Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina
Para além dos resultados no dia 30/11/2006, também devem estar quase a surgir poutras noticias.
Publicado 21 Setembro 2006
Portucel ainda não tem aprovação de Bruxelas sobre incentivos fiscais
O grupo de pasta e papel Portucel ainda não viu aprovados, por Bruxelas, os incentivos fiscais planeados pelo Governo no âmbito do investimento que a companhia irá fazer na expansão e modernização da produção. O dossier é autónomo da privatização, mas poderá atrasá-la.
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
O grupo de pasta e papel Portucel ainda não viu aprovados, por Bruxelas, os incentivos fiscais planeados pelo Governo no âmbito do investimento que a companhia irá fazer na expansão e modernização da produção. O dossier é autónomo da privatização, mas poderá atrasá-la.
A notificação dos benefícios fiscais que o Executivo aprovou para a Portucel no âmbito da compra da nova máquina de papel e na expansão da sua actividade, "feita pela autoridades portuguesas em finais de Agosto", estava "incompleta", tendo acabado por ser devolvida a Lisboa, noticia hoje o "Diário Económico" citando fonte não identificada da Comissão Europeia.
"Até ao final da semana passada", Bruxelas continuava "à espera de novas informações" por parte do Governo para completar o dossier e dar início á avaliação da operação, a ser concluída dois meses depois. Ou seja, em finais de Novembro, avança o jornal, quando o Governo se tinha comprometido em concluir o dossier da privatização entre Setembro e Outubro.
A Portucel vai beneficiar em termos de valor nominal de um total de 175 milhões de euros de incentivos fiscais sobre a totalidade dos 900 milhões de euros.
As acções da Portucel [Cot] seguiam a cair 0,44%, para 2,26 euros.
cps,
AA
Publicado 21 Setembro 2006
Portucel ainda não tem aprovação de Bruxelas sobre incentivos fiscais
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
A notificação dos benefícios fiscais que o Executivo aprovou para a Portucel no âmbito da compra da nova máquina de papel e na expansão da sua actividade, "feita pela autoridades portuguesas em finais de Agosto", estava "incompleta", tendo acabado por ser devolvida a Lisboa, noticia hoje o "Diário Económico" citando fonte não identificada da Comissão Europeia.
"Até ao final da semana passada", Bruxelas continuava "à espera de novas informações" por parte do Governo para completar o dossier e dar início á avaliação da operação, a ser concluída dois meses depois. Ou seja, em finais de Novembro, avança o jornal, quando o Governo se tinha comprometido em concluir o dossier da privatização entre Setembro e Outubro.
A Portucel vai beneficiar em termos de valor nominal de um total de 175 milhões de euros de incentivos fiscais sobre a totalidade dos 900 milhões de euros.
As acções da Portucel [Cot] seguiam a cair 0,44%, para 2,26 euros.
cps,
AA
- Registado: 6/11/2002 0:37
Nyk Escreveu:Alguem pode anexar um gráfico actualizado da portucel.
Aqui está.
Há algum tempo que tenho andado afastado... mas sempre de olho na Portucel.
Quanto ao gráfico, das duas uma, ou vamos ter quebra para baixo ou vamos ter quebra para cima. (É genial esta análise.
Agora a sério, penso que só os volumes de amanhã e de depois de amanhã é que poderão indicar se há não força na linha de suporte.
Meta de Portugal para 2010: SMN em 500 euros...
Meta de Espanha para 2012: SMN em 1000 euros...
http://www.emorbita.net
Meta de Espanha para 2012: SMN em 1000 euros...
http://www.emorbita.net
Alguem pode anexar um gráfico actualizado da portucel.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Alguem me informa como ficaram os cof´s da portucel no fecho da sessão de hoje? Desde já obrigado.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
Hoje foi um dia bem mau para a bolsa em geral e a portucel tambem fechou o dia negativo,mas possivelmente teremos os 2,24€ como suporte e amanha voltamos já para terreno possitivo.
Caros, tenham sempre presente que a Altri e a Portucel são empresas ciclicas. Portanto, aqui a questão é saber em que ponto é que estamos do ciclo e não se as empresas estão caras ou não.
Sendo assim, deixo um gráfico da StoraEnso, uma das maiores produtoras mundiais de papel, elucidativo do ponto onde estamos no ciclo desta commodity.
Sendo assim, deixo um gráfico da StoraEnso, uma das maiores produtoras mundiais de papel, elucidativo do ponto onde estamos no ciclo desta commodity.
- Anexos
-
- Paper.PNG (38.47 KiB) Visualizado 2174 vezes
Estive a fazer umas contas para comparar a Portucel com a Altri, o per da primeira ronda os 17 o da segunda os 24... a Cap. bolsista da Portucel é de 1,726 mil ME enquanto que a da Altri é de 387 ME, considerei resultados da Portucel no final deste ano a rondar os 100 ME e da Altri os 16 ME...
No entanto há muitas outras coisas a ter em conta, na Altri a integração da Celbi e também o financiamento da operação, na Portucel a nova máquina que nem sei se já entrou ou quando entra em funcionamento?!!... em ambos os casos também terá que se ter em conta a evolução futura dos resultados!!
Ficam os dados espero por mais reacões!
Bom fim de semana!
No entanto há muitas outras coisas a ter em conta, na Altri a integração da Celbi e também o financiamento da operação, na Portucel a nova máquina que nem sei se já entrou ou quando entra em funcionamento?!!... em ambos os casos também terá que se ter em conta a evolução futura dos resultados!!
Ficam os dados espero por mais reacões!
Bom fim de semana!
carrancho a minha espectativa é que, uma vez que o free float aumentou aproximadamente 10 vezes, o volume médio também aumente 10 vezes.
Também não me admiraria que aumente um pouco mais de 10x o volume médio diário, uma vez que além de 10x mais acções para negociar, há também mais visibilidade e facilidade em negociá-las, pelo que, apontaria para um aumento de volume médio de 12x...
Mas isto é um bocado teórico... Só o tempo o dirá...
Também não me admiraria que aumente um pouco mais de 10x o volume médio diário, uma vez que além de 10x mais acções para negociar, há também mais visibilidade e facilidade em negociá-las, pelo que, apontaria para um aumento de volume médio de 12x...
Mas isto é um bocado teórico... Só o tempo o dirá...
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
- Registado: 12/3/2006 16:08
artista Escreveu:Nada de novo na PTI, enquanto se mantiver dentro dentro do range em que anda há algum tempo não heverá muito a dizer...
O volume tem descido desde a OPV, penso que precisará de uma sessão com aumento de volume para definir a tendência dos próximos tempos, continuo confiante... e mantenho a minha posição!
Bons negócios e bom fim de semana
Caro artista,
Como referiu, e bem, o volume tem descido desde a OPV, no entanto o volume médio da PTI em 6 meses é de 195.604 acções. Na ultima sessão foi de 1.865.522 acções transacionadas.
A minha duvida é a seguinte.
De que forma o aumento do free float, consequencia da OPV, se pode, ou deve, fazer incidir sobre o volume com o objectivo de o comparar com o volume médio anterior?
Tenho duvida que se possa comparar, de qualquer forma fica a questão para si ou quem tenha uma opinião. Desde já agradeço.
Um abraço,
Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Nada de novo na PTI, enquanto se mantiver dentro dentro do range em que anda há algum tempo não heverá muito a dizer...
O volume tem descido desde a OPV, penso que precisará de uma sessão com aumento de volume para definir a tendência dos próximos tempos, continuo confiante... e mantenho a minha posição!
marcohvm Escreveu:Se estiveres na disposição de ficar com elas até ao fim do ano, sim, vale a pena.
Cmps
P.S.: Alguém pode disponibilizar um gráfico(zinho)???
Isso do fim do ano é muito subjectivo, não sabemos o perfil do colega que pediu a opinião. Se ele já se der por contente com uma valorização de 2.22% eu creio que não será necessário esperar tanto tempo porque acredito que ainda este mes cote na casa dos 2,30 (digo eu
Ao colega escuta digo que tomou até agora a decisão, a meu ver correcta, de não cair na tentação realizar mais valias com as que adquiriu na OPV.
Posso-lhe ainda dizer que não tendo ficado satisfeito com as que me calharam na OPV (3700 peq.subs. e 1500 publ. geral) reforcei a 2.22 e a 2.24. Acredito que, conforme se vá esgotando a força vendedora de quem adquiriu na OPV, a tendencia seja de rumar a norte. Hoje já tocou nos 2.27 e parece-me que o interesse por este papel continua muito grande.
Um abraço,
Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
será que vale a pena???
Boas...
Aqui para o pessoal do forum:
entrei na portucel na IPO, no entanto gostaria de reforçar a minha posição.
Será que ainda vale a pena entrar a 2.25?
Um Abraço
Aqui para o pessoal do forum:
entrei na portucel na IPO, no entanto gostaria de reforçar a minha posição.
Será que ainda vale a pena entrar a 2.25?
Um Abraço
- Registado: 17/11/2006 18:20