora na porta ao lado.
Infelizmente a verdade é esta.
Um abraço
- Registado: 1/9/2005 14:58
Enquanto o homem for homem, a humanidade nunca irá a lado nenhum.
Enquanto o Homem for Homem a Humanidade irá até onde quiser e puder.
Eu sou Homem, tu és Homem (desculpem-me as mulheres mas não alinho com essa hipocrisia dos "cidadãos e cidadãs") e nós todos é que fazemos a Humanidade.
Vai acima e bot'abaixo
É verdade!!!!
Tem toda a razão do mundo...é verdade que só estava a relacionar esta noticia ao "mundo civilizado", não me ocorreu na altura a realidade fora da "civilização". MEA CULPA!
Abraço,
Abraço,
Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré
Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta
A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont
Frigas Escreveu:Ao contrário algumas opiniões expressadas sobre este estudo,a noticia é do mais "pobre" que possa existir, pois se com 1700 euros somos ricos algo vai de muito mal nesta "bola Azul".... o que fazer com 1700 euros??? Pagar dividas,despesas,carro,casa.... mas mesmo assim somos ricos.TRISTEZA!!!
caro Frigas vou discordar de si:
a noticia não é “pobre”, infelizmente é bem real ... porque se considerar a “bola azul” TODA com € 1700 pertence efectivamente aos mais ricos do mundo
eu parece-me que o frigas olhou apenas para a nossa vida e dos nossos “vizinhos” (leia-se mundo “civilizado”), mas a “bola” é muito, muito maior do que isso
Cerca de 70 e tal % da população mundial nem casa habitável tem, grande parte nem comida quanto mais carro,
SIM frigas, NOS somos ricos
e TRISTEZA é o que se passa no resto da “bola” onde realmente vai algo de muito mal
wolf,
caro Frigas,
acredite que compreendo bem o desabafo...
mas não posso deixar de acrescentar que a grande maioria da população mundial nem sequer consegue chegar ao ponto de ter dívidas pois ninguém em seu redor tem o que quer que seja, quanto mais carro e casa!
acredite que compreendo bem o desabafo...
mas não posso deixar de acrescentar que a grande maioria da população mundial nem sequer consegue chegar ao ponto de ter dívidas pois ninguém em seu redor tem o que quer que seja, quanto mais carro e casa!
- Registado: 19/9/2006 0:01
Nem tudo o que parece é !!!!!
Ao contrário algumas opiniões expressadas sobre este estudo,a noticia é do mais "pobre" que possa existir, pois se com 1700 euros somos ricos algo vai de muito mal nesta "bola Azul".... o que fazer com 1700 euros??? Pagar dividas,despesas,carro,casa.... mas mesmo assim somos ricos.TRISTEZA!!!
Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré
Bom,
não devemos esqucer o pequeno pormenor:"deduzidas as dividas"!!
quantas pessoas têm na realidade o tal T3 ,ou a tal vivenda,ou o tal automóvel?
tudo isso está hipotecado aos bancos e às empresas se leasing,isso sim!
de modo que a percentagem de milionários em portugal deve ser muitissimo inferior ao que parece à primeira vista!
cumps e b.negócios
quantas pessoas têm na realidade o tal T3 ,ou a tal vivenda,ou o tal automóvel?
tudo isso está hipotecado aos bancos e às empresas se leasing,isso sim!
de modo que a percentagem de milionários em portugal deve ser muitissimo inferior ao que parece à primeira vista!
cumps e b.negócios
- Registado: 7/2/2006 1:25
Agora começa a ser adoptado o conceito de felicidade em vez de riqueza, para aferir o desenvolvimento de um país. Se cada um dos 499 bilionários contribuir com 90% da sua riqueza para o desenvolvimento de regiões pobres, será mais infeliz ou verá a sua qualidade de vida diminuir? É incrivel o poder que eles teriam para ajudar a mudar o mundo.
In God we trust, all others bring data.
Uau!! estou entre os 1% dos mais ricos do planeta.
Agora fora de brincadeiras (não estou a brincar
) isto só vem demonstrar que este mundo é um mundo de hipocrisia, de ganância, de ilusão do poder e acima de tudo de uma desigualdade gritante.
E eu estou à vontade para falar, porque sou daqueles que sempre tento ajudar os mais desfavorecidos (seja doando coisas que já não usufruo, roupa por exemplo, contribuindo para o banco alimentar e não é com 1 simples pacote de massa da mais barata, doando dinheiro para instituições de caridade, quem me conhece sabe que é verdade.
Um abraço
Agora fora de brincadeiras (não estou a brincar
E eu estou à vontade para falar, porque sou daqueles que sempre tento ajudar os mais desfavorecidos (seja doando coisas que já não usufruo, roupa por exemplo, contribuindo para o banco alimentar e não é com 1 simples pacote de massa da mais barata, doando dinheiro para instituições de caridade, quem me conhece sabe que é verdade.
Um abraço
- Registado: 1/9/2005 14:58
1700 euros = rico
somos todos ricos, aqui no fórum ... eheheh
Ter 1700 euros equivale a estar entre os mais ricos
Possuir um património pessoal igual ou superior a 1700 euros significa pertencer à metade mais rica da humanidade. A conclusão é de um estudo das Nações Unidas divulgado ontem em Helsínquia e que quantifica desigualdades gritantes na distribuição da riqueza à escala planetária.
De acordo com os resultados desta investigação, 2% dos adultos mais ricos do mundo possuem mais de 50 por cento da riqueza mundial, enquanto os bens de metade da população não ultrapassam, no seu conjunto, 1% cento da riqueza global.
O diagnóstico refere-se ao ano 2000 e incide sobre o património da população adulta mundial. Os resultados confirmam uma concentração de riqueza e mostram "que as desigualdades de património são agora muito maiores que as desiguladades de rendimentos", sublinhou Anthony Shorrocks, director do Instituto Mundial para a Investigação e Desenvolvimento Económico da Universidade das Nações Unidas (World Institute for Development Economics Research of the United Nations University, UNU-WIDER, organismo que promoveu a investigação).
Tomando o dólar como moeda de referência, o Estudo sobre a Distribuição da Riqueza nas Famílias é apresentado como "o mais completo sobre a riqueza pessoal" e dava conta de que nesse ano, 2000, existiam 499 bilionários no mundo e 13 milhões de milionários. Revelava ainda que um por cento dos adultos mais ricos possuíam 40% dos activos globais e que 10% detinham 85 por cento do património tangível mundial.
Façam-se as contas. Se ter 1700 euros (2200 dólares) é suficiente para pertencer à metade rica da população (o que em Portugal equivale a ser proprietário de um bom computador portátil), possuir bens tangíveis no valor de 61 mil dólares (cerca de 50 mil euros, o que é o mesmo que dizer ser dono de um T0 usado em Sintra) chega para integrar o grupo dos dez por cento de adultos mais afortunados do mundo. Continuando a subir na escala: quando o património pessoal contabilizar uma soma igual ou superior a 500 mil dólares (384 mil euros, que podem equivaler, por exemplo, a um apartamento T3 em Telheiras), dá direito a integrar um conjunto de "eleitos" que não ultrapassa 1% da população adulta mundial. Ou seja, a ser um entre os 37 milhões de adultos privilegiados do planeta.
A medida da riqueza
Este estudo da UNU-WIDER é o primeiro sobre esta temática a cobrir todos os países do mundo e a incluir aquelas que são apontadas como as principais componentes da riqueza doméstica ou familiar, incluindo activos e passivos financeiros, terrenos, edifícios e outro património tangível.
Nesta perspectiva - como esclarece James Davies, um dos co-autores do estudo -, o conceito de riqueza deve ser entendido não enquanto somatório de "receitas monetárias", nem inclui o valor que pode advir da criatividade ou habilidade pessoal, e que costuma, em muitos casos, ser tido em conta pelos economistas. Aqui, riqueza deve ser entendida como "valor líquido", ou seja "o valor dos activos menos os passivos físicos e financeiros".
Esclarece ainda James Davies que"a riqueza representa a propriedade de capital. Apesar de o capital ser só uma parte dos recursos pessoais, considera-se que tem um impacto desproporcionado no bem--estar da família (no lar), no sucesso económico, e, num sentido mais amplo, no crescimento e desenvolvimento económicos."
Resumindo: para elaborar este estudo os investigadores da UNU- -WIDER somaram os activos de cada indivíduo adulto, deduzindo as suas dívidas e tendo em conta tanto as taxas de câmbio como o poder de compra.
É assim que, partindo dessa concepção de riqueza, se estranha menos um aspecto que à partida poderia parecer surpreendente e que os autores da investigação destacaram ontem na conferência de imprensa de apresentação dos resultados: o facto de muitas pessoas de elevados rendimentos, em países ricos, "apresentarem um património líquido negativo e - paradoxalmente - serem os mais pobres do mundo em termos de riqueza doméstica".
14 mensagens
|Página 1 de 1