Caldeirão da Bolsa

2 meses de BOLSA! Estória de um novato.....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: 2 meses de BOLSA! Estória de um novato.....

por retlav » 3/12/2006 20:04

Yugovic24 Escreveu:
Manu Escreveu:
Yugovic24 Escreveu:... mas sobretudo acerca de comissões e do melhor banco!!! (como calculam as comissões no meu caso têm um peso enorme!)...

E qual foi a conclusão sobre as comissões e o melhor banco? :lol:

Eu utilizo a caixa invest e pago por cada ordem na bolsa 4,16€!

amanhã vou ver se vou à CGD abrir uma conta

Registado: 9/11/2006 12:54

por yugovic24 » 3/12/2006 19:10

Manu Escreveu:
Yugovic24 Escreveu:... mas sobretudo acerca de comissões e do melhor banco!!! (como calculam as comissões no meu caso têm um peso enorme!)...

Eu utilizo a caixa invest e pago por cada ordem na bolsa 4,16€!
O fogo que me ilumina é o mesmo que me faz arder

Registado: 23/10/2006 14:47

por Brah » 3/12/2006 1:02

Boas...

eu trabalho com o totta...são espanhois eu sei :wink: mas foi herança de família, e apesar de tudo penso ser até dos mais competitivos:

6,16€ para ordens até 5000€
10,16 para ordens superiores a 5mil€
9,03€ para a carteira de titulos (semestral)

além disso providencia informação actualizada e fidedigna (do intraday), e nunca tive nenhum problema a efectuar ordens!

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por escuta_maluco » 1/12/2006 23:49

eu optei pelo BIG... já sei que muita gente o vai amaldiçoar... mas, é simples de usar, bastante interactivo e para um pequeno investidor, creio que não é nada caro. Ex. ordens euronext: 4€ + 2(comissão euronext) =6€, isto no perfil pequeno investidor...

Abraço :)

Registado: 17/11/2006 18:20

por Vodka7 » 1/12/2006 20:27

Eu "fiz as contas" e escolhi o BPI, 8,32€ para cada ordem (compra ou venda) e 15€ semestral de guarda de titulos. Também escolhi o BPI porque tive no principio 6 meses a compra e venda a 3,32€.

Registado: 10/11/2005 21:53

por CarlPipe » 1/12/2006 17:25

Boas a todos!!

Eu particularmente gosto bastante de ler historias como estas, principalmente para poder retirar as experiências que tiveram.
No meu caso, também posso estar agradecido a este excelente fórum, porque sem ele não saberia nem metade do que sei hoje, porque apesar de estar inscrito desde Julho e ter poucas mensagens posso dizer que TODOS os dias leio vários post deste mesmo fórum, alias foi a partir de maio (quando comecei a ler) que os meus negócios começaram a melhorar, porque antes cometi o erro de comparar PAD por pensar que eram "baratas",e pensar que conseguia fazer intraday, mas antes já tinha comprado SON (é o que me safa) em Janeiro (quando comecei a negociar em bolsa).
Agora no ultimo ano do meu curso e com leituras diárias do jornal de negócios e do caldeirão, já me sinto mais preparado (apesar de ter a consciência que ainda tenho muito para aprender), por isso um dos meus obrigados vai para todos os caldeireiros, mas em especial para alguns tais como o Ulisses e o James Wheat entre outros...
Mais uma vez obrigado e continuem assim...

Cumprimentos a todos

Registado: 6/7/2006 0:36

por retlav » 1/12/2006 13:19

Vivam,

Eu começei com a galp... tenho 310 destas trancadas.....
Comprei 800 da Portucel no PG e já as vendi.... realizei 144 € iliquidos com a Portucel (deve dar uns 110 liquidos)....

Agora queria mudar de banco, pois estou a usar o BCP que é simplesmente um GRANDE chulo !!!!
Estava a pensar na CaixaDirect Invest....

Abraço

Registado: 9/11/2006 12:54

por scpnuno » 1/12/2006 1:56

Yugovic24

Meu amigo, NUNCA te sintas "menor" por investires menos. Tu estás a ganhar e de certeza alguns que investem bem mais, não estão. Aqui, e pelo menos para mim, as pessoas não se medem pelo valor dos investimentos. Afinal, isso é só dinheiro, há coisas bem mais importantes como o caracter, a honestidade, a humildade. E tu no teu post demonstraste ter essas qualidades. Parabens. E habitua-te a pensar em percentagem, vais ver que deixas de ter pensamentos "mesquinhos" sobre o valor da tua carteira. Pequeno ou grande, é teu.
Mas, (há sempre um mas...) tens que te preparar para o dia em que tenhas prejuizos. Isso vai acontecer, mais cedo ou mais tarde. Nessa altura, não os lamentes nem procures culpados. Com frieza, vê onde erraste, escreve num post-it e cola no monitor:
"Não torno a fazer ..."

Com o tempo, tens uma lista de erros, que não vais cometer.

E continua, o mercado é um "vicio" encantador.Quando precisares de ajuda, apita (baixinho, se for a estas horas, podes acordar os psiistas), que apareçe sempre uma alma caridosa que dá uma mãozinha

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por JOGO2006MARKITOS » 30/11/2006 23:12

Não pensem naquilo que deixaram de ganhar no papel Y ou X se deixassem correr mais um pouco, fizeram o vosso target, saíram positivos e disseram boa noite.

Um trade positivo virar negativo é uma experiência bem pior...

Registado: 20/11/2006 23:09

Novatos a aprender

por Pataca » 30/11/2006 20:30

É novato, mas vai aprendendo, tal como eu.
No meu caso, investi mil euros na Soni em Agosto e mês e meio depois vendi e ganhei 100 euros. Aprendi que devia ter esperado mais um pouco para ganhar mais, mas não foi nada mau.
Agora voltei à Soni e espero que suba.

Registado: 30/11/2006 20:26

por Touro » 30/11/2006 20:10

Alguns provavelmente estarão a rir-se com a quantia uma vez que ganham isso em 5min, mas pensem nos vossos primeiros 2meses de bolsa....

Motivo há para lhe dar os parabéns por ter partilhado aqui a sua experiência. Haverá muita gente que se revê nela, e recordará com muito agrado os primeiros negócios em Bolsa. Os primeiros ganhos na Bolsa são sempre mágicos, independentemente dos valores.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Manu » 30/11/2006 19:01

Registado: 17/1/2006 20:25

por Vodka7 » 30/11/2006 18:35

Acho que se tivesses jogado longo na Galp, teria sido uma melhor aposta, deixando-a tar até Fevereiro/Março.
Isto também porque sou defensor do médio/longo prazo, visto que já me dei mal no curto e no intraday.

Bons negocios.

Registado: 10/11/2005 21:53

2 meses de BOLSA! Estória de um novato.....

por yugovic24 » 30/11/2006 18:13

Eu tenho 1500€ para investir (bem sei que é pouco!) e entrei na GALP 2 dias depois da OPV a 6,18 e tive de esperar 1mês para que voltasse a essa cotação com mínimos pelos 5,88€! Mas mantive-me firme porque não tinha pressa de venda e achava que tinha tudo para subir uma vez que se trata da única petrolífera no mercado! Acabei por vender a 6,37 com ganhos líquidos de 20€! Para mim não é nada mau! Iniciei-me na bolsa em Outubro com muitas cautelas, mas com uma vontade/necessidade de ter informação sobre tudo, mas sobretudo acerca de comissões e do melhor banco!!! (como calculam as comissões no meu caso têm um peso enorme!) Mas segui em frente, sempre convicto de que iria ganhar o duelo com as taxas de juro dos depóstios a prazo, e entrei na ALTRI em Outubro antes de esta escalar 40cent...
Resumindo, em 2meses entrei em 4negócios, 2 vezes na ALTRI, Galp e Mota-Engil (as acções que detinha da EDP não contam porque foram uma herança) e obtive ganhos em todas elas sendo o meu saldo final de +82€!
Alguns provavelmente estarão a rir-se com a quantia uma vez que ganham isso em 5min, mas pensem nos vossos primeiros 2meses de bolsa....

Não quero com isto passar a mensagem de que sou um expert em bolsa ou que tenho informações secretas, que sou adivinho, que prevejo melhor que ninguém, que já sei tudo, que tenho mais sorte que vocês... nada disso!

Com os meus 24anos cheguei à conclusão que para se ter sucesso é fundamental estar bem informado: "Informação é poder!" e aconselho a todos aqueles que se iniciarem na bolsa (e aos outros, porque não?!) que leiam todos (mesmo todos) os artigos didácticos do Ulisses! Claro que eu é que escolhi as acções em que queria investir e muitas vezes o Ulisses disse (ou deu a entender) que não seria a melhor opção, mas segui as minhas intuições; procurei apanhar qualquer coisa dos gráficos; vi price targets sem me deixar influenciar totalmente, mas ficando com uma ideia se convergiam ou não; e no final digo convictamente que a minha mais valia foi ter retirado desses artigos a mensagem que eles continham...!

Obrigado ao Ulisses e a todos os que contribuem neste fórum... Este bichinho da bolsa acho que fica pra sempre e não precisei de ganhar 10.000€ para vir aqui vangloriar-me! Bastou-me cerca de 10% de rentabilidade em 2meses para me deixar contente e acimda de tudo agradecido... E mais contente fiquei quando hoje consegui ajudar alguém com problemas no caixadirecta online!

Vou continuar a investir (com naturalidade!) :) e a dar os meus palpites que não devem ser levados em conta! Vou precisar essencialmente da vossa ajuda... No dia em que ela acabar deixo de investir na bolsa!

Um abraço e bons negócios!
O fogo que me ilumina é o mesmo que me faz arder

Registado: 23/10/2006 14:47

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, m-m, trend=friend e 36 visitantes