OPA à Soares da Costa a 0,7 euros
Já que estamos a falar de registo da SNC, não têm-se falado nada de novo sobre a OPA da Soares da Costa.
A 18 de Dezembro, a Autoridade da Concorrência informou da decisão de não oposição da OPA lançada pelo Investifino sobre a Soares da Costa, mas até agora não houve noticia sobre o registo desta operação.
Será que já foi? ou está para breve?
A 18 de Dezembro, a Autoridade da Concorrência informou da decisão de não oposição da OPA lançada pelo Investifino sobre a Soares da Costa, mas até agora não houve noticia sobre o registo desta operação.
Será que já foi? ou está para breve?
- Registado: 6/1/2006 1:17
LISBOA, 18 Dez (Reuters) - A Autoridade da Concorrência (AdC) notificou a Investifino da sua decisão de não oposição à OPA lançada sobre a Soares da Costa , anunciou a empresa de construção.
A Investifino anunciou a 12 de Outubro uma OPA sobre a totalidade do capital da Soares da Costa, oferecendo uma contrapartida de 0,70 euros por acção ordinária e 1,40 euros por cada título preferencial sem voto da empresa.
"A Investifino informa ter sido nesta data notificada pela Autoridade da Concorrência da decisão de não oposição desta Autoridade à operação de concentração que venha a resultar da oferta pública de aquisição preliminarmente anunciada em 12 de Outubro pela Investifino sobre a totalidade das acções representativas do capital social da Grupo Soares da Costa", refere o comunicado.
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd11540.pdf[/b]
- Registado: 6/12/2006 9:45
OPA lançada por Manuel Fino sobre a totalidade do capital da Soares da Costa, que o empresário ainda não controla, tem vindo a provocar alguma agitação fora do mercado. Em causa estão as análises realizadas tanto por associações como por bancos de investimento que apontam o "excessivo diferencial do valor oferecido na OPA sobre as acções ordinárias e as preferências".
A "holding" de Manuel Fino, a Investifino, ofereceu a 12 de Outubro um valor de 0,70 euros por cada acção ordinária e o dobro, 1,40 euros, por cada título preferencial da construtora.
Estes dois tipos de acções representativas do capital da Soares da Costa, diferenciam-se pelo facto de as ordinárias terem direitos de voto, enquanto que as preferências não, mas gozam da preferência na distribuição de dividendos, mais uma bonificação.
Manuel Fino detém a quase totalidade das acções preferenciais. O empresário controla 26.990.440 acções dos 27 milhões de títulos existentes, logo a OPA, nesta categoria, é apenas sobre 9.600 títulos.
No entanto, as acções preferenciais detidas por Manuel Fino são actualmente equiparadas às ordinárias, isto porque, a Soares da Costa não distribui dividendos desde 1998.
Este facto levanta então a questão do porquê este diferencial da contrapartida, dado não ser expectável que a empresa venha a remunerar os seus accionistas nos próximos exercícios? A resposta poderá estar na intenção de Manuel Fino de afastar qualquer interessado na Soares da Costa.
O empresário antecipou-se à, previsível, obrigação por determinação da CMVM de lançar OPA sobre a construtora, uma operação considerada de "meramente formal", segundo fontes do mercado, que afirmam que Manuel Fino não pretende adquirir a totalidade da empresa – levando à sua retirada de bolsa – suportando a ideia com o facto do empresário não ter adquirido parte dos 10% que a Fundação Estrada alienou no mercado.
Mas se Manuel Fino não pretende assim obter os 100% da Soares da Costa, também não quer perder o controlo da empresa.
Desta forma, lançou um preço de 0,70 euros pelos títulos ordinários – prémio de 4,5% face à média ponderada das acções nos seis meses anteriores à OPA – e 1,40 euros pelas preferenciais, o que torna improvável o surgimento de uma OPA concorrente, isto porque, "o interessado teria que aumentar em muito o seu preço" e se o fizesse Manuel Fino poderia obter um encaixe de 39,67 milhões de euros com a venda destas acções. PM
Fonte: Jornal de Negocios
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Até que enfi
Preços da OPA da Investifino sobre a Soares da Costa levantam dúvidas
A Investifino poderá ter de rever em alta o preço da oferta pública de aquisição (OPA) lançada sobre a construtora Soares da Costa, uma vez que a diferença entre a contrapartida feita pelas acções ordinárias e a das acções preferenciais está a levantar algumas dúvidas no mercado financeiro, segundo noticiou o "Diário Económico".
A empresa de Manuel Fino estabeleceu na sua oferta contrapartidas de 0,70 euros por cada acção ordinária da Soares da Costa e 1,40 euros por cada acção preferencial. A diferença "não é claramente proporcional aos diferentes direitos especiais de cada uma delas", apontou a Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais numa carta enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), citada pelo mesmo jornal.
A CMVM limitou-se para já a referir que "no âmbito do processo de registo da oferta, todos os elementos são analisados". O anúncio do lançamento da OPA da Investifino sobre a Soares da Costa data de 12 de Outubro.
As acções da Soares da Costa [sco] seguiam inalteradas nos 0,69 euros.
2006/11/27 - 08:41
Fonte: Canal de Negócios
- Registado: 25/10/2006 20:40
O que está a travar a cotação não é a existência da OPA em si. É o facto da estarem a usar a figura da OPA potestativa para fazer chantagem e obrigar os investidores a vender a 0.70.
Sem saber se Fino consegue ou não comprar mais de 90% da Soares da Costa ninguém está interessado em comprar acima dos 0.7.
Sem saber se Fino consegue ou não comprar mais de 90% da Soares da Costa ninguém está interessado em comprar acima dos 0.7.
- Registado: 16/7/2006 17:40
Não me parece que a última afirmação seja verdadeira.
O facto de haver opa não trava a evolução da cotação.
Basta ver os recentes casos da PT, BPI, etc.
Neste momento no mercado, não está ninguém interessado em comprar por mais de 0,68/0,69 e se existem pessoas a vender a esse preço. porquê oferecer mais?
O facto de haver opa não trava a evolução da cotação.
Basta ver os recentes casos da PT, BPI, etc.
Neste momento no mercado, não está ninguém interessado em comprar por mais de 0,68/0,69 e se existem pessoas a vender a esse preço. porquê oferecer mais?
E mais uma vez dizem que o preço de 0,70 é demasiadamente baixo:
O que é certo é que se não houvesse esta OPA, já estariamos bem acima da cotação actual !
Resultados dos nove meses da Soares da Costa já superaram previsões anuais.
O CaixaBI considera que o Grupo Soares da Costa está a atravessar um "excelente momento". O banco de investimento refere que os resultados obtidos pela empresa nos nove meses já superaram as suas previsões para o global do ano e, como tal, vai rever em altas as suas estimativas.
O Grupo Soares da Costa divulgou ontem que o volume de vendas cresceu 14% para 439,3 milhões de euros e que o EBITDA subiu 57% para os 24,2 milhões de euros, tendo a margem crescido para 5,52%.
A empresa reportou que o seu resultado líquido dos primeiros nove meses ascendeu aos 3,1 milhões de euros.
O CaixaBI sublinha que os resultados revelados ontem pela empresa, para os nove primeiros meses do ano "já superaram as nossas estimativas para o final do ano, o que irá levar à revisão em alta das nossas estimativas".
O analista volta a reforçar "o preço justo de 0,80 euros por acção, valor sensivelmente 14% superior ao preço da OPA [de Manuel Fino] em curso".
O analista João Morais Barbosa considera que a estratégia de internacionalização e reestruturação que tem sido efectuada pela equipa de gestão "tem-se materializado nos fortes ganhos observados, devendo este movimento continuar no próximo ano".
No entanto, continua a referir como factor de risco a ausência de mecanismos de gestão do risco cambial, variável que poderá ter um impacto superior ao registado até à data, e que poderá estender-se para 2007, dada a constante valorização do euro face ao dólar.
O banco de investimento manteve inalterada a sua recomendação de "acumular", e o, já referido, preço-alvo de 0,80 euros.
Na sessão de hoje os títulos da Soares da Costa [sco] seguiam estáveis, a negociar nos 0,69 euros, um cêntimo abaixo dos 0,70 euros oferecidos na OPA de Manuel Fino.
2006/11/24 - 12:16
Fonte: Canal de Negócios
O que é certo é que se não houvesse esta OPA, já estariamos bem acima da cotação actual !
eu não as estou a comparar estou a por a hipotese de a TDU comprar Pad, uma solidariedade entre "os que caem em Bull Market", ou coisa do genero.
Camarada de sofrimento (no SCP pq eu não me meto em PAD´s)
Percebi a ideia. Não gostei foi de misturares a menina dos meus olhos com a ovelha negra do PSI-20
Também me atrevo a referir que a "baldes de massa" é uma coisa a cair em desuso - agora são bombas de betão, mangueiras, maquinas de leca, "badalhocas", enfim, coisas do choque tecnologico..
Isso de gajo das obras agarrado a mangueiras, máquinas de leca e afins é pouco masculino. É a metrossexualidade a chegar ao reino do típico macho. Qualquer dia passamos numa obra e vemos os serventes a maquilharem-se com YSL ou a aplicarem um protector clinique para não se queimarem...
Um dos motivos que me levou a atafulhar-me em TDU foi precisamente constatar que continuam a fazer as coisas à antiga, de marreta e de balde da massa.
E isso, minha amiga, diz muito sobre uma empresa...
Um abraço
P.S.: ainda vamos ver a TDU a 5€ e a PAD a 100€....
“Nenhum vencedor acredita no acaso"
Friedrich Wilhelm Nietzsche
1844-1900
1844-1900
boa notícia
Eu acho uma boa noticia o Banif comprar Soares da Costa. Há lá alguém que sabe fazer contas e viu que a acção vale muito mais do que o que pagou por ela. Além disso os 0.7 estão sempre garantidos. Não há muitos negócios assim!
Do ponto de vista do Banif a acção só pode subir e o risco é nulo.
Do ponto de vista do Banif a acção só pode subir e o risco é nulo.
Bond, Yeld Bond Escreveu:scpnuno said:3 - é por solidariedade? quer dizer, os "em queda" compram-se uns aos outros...
4 - ainda vou ver a TDU a comprar Pad....
Caríssima
Permite-me discordar desta tua avaliação: comparar a TDU com a PAD é o mesmo que comparar a JMT ao minimercado do Sr. Xico alí para os lados de Benfica.
Só o conjunto de baldes de massa da TDU utilizado por essas obras fora, mesmo amortizados, têm mais valor de mercado que a PAD...![]()
Abraço
Ohh meu amigo Bond (espero que sem ordem para matar) eu não as estou a comparar estou a por a hipotese de a TDU comprar Pad, uma solidariedade entre "os que caem em Bull Market", ou coisa do genero.
Também me atrevo a referir que a "baldes de massa" é uma coisa a cair em desuso - agora são bombas de betão, mangueiras, maquinas de leca, "badalhocas", enfim, coisas do choque tecnologico..
Abraço amigo
Podes não chegar á Lua
Podes não chegar á Lua
scpnuno said:
Caríssima
Permite-me discordar desta tua avaliação: comparar a TDU com a PAD é o mesmo que comparar a JMT ao minimercado do Sr. Xico alí para os lados de Benfica.
Só o conjunto de baldes de massa da TDU utilizado por essas obras fora, mesmo amortizados, têm mais valor de mercado que a PAD...
Abraço
3 - é por solidariedade? quer dizer, os "em queda" compram-se uns aos outros...
Caríssima
Só o conjunto de baldes de massa da TDU utilizado por essas obras fora, mesmo amortizados, têm mais valor de mercado que a PAD...
Abraço
“Nenhum vencedor acredita no acaso"
1844-1900
1844-1900
pois
de facto ninguem percebe mt bem esta S.Costa !!
O que é facto é que tem sempre bom volume ....o que indicia ser atractiva!!
Bem eu tou dentro e à espera que passe dos 0.7

O que é facto é que tem sempre bom volume ....o que indicia ser atractiva!!
Bem eu tou dentro e à espera que passe dos 0.7
- Registado: 2/3/2006 12:34
Banif adquire participação de 2,64% na Soares da Costa
O Banif – Banco de Investimentos aumentou a sua participação no grupo Soares da Costa para 2,64%, segundo um comunicado emitido pela construtora à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
--------------------------------------------------------------------------------
Investimentos aumentou a sua participação no grupo Soares da Costa para 2,64%, segundo um comunicado emitido pela construtora à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Segundo este comunicado, imputam-se ao Banif – Banco de Investimentos (BBI) "os votos inerentes ao total de 4.224.035 acções ordinárias, representativas de 2,640% do capital social, a que corresponde 3,175% de direitos de voto".
A 21 de Novembro, o BBI "procedeu à aquisição de 4.142.515 acções ordinárias do grupo de Soares da Costa SGPS ao preço unitário médio de 0,675 euros".
Ontem o BBI, procedeu a nova aquisição de 81.535 acções ordinárias da construtora portuguesa pelo preço de 0,680 euros .
Comentário - tendo em conta o comportamento do Banif, pergunto-me:
1 - é para ajudar na queda?
2 - é para ajudar a SCO a entrar no PSI, atrapalhando a entrada do próprio?
Bons negocios
O Banif – Banco de Investimentos aumentou a sua participação no grupo Soares da Costa para 2,64%, segundo um comunicado emitido pela construtora à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
--------------------------------------------------------------------------------
Investimentos aumentou a sua participação no grupo Soares da Costa para 2,64%, segundo um comunicado emitido pela construtora à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Segundo este comunicado, imputam-se ao Banif – Banco de Investimentos (BBI) "os votos inerentes ao total de 4.224.035 acções ordinárias, representativas de 2,640% do capital social, a que corresponde 3,175% de direitos de voto".
A 21 de Novembro, o BBI "procedeu à aquisição de 4.142.515 acções ordinárias do grupo de Soares da Costa SGPS ao preço unitário médio de 0,675 euros".
Ontem o BBI, procedeu a nova aquisição de 81.535 acções ordinárias da construtora portuguesa pelo preço de 0,680 euros .
Comentário - tendo em conta o comportamento do Banif, pergunto-me:
1 - é para ajudar na queda?
2 - é para ajudar a SCO a entrar no PSI, atrapalhando a entrada do próprio?
Bons negocios
Podes não chegar á Lua
Podes não chegar á Lua
Soares da Costa vale 1.4 Euros por acção
A Soares da Costa vale muito mais que 100 milhoes de Euros
Quem quiser é livre de vender na OPA ou ante, mas estes resultados só provam o que muitos já sabiam: A Soares da Costa vale pelo menos 200 M€ (o dobro do que a Investifino está a oferecer).
Só a posição que a Soares da Costa tem na Scutvias vale no meu entender 90 M€ (a empresa tem 177 km de autoestrada e gerou 127 M€ de proveitos em 2005) e a participação na Indagua valerá 15 M€ (basta ver a avaliação da Posição da Mota-Engil na mesma companhia)
... ou seja a Investifino está a oferecer por toda a Soares da Costa apenas o que estas duas participações escondidas valem (100 M€). Se a OPA fosse sucedida vendia estas duas participações e ficava com a empresa de graça.
Quem quiser é livre de vender na OPA ou ante, mas estes resultados só provam o que muitos já sabiam: A Soares da Costa vale pelo menos 200 M€ (o dobro do que a Investifino está a oferecer).
Só a posição que a Soares da Costa tem na Scutvias vale no meu entender 90 M€ (a empresa tem 177 km de autoestrada e gerou 127 M€ de proveitos em 2005) e a participação na Indagua valerá 15 M€ (basta ver a avaliação da Posição da Mota-Engil na mesma companhia)
... ou seja a Investifino está a oferecer por toda a Soares da Costa apenas o que estas duas participações escondidas valem (100 M€). Se a OPA fosse sucedida vendia estas duas participações e ficava com a empresa de graça.
se a fundação vendeu agora, não há contra-opa
como é óbvio, são valores combinados à priori, tal como aconteceu p.exemplo na Efacec, há uns meses
Eu tenho acções, e espero os 0.70 para vender...nem sei é como dou a ordem de venda. Acho que como costume, espero o contacto do meu banco, por carta.
É assim?
claro, isto pode surpreender e existir mesmo uma contra-opa de algum espanhol, ohoh
como é óbvio, são valores combinados à priori, tal como aconteceu p.exemplo na Efacec, há uns meses
Eu tenho acções, e espero os 0.70 para vender...nem sei é como dou a ordem de venda. Acho que como costume, espero o contacto do meu banco, por carta.
É assim?
claro, isto pode surpreender e existir mesmo uma contra-opa de algum espanhol, ohoh
cumprimentos,
SMALL,
SMALL,
- Registado: 5/8/2005 11:27
Menor_Valia Escreveu:Saudações!!
A SCO movimentou mais de 2 milhões de acções nos ultimos minutos...
Um abraço,
JR
Pudera...com tais resultados ...
Realmente é impressionante o valor baixo da OPA. Cada vez mais uma contra-OPA faz mais sentido.
- Anexos
-
- SCOE.JPG (39.06 KiB) Visualizado 2540 vezes
Grupo Soares da Costa, SGPS, SA, informa sobre as Contas relativas ao Terceiro Trimestre de 2006:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCT11259.pdf
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCT11259.pdf
Duvida de novato ?
Quando é que sabemos que o periodo da OPA chegou ao fim ?
Apesar desta pergunta ter sido colocada por alguém que se identificou como novato ela é muito sensata. Mas pelos vistos ninguém sabe a resposta.
Reformulando a pergunta de forma a torná-la mais prática:
Quando e como se podem vender as acções da SC à Investifino a 0,7 euros?
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Fundação Estrada reduz posição na SCO
2006-11-21 | 15:25:00
Fundação Ernesto Lourenço Estrada reduz posição na Soares da Costa
A Fundação Ernesto Lourenço Estrada, Filhos reduziu a participação que detinha na Soares da Costa para 1,75% do capital social da construtora, depois de ter realizado duas operações de venda em Novembro.
A Fundação "vendeu em mercado, na sessão de 17 de Novembro, a quantidade de 3.985.107 acções do Grupo Soares da Costa e na sessão do dia 20 de Novembro, a quantidade de 1.578.901 acções", de acordo com o comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Após estas duas operações, a Fundação passou a deter 2.794.547 acções, o que corresponde a 1,75% do capital social da Soares da Costa, adianta a mesma fonte.
A Fundação chegou a deter mais de 10% do capital da construtora em Agosto, de acordo com declarações feitas ao Jornal de Negócios em Agosto do administrador João Estrada.
As acções da Soares da Costa [sco] subiam 1,52% para os 0,67 euros.
( --- Sara Antunes --- )
Informação da responsabilidade de Canal de Negócios
Fundação Ernesto Lourenço Estrada reduz posição na Soares da Costa
A Fundação Ernesto Lourenço Estrada, Filhos reduziu a participação que detinha na Soares da Costa para 1,75% do capital social da construtora, depois de ter realizado duas operações de venda em Novembro.
A Fundação "vendeu em mercado, na sessão de 17 de Novembro, a quantidade de 3.985.107 acções do Grupo Soares da Costa e na sessão do dia 20 de Novembro, a quantidade de 1.578.901 acções", de acordo com o comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Após estas duas operações, a Fundação passou a deter 2.794.547 acções, o que corresponde a 1,75% do capital social da Soares da Costa, adianta a mesma fonte.
A Fundação chegou a deter mais de 10% do capital da construtora em Agosto, de acordo com declarações feitas ao Jornal de Negócios em Agosto do administrador João Estrada.
As acções da Soares da Costa [sco] subiam 1,52% para os 0,67 euros.
( --- Sara Antunes --- )
Informação da responsabilidade de Canal de Negócios
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"
Saudações!!
No limite, será necessária uma maioria qualificada, o que diga-se de passagem não vai ser dificil de obter...
Um abraço,
JR
P.S. - Espero não ter agravado a psicopadia!
ilustre scpnuno Escreveu: relativamente á tua pergunta sobre qual a percentagem que pode votar uma saída de bolsa, ainda não sei a resposta - começei a ler os estatutos, mas aquilo é pior que Diazepan - adormeçi logo. Assim que descobrir, aviso
No limite, será necessária uma maioria qualificada, o que diga-se de passagem não vai ser dificil de obter...
Um abraço,
JR
P.S. - Espero não ter agravado a psicopadia!
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton
Há uma assembleia geral extraordinária da Salvador Caetano julgo que na 2ª feira ás 11 horas.
Um dos assuntos (não conheço a agenda) poderá ser a decisão relativamente á posição que ainda detêm na SCO - isto é especulação minha, claro, mas acho que é uma hipotese.
Jiboia, realativamente á tua pergunta sobre qual a percentagem que pode votar uma saída de bolsa, ainda não sei a resposta - começei a ler os estatutos, mas aquilo é pior que Diazepan - adormeçi logo. Assim que descobrir, aviso
Bom Fim de Semana
Um dos assuntos (não conheço a agenda) poderá ser a decisão relativamente á posição que ainda detêm na SCO - isto é especulação minha, claro, mas acho que é uma hipotese.
Jiboia, realativamente á tua pergunta sobre qual a percentagem que pode votar uma saída de bolsa, ainda não sei a resposta - começei a ler os estatutos, mas aquilo é pior que Diazepan - adormeçi logo. Assim que descobrir, aviso
Bom Fim de Semana
Podes não chegar á Lua
Podes não chegar á Lua
fecho 17 nov 2006
Havia 150.000 à venda no fecho e achei a coisa muito estranha.
Qual será a ideia?? será que andam a fazer passagens a 0,67??? (negociadas 4 Milhões mas não vi a que valores, julgo que foi a 0,67)
Quais os cenários que ainda se colocam?? Há datas para assembleias gerais??
Afinal 4,5% (3 cêntimos) se calhar são um negócio seguro e que evita eventuais quedas que possam aparecer nos mercados que andam muito esticadinhos...
Qual será a ideia?? será que andam a fazer passagens a 0,67??? (negociadas 4 Milhões mas não vi a que valores, julgo que foi a 0,67)
Quais os cenários que ainda se colocam?? Há datas para assembleias gerais??
Afinal 4,5% (3 cêntimos) se calhar são um negócio seguro e que evita eventuais quedas que possam aparecer nos mercados que andam muito esticadinhos...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], m-m e 125 visitantes