Fundos de investimento
9 mensagens
|Página 1 de 1
Essas valorizações dos fundos de acções nacionais, bem acima do benchmark, é o reflexo do inside trading que está presente no nosso mercado diariamente.
Quando se sabe tudo primeiro que os outros, é fácil ganhar dinheiro e bater o benchmark.
Ora aqui está uma grande verdade. Temos tido vários exemplos nítidos este ano.
Up or down that´s the question!!
- Registado: 27/8/2004 23:22
É dificíl dizer se o investimento em Fundos é o mais apropriado ou não. Depende de cada pessoa. Mas considerando um caso em que seja aconselhável este tipo de investimento também será dificíl dizer se os 50% são ou não o correcto. Mais uma vez, depende do perfil do investidor.
Para quem tem poucos recursos ou pouca experiência, penso que será sempre uma forma de exorcizar as grandes perdas. Diversificando esse investimento pela enorme variedade de tipos de Fundos que existem (desde os «taxas fixas ou variáveis» até aos agressivos «mais de 35% em acções», e dentro destes os diversos mercados que possam abranger) pode-se criar uma base de sustentação que não nos leve à falência precoce.
É muito bonito ler aqui as valorizações de 60, 70 ou 100% de alguns forenses (reais, mas poucas), mas não são fáceis nem imediatas, não são sustentadas no tempo, e por isso, não estarão ao alcance de qualquer pessoa.
Os Fundos de Investimento podem ser um razoável alicerce de investimento no médio e longo prazo, e que requerem alguma dedicação, estudo e acção que mais tarde poderão ser transportados para um mercado mais agressivo e inconstante.
Costuma-se ouvir dizer que "esta vida não está fácil" mas a grande verdade é que "esta vida nunca foi nem nunca será fácil".
Boa sorte
Para quem tem poucos recursos ou pouca experiência, penso que será sempre uma forma de exorcizar as grandes perdas. Diversificando esse investimento pela enorme variedade de tipos de Fundos que existem (desde os «taxas fixas ou variáveis» até aos agressivos «mais de 35% em acções», e dentro destes os diversos mercados que possam abranger) pode-se criar uma base de sustentação que não nos leve à falência precoce.
É muito bonito ler aqui as valorizações de 60, 70 ou 100% de alguns forenses (reais, mas poucas), mas não são fáceis nem imediatas, não são sustentadas no tempo, e por isso, não estarão ao alcance de qualquer pessoa.
Os Fundos de Investimento podem ser um razoável alicerce de investimento no médio e longo prazo, e que requerem alguma dedicação, estudo e acção que mais tarde poderão ser transportados para um mercado mais agressivo e inconstante.
Costuma-se ouvir dizer que "esta vida não está fácil" mas a grande verdade é que "esta vida nunca foi nem nunca será fácil".
Boa sorte
Talvez não saiba que os bancos online (Bancobest, AB7, Big) constituem-se actualmente como autênticos hipermercados de fundos de investimento, oferecendo uma vastíssima gama de fundos. Por exemplo, o Bancobest disponibiliza, neste momento, 1004 fundos de 37 sociedades gestoras de todo o mundo, sem comissões de subscrição nem resgate.
Sim exacto, quando disse juros enganei-me, porque é por unidades de participação... e já tive a investigar, há de facto comissões bem mais baratas que as que referi...
Só não sei o que significa benchmark...se alguem puder ajudar...
e será assim tão complicado manter esta performance? bem sei que o psi tem proporcionado condições excepcionais, mas mesmo que a valorização seja na ordem dos 15-20% penso que será vantajoso e atractivo... só não tem um décimo da adrenalina
mas com o volume, diversificação e gestores competentes (acredito eu) que têm, em principio não será dificil apresentar bons resultados de forma constante...
Agora fiquei indeciso...será que não compensará pôr, digamos 50% do capital neste tipo de aplicação?
abraço
Só não sei o que significa benchmark...se alguem puder ajudar...
e será assim tão complicado manter esta performance? bem sei que o psi tem proporcionado condições excepcionais, mas mesmo que a valorização seja na ordem dos 15-20% penso que será vantajoso e atractivo... só não tem um décimo da adrenalina
Agora fiquei indeciso...será que não compensará pôr, digamos 50% do capital neste tipo de aplicação?
abraço
Este ano tenho tido uma parte considerável dos meus investimentos (também são poucos...) em Fundos de Investimento... Há comissões de gestão bem mais baratas (0,025 por exemplo) e comissões de resgate de 1% nos primeiros 180 dias e 0% após esse período... é tudo uma questão de fazer um pequeno estudo sobre as diversas ofertas do mercado. Mas essas valorizações de 20 e 30% são bem reais.
cumpts
armando
cumpts
armando
Tem tudo a ver com bolsa, pelo contrário!
O Psi subiu imenso e tens tido condições completamente excepcionais de mercado para que isso possa ter acontecido. Eles fizeram boas escolhas e estão a bater o benchmark. Agora, 2% de comissão de gestão e 3% de comissão de resgate
. É melhor que continuem a bater o benchmark... com essas comissões nem sei como alguém tem coragem de "entrar no barco".
Ah, uma correcção, fundos não pagam juros, valorizam (ou desvalorizam). Depósitos a prazo pagam juros.
O Psi subiu imenso e tens tido condições completamente excepcionais de mercado para que isso possa ter acontecido. Eles fizeram boas escolhas e estão a bater o benchmark. Agora, 2% de comissão de gestão e 3% de comissão de resgate
Ah, uma correcção, fundos não pagam juros, valorizam (ou desvalorizam). Depósitos a prazo pagam juros.
Fundos de investimento
Sei que parece não ter muito a ver com o assunto bolsa. Escrevo este tópico porque fiquei um pouco surpreendido quando estava a ler a parte de economia do expresso. Estava lá um artigo sobre fundos de investimento, falava entre outros dos que mais rentibilidades davam (neste caso era do santander o que mais juros oferecia)...eram fundos de acções portuguesas, e davam juros acima de 30%!!!
ora, uma vez que lá falava que eram líquidos de impostos, e se pagava apenas 2% para gestão e entre 1 a 3% de comissões de resgate, pergunto se não será boa opção colocar uma boa parte do capital nestes fundos...
ou haverá algum pormenor que me está a escapar e o tornará menos atractivo? é que até uma acção dar lucros na ordem dos 20-30% é preciso "penar" muito e sempre com algum risco inerente...
ora, uma vez que lá falava que eram líquidos de impostos, e se pagava apenas 2% para gestão e entre 1 a 3% de comissões de resgate, pergunto se não será boa opção colocar uma boa parte do capital nestes fundos...
ou haverá algum pormenor que me está a escapar e o tornará menos atractivo? é que até uma acção dar lucros na ordem dos 20-30% é preciso "penar" muito e sempre com algum risco inerente...
9 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m e 68 visitantes