[This time is different]
Eu coloquei a questão porque se se refere a isso há que tomar em consideração estes dois aspectos:
Esse movimento correctivo nos índices é inferior ao movimento ascendente que se lhe antecipou;
Posteriormente a esse movimento correctivo, os índices partiram para novos máximos.
Logo, a única conclusão a tirar é que se tratou de uma mera correcção e que a tendência é ainda ascendente. Esse movimento não altera nada no plano geral e tem um papel secundário sendo suplantado em importância quer pelo movimento ascendente anterior quer pelo posterior.
Na minha humilde opinião, se te estás a basearnesse movimento descendente ocorrido em Maio/Julho, não estás a analizar os índices com objectividade. Estás (fruto do teu posicionamento de bear convicto) a sobrevalorizar um aspecto do gráfico perante outros que são claramente mais importantes.
De referir que esse movimento não difere muito (nem eum duração nem em amplitude de outros ocorridos anteriormente ao long deste Bull Market (por exemplo o de Março/Abril de 2005. No S&P e no Nasdaq os movimentos são inclusivamente bastante semelhantes. Nenhum deles impediu que os índices partissem para novos máximos e na altura em que esse outro ocorreu também fomentou uma certa onda Bear... entretanto completamente ultrapassada.
Para concluir, olhando para os gráficos não vejo para já qualquer evidência de uma mudança de panorama no longo-prazo. Na altura em que ocorreram compreendo perfeitamente a onda de pessimismo que suscitaram mas agora temos a vantagem dada pelo tempo para analisar a sua real importÂncia, o seu impacto (o quanto corrigiram) e como o mercado lhe reagiu depois...
Logo, a única conclusão a tirar é que se tratou de uma mera correcção e que a tendência é ainda ascendente. Esse movimento não altera nada no plano geral e tem um papel secundário sendo suplantado em importância quer pelo movimento ascendente anterior quer pelo posterior.
Na minha humilde opinião, se te estás a basearnesse movimento descendente ocorrido em Maio/Julho, não estás a analizar os índices com objectividade. Estás (fruto do teu posicionamento de bear convicto) a sobrevalorizar um aspecto do gráfico perante outros que são claramente mais importantes.
De referir que esse movimento não difere muito (nem eum duração nem em amplitude de outros ocorridos anteriormente ao long deste Bull Market (por exemplo o de Março/Abril de 2005. No S&P e no Nasdaq os movimentos são inclusivamente bastante semelhantes. Nenhum deles impediu que os índices partissem para novos máximos e na altura em que esse outro ocorreu também fomentou uma certa onda Bear... entretanto completamente ultrapassada.
Para concluir, olhando para os gráficos não vejo para já qualquer evidência de uma mudança de panorama no longo-prazo. Na altura em que ocorreram compreendo perfeitamente a onda de pessimismo que suscitaram mas agora temos a vantagem dada pelo tempo para analisar a sua real importÂncia, o seu impacto (o quanto corrigiram) e como o mercado lhe reagiu depois...
- Anexos
-
- sp.png (38.37 KiB) Visualizado 1858 vezes
-
- compq.png (39.31 KiB) Visualizado 1303 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 7/12/2006 19:05, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Antunes Escreveu:Jaor:
Logo de seguida escrevi:
Maio passado foi já uma mudança no panorâma
técnico, não te parece?
Na minha análise, algo mudou desde Maio, entendes??
Deixa-lá, o mais provável é eu estar errado...
Bom fim-de-semana,
Antunes
Antunes, isso seria relevante se não tivessemos ido para novos máximos....
Ok..ficamos por aqui...
Um bom fim de semana
Abraço e
Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Referes-te à correcção de Maio/Junho que ocorreu nos vários índices?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Antunes Escreveu:Ulisses:
A tendência é de facto para já indiscutívelmente de subida e, como deves saber, ela raramente acaba do dia para a noite: há quase sempre um período de lateralização, exceptuando nos crashes. Maio passado foi já uma mudança no panorâma técnico, não te parece?
Jaor:
Sim, sou bear convicto para o longo prazo mas obviamente não negoceio em produtos alavancados com base nisso.
Tenho muitos bons motivos para estar neutro com tendor negativo para 2007. Se o S&P500 fizer em 2007 um fecho semanal acima dos 1550, terei de rever o meu posicionamento, até lá pago para ver!
Antunes
Antunes, não quero alongar isto até porque sei que não vou conseguir mudar a tua postura no mercado mas, se tens " bons motivos " devias apresenta-los...dizer que se tem, só por si, não adianta, adianta sim, dizer o porquê..entendes?? Agora, algo está mal na tua análise..se escreves o que escreves, na tua resposta ao Ulisses( a bold) e depois dizes que tens motivos para estar neutro com tendor negativo, algo está mal...não dá para entender..
O que penso e desculpa, é que não estas a ver o mercado...tás a tentar vê-lo, como gostarias que ele estivesse...são duas coisas diferentes...
Abraço e
Cmpts
Ulisses:
A tendência é de facto para já indiscutívelmente de subida e, como deves saber, ela raramente acaba do dia para a noite: há quase sempre um período de lateralização, exceptuando nos crashes. Maio passado foi já uma mudança no panorâma técnico, não te parece?
Jaor:
Sim, sou bear convicto para o longo prazo mas obviamente não negoceio em produtos alavancados com base nisso.
Tenho muitos bons motivos para estar neutro com tendor negativo para 2007. Se o S&P500 fizer em 2007 um fecho semanal acima dos 1550, terei de rever o meu posicionamento, até lá pago para ver!
Antunes
Jaor:
Antunes
Sim, os bears fazem lembrar a estória do Pedro e o lobo. Alguma vez há-de vir a desgraça. E provavelmente nessa altura, vão virar-se para nós e dizer: "eu não vos tinha dito????"
Mas eles de tanto falar já me contagiaram... como eu disse há uns meses atrás, eu acreditava que até ao final do ano era sempre a subir. Francamente estou com algum receio de uma queda lá para Março de maior amplitude do que a que aconteceu este ano. O dólar está a cair à maluca. Se o petróleo começar a subir da mesma forma que desceu e as taxas de juro na zona asiática começarem a subir então preparemo-nos para uma queda grande dos mercados. Além disso já começo a ver demasiada gente confiante na continuação da subida dos mercados...
Mas eles de tanto falar já me contagiaram... como eu disse há uns meses atrás, eu acreditava que até ao final do ano era sempre a subir. Francamente estou com algum receio de uma queda lá para Março de maior amplitude do que a que aconteceu este ano. O dólar está a cair à maluca. Se o petróleo começar a subir da mesma forma que desceu e as taxas de juro na zona asiática começarem a subir então preparemo-nos para uma queda grande dos mercados. Além disso já começo a ver demasiada gente confiante na continuação da subida dos mercados...
Abraços e bons negócios
Antunes Escreveu:................
Jaor:
Não percebi a admiração!Os mercados estavam em muito melhor situação técnica em 2000 (MÁXIMOS ABSOLUTOS) e isso não impediu quase 3 anos a cair.
Abraço,
Antunes
Antunes, sabes isso...AGORA...na altura, não tinhas pontos de referência.Hoje, tens... e nada, repito, nada indica que o Bull acabou( e já não falo em times frames..entendes??)...pergunto, em que é que te baseias para dizeres o que dizes abaixo?? Não tens nada...NADA!!! que te indique esse tal " tendor para negativo"?? ..ou tens ??
Antunes Escreveu:....................
neste momento estou posicionado para um mercado lateral (trading range) com tendor para negativo.
No meio disto tudo, tu sabes, que eu sei, que tu sabes que és um Bear convicto...talvez seja esse o único argumento para o que dizes...
( por favor não leves a mal..ok?? )
Abraço e
Cmpts
Antunes, como seguidor da análise técnica, o poder da tendência é o maior argumento para continuarmos optimistas. Lá chegará o dia em que os índices cairão e começarão a dar sinais de inversão de tendência, mas ainda não chegou. Nessa altura, os seguidores de tendências levarão uma pancada. Mas é o rumo normal de quem vem surfando a tendência há quase 4 anos...
A questão é que os argumentos que apresentaste vão na linha dos que têm aqui sido expostos nos últimos 3 anos e isso não tem impedido os mercados de subir...
Um abraço,
Ulisses
A questão é que os argumentos que apresentaste vão na linha dos que têm aqui sido expostos nos últimos 3 anos e isso não tem impedido os mercados de subir...
Um abraço,
Ulisses
Touros ou ursos convictos são investidores com ideias fixas!
Pessoalmente, prefiro (e a minha carteira também) analisar friamente e desapaixonadamente as 2 hipóteses e só depois agir em conformidade: neste momento estou posicionado para um mercado lateral (trading range) com tendor para negativo.
O que eu gostaria mesmo é que os bulls deste forum dessem argumentos válidos para continuarem bulls para 2007, isso é que era mesmo mesmo bom.
Antunes
Pessoalmente, prefiro (e a minha carteira também) analisar friamente e desapaixonadamente as 2 hipóteses e só depois agir em conformidade: neste momento estou posicionado para um mercado lateral (trading range) com tendor para negativo.
O que eu gostaria mesmo é que os bulls deste forum dessem argumentos válidos para continuarem bulls para 2007, isso é que era mesmo mesmo bom.
Antunes
bullsista Escreveu:Expliquem-me lá uma coisa que eu ainda não entendi... [b]o que é um urso ou um touro convicto?[/b] Todos nós sabemos que há ciclos económicos. Eu como tenho dito sempre neste forum estou bull até à Primavera. Mas se verificar que a "onda" mudou, eu também mudo. Expliquem-me lá se puderem e souberem, sff.
Bom dia,
Independentemente da tendência do mercado, um urso convicto só vê quedas...um touro convicto só vê subidas...claro que me refiro ao sentimento do mercado, pois há outros ursos e touros , mas esses não são por convicção, são por atitude...
Cmpts
Expliquem-me lá uma coisa que eu ainda não entendi... o que é um urso ou um touro convicto? Todos nós sabemos que há ciclos económicos. Eu como tenho dito sempre neste forum estou bull até à Primavera. Mas se verificar que a "onda" mudou, eu também mudo. Expliquem-me lá se puderem e souberem, sff. 
Abraços e bons negócios
Antunes Escreveu:Eu não estou à espera de uma correcção forte mas sim da continuação do bear market com novos mínimos nos mercados em geral: S&P abaixo dos 800, Dax abaixo dos 2500, etc...
2007 poderá marcar o fim dessa WB e o início dessa terrível WC, a ver vamos.
Antunes
É pá, eu que sou um urso convicto, tenho de dar a mão à palmatória..... de vez em quando... mas também não é para tanto.
Olha que qualquer dia pedes o "zero" no SPX e DAX, mas ai não à banco ou correctora que fique de pé. E eu vou pedir a contrapartida do curto a quem?
Cumps
Vai onde te leva o sonho, mas cuidado, não vá ele tornar-se um pesadelo....
Antunes Escreveu:Eu não estou à espera de uma correcção forte mas sim da continuação do bear market com novos mínimos nos mercados em geral: S&P abaixo dos 800, Dax abaixo dos 2500, etc...
2007 poderá marcar o fim dessa WB e o início dessa terrível WC, a ver vamos.
Antunes
Hó Antunes, é deste S&P que falas ?? c'um carago... atão estamos a 135 pts de máximos de sempre e tu falas em " continuar o bear market " ?? c'um carago hóoomem...
Cmpts
Quico Escreveu:Já anda tanta gente, há tanto tempo, a contar com uma correcção forte, sem ela acontecer, que quando ela vier vai estar tudo com as calças na mão!
Nem todos, colega, nem todos...
Alguns, poucos, serão apanhados com as saias na mão...
Abraços
P.S. O raio da correcção que venha agora ou que se cale para sempre. Já chateia. Pareçe o governo a fazer promessas
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
[This time is different]
Por isso estes gráficos não são importantes... 
- Anexos
-
- ch_sales.gif (23.13 KiB) Visualizado 2042 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m e 66 visitantes