Caldeirão da Bolsa

Rentabilidades de carteiras de acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Cali » 25/11/2006 23:04

olha, pá... não sei até que ponto te é tão importante assim saberes as percentagens dos outros, para avaliares a tua. Estás ou não de acordo que podias ter feito melhor? Julgo que estarás. Contudo, parece-me, pelo que disseste, que já percebeste onde erraste, durante o ultimo ano. Isso é que é fundamental!
A rendibilidade num determinado ano não é tão importante como a manutenção de rendibilidades interessantes durante vários anos seguidos, ou seja, é muito mais importante uma boa performance regular de longo prazo, do que um determinado ano com resultados extraordinários, e o seguinte com perdas consideráveis.
2006 tem sido um ano excepcional para mim, superando largamente as minhas expectativas. De facto, tenho-me esmifrado diáriamente para ver subir o meu gráfico, mas isso tambem tem custos e efeitos secundários: excesso de tempo dedicado aos mercados em prejuizo da minha vida profissional (com as consequencias negativas que isso pode ter), tensão, stress e coração aos saltos, e muita unha roída. Se calhar tu não estás disposto a chegar a este patamar do 'jogo', a pagar este preço, mas eu assumi este excesso, por troca dos proveitos (se não me der uma sincope entretanto... :roll: ). O facto é que eu 11 meses eu dupliquei o capital investido, apenas na bolsa nacional e sem alavancagens (com excepção de dois trades em warrants EDP e BCP). Sou o maior, por causa disso? Não, não sou. Sabe-me bem na carteira, mas não me faz bem á saude. Mas,como já disse, o risco sou eu que o assumo, em função dos resultados que vou obtendo e pretendo obter, e tambem dos meus objectivos de longo prazo, que passam 'modestamente' por deixar de depender da minha profissão para viver confortávelmente.
Contudo, eu não ando a fazer 100% ao ano todos os anos! No ano passado não passei de uns muito modestos 18%, e no ano anterior tinha sido 28%. Resultados normais ou mesmo abaixo do normal para um trader experiente. O JAS, que já se manifestou, assumiu que este ano os seus resultados são modestos. Contudo, o ano passado chegou a uns excelentes 80%, se não estou em erro. Isso faz dele melhor ou pior trader do que eu? Obviamente que não!
Da mesma forma, tu não és mau trader, nem bom trader apenas pela analise dos resultados de um ano, que por acaso é o teu primeiro. Já percebeste que podias ter feito melhor, e decerto vais querer fazer melhor, e isso é que é importante!
Identifica os teus erros (acho que já o fizeste), corrige-os, e os resultados melhorarão, decerto. Boa sorte! :)
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

Rentabilidades!

por TraderT » 25/11/2006 16:58

É sempre complicada a questão das rentabilidades!

E algo que depende demasiado do estilo de trading para ser comparável excepto dentro desses.

Uma imagem: O mercado muda de ritmo (podemos ter um tango, uma valsa, um swing...) necessariamente tem de se acompanhar a mudança do ritmo, sob pena de ficarmos empalados.

E isto é assim porque esta é a melhor forma de impossibilitar um elevado nível de previsibilidade dos mercados. Assim necessariamente tem de não ser previsíveis enquanto dão a ilusão de que o são.

Acima de tudo um sistema tem de prever os vários tipos de mercado e adaptar-se.
O mês de Maio só foi mau para quem não se adaptou a mudança que se deu!

Claro que depois (e porque a essência do mercado num prazo maior, tem de ser dual) inverteu permitindo a recuperação.

MAs 12% é bom. Claro poderia ser melhor como tu mesmo referes.
TraderT - www.forumdebolsa.com

Aquilo que possa escrever neste fórum será uma mera opinião própria da questão em causa, sem nenhuma garantia de qualquer tipo e sem ser um conselho ou recomendação.

Registado: 18/9/2006 2:54

Re: Agradecer os conselhos

por JAS » 25/11/2006 16:49

Njn Escreveu:e pela maneira como falaram todos devem ter uma rentabilidade maior que a minha, mas ningém falou em valores percentuais .

Eu estou de acordo com o que alguém disse atrás, para quem anda apenas no PSI.20 um bom resultado só pode ser bater a performance do próprio índice.

Por isso considero que a minha rentabilidade de 21% relativa a acções do PSI é fraquinha.

E como o Marco disse, e muito bem, é nos anos Bear que mais se aprende.
Só que, em geral, a aprendizagem sai bastante cara...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

Agradecer os conselhos

por Njn » 25/11/2006 15:58

Desde já e em primeiro lugar quero agradecer todos os conselhos dados pelos forenses que responderam ao meu post.
Aproveito tb para dizer que foi aqui neste forum que aprendi grande parte dos meus poucos conhecimentos acerca dos mercados e mesmo apenas conhecendo as pessoas que por aqui andam apenas por um "nick" , há aqui pessoas que percebem muito disto e as quais eu considero muito quando opinam aqui no forum .Não vou particularizar ninguém até pq não quero ser injusto e tb pq acho que todos têm a sua importância dentro deste forum , cada um á sua maneira .

Terminados os agradecimentos queria dizer que como tudo na vida tem uma justificação a minha rentabilidade tb a tem e ela deve-se a minha inexperiência e aquele mês de Maio em que não tive as opções mais correctas se calhar por não ter ainda muita sensibilidade e limites definidos.

Pelas opiniões que li aqui penso que todos os que opinaram aqui neste post andam á mais tempo nisto que eu e e pela maneira como falaram todos devem ter uma rentabilidade maior que a minha , mas ningém falou em valores percentuais .

Registado: 6/3/2006 5:41

por Cali » 24/11/2006 23:14

amigo Novo-nisto,

foi o proprio 'njn' que manifestou estar apreensivo relativamente ao seu desempenho, em relação ao referencial PSI-20. Isto manifesta que ele é um trader/investidor exigente consigo proprio, e que portanto considerará que poderia e deveria ter feito melhor. Se ele estivesse plenamente satisfeito com os seus 12%, não teria escrito este topico, não é?

Sendo assim, julgo que é mais razoavel estimular a sua auto-competitividade, fazendo-lhe ver o obvio: fazer 12% num ano em que o indice sobe 23% , e em que as acções que subiram 12% ou menos se contam pelos dedos de uma mão, NÃO É um bom resultado. É melhor que um deposito a prazo, sim senhor. Mas ele escolheu acções, e provavelmente terá feito as escolhas menos felizes, ou tomado as decisões de entrada e saida fora dos momentos ideais.
Se ele tiver 200.000 contos investidos, e tiver ganho 12%, decerto chega-lhe e sobra-lhe. Se ele só tem cerca de 3000 contos, é provavel que os 300 e tal contos que ganhou lhe saibam a pouco. E por isso nos perguntou o que nós achavamos. E pronto, eu estou a concordar com o que ele receia: poderia e deveria ter sido melhor. Agora, eu não disse que foi mau! Espero é que o Njn saiba tomar isto como um incentivo para procurar fazer melhor, e julgo que sim, que será isso que ele fará. :)

- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

por novo_nisto » 24/11/2006 22:13

Cali Escreveu:posso botar a minha colherada? .... Tá bem:

A avaliação pessoal de desempenho enquanto trader, deve, na minha opinião ter sempre um termo comparativo, que permita estabelecer algum tipo de relação mais ou menos objectiva entre o momento do mercado, e o nosso desempenho em particular. Esse 'fiel da balança' deverá ser o indice PSI-20, já que investes em exclusivo em Portugal.
Assim, os teus 12% seriam optimos, se o PSI-20 tivesse subido apenas 5%, mas como subiu cerca de 23%, digamos que ... estás a 'perder' dinheiro. Sim, porque não aproveitar as raras oportunidades de ganhar muito, tambem pode significar 'perder'.
Portanto, deves de facto tentar melhorar a tua forma de estar no mercado, para pelo menos tentares igualar o desempenho do PSI-20 nos anos de subidas. Em anos de queda, o ideal é esquecer o PSI-20 enquanto referencia. Qualquer resultado igual a zero num ano de quedas, é um optimo resultado! Perservaste o capital!

Já tivémos uma conversa parecida mas nunca é demais.

Não concordo que ficar atrás do PSI20 seja sempre mau. Como o Marco António frisou se a tua carteira tiver uma rendibilidade mas também uma volatilidade inferior ao índice não é mau.

Para ganhar nos anos negativos existem as posições curtas.

Registado: 30/8/2005 15:11

Pouco é melhor que nada.

por LPP » 24/11/2006 21:14

12% (rendibilidade anualizada) é pouco!

Como se consegue mais?

Seguindo as regras (i.e., não inventar a roda):

1- Escolher o "time frame" de acordo com o próprio estilo de trading.
2- Criar o "seu sistema" de trading, de preferência mecânico.
3- Money Management.
4- Identificar e transaccionar stocks de baixo risco.
5- "Edge"; uma técnica ou conhecimento que dê vantagem.
6- Aceitar a perda como fazendo parte do "game".
7- Auto-disciplina, determinação e auto-controlo.

Cumpts.

Registado: 2/5/2005 0:09

por bullsista » 24/11/2006 20:28

Chegaste há um ano e ganhaste 12%??? Parabéns. É um bom resultado. Melhor do que teres posto o dinheiro num depósito a prazo. É sempre importante aumentares o teu capital mas ainda mais importante é o que podes aprender nesta fase. Não fiques frustrado porque o PSI20 cresceu 23% ou o A, B ou C fizeram n vezes mais. Tem calma, mantem esse espiríto de quereres melhorar os teus conhecimentos. Isso é extremamente positivo. Se te derem um fórmula 1 para as mãos ninguém estará à espera que corras tanto como o Schumacher. O problema é se tu quiseres já imitar o Schumacher e ainda não teres "unhas" para a coisa.
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

por Cali » 24/11/2006 19:59

posso botar a minha colherada? .... Tá bem:

A avaliação pessoal de desempenho enquanto trader, deve, na minha opinião ter sempre um termo comparativo, que permita estabelecer algum tipo de relação mais ou menos objectiva entre o momento do mercado, e o nosso desempenho em particular. Esse 'fiel da balança' deverá ser o indice PSI-20, já que investes em exclusivo em Portugal.
Assim, os teus 12% seriam optimos, se o PSI-20 tivesse subido apenas 5%, mas como subiu cerca de 23%, digamos que ... estás a 'perder' dinheiro. Sim, porque não aproveitar as raras oportunidades de ganhar muito, tambem pode significar 'perder'.
Portanto, deves de facto tentar melhorar a tua forma de estar no mercado, para pelo menos tentares igualar o desempenho do PSI-20 nos anos de subidas. Em anos de queda, o ideal é esquecer o PSI-20 enquanto referencia. Qualquer resultado igual a zero num ano de quedas, é um optimo resultado! Perservaste o capital!

por novo_nisto » 24/11/2006 18:10

Subscrevo inteiramente Marco António.

A minha experiência ainda é curta mas foi sem dúvida quando perdi (como por exemplo Maio/Junho passado) que mais procurei aprender.

E é bem possível ganhar e até bastante sem perceber muito de mercados. Em Janeiro passado obtive uma rendibilidade mensal muito interessante, e comparado com o que sei hoje, considero que nessa altura dava autênticos tiros no escuro. Só que Janeiro passado foi um mês de grandes valorizações em que difícil era acertar num título que tenha desvalorizado nesse período.

por MarcoAntonio » 24/11/2006 17:27

Sim, mas eu não me referia a uma diversificação dos produtos mas a uma alienação completa dos mercados.

Alguns investidores deixam ficar as «acções em carteira para os netos», uma expressão muito usada nos Bear Market e outros vendem tudo o que têm já não interessa a que preço e não querem saber mais dos mercados.

Outros aproveitam esse período para aprender mais sobre os mercados, diversificar produtos, etc.

Como disse no outro post, o Bear Market é a verdadeira prova de fogo para a sobrevivência de um investidor no mercado. E não quero com isto dizer que no Bull Market seja só facilidades. Na verdade tende a criar bastantes dificuldades até a investidores mais experientes...

É um efeito curioso pois um investidor novo no mercado tende a investir em acções e apenas do lado longo. Em bull market tenderá a ter resultados positivos praticamente qualquer que seja a opção de compra que tome (daí que seja bastante importante essa comparação com a performance do mercado em igual período). Já os investidores mais experientes, que conhecem mais produtos financeiros (e os utilizam) e que conhecem outras «histórias passadas» do mercado, isto é, que viram ocorrer coisas substancialmente diferentes) tenderão mais facilmente a querer contrariar o mercado, a querer antecipa-lo, etc).

Em Bull Market e em especial quando este é muito forte (por exemplo durante uma bolha) simplesmente há pessoas que fazem fortuna nos mercados sem nunca dominar realmente o trading e sem chegar a conhecer devidamente o mercado na sua dimensão global.

Isto pode parecer um pouco pretensioso mas quem anda aqui há mais tempo, quem já viu o mercado passar por diversas fases muito diferentes entre si, creio que perceberá bem ao que me refiro. Eu próprio confesso que numa fase inicial pensei saber bastante mais sobre o trading do que realmente sabia.

Por (considero agora) sorte, não muito depois iniciou-se o grande bear market 2000-2003 e foi sem dúvida durante esse período que eu mais evoluí.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por rnbc » 24/11/2006 12:58

MarcoAntonio Escreveu:(...) Na verdade, muitos investidores tendem a sobre-valorizar o que sabem sobre os mercados e a sua eficácia como traders quando entram nos mercados em momentos como este e depois são surpreendidos quando se deparam com o seu primeiro bear market.

Essa é a grande prova de fogo dos investidores; muitos pequenos investidores acabam pura e simplesmente por desistir dos mercados durante esse período. (...)

E devo dizer que me parece uma excelente opção: sair do mercado quando ele entra em trend-down. Passar para as obrigações, por exemplo, que são sempre estáveis e vão rendendo qualquer coisa de jeito.

O problema é mesmo topar que entrou em trend-down prolongado... porque vai havendo umas subidas pelo meio para despistar.

E evitar também sair cedo demais!

Enfim, é mais fácil de dizer olhando para o gráfico a uns anos de distância do que de topar na altura certa...
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

por Njn » 23/11/2006 17:35

Os 12% de valorização é já com o desconto de todas as comissões que paguei , pq tirando o valor das comissões tinha valorizado 16%.

por MarcoAntonio » 23/11/2006 17:17

Ok. Sem conhecer a carteira em detalhe diria que é um valor que deves tentar melhorar porque neste período dava para fazer melhor numa carteira longa em acções.

Mesmo sem estar a optar pelos títulos mais voláteis...

Também não será o melhor período de aprendizagem e devo dizer que a tua apreensão é de todo justificada (e que revela bastante sensatez). Na verdade, muitos investidores tendem a sobre-valorizar o que sabem sobre os mercados e a sua eficácia como traders quando entram nos mercados em momentos como este e depois são surpreendidos quando se deparam com o seu primeiro bear market.

Essa é a grande prova de fogo dos investidores (muitos pequenos investidores acabam pura e simplesmente por desistir dos mercados durante esse período).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 23/11/2006 17:45, num total de 1 vez.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Njn » 23/11/2006 17:10

os meus investimentos são todos feitos na bolsa portuguesa mais concretamente no psi 20 , tirando 2 ou três excepções. Não tenho feito daytrading , todos os trades têm sido de curto/médio prazo mas já tenho uma quantidade razoavel de trades efectuados .

por MarcoAntonio » 23/11/2006 17:02

Também será importante avaliar que tipo de carteira é (no post anterior assumi uma carteira de risco relativamente baixo).

Se por exemplo estás a investir em papéis mais voláteis e a assumir riscos mais elevados, isso torna o valor mais pobre (num ano bom precisarás de bem mais do que 12% e este tem sido um ano bom para um investidor em acções que tenderá a tomar posições longas). Se por outro lado a tua carteira tem um perfil de baixo risco, os 12% são mais aceitáveis...
Imagem

Administrador Fórum

por novo_nisto » 23/11/2006 16:59

Njn Escreveu:Comecei com 14 mil euros.
Neste momento tenho quatro títulos em carteira , mas já tive seis mas achei que era demasiado pq parte dos lucros iam-se nas comissões.

Partilho desta tua ideia.

Com 14 mil euros mais de cinco títulos é trabalhar para as comissões.

por MarcoAntonio » 23/11/2006 16:56

Para um investidor de médio/longo-prazo, uma rentabilidade de 12% como média é um valor suficientemente interessante (conseguir manter essa média é já bastante interessante).

Portanto, os 12% em si não são particularmente maus.

No entanto, tendo em consideração a performance recente do mercado, é um valor bastante discreto (o potencial de realização neste período para uma carteira de acções foi relativamente elevado).

Tem ainda em conta que se trata de um período relativamente curto para analisares a tua performance (um ano pode parecer muito mas em termos de mercados é pouco, em especial se quiseres analisar a tua performance numa carteira de acções).

A menos que se trate de daytrading ou de uma carteira muito intensiva, com muitos trades (mas presumo que não seja esse o caso).
Imagem

Administrador Fórum

por Njn » 23/11/2006 16:54

Comecei com 14 mil euros.
Neste momento tenho quatro títulos em carteira , mas já tive seis mas achei que era demasiado pq parte dos lucros iam-se nas comissões.

por Marcohvm » 23/11/2006 16:47

Com que valor (€€€€) iniciaste a carteira??
Tentas diversificá-la??
Cmps
"Saber esperar é uma virtude"

Registado: 19/10/2006 18:28

Rentabilidades de carteiras de acções

por Njn » 23/11/2006 16:45

Caros forenses:

Abro este tópico com a intenção de saber a opinião de quem partilha destas experiências de bolsa tal como eu , acerca das rentabilidades de uma carteira de acções.
Talvez tenha esta curiosidade porque iniciei-me nestas andanças á pouco tempo (cerca de um ano) tendo conseguido uma rentabilidade de 12 %.
Considero que seja uma rentabilidade razoavel mas tendo mas tendo em conta a valorização do psi20 que é cerca de 23% o que consegui não é nada por aí além o que me deixa um bocado apreensivo em relação á minha estratégia de negociar .

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], johnnycaixa, m-m, PMP69 e 88 visitantes