Caldeirão da Bolsa

A linha do S&P vai aguentando

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rounders » 30/11/2006 18:59

Boas,

Obrigado pela resposta Ulisses.

Aqui vai e acho que bem.

Bons negócios.
Anexos
Lt quebrada em baixa mas pelo preço Bullish.PNG
Lt quebrada em baixa mas pelo preço Bullish.PNG (48.42 KiB) Visualizado 793 vezes

Registado: 15/8/2004 20:52

Obrigado..

por aos_pouquinhos » 30/11/2006 16:10

Marco António. irei ler.

Cumps
Vai onde te leva o sonho, mas cuidado, não vá ele tornar-se um pesadelo....

Registado: 11/8/2006 11:23

Re: Obrigado...

por MarcoAntonio » 30/11/2006 15:24

aos_pouquinhos Escreveu:pelo seu esclarecimento.
A mim assenta-me melhor os minimos. Mas como dizes é tudo um pouco subjectivo.

E para além do mais existe sempre a nossa interpretação das coisas. Se fosse estanque, tudo seria bem mais fácil.

Quando resolver a questão "servidoral" agradecia um link sobre este assunto.

cumps

aos_pouquinhos, entretanto deixo-te este link de um artigo meu onde falo das linhas de tendencia e dos meus critérios que eventualmente poderão não ser sempre os mesmos do Ulisses:

http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=27
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por meu-gôdo » 30/11/2006 15:20

Para mim desde que a linha seja coerente será tanto mais válida quanto mais pontos tocar, independentemente de serem valores minímos ou de fecho. Terá também mais validade uma linha com pelo menos um toque no seu início e um no fim. Quando a traçamos devemos pensar de forma neutra e não traçá-la da forma como pensamos que o mercado vai reagir.

Registado: 4/7/2006 19:54

Obrigado...

por aos_pouquinhos » 30/11/2006 15:19

pelo seu esclarecimento.
A mim assenta-me melhor os minimos. Mas como dizes é tudo um pouco subjectivo.

E para além do mais existe sempre a nossa interpretação das coisas. Se fosse estanque, tudo seria bem mais fácil.

Quando resolver a questão "servidoral" agradecia um link sobre este assunto.

cumps

por Ulisses Pereira » 30/11/2006 15:08

aos_pouquinhos, já abordei esse tema aqui diversas vezes mas, infelizmente, a função pesquisar ainda não está a funcionar correctamente após a mudança do servidor, o que me impossibilita de te transcrever algumas respostas detalhadas sobre o assunto.

O tema é um dos mais apaixonantes da análise técnica. Uns defendem que as linhas devem ser traçadas unindo as extremidades das velas e outros unindo os pontos de fecho. É um tema claramente em aberto. Eu opto por uma visão diferente destas duas. Tal como na definição de suporte/resistências não devemos falar em pontos mas sim em zonas, também no desenho das linhas de tendênciqa não devemos ser dogmáticos e podemos unir extremidades e pontos de fecho, inclusivamente na mesma linha.

É aqui que a qualidade dos "chartistas" se faz impor. O olho de "Picasso" de alguns vai permiti-los "sentir" qual a linha que mais se adequa. É uma decisão que tem algo de subjectivo e onde a experiência adquirida ao longo dos anos do mercado vai fazer a diferença.

Analistas técnicos há muitos. Mas nem todos têm a mesma qualidade.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por aos_pouquinhos » 30/11/2006 14:41

Ulisses Pereira Escreveu:Rounders, acho que a linha é bem visível no meu gráfico. Mas seria interessante perceber o que discordas no traçado daquela linha.

Alguns pontos de toque: 14/7; 11/8; 27/11 e muitos outros onde não há toque mas onde a linha marca a sua presença dada a sua proximidade.

Um abraço,
Ulisses

E traçando em mínimos? o que daria?
Gostaria de uma sua visão. E já agora o correcto é em mínimos ou em fecho das velas?

Cumps

por Ulisses Pereira » 30/11/2006 14:36

Rounders, acho que a linha é bem visível no meu gráfico. Mas seria interessante perceber o que discordas no traçado daquela linha.

Alguns pontos de toque: 14/7; 11/8; 27/11 e muitos outros onde não há toque mas onde a linha marca a sua presença dada a sua proximidade.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rounders » 30/11/2006 10:58

Boas,

Lt ascendente de média prazo ainda válida?

Bem eu gostava de saber os dias concretos para alinhar a lt.

Sinceramente?

Só gostava de saber o primeiro ponto e o segundo.

Bem cada um diz e faz o que quiser mas a minha lt está um pouco diferente.

Bons negócios

Registado: 15/8/2004 20:52

por Gustavo » 29/11/2006 23:58

Eu falei no geral , e de topicos e participantes que costumam dizer se compram ou vendem não foi dos outros

Registado: 19/9/2006 15:15

por scpnuno » 29/11/2006 23:00

(bem, até pago o acesso ao caldeirão se der direito a uma foto do marco em mini saia - já agora, o ulisses também. A tia britney faz parte do grupo que devia ser proibido por lei de usar saias com menos de 80 cms...:cry: )
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Pata-Hari » 29/11/2006 22:48

(com essa da mini-saia, se usa, se não usa, não estás a falar da britney spears, pois não...??? é que de marco aurélio à britney, mesmo assim vai uma distancia significativa, mesmo com boa vontade)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por scpnuno » 29/11/2006 22:38

MarcoAntonio Escreveu:.... é o que ela pensa e o que nós pensamos sobre o que ela pensa.....

Marco António!!!

Descobri-te a "careca"!! Tu és a Maria José Nogueira Pinto disfarçada de analista... (foi ela que teve uma frase brilhante parecida com a tua, não foi?)

Pois bem, eu penso que a scpnuno pensa que sei que ela sabe que não gosta, não quer e não divulga posições (de mercado, claro - de tudo, afinal)
As posições (de mercado) são coisas privadas, gente..quem quer mostrar mostra, mas não somos obrigados...

È assim como a mini saia - quem quer usa, quem pode, olha, mas nem todas querem usar e algumas que usam, não deviam...se não perceberam, perguntem ás esposas (e depois levam com o rolo da massa, claro)

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por MarcoAntonio » 29/11/2006 19:29

Eu também sou da opinião que a referência a se se comprou ou vendeu não são pertinentes (embora não critique igualmente que o faz, fica ao critério de cada um).

Se não se referir a posição levantam-se uns problemas, se se referir levantam-se outros bastante semelhantes o que tornam toda a questão num falso problema. Já referi isto aqui diversas vezes mas cá vai muito sucintamente, se se refere a posição:

:arrow: Levanta-se a questão da credibilidade/veracidade da posição;

:arrow: Passa-se a discutir por vezes a posição em si em detrimento da opinião (especialmente à posteriori) prejudicando o debate;

:arrow: A opinião corre o risco de ser desvalorizada ou menosprezada porque se passa a entender com certa facilidade que fulano tem esta ou aquela opinião apenas porque detém determinada posição (o que não é necessariamente verdade).

Quando apenas se opina, apenas temos argumentos para criticar/avaliar. Se eles têm consistência a opinião é válida e tem credibilidade. Se não têm, não merece credibilidade. E pouco importa a posição detida pelo indivíduo. O que realmente importa, num espaço de debate, é o que ela pensa e o que nós pensamos sobre o que ela pensa.

Se pensa determinada coisa apenas porque tem determinada posição isso reflectir-se-á na fragilidade dos argumentos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por JAOR » 29/11/2006 19:14

Gustavo Escreveu:Exacto. O interessante é quando estamos a subir vejo alguns paticipantes dizer que esperam correcções para entrar mas agora não se vê ninguem dizer que comprou , só participantes que shortam ou que dizem ficar fora por não ter certezas , e fala-se logo de ursos quando cai alguma coisa , não aproveitam as descidas para comprar. Continuamos bull , como o Ulisses diz e muito bem :wink:

Olá Gustavo, quanto ao estar Bull ou não, se a linha foi quebrada ou não, cada um segue a linha que entende...agora, já não é a 1ª vez que leio críticas pelo facto de não se postar as posições que se tomam no mercado...curioso, desde quando é que é necessário isso?? tem algum interesse vir para aqui dizer que se tomou esta ou aquela posição?? sinceramente, não vejo mais valia nisso ....aliás, de muitos post's a dizerem que fizeram isto ou aquilo....poucos são os que, da minha parte, merecem credibilidade( tenho conhecimento que muitos foram confrontados com as mentiras que por aqui escreviam).

Não leves a mal, apenas é um desabafo :P e claro, é a minha opinião e como tal vale o que vale...

Abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por Gustavo » 29/11/2006 18:53

Exacto. O interessante é quando estamos a subir vejo alguns paticipantes dizer que esperam correcções para entrar mas agora não se vê ninguem dizer que comprou , só participantes que shortam ou que dizem ficar fora por não ter certezas , e fala-se logo de ursos quando cai alguma coisa , não aproveitam as descidas para comprar. Continuamos bull , como o Ulisses diz e muito bem :wink:

Registado: 19/9/2006 15:15

A linha do S&P vai aguentando

por Ulisses Pereira » 29/11/2006 16:39

É verdade que esta linha de tendência ascendente de médio prazo em que o S&P se vem suportando para a subidas dos últimos meses está muito inclinada e, por isso mesmo, algum dia terá que quebrar. Mas também é verdade que, enquanto esse sinal não surgir, os touros vão continuando confiantes e controlando as operações.

Quem tem comprado em todas as retracções a essa linha de tendência ascendente tem feito excelentes negócios. O que é imperioso é ser disciplinado e activar os stops quando a ruptura consistente da mesma acontecer.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-sp1.GIF
forum-sp1.GIF (17.69 KiB) Visualizado 1466 vezes
forum-sp2.GIF
forum-sp2.GIF (17.81 KiB) Visualizado 1472 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum