Caldeirão da Bolsa

EDP fugindo à escuridão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 22/11/2006 16:06

Yugo, a EDP é a acção que tenho seguido com maior atenção no mercado português, pelo que tenho aproveitado para ir mantendo um acompanhamento regular aqui no fórum desde há largos meses. Fiz esse acompanhamento quando ela subia e eu detinha posições sobre ela e mantenho, quando ela está a lateralizar e não tenho qualquer posição na acção.

Quanto à Altri, confesso que ainda não encontrei o seu "ritmo", pelo que não te vou ajudar neste aspecto.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por yugovic24 » 22/11/2006 15:52

Ulisses, não quero ser mal interpretado com esta mensagem e muito menos criar algum tipo de conflito, mas questiono-me porque tem apresentado tantos gráficos da EDP nos últimos dias uma vez que insiste sempre que está out... Mais, como acredito que está mesmo fora da eléctrica e é mais uma questão de generosidade (desde já agradeço porque tou in) pedia-lhe se podia apresentar gráficos da ALTRI.. Eu sei que já há pessoal que trata disso, mas os do Ulisses parecem sempre mais fiáveis!

Abraço,

Uma vez mais peço que não interprete a mensagem de forma diferente daquela que pretendo, podendo eventualmente soar a ingratidão ou insinuação!
O fogo que me ilumina é o mesmo que me faz arder

Registado: 23/10/2006 14:47

por Ulisses Pereira » 22/11/2006 15:11

A EDP continua o seu movimento de lateralização e, tal como tenho referido, mantenho-me cauteloso até que a resistência dos 3,6 euros seja quebrado. Convém também ir vigiando a linha de tendência ascendente de curto prazo que, caso seja quebrada, pode gerar alguma pressão vendedora.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp.GIF
forum-edp.GIF (21.32 KiB) Visualizado 3811 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por iurp » 20/11/2006 21:11

Ulisses Pereira Escreveu:Para mim não há qualquer problema desde que haja ua clara referências das posições que se possui. Aliás, abordo esse assunto detalhadamente no artigo "Ética e transparência" disponível em http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=453

Um abraço,
Ulisses

De acordo. E é engraçado ver como uma recomendação de comprar com subida do pt da ubs faz disparar uma acção(altri) e uma mesma recomendação não faz mexer minimamente o título!!!Psicologia de massas? Peso do título? Condições do mercado? O que será?

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por valves » 20/11/2006 20:16

boas noites, a noticia em manchete no DE tanto pode querer dizer muito como não querer dizer nada, se a senhora fez uma média dos Price targets e chegou á conclusão que estão 10% abaixo da cotação e vai daí deduz que os analistas prevêm uma queda na cotação de 10 % cometeu uma daquelas parvoices a que se segue uma parvoice maior de colocar a noticia em primeira pagina o que no DE não seria inedito. se de facto esta noticia traduz mais qualquer coisa que o pensamento da senhora então talvez possa ter sido uma noticia relevante,mas se fosse de facto de uma relevancia imensa hoje não teriam saído actualizações da cotação por parte do BPI e da UBS para os 3,65. a ver como dizem os espanhois ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Ulisses Pereira » 20/11/2006 13:40

Para mim não há qualquer problema desde que haja ua clara referências das posições que se possui. Aliás, abordo esse assunto detalhadamente no artigo "Ética e transparência" disponível em http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=453

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por iurp » 20/11/2006 9:12

Continuo a não entender com é que é possível fazer recomendações quando se é parte interessada no título. A UBS tem uma posição de referência na EDP.
O mesmo na Altri.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por sol » 20/11/2006 9:04

UBS sobe preço-alvo da EDP em 9,6% para 3,65 euros

20/11/2006

A UBS aumentou o preço-alvo da EDP de 3,33 euros para 3,65 euros, o que corresponde a um acréscimo de 9,6%. A revisão em alta surge na sequência da subida das estimativas para o negócio das energias renováveis.

Na sequência dos resultados dos primeiros nove meses do ano, o banco de investimento aumentou as previsões de lucros para o final do ano em 21% para os 867 milhões de euros, e em 10% no ano seguinte para os 979 milhões.

Na origem desta revisão em alta, está a subida das estimativas para a subsidiária de energias renováveis, cuja avaliação subiu de 0,58 euros para 0,79 euros por acção.

"Reiteramos a recomendação de neutral 2, e a nossa perspectiva de que a EDP oferece o melhor valor entre as -utilities- ibéricas", refere a UBS num "research" divulgado hoje, no qual sublinha que a eléctrica portuguesa transacciona com um desconto face às congéneres europeias.

"A EDP está a negociar com um PER para 2007 de 13,4 vezes, o que é um desconto em relação aos pares ibéricos e europeus que estão a transaccionar com um PER de 19 vezes e 16 vezes, respectivamente".

Para os próximos seis meses, os analistas José De La Rosa Rato e Vincent Gilles identificam cinco catalizadores para as acções da empresa, são eles: a venda da posição de 15% na REN, as novas licenças para centrais de ciclo combinado (CCGT), a subida dos valor dos contratos PPA, a nova regulação em Espanha e o reforço da especulação face aos movimentos de concentração na Península Ibérica.

Apesar da recomendação positiva da UBS, as acções da EDP seguem a desvalorizar 1,12 % para os 3,54 euros.

Informação do bpionline
Nota 1 - Já agora só mais esta.
sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por sol » 20/11/2006 8:59

17-11-2006
Preço-alvo médio de 11 casas de investimento é de 3,22 euros
Analistas apontam para uma queda de 10% na cotação da EDP
Uma forte subida. É o que se poderá afirmar sobre o comportamento das acções da EDP em 2006. Desde Janeiro, o título já acumula uma valorização superior a 38% – a quinta mais acentuada entre as empresas do índice PSI-20. Na sequência deste forte avanço, as acções da eléctrica encontram-se a cotar próximas dos 3,6 euros, um preço que as torna “caras” quando comparadas as recomendações das casas de investimento.

Notícia do semanário económico.

Nota 1 - pelos vistos existem opiniões para todos os gostos, o que é perfeitamente normal,como o ulisses que eu tenha lido nunca se referiu ao grande facto desta notícia, que tem a ver com o preço e o facto de estar cara e ter subido muito, gostaria de saber a sua opinião sobre a notícia em concreto porque em termos técnicos já é subejamente conhecida, o meu pensamento.

Obrigado.
sol

Registado: 17/12/2002 10:41

Ulisses

por TraderAT » 18/11/2006 0:14

Boa noite,

Acompanho com uma regularidade particular este tópico que o Ulisses iniciou no início de Setembro. Como aqui referi, estou por agora fora da EDP, mas sempre atento, pois também sou dos que acredita na empresa assim tendência bull a longo prazo assim.

Ulisses Pereira Escreveu:Eu considero dois cenários para reentrar longo na EDP: Aquele que tenho referido que passa pela ruptura da resistência nos 3,6 e outro que passa por uma correcção mais acentuada. A primeira zona de suporte é nos 3,42 euros e antes disso nnem sequer pondero uma entrada. Nessa zona podermos aquilatar da sua reacção, mas nunca antes disso.
Um abraço,
Ulisses

Ulisses, sobre este post, não considera os 3.50 Eur como um possível Suporte na descida que se desenha no curto prazo?

Pessoalmente penso que pode funcionar nem que seja como base no valor psicológico 3,50... :?

Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por O MANHOSO » 17/11/2006 15:52

Mais uma vez obrigado ulisses

estou esclarecido e convencido

aguardemos o desenrolar do filme

resto de boa tarde

obrigado

ricardo

Registado: 6/9/2003 14:13

por Ulisses Pereira » 17/11/2006 15:44

Eu considero dois cenários para reentrar longo na EDP: Aquele que tenho referido que passa pela ruptura da resistência nos 3,6 e outro que passa por uma correcção mais acentuada. A primeira zona de suporte é nos 3,42 euros e antes disso nnem sequer pondero uma entrada. Nessa zona podermos aquilatar da sua reacção, mas nunca antes disso.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por O MANHOSO » 17/11/2006 15:37

Boa tarde

Obrigado Ulisses pela convicente argumentação que expõs.
Queria referir apenas que a minha questão tinha subjacente uma outra realidade.
Acredito na volatibilidade quando se está em máximos de 6 anos, mas será que o noso psi aguenta esta escalada até março sem corrigir?

Em caso de correcção ,edp incluida, será bom estrar ou aguardar a ruptura dos 3,60

obrigado
ricardo

por Ulisses Pereira » 17/11/2006 13:34

ricardo, parece-me cada vez mais claro que a estratégia de apenas entrar longo em caso de ruptura consistente da resistência na zona dos 3,6 euros parece a mais sólida em termos de curto prazo. Nessa zona os vendedores têm mostrado a sua força e só quando a acção a conseguir quebrar - mostrando que os vendedores sairam do caminho - é que poderemos ter uma entrada segura na EDP.

Se bem entendi a tua pergunta, aquilo que pretendes saber é, em caso de ruptura dessa zona, até onde poderá ir a acção. Difícil responder-te. Estamos em máximos dos últimos 6 anos e não creio que valores que então se revelaram importantes ainda agora possam ser "lembrado". Por isso, depois dessa zona, há caminho aberto para voos mais altos sem que possamos referenciar valores.

Mas reafirmo todas as minhas cautelas enquanto os 3,6 não forem quebrados. Como sabes, estive muito optimista na EDP durante largo tempo mas fechei as posições de todos os meus clientes nessa zona por considerar que a acção tem que voltar a mostrar força para mercer de novo a minha confiança ;)

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp.GIF
forum-edp.GIF (24.34 KiB) Visualizado 2248 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por TraderAT » 17/11/2006 12:52

ricardo santiago Escreveu:boa noite amigos

desculpe esta poergunta talvez ingénua mas para o calculo do risco/recompensa uma entradaq após um fecho acima dos 3,63 ou 64 qual a porta de saída?

obrigado

ricardo

Pode ser que possa entrar bem mais abaixo, acredito numa correcção até valores mais baixos do que aqueles que hoje já fez...atenção que já cotou a 3.54 Eur!

Como já referiu o sábio Ulisses, a tendência a longo prazo é Bull (positiva) mas no curto prazo poderá vir mas abaixo e ter aí uma oportunidade de entrar em "saldos" :wink:

Pessoalmente estou fora a aguardar sinais mais sólidos da subida aos 4 Eur que todos esperamos...

Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por O MANHOSO » 16/11/2006 23:13

boa noite amigos

desculpe esta poergunta talvez ingénua mas para o calculo do risco/recompensa uma entradaq após um fecho acima dos 3,63 ou 64 qual a porta de saída?

obrigado

ricardo

por jeso » 16/11/2006 22:54

Desculpe mas não está autorizado a ver ou fazer o download deste Anexo
Caríssimo Ulisses, esse link tem como resposta um caminho ínvio.
Resolve lá esta encrenca.

Já funciona na perfeição.
Tudo OK
:wink:

Registado: 24/6/2006 12:52

EDP em Kagi

por KagiTrader » 16/11/2006 22:47

Kagi 1% - último valor considerado: 16-11-06 (fecho)
Anexos
EDP.GIF
EDP.GIF (7.99 KiB) Visualizado 2425 vezes

Registado: 28/9/2006 8:46

por Presa36 » 16/11/2006 22:47

Eu abri bem, sem qq problema.

Presa35

Registado: 5/11/2002 0:25

por jeso » 16/11/2006 22:41

Ulisses Pereira Escreveu:No Glossário de Bolsa do Caldeirão tens lá o significado dessas expresões. Procura em "Estratégia de distribuição" e "Estratégia de acumulação":

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/d ... php?id=980

Um abraço,
Ulisses

Desculpe mas não está autorizado a ver ou fazer o download deste Anexo
Caríssimo Ulisses, esse link tem como resposta um caminho ínvio.
Resolve lá esta encrenca. 8-)
Um abraço.

Registado: 24/6/2006 12:52

comentário

por jotabil » 16/11/2006 22:15

Não existirão indícios técnicos que revelem a tomada de uma dessas "estratégias" se se acumulacão se de distribuição?....Ou de outro modo, não haverá processo de saber?

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por Ulisses Pereira » 16/11/2006 19:10

No Glossário de Bolsa do Caldeirão tens lá o significado dessas expresões. Procura em "Estratégia de distribuição" e "Estratégia de acumulação":

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/d ... php?id=980

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por 654235 » 16/11/2006 19:03

Ulisses Pereira Escreveu:A EDP continua a consolidar junto à resistência dos 3,6 euros. Como sempre, a questão mais difícil é saber se estamos a assistir a um movimento de acumulação ou distribuição. Sem saber responder a essa pergunta, mantenho as minhas cautelas no curto prazo enquanto a acção não quebrar consistentemente essa resistência.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,

Podes explicar o que entendes por movimento de acumulação ou distribuição ?

Obrigado
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por Ulisses Pereira » 16/11/2006 14:07

A EDP continua a consolidar junto à resistência dos 3,6 euros. Como sempre, a questão mais difícil é saber se estamos a assistir a um movimento de acumulação ou distribuição. Sem saber responder a essa pergunta, mantenho as minhas cautelas no curto prazo enquanto a acção não quebrar consistentemente essa resistência.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp.GIF
forum-edp.GIF (20.98 KiB) Visualizado 2704 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 14/11/2006 13:35

Deixo aqui os gráficos actualizados, mantendo completamente inalterados os últimos comentários que fiz, ou seja, "Bullish" em termos de médio/longo prazo. Em termos de curto prazo, só passo para o lado dos touros quando a resistência dos 3,6 euros conseguir ser quebrada consistentemente. Até lá, cautelas recomendam-se.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp1.GIF
forum-edp1.GIF (27.9 KiB) Visualizado 2899 vezes
forum-edp2.GIF
forum-edp2.GIF (20.17 KiB) Visualizado 2903 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], zulu404 e 101 visitantes